Esmeralda Guimaraes Meira

Doutora em Memória: Linguagem e Sociedade/ Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia; possui mestrado em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia(2010); especialização em literatura brasileira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1997); graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1989). Atualmente é professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, com experiência na área de Letras, ênfase em Literatura Baiana, Literatura Brasileira e Estágio Supervisionado. Atua como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem (GPCSL) e lider do Grupo de Pesquisa Cultura e Literatura Baiana (GPCLB). Desenvolve pesquisas sobre o poeta baiano Camillo de Jesus Lima, com artigos, ensaios e críticas publicados em livro, revistas e anais de Congresso

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade

2013 - 2017

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: O ARQUIVISTA DE SI - HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ESCRITOR CAMILLO DE JESUS LIMA
JOSÉ RUBENS MASCARENHAS DE ALMEIDA. Bolsista do(a): PAC/UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, PAC/UNEB, Brasil.

Mestrado em Estudo de Linguagens

2008 - 2010

Universidade do Estado da Bahia
Título: MUITO ALÉM DAS TARDES NEVOENTAS - um estudo da lírica de Camillo de Jesus Lima,Ano de Obtenção: 2010
CARLOS AUGUSTO MAGALHÃES.Palavras-chave: literatura baiana;poesia;eu lirico; Camillo de Jesus Lima.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: literatura baiana. Setores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Avaliação do ensino aprendizagem

1999 - Atual

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Bolsista do(a): UNIVERSIDADE ESTADUAL, UESB, Brasil.

Especialização em literatura brasileira

1996 - 1997

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduação em letras

1983 - 1989

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1994 - 1994

Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM ARTES CÊNICAS (SUDOESTE/BA). (Carga horária: 250h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

1994 - 1994

Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO EM ARTES CÊNICAS (SUDOESTE/BA). (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: literatura baiana.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estágio Supervisionado/Especialidade: Estagio Supervisionado em Língua Portuguesa e Literatura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ALMEIDA, JOSÉ RUBENS MASCARENHAS DE ; SOUSA, M. A. S. ; MEIRA, ESMERALDA GUIMARÃES . UTOPIA, DISTOPIA E LUTAS SOCIAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. 2019. (Congresso).

MEIRA, E. G. ; ARAUJO, G. C. ; SILVA, G. L. G. . UNIVERSIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. 2019. (Congresso).

MEIRA, E. G. ; SILVA, R. A. M. . VIESES DA CRÍTICA: ESTUDOS LITERÁRIOS E OUTRAS LINGUAGENS. 2019. (Congresso).

MEIRA, ESMERALDA GUIMARÃES . V SEMANA DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS E III SEMANA DE LETRAS LÍNGUA INGLESA. 2018. (Outro).

MEIRA, E. G. . IV SIEP - SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA E EXTENSÃO. 2017. (Congresso).

MEIRA, E. G. ; ARAUJO, G. C. ; BARBOSA, E. S. ; SANTOS, R. A. C. . I COLIBA - Colóquio Cultura e Literatura Baiana: Camillo de Jesus Lima e Jorge Amado. 2012. (Outro).

MEIRA, E. G. . III SEMANA DE LETRAS E I ENCONTRO DE LITERATURA BAIANA. 2011. (Congresso).

MEIRA, E. G. ; CARVALHO, E. M. S. ; MORAIS, E. S. ; S.Sidnay Fernandes dos ; CUNHA, Z. P. S. ; MARQUES, D. . ENCONTRO LETRAS E ARTES:SUAS INTERFACES. 2007. (Congresso).

MEIRA, E. G. . A quinta da arte - literatura. 2006. (Outro).

MEIRA, E. G. ; SOARES, Paulo S. N. ; MACIEL, R. . ?A quinta da arte? - artes plásticas. 2005. (Exposição).

MEIRA, E. G. . Seminário Interdisciplinar Graciliano Ramos: memórias, vidas e histórias. 2004. (Congresso).

MEIRA, E. G. . I SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR DE ESTÁGIO. 2003. (Congresso).

MEIRA, E. G. . A formação do professor: entre o ensino e a pesquisa. 2003. (Outro).

MEIRA, E. G. . Projeto Literarte - Literatura e Artes Dramáticas. 1988. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIII COLÓQUIO NACIONAL E VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO: "DISTOPIA, BARBÁRIE E CONTRAOFENSIVAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO".CRÔNICAS DE UM INTELECTUAL EM COMBATE. 2019. (Simpósio).

XIII COLÓQUIO NACIONAL E VI COLÓQUIO INTERNACIONAL DO MUSEU PEDAGÓGICO: "DISTOPIA, BARBÁRIE E CONTRAOFENSIVAS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO",.UTOPIAS POÉTICA E SOCIAL PERPASSAM A MÚSICA E A POESIA BRASILEIRA DOS ANOS 70. 2019. (Simpósio).

V SEMANA DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS E III SEMANA DE LETRAS LÍNGUA INGLESA.MEMÓRIAS IMBRICADAS. 2018. (Simpósio).

XXXIII Encontro Nacional da ANPOLL.OS UMBRAIS DO ARQUIVO: ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO (Memória e história da trajetória do arquivo de Camillo de Jesus Lima). 2018. (Encontro).

Encontro de Estágio da UNEB. 2017. (Encontro).

Encontro de Formação de Coordenadores de Colegiados _ ENFOCO. 2017. (Encontro).

Fórum das Licenciaturas da Universidade do estado da Bahia. 2017. (Outra).

IV SIEP - Seminário Interdisciplinar de Ensino, Extensão e Pesquisa.A Pesquisa no Departamento de Ciências Humanas - Campus VI. 2017. (Seminário).

Mostra de Cinema América do Sul-Paises Arábes-Africa. 2017. (Outra).

A escrita da História. 2016. (Outra).

Conhecimento Científico e Método. 2016. (Outra).

Conhecimento científico e produção Científica de Mulheres na Idade Media. 2016. (Outra).

Crise Estrutural do Capital e Atual Conjuntura Brasileira. 2016. (Outra).

Georg Lukács e as Categorias Ontológicas Fundamentais do Ser Social. 2016. (Oficina).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E LITERATURA LATINO AMERICANA E CARIBENHA/III COLÓQUIO INTERNACIONAL DA ADHILAC - BRASIL. UMA HISTÓRIA ANUNCIADA CRÔNICAS DE CAMILLO DE JESUS LIMA, UM INTELECTUAL ?DE ESQUERDA?. 2016. (Congresso).

Seminário Memória, Pensamento e Criação no Cinema Brasileiro. 2016. (Seminário).

CURSO CASTRO ALVES 2015 ? X COLÓQUIO DE LITERATURA BAIANA.Camillo de Jesus Lima por ele mesmo (Imagens autobiográficas do arquivo ?Livro de Registro?. 2015. (Seminário).

XI Colóquio Nacional e IV Colóquio Internacional do Museu Pedagógico: ?Crise, Conflitos e Conhecimento no Mundo Contemporâneo'.CONHECIMENTO FORMAL E CONHECIMENTO CRÍTICO: PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM INTELECTUAL AUTODIDATA. 2015. (Seminário).

METODOLOGIA DA PESQUISA E O MÉTODO DIALÉTICO. 2014. (Outra).

Simpósio Memória, (Auto) biogragrafia e Documentação Narrativa.Memórias de um intelectual revolucionário (fragmentos de uma autobiografia). 2014. (Simpósio).

2 SGPCSL.Camillo de Jesus Lima e o arquivo. 2013. (Seminário).

A palavra para a África: Memória e Ideologia na tradição oral africana, ação do Projeto de Extensão História e Ideologia no campo da Luta de Class. 2013. (Oficina).

Luta de Classe e ideologia no Campo Brasileiro, ação do Projeto de Extensão História e Ideologia no campo da Luta de Classe. 2013. (Oficina).

Memória e esquecimento na Ditadura Militar, ação do Projeto de Extensão História e Ideologia no campo da Luta de Classe, m. 2013. (Oficina).

Produção Científica e Produção/Reprodução Capitalista: Análise Marxistas, ação do Projeto de Extensão História e Ideologia no campo da Luta de Classe. 2013. (Oficina).

VIII Seminário de Metodologia para Projetos de Extensão ? SEMPE.Janela Literária: Oficina de Literatura Baiana para Professores do Ensino Médio. 2013. (Seminário).

X Colóquio Nacional e III Colóquio Internacional do Museu Pedagógico.A RECEPÇÃO CRÍTICA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO: CAMILLO DE JESUS LIMA SOB O OLHAR DA CRÍTICA. 2013. (Simpósio).

XVII Jornada de Iniciação Científica da UNEB.UM DIÁLOGO POSSÍVEL ENTRE O POEMA "BAHIA" DE CAMILLO DE JESUS LIMA E O LIVRO "MAR MORTO" DE JORGE AMADO. 2013. (Encontro).

Colóquio Cultura e Literatura Baiana.Reentranças de leituras e leitores: Castro Alves, Camillo de Jesus Lima e Jorge Amado. 2012. (Seminário).

Homenagem ao Centenário do poeta Camillo de Jesus Lima.Lançamento do livro Muito além das tardes nevoentas: uma canção de teia de Camillo de Jesus Lima. 2012. (Outra).

I EGEPLEC e I ECELENA.LEITURA DE LITERATURA BAIANA - A ESTÉTICA MODERNA DA LÍRICA CAMILLIANA. 2012. (Encontro).

Jornada Científica da UNEB. 2012. (Encontro).

Seminário Multidisciplinar de Extensão Universitária.Literatura Baiana Itinerante (PROLIB): Centenário do poeta Camillo de Jesus Lima. 2012. (Seminário).

VII COLÓQUIO DE LITERATURA BAIANA Centenário de Jorge Amado, Édison Carneiro e Camillo de Jesus Lima.Camillo de Jesus Lima: um poeta sem fronteiras. 2012. (Outra).

VII SEMINÁRIO DE PESQUISA, PÓS ?GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO DA UNEB.convite para lançamento do livro Muito além das tardes nevoentas. 2012. (Seminário).

III SEMANA DE LETRAS E I ENCONTRO DE LITERATURA BAIANA.A produção Literária Contemporânea na Bahia ? Poesia e Ficção sob o olhar da crítica. 2011. (Encontro).

III SEMANA DE LETRAS E I ENCONTRO DE LITERATURA BAIANA.Camillo de Jesus Lima e sua ambiencia poética na Bahia de XX. 2011. (Encontro).

I SEMANA INTERDEPARTAMENTAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM REDE.ARTICULAÇÕES E DIALOGOS: MEMÓRIA, HISTÓRIA E LITERATURA. 2010. (Encontro).

SEMINÁRIO ACADÊMICO INTERNACIONAL JORGE AMADO. 2010. (Seminário).

Curso Castro Alves 2009 - IV COLÓQUIO DE LITERATURA BAIANA.Camillo de Jesus Lima:o roedor de livros. 2009. (Seminário).

SEMINÁRIO DE LITERATURA BAIANA.Camillo de Jesus Lima : UM BÁRBARO INDÔMITO. 2009. (Seminário).

A CRIAÇÃO DO ROMANCE. 2008. (Oficina).

CURSO CASTRO ALVES 2008/ III COLÓQUIO DE LITERATURA BAIANA.JANELA ABERTA AO MUNDO: CAMILLO DE JESUS LIMA EM "ENTREVISTA COM GARCIA LORCA". 2008. (Encontro).

III SEMINARIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS -SEF.SESSÃO DE COMUNICAÇÃO n. 7. 2008. (Seminário).

III SEMINÁRIO DE ESTUDOS FILOLÓGICOS -SEF.uM LÍRICO EM TEMPOS DE ESQUECIMENTO:REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS NA PÓETICA DE CAMILLO DE JESUS LIMA. 2008. (Seminário).

IV Seminário de Teoria e História Literária - IV SETHIL.O PAPEL DA LITERATURA E O LUGAR DO POETA - CAMILLO DE JESUS LIMA, UM POETA SOCIAL?. 2008. (Seminário).

1ª Semana de Letras_ Letras da Bahia: falares em versos e prosa.Leitura e Literatura: interlocuções. 2004. (Encontro).

Seminário Interdisciplinar Graciliano Ramos: memórias, vidas e histórias.O poder que desbota os olhos infantis: representações em Infância de Graciliano Ramos. 2004. (Seminário).

3ª Jornada Internacional de Educação da Bahia.Criatividade: a revolução na sala de aula -Max Haetinger. 2003. (Oficina).

I Seminário Interdisciplinar de Estágio.Estágio Supervisionado - uma visão interdisciplinar. 2003. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar de Estágio.Estágio Supervisionado - uma visão interdisciplinar. 2003. (Seminário).

I Seminário Interdisciplinar de Estágio.A formação do professor: entre o ensino e a pesquisa. 2003. (Seminário).

I Seminário de Estudo de Cidades.O Sonho às avessas - imagens de cidades na poética de Caetano Veloso. 2002. (Seminário).

01. Seminário de Implantação da Comissão Permanente de Avaliação.Seminário de Implantação da Comissão Permanente de Avaliação. 2001. (Seminário).

CINEMA BRASIL -UMA HISTÓRIA COMENTADA.CINEMA BRASIL -UMA HISTÓRIA COMENTADA. 1999. (Seminário).

Curso de Aperfeiçoamento para professores de Aceleração II.Curso de Aperfeiçoamento para professores de Aceleração II. 1998. (Outra).

I Encontro da Academia de Letras Conquistense.I Encontro da Academia de Letras Conquistense. 1998. (Encontro).

SEMINÁRIO PROLER/98 - LEITURA E ESCRITA:CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO.ASA DA PALAVRA: leitura e produção de textos. 1998. (Oficina).

Oficina de Criação Literária (módulos I e II ).Criação Literária. 1997. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Flávia Paulo de Brito

MEIRA, E. G.. ECOS DE MEMÓRIA E IDENTIDADE: AS REPRESENTAÇÕES DO BARRO EM PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇAO EVARISTO. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários) - UNEB-Campus XXIV -Xique-Xique.

Aluno: Arilda Rufino da Rocha

MEIRA, E. G.. A SIMBOLOGIA DA PEDRA NA POÉTICA DE ÂNGELA VILMA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Leane de Magalhães Silva

MEIRA, E. G.; MORAIS, E. S.; SILVA, Z. P.. A POÉTICA NEGRA DE OLIVEIRA SILVEIRA E JOSÉ CARLOS LIMEIRA. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em LEITURAS: MEMÓRIAS, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DOCENTE) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Joice Gomes Xavier

MEIRA, E. G.; MARQUES, Z. M.; AGUIAR, L. A.. CULTURA ESCRITA NO ALTO SERTÃO DA BAHIA (FIM DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO XX): A PRODUÇÃO CULTURAL DE JOAQUIM MANOEL RODRIGUES LIMA JUNIOR. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Maria Matos Costa Marques

MEIRA, E. G.; CUNHA, Z. P. S.; LADEIA, R. T. L. R.. O NACIONALISMO UFANISTA EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rebeka da Silva Almeida Sancho

MEIRA, E. G.; LADEIA, R. T. L. R.; CUNHA, Z. P. S.. UMA ANÁLISE DA CRÍTICA AO CANTIGAS DA TARDE NEVOENTA DE CAMILLO DE JESUS LIMA: LEITURA E RECEPÇÃO DA OBRA LITERÁRIA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Paula Carolina Reis Falcão

MEIRA, E. G.; BRITO, R. S.; MARQUES, Z. M.. A LITERATURA MARGINAL PRESENTE NA OBRA CAPÃO PECADO: UM RETRATO DO LADO ?SEM LEI? DA GRANDE CIDADE. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: THAILLA QUIRINO LOPES

MEIRA, E. G.; SANTANA, M. F.; GALDINO, D.. A REPRESENTAÇÃO FEMININA DE ?A BELA E A FERA?, EM TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Jarllene Cleide Lima Souza

MEIRA, E. G.; BRITO, R. S.; MAGALHAES, L. A.. O IMAGINÁRIO POÉTICO: AS QUADRAS POPULARES COMO SUPORTE A LEITURA E A PRODUÇÃO TEXTUAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Aline Souza dos Santos

MEIRA, E. G.; BRITO, R. S.; MAGALHAES, L. A.. As práticas pedagógicas com lúdico na literatura infantojuvenil na formação de alunos leitores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Leana dos Santos

MEIRA, E. G.; MARQUES, Z. M.; ARAUJO, G. C.. CONSTITUIÇÃO LEITORA EM ESPAÇOS RURAIS DO ALTO SERTÃO DA BAHIA: leituras e leitores do Manoel Rocha Filho, na comunidade do Barreiro da Conceição em Igaporã-BA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Cleia Rosa de Souza

MEIRA, E. G.; OLIVEIRA, M. R.; SANTOS, S. F.. AS FACES SÍGNICAS DE LULA, NAS CAPAS DAS REVISTAS VEJA E ISTOÉ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Anderson Públio Braga

BRITO, R. S.; SILVA, R. A. M.;MEIRA, E. G.. A SÁTIRA NO FOLHETO ?O CAVALO QUE DEFECAVA DINHEIRO? DE LEANDRO GOMES DE BARROS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS) - UNEB.

Aluno: Eliene Batista dos Santos

MEIRA, E. G.; SILVA, L. A. M.; SILVA, R. A. M.. O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO E AS TICs: dificuldades e desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS) - UNEB.

Aluno: Vanessa Ferreira da Silva Santos

MEIRA, E. G.; ARAUJO, G. C.; SILVA, R. A. M.. O PROFESSOR COMO MEDIADOR DA PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL 2. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS) - UNEB.

Aluno: CRISTIANE SILVA MORAIS e JUCINEIDE SANTOS OLIVEIRA

MARQUES, Z. M.;MEIRA, E. G.; SILVA, Z. R.. ?LIVROS SÓ EMPRESTAM A AMIGOS E AMIGOS NÃO TOMAM LIVROS EMPRESTADOS?: PROFESSOR ALFREDO JOSÉ DA SILVA, LEITURAS DE SI E DO SOCIAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luciane Aparecida Silva Soares

MEIRA, E. G.; PINA, .. P. K. C.; SILVA, J. A. J.. AS MULHERES DE MAR MORTO E DE CANTIGAS DA TARDE NEVOENTA: MEMÓRIA LITERÁRIA E INTERTEXTUALIDADE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Núbia Malheiro; Lúcia Santos; Rosa Ferreira;Fernanda Araujo

FEISTAUER, MEIRA, E. G.; CAZUMBA, R. F.. Labirintos da Violência na Escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Antônio Oliveira;Janete Pereira;Márcio Deoclides;Ireni Souza

FEISTAUER, CAZUMBA, R. F.;MEIRA, E. G.. Navegando no Mundo dos Gêneros.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Adneusa Moreno;Gardênia Santos Oliveira;Katy Gardênia

FEISTAUER, MEIRA, E. G.; CAZUMBA, R. F.. A coerência e a Coesão nos Textos de alunos da 8ª série do Colégio Estadual X.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rosânia Souza;Elisabeth da Rocha;Júlio Cezar;Elisângela R

FEISTAUER, MEIRA, E. G.; CAZUMBA, R. F.. .Vivenciando a Gramática.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Glória Queiroz;Marisônia Neves

CAZUMBA, R. F.;MEIRA, E. G.; FEISTAUER, . ;Marilene Bonfim;Jarbas Antôn.Práticas e Concepções de Leitura do 6 ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Aloísio Short de Macaúbas ? Bahia.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Dryelle Oliveira;Hériton Cunha;Lucilene Rego;

CAZUMBA, R. F.;MEIRA, E. G.; FEISTAUER, . Integração e Mídia na Escola.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Maria N

MEIRA, E. G.; CAZUMBA, R. F.; FEISTAUER, . C. Santos; Andréia Guimarães; Adilma Morena.Despertando o Prazer da Leitura através da Leitura.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Janete Rego Cunha; Jussara Vaz Sant?Ana Pinto

FEISTAUER, MEIRA, E. G.; CAZUMBA, R. F.. A Participação da Família na Aprendizagem dos alunos do 6 Ano da Escola Municipal Aloysio Short- Macaúbas ? BA .. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em letras vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: ELISÂNGELA O

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. S.S./Evani L.B./Lucineia S.S/Rosária A.X. A. L..Classes multisseriadas: desafios para uma aprendizagem significativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Aparecida S

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. P./Barbára C.O.M./Cilandia S.O.M/M. Arlete R. S..Indisciplina, do real ao possivel na sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Márcia S

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. M.Santos/M.Eliene S.Mudesto/Rita José.S. de Jesus.Motivação. ponto de partida para uma aprendizagem significativa. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Joelma B

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. O./M. Aparecida R. S./M. Helena O./M. José S. O..Indisciplina escolar: causas e consequencias. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Elza R

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. Filha/Leosete Q.S./Valcília O.C.C./Zilda D.dos S.S..Processo Avaliativo na Educação Infantil. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Eliene F

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. F./Marlene A. de J.S./Marta R. B. de A./Odaísio F.S.Disciplina x Indiscipliana: desafios em sala de aula. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ângela I

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. S./CleidyOny F. S.O/Iara S.F./Joserlene R.S..Fluxo Escolar: teoria e prática. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Claudio F

PEREIRA, S. M. C.;MEIRA, E. G.. J./Laudimeire M.A./lindani O.S./Marizete A.P..A indisciplina e a violência nas escolas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia.

MEIRA, E. G.; FEISTAUER, SANTOS, J. J.; SANTOS, L. C.; SILVA, J. A. J.. ?TODA COMPREENSÃO É PRENHE DE RESPOSTAS?: A ATITUDE RESPONSIVA DE MESTRANDOS AOS POSTULADOS ENUCITATIVOS DISCURSIVOS BAKHTINIANOS. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEIRA, E. G.; FEISTAUER, SANTOS, J. J.; SANTOS, L. C.; LIMA, D. C.. CIDADE SEM JARDIM: a memória lírica de Carlos Drummond de Andrade. 2019. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

MEIRA, E. G.; ARAUJO, G. C.; SILVA, L. A. M.. SELEÇÃO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO NO CURSO DE LETRAS/CAETITE. 2018. UNEB.

MEIRA, E. G.; SILVA, E. G.. PORTUGUES BÁSICO I PARA ESTRANGEIROS. 2005. GATEWAY COLLEGE.

MEIRA, E. G.; MARCELO, A. S. F. B.. O fictício e o real em Os Magros e a Enxada e a Mulher que venceu o próprio destino, de Euclides Neto. 2017. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Verbena Maria Rocha Cordeiro

CORDEIRO, V. M. R.; MAGALHAES, C. A.; FONSECA, A. S.. Muito além das tardes nevoentas: um estudo da lírica de Camillo de Jesus Lima. 2010. Dissertação (Mestrado em Pós -Graduação em Estudos de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

José Rubens Mascarenhas de Almeida

ALMEIDA, José Rubens Mascarenhas de; ALVES, Ana Elizabeth S.; SOUSA, M. A. S.; MARQUES, Reinaldo Martiniano; FONSECA, Aleilton Santana da.. O arquivista de si: história e memória de Camillo de Jesus Lima. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade/UESB.

José Rubens Mascarenhas de Almeida

ALMEIDA, José Rubens Mascarenhas de; FONSECA, Aleilton Santana da.; ALVES, Ana Elisabeth Santos. Memória e história do intelectual Camillo de Jesus Lima: o arquivista de si. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade/UESB.

Ana Elizabeth Santos Alves

ALVES, A. E. S.; ALMEIDA, J. R. M.; SOUSA, M. A. S.; MARQUES, R. M.; FONSECA, A. S.. O arquivista de Si:história e memória de Camillo de Jesus Lima. 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Memória, Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Aleilton Santana da Fonseca

FONSECA, A. S.; MAGALHÃES, C.A.; CORDEIRO, V.M.R.. Muito além das tardes nevoentas: um estudo da lírica de Camillo de Jesus Lima. 2010. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aleilton Santana da Fonseca

FONSECA, A. S.; ALMEIDA, J. R. M.; ALVES, A. E. S.. Memória e História do intelectual Camillo de Jesus Lima: o arquivista de si. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Rebeka da Silva Almeida Sancho

O ato da leitura sob o olhar da Estética da Recepção: uma proposta alternativa ao ensino da literatura; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS) - UNEB; (Orientador);

Elexandro Rodrigues Xavier

LITERATURA, SOCIEDADE E MEMÓRIA NAS CRÔNICAS ?ESTE LUGAR ME CONVÉM? E ?QUANDO OS POETAS SE ENCONTRAM? DO ARQUIVO DE CAMILLO DE JESUS LIMA; Início: 2018; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; (Orientador);

Rebeka da Silva Almeida Sancho

UMA ANÁLISE CRÍTICA AO CANTIGAS DA TARDE NEVOENTA, DE CAMILLO DE JESUS LIMA: LEITURA E RECEPÇÃO DA OBRA LITERÁRIA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Vanessa Ferreira da Silva Santos

O PROFESSOR COMO MEDIADOR DA PRÁTICA DE LEITURA NA SALA DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL 2; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Luciane Aparecida Silva Soares

AS MULHERES DE MAR MORTO E DE CANTIGAS DA TARDE NEVOENTA: MEMÓRIA LITERÁRIA E INTERTEXTUALIDADE; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

EDINEUZA DE JESUS TEIXEIRA ALVES

O PÁSSARO QUE CANTA O MUNDO - REPRESENTAÇÕES SOCIOCULTURAIS NA POÉTICA DE CAMILLO DE JESUS LIMA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Marineide Oliveira Santos Vaz;José Oliveira Cardoso

A permanência dos alunos do 7 e 8 anos na Educação dos Jovens e Adultos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Eliane Nascimento Souza; Rita de Cássia Chagas Oliveira

A permanência dos alunos do 7 e 8 anos na Educação dos Jovens e Adultos; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Anísia dos Santos Almeida; Giselle Azevedo Oliveira

EAD e a Formação de Professores do Ensino Fundamental ? 6 ao 9 ano do Curso de Letras; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Maria Glória da Silva; Roque Sousa de Oliveira

EAD e a Formação de Professores do Ensino Fundamental ? 6 ao 9 ano do Curso de Letras; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Marcelo de Jesus Silva ; Valdite Sousa Pereira

Livro Didático e Leitura : Encontro e Desencontro; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Elke Rafaela Almeida Oliveira ; Liana Denise Pereira So

Livro Didático e Leitura : Encontro e Desencontro; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Palmira Costa Sales; Erinalda Sousa Abreu

; As dificuldades de Avaliar em Língua Portuguesa nas 6ª séries no Colégio Municipal de Lagoinhas de Vassouras; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Edmárcia Abreu Sousa; Eloide Oliveira Queiroz

As dificuldades de Avaliar em Língua Portuguesa nas 6ª séries no Colégio Municipal de Lagoinhas de Vassouras; ; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Letras do PROGRAMA ESPECIAL DE FOR) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Hermony Gomes da Silva

LITERATURA E SOCIEDADE NO ARQUIVO DE CAMILLO DE JESUS LIMA: ENTRE UM CANTO POÉTICO E UM GRITO SOCIAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Elexandro Rodrigues Xavier

Entre as páginas do arquivo pessoal de Camillo de Jesus Lima: um dedo de prosa com a memória autobiográfica; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Anderson Públio Braga

Entre as páginas do arquivo pessoal de Camillo de Jesus Lima: a poesia de Viola quebrada e seu canto social; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Luciane Aparecida Silva Soares

UM DIÁLOGO POSSIVEL ENTRE O POEMA ?BAHIA?, DE CAMILLO DE JESUS LIMA E O LIVRO MAR MORTO, DE JORGE AMADO; ; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Vernáculas) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

FERNANDA PESSOA BARBASA

VIOLA QUEBRADA:IMBRICAÇÕES ENTRE LINGUAGEM E HISTÓRIA NA POÉTICA CAMILLIANA NA DÉCADA DE 40; 2020; Orientação de outra natureza; (LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS) - UNEB; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

FERNANDA PESSOA BARBASA

A VONTADE HUMANA NA MODERNIDADE: LIBERDADE OU APRISIONAMENTO?; 2019; Orientação de outra natureza; (LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS) - UNEB; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Fernanda Pessoa Barbosa

CAMILLO DE JESUS LIMA E ELIS REGINA: MÚSICA E POESIA E SEUS GRITOS DE RESISTÊNCIAS; 2018; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Elexandro Rodrigues Xavier

LITERATURA E SOCIEDADE: ?UM VALENTÃO EM CAETITÉ NO SÉCULO PASSADO? DE CAMILO DE JESUS LIMA; 2017; Orientação de outra natureza; (Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Esmeralda Guimaraes Meira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Rubens Mascarenhas de Almeida

O Arquivista de si: História e memória de Camillo de Jesus Lima; 2013; Tese (Doutorado em Memória:Linguagem e Sociedade) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: José Rubens Mascarenhas de Almeida;

Carlos Augusto Magalhães

Muito além das tardes nevoentas: um estudo da lírica de Camillo de Jesus Lima; 2010; Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Carlos Augusto Magalhães;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MEIRA, E. G. ; SOARES, E. M. V. . MEMORIA LITERARIA: ACERVOS DE ESCRITORES BAIANOS (ENTRE EL PÚBLICO Y EL PRIVADO). Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências , v. 8, p. 141-165, 2019.

  • MEIRA, ESMERALDA GUIMARÃES ; ALMEIDA, JOSÉ RUBENS MASCARENHAS DE . HISTÓRIA ANUNCIADA: CRÔNICAS DE CAMILLO DE JESUS LIMA, UM INTELECTUAL -DE ESQUERDA-. Revista Binacional Brasil Argentina: Diálogo entre às Ciências , v. 6, p. 185, 2017.

  • MEIRA, E. G. ; ALMEIDA, J. R. M. . História e memória no arquivo pessoal de Camillo de Jesus Lima (O arquivo, o arquivista, o arconte). Manuscrítica (São Paulo) , v. 31, p. 43-56, 2016.

  • MEIRA, E. G. ; ALMEIDA, J. R. M. . Camillo de Jesus Lima, o arquivista de si em o ?Livro azul?. Patrimônio e Memória (UNESP) , v. 12 n.2, p. 61-77, 2016.

  • MEIRA, E. G. ; ALMEIDA, J. R. M. . Memória da crítica ? Camillo de Jesus Lima pelos pares. Kalíope (PUCSP) , v. 12 n.23, p. 34-53, 2016.

  • MEIRA, E. G. ; MAGALHAES, C. A. . O VIRA-MUNDO Ecos identitários e culturais na poética de Camillo de Jesus Lima. Caderno de Linhas , v. 3, p. 01-14, 2010.

  • MEIRA, E. G. . Um lugar para o poeta Camillo de Jesus Lima: entre nós. Tabuleiro de Letras , v. 3, p. 3, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MEIRA, E. G. . Implantação de salas ambiente. 2000.

MEIRA, E. G. ; ARAUJO, G. C. ; TEIXEIRA, M. C. R. ; SANTOS, H. P. M. ; SILVA, D. A. A. E. ; GUIMARAES, M. A. S. ; SILVEIRA, S. M. T. ; QUADROS, C. ; CRISTAL, J. A. R. ; COSTA, G. E. B. ; SILVA, L. B. ; SILVA, Z. P. . Comissão de redimensionamento do Curso de Letras Língua Portuguesa e Literaturas da UNEB. 2019.

MEIRA, E. G. . LITERATURA: CRÍTICA, HISTÓRIA, CULTURA E SOCIEDADE. 2019.

MEIRA, E. G. ; ARAUJO, G. C. . ASA DA PALAVRA: LÍNGUA E LITERATURA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM LETRAS. 2018.

MEIRA, E. G. . O fictício e o real em 'Os Magros' e 'A enxada e a mulher que venceu o próprio destino'. 2017.

MEIRA, E. G. . LEITURAS E LEITORES EM ESPAÇOS RURAIS DE CAETITÉ ? BA: PRÁTICAS CULTURAIS DE LEITURA. 2015.

MEIRA, E. G. . ?DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: APRENDIZAGENS DOS PROFESSORES?. 2014.

MEIRA, E. G. . Projeto de Extensão ?A quinta da arte?. 2004.

MEIRA, E. G. . Curso Português Básico para estrangeiros. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRA, E. G. . Comunicação e Expressão : Jogos teatrais e sua aplicação nas séries iniciais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MEIRA, E. G. . Curso de Capacitação de Professores Prodec/Paie/MG. 2000. .

MEIRA, E. G. . Formação Profissional para Agentes e Escrivães da Polícia Civil. 2000. .

MEIRA, E. G. . O lúdico na sala de aula(capacitação de professores). 2000. .

MEIRA, E. G. . Classes Multisseriadas(capacitação de professores). 1999. .

MEIRA, E. G. ; GUSMAO, A. M. ; FIGUEIREDO, M. E. ; UESB/99, E. L. . Sala de Aula: é assim que te vejo (revista dos estudantes de letras - UESB. 1999. (Editoração/Outra).

MEIRA, E. G. . Formação Profissional para Agentes e Escrivães da Polícia Civil. 1998. .

MEIRA, E. G. . Camillo Poeta de Jesus Lima. 1987.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    MEMÓRIA, SOCIEDADE, CRÍTICA E LITERATURA NO ARQUIVO PESSOAL DE CAMILLO DE JESUS LIMA, Descrição: Este projeto faz parte dos estudos desenvolvidos sobre o escritor baiano Camillo de Jesus Lima. Inicialmente, o intuito seria o conhecimento de sua obra publicada entre os anos 1942 a 1973, que sabíamos ser sete livros de poesias. Estes volumes são raridades, uma vez que as edições não passavam de 200 exemplares, quase todos entregues a amigos e familiares. Um ou outro exemplar original e algumas cópias xerocopiadas/datilografadas fazem parte do acervo pessoal do escritor, acesso ainda bastante restrito, pois em processo de organização pela família e por pesquisadores que trabalham na preservação dos documentos arquivados e deixados pelo próprio Camillo de Jesus Lima. A grande novidade do percurso de pesquisa foi o quanto de textos inéditos existem no arquivo ? livros de poemas, crônicas, contos, romances e críticas de rodapé. Na verdade, Camillo de Jesus Lima foi o primeiro arquivista de si, pois compilou recortes de jornais e revistas, matérias publicadas de sua obra e tudo que se referia a ela, seus manuscritos e datiloscritos, cartas e cartões recebidos, tudo afixado com cola nas páginas de dois grandes livros, do tipo usados em cartórios, um de capa dura azul e outro de capa dura cinza. É uma organização aleatória, feita pelo autor, como se reunisse material anteriormente guardado, talvez no intuito de preservá-los em um só lugar. Além desse material, há no acervo atual, trabalho realizado por vários arcontes, como cópias encadernadas em diversos volumes de toda a obra produzida pelo escritor, maior parte inédita. Inicialmente, o estudo destaca o conceito de arquivo como lugar social, em que memória e história se imbricam, possibilitando a dialética entre passado, presente e futuro. Compreende-se que o movimento entre o contido nos acervos e o contexto em que seus titulares viveram e produziram suas obras ilustra o perfil do autor de arquivo, imagem fulcral quando se busca entender o arquivamento de um escritor pelo prisma dele mesmo, como é o caso de Camillo de Jesus Lima. Considera-se ainda que o arquivo não possui um caráter finito, estático, mas sim, que história e memória se reconstroem no presente, a partir das leituras empreendidas por leitores e pesquisadores desse tipo de documento. Desta ótica, a revitalização e a atualização dos arquivos contam com o olhar de quem os lê, de quem os coloca em evidência. Isso significa que a memória materializada nos documentos não se restringe ao passado, mas se vale do diálogo entre os tempos e as experiências dos sujeitos sociais pertencentes a cada tempo histórico, seja na produção, na preservação e na recepção do arquivo. A problematização que se levanta a partir das leituras do material empírico é sobre a relação entre literatura e sociedade. Ao constatar que os textos literários foram e são motivados pelas experiências históricas, busca-se entender em que medida eles as atualizam e de que forma o real e o ficcional se aproximam e se implicam. Algumas questões são levantadas e outras certamente virão no decorrer do processo: Quais as articulações entre história e literatura no arquivo pessoal do escritor Camillo de Jesus Lima? Qual o perfil autobiográfico que o titular do arquivo criou de si e da sociedade em que viveu? Qual a imagem que a sociedade da época teve do escritor a partir da recepção de sua obra? Quais as influências ideológicas que o autor sofreu de seu tempo histórico e quais contribuições ele deu à sociedade por meio de sua atividade intelectual? Parte-se da hipótese de que a literatura possui, entre suas importantes funções, a estético-política, que a linguagem literária imprime posições de ordem cultural, social, política, sempre permeadas por ideologias, afinal, não há signo neutro, pelo contrário, todo signo está impregnado de significados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esmeralda Guimaraes Meira - Coordenador / Hermony Gomes da Silva - Integrante / Fernanda Pessoa Barbosa - Integrante / Ruan Rafael Barbosa Nascimento - Integrante.

  • 2018 - Atual

    MEMORIA LITERATURA E SOCIEDADE NO ARQUIVO DE CAMILLO DE JESUS LIMA, Descrição: Este projeto é continuidade à pesquisa no arquivo de Camillo de Jesus Lima, reestrutura algumas ações e acrescenta outras, através dos subprojetos a ele vinculados. Visa investigar a relação entre memória, literatura e sociedade no arquivo pessoal desse escritor baiano. Tal arquivo se constitui de textos literários e não literários de autoria do titular, cartas, entrevistas, críticas de rodapé, entre outros documentos. O arquivo é visto como lugar social, em que memória e história se imbricam, possibilitando a dialética entre passado, presente e futuro. O corpus da pesquisa é formado por uma seleção de textos encontrados no arquivo pessoal de Camillo de Jesus Lima. Serão selecionados alguns documentos do arquivo tais como textos literários de sua autoria, éditos e inéditos, críticas sobre o autor, correspondências, entrevistas dadas pelo escritor a jornais e revistas, observando-os como parte do processo dialético na construção do conhecimento, em diferentes tempos históricos. Os textos literários dialogam com os paratextos compilados no arquivo pessoal do escritor e, muitas vezes, tais documentos justificam e fundamentam a análise da escrita camilliana. A problematização levantada em torno dessas produções vem questionar a relação entre literatura e sociedade, entre memória e autobiografia, entre recepção e crítica literária. Entre os vários motivos propulsores dessa pesquisa está o aprofundamento dos estudos que já se vem desenvolvendo sobre a obra de Camillo de Jesus Lima, tornando-o leitura indispensável aos estudos da produção literária baiana, por ser um dos maiores escritores que a Bahia de XX deu berço. Uma vez que todos os documentos e a produção literária publicada e inédita deste autor se encontram à disposição da proponente desse projeto, e o fato da mesma estar vinculada a Universidade do Estado da Bahia e a Grupos de Pesquisa desta Universidade, amplia-se a responsabilidade social com o fazer científico sobre o escritor e sua obra, como uma forma de reconhecimento à sua contribuição histórica no panorama político e literário brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Esmeralda Guimaraes Meira - Coordenador / Hermony Gomes da Silva - Integrante / Graziane Jesus de Souza - Integrante / Joyce Nárlita Costa Magalhães - Integrante / Margarete Santos Dias - Integrante.

  • 2017 - 2018

    ARQUIVOS PESSOAIS: LITERATURA E SOCIEDADE NO ACERVO DE CAMILLO DE JESUS LIMA, Descrição: Esta pesquisa visa investigar a relação entre literatura e sociedade no arquivo pessoal do escritor baiano Camillo de Jesus Lima. Aborda o arquivo como lugar social, em que memória e história se imbricam, possibilitando o movimento entre passado, presente e futuro. Compreende-se que o movimento entre o contido nos acervos e o contexto em que o seu titular viveu e produziu sua obra ilustra o perfil autobiográfico do autor ? imagem que ele cria e busca preservar, através do arquivamento de si. Considera-se que o arquivo não possui um caráter finito e estático, ele se reconstrói no presente, a partir das leituras empreendidas pelos pesquisadores/leitores. Portanto, a revitalização e a atualização dos arquivos contam com o olhar de quem os lê, de quem os coloca em evidência. Isso significa que a memória materializada nos documentos, incluindo os literários, não se restringe ao passado, mas se vale do diálogo entre os tempos e as experiências dos sujeitos sociais que deles fazem parte. Privilegia-se, nesse conjunto de relações, a dialética entre literatura e sociedade, conforme proposição deste estudo. O corpus da pesquisa é formado por textos de autoria de Camillo de Jesus Lima, publicados em livros e jornais. Os textos literários ?Viola quebrada? (conjunto de poesias), ?Um valentão, em Caetité, no século passado? (conto), ?Este lugar me convém? e ?Quando os poetas se encontram? (crônicas) dialogam com paratextos compilados em seu arquivo pessoal, tais como entrevistas, críticas, cartas e notas. Tais documentos justificam e, muitas vezes, fundamentam a escrita camilliana. A problematização em torno dessas produções articula a relação entre história/sociedade e literatura, conforme a proposição do autor no momento da escrita, assim como no olhar do pesquisador, na recepção e análise da obra. Verificaremos se os textos literários foram e são motivados pelas experiências históricas e em que medida eles as atualizam, por meio de uma interação entre o real e o ficcional, aproximando a obra literária da realidade e vice-versa. Algumas questões geraram este projeto: Quais as articulações entre história e literatura no arquivo pessoal do escritor Camillo de Jesus Lima? Qual o perfil autobiográfico que o titular do arquivo criou de si e da sociedade em que viveu? E, finalmente, qual a contribuição que este autor teve no seu tempo histórico e nos tempos que o sucederam, por meio de sua obra e da sua prática social? Partimos da hipótese de que a literatura possui, entre suas importantes funções, a estético-política. A linguagem literária imprime posições de ordem cultural, social, política, sempre permeadas por ideologias, afinal, não há signo neutro, pelo contrário, todo signo está impregnado de significados. Para compreender como os textos, os paratextos e os contextos se interralacionam, investiga-se, entre outros aspectos: a) o processo de criação; b) as condições de veiculação dos textos; c) as condições de guarda e preservação dos textos em arquivos; d) as relações implícitas entre leitor/leitura/texto c) possibilidades de reconfiguração e atualização dos textos literários sob novas perspectivas de análise. Para tanto, serão analisados poemas, crônicas e contos que compõem o corpus, observando-os como parte do processo dialético na construção do conhecimento em diferentes tempos históricos. Assim, o escopo teórico da pesquisa baliza-se em teóricos como Eagleton, Hobsbawm, Gramsci, Marx e Engels, Candido, entre outros. Pretende-se que a pesquisa aqui proposta resulte em um aprofundamento das discussões sobre os documentos de arquivos de escritores e as imbricadas relações arquivo / autobiografia / memória / história / literatura / sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Esmeralda Guimaraes Meira - Coordenador / ELEXANDRO RODRIGUES XAVIER - Integrante / ANDERSON PÚBLIO BRAGA - Integrante.

  • 2013 - 2017

    O arquivista de si - História e Memória do escritor Camillo de Jesus Lima, Descrição: Projeto de doutoramento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esmeralda Guimaraes Meira - Coordenador / José Rubens Mascarenhas de Almeida - Integrante.

  • 2012 - 2013

    O ROEDOR DE LIVROS ? DIÁLOGOS INTERTEXTUAIS NA OBRA ?CANTIGAS DA TARDE NEVOENTA? DE CAMILLO DE JESUS LIMA., Descrição: A presente pesquisa pretende analisar a obra Cantigas da tarde Nevoenta, do poeta baiano Camillo de Jesus Lima (1912- 1975) para destacar em alguns de seus poemas a relação dialógica entre seus textos e textos do romancista Jorge Amado. Destaca-se nesse estudo, em especial, o olhar do leitor Camillo de Jesus Lima ao ressignificar aspectos socioculturais da Bahia e de seu povo, encontrados no romance Mar Morto, de Jorge Amado, revitalizados no texto poético camilliano. As relações entre leitura e escrita poderão ser observadas através da filtragem realizada pelo poeta ao reapresentar elementos caros ao imaginário do leitor amadiano. Para balizar a pesquisa vale-se de estudos realizados pela critica literária e pelos estudos culturais, além de uma revisão da literatura já publicada sobre os escritores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Esmeralda Guimaraes Meira - Coordenador / Luciane Aparecida Silva Soares - Integrante.

  • 2012 - 2013

    LITERATURA BAIANA ITINERANTE, Descrição: Propõe discussão acerca da importância do estudo da literatura baiana, reconhecendo autores já inseridos no cânone, mas, principalmente, abrindo espaço para leitura daqueles que estiveram à margem dos estudos acadêmicos. Convida-se ao diálogo leitores e autores, intermediados por obras produzidas ao longo do século XX aos nossos dias. Em especial, destacam-se estudos sobre o poeta Camillo de Jesus Lima. Na itinerância por alguns Campi da UNEB e outras instituições são apresentados resultados de uma pesquisa sobre a recepção crítica da obra deste poeta, com destaque para a crítica de rodapé. Espera-se que a divulgação da produção literária de Camillo de Jesus Lima junto aos graduandos e pós-graduandos nos Departamentos da Universidade Estadual da Bahia possa ajudar na revitalização da obra édita desse escritor no ano em que se comemora o seu centenário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esmeralda Guimaraes Meira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado da Bahia, Departamento de ciencias Humanas/CAMPUS VI. , Avenida Contorno, S/N, Centro, 46400-000 - Caetite, BA - Brasil, Telefone: (77) 34542021, Ramal: 211, Fax: (77) 7734541762, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2001 - Atual

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2017

    Direção e administração, Departamento de ciencias Humanas/CAMPUS VI, .,Cargo ou função, COORDENADORA DO COLEGIADO DE LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS.

  • 04/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de ciencias Humanas/CAMPUS VI, .,Cargo ou função, coordenadora de colegiado.

  • 12/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , Grupo de Pesquisa Cultura, Sociedade e Linguagem, .,Linhas de pesquisa

  • 09/2001

    Ensino, letras vernáculas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudo da Produção lIterária Baiana, Estágio Supervisionado, Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Literatura e Outras Artes, Oficina de Redação, Oficina Literária, Práticas Pedagógicas I

  • 04/2017 - 03/2018

    Ensino, Letras - Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, coordenadora do PIBID

  • 06/2012 - 12/2012

    Ensino, LEITURAS: MEMÓRIAS, LINGUAGENS E FORMAÇÃO DOCENTE, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS

  • 03/2004 - 07/2010

    Extensão universitária , Departamento de ciencias Humanas/CAMPUS VI, .,Atividade de extensão realizada, PROJETO DE ARTE E CULTURA.

  • 02/2003 - 12/2005

    Ensino, pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ensino de Língua Portuguesa I, Ensino de Língua Portuguesa II, Oficina de Leitura e Produção Textual

  • 09/2002 - 09/2005

    Outras atividades técnico-científicas , Departamento de ciencias Humanas/CAMPUS VI, Departamento de ciencias Humanas/CAMPUS VI.,Atividade realizada, Coordenadora do Programa Rede UNEB 2000 - município de Boquira.

2000 - 2001

Instituto Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40

Atividades

  • 01/2000 - 12/2001

    Ensino, curso tecnico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa

  • 01/2000 - 12/2001

    Ensino, curso técnico, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa, Redação Oficial

  • 01/2000 - 08/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Literaturas Brasileira e Portuguesa, Redação, Lingua Portuguesa

1998 - 1999

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: seleção pública para professor, Enquadramento Funcional: substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 03/1998 - 12/1999

    Ensino, letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, METODOLOGIA E PRÁTICA DO ENSINO DE PORTUGUES

1982 - 2002

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 40

Atividades

  • 02/1982 - 02/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Lingua Portuguesa

  • 02/1998 - 12/1998

    Outras atividades técnico-científicas , DIREC 20, DIREC 20.,Atividade realizada, COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA ESTAUUAL CARLOS SANTANNA.

  • 02/1996 - 06/1997

    Outras atividades técnico-científicas , DIREC 20, DIREC 20.,Atividade realizada, ELABORAÇÃO E COORDENAÇÃO DO PROJETO TEATRO EXPERIMENTAL COM ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS SANT'ANNA.

1990 - 1999

Instituto São Tarcísio

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1990 - 12/1999

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Educação Artística, Lingua Portuguesa