Roberta Ferreira Gonçalves

Bacharel e licenciada em História (2000-2005), com bolsas de Iniciação Científica financiadas pelo CNPQ/PIBIC, em que desenvolveu pesquisas sobre imprensa, história do livro, gênero e história. Mestre em História pelo PPGH-UERJ (2009-2011), com bolsa CAPES, onde analisou o projeto de criação e as redes intelectuais em torno da revista O Tico-Tico. Doutora em História pelo PPGH-UFF (2015-2019), financiada com bolsa CAPES. No doutorado, realizou pesquisa sobre o projeto editorial e formativo da revista O Tico-Tico (1905-1962) a partir de temas como Práticas de Leitura, Infância, Educação e História. A tese foi indicada para publicação e prêmios. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Escritas da História: historiografias do Sul, da Universidade Federal Fluminense. Na educação básica, foi professora substituta no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira - CAP UERJ (2011-2013) e no Instituto Federal Goiano, Campus Trindade (2016-2017), entre outras atividades. Atualmente é professora substituta no Instituto Federal Goiano, Campus Hidrolândia. Suas pesquisas se direcionam para os campos do Ensino de História, da História do Brasil Republicano, da História da Educação e da Infância.

Informações coletadas do Lattes em 01/05/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História

2015 - 2019

Universidade Federal Fluminense
Título: As desventuras d'O Tico-Tico: formação infantil no Brasil Republicano (1905-1962)
Giselle Martins Venâncio. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Imprensa; Ensino de História; Infância; História da Educação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: História da Educação.

Mestrado em História

2009 - 2011

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: A escola em brincadeira: pensamento social e identidade nacional na revista O Tico-Tico,Ano de Obtenção: 2011
Eliane Garcindo de Sá.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Imprensa; Intelectualidade; Educação.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em andamento em Hist. e Cult. Africana e Afro-brasileira e Educ. das Rel. Étnico-raciais

2021 - Atual

Universidade Federal de Goiás

Graduação em História

2000 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Entre o público e o privado: o discurso feminista na imprensa oitocentista
Orientador: Eliane Garcindo de Sá
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.

Formação complementar

2017 - 2017

Fontes e Métodos na Pesquisa com História da Infância e da Juventude. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.

2012 - 2012

Oficina de formação de professores: teoria e escri. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Quadrinhos e Animações sob a Nova Ótica da História. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2009 - 2009

Minicurso Roger Chartier. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2004 - 2004

Arte, poder e revolução. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2003 - 2003

Formação Metodológica - Oficinas Pedagógicas em Direitos Humanos. (Carga horária: 8h). , Escola Cidadania em Rede, NOVAMÉRICA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Ensino de História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da Imprensa.

Organização de eventos

GONÇALVES, R. F. ; ROQUE, M. . Simpósio Temático História, Literatura e Leitura: Reflexões sobre a escrita ficcional e as práticas de leitura. 2020. (Outro).

GONÇALVES, R. F. ; AVELINO, D. . Mesa História e Historiografia II - III Fórum dos Programas de História e Historiografia do Centro-Oeste e XIII Seminário de Pesquisa UFG/PUC Goiás. 2020. (Outro).

GONÇALVES, R. F. . Agroecologia e Soberania Popular. 2017. (Outro).

GONÇALVES, R. F. ; AVELAR, R. B. . As violências que afetam os jovens. 2017. (Outro).

GONÇALVES, R. F. . V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: política, cultura & sociedade. 2010. (Outro).

Participação em eventos

VII Semana da Licenciatura em História do IFG.Livros e leitores infanto-juvenis na Primeira República: a formação da criança cidadã a partir da leitura de um impresso ilustrado. 2018. (Simpósio).

IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais. A ARTE DE FORMAR BRASILEIROS: EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA NA REVISTA O TICO-TICO. 2017. (Congresso).

XXIX Seminário Nacional de História.Muito da escola em brincadeiras: a revista O Tico-Tico como espaço de formação infantil. 2017. (Seminário).

XIII Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, II Feira de Ciências e II Seminário da Pesquisa do Campus Trindade.Gênero e mito: uma reflexão sobre o masculino e o feminino na trajetória de personagens de HQ's. 2016. (Outra).

2 Encontro de Pós-Graduandos do CEO-NUPEHC.Usos do passado e modernidade na revista O Tico-Tico: apontamentos de uma pesquisa. 2015. (Encontro).

2 Simpósio Internacional de História Pública: perspectivas da história pública no Brasil.A revista O Tico-Tico e a formação de uma consciência histórica entre a infância da Primeira República. 2014. (Simpósio).

6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - SNHH.A escola disfarçada em brincadeiras: a história do Brasil contada nas páginas de O Tico-Tico. 2012. (Seminário).

5 Encontro Estadual de História Anpuh-BA.Intelectuais e ideias na criação da revista O Tico-Tico. 2010. (Encontro).

V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.Uma revista marcada na lembrança: O Tico-Tico e a imprensa carioca da Primeira República. 2010. (Seminário).

III Seminário nacional de História e Historiografia.Educação e infância na trajetória intelectual de Manoel Bomfim. 2009. (Seminário).

IV Semana de História Política.Pensamento social e identidade nacional na revista O Tico-Tico. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História. Hitória e ética..Identidade nacional e pensamento social na revista O Tico-Tico: apontamentos de uma pesquisa. 2009. (Simpósio).

I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial. 2004. (Seminário).

V Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Sujeitos, Saberes e Práticas. 2004. (Encontro).

Seminário História e Imprensa. 2003. (Seminário).

II Semana de História.II Semana de História. 2002. (Seminário).

Seminário PPGHIS 20 anos. 2002. (Seminário).

X Encontro Regional de História da ANPUH - História e Biografias. 2002. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Lisiane Alves Vieira

SILVA, R. C.; FERREIRA, D.;GONÇALVES, ROBERTA FERREIRA. Ensinando sobre arte barroca em Goiás do oitocentos: a produção artística de Veiga Valle em perspectiva. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) - Instituto Federal Goiano - Câmpus Hidrolândia.

Aluno: Miriany Maria da Silva

GONÇALVES, R. F.; SILVA, R. C.; SOUZA, C. J.. Tecendo experiências artísticas e culturais com estudantes de baixa visão em Hidrolândia. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) - Instituto Federal Goiano - Câmpus Hidrolândia.

Aluno: Tânia Martins de Almeida Braz

GONÇALVES, R. F.; SILVA, S. S.; SALES, P. A. S.. Os clássicos tradicionais e sua relevância na educação infantil: o papel do professor diante dessa abordagem. 2021. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) - Instituto Federal Goiano - Câmpus Hidrolândia.

Aluno: Dianari Inácio de Morais Júnior

GONÇALVES, R. F.. Breves Considerações acerca do livro didático de história: o caso da Primeira República (1889-1930). 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Ensino de Humanidades) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano- Campus Trindade.

Aluno: Viviane Pereira Europeu; Sergio Dias de Azevedo

GOMES, I. L.;GONÇALVES, R. F.; SILVA, C. S.. Transtorno de Aspecto Autista (TEA): aspectos desafiadores no processo educativo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Goiás.

Aluno: Pedro Luiz da Silva Filho

GOMES, I. L.;GONÇALVES, R. F.; SILVA, C. S.. O uso da teledramaturgia como recurso didático nas aulas de História. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Universidade do Estado de Goiás.

GONÇALVES, R. F.. Banca de Correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual. 2013. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

GONÇALVES, R. F.. Banca de Correção da prova de História do Exame Discursivo do Vestibular Estadual. 2012. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Marco Morel

MOREL, M.; SÁ, Eliane Garcindo de; FERREIRA, Tania Maria Tavares Bessone da Cruz. Entre o público e o privado: o discurso feminista na imprensa oitocentista. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. A Escola Disfarçada em Brincadeiras Intelectuais e Ideias na Criação. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eliane Garcindo de Sá

SÁ, Eliane Garcindo de. A Escola disfarçada de brincadeiras: intelectuais e ideias na criação da revista. 2010. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rebeca Gontijo Teixeira

GONTIJO, Rebeca; GONÇALVES, Márcia de Almeida; BESSONE, Tania. A Escola disfarçada em brincadeiras: intelectuais e ideias na criação da revista O Tico-Tico. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Rebeca Gontijo Teixeira

SÁ, Eliane Garcindo de; BESSONE, Tania;GONTIJO, Rebeca. "A escola disfarçada em brincadeiras": intelectuais e ideias na criação da revista O Tico-Tico. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Giselle Martins Venancio

VENANCIO, G. M.; RAFFAINI, P.; KNAUSS, P.; PELLEGRINO, G.; CARULA, K.. As desventuras d'O Tico Tico: a formaçõ infantil no Brasil Republicano (1905-1962). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Giselle Martins Venancio

VENANCIO, G. M.; KNAUSS, P.; RAFFAINI, P.. As desventuras do Tico Tico: a formação da moderna criança-cidadã através de uma revista infantil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Paulo Knauss de Mendonça

KNAUSS, PAULO; VENÂNCIO, Giselle M.; RAFFAINI, Patricia T.; SOARES, Gabriela. P.; CARULA, Karoline. As desventuras dO Tico Tico: a formação infantil no Brasil republicano (1905-1962). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Paulo Knauss de Mendonça

VENÂNCIO, Giselle M.; RAFFAINI, Patricia T.;KNAUSS, Paulo. As desventuras do Tico-Tico: a formação da moderna criança-cidadã através de uma revista infantil. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em DOUTORADO EM HISTÓRIA) - Universidade Federal Fluminense.

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

Sá, Eliane Garcindo de;FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; Gontijo, Rebeca. A escola disfarçada em brincadeira?: intelectuais e idéias na criação da Revista Tico-Tico. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Tânia Martins de Almeida Braz

Os clássicos tradicionais e sua relevância na educação infantil: o papel do professor diante dessa abordagem; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) - Instituto Federal Goiano - Câmpus Hidrolândia; Orientador: Roberta Ferreira Gonçalves;

Miriany Maria da Silva

Tecendo experiências artísticas e culturais com estudantes de baixa visão em Hidrolândia; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Formação de Professores e Práticas Educativas) - Instituto Federal Goiano - Câmpus Hidrolândia; Orientador: Roberta Ferreira Gonçalves;

Foi orientado por

Eliane Garcindo de Sá

A Escola em Brincadeiras - pensamento social e identidade nacional na criação da Revista Tico-Tico; 2009; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliane Garcindo de Sá;

Eliane Garcindo de Sá

Entre o público e o privado: o discurao feminista na imprensa oitocentista; 2005; 69 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Eliane Garcindo de Sá;

Giselle Martins Venancio

As desventuras d' O Tico-Tico: a formação infantil no Brasil Republicano (1905-1934); 2019; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Giselle Martins Venancio;

Fátima Regina Almeida de Freitas

A literatura infantil na sala de aula de história: construindo uma comunidade de aprendizado a partir dos livros de bell hooks; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História e cultura afrobrasileira e africana) - Universidade Federal de Goiás; Orientador: Fatima Regina Almeida de Freitas;

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

O jornal A Família e a imprensa feminista nos oitocentos; 2006; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira;

Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira

Brasil, Portugal e França: atrações e repulsas imaginadas (1864/1914) - Projeto Integrado CNPq; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira;

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, R. F. . Biografias e educação histórica: biografias como narrativas formadoras na revista O Tico-Tico durante a Primeira República. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online) , v. 14, p. 209-230, 2021.

  • GONÇALVES, R. F. . O Malho, a imprensa empresarial e a criação da revista O Tico-Tico. Brasiliana: Journal for Bazilian Studies , v. 9, p. 278-311, 2020.

  • GOMES, IVAN LIMA ; GONÇALVES, ROBERTA FERREIRA . Imagens de uma República infantil: Ângelo Agostini nas revistas O Malho e O Tico-Tico. Maracanan , v. 12, p. 225-240, 2016.

  • VENANCIO, G. M. (Org.) ; GONÇALVES, R. F. (Org.) ; RODRIGUES, M. T. (Org.) . Tessituras Históricas. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 325p .

  • GONÇALVES, R. F. . Os distanciamentos no ensino remoto de História: um relato de experiência na educação municipal de Goiânia. In: GOMES, Ivan Lima; CAMPOS, Yussef D. S. & SADDI, Rafael. (Org.). Tempos Remotos: Ensino de História e a pandemia do Covid-19. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2021, v. 1, p. 203-222.

  • GONÇALVES, R. F. . Uma revista feita para e pelas crianças: leitura e escrita infantil em O Tico-Tico. In: VENÂNCIO, Giselle Martins; RODRIGUES, Mariana Tavares; GONÇALVES, Roberta Ferreira. (Org.). Tessituras Históricas. 1ed.Curitiba: Appris, 2020, v. 1, p. 239-260.

  • VENANCIO, G. M. ; VALE, N. G. ; FURTADO, A. ; GABLER, L. ; GONÇALVES, R. F. . Uma aventura na América: a trajetória do personagem Chiquinho dos Estados Unidos até o Brasil. In: Giselle Martins Venâncio; André Furtado; Nayara Galeno do Vale. (Org.). Histórias no singular: textos, práticas & sujeitos. 1ed.Curitiba: Appris, 2019, v. 1, p. 17-36.

  • GONÇALVES, R. F. . A escola em brincadeiras: intelectuais e nação na criação da revista O Tico-Tico. In: CARULA, Karoline; CORRÊA, Maria Letícia; ENGEL, Magali. (Org.). Os intelectuais e a nação. Educação, saúde e a construção de um Brasil moderno. 1ed.Rio de Janeiro: Contra Capa; FAPERJ, 2014, v. , p. 113-140.

  • GONÇALVES, R. F. . A escola disfarçada em brincadeiras: a história do Brasil contada nas páginas de O Tico-Tico. In: 6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia - SNHH, 2012, Mariana, MG. Anais do 6 Seminário Brasileiro de História da Historiografia, 2012.

  • GONÇALVES, R. F. . Uma revista marcada na lembrança: O Tico-Tico e a imprensa carioca da Primeira República. In: V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2010, Rio de Janeiro. Anais da V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2010.

  • GONÇALVES, R. F. . Educação e infância na trajetória intelectual de Manoel Bomfim. In: III Seminário Nacional de História da Historiografia, 2009, Mariana, MG. 3 Seminário Nacional de História da Historiografia aprender com a história?.

  • GONÇALVES, R. F. . Pensamento social e identidade nacional na revista O Tico-Tico. In: IV Semana de História Política UERJ, 2009, Rio de Janeiro. ANAIS ELETRÔNICOS DA IV SEMANA DE HISTÓRIA POLÍTICA, 2009.

  • GONÇALVES, R. F. . A imprensa feminista do século XIX: pela educação da mulher brasileira. In: Seminário História e Imprensa, 2003, Rio de Janeiro. Anais do Seminário História e Imprensa, 2003.

  • GONÇALVES, R. F. ; SOUZA, L. G. . O Brasil nas Exposições Internacionais do século XIX. In: X Semana de História, 2002, Rio de Janeiro. X Semana de História. Rio de Janeiro: UERJ/IFCH, 2002. p. 1-12.

  • GONÇALVES, ROBERTA FERREIRA . O Brasil em figuras: o ensino de história nas páginas da revista O Tico-Tico. In: Caderno de Resumos: IX Semana de História Política: Política, Conflitos e Identidades na Modernidade/ VI Seminário Nacional de História, 2019, Rio de Janeiro. IX Semana de História Política (Política, Conflitos e Identidades na Modernidade)/ VI Seminário Nacional de História. Rio de Janeiro: UERJ PPGH, 2014. v. 1. p. 397-398.

  • GONÇALVES, R. F. . Muito da escola em brincadeiras: a revista O Tico-Tico como espaço de formação infantil. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Caderno de resumos do XXIX Simpósio Nacional de História. Brasília: Associação Nacional de História ANPUH Brasil, 2017. v. 1. p. 1603-1604.

  • GONÇALVES, R. F. . A arte de formar brasileiros: educação moral e cívica na revista O Tico-Tico. In: IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais, 2017, Uberlândia. Cadernos de resumos do IX Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: repensar a história da educação, pensar a política na história da educação. Uberlândia: EDUFU, 2017. v. 1. p. 207-208.

  • GONÇALVES, R. F. . Usos do passado na revista O Tico-Tico: a cultura histórica na formação do futuro cidadão brasileiro. In: VII Simpósio Regional de História da ANPUH/DF, 2016, Brasília. Caderno de resumos VII Simpósio Regional de História do DF Em Defesa da Democracia: História e Diversidade. Brasília: Universidade de Brasília, 2016. p. 37-38.

  • GONÇALVES, R. F. . Aprender com a História: usos do passado na revista O Tico-Tico. In: IV Simpósio Nacional I Internacional de História da UEG, 2015, Morrinhos, GO. Caderno de Programação e Resumos do IV Simpósio Nacional I Internacional da História da UEG, 2015.

  • GONÇALVES, R. F. . A revista O Tico-Tico e a formação de uma consciência histórica entre a infância da Primeira República. In: 2 Simpósio Internacional de História Pública, 2014, Niterói, RJ. Programação e Resumos 2 Simpósio Internacional de História Pública, 2014. v. 1. p. 70-71.

  • GONÇALVES, R. F. . Intelectuais e ideias na criação da revista O Tico-Tico. In: 5 Encontro Estadual de História Anpuh-BA, 2010, Salvador. Livro de resumos 5 Encontro Estadual de História: história e memória; lugares, fronteiras, fazeres e políticas.. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2010. p. 167-167.

  • GONÇALVES, R. F. . Identidade nacional e pensamento social na revista O Tico-Tico: apontamentos de uma pesquisa. In: XXV Simpósio Nacional de História. História e ética., 2009, Fortaleza, CE. História e ética: Simpósio temáticos e resumos [do] XXV Simpósio Nacional de História, Fortaleza, CE, 12 a 17 de julho de 2009. Fortaleza: Editora, 2009. p. 175-176.

  • GONÇALVES, R. F. . Intelectualidade Feminina na Imprensa Carioca. In: 13ª Semana de Iniciação Científica, 2004, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 13ª Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: NEPE/DEPEXT/SR-3/UERJ, 2004.

  • GONÇALVES, R. F. . O Jornal A família e a imprensa feminista carioca. In: 12° Semana de Iniciação Científica, 2003, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da 12 Semana de Iniciação Científica. Rio de Janeiro: UERJ, 2003.

  • GONÇALVES, R. F. . A lavoura cafeeira nas Exposições Universais de 1878 e 1885. In: XI Semana de Iniciação Científica, 2002, Rio de Janeiro. 11 Semana de Iniciação Científica - Livro de Resumos. Rio de Janeiro: NEPE/DEPEXT/SR-3/UERJ, 2002. p. 526-527.

  • GONÇALVES, R. F. . Biografias e educação histórica: vidas exemplares na revista O Tico-Tico durante aPrimeira República. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online) , 2021.

  • GONÇALVES, R. F. . O Malho, a imprensa empresarial e a criação da revista O Tico-Tico. Brasiliana: Journal for Bazilian Studies , 2020.

  • GONÇALVES, R. F. . A Juventude brasileira na revista O Tico-Tico: o projeto de educação cívica e militarização da infância de Getúlio Vargas, pelo olhar de um periódico infanto-juvenil. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . As Aventuras de Robinson Crusoé na revista O Tico-Tico: uma experiência de tradução e adaptação em folhetim. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Livros e leitores infanto-juvenis na Primeira República: a formação da criança cidadã a partir da leitura de um impresso ilustrado. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . O papel da escola na superação e na reprodução das desigualdades sociais. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GONÇALVES, R. F. . Literatura Infantil e práticas de leitura na revista ilustrada O Tico-Tico. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . A arte de formar brasileiros: educação moral e cívica na revista O Tico-Tico. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Muito da escola em brincadeiras: a revista O Tico-Tico como espaço de formação infantil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Usos do passado na revista O Tico-Tico: a cultura histórica na formação do futuro cidadão brasileiro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Usos do passado e modernidade na revista O Tico-Tico: apontamentos de uma pesquisa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Aprender com a História: usos do passado na revista O Tico-Tico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . A República em biografias: usos do passado na revista O Tico-Tico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . A revista O Tico-Tico e a formação de uma consciência histórica entre a infância da Primeira República. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . O Brasil em Figuras: o ensino de história das páginas da revista O Tico-Tico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . A escola disfarçada em brincadeiras: a história do Brasil contada nas páginas de O Tico-Tico. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, R. F. . Intelectuais e ideias na criação da revista O Tico-Tico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Uma revista marcada na lembrança: O Tico-Tico e a imprensa carioca da Primeira República. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Identidade nacional e pensamento social na revista O Tico-Tico: apontamentos de uma pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Educação e infância na trajetória intelectual de Manoel Bomfim. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . Pensamento social e identidade nacional na revista O Tico-Tico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, R. F. . A imprensa feminista do século XIX: pela educação da mulher brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GONÇALVES, ROBERTA FERREIRA . O Brasil nas Exposições Internacionais do século XIX. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções

GONÇALVES, R. F. . Em Tempos de História. 2021.

GONÇALVES, R. F. . Revista Anos 90. 2021.

GONÇALVES, R. F. . Revista de História. 2020.

GONÇALVES, R. F. . Em Tempos de História (ISSN 2316-1191). 2020.

GONÇALVES, ROBERTA FERREIRA . Parecer Ad Hoc - revista História, Histórias. 2016.

GONÇALVES, R. F. . Revista O Tico-Tico divertiu e colaborou para educação. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GONÇALVES, ROBERTA FERREIRA . Editora do site da Revista Dia-logos - revista dos alunos da pós-graduação em História da UERJ. 2010. (Site).

GONÇALVES, ROBERTA FERREIRA . Editora do site da V Semana de História - II Seminário Nacional de História. 2010. (Site).

GONÇALVES, R. F. . Leitura e leitores infantojuvenis no Brasil, séculos XIX e XX. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2018/01. 2018. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2018/02. 2018. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2017/01. 2017. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2017/02. 2017. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2016/01. 2016. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2016/02. 2016. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2015/02. 2015. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Relatório de Pesquisa 2015/01. 2015. (Relatório de pesquisa).

GONÇALVES, R. F. . Caderno de Resumo da V Semana de História Política/ II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. 2010. (Editoração/Outra).

GONÇALVES, R. F. . Revista Dia-Logos N 4 - Revista dos Alunos da Pós-graduação em História da UERJ. 2010. (Editoração/Periódico).

GONÇALVES, R. F. . Anais da V Semana de História Política / II Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. 2010. (Editoração/Anais).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2019

    As desventuras d'O Tico-Tico: formação infantil no Brasil Republicano (1905-1962), Descrição: O Tico-Tico é uma das revistas ilustradas infantis mais longevas do país. Lançada em 1905, circulou com periodicidade diversa até 1962. Foi criada durante o processo de segmentação de impressos da Sociedade Anônima O Malho e, com isso, representa etapa relevante da história da organização de uma das primeiras estruturas empresariais do ramo no Brasil. Idealizada por um grupo de intelectuais mediadores atuantes na imprensa e na educação pública, a revista nasceu sob o impacto das discussões públicas que viam a educação como saída para o atraso no qual se posicionava o país. Marcada também pela República então proclamada há pouco mais de dez anos, a revista se constituiu como uma ação informal de apoio à formação de crianças e jovens, pensados como futuros cidadãos de uma República que deveria se projetar como moderna e civilizada. Fundamentada em uma ?pedagogia da nacionalidade?, O Tico-Tico estabeleceu uma ideia singular de formação infantil que envolvia não apenas a aquisição de competências didáticas, mas também a constituição de valores, padrões de comportamento e de sensibilidades modernas. Conforme procuramos demonstrar, defendemos que o projeto formativo da revista se constituiu a partir de quatro pilares principais: educação cívico pedagógica; o ensino da História, em especial da história pátria; a difusão da língua portuguesa, através da leitura e da escrita e a educação para o consumo. Por meio do divertimento infantil ? através das histórias em quadrinhos, jogos de armar e brincadeiras lúdicas ? a revista buscou se aproximar de questões relacionadas à valorização da infância, a expansão do sistema escolar e dos debates sobre educação, do desenvolvimento do público leitor, especialmente infantil, no mercado editorial do país.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Ferreira Gonçalves - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    A escola disfarçada em brincadeiras: intelectuais e idéias na criação da revista O Tico-Tico, Descrição: O Tico-Tico foi uma das primeiras revistas ilustradas para crianças no Brasil. Criada em 1905 na cidade do Rio de Janeiro, circulou por mais de cinquenta anos em um mercado jornalístico considerado instável. Pela capacidade de condensar muitas das questões e demandas características de seu tempo, O Tico-Tico se configura como acontecimento. Na dissertação aqui apresentada, nos concentramos na análise da criação da revistinha e na conjunção de fatores que permitiu o nascimento de uma publicação tida por grandes nomes da intelectualidade nacional como um marco na infância de gerações de brasileiros. Procuramos, desta forma, recuperar o contexto em que ela foi criada a partir da própria publicação - seus quadrinhos, historinhas e lições dirigidos à formação dos futuros cidadãos da República. A partir da imprensa e seu processo de modernização, com especial foco na revista O Malho, procuramos perceber a articulação do campo intelectual carioca da Primeira República em espaços de sociabilidade como as redações de jornais, na proposição e encaminhamento de projetos em que estava em jogo o enfrentamento da questão nacional. O Tico-Tico foi um desses projetos que pretendeu dar corpo a um desejo intelectual de educar as crianças e jovens brasileiras, infantes como o próprio Brasil. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Ferreira Gonçalves - Coordenador.

  • 2003 - 2008

    Livros e impressos: poder, cultura e idéias no Brasil do oitocentos (1808-1917) - Projeto CNPq Integrado, Descrição: O projeto estuda a questão dos livros e dos impressos no Brasil e sua circulação e a influência desta produção nas esferas de poder e entre grupos representtivos de atividades culturais no século XIX e iníco do XX. As fontes mais utilizadas referem-se à produção bibliográfica das principais editoras desse período e também dos jornais em cidades como Rio de Janeiro e Salvador. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Ferreira Gonçalves - Coordenador / Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira - Integrante.

  • 1999 - 2001

    Projeto integrado do CNPq - Relações Brasil/Portugal: atrações e repulsas 1864/1914, Descrição: Estudo das relações culturais entre Portugal e Brasil, identificando as aproximações e as tensões nesse processo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Roberta Ferreira Gonçalves - Coordenador / Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira - Integrante.

Prêmios

2019

Tese de doutorado indicada para publicação, Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense.

2004

Prêmio de Iniciação à Ciência - Menção Honrosa, Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Histórico profissional

Experiência profissional

2015 - 2019

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluna de doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Entre março e julho de 2019, ministrei a disciplina "Seminário Monográfico: História do Livro e das Práticas de Leitura no Brasil dos séculos XIX e XX", em parceria com a doutoranda Mariana Tavares. A disciplina teve carga horária total de 60 horas.

2015 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Doutorado, Carga horária: 40

2009 - 2011

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Mestrado, Carga horária: 40

2016 - 2017

Instituto Federal Goiano, IF Goiano

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 40

2014 - 2015

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 16

2008 - 2009

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor I, Carga horária: 12

2011 - 2015

Centro Educacional da Usina

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 23

Outras informações:
Professor de ensino básico, nível fundamental e médio.

2011 - 2013

Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 16

2005 - 2005

Museu da Pessoa Ltda

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Provisório

Outras informações:
Pesquisador do projeto Memória Unimed-Rio

2001 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro (bolsista de iniciação científica/gradu, Carga horária: 20

Outras informações:
Vinculada a projeto de Iniciação Científica (CNPQ/UERJ) com título: Brasil, França e Portugal: Atrações e repulsas imaginadas de 1865 a 1914.

Atividades

  • 08/2001

    Estágios , Centro de Ciências Sociais, Departamento de História.,Estágio realizado, Pesquisa de Iniciação Científica.

2013 - 2014

INSTITUTO JESUS EUCARÍSTICO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Fundamental e Médio, Carga horária: 18

2020 - 2021

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E ESPORTE DE GOIÂNIA

Vínculo: Professor Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30

2021 - Atual

Instituto Federal Goiano - Câmpus Hidrolândia, IF Goiano

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40