Luana de Nazaré da Silva Santana

Cirurgiã-Dentista graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2009. Durante sua graduação participou como Bolsista ? PROINT em um projeto voltado à elaboração de material didático para aulas práticas de Histologia e Embriologia. Concomitantemente atuou ainda como Monitora nas disciplinas de Ciências Morfológicas I e Histologia Médica Básica. Além disso, participou de projetos de extensão voltados a Atenção Integral em Saúde Bucal Infantil e no serviço de Cirurgia e Diagnóstico das Patologias Bucais do Hospital Universitário João Barros Barreto (HUJBB/Belém-PA), ambos vinculados a UFPA. Foi ainda Bolsista ? PIBIC/CNPq no projeto de pesquisa voltado ao delineamento da Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endógena no Cérebro adulto de roedores para o desenvolvimento de terapias experimentais para o Acidente Vascular Encefálico no Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFPA), onde desenvolveu o projeto voltado ao estudo das alterações patológicas a nível de substancia branca após AVEC. Mestre em Ciência Animal pelo programa de Pós-graduação em Ciência Animal pelo Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural com ênfase à Reprodução pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012), atuando no Instituto Nacional de Primatas tento como objeto de estudo a Expressão gênica e viabilidade de folículos pré-antrais submetidos à vitrificação do córtex ovariano de Sapajus apella (macacas-prego). Doutora pelo programa de Pós Graduação em Neurociências e Biologia Celular (2016) cuja tese aborda as alterações teciduais, comportamentais e bioquímicas após exposição crônica a baixas concentrações do Metil Mercúrio (MeHg). Atualmente professora da Instituição de Ensino Superior FIBRA (Faculdade Integrada Brasil Amazônia) do curso de Odontologia ministrando as disciplinas Morfofuncional I (Anatomia) e Bioquímica.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Neurociências e Biologia Celular

2013 - 2016

Universidade Federal do Pará
Título: CARACTERIZAÇÃO DA INJÚRIA NO CÓRTEX MOTOR DE RATOS EM UM MODELO DE EXPOSIÇÃO CRÔNICA AO METILMERCÚRIO (MeHg)
Rafael Rodrigues Lima. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Metil mercúrio; Sistema Nervoso Central; Córtex Motor; Danos Motores.

Mestrado em Ciência Animal

2010 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: Expressão gênica e viabilidade de folículos ovarianos pré-antrais de macaca-prego (Cebus apella) vitrificados e cultivados in vitro,Ano de Obtenção: 2012
Sheyla Farhayldes Souza Domingues.Bolsista do(a): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, FAPESPA, Brasil. Palavras-chave: Cebus apella; Vitrificação; Foliculos Ovarianos; FOPA.Grande área: Ciências AgráriasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Medicina Veterinária. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia. Setores de atividade: Atividades veterinárias; Outras atividades profissionais, científicas e técnicas; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Curso de especialização em Farmacologia

2011 - 2012

Universidade Federal do Pará
Título: Alterações de densidade celular em cerebelo de ratos tratados cronicamente com etanol da adolescência à fase adulta
Orientador: Cristiane do Socorro Ferraz Maia

Graduação em odontologia

2004 - 2009

Universidade Federal do Pará

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Citologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Embriologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Morfologia / Subárea: Histologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Farmacologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Fisiologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Ciclo de Atualização em Fermacologia.Receptores: Alvo para ação de Fármaccos. 2017. (Seminário).

V Semana Nacional do Cérebro.Modulação do Movimento e Integração Sensório-Motora. 2016. (Seminário).

XXXVI Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil. Desenvolvimento de Biotécnicas de Reprodução para o resgate de Folículos Ovarianos Pré antrais (FOPA) na Espécie Saimiri sciureus petencentes ao Centro Nacional de Primatas, Ananindeua, Pará, Brasil.. 2012. (Congresso).

XVI Jornada de Odontologia da UFPA.Obeseidade e Doença Periodontal. Sua correlação através de uma visão geral.. 2009. (Encontro).

XX Seminário de Iniciação Científica da UFPA.Alterações Patológicas em diferentes tratos de Substância Branca em um Modelo Experimental de Acidente Vascular Encefálico no cérebro de roedores.. 2009. (Seminário).

Cursos Rápidos de Odontologia na qualidade de ouvinte do curso "Infecções Odontogênicas.". 2007. (Seminário).

I Meeting de Odontopediatria Clínica e Preventiva. 2007. (Encontro).

I Meeting de Odontopediatria Clínica e Preventiva na qualidade de ouvinte do curso de atualização "Movimentoa Ortodônticos\Ortopédicos na 1ª infância: Identificação e tratamento dos problemas.". 2007. (Encontro).

I Meeting de Odontopediatria Clínica e Preventiva na qualidade de participante da conferência "O paciente respirador Bucal uma abordagem multidisciplinar.". 2007. (Encontro).

I Meeting de Odontopediatria Clínica e Preventiva na qualidade de participante do curso "Avanços em Odontopediatria Clínica.". 2007. (Encontro).

I Semana Científica do C.A.L.O.na qualidade de ouvinte do curso "Você está preparado para uma Endodôntia Contemporânea.". 2007. (Seminário).

XIII Congresso Internacional de Odontologia na Amazônia. A Definição dos Critérios Essenciais para a Decisão do Procedimento Cirúrgico Periodontal de Frenectomia na Resolução de Inserções Anômalas dos Freios.. 2007. (Congresso).

XIV Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA na qualidade de ouvinte do curso "Diagnóstico e Tratamento das lesões Bucais". 2007. (Seminário).

XIV Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA na qualidade de ouvinte do curso "O que saber sobre Fotopolimerização?". 2007. (Seminário).

XIV Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA na qualidade de ouvinte do curso "Pinos Pré-fabricados x Núcleos Fundidos - Qual a melhor escolha?". 2007. (Seminário).

IX Jornada Acadêmica de Odontologia do Cesupa.Células-tronco da Polpa Dental e da Medula Óssea: Terapêutica Celular Potencial para a Regeneração Crânio-facial.. 2006. (Outra).

XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA..Aplicação das Proteínas Ósseas Morfogenéticas na Engenharia Tecidual Dentária.. 2006. (Outra).

Cursos Rápidos de Odontologia na qualidade de ouvinte do curso "Semiologia Odontológica.". 2005. (Seminário).

Diagnóstico de cárie na atualidade. 2005. (Seminário).

XII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA. 2005. (Outra).

Cursos Rápidos de Odontologia na qualidade de ouvinte do curso "Terapêutica odontológica.". 2004. (Seminário).

Cursos Rápidos de Odontologia na qualidade de ouvinte do curso "Urgências e emergências em consultório dentário: o que necessito saber.". 2004. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Eliany Aliline Reis Coelho

TEIXEIRA, FRANCISCO BRUNO;SANTANA, LUANA N. DA SILVA; FERNANDES, RAFAEL. A exposição crônica com mercúrio inorgânico em baixas doses promove danos cognitivos e depósitos de mercúrio no hipocampo de ratos.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Railson de Oliveira Ferreira

SILVA JUNIOR, A. F.;SANTANA, L. N. S.; TEIXEIRA, FRANCISCO BRUNO. Exposição crônica ao Etanol induzindo alterações na morfometria óssea em fêmures de ratos adolescentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual do Pará.

Aluno: Ian Luiz Batista Gomes

SANTANA, L. N. S.SANTANA, L. N. S.; SILVA, M. C. F.. Avaliação histopatológica renal de ratos com intoxicação aguda por alumínio.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Associação de Educação e Cultura da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elizabeth Sumi Yamada

Lima, R. R.; Santos, E, M. N.; Amado, L L.;Yamada, E. S.. Caracterização da injúria no córtex motor de ratos após acidente vascular isquêmico em um modelo de exposição crônica com metilmercúrio (MeHg). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

DINAIR PAMPLONA DOS SANTOS TEMBRA

TEMBRA, D. P. S.. Análise Histomorfométrica do Assoalho Pulpar e Região de Furca de Molares Inferiores. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Federal do Pará.

Luanna de Melo Pereira Fernandes

MAIA, C S F; SILVA, M. C. F.; LIMA, R R;FERNANDES, L. M. P.. CARACTERIZAÇÃO DA INJÚRIA NO CÓRTEX MOTOR DE RATOS EM UM MODELO DE EXPOSIÇÃO CRÔNICA AO METILMERCÚRIO (MeHg). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Márcia Cristina Freitas da Silva

SILVA, M. C. F.; LIMA, Rafael Rodrigues; FERNANDES, LUANNA; Maia, CSF. Caracterização da Injuria no Córtex Motor de ratos em um Modelo de Exposição Crônica ao Metilmércurio. 2016. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Sandro Percário

DOMINGUES, S. F. S.; MIRANDA, M. S.;PERCARIO, S.. Expressão gênica e viabilidade de folículos pré-antrais submetidos à vitrificação do córtex ovariano de Cubus apella (macacas-prego). 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará.

Cristiane do Socorro Ferraz Maia

Lima, R.R.MAIA, C.D.S.F.Fernandes, LMP; SILVA, M. C. F.. Caracterização da injúria no córtex motor de ratos em um modelo de exposição crônica ao metilmercúrio (MeHg). 2016. Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Lílian Lund Amado

AMADO, Lílian Lund; YAMADA, E. S.; SANTOS, E. M. N.; LIMA, R. R.. Caracterização da injúria no córtex motor de ratos após acidente vascular isquêmico em um modelo de exposição crônica com metilmercúrio (MeHg). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Regiane Rodrigues dos Santos

Expressão gênica e viabilidade de folículos pré-antrais submetidos à vitrificação do córtex ovariano de Sapajus apella (macacas-prego); 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Regiane Rodrigues dos Santos;

Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur

Desenvolvimento embrionário do sistema esquelético e dentes; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal do Pará, Programa Integrado de Apoio Ao Ensino Pesquisa E Extensão Ufpa; Orientador: Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur;

Rafael Rodrigues Lima

Exposição crônica ao MeHg induz deficit motor com modulação bioquímica e tecidual do córtex motor; 2016; Tese (Doutorado em Neurociências e Biologia Celular) - Universidade Federal do Pará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rafael Rodrigues Lima;

Walace Gomes Leal

Alterações patológicas em diferentes tratos de substância branca em um modelo experimental de acidente vascular encefálico no cérebro de roedores; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em odontologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Walace Gomes Leal;

Walace Gomes Leal

Alterações patológicas em diferentes tratos de substância branca em um modelo experimental de acidente vascular encefálico experimental em roedores; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em odontologia) - Universidade Federal do Pará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Walace Gomes Leal;

Sheyla Farhayldes Souza Domingues

xpressão gênica e viabilidade de folículos ovarianos pré-antrais de macaca-prego (Cebus apella) vitrificados e cultivados in vitro; Início: 2010; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal); 2012; Dissertação (Mestrado em Ciência Animal) - Universidade Federal do Pará,; Coorientador: Sheyla Farhayldes Souza Domingues;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANTANA, L. N. S. ; LIMA, RAFAEL ; FERNANDES, RAFAEL ; NASCIMENTO, E. M. ; OLIVEIRA, A. C. A. ; FERNANDES, LUANNA ; SANTOS, E. M. N. ; TAVARES, P. A. N. ; SANTOS, I. R. ; GIMARAES-SANTOS, A. ; LEAL, W. G. . Neurodegeneration and Glial Response after Acute Striatal Stroke: Histological Basis for Neuroprotective Studies. Oxidative Medicine and Cellular Longevity (Online) , v. 2016, p. 15, 2016.

  • Bannach, S. V ; TEIXEIRA, F. B. ; FERNANDES, L. M. P. ; FERREIRA, R. O. ; SANTANA, L. N. S. ; SANTANA, L. N. S. ; FONTES JR, E. A. ; OLIVEIRA, G. B. ; PREDIGER, R. D. ; MAIA, C. S. F. ; LIMA, R. R. . Alveolar Bone Loss Induced by Chronic Ethanol Consumption from Adolescence to Adulthood in Wistar Rats. Indian Journal of Experimental Biology , v. 29, p. 712-724, 2015.

  • OLIVEIRA, A. C. ; PEREIRA, M. C. ; SANTANA, L. N. D. S. ; FERNANDES, R. M. ; TEIXEIRA, F. B. ; OLIVEIRA, G. B. ; FERNANDES, L. M. ; FONTES-JUNIOR, E. A. ; PREDIGER, R. D. ; CRESPO-LOPEZ, M. E. ; GOMES-LEAL, W. ; LIMA, R. R. ; MAIA, C. D. S. F. . Chronic ethanol exposure during adolescence through early adulthood in female rats induces emotional and memory deficits associated with morphological and molecular alterations in hippocampus. Journal of Psychopharmacology (Oxford) , v. 2, p. 1, 2015.

  • TEIXEIRA, FRANCISCO BRUNO ; SANTANA, LUANA NAZARÉ DA SILVA ; BEZERRA, FERNANDO ROMUALDO ; DE CARVALHO, SABRINA ; FONTES-JÚNIOR, ENÉAS ANDRADE ; PREDIGER, RUI DANIEL ; CRESPO-LÓPEZ, MARIA ELENA ; MAIA, CRISTIANE SOCORRO FERRAZ ; LIMA, RAFAEL RODRIGUES ; TREZZA, VIVIANA . Chronic Ethanol Exposure during Adolescence in Rats Induces Motor Impairments and Cerebral Cortex Damage Associated with Oxidative Stress. Plos One , v. 9, p. e101074, 2014.

  • TEIXEIRA, FRANCISCO ; FERNANDES, RAFAEL ; FARIAS-JUNIOR, PAULO ; COSTA, NATACHA ; FERNANDES, LUANNA ; SANTANA, LUANA ; SILVA-JUNIOR, ADEMIR ; SILVA, MARCIA ; MAIA, CRISTIANE ; LIMA, RAFAEL . Evaluation of the Effects of Chronic Intoxication with Inorganic Mercury on Memory and Motor Control in Rats. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 11, p. 9171-9185, 2014.

  • SILVA JUNIOR, A. F. ; AGUIAR, M. S. S. ; CARVALHO JUNIOR, O. S. ; SANTANA, L. N. S. ; FRANCO, E. C. ; LIMA, R. R. ; SIQUEIRA, N. V. M. ; FEIO, R. A. ; FARO, L. R. F. ; GOMES-LEAL, W. . Hippocampal neuronal loss, decreased GFAP immunoreactivity and cognitive impairment following experimental intoxication of rats with aluminum citrate. Brain Research , v. 1491, p. 23-33, 2013.

  • SILVA, DAIANE C. BAIA DA ; FAGUNDES, NATHÁLIA C.F. ; TEIXEIRA, FRANCISCO B. ; PENHA, NELSON E.A. DA ; SANTANA, LUANA N. DA SILVA ; MENDES-OLIVEIRA, ANA CRISTINA ; LIMA, RAFAEL RODRIGUES . Anatomical and histological characteristics of teeth in agouti (Dasyprocta prymnolopha Wagler, 1831). Pesquisa Veterinária Brasileira (Impresso) , v. 33, p. 51-57, 2013.

  • SANTANA, LUANA N. ; BRITO, ADRIEL B. ; BRITO, DANIELLE C. ; LIMA, JULIANNE S. ; DOMINGUES, SHEYLA F.S. ; SANTOS, REGIANE R. . Adaptation of a trap door technique for the recovery of ovarian cortical biopsies from Cebus apella (capuchin monkey). Zygote (Cambridge. Print) , v. 21, p. 158-161, 2013.

  • BRITO, A.B. ; LIMA, J.S. ; BRITO, D.C. ; SANTANA, L.N. ; COSTA, N.N. ; MIRANDA, M.S. ; OHASHI, O.M. ; SANTOS, R.R. ; DOMINGUES, S.F.S. . Validation of reference genes for ovarian tissue from capuchin monkeys (Cebus apella). Zygote (Cambridge. Print) , v. 21, p. 167-171, 2013.

  • SANTANA, L. N. S. ; BARBOSA, L. V. M. ; TEIXEIRA, F. B. ; COSTA, A. M. P. ; FERNANDES, L. M. P. ; LIMA, R. R. . Morphology of the Dentin Structure of Sloths : A Light and Scanning Electron Microscopy Investigation. Anatomia, Histologia, Embryologia , v. ---, p. n/a-n/a, 2013.

  • SANTANA, LUANA N. ; VAN DEN HURK, ROB ; OSKAM, IRMA C. ; BRITO, ADRIEL B. ; BRITO, DANIELLE C. ; DOMINGUES, SHEYLA F.S. ; SANTOS, REGIANE R. . Vitrification of Ovarian Tissue from Primates and Domestic Ruminants: An Overview. Biopreservation and Biobanking , v. 10, p. 288-294, 2012.

  • SANTANA, L. N. S. ; FREITAS, L. B. ; MONTEIRO, T. L. ; PETTA, T. M. ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Investigation of accessory foramina and dentin thickness in human mandibular permanent molars. Brazilian Journal of Oral Sciences (Impresso) , v. 10, p. 2011, 2011.

  • SANTANA, L. N. S. ; MIRANDA, M. S. ; CARNEIRO, N. C. M. ; DIAS, A. M. ; GUERRA, M.C.S. ; LIMA, R. R. . Ultrastructure of buffalo tooth enamel: a possible replacement for human teeth in laboratory research. Brazilian Journal of Oral Sciences (Impresso) , v. 10, p. 2011, 2011.

  • BANNACH, S. V. ; SANTANA, L. N. S. ; SANTANA, L. N. S. ; FERNANDES, L. M. P. ; TEIXEIRA, F. B. ; FERREIRA, R. O. ; MAIA, C. S. F. ; LIMA, R. R. . Alveolar Bone Loss Induced by Chronic Ethanol Consumption.. In: XXIII Congress of the Brazilian Society for Microscopy and Microanalysis, 2011, Armação de Búzios. Annals of XXIII Congress of the Brazilian Society for Microscopy and Microanalysis, 2011.

  • SANTOS, M. A. R. ; CARDOSO, M. A. G. ; MIRANDA, M. S. ; TEIXEIRA, F. B. ; FERNANDES, L. M. P. ; SANTANA, L. N. S. ; SANTANA, L. N. S. ; LIMA, R. R. . Swine Enamel: Light Microcopy and Scanning Electron Microscopic Investigation. In: XXIII Congress of the Brazilian Society for Microscopy and Microanalysis, 2011, Armação de Búzios. Annals of XXIII Congress of the Brazilian Society for Microscopy and Microanalysis, 2011.

  • SANTANA, L. N. S. ; LIMA, R. R. . Histomorphometrical analyisof pulp chamber floor and furcation region of humans permanent lower molars. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009.

  • SANTANA, L. N. S. ; LIMA, R. R. . Morphology of dentinary structure do sloths Bradypus tridactylus: light microscopy and scanning electron microscopic investigtion. In: XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009, Belo Horizonte. Anais do XXII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise, 2009.

  • SANTANA, L. N. S. ; SILVA, Y. P. ; SCALERCIO, S. R. R. A. ; SANTOS, R.R. ; DOMINGUES, S.F.S. . Desenvolvimento de Biotecnica de Reprodução para o resgate de Folículos Ovarianos Pré-antrais (FOPA) na espécie Saimiri sciureus pertencentes ao Centro Nacional de Primatas, Ananindeua, Pará, Brasil. In: XXXVI Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, 2012, Belém. XXXVI Congresso da Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil, 2012.

  • SANTANA, L. N. S. ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Obesidade e a Doença Periodontal. Sua correlação através de uma visão geral.. In: XVI Jornada de Odontologia da UFPA, 2009, Belém-PA. Odontologia Holistica: A Integridade da Atenção em saúde bucal..

  • CARDOSO, M.A.G. ; MIRANDA, M. S. ; SANTANA, L. N. S. ; LIMA, R. R. . Esmalte Suino: proposta de um modelo animal substituto a dentes humanos.. In: XVI Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2009, Belém-PA. Anais da XVI Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2009. p. 15-15.

  • CARDOSO, M.A.G. ; SANTANA, L. N. S. ; SANTOS, M.S.L. ; LIMA, R. R. . Esmalte Suíno: Proposta de um Modelo Animal substituto a Dentes Humanos.. In: XVI Jornada de Odontologia da UFPA, 2009, Belém - PA. Anais da XVI Jornada de Odontologia da UFPA, 2009.

  • SANTANA, L. N. S. ; LIMA, R. R. . Estabelecimento de um modelo animal para injúria focal ao gânglio trigêmeo. In: XV Jornada de Odontologia da UFPA, 2008, Belém. Anais da XV Jornada de Odontologia da UFPA, 2008. p. 24-24.

  • SANTANA, L. N. S. ; CASTRO, M. L. S. S. de ; MIRANDA, A. B. ; CORREA, P. A. M. . A Definição dos Critérios Essenciais para a Decisão do Procedimento Cirúrgico Periodontal de Frenectomia na resolução de Inserções Anômalas dos Freios. In: 8 Congresso Internacional de Odontologia da Amazônia, 2007, Belém-PA. Saúde Bucal. Porta para Inclusão Social, 2007.

  • CASTRO, M. L. S. S. de ; SANTANA, L. N. S. ; MIRANDA, A. B. ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Análise Bioquímica da Saliva para o Diagnóstico Complementar da Doença Periodontal. In: XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2006, Belém-PA. Anais da XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2006.

  • MOURA, D. F. ; SANTANA, L. N. S. ; CASTRO, M. L. S. S. de ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . A Influência dos Hormônios Sexuais no Periodonto. In: XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2006, Belém-PA. Anais da XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2006.

  • SANTANA, L. N. S. ; CASTRO, M. L. S. S. de ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Células-tronco da Polpa Dental e da Medula Óssea: Terapêutica Celular Potencial para a Regeneração Crânio-facial.. In: IX Jornada Acadêmica de Odontologia do CESUPA, 2006, Belém - PA. Anais da IX Jornada Acadêmica de Odontologia do CESUPA, 2006. p. 38-38.

  • SANTANA, L. N. S. ; MIRANDA, A. B. ; CASTRO, M. L. S. S. de ; MOURA, D. F. ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Aplicação das Proteínas Ósseas Morfogenéticas na Engenharia Tecidual Dentária. In: XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2006, Belém-PA. Anais da XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA, 2006.

  • SANTANA, L. N. S. ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Obesidade e a Doença Periodontal. Sua correlação através de uma visão geral.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, L. N. S. ; LEAL, W. G. . Alterações Patológicas em diferentes tratos de Substância Branca em um modelo experimental de Acidente Vascular Encefálico no cérebro de roedores.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARDOSO, M.A.G. ; SANTANA, L. N. S. ; SANTOS, M.S.L. ; LIMA, R. R. . Esmalte Suíno: Proposta de um Modelo Animal substituto a Dentes Humanos.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTANA, L. N. S. ; LIMA, R. R. . Estabelecimento de um modelo Animal para injúria focal ao Gânglio Trigêmeo. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, L. N. S. ; MIRANDA, A. B. ; CASTRO, M. L. S. S. de ; Adriano Maia Corrêa . A definição dos critério essenciais para a decisão do procedimento cirúrgico periodontal de Frenectomia na resolução de Inserções Anômalass dos Freios.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTANA, L. N. S. ; MIRANDA, A. B. ; CASTRO, M. L. S. S. de ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Aplicação das Proteínas Ósseas Morfogenéticas na engenharia tecidual dentária.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTANA, L. N. S. ; CASTRO, M. L. S. S. de ; COSTA, A. C. R. ; LIMA, R. R. . Células-tronco da Polpa Dental e da Medula Óssea: Terapêutica Celular Potencial para a Regeneração Crânio-facial.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LEDEBUR, E. I. C. F. V. ; SANTANA, L. N. S. . Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Histologia e Embriologia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2016

    Caracterização da injúria no córtex motor de ratos após acidente vascular Isquêmico em um modelo de intoxicação crônica com metilmercúrio: avaliação Histopatológica, motora, eletrofisiológica e de marcadores do estresse oxidativo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rafael Rodrigues Lima em 12/09/2016., Descrição: A exposição ao mercúrio é relacionada a alterações no sistema nervoso central. Neste estudo será desenvolvido um modelo experimental de exposição crônica a baixas doses de metilmercúrio previamente a um acidente vascular encefálico, de maneira que se possa estudar as injurias no córtex motor de ratos, após acidente vascular isquêmico em animais expostos cronicamente a esse metal. Para isso os 60 animais serão utilizados, dos quais alguns serão intoxicados com metilmercurio, via oral, por gavagem, na dose de 0,04mg/Kg/dia por 60 dias. Em seguida serão submetidos a isquemia focal com endotelina no córtex motor. Após 7 dias, serão submetidos a ensaios comportamentais que avaliem o desempenho motor, avaliados quanto aos seus parâmetros eletrofisiológicos através de registros e em seguida seus encéfalos coletados para analise histopatológica/imunoistoquimica, de estresse oxidativo e dos depósitos de mercúrio nessa região cerebral. Os dados serão avaliados buscando o entendimento da comorbidade dessas injurias. Projeto aprovado e financiado pelo Edital Nº 006/2014 Programa de Auxílio à Pesquisa - Projetos Temáticos da FAPESPA: Saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Rafael Rodrigues Lima - Coordenador / Marcia Cristina Freitas da Silva - Integrante / Cristiane S F MAIA - Integrante / Marta Chagas Monteiro - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Expressão gênica e viabilidade de folículos pré-antrais submetidos à vitrificação do córtex ovariano de Sapajus apella (macacas-prego), Descrição: Para avaliar a vitrificação de tecido ovariano de Cebus apella, serão realizadas a exposição do tecido ao crioproteter e vitrificação do tecido ovariano. Considerando que vitrificação é realizada na presença de altas concentrações de crioprotetores, e que o tecido ovariano consiste em um misto de células (não apenas folículos ovarianos), é fundamental compreender os mecanismos envolvidos na injúria (por toxicidade dos crioprotetores e crioestresse) e a viabilidade folicular via cultivo in vitro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Coordenador / Sheyla Farhayldes Souza Domingues - Integrante / Regiane Rodrigues dos Santos - Integrante., Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador.Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Resposta Inflamatória, Neuroproteção e Neurogênese Endogena no cérebro adulto de roedores e primatas da Amazônia em estudos translacionais para o desemvolvimento de Terapias Experimentais para o Acidente Vascular Encefálico., Descrição: Um aspecto comum às doenças do SNC é a sua natureza intratável. As doenças do SNC são incuráveis. Inexistem tratamentos farmacológicos e terapias celulares, cuja eficácia possa ser considerada cura para qualquer doença neurodegenerativa, mesmo que abordagens promissoras existam. Este fato substancia a necessidade de pesquisas translacionais, quais sejam, as que utilizam os métodos da pesquisa básica em pesquisas com potencial relevância clínica. No referido projeto, investigaremos em uma série de subprojetos, hipóteses originais envolvendo aspectos inflamatórios, neuroprotetores e neurogênicos do acidente vascular encefálico ? uma importante desordem neural aguda. Nestes estudos, induziremos isquemia focal utilizando os efeitos vasoconstritores do peptídeo endotelina-1 em roedores e uma espécie de primata amazônico (Cebus apella). Investigaremos, através de técnicas imunohistoquímicas os aspectos neurodegenerativos e neurogênicos subsequentes. Testaremos terapias neuroprotetoras, incluindo transplante endovenoso de células tronco da medula óssea e bloqueio inflamatório, especificamente bloqueio da ativação microglial com a tetraciclina sintética minociclina. Os efeitos das terapias testadas seräo avaliadas por testes comportamentais e através de técnicas histológicas. Com esta abordagem, esperamos induzir neuroproteção e amplificar os mecanismos de neurogênese endógena após acidente vascular encefálico. Durante a execução do projeto, também contribuiremos significativamente para a formação de pesquisadores na área de neuropatologia experimental na região norte do Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Walace Gomes Leal - Coordenador.

  • 2004 - 2005

    Preparação de Material Didático para estudo de Embriologia e Histologia, Descrição: O projeto tem como objetivos: Preparar material para aulas práticas de embriologia utilizando embriões de mamíferos (camundongos e bovinos) em diferentes estádios de desenvolvimento para visualização macroscópica. Preparar lâminas histológicas de embriões de mamíferos (camundongos e bovinos), em diferentes estádios de desenvolvimento, para observação microscópica de modo claro e dinâmico, dos sistemas e órgãos nas diferentes fases de sua formação. Preparar lâminas histológicas de diversos tecidos e órgãos de mamíferos para aulas práticas de histologia Preparar um CD-ROM com fotos e descrições explicativas das lâminas obtidas. Através das lâminas histológicas de órgãos preparadas com diferentes colorações específicas, o aluno será capaz de diagnosticar claramente os órgãos e seus aspectos histológicos normais, construindo-se dessa maneira as bases para futuros diagnósticos clínico-patológicos. Todo o material obtido será utilizado nas aulas práticas do Curso de Medicina, Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia e Farmácia da UFPA. Além disso, o CD-ROM produzido com as fotos do material constituirá um excelente material de estudo dinâmico de Embriologia e Histologia para os alunos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Luana de Nazaré da Silva Santana - Integrante / Esther Iris Christina Freifrau von Ledebur - Coordenador., Financiador(es): Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Primeiro Lugar na Categoria Tema Livre na XIII Jornada Acadêmica de Odontologia da UFPA com o trabalho Análise bioquímica da saliva para o diagnóstico complementar da doença periodontal, Faculdade de Odontologia da UFPA.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - 2016

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Regime: Dedicação exclusiva.

2010 - 2011

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado-Pós em Ciência Animal, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Para avaliar a vitrificação de tecido ovariano de Cebus apella, serão realizadas a exposição do tecido ao crioproteter e vitrificação seguida de cultivo in vitro do tecido ovariano. Considerandose que vitrificação é realizada na presença de altas concentrações de crioprotetores, e que o tecido ovariano consiste em um misto de células (não apenas folículos ovarianos), é fundamental compreender os mecanismos envolvidos na injúria (por toxicidade dos crioprotetores e crioestresse) e a viabilidade folicular via cultivo in vitro.

2008 - 2009

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica - CNPQ, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2007 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estágiária, Enquadramento Funcional: Acadêmica com atuação em Projeto de Extenção, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de Extensão: "Atenção Integral em Saúde Bucal na Creche Sorena." Instituição: Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus do Guamá. Instituto: Faculdade de Odontologia. Disciplina: Saúde Coletiva. Enquadramento Funcional: Desenvolvimento de atividades de Planejamento, Execução e Avaliação em conjunto com os docentes do Projeto.

2007 - 2008

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagio no Serviço de Cirurgia e Diagnóstico, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto: Serviço de Cirurgia e Diagnóstico das Patologias Bucais do Hospital Universitário João Barros Barreto. Instituição: Universidade Federal do Pará - UFPA. Enquadramento Funcional: Estágiária. Carga Horária: 590 (quinhetas e noventa) horas.

2006 - 2007

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista - PROINT, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista no Programa Integrado de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (PROINT), edição 2006-2007, com o titulo "Melhoria do ensino de embriologia e hustologia através da introdução de novas aulas práticas, para o curso de Enfermagem - Belém", cujo enfoque se deu na elaboração de material didático para o ensino na disciplina de Histologia e Embriologia da Universidade Federal do Pará (Belém/PA).

2005 - 2007

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora de Histologia Médica Básica, Carga horária: 20

2005 - 2006

Universidade Federal do Pará

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Monitora de Ciências Morfológicas I, Carga horária: 20

Atividades

  • 07/2014 - 07/2016

    Pesquisa e desenvolvimento , Insituto de Ciências Biológicas, .,Linhas de pesquisa

  • 01/2006

    Pesquisa e desenvolvimento , Insituto de Ciências Biológicas, .,Linhas de pesquisa

2016 - 2017

Faculdade Mauricio de Nassau Belém (PA)

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Anatomofisiologia Oral, Carga horária: 8

Atividades

  • 09/2016 - 06/2017

    Ensino, Odonto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Geral, Anatomia Dentária, Fisiologia do parelho estomatognático, Histologia, Embriologia

2017 - 2018

Faculdades Integradas Brasil Amazônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Anatomia, Carga horária: 8

2017 - 2018

Faculdades Integradas Brasil Amazônia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Bioquímica, Carga horária: 12

Atividades

  • 03/2017 - 08/2018

    Ensino, Biomedicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Geral

  • 03/2017 - 08/2018

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Geral

  • 03/2017 - 08/2018

    Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Geral

  • 03/2017 - 08/2018

    Ensino, Nutrição, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Geral

  • 03/2017 - 08/2018

    Ensino, Odonto, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Anatomia Geral, Bioquímica