Marcela Sobreira Silva

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), mestrado (2011) e doutorado (2019) em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de São João Del-Rei. Tem experiência na área de Psicologia Social e Psicologia do Trabalho, com ênfase em Clínicas do Trabalho, em especial, Ergologia e Psicossociologia do Trabalho. Apresenta experiência e interesse nos estudos sobre trabalho e sistema prisional e nos trabalhos desvalorizados, desenvolvidos à margem da sociedade.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia

2015 - 2019

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Do Corpo Disciplinar ao Corpo Real: o trabalho dos agentes de segurança penitenciária
Orientador: em Conservatoire National des Arts et Métiers ( Dominique Lhuilier)
com Vanessa Andrade de Barros. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Psicologia

2009 - 2011

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Cotidiano e experiência no trabalho rural da cana-de-açúcar em Lagoa da Prata, Minas Gerais: as trajetórias de vida de Dona Alzira e Dimas,Ano de Obtenção: 2011
Vanessa Andrade de Barros.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Graduação em Psicologia

2002 - 2007

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: Vida em relato e teoria sócio-histórica: encontros para uma nova concepção do sujeito
Orientador: Sílvia Regina Eulálio de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Extensão universitária em conexões de saberes sobre o trabalho: saúde e segurança na mineração. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação para a atuação no monitoramento de unidades prisionais. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2007 - 2007

Mini-curso Clínica da Atividade. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Psicologia. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

2003 - 2003

Subjetividade e História da Arte. (Carga horária: 6h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Silva, Marcela Sobreira ; Batista, M. A. ; Oliveira, B. A. M. . 20 anos da ITCP + 2 anos Fórum de Economia Popular Solidária. 2019. (Congresso).

SILVA, MARCELA SOBREIRA . Seminário História de vida e escolhas solidárias. 2019. (Outro).

Barros, Vanessa Andrade de ; Silva, Marcela Sobreira ; AMARAL, T. V. F. . I Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho. 2015. (Congresso).

Goulart, Maria Stella Brandão ; Campos, Fabiana Andrade ; Santos, Ana Carolina Campagnole ; Silva, Marcela Sobreira . I Jornada de Psicologia Social do Núcleo Em Movimento. 2008. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII CBPOT - Congresso brasileiro de psicologia organizacional e do trabalho. Trabalhar no cárcere: o poder na atividade do agente de segurança penitenciária. 2016. (Congresso).

II Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho. 2015. (Outra).

I Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho.Saber e experiência no trabalho rural da cana-de-açúcar: as impossibilidades da Gestão. 2012. (Outra).

Congresso Norte Nordeste de Psicologia. O trabalho rural na produção da cana-de-açúcar em Lagoa da Prata, Minas Gerais.. 2011. (Congresso).

I Ciclo de Conferências em Psicossociologia do Trabalho. 2011. (Outra).

I Colóquio Internacional de Atividades e Afetos. 2008. (Outra).

Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade.Engajamento e Pesquisa: a relação entre a Psicologia e o MST. 2008. (Simpósio).

XVI Encontro Regional da ABRAPSO Minas.Vida em relato e teoria sócio-histórica: encontros para uma nova concepção do sujeito. 2008. (Encontro).

II Congreso Latinoamericano de psicología de la ULAPSI. O psicólogo na comunidade: desafios para a atuação da psicologia em pastorais e organizações sociais comunitárias do bairro Lindéia/BH. 2007. (Congresso).

XV Seminário de Iniciação Científica da PUC Minas.Aplicabilidade de técnicas de condicionamento direcionadas ao estudo da percepção visual da coruja. 2007. (Seminário).

II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão. Desafios para a atuação do psicólogo na comunidade: O Caso das Pastorais Católicas e Outras Organizações Sociais-comunitárias do Lindéia. 2006. (Congresso).

II Seminário de Integração Curricular do Curso de Psicologia.O Diretório Acadêmico e as Políticas Públicas. 2006. (Seminário).

XIV Jornada da Clínica.A influência das relações familiares no desenvolvimento infantil: implicações para a clínica-escola. 2006. (Outra).

1º Debate Interdisciplinar: Teorias Cognitivas e Problemas da Aprendizagem I - Piaget e Vigotski: Contribuições para a Psicologia. 2005. (Outra).

I Seminário de Integração Curricular do curso de Psicologia - "A formação do psicólogo". 2005. (Seminário).

Psicologia em Cena - Discussão do filme "A Vila". 2005. (Outra).

XIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social -.Publicidade: Um recurso utilizado pelo sistema atual no condicionamento da compra de idéias e produtos. 2005. (Encontro).

XXII Jornada dos Estágios e Residências do Hospital Galba Velloso.A influência dos Aspectos Sócio-culturais na Constituição do Delírio. 2005. (Outra).

Violência? Não: Barbárie!. 2004. (Seminário).

IV semana de Psicologia. 2003. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline Narciele Pereira

Silva, Marcela Sobreira; Pimenta, Sara Deolinda Cardoso; BARROS, V. A.. Análises do perfil profissional e educacional baseado em gênero e raça com alunos do ensino médio no município de Cambuquira. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em gênero e diversidade) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Deborah Cassemiro Soares da Silva

Silva, Marcela Sobreira; PAULA, P. P.. Agentes comunitários de saúde à luz da psicodinâmica: trabalho, identidade e reconhecimento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Luciene Belchior

Silva, Marcela Sobreira; PAULA, P. P.. Narrativas de motoristas de transporte coletivo urbano: desafios encontrados pelo profissional que conduz pessoas ao seu destino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Michele Vieira Gonçalves

Silva, Marcela Sobreira; PAULA, P. P.. Trabalho e identidade: uma análise dos guardadores de carro. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Gabriela de Amorim Aluotto

Silva, Marcela Sobreira; PAULA, P. P.. Os impactos do desemprego na vida do trabalhador. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Aluno: Thaísa Carolina de Souza Cruz

Silva, Marcela Sobreira; PAULA, P. P.. Agente Comunitário de Saúde (ACS) e o trabalho com pacientes de saúde mental: um estudo à luz da psicodinâmica do trabalho. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Juliane Rosa Paulino

PAULINO, Juliane Rosa; SOUZA, Silvia Regina Eulálio de; ARAUJO, J. N. G.. Vida em Relato e Teoria Sócio-Histórica: encontros para uma nova concepção do sujeito. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Virgílio de Mattos

Barros, Vanessa Andrade;MATTOS, Virgílio de. Do corpo disciplinar ao corpo real: o trabalho dos agentes de segurança penitenciária. 2019 - Program de Pós Graduação em Psicologia da UFMG.

José Newton Garcia de Araujo

ARAUJO, J. N. G.BARROS, V. A.; Silva, Cl O.. Cotidiano e experiência no trabalho rural da cana-de-açúcar em Lagoa da Prata, Minas Gerais: as trajetórias de vida de Dona Alzira e Dimas.. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

José Newton Garcia de Araujo

Barros, V. A.;ARAUJO, J. N. G.; MATTOS, V.. Trabalho sujo e negativo psicossocial: entre o poder e a vulnerabilidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antonia Vitória Soares Aranha

ARANHA, A. V. S.; BARROS, V. A.; LIMA, M. E. A.. Atividade e Memória na Produção da Cana-de-Açucar: a trajetória dos trabalhadores de Lagoa da Prata-MG. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado de Psicologia da UFMG) - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Admardo Bonifácio Gomes Júnior

BARROS, V.;GOMES JÚNIOR, A. B.. Do corpo disciplinar ao corpo real: o trabalho dos agentes de segurança penitenciária. 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Claudia Osório da Silva

Barros, V. A.;OSORIO, C.; Araújo, J. N. G.. Cotidiano e Experiência no trabalho ruaral da cana-de-açúcar em Lagoa da Prata, Minas Gerais: as trajetórias de vida de Dona Alzira e Dimas. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Vanessa Andrade de Barros

BARROS, V. A.; MATOS, V.;ARAUJO, J. N. G.; JUNIOR, A.. DO CORPO DISCIPLINAR AO CORPO REAL: O TRABALHO DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Vanessa Andrade de Barros

BARROS, V. A.ARAUJO, J. N. G.; MATOS, V.. Trabalho sujo e negativo psicossocial: entre o poder e a vulnerabilidade. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Pos graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Anna Eliza Faleiro da Silva

A violência sobre o corpo da mulher na revista vexatória; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direitos Humanos e cidadania) - Instituto DH; Orientador: Marcela Sobreira Silva;

Joselma Gomes de Oliveira

Fatores estressantes presentes no cotidiano dos motoristas de ônibus coletivos urbanos; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marcela Sobreira Silva;

Úrsula de Souza Rocha

Percepções dos agentes prisionais sobre os efeitos do trabalho na saúde mental; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marcela Sobreira Silva;

Jéssica Adriana Ferreira Lopes

O tratamento oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial na visão do usuário; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Marcela Sobreira Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jerome Baron

Aplicabilidade de técnicas de condicionamento direcionadas ao estudo da percepção visual na coruja; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Jerome Baron;

Vanessa Andrade de Barros

DO CORPO DISCIPLINAR AO CORPO REAL: O TRABALHO DOS AGENTES DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA; 2019; Tese (Doutorado em Pos graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Vanessa Andrade de Barros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, MARCELA SOBREIRA ; Barros, Vanessa Andrade de . Saberes sobre o trabalho: experiência e história nos canaviais. Psicologia & Sociedade (Online) , v. 26, p. 440-448, 2014.

  • BARROS, V. A. ; SILVA, MARCELA SOBREIRA . La Créativité au travail. 1. ed. , 2017.

  • Silva, Marcela Sobreira ; Silva, Julie Micheline Amaral ; Araújo, Renato Sariedine . Trabajo y subjetividad. Indagaciones Clinicas.. 1. ed. Córdoba: Licencia Creative Commons, 2015. 157p .

  • Santos, Ana Carolina Campagnole ; Silva, Marcela Sobreira ; Miranda, Eveline . A influência dos aspectos sócio-culturais na constituição do delírio. In: XXII Jornada dos Estágios e Residências do Hospital Galba Velloso, 2005, Belo Horizonte. Revista Contexto, 2005. v. 24. p. 35-38.

  • Silva, Marcela Sobreira ; Barros, Vanessa Andrade de . Saber e experiência no trabalho rural da cana-de-açúcar: as impossibilidades da Gestão. In: I Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho, 2012, Belo Horizonte. I Colóquio Internacional de Psicossociologia do Trabalho, 2012.

  • Silva, Marcela Sobreira ; Barros, Vanessa Andrade de . O trabalho rural na produção da cana-de-açúcar em Lagoa da Prata, Minas Gerais.. In: 7º Congresso Norte Nordeste de Psicologia, 2011, Salvador. Práticas e saberes psicológicos e suas interconexões, 2011.

  • Costa, R. M. S. ; Silva, Marcela Sobreira . Desafios para a atuação do psicólogo na comunidade: O Caso das Pastorais Católicas e Outras Organizações Sociais-comunitárias do Lindéia. In: II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2006, São Paulo. II Congresso Brasileiro de Psicologia: Ciência e Profissão, 2006.

  • Silva, Marcela Sobreira ; ROSSETI, C. ; Araújo, J. N. G. . Trabalhar no cárcere: o poder na atividade do agente de segurança penitenciária. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Marcela Sobreira . Desafios ético-metodológicos em pesquisa e intervenção no contexto das prisões. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Silva, Marcela Sobreira ; ROSSETI, C. ; Araújo, J. N. G. . Paradoxo, conflito e resistência na função de cuidar: impactos sobre a saúde mental. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, Marcela Sobreira . Saúde e Segurança do Trabalho: desafios e perspectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Silva, Marcela Sobreira . Vida em relato e teoria sócio-histórica: encontros para uma nova concepção do sujeito. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, Marcela Sobreira ; Costa, R. M. S. . O psicólogo na comunidade: desafios para a atuação da psicologia em pastorais e organizações sociais comunitárias do bairro Lindéia/BH. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Marcela Sobreira . A influência das relações familiares no desenvolvimento infantil: implicações para a clínica-escola. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, Marcela Sobreira ; Costa, R. M. S. . O Diretório Acadêmico e as Políticas Públicas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Costa, R. M. S. ; SILVA, MARCELA SOBREIRA . Desafios para a atuação do psicólogo na comunidade: O Caso das Pastorais Católicas e Outras Organizações Sociais-comunitárias do Lindéia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Silva, Marcela Sobreira ; Santos, Ana Carolina Campagnole . A influência dos Aspectos Sócio-culturais na Constituição do Delírio. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Silva, Marcela Sobreira . Publicidade: Um recurso utilizado pelo sistema atual no condicionamento da compra de idéias e produtos. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Araújo, J. N. G. ; Silva, Marcela Sobreira ; ROSSETI, C. ; ARAUJO, T. M. . Intervenção Psicossocial do Trabalho em uma unidade neonatal de hospital público em Belo Horizonte (MG). 2015.

Silva, Marcela Sobreira ; ARAUJO, T. M. . Diagnóstico Organizacional nas Clínicas Santa Lúcia. 2012.

Silva, Marcela Sobreira . Saúde com ciência. 2016.

Silva, Marcela Sobreira ; PAULA, P. P. ; ARAUJO, T. M. ; ROSSETI, C. . Gestão e Trabalho: entre sedução e mobilização. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Silva, Marcela Sobreira . Capacitação do Grupo de Apoio Técnico à atuação do Ministério Público no monitoramento das unidades prisionais. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Silva, Marcela Sobreira . Apostila de Psicologia do Trabalho. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Silva, Marcela Sobreira . Apostila de Metodologia e Técnicas de Pesquisa. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

Barros, Vanessa Andrade de ; Silva, Marcela Sobreira ; AMARAL, T. V. F. ; Tavares, Patrícia ; Araújo, Renato Sariedine . Relatório final - monitoramento das unidades prisionais da região metropolitana de Belo Horizonte. 2014. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Monitoramento e Prevenção à Tortura e outros Tratamentos Cruéis, Desumanos ou Degradantes em Unidades de Privação de Liberdade nos Municípios de Ribeirão das Neves e São Joaquim de Bicas - MG., Descrição: O presente projeto visa a criação de um Sistema de Monitoramento e Prevenção à Tortura e a outros tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes em unidades de privação de liberdade nos municípios de Ribeirão das Neves e São Joaquim de Bicas MG. Tem-se em consideração a relevância do monitoramento de locais de detenção para a prevenção da tortura e proteção dos direitos das pessoas privadas de liberdade. Com a implantação dessas salvaguardas por uma equipe multidisciplinar capacitada para essa atuação preventiva e protetiva busca-se também romper e superar uma cultura que tem como base o tratamento cruel ou degradante, o que atende aos princípios e metas estabelecidos pelas convenções internacionais que tratam da matéria, inclusive no tocante à criação de um comitê para o acompanhamento de tais instituições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Marcela Sobreira Silva - Integrante / Vanessa Andrade de Barros - Coordenador / Thaísa Vilela Fonseca Amaral - Integrante / Patrícia Tavares - Integrante / Laís Di Bella Rabelo - Integrante.

  • 2003 - 2003

    O Ethos Psicoafetivo na vida religiosa, Descrição: Atividades desenvolvidas: Entrevsitas semi-estruturadas Transcrição de entrevistas Análise do discurso dos entrevistados Levantamento de textos teóricos pertinentes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Marcela Sobreira Silva - Coordenador / William Castilho Pereira - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Experiências exitosas em Psicologia e Políticas Públicas, CRP/CREPOP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal de São João Del-Rei

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Magistério Superior Substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 04/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, .,Linhas de pesquisa

    • 04/2019

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia Social I

    • 04/2019

      Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada ao Trabalho

    • 04/2019

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia aplicada à Administração

    • 04/2019

      Extensão universitária , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ, .,Atividade de extensão realizada, Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares.

  • 2016 - 2016

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 18

  • 2015 - 2015

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 4

  • 2015 - 2015

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente 1, Carga horária: 6

  • 2014 - 2014

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente I, Carga horária: 10

  • 2007 - 2007

    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

    Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

  • 2014 - 2019

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 15

    Atividades

    • 02/2014 - 03/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia.,Linhas de pesquisa

  • 2018 - 2018

    Instituto DH

    Vínculo: Mei, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

  • 2017 - 2017

    Instituto DH

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

  • 2015 - 2015

    Instituto DH

    Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 4

  • 2014 - 2014

    Instituto DH

    Vínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Educadora social - pesquisadora coordenadora, Carga horária: 16

  • 2014 - 2014

    Instituto DH

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 5

    Atividades

    • 01/2014

      Ensino, Curso de Pós-graduação Lato Sensu Direitos Humanos e Cidadania, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Vulnerabilidade, Exclusão e Discriminação: discussões conceituais e cotidiano de enfrentamento

    • 01/2014

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto DH, .,Linhas de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Ministerio Público do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

  • 2011 - 2014

    Fundação De Educação Para O Trabalho

    Vínculo: Designada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

    Atividades

    • 01/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Psicologia do Trabalho, Metodologias e Técnicas de pesquisa, Gestão de Pessoas