Caio César Costa Ribeiro Mira

Mestre (2007) e Doutor (2012) em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Editor da Revista Calidoscópio(ISSN: 2177-6202). Tem experiência na área de Linguística, atuando nos seguintes campos: Linguística Textual, Análise da Conversação e Estudos de Narrativas Orais. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à análise dos aspectos textuais, interativos e semânticos que constituem a conversação e as narrativas orais.

Informações coletadas do Lattes em 30/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Lingüística

2007 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: Afasia e interação: uma análise da dinâmica de turnos e da gestão do tópico nas práticas conversacionais de sujeitos afásicos e não-afásicos.
Edwiges Maria Morato. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: afasia; interação; competência; tópico conversacional.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.

Mestrado em Lingüística

2005 - 2007

Universidade Estadual de Campinas
Título: O CCA como uma comunidade de práticas: uma análise das interações do Centro de Convivência de Afásicos,Ano de Obtenção: 2007
Anna Christina Bentes da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: comunidade de práticas; afasia; interação; Sociolingüística.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolingüística e Dialetologia.

Especialização interrompida em 2004 em Especialização em Língua Portuguesa e Literatura

2003 - Interrompido

UNIVERSIDADE DE FRANCA
Título: A dimensão lingúsitica e semântica do textos publicitários
Ano de interrupção: 2004

Graduação em Comunicação Social

1999 - 2002

UNIVERSIDADE DE FRANCA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Treinamento de Corretores para Banca de Redação. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

2005 - 2005

A Redação no Vestibular da Unicamp. (Carga horária: 80h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Textual.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Análise da Conversação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Sociolinguística Interacional.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MIRA, C. C. C. R. . VI Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa e Inovação Tecnológica. 2013. (Outro).

MIRA, C. C. C. R. . 3ª Conferência Lingüística e Cognição. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Ciclo Internacional de Trabalhos Acadêmicos Científicos/ II Seminário do PROCAD. As dimensões da narrativa oral na Doença de Alzheimer: uma abordagem textual-interativa. 2018. (Congresso).

XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL. A referenciação em narrativas produzidas no contexto da Doença de Alzheimer. 2018. (Congresso).

7º Seminário Internacional de Linguística.Posicionamento e estratégias referenciais em narrativas em um Grupo de Apoio aos familiares e pessoas com a Doença de Alzheimer. 2017. (Seminário).

V Encontro do PROCAD USP/UFRN/UNISINOS.Referenciação e posicionamento: uma abordagem para a análise de narrativas orais sobre o convívio com a Doença de Alzheimer.. 2017. (Encontro).

64º Seminário do GEL.Enquadres interativos e gestão do tópico discursivo em uma comunidade de práticas constituída por afásicos e não afásicos. 2016. (Seminário).

Avaliação TCC Publicidade e Propaganda.Semana de Comunicação. 2014. (Outra).

Mostra de Trabalhos Integrados de Publicidade e Propagandada.Semana de Comunicação. 2014. (Outra).

VII Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica.Comitê de Avaliação Interno. 2014. (Encontro).

VI Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Pesquisa e Inovação Tecnológica.Avaliador Interno do Comitê de Pesquisa. 2013. (Encontro).

I Congresso Nacional de Pesquisa e Iniciação Científica. Os problemas de coerência e coesão na produção textual do gênero resenha de alunos do curso de Letras. 2011. (Congresso).

XVI Congreso Internacional de la ALFAL. A elaboração de estilo de fala e construção de ethos de um sujeito afásico em situações conversacionais: algumas considerações acerca do uso da linguagem nas afasias configuração linguística e pragmática dos turnos conversacionais na fala de sujeitos afá. 2011. (Congresso).

IX Congreso Internacional de Lingüística General. A dinamicidade de trocas de turnos de sujeitos afásicos em situações conversacionais: algumas considerações a respeito da relação entre linguagem e cognição nas afasias. 2010. (Congresso).

Congresso Internacional de Comunicação, Cognição e Media. A relação entre linguagem e cognição nas afasias: uma análise da competência comunicativa em dados de um grupo de afásicos. 2009. (Congresso).

VI Congresso Internacional da Abralin.Sequencialidade e dinamicidade de trocas de turnos entre sujeitos afásicos e não afásicos em situações conversacionais. 2009. (Seminário).

56º Seminário do GEL. Interação e Produção de Estilos de Fala. 2008. (Congresso).

I Encontro Internacional de Texto e Cultura. O papel dos elementos anáforicos e dêiticos na construção de objetos-de-discurso em uma interação entre sujeitos afásicos e não afásicos. 2008. (Congresso).

III Simpósio Internacional sobre Análise do Discurso. Ethos e elaboração de estilos de fala em situações interativas entre sujeitos afásicos e não afásicos. 2008. (Congresso).

55º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo. Afasia e Interação: algumas considerações sobre a competência linguística de sujeitos afásicos em situações conversacionais. 2007. (Congresso).

8º Cogresso Internacional da Sociedade Internacional de Psicolingüística Aplicada. Afasia e Interação: algumas considerações sbore a competência lingüística. 2007. (Congresso).

Academia de Capacitação Continuada. 2007. (Outra).

Simpósio da Pós Graduação Lato Sensu em Lingüística da FURG.A questão da competência relativamente à linguagem. 2007. (Encontro).

V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística. O CCA como uma comunidade de práticas: algumas considerações sobre competência, interação e multimodalidade. 2007. (Congresso).

3ª Conferência Lingüistia e Cognição. 2006. (Congresso).

54º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo. A contribuição do conceito de Comunidade de Práticas para a análise da competência comunicativa de um grupo de afásicos. 2006. (Congresso).

A contribuição do conceito de Comunidade de Prática para a análise da competência comunicativa de um grupo de afásicos.. 56º Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos de São Paulo. 2006. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Ferreira Gimenes

COSTA, G. C.; CORONA, M. O.;MIRA, CAIO. Um probleminha de memória, um problema de cabeça, um problema de esquecimento: as estratégias referenciais em narrativas de um Grupo de Apoio.. 2019. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Katiuscia de Almeida Almeida Custodio

OSTERMANN, A. C.; MORATO, EDWIGES MARIA;MIRA, CAIO. "Como é que eu vou dizer"...:A coconstrução de sentidos nas narrativas orais de uma pessoa com Atrofia Cortical Posterior. 2019. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fernada Von Muhlen

LIMBERGER, B. K.; KERSCH, D. F.;MIRA, CAIO. Políticas linguísticas relacionadas à(s) escrita(s) e à(s) ortografia(s) do hunsriqueano e as percepções dos falantes. 2019. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tatiana Dilly Dexheimer

OSTERMANN, A. C.;MIRA, CAIO; ALMEIDA, A. N.. Respostas não conformativas em interações entre médicos/as e gestantes de médio e alto risco. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Daiana Baldasso Bohm

OSTERMANN, A. C.;MIRA, CAIO; ANDRADE, D. N. P.; FANTI, M. G.; BARCELLOS, N. T.. Recomendações médico/a paciente em consultas de aconselhamento genético e o processo de tomada de decisões.. 2018. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Denise Pacheco de Souza

FRONZA, C. A.;MIRA, C. C. C. R.; SILVA, C. L. C.; MELLO, V. H. D.; KISSMANN, S.. Relação Intersubjetiva em atividade de trabalho: a contrução de uma solução tecnológica. 2015. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rafahel Jean Parintins

BENTES, ANNA CHRISTINA; MORATO, EDWIGES MARIA; FALCONE, K.;MIRA, CAIO. Perspectivação Social no Centro de Convivência de Afásicos do IEL/Unicamp. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: João Gabriel Rodrigues Marques Padilha

RODRIGUES, M. G.; SANTOS, L. W.; GIERING, M. E.;MIRA, CAIO. Álcool é droga? Uma análise dos objetos de discurso e da representação discursiva relacionados ao álcool em textos midiáticos online. 2019. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Helena Albé

GIERING, M. E.; RODRIGUES, M. G.;MIRA, CAIO; SOUZA, J. A. C.. A responsabilidade enunciativa em reportagens de divulgação científica e sua materialização no quadro pré-citação. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: GREICI LENIR REGINATTO CAÑETE

KERSCH, D. F.;MIRA, CAIO; BAPTISTA., L. M. T. R.; GABBIANI, B.. Desafios na Regionalização em Casa quanto à formação de docentes de línguas adicionais no âmbito do MERCOSUL, um estudo de caso: para integrar necessitamos de professores (Web) 2.0?. 2018. Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Melquiades Paceli Sandes Barros

GIERING, M. E.; BENTES. A.C; CARNIN, A.;MIRA, CAIO. A intertextualidade e sua relação com a midiatização da ciência na Revista Galileu. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Marta Helena Facco Piovesan

MELO, J. L. B.; GARCEZ, P. M.; KERSCH, D. F.;MIRA, CAIO; BENTES, A. C.. Narrativas: discursos e identidades: (des)encontros no sul do Maranhão. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: João Gabriel Rodrigues Marques Padilha

GIERING, M. E.;MIRA, CAIO; SANTOS, L. W.; ALVES, I. M. R.. Álcool e drogas: um estudo dos processos de referenciação de álcool em textos de midiáticos online. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Cláudia Redecker Schwabe

GUIMARAES, A. M. M.; FANTI, M. G.;MIRA, CAIO; CARNIN, A.. Atividade docente e a renormalização atorial. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maria Helena Albé

GIERING, M. E.;MIRA, CAIO; RODRIGUES, M. G.; SOUZA, J. A. C.. A responsabilidade enunciativa em reportagem midiáticas que comunicam ciência para leitores jovens. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Lucas Manca Dal'Ava

SE, E. V. G.; MORATO, EDWIGES MARIA;MIRA, CAIO. A progressão tópica na linguagem de pessoas com Doença de Alzheimer em estágios leve e moderado.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Manuela da Silva Alencar de Souza

LIMA, M. S.; LONGARAY, E.;MIRA, CAIO. Motivações e emoções de alunos de inglês do Proeja. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Katiuscia de Almeida Custodio

OSTERMANN, A. C.; MORATO, E. M;MIRA, C. C. C. R.. As narrativas orais na Doença de Alzheimer: estratégias de referenciação na interação. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fernanda Von Mühlen

ZILLES, A. M. S.;MIRA, CAIO; CACERES, G. H.; LIMBERGER, B. K.. Políticas Linguísticas de manutenção de variedade Hunsrckisch/Hunsrik/Hunrisqueano: um estudo de caso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Maristela Silva dos Santos

CACERES, G. H.; KERSCH, D. F.;MIRA, CAIO. O ensino da língua espanhola no rio grande do sul: um olhar pelo prisma das políticas linguísticas propostas no setor educacional do Mercosul. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Fernanda Ferreira Gimenes

CORONA, M. O.; COSTA, G. C.;MIRA, CAIO. Conviver com a Doença de Alzheimer: estratégias referenciais em narrativas colaborativas de um Grupo de Apoio. 2018.

Aluno: Daiane Baldasso Böhm

OSTERMANN, A. C.; BARCELLOS, N. T.;MIRA, CAIO; ANDRADE, D. N. P.. Recomendações médico/a paciente em consultas de aconselhamento genético: neutralidade?. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tatiana Dilly Dexheimer

OSTERMANN, A. C.;MIRA, CAIO; SOUZA, J.; ANDRADE, D. N. P.. Respostas transformativas em interações entre médicos/as em gestantes de médio e alto risco: um olhar sobre as ações e implicações dessas respostas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Rafahel Jean Parintins

BENTES, ANNA CHRISTINA; MORATO, EDWIGES MARIA;MIRA, C. C. C. R.; FALCONE, K.. Ações cognitivo-discursivas de elaboração da perspectiva social no CCA. 2014.

Aluno: Vanessa Vingert

ALBE, M. H.; SELL, M.;MIRA, CAIO. Os Efeitos De Sentido Do Discurso Relatado Em Notícias De Divulgação Científica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Gabriela Krause dos Santos

KERSCH, D. F.; ALBE, M. H.;MIRA, CAIO. "...às vezes um sorriso, uma mensagem de apoio (...) podem, sim, transformar uma ferida dentro de nós em uma semente de esperança". Acolhimento e (trans) formação da identidade digital docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Tatiana Dilly Dexheimer

OSTERMANN, A. C.;MIRA, CAIO; SCHNACK, C. M.. .Respostas transformativas (ou indiretas?) a perguntas polares nas interações médico-paciente. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Camila de Almeida Teixeira

OSTERMANN, A. C.;MIRA, CAIO; SCHNACK, C. M.. A força deôntica do marcador discursivo né em interações médico-paciente.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Jéssica Luiza Mohr

MIRA, CAIO; ALBE, M. H.; DREYER, M.. Análise de estratégias de referenciação na redação de vestibular da Unisinos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Júlio Arnhold Ritzel

MIRA, CAIO; MELLO, V.; VIER, S.. A referência criada pelo uso de construções adversativas: uma análise enunciativa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Melissa Liú Ellwänger

MELLO, V. H. D.;MIRA, C. C. C. R.; KNACK, C.. Os articuladores metaenunciativos e produção de sentidos no artigo de opinião: uma abordagem enunciativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Anna Christina Bentes

BENTES, A. C.; AQUINO, Z. M. O.;MORATO, Edwiges Maria. O CCA como uma comunidade de práticas: uma análise das interações do Centro de Convivência de Afásicos. 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Anna Christina Bentes

MORATO, Edwiges MariaBENTES, A. C.; ELIAS, V.M.S.; AQUINO, Z. M. O.; Macedo, H. de O.. Afasia e Interação: uma análise da dinâmica de turnos e da gestão do tópico nas práticas conversacionais de sujeitos afásicos e não afásicos. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Anna Christina Bentes

MORATO, E. M.BENTES, A. C.; Macedo, H. de O.. Afasia e interação: um estudo da competência pragmática de sujeitos afásicos em situações conversacionais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Anna Christina Bentes

BENTES, A. C.; LEITE, M. Q.; LEITE, S. C. G.. A elaboração de um estilo de fala e a construção do ethos de um sujeito afásico em situações conversacionais: algumas considerações acerca do uso da linguagem nas afasias (Área: Sociolinguística). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Anna Christina Bentes

BENTES, A. C.; AQUINO, Z. M. O.. O CCA como uma comunidade de práticas: uma análise das interações do Centro de Convivência de Afásicos. 2007 - Universidade Estadual de Campinas.

SEBASTIAO CARLOS LEITE GONÇALVES

BENTES, Anna ChristinaGONÇALVES, S. C. L.; LEITE, Marli Quadros. A elaboração de um um estilo de fala e a construção do ethos de um sujeito afásico em situações conversacionais. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Heloisa de Oliveira Macedo

MACEDO, H. O.; MORATO, Edwiges Maria; Bentes, A. C.; ELIAS, Vanda Maria da Silva; AQUINO, Zilda Gaspar de Oliveira. Afasia e Interação: uma análise da dinâmica de turnos e da gestão do tópico nas práticas conversacionais de sujeitos afásicos e não-afásicos. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Heloisa de Oliveira Macedo

MORATO, E. M.; Bentes, A. C.;MACEDO, H. O.; MIRA, Caio. Afasia e Interação: um estudo da competência pragmática de sujeitos afásicos em situações conversacionais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Marina Célia Mendonça

MENDONÇA, Marina Célia. Texto publicitário: um encontro entre a oralidade e a escrita. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e propaganda) - Universidade de Franca.

Edwiges Maria Morato

MORATO, E. M.. O CCA como uma Comunidade de Práticas: uma análise das interações do Centro de Convivência de Afásicos (Exame de Qualificação da Dissertação de Mestrado). 2007. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Edwiges Maria Morato

MORATO, E. M.BENTES, A. C.; ELIAS, V. M.; AQUINO, Z. G. O.; MACEDO, H. O.. Afasia e Interação: uma análise da dinâmica de turnos e da gestão do tópico nas práticas conversacionais de sujeitos afásicos e não afásicos. 2012. Tese (Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Edwiges Maria Morato

MORATO, E. M.BENTES, A. C.; MACEDO, H. O.. Afasia e interação: um estudo da competência pragmática de sujeitos afásicos em situações conversacionais. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Alda da Silva Barreiros

Processos de retextualização e referenciação em audiências de conciliação; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);

Jordana Molinetti Silvestrin

Estratégias referencias na Doença de Alzheimer: uma análise textual-interativa de narrativas; Início: 2017; Dissertação (Mestrado profissional em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);

Marta Helena Facco Piovesan

Narrativas, discursos e identidades: (des)encontros no Sul do Maranhão; Início: 2016; Tese (Doutorado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Coorientador);

Juliana Silvestre Vargas

Organicidade tópica e enquadres interativos em reuniões de um Grupo de Apoio aos familiares de pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; (Orientador);

Ana Isabel Eltz Dornelles

A descrição das formas de geranciamento tópico em interações da Doença de Alzheimer; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Katiuscia de Almeida Custodio

"Como é que eu vou dizer"; ; ; :A coconstrução de sentidos nas narrativas orais de uma pessoa com Atrofia Cortical Posterior; 2017; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Fundo Theobaldo Frantz; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Fernanda Ferreira Gimenes

Um probleminha de memória, um problema de cabeça, um problema de esquecimento: as estratégias referenciais em narrativas de um Grupo de Apoio; ; 2017; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Jéssica Mohr

Análise de processos referenciais em redações de vestibular; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Débora Costa Leite

Os problemas de coerência na produção textual do gênero resenha de alunos do curso de Letras; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Centro Universitário Padre Anchieta; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Ariel Flôres Dias

Conviver com a Doença de Alzheimer na família: uma análise do diálogo construído no contexto internacional de um Grupo de Apoio; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Juliana Silvestre De Vargas

Isso são sinais da idade? Uma análise das estratégias referenciais em narrativas sobre a Doença de Alzheimer; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Ariel Flôres Dias

O diálogo construído nas narrativas de familiares e cuidadores de pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer em interações de um Grupo de Apoio; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Juliana Silvestre De Vargas

Estratégias referenciais em interações de um Grupo de Apoio aos familiares de pessoas acometidas pela Doença de Alzheimer; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português e Inglês) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Luan Quadros de Lima

Mapeamento tópico em interações institucionais: o caso do Grupo de Apoio a familiares de pessoas com Doença de Alzheimer; 2016; Iniciação Científica - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Débora Costa Leite

Os problemas de produção textual no ensino superior; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Centro Universitário Padre Anchieta; Orientador: Caio César Costa Ribeiro Mira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Anna Christina Bentes

O CCA como uma comunidade de práticas: análise das práticas interativas do Centro de Convivência de Afásicos da UNICAMP; 2007; Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Anna Christina Bentes;

Edwiges Maria Morato

Afasia e interação: uma análise da dinâmica de turnos e da gestão do tópico nas práticas conversacionais; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Lingüística) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Edwiges Maria Morato;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MIRA, CAIO . Como é que a gente diz? Uma análise das estratégias textuais-interativas na narrativa de uma pessoa com Doença de Alzheimer. LINGUAGEM EM (DIS)CURSO (ONLINE) , v. 19, p. 419-433, 2019.

  • GIMENES, F. F. ; MIRA, CAIO . O ETHOS DISCURSIVO EM INTERAÇÕES DE UM GRUPO DE APOIO A FAMILIARES DE PESSOAS COM A DOENÇA DE ALZHEIMER. REVISTA DISSOL - DISCURSO, SOCIEDADE E LINGUAGEM , p. 195, 2019.

  • 2018 MIRA, CAIO ; CUSTODIO, K. A. . O que traz o senhor aqui?: uma análise semiolinguística do discurso sobre a Doença de Alzheimer. Fórum Linguístico , v. 15, p. 3136-3152, 2018.

  • 2017 MIRA, CAIO . Enquadres interativos e gestão do tópico discursivo em uma comunidade de práticas de afásicos e não afásicos. Estudos Linguísticos. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 46, p. 432-447, 2017.

  • 2017 MIRA, CAIO ; CARNIN, A. . Histórias sobre o convívio com a Doença de Alzheimer: contribuições da noção de referenciação para a análise de narrativas no contexto de interações de um Grupo de Apoio. CADERNOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS (UNICAMP) , v. 59, p. 157-174, 2017.

  • 2017 MIRA, CAIO ; PIOVESAN, M. H. . Estratégias referenciais em uma narrativa sobre o convívio com a Doença de Alzheimer. Filologia e Linguística Portuguesa (Online) , v. 19, p. 285-299, 2017.

  • 2016 MIRA, CAIO . A construção de objetos de discurso nas práticas conversacionais de um grupo de convivência de afásicos. Fórum Linguistico (Online) , v. 13, p. 1131-1146, 2016.

  • 2016 MIRA, CAIO . Conversação nas afasias: uma análise do tópico discursivo e do turno conversacional sob a perspectiva textual-interativa. Linguagem em (Dis)curso (Online) , v. 16, p. 133-152, 2016.

  • 2015 MIRA, CAIO . Anáforas e dêitcos na conversação de sujeitos afásicos: o linguístico e o extralinguístico em atividades referenciais. Intersecções (Jundiaí) , v. 3, p. 52-61, 2015.

  • 2014 MIRA, C. C. C. R. . Leitura e Produção de Texto no Ensino Superior: uma questão de gênero textual ou gênero discursivo?. Entremeios , v. 8, p. 1-14, 2014.

  • 2014 MIRA, CAIO . Escolhas lexicais na elaboração de estio de fala na linguagem afásica. Intersecções (Jundiaí) , v. 2, p. 74-90, 2014.

  • 2013 MIRA, CAIO . O turno conversacional em interações de sujeitos afásicos. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM , v. 7, p. 90-108, 2013.

  • 2013 MIRA, C. C. C. R. . A manipulação do tópico discursivo por sujeitos afásicos em situações conversacionais. Veredas (UFJF. Online) , v. 17, p. 152-172, 2013.

  • 2012 MORATO, EDWIGES MARIA ; BENTES, ANNA CHRISTINA ; TUBERO, ANA LUCIA ; MACEDO, HELOÍSA DE OLIVEIRA ; CAZELATO, SANDRA DE OLIVEIRA ; MIRA, CAIO CÉSAR COSTA RIBEIRO ; MARTINS, ERIK FERNANDO MILETTA . Processos implícitos, contextuais e multimodais na construção referencial em conversações entre afásicos e não afásicos: relato de pesquisa. Linguagem em (Dis)curso (Impresso) , v. 12, p. 711-742, 2012.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MIRA, CAIO . Parecer Ad hoc para a Revista Linguagem e Ensino. 2018.

MIRA, CAIO . Parecer Ad hoc para a Revista Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos. 2018.

MIRA, CAIO . Parecer Ad hoc para Revista Fórum Linguístico. 2017.

MIRA, CAIO . Parecer ad hoc para Revista DisSoL - Discurso, Sociedade e Linguagem. 2017.

MIRA, CAIO . Parecer ad hoc para a Revista Intersecções. 2017.

MIRA, CAIO . Avaliador Externo Comissão de Bolsas de Iniciação Científica PUC/RS. 2017.

MIRA, CAIO CÉSAR COSTA RIBEIRO . Avaliador Externo do Programa de Bolsa Pesquisa Aluno - PUC/RS. 2016.

MIRA, CAIO . Avaliador Externo Comissão de Bolsas de Iniciação Científica PUC/RS. 2016.

MIRA, CAIO . Parecer Ad hoc para Revista Fórum Linguístico. 2016.

MIRA, CAIO . Parecer Ad hoc para Revista Entrelinhas. 2016.

MIRA, CAIO . Parecer Ad hoc para Revista do GEL. 2016.

MIRA, CAIO CÉSAR COSTA RIBEIRO . Parecer Ad hoc para a Revista Domínios de Linguagem (v.9, n.1 jan/jun 2015). 2015.

MIRA, C. C. C. R. . Parecer Ad hoc para a Revista Letrônica (v.9 n.2 /2016). 2015.

MIRA, C. C. C. R. . Parecer para a Revista Intersecções (v.16, ano 8, n.2, nov. 2015). 2015.

MIRA, CAIO . Parecer para a Revista Intersecções (v.14, ano 7, n.3, nov. 2014). 2014.

MIRA, CAIO CÉSAR COSTA RIBEIRO . Parecer para a Revista Intersecções (v.12, ano 7, n.2, maio. 2014). 2014.

MIRA, C. C. C. R. . Transcrição de dados de interação de sujeitos afásicos. 2005.

MIRA, CAIO . Revista Calidoscópio - v.17 n.1. 2019. (Editoração/Periódico).

MIRA, CAIO ; SOUZA, J. ; RANGEL, L. . Revista Calidoscópio - v.16 n.2. 2018. (Editoração/Periódico).

MIRA, CAIO . Revista Calidoscópio - v.16 n.3. 2018. (Editoração/Periódico).

MIRA, C. C. C. R. . Atividades Práticas Supervisionadas - Fonética e Fonologia. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterIal Didático).

MIRA, C. C. C. R. . Atividades Práticas Supervisionadas - Linguística Textual. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - MaterIal Didático).

MIRA, C. C. C. R. . Exame Nacional do Ensino Médio. 2009. (Banca de Correção).

MIRA, C. C. C. R. . Exame Nacional do Ensino Médio. 2008. (Membro de Banca).

MIRA, C. C. C. R. . Membro da banca de Inglês do Vestibular Nacional da UNICAMP. 2007. (Banca de Correção).

MIRA, C. C. C. R. . Exame Nacional do Ensino Médio. 2007. (Banca de Correção).

MIRA, C. C. C. R. . Exame Nacional do Ensino Médio. 2006. (Banca de Correção).

MIRA, C. C. C. R. . Corretor banca da Prova de Inglês - Vestibular Nacional da UNICAMP. 2006. (Banca de Correção).

MIRA, C. C. C. R. . Corretor das provas de redação do Exame Nacional do Ensino Médio. 2005. (Banca de Correção).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    A relação entre contexto interativo e tópico discursivo em interações de um Grupo de Apoio aos familiares cuidadores de portadores da Doença de Alzheimer, Descrição: As práticas conversacionais constituem um locus privilegiado tanto para a análise da conversa e de sua natureza linguístico-discursiva, quanto também para a observação dos fenômenos de ordem social e semântica imbricados no entendimento das relações entre linguagem e organização social em grupo. Esta é a premissa, de cunho interacional, que sustenta o presente projeto de pesquisa, dedicado à análise das formas de gestão do tópico e da influência do contexto interativo centração tópica nas interações de Grupo de Apoio aos familiares cuidadores de sujeitos acometidos pela Doença de Alzheimer (DA). A noção de tópico discursivo utilizada nesse projeto é oriunda da perspectiva textual-discursiva no campo de estudos da Linguística Textual, especialmente dos trabalhos que analisam a organização da interação face a face (MARCUSCHI, 1998, 2006; KOCH, URBANO e JUBRAN, 1992; KOCH, 1997; KOCH e PENNA, 2006, JUBRAN, 2006a, 2006b, 2006c) e na abordagem teórico-analítica de Hanks (1996, 2008) da noção de contexto interativo.Considera-se a hipótese de que a propriedade de centração tópica é influenciada pelos fatores relacionados à organização do grupo e pelos aspectos contextuais da interação. Partindo dessa hipótese, objetivo do presente projeto é analisar a influência do contexto interativo nas formas de gestão do tópico em interações no Grupo de Apoio. A principal contribuição que a execução da pesquisa pode fornecer a uma organização de indivíduos que estão inseridos em um quadro de atenção à saúde tão complexo como é cuidado dos indivíduos acometidos pela Doença Alzheimer é o mapeamento das formas de gestão tópica nas interações, que pode proporcionar ao grupo planejar, de forma mais orientada, suas ações de apoio aos familiares e cuidadores de portadores de DA e de socialização de informações a respeito dessa patologia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) . , Integrantes: Caio César Costa Ribeiro Mira - Coordenador / Anderson Carnin - Integrante / Ariel Flôres Dias - Integrante / Katiuscia de Almeida Custódio - Integrante / Fernanda Ferreira Gimenes - Integrante / Juliana Silvestre de Vargas - Integrante / Jordana Molinetti Silvestrin - Integrante., Financiador(es): Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Remuneração / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 5

  • 2010 - 2012

    Processos referenciais implícitos na conversação entre sujeitos afásicos e não-afásicos, Descrição: Descrição: A pesquisa (Edital MCT/CNPq/MEC/CAPES N º 02/2010) tem por objetivo principal analisar processos de significação verbal e não-verbal que atuam na construção da referência no contexto das interações entre afásicos e não-afásicos que se desenvolvem no Centro de Convivência de Afásicos (CCA), sediado nas dependências do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O objetivo geral da pesquisa é, pois, identificar e analisar processos referenciais na conversação entre sujeitos afásicos e não-afásicos, procurando identificar a presença de processos referenciais explícitos e implícitos na conversação entre sujeitos afásicos e não-afásicos. Como objetivos específicos do presente projeto, elencamos os seguintes pontos abaixo, ligados à constituição do corpus e ao objetivo geral da pesquisa. 1. Levantamento de ocorrência e caracterização de processos inferenciais presentes na referenciação (pressupostos pragmáticos, leis discursivas, enquadramento dos interlocutores, leis conversacionais, frames semânticos). 2. Levantamento de ocorrência e análise de processos multimodais inter-atuantes na referenciação (gestos, direcionamento do olhar, expressões corporais, etc.) 3. Levantamento de ocorrência e análise de aspectos contextuais emergentes na referenciação, particularmente os envolvidos com a construção de referência a da referência, tais como i) a identificação de objetos de discurso e ii) a gestão do tópico conversacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caio César Costa Ribeiro Mira - Integrante / MORATO, EDWIGES MARIA - Coordenador / TUBERO, ANA LUCIA - Integrante / MACEDO, HELOÍSA DE OLIVEIRA - Integrante / CAZELATO, SANDRA DE OLIVEIRA - Integrante / MARTINS, ERIK FERNANDO MILETTA - Integrante / Ingedore Grunfeld Villaça Koch - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Prêmio Dr. Clóvis Ludovice, Universidade de Franca.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Linguística Apicada. , Avenida Unisinos, 950, Cristo Rei, 93022000 - São Leopoldo, RS - Brasil, Telefone: (51) 35911122, Ramal: 1358, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2018

      Ensino, Letras - Português, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado em Letras: Variação Linguística em Português

    • 08/2018

      Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos de Comunicação da Ciência

    • 08/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Linguística Apicada, .,Cargo ou função, Editor da Revista Calidoscópio.

    • 07/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Linguística Apicada, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção e Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada.

    • 07/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Programa de Pós-Graduação em Linguística Apicada, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Gestão do Programa de Pós-Graduação em Linguística Apicada.

    • 07/2015

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pós-Graduação em Linguística Apicada, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2018 - 07/2018

      Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa em Linguística Aplicada

    • 02/2018 - 07/2018

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Noções Básicas de Linguística

    • 02/2018 - 07/2018

      Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos da Comunicação da Ciência

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Noções Básicas de Linguística

    • 08/2017 - 12/2017

      Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos da Comunicação da Ciência

    • 07/2017 - 12/2017

      Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Estudos III - Linguagem e Interação

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos da Comunicação da Ciência

    • 02/2017 - 07/2017

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários , Seminário Avançado em Letras: Variação Linguística em Português

    • 01/2017 - 07/2017

      Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Estudos I: Fundamentos da abordagem pragmática e interacional da linguagem

    • 01/2017 - 07/2017

      Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Linguística Aplicada

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminários de Pesquisa em Linguística Aplicada

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Contextos e Organização do Discurso

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos da Comunicação da Ciência

    • 07/2016 - 12/2016

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português para Comunicação II

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Interação e Práticas Discursivas

    • 02/2016 - 07/2016

      Ensino, Engenharia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos da Comunicação da Ciência

    • 07/2015 - 12/2015

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Textos de Comunicação da Ciência

    • 07/2015 - 12/2015

      Ensino, Lingüística Aplicada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa

  • 2007 - 2015

    Centro Universitário Padre Anchieta, UniAnchieta

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Língua Portuguesa - Redação e Expressão Oral I Leitura e Produção de Texto I, Leitura e Produção de Texto II, Leitura e Produção de Texto III, Metodologia do Trabalho Científco. Teoria da Comunicação. Estudos do Discurso Publicitário.

    Atividades

    • 05/2013 - 06/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro Universitário Padre Anchieta, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Interno de Pesquisa e Iniciação Científica.

    • 02/2010 - 06/2015

      Outras atividades técnico-científicas , Centro Universitário Padre Anchieta, Centro Universitário Padre Anchieta.,Atividade realizada, Revisor Técnico e Textual de publicações científicas da Instituição.

    • 02/2007 - 06/2015

      Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos do Discurso Publicitário, Leitura e Produção de Textos, Teoria da Comunicação

    • 02/2009 - 06/2014

      Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto, Métodos de Investigação Científica

    • 02/2010 - 12/2013

      Ensino, Ciências Contábeis, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção de Texto, Métodos de Investigação Científica

    • 02/2010 - 02/2013

      Ensino, Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação Empresarial

  • 2007 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de pesquisa

    Outras informações:
    O Grupo de Pesquisa (GP) COGITES - Cognição, Interação e Significação - tem reunido pesquisadores de IC a Pós-doutorado de diferentes formações e está consagrado ao estudo das relações entre linguagem e cognição por meio da análise de práticas linguístico-interacionais, em especial as que envolvem indivíduos com afasia e com Doença de Alzheimer. A fundamentação teórica do GP pauta-se sobre uma perspectiva interacionista de filiação vygotskiana alinhada com contribuições de Michael Tomasello. Sob esse enfoque sociocognitivo, o COGITES tem desenvolvido três núcleos de investigação, com apoio de vários organismos de fomento à pesquisa: 1. Descrição e análise de processos linguístico-cognitivos de indivíduos com comprometimento neurológico; 2.análise de processos sociocognitivos em contexto não patológico; 3. constituição e análise de corpora linguístico-interacionais. Os resultados dos estudos do GP podem ser vistos especialmente em publicações, teses e dissertações.

  • 2011 - 2013

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Orientador Educacional On Line

    Outras informações:
    Orientador Educacional do Curso de Especialização Lato Sensu - RedeFor / Língua Portuguesa. O RedeFor foi um curso de Especialização oferecido na modalidade EAD e voltado para a formação específica de professores da rede estadual de São Paulo - Convênio entre a Secretaria de Estado da Educação e a Universidade Estadual de Campinas. Atuação como Supervisor de Trabalho de Conclusão de Curso.

  • 2011 - 2015

    ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Coordenador de Disciplina, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Coordenador das disciplinas EAD no modelo A3: Teorias do Letramento / Variação Linguística.

  • 2010 - 2011

    ANHANGUERA EDUCACIONAL S/A

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Tutor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Professor Tutor das disciplinas EAD: Aspectos Históricos da Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, Gestão do Conhecimento, Libras.

  • 2010 - 2011

    Faculdade Anhanguera de Jundiaí

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Disciplinas Ministradas: Relacionamento com o consumidor; Planificação Mercadológica; Pesquisa de Mercado