Cristina Aparecida Benelle

Possui graduação em Engenharia de Pesca (2007) com Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (2010), com ênfase nestas áreas e também limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, produção pesqueira, aquicultura e pesca. Atualmente trabalha na área de Engenharia Civil, com elaboração de projetos bem como acompanhamento, execução e regularização de obras, assessoria em Instituição de Condomínios...

Informações coletadas do Lattes em 21/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado interrompido em 2014 em Engenharia Agrícola

2013 - Interrompido

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Ciclo Biogeoquímico do Mercúrio e do Metilmercúrio em Reservatórios Neotropicais: Um estudo de caso nos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório - Rio Iguaçu,
Silvio César Sampaio. Coorientador: Pitágoras Augusto Piana / Zuleica Carmen Castilhos. Ano de interrupção: 2014Palavras-chave: avaliação de risco à saúde humana; metilmercúrio; fator biótico de acumulação; hot spot de contaminação.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Pesca e Aqüicultura; Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca

2008 - 2010

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Efeitos de sistemas de operação e condições ambientais na abundância de um piscívoro em reservatórios neotropicais,Ano de Obtenção: 2010
Pitágoras Augusto Piana.Bolsista do(a): Parque Tecnológico Itaipu, PTI, Brasil. Palavras-chave: sistema de operação de reservatórios; regressão múltipla; Salto Osório; Salto Santiago.Grande área: Ciências AgráriasSetores de atividade: Pesca e Aqüicultura.

Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase em Recursos Hídricos

2011 - 2012

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: LEVANTAMENTO DE TEORES DE MERCÚRIO EM PEIXES DE RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: Estudo de caso nos Reservatórios de Salto Osório e Salto Santiago
Orientador: Cristiano Poleto

Graduação em andamento em Engenharia Civil

2013 - Atual

Faculdade Assis Gurgacz

Graduação em Engenharia de Pesca

2003 - 2007

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Ecologia Populacional da saicanga, Oligosarcus longirostris (MENEZES & GÈRY, 1985) nos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.
Orientador: Gilmar Baumgartner

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Programa R. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2007 - 2009

Curso de Inglês. (Carga horária: 231h). , MCG Idiomas, MCG, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Introdução à linguagem HTML - 2ª Edição. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2006 - 2006

Língua Inglesa. (Carga horária: 50h). , Centro Cultural Hispano, HISPANO, Brasil.

2006 - 2006

Boas Práticas de Manejo em Aqüicultura. (Carga horária: 8h). , Instituto Água Viva de Pesquisa e Extensão em Aquicultura e Pesca, ÁGUA VIVA, Brasil.

2005 - 2005

Língua Inglesa. (Carga horária: 50h). , Centro Cultural Hispano, HISPANO, Brasil.

2005 - 2005

Língua Inglesa. (Carga horária: 50h). , Centro Cultural Hispano, HISPANO, Brasil.

2004 - 2004

Língua Inglesa. (Carga horária: 50h). , Centro Cultural Hispano, HISPANO, Brasil.

2004 - 2004

Língua Inglesa. (Carga horária: 50h). , Centro Cultural Hispano, HISPANO, Brasil.

2004 - 2004

Marcadores Moleculares e Variabilidade Genética de. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2003 - 2003

Cultivo de Tilápias em Tanques-redes. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2003 - 2003

Cultivo de Lagostas. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

1998 - 1999

Delphi. (Carga horária: 72h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI, Brasil.

1997 - 1998

Access. (Carga horária: 72h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI, Brasil.

1997 - 1997

Corel Draw. (Carga horária: 20h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI, Brasil.

1997 - 1997

Digitação. (Carga horária: 36h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI, Brasil.

1996 - 1997

Excel. (Carga horária: 36h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI, Brasil.

1996 - 1997

Word. (Carga horária: 36h). , Centro de Desenvolvimento à Informática, CDI, Brasil.

1995 - 1996

Língua Espanhola. (Carga horária: 276h). , Centro de Línguas Estrangeiras Modernas, CELEM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Avaliação de Estoques Pesqueiros de Águas Interiores.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Fatores Abióticos de Águas Interiores.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca / Subárea: Recursos Pesqueiros de Águas Interiores/Especialidade: Manejo e Conservação de Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia.EFEITOS DE SISTEMAS DE OPERAÇÃO E CONDIÇÕES AMBIENTAIS NA ABUNDÂNCIA DE HOPLIAS AFF. MALABARICUS (BLOCH, 1794) EM RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: UM ESTUDO DE CASO NO RIO IGUAÇU. 2013. (Encontro).

XX Encontro Brasileiro de Ictiologia.LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE TEORES DE MERCÚRIO EM PEIXES DE RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: ESTUDO DE CASO NOS RESERVATÓRIOS DE SALTO OSÓRIO E SALTO SANTIAGO, BACIA DO RIO IGUAÇU, PR. 2013. (Encontro).

IV Congresso da Academia Trinacional de Ciências. Composição e Estrutura do Ictioplâncton de Três Braços do Reservatório de Itaipu em Relação ao Componente Abiótico: Abordagem de Análise de Gradientes Indiretos. 2009. (Congresso).

XII Congresso Brasileiro de Limnologia. Variação espaço-temporal e relações ambientais entre o ictioplâncton em dois braços do reservatório de Itaipu. 2009. (Congresso).

XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia.Biologia Reprodutiva da Saicanga, Oligosarcus longisrostris (Menezes & Gèry, 1985) no Reservatório de Salto Santiago, Paraná, Brasil.. 2009. (Encontro).

1º CONEPEQQ - Congresso Nacional de Engenharia de Pesca, Engenharua Química e Química. 2007. (Congresso).

XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia - XVII EBI.Abundância das larvas de Iheringichthys labrosus (Lütken, 1874) (Siluriformes, Pimelodidae) no Reservatório de Itaipu - Paraná/Brasil. 2007. (Encontro).

VIII Festival de Pesca no Lago Municipal Diva Paim Barth. 2006. (Outra).

XV Encontro Anual de Iniciação Científica & VI EPUEPG.Ecologia Populacional da saicanda, Oligosarcus longirostris (MENEZES & GÈRY, 1985) nos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. 2006. (Encontro).

XIV EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica.Densidade do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (HELLER, 1862) na região do São Francisco Verdadeiro, reservatório de Itaipu. 2005. (Encontro).

II Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & VI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca.Abundância de larvas de Plagioscion squamosissimus, em relação a alguns fatores bióticos no Reservatório de Itaipu - Paraná/Brasil. 2004. (Simpósio).

I Simpóssio Paranaense de Engenharia de Pesca & V Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca. 2003. (Simpósio).

XIII Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Rogério Leandro da Silva

BAUMGARTNER, G.; SEBASTIEN, N.Y.;SILVA, P.R.L.. Ecologia Populacional da Saicanga, Oligosarcus longirostris (Menezes e Geri, 1985) em Dois Reservatórios do Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Heitor Othelo Jorge Filho

JORGE FILHO, Heitor Othelo. LEVANTAMENTO DE TEORES DE MERCÚRIO EM PEIXES DE RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: ESTUDO DE CASO NOS RESERVATÓRIOS DE SALTO OSÓRIO E SALTO SANTIAGO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Pitágoras Augusto Piana

PIANA, P. A.PETRY, A. C.; GUBIANI, É. A.. Efeitos de sistemas de operação e condições ambientais na abundância de um piscívoro em reservatórios neotropicais. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Pitágoras Augusto Piana

PIANA, P. A.BAUMGARTNER, G.; GUBIANI, É. A.. Composição e estrutura do ictioplâncton de três braços do reservatório de Itaipu em relação ao componente abiótico: abordagem de análise de gradientes indiretos. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Ana Cristina Petry

PIANA, P. A.PETRY, A. C.; GUBIANI, E. A.. Efeitos de sistemas de operação e condições ambientais na abundância de um piscívoro em reservatórios neotropicais. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Lúcia Bressiani

POLETO, C.BRESSIANI, L.; JORGE FILHO, H. O.. LEVANTAMENTO DE TEORES DE MERCÚRIO EM PEIXES DE RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: ESTUDO DE CASO NOS RESERVATÓRIOS DE SALTO OSÓRIO E SALTO SANTIAGO. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental com ênfase em Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Andréa Resende Souza

SOUZA, A. R.. Avaliação imobiliária de terrenos em área de lazer localizada ás margens do rio Iguaçu, utilizando método comparativo direto de dados de mercado em comparação com os valores praticados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro Universitário Assis Gurgacz.

Gilmar Baumgartner

BAUMGARTNER, G.SEBASTIEN, Nyamien YahautSILVA, Pedro Rogério Leandro da. Ecologia Populacional da saicanga, Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry, 1985) em dois reservatórios do rio Iguaçu, Paraná, Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Éder André Gubiani

PIANA, P. A.; Petry, A.C.;Gubiani, É. A.. Efeitos de sistemas de operação e condições ambientais na abundância de um piscívoro em reservatórios neotropicais. 2010. Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Éder André Gubiani

PIANA, P. A.BAUMGARTNER, G.Gubiani, É. A.. Composição e estrutura do ictioplâncton de três braços do reservatório de Itaipu em relação ao componente abiótico: abordagem de análise de gradientes indiretos. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Nyamien Yahaut Sebastien

BaumgartnerSÉBASTIEN, N. Y.; Silva. Ecologia populacional da Saicanga , Oligosarcus longirostris (Menezes e Geri, 1985) em dois reservatórios do Rio Iguaçu, Paraná-Brasil. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pitágoras Augusto Piana

Efeitos de sistemas de operação e condições ambientais na abundância de um piscívoro em reservatórios neotropicais; 2010; Dissertação (Mestrado em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Parque Tecnológico de Itaipú; Orientador: Pitágoras Augusto Piana;

Gilmar Baumgartner

Ecologia populacional da saicanga, Oligosarcus longirostris (menezes & gèry, 1985) em dois reservatórios do rio Iguaçu, Paraná, Brasil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Itaipu Binacional; Orientador: Gilmar Baumgartner;

Gilmar Baumgartner

Ecologia populacional da saicanga, Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry, 1985) nos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, rio Iguaçu, Paraná, Brasil; ; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Pesca) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Gilmar Baumgartner;

Cristiano Poleto

LEVANTAMENTO DE TEORES DE MERCÚRIO EM PEIXES DE RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: ESTUDO DE CASO NOS RESERVATÓRIOS DE SALTO OSÓRIO E SALTO SANTIAGO; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Ambiental com ênfase em Recursos Hídricos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Cristiano Poleto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BENELLE, C. A. ; FRANA, V. A. ; SILVA, P. R. L. ; PIANA, P. A. ; BAUMGARTNER, G. ; FERNANDEZ, D. R. . Composição e Estrutura do Ictioplâncton de Três Braços do Reservatório de Itaipu em Relação ao Componente Abiótico: Abordagem de Análise de Gradientes Indiretos. In: IV Congresso da Academia Trinacional de Ciências, 2009, Foz do Iguaçu. Congresso da Academia Trinacional de Ciências, 2009.

  • CONTRERA, Y. M. B. ; BENELLE, C. A. ; COSTA, M. R. L. ; GOGOLA, T. M. ; SILVA, P. R. L. ; ORZARI, B. V. ; SANCHES, P. V. . Estudo das desovas de peixes em uma região do Alto rio Paraná sob influência de barramentos. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. Anais..., 2011.

  • COSTA, M. R. L. ; CONTRERA, Y. M. B. ; GOGOLA, T. M. ; SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; ALMEIDA, M. C. ; SANCHES, P. V. . Determinação das áreas e períodos de desova de pintado, Pseudoplatystoma corruscans (Spix e Agassiz, 1829) (Siluriformes, Pimelodidae) e suas relações com algumas variáveis ambientais em um trecho a montante do Reservatório de Itaipu. In: Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. Anais..., 2011.

  • DAMASCENO, D. Z. ; BENELLE, C. A. ; BIER, V. A. ; PIANA, P. A. . Relação entre fatores abióticos e distribuição das fases iniciais de 4 espécies de peixes em um braço do reservatório de Itaipu. In: I Simpósio Brasileiro de Tecnologia em Aquicultura e II Semana Acadêmica de Tecnologia em Aquicultura, 2010, Palotina. Anais..., 2010.

  • Damasceno, D. Z. ; BENELLE, C. A. ; ARSEGO, E. ; DEBONA, T. ; SANTOS, V. V. ; PIANA, P. A. . Composição e estrutura da ictiofauna em relação ao gradiente longitudinal no reservatório de Salto Caxias. In: II Simpósio Nacional de Engenharia de Pesca, 2010, Toledo. Anais..., 2010.

  • ALMEIDA, M. C. ; BAUMGARTNER, G. ; BENELLE, C. A. ; FRANA, V. A. ; SILVA, P. R. L. . Densidade do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (HELLER, 1862) na região do São Francisco Verdadeiro, reservatório de Itaipu. In: XIV EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica, 2005, Guarapuava. Anais do XIV EAIC. Guarapuava, 2005.

  • BENELLE, C. A. ; PIANA, P. A. ; LESSA, A. R. ; DOMINGOS, L. ; ARAUJO, P. ; BIDONE, E. D. ; BAUMGARTNER, D. ; CASTILHOS, Z. C. . MERCURY LEVELS IN FISH FROM NEOTROPICAL HYDROELECTRIC RESERVOIRS AT IGUAÇU RIVER BASIN, PARANÁ STATE, BRAZIL. In: ICMGP - International Conference on Mercury as a Global Pollutant, 2013, Edinburgh. http://www.mercury2013.com/index/, 2013.

  • MACIEL, Anderson L. ; BENELLE, C. A. ; SILVA, P. R. L. ; GOGOLA, T. M. ; BAUMGARTNER, G. ; GUBIANI, E. . Determinação das áreas de desova de Hypophthalmus edentatus (Spix, 1829) no rio São Francisco Verdadeiro, Reservatório de Itaipu. In: XIX Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2011, Manaus. Anais..., 2011.

  • Damasceno, D. Z. ; BENELLE, C. A. ; MACIEL, Anderson L. ; GUBIANI, E. ; PIANA, P. A. . Variações espaciais e temporais na composição e estrutura da ictiofauna na área da PCH São Francisco Verdadeiro, Toledo, Paraná: Efeito das variáveis limnológicas. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife. Anais..., 2010.

  • PIANA, P. A. ; BENELLE, C. A. ; SILVA, P. R. L. ; Damasceno, D. Z. ; BAUMGARTNER, G. ; FERNANDEZ, D. R. . Efeitos de fatores ambientais na ocorrência de larvas de Plagioscion squamosissimus (Heckel, 1940) em um reservatório subtropical. In: IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática, 2010, Recife. Anais..., 2010.

  • BENELLE, C. A. ; SILVA, P. R. L. ; FRANA, V. A. ; PIANA, P. A. ; BAUMGARTNER, G. . Biologia reprodutiva da saicanga, Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry, 1985) no reservatório de Salto Santiago, Rio Iguaçu, Paraná, Brasil. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. p. 241-241.

  • BENELLE, C. A. ; SILVA, P. R. L. ; PIANA, P. A. ; BAUMGARTNER, D. ; BAUMGARTNER, G. . Relações entre fatores ambientais e distribuição de larvas no rio Ocoí, tributário de Itaipu, Paraná, Brasil.. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. p. 242-242.

  • SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; Damasceno, D. Z. ; BAUMGARTNER, G. . Fatores abióticos e a abundância das fases iniciais de desenvolvimento de peixes na área de influência do rio São Francisco Verdadeiro - Reservatório de Itaipu. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. p. 271-271.

  • GOGOLA, T. M. ; Damasceno, D. Z. ; SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; BAUMGARTNER, G. . Estrutura das assembléias de larvas de peixes na área de influência do rio Arroio Guaçu - Reservatório de Itaipu/Paraná/Brasil. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. p. 176-176.

  • SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; BAUMGARTNER, D. ; BAUMGARTNER, G. . Locais de desova e período reprodutivo de peixe-rei Odontesthes bonariensis (Valenciennes, 1835) no reservatório de Salto Santiago, Rio Iguaçu/PR. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. p. 176-176.

  • Damasceno, D. Z. ; SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; FRANA, V. A. ; BAUMGARTNER, G. . Estrutura da comunidade de peixes do Parque Aquícola Xororó (Reservatório de Itaipu) município de Guaíra/PR. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. p. 183-183.

  • Damasceno, D. Z. ; SILVA, P. R. L. ; GOGOLA, T. M. ; BENELLE, C. A. ; BAUMGARTNER, G. . Assembléia de peixes da região litorânea em Balneários do Reservatório de Itaipu. In: XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009, Cuiabá. XVIII Encontro Brasileiro de Ictiologia, 2009. p. 182-182.

  • BORTOLINI, J. C. ; SILVA, P. R. L. ; GOGOLA, T. M. ; BENELLE, C. A. ; MEURER, T. ; GENEHR, C. M. ; WENGRAT, S. ; GURSKI, F. A. ; XAVIER, M. ; BUENO, N. C. . Bacillariophyceae (Ochrophyta) do Rio Iguaçu, Parque Nacional do Iguacu, Cais da Trilha do Macuco Safari, Foz do Iguaçu-Paraná. In: XVIII Semana da Biologia, 2008, Cascavel. Anais da XVIII Semana da Biologia, 2008.

  • DAMASCENO, D. Z. ; SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; BAUMGARTNER, G. . Abundância de Ovos e Larvas ao longos dos períodos reprodutivos na região do Rio São Francisco Verdadeiro - Reservatório de Itaipu. In: X Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2008, Toledo. Anais da X Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2008.

  • BENELLE, C. A. ; MACIEL, Anderson L. ; BAUMGARTNER, G. ; ROSA, M. C. G. ; DEBONA, T. ; TOSIN, Clóvis A. . DETERMINAÇÃO DO PERÍODO REPRODUTIVO DE SAICANGA Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry, 1985), NO RESERVATÓRIO DE SALTO SANTIAGO, RIO IGUAÇU, PARANÁ - BRASIL.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia - XVII EBI, 2007, Itajaí. Resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Itajaí, 2007. p. 463-464.

  • BENELLE, C. A. ; REIMANN, W. D. ; ROSA, M. C. G. ; SILVA, P. R. L. ; SANTOS, V. V. ; BAUMGARTNER, D. . DETERMINAÇÃO DA PROPORÇÃO SEXUAL DA SAICANGA, Oligosarcus longirostris (Menezes & Gèry, 1985), NO RESERVATÓRIO DE SALTO SANTIAGO, RIO IGUAÇU, PARANÁ - BRASIL.. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia - XVII EBI, 2007, Itajaí. Resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Itajaí, 2007. p. 464-464.

  • ALMEIDA, M. C. ; BENELLE, C. A. ; FUKUSHIMA, S. I. ; GOGOLA, T. M. ; SANTOS, V. V. . Abundância das larvas de Iheringichthys labrosus (Lütken, 1874) (Siluriformes, Pimelodidae) no Reservatório de Itaipu - Paraná/Brasil. In: XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia - XVII EBI, 2007, Itajaí. Resumos do XVII Encontro Brasileiro de Ictiologia. Itajaí, 2007. p. 537-537.

  • PEREIRA, A. P. S. ; SILVA, O. R. R. ; BENELLE, C. A. ; BAUMGARTNER, D. ; BAUMGARTNER, G. ; MAKRAKIS, M. C. . Abundância de larvas de Plagioscion squamosissimus, em relação a alguns fatores bióticos no Reservatório de Itaipu - Paraná/Brasil. In: II Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & VI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca, 2004. II Simpósio Paranaense de Engenharia de Pesca & VI Semana Acadêmica de Engenharia de Pesca. Toledo, 2004.

  • BENELLE, C. A. ; PIANA, P. A. . EFEITOS DE SISTEMAS DE OPERAÇÃO E CONDIÇÕES AMBIENTAIS NA ABUNDÂNCIA DE HOPLIAS AFF. MALABARICUS (BLOCH, 1794) EM RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: UM ESTUDO DE CASO NO RIO IGUAÇU. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENELLE, C. A. ; PIANA, P. A. ; CASTILHOS, Z. C. ; BAUMGARTNER, D. . LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE TEORES DE MERCÚRIO EM PEIXES DE RESERVATÓRIOS NEOTROPICAIS: ESTUDO DE CASO NOS RESERVATÓRIOS DE SALTO OSÓRIO E SALTO SANTIAGO, BACIA DO RIO IGUAÇU, PR. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENELLE, C. A. ; FERNANDEZ, D. R. ; BAUMGARTNER, G. ; PIANA, P. A. . Relações entre estoque parental e recrutamento biológico no reservatório de Itaipu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENELLE, C. A. ; Damasceno, D. Z. ; PIANA, P. A. ; BAUMGARTNER, G. ; FERNANDEZ, D. R. . Efeitos de zonação na distribuição do ictioplancton em relação as estratégias reprodutivas em um reservatório subtropical. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENELLE, C. A. ; SILVA, P. R. L. ; PIANA, P. A. ; BAUMGARTNER, G. ; FERNANDEZ, D. R. . Variação espaço-temporal e relações ambientais entre o ictioplâncton em dois braços do reservatório de Itaipu. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENELLE, C. A. ; FRANA, V. A. ; DEBONA, T. ; SILVA, P. R. L. ; BAUMGARTNER, D. ; BAUMGARTNER, G. . Ecologia Populacional da saicanda, Oligosarcus longirostris (MENEZES & GÈRY, 1985) nos Reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, Rio Iguaçu, Paraná, Brasil.. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BAUMGARTNER, G. ; BAUMGARTNER, D. ; MAKRAKIS, M. C. ; SILVA, P. R. L. ; FRANA, V. A. ; GOGOLA, T. M. ; BENELLE, C. A. ; ALMEIDA, M. C. . Locais de desova de peixes nos rios São Francisco Verdadeiro e Ocoí, tributários do reservatório de Itaipu. 2007.

BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; SILVA, P. R. L. ; GOGOLA, T. M. ; BENELLE, C. A. . Estudos de Ovos, Larvas e Recrutamento de Peixes no Reservatório de Itaipu e Tributários. 2010. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, G. ; SANCHES, P. V. ; SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; GOGOLA, T. M. . Estudos de Ovos, Larvas e Recrutamento de Peixes no Reservatório de Itaipu e Tributários. 2009. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, G. ; GOGOLA, T. M. ; BENELLE, C. A. ; SILVA, P. R. L. . Estudo de ovos e larvas de peixes no reservatório de Itaipu e tributários. 2008. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, G. ; BENELLE, C. A. ; GOGOLA, T. M. ; SILVA, P. R. L. ; Damasceno, D. Z. . Estudo de ovos e larvas de peixes no reservatório de Itaipu e tributários. 2007. (Relatório de pesquisa).

BAUMGARTNER, G. ; SILVA, P. R. L. ; BENELLE, C. A. ; GOGOLA, T. M. ; BAUMGARTNER, D. . Estudo de ovos e larvas de peixes no reservatório de Itaipu e tributários. 2006. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2014

    Estruturas de Comunidades de Peixes em Reservatórios Neotropicais, Descrição: Este projeto tem por objetivo avaliar aspectos de estruturas de comunidades de peixes em reservatórios neotropicais, preferencialmente aqueles situados no estado do Paraná e de bacias hidrográficas limítrofes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Coordenador / Marcela Cristina Franke - Integrante / Liége Gonçalves de Lai - Integrante / Cibelly Dayane Benke - Integrante / Louise Cristina Gomes - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2012 - 2014

    Ciclo biogeoquimico do mercúrio e do metilmercurio em reservatorios de hidreletricas em ambientes tropicais e de seus riscos associados a saude humana. Estudo de caso: Reservatórios do Rio Iguaçu, Região Sudoeste do Paraná, Descrição: O rio Iguaçu é um rio exclusivamente paranaense, pois corta o estado de leste a oeste, sendo o importante gerador de energia do Sul do país, juntamente com o rio Paraná. Cinco usinas hidrelétricas foram construídas, a partir de 250 km das suas nascentes, ocupando praticamente metade da extensão total do rio. Em vasta pesquisa bibliográfica para estudo do comportamento biogeoquímico do mercúrio e da contaminação de peixes em reservatórios previstos no Rio Madeira, Castilhos e Rodrigues, 2009, chamam a atenção para a enorme carência em dados sistemáticos sobre teores de mercúrio em peixes oriundos de reservatórios em sistemas aquáticos tropicais. Tais dados são necessários para aprofundar o conhecimento sobre o comportamento biogeoquímico do mercúrio, sua biodisponibilidade e consequente transferência à biota. O objetivo geral do presente projeto é avaliar o potencial incremento de mercúrio em peixes de reservatórios em ambientes tropicais, os principais processos biogeoquímicos e o conseqüente risco à saúde humana.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Edison Dausacker Bidone - Integrante / Cristiano Poleto - Integrante / Zuleica Carmen Castilhos - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Ecologia Reprodutiva de Peixes em uma Lagoa Recentemente Isolada na Região do Parque Nacional de Ilha Grande, Descrição: Este projeto visa analisar a reprodução dos peixes confinados em uma lagoa recentemente isolada na região do Parque Nacional de Ilha Grande, alto rio Paraná, pela influência da barragem da UHE de Porto Primavera (UHE Sergio Motta). A lagoa Xambrê (objeto deste estudo) mantinha contato com a canal principal do rio Paraná somente durante os períoodos de cheias e a fauna presente nesta lagoa se constitui de espécies sedentárias.... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Coordenador / Eveline Arsego - Integrante / Yuri Matheus Brunhara Contrera - Integrante / Maykon Rodrigo Lechescki da Costa - Integrante / Jonas de Carli Thiel - Integrante / Marcos Marques Mendonça - Integrante / Ivonei Neunfeld Balena - Integrante.

  • 2010 - 2014

    Determinação das áreas e períodos de desova de pintado, Pseudoplatystoma corruscans (Spix e Agassiz, 1829) (Siluriformes, Pimelodidae) e suas relações com algumas variáveis ambientais em um trecho a montante do Reservatório de Itaipu, Descrição: Este projeto visa avaliar a reprodução de uma espécie de peixe de ggrande interesse comercial e esportivo e que corre risco de extinção na região do Parque Nacional de Ilha Grande, localizada em um trecho a montante do reservatório de Itaipu.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Coordenador / Yuri Matheus Brunhara Contrera - Integrante / Maykon Rodrigo Lechescki da Costa - Integrante / Jonas de Carli Thiel - Integrante / Marcos Marques Mendonça - Integrante / Ivonei Neunfeld Balena - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Resgate, Manejo e Conservação da Ictiofauna na área da UHE São Domingos, Descrição: Este Projeto teve inicio em novembro de 2010 e se estenderá até dezembro de 2012, visa avaliar os seguintes subprogramas ambientais: Monitoramento da Fauna Íctica, em 10 pontos de amostragem distribuídos nos rios: Verde, Ribeirão das Araras e São Domingos, Monitoramento de Ictioplâncton, distribuídos em 13 pontos de amostragens, Determinação de mecânismo de Transposição para Peixes, Resgate da Fauna Íctica durante o enchimento do Reservatório e Determinação de Áreas Prioritárias para Conservação e Plano de Manejo. Estes programas serão executados na futura UHE São Domingos no município de Água Clara/MS, uma parceira com a Eletrosul... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (8) . , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder Gubiani - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Estudo de ovos, larvas e recrutamento de peixes no reservatório de Itaipu e tributários, Descrição: projeto tem por função monitor a abundância de ovos e larvas de peixes e analisar o índice de recrutamento pesqueiro, nas regiões dos rios São Francisco Verdadeiro e Falso, São Vicente, Ocoí e Arroio Guaçu, abrangendo tanto a parte lêntica (Reservatório), como a parte lótica (Rio), no sentido de verificar as alterações ocorridas ao longo do tempo, bem como identificar áreas de desova, berçários e devreprodução das principais espécies. Além disso, serão avaliados o Canal da Piracema e porção lótica Rio Paraná (Jusante de Itaipu)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Integrante / Paulo Vanderlei Sanches - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante., Financiador(es): Itaiupu Binacional - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Estudo da ictiofauna endêmica na área de influência da usina hidrelétrica de Mourão, Descrição: Esse projeto tem por objetivo fazer o levantamento ictiofaunístico e identificar as áreas de desova das espécies de peixes na área de influência do reservatório de Mourão, fornecendo informações para a tomada de decisões sobre possíveis ações de manejo.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Eveline Arsego - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Programa de monitoramento e conservação da ictiofauna na área de influência da PCH Ibirama, Descrição: Esse projeto visa avaliar a composição específica (levantamento ictiofaunístico) e a estrutura da assembléia de peixes na área de influência da futura PCH Ibirama, propiciando informações relevantes para a manutenção da biodiversidade e subsídios para futuras ações de manejo e comparações com o período de pós-enchimento do reservatório.... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Anderson Luis Maciel - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder Gubiani - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante., Financiador(es): SOMA - Soluções para o Meio AMbiente - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2009

    Estudo sobre a ictiofauna, ovos e larvas e pesca na área de influência da AHE Santa Isabel, entre Tocantins e Pará, Descrição: A presente proposta visa realizar o Diagnóstico da ictiofauna, para a Complementação dos Estudos Ambientais para o Aproveitamento Hidrelétrico de Santa Isabel no Rio Araguaia, na divisa entre Tocantins e Pará. Especificamente pretende-se: a) Efetuar o levantamento das espécies de peixes presentes na área de influência da AHE Santa Isabel e nos principais afluentes, formando uma coleção testemunho em acervos públicos; b) avaliar os padrões de distribuição, abundância, riqueza, diversidade e equitabilidade das espécies na área de influência da AHE Santa Isabel; c) avaliar a composição e estrutura da ictiofauna na área de influência da UHE Santa Isabel; d) caracterizar a alimentação de 4 espécies de peixes presentes na área de influência UHE Santa Isabel; e) identificar os padrões temporais de reprodução das espécies presentes na área de influência UHE Santa Isabel; f) estabelecer a distribuição temporal e espacial, quali e quantitativa, de ovos e larvas de peixes; g) determinar possíveis locais de desova; h) efetuar o diagnóstico da pesca profissional e amadora na área de influência da UHE Santa Isabel; i) coletar material para estudos de variabilidade genética da Piraíba (Brachyplasthystoma filamentosum); j) avaliar a influência do empreendimento sobre a dinâmica da ictiofauna local, sendo esse estudo essencial para a compreensão dos efeitos da implantação e operação da AHE Santa Isabel, sobre o ecossistema aquático do rio Araguaia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder Gubiani - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante / Eveline Arsego - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante., Financiador(es): Geração Santa Isabel - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2013

    Relações entre estoque parental e recrutamento biológico no reservatório de Itaipu, Descrição: Na pesca, o termo estoque-recrutamento é utilizado para descrever a relação entre a população parental e a nova geração. Dois tipos de recrutamento são diferenciados: i) o biológico: que se refere a prole produzida num ano, pelos indivíduos adultos de uma determinada população; e ii) o pesqueiro: que é a quantidade de jovens que em determinado momento passa a ser vulnerável aos aparelhos de pesca, agregando-se ao estoque alvo das capturas. O estudo das relações entre população parental e recrutamento biológico é fundamental para o gerenciamento da pesca, pois fornece informações sobre os fatores limitantes à reprodução e sobrevivência das fases iniciais das espécies. No entanto, tais relações são de difícil quantificação e ainda pouco consideradas em estudos pesqueiros, principalmente os de águas continentais. Os processos envolvidos no recrutamento são complexos, resultantes de fatores que atuam durante todo ciclo de vida, podendo estes apresentar maiores ou menores dependências da densidade do estoque parental. Reduções dos estoques adultos podem ser conseqüências da falha no recrutamento, assim como a redução desse estoque, pode levar a redução da reprodução, da produção de ovos e larvas de peixes, e conseqüentemente do recrutamento, o que levará a uma baixa captura na pesca, tornando assim um círculo vicioso. Estudos de ovos e larvas de peixes no rio Paraná já possuem uma série considerável de informações sobre processos reprodutivos, bem como os estudos realizados no reservatório de Itaipu sobre os estoques pesqueiros. No entanto, o cruzamento dessas informações visando entender as inter-relações existentes entre estoque parental e o recrutamento biológico ainda é escasso, senão inexistente na América do sul. Deste modo, o entendimento dos processos ambientais ocorrentes no corpo do reservatório, braços e tributários, em relação aos eventos reprodutivos (ovos, larvas e juvenis de peixes) e seus estoques parentais, torna-se ferramenta de extrema importância no r. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Coordenador / Domingo Rodriguez Fernandez - Integrante., Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu - Brasil - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2008 - 2010

    Influência do grau de urbanização sobre a composição e a estrutura da assembléia de peixes em riachos, Descrição: Este projeto tem por objetivo analisar a disponibilidade de habitats e a composição e estrutura da assembléia de peixes de riachos urbanos, na cidade de Toledo, no estado do Paraná.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) . , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Vitor André Frana - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Integrante / Éder Gubiani - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Levantamento Limnologico e Ictiologico da área de influência da PCH Cantú 3, Descrição: Esse projeto visa avaliar a composição específica (levantamento ictiofaunístico) e a estrutura da assembléia de peixes na área de influência da futura PCH Cantú 3, propiciando informações relevantes para a manutenção da biodiversidade e subsídios para futuras ações de manejo e comparações com o período de pós-enchimento do reservatório... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Eveline Arsego - Integrante / Carlos Henrique Orsi - Integrante., Financiador(es): SOMA - Soluções para o Meio AMbiente - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Levantamento Limnologico e Ictiologico da área de influência da PCH Cantú 1, Descrição: Esse projeto visa avaliar a composição específica (levantamento ictiofaunístico) e a estrutura da assembléia de peixes na área de influência da futura PCH Cantú 1, propiciando informações relevantes para a manutenção da biodiversidade e subsídios para futuras ações de manejo e comparações com o período de pós-enchimento do reservatório... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder Gubiani - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante / Eveline Arsego - Integrante., Financiador(es): SOMA - Soluções para o Meio AMbiente - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2009

    Levantamento Limnologico e Ictiologico da área de influência da PCH Cantú 1, Descrição: Esse projeto visa avaliar a composição específica (levantamento ictiofaunístico) e a estrutura da assembléia de peixes na área de influência da futura PCH Cantú 1, propiciando informações relevantes para a manutenção da biodiversidade e subsídios para futuras ações de manejo e comparações com o período de pós-enchimento do reservatório... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder Gubiani - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante / Eveline Arsego - Integrante., Financiador(es): SOMA - Soluções para o Meio AMbiente - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2012

    Monitoramento ictiológico dos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, Descrição: O objetivo do presente projeto é monitorar a comunidade de peixes nos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, localizados no Rio Iguaçu, entre os municípios de Candói e Quedas do Iguaçu. Especificamente, pretende-se: 1) avaliar as oscilações temporais e espaciais de ovos e larvas, jovens e adultos de peixes; 3) analisar os aspectos da reprodução das espécies de peixes; 4) Avaliar a diversidade e o estoque pesqueiro na região e 5) avaliar as modalidades de manejo da ictiofauna, visando a exploração sustentável deste recurso. A área de estudo compreenderá os reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório e suas áreas de influência, onde serão estabelecidas 09 estações de amostragem, sendo 04 no reservatório de Salto Santiago, 03 no reservatório de Salto Osório, 01 à jusante da barragem de Salto Santiago e 01 à jusante da barragem de Salto Osório. Reservatório de Salto Santiago. Este projeto conta com financiamento da ordem de aproximadamente R$ 400.000,00 ao ano, durante cinco anos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Osmar R. R. da Silva - Integrante / Dirceu Baumgartner - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Pedro Rogerio Leandro da Silva - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Tatiane Mary Gogola - Integrante / Vitor André Frana - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Éder Gubiani - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante., Financiador(es): Tractebel Energia S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Avaliação da ictiofauna e da qualidade da água do Rio São Francisco Verdadeiro, Descrição: O presente projeto visa avaliar a ictiofauna e a qualidade da água do rio São Francisco Verdadeiro, na área de abrangência do futuro reservatório da PCH São Francisco. Entre dezembro de 2007 e julho de 2009, serão realizadas coletas trimestrais de peixes e de água. a qualidade da água será determinada através de 34 parâmetros bióticos e abióticos para a determinação do indice de qualidade da água e de estado trófico. Os peixes serão obtidos com diferentes aparelhos de pesca e serão analizados quanto a alimentação, crescimento e reprodução... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante., Financiador(es): DM Construtora de Obras - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2009

    Análises Biológicas em Peixes, Descrição: Este projeto visa realizar as análises biológicas em peixes coletados em 18 reservatórios de propriedade da Companhia Paranaense de Energia elétrica (Copel). Os peixes serão analisados quanto aos comprimentos padrão e total, peso, estádios gonadais e conteúdos estomacais. As coletas são realizadas trimestralmente e as análises realizadas com a mesma periodicidade. É um projeto financiado inteiramente pela Copel e possui um orçamento anual de aproximadamente R$ 170.000,00 anuais... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Anderson Luis Maciel - Integrante / Tiago Debona - Integrante / Vinicius Valiente dos Santos - Integrante / Pitágoas Augusto Piana - Integrante / Vanessa Salete Daga - Integrante / Cleodimar Fernandes - Integrante / Eveline Arsego - Integrante., Financiador(es): Companhia Paranaense de Energia - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Projeto de Iniciação Científica:, Descrição: Projeto de iniciação científica PIBIC/FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA/UNIOESTE. O trabalho realizado pretendia estabelecer dados sobre captura por unidade de esforço (CPUE), distribuição espaço-temporal, alimentação e reprodução, da saicanga que é endêmica do rio Iguaçu, para que se possa ter os devidos cuidados com a espécie e previnir a sobre-explotação do estoque. Com carga horária de 20h semanais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cristina Aparecida Benelle - Integrante / Gilmar Baumgartner - Coordenador / Tiago Debona - Integrante / Vitor André Frana - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Classe A Construtora e Incorporadora. , Rua Guaíra 2369, Jardim La Salle, 85903220 - Toledo, PR - Brasil, Telefone: (45) 30553523, Ramal: 3522

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2013

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaboraedor, Carga horária: 24

    Outras informações:
    Ministradas aulas de: Bioquímica, Biologia dos invertebrados aquáticos, Instalações Pesqueiras, Piscicultura, Tecnologia do Pescado, Estágio Supervisionado I e II.

  • 2008 - 2013

    Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Vínculo: Estagiário de Pós Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2012

      Ensino, Engenharia de Pesca, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biologia dos Invertebrados Aquáticos, Estágio Supervisionado I, Geologia, Instalações Pesqueiras, Piscicultura, Administração de Marketing, Tecnologia do Pescado II

    • 09/2007

      Estágios , Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Grupo de Pesquisas Em Recursos Pesqueiros e Limnologia Gerpel.,Estágio realizado, Levantamento Ictiofaunístico na região do lago da Usina Carlos Mathias Becker.

    • 09/2006

      Estágios , Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Grupo de Pesquisas Em Recursos Pesqueiros e Limnologia Gerpel.,Estágio realizado, Análises Biológicas em Peixes - COPEL.

    • 12/2003

      Estágios , Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Grupo de Pesquisas Em Recursos Pesqueiros e Limnologia Gerpel.,Estágio realizado, Estudos ictiológicos e monitoramento da qualidade das Águas dos reservatórios de Salto Santiago e Salto Osório, Rio Iguaçu - PR.

    • 10/2003

      Estágios , Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Grupo de Pesquisas Em Recursos Pesqueiros e Limnologia Gerpel.,Estágio realizado, Estudo de Ovos e Larvas no Reservatório de Itaipu e Imediatamente a Jusante.

    • 02/2004 - 10/2006

      Estágios , Centro de Engenharias e Ciências Exatas, Grupo de Pesquisas Em Recursos Pesqueiros e Limnologia Gerpel.,Estágio realizado, Monitoramento dos Parâmetros Limnológicos e Ictiológicos das Sub-Bacias dos Rios São Francisco Verdadeiro e Ocoí.

  • 2012 - 2014

    Centro de Tecnologia Mineral

    Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Pesquisadora