Stefen Barbosa Pujol

Possui graduação em Agronomia (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como Pós-Doutorando em Ciência do Solo, auxilia com grande experiência em projetos voltados para o uso agrícola e o tratamento dos dejetos de animais, em especial de suínos. Tem experiência na área de Solos, com ênfase em Microbiologia do Solo e do Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica do N no solo, avaliação de produtos biológicos, tratamento biológico de efluentes agroindustriais e emissão de gases poluentes à atmosfera.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência do Solo

2008 - 2012

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Emissão de amônia e dinâmica do nitrogênio no solo com parcelamento da dose e adição de inibidor de nitrificação em dejetos de suínos
Celso Aita. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: NH3; Nitrificação; deslocamento de nitrato; dejetos líquidos de suínos; dicianodiamida; DCD.

Mestrado em Ciência do Solo

2006 - 2008

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Biogrânulos aeróbicos em reator seqüencial em batelada para o tratamento de efluente de biodigestor proveniente da suinocultura,Ano de Obtenção: 2008
Celso Aita.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Agronomia

2000 - 2006

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Desenvolvimento de biotecnologias para o tratamento de dejetos de suínos
Orientador: Celso Aita
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

1997 - 1999

Escola Estadual de 1° e 2° Graus Professor Diehl

Ensino Fundamental (1º grau)

1989 - 1996

Escola Estadual de 1° Grau Dartagnan Tubino

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Microbiologia do Solo e do Ambiente.

2012 - 2016

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Agrárias, Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Qualidade do Ar, das Águas e do Solo. , Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química / Especialidade: Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Expressividade e Oratória. (Carga horária: 8h). , Carla Viegas - Comunicação e Voz, CV, Brasil.

2014 - 2014

Manutenção equipamento Skalar. (Carga horária: 16h). , Pensalab Equipamentos Industriais S.A., Pensalab, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação do Portal de Periódicos da CAPES. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2013 - 2013

Science, Sources and mitigation of air and water... (Carga horária: 4h). , Soc. Bras, de Especialistas em Resíduos da Prod. Agropec. e Agroindustrial, SBERA, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento em operação de Espectrômetro de Massas. (Carga horária: 24h). , SENS Representações Comerciais Ltda, SENS, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento Técnico e de Aplicação - Skalar. (Carga horária: 8h). , Pensalab Equipamentos Industriais S.A., Pensalab, Brasil.

2011 - 2011

Instalação de software GC-Solution para GC. (Carga horária: 4h). , Sinc do Brasil, Instrumentação Científica LTDA, SINC, Brasil.

2011 - 2011

Treinamento básico em operacionalização de GC. (Carga horária: 8h). , Sinc do Brasil, Instrumentação Científica LTDA, SINC, Brasil.

2010 - 2010

Operação de cromatógrafo gasoso GC-2014. (Carga horária: 12h). , Sinc do Brasil, Instrumentação Científica LTDA, SINC, Brasil.

2009 - 2009

Treinamento operacional em Software GC-Solution. (Carga horária: 8h). , Sinc do Brasil, Instrumentação Científica LTDA, SINC, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Análise Multivariada Aplicada a Ecologia. (Carga horária: 24h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2007 - 2007

Uso de Biodigestores no Tratamento de dejetos. (Carga horária: 8h). , EMBRAPA Suínos & Aves, CNPSA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Pouco, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia do Solo e do Ambiente.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Microbiologia Aplicada e Engenharia Sanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AITA, C. ; PUJOL, S.B. ; DONEDA, A. ; GONZATTO, R. . II Ciclo de Palestras e Dia de Campo da Rede DejSui. 2014. (Outro).

AITA, C. ; DONEDA, A. ; PUJOL, S.B. ; GONZATTO, R. . I Ciclo de Palestras e Dia de Campo da Rede DejSui. 2012. (Outro).

PUJOL, S. B. . Membro da comissão organizadora de estande do departamento de solos. 2005. (Exposição).

PUJOL, S. B. . Feira das profissões. 2004. (Exposição).

PUJOL, S. B. . Feira das profissões. 2003. (Exposição).

PUJOL, S. B. . Membro da comissão organizadora de estande do departamento de solos. 2003. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVII Semana Acadêmica da Agronomia.Manejo de dejetos líquidos de suínos: estratégias para preservar o seu potencial. 2016. (Seminário).

XX Congreso Latinoamericano y XVI Congreso Peruano de la Ciencia del Suelo. Mitigação de amônia por zeólitas naturais na compostagem de dejetos de suínos. 2014. (Congresso).

III Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais.Emissões de CO2 e CH4 durante compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos. 2013. (Simpósio).

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Efeito da ventilação em câmaras estáticas semiabertas sobre a detecção de amônia emitida durante compostagem de dejetos suínos. 2013. (Congresso).

FERTBIO 2010. Emissão de gases de efeito estufa durante tratamento de dejetos líquidos de suínos em biofiltros. 2010. (Congresso).

I Simpósio Internacional sobre Gerenciamento de Resíduos de Animais.Remoção de nitrogênio da água residual de digestor anaeróbico de dejetos de suínos em reator aeróbico de biogrânulos. 2009. (Simpósio).

19ª Semana Acadêmica do Curso de Agronomia.Sistemas de Tratamento de Dejetos. 2008. (Seminário).

FERTBIO 2008. Reator de biogrânulos no tratamento de dejetos de suínos digeridos anaerobicamente. 2008. (Congresso).

I CICLO DE PALESTRAS MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL.Tecnologias de tratamento de dejetos suínos. 2008. (Oficina).

Microbiologia na CESNORS.Introdução à Microbiologia do Solo. 2008. (Encontro).

Congresso Brasileiro de Ciência do Solo. Dinâmica da remoção de DQO e de N no tratamento de efluente de frigorífico em reator aeróbico de biogrânulos. 2007. (Congresso).

FERTBIO 2006. Eficiência do tratamento de dejetos líquidos de suínos em reator aeróbico de biogrânulos na remoção de DQO e N. 2006. (Congresso).

Encontro sobre criação de gado de corte. 2004. (Encontro).

FERTBIO 2004. Nematóides em sistema de cultivo orgânico de batata, soja, feijão e milho. 2004. (Congresso).

JAI - Jornada Acadêmica Integrada.Identificação de bactérias fitopatogênicas isoladas de Crisântemo. 2004. (Outra).

Congresso Internacional de Biotecnologia - Genética humana, Genética vegetal, Bioética e Direito. 2003. (Congresso).

JAI - Jornada Acadêmica Integrada.Avaliação da fonte de reposição de nutrientes na população de nematóides na cultura da batata. 2003. (Outra).

1° Seminário de Difusão Tecnológica do Laboratório de Geomática - Projeto de Ciência Rural Campeiro 4. 2002. (Seminário).

11° Encorte e 1° Tecnocorte. 2002. (Encontro).

III Seminário de Formação em Agroecologia. 2002. (Seminário).

XV Semana Acadêmica da Agronomia. 2002. (Outra).

XIV Semana Acadêmica da Agronomia. 2001. (Outra).

Feira de Ciências. Feira Municipal de Ciências (expositor). 1995. (Exposição).

Feira de Ciências. Feira Estadual de Ciências (Expositor). 1995. (Exposição).

Feira de Ciências.Feira Municipal de Ciências (expositor). 1993. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vilmar Müller Júnior

COMIN, J. J.; LOSS, A.;PUJOL, S. B.; LOURENZI, C. R.. Sistema de plantio direto agroecológico de cebola e emissão de gases de efeito estufa. 2017. Dissertação (Mestrado em Agroecossistemas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alexandre Dessbesell

AITA, C.; MIOLA, E. C. C.;PUJOL, S. B.. Volatilização de amônia dos dejetos líquidos de suínos aplicados em plantio direto: quantificação e estratégias de mitigação. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marlon Hilgert Arenhardt

AITA, C.; MIOLA, E. C. C.;PUJOL, S.B.; GIACOMINI, S. J.. Emissões de gases de efeito estufa em resposta ao modo de aplicação de dejetos de suínos e ao uso de inibidor de nitrificação na sucessão trigo-milho em Latossolo. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Décio Oscar Cardoso Ferreto

VIEIRA, F. C. B.; COPETTI, A.;PUJOL, S.B.. Fluxos de metano e óxido nitroso em solo sobre sistema silvipastoril com Paraptadenia rígida Benth, em campo nativo do bioma Pampa. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIAS BIOLÓGICAS) - Universidade Federal do Pampa.

Aluno: Diego Antonio Giacomini

AITA, C.PUJOL, S.B.; SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO POSSER. Uso de zeólitas naturais para mitigar a volatilização de amônia na fase inicial da compostagem de dejetos líquidos de suínos. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Marcos Leandro dos Santos

JACQUES, R. J. S.; GIROTTO, E.; FERREIRA, P. A. A.;PUJOL, S.B.. Disposição no solo e potencial fertilizante de um resíduo da indústria de biodiesel. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mariangela Facco de Sá

AITA, C.; VASCONCELLOS, N. J. S.;PUJOL, S. B.. Dinâmica da população de coliformes após a aplicação de dejetos de suínos no solo e durante a compostagem automatizada. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rogério Gonzatto

AITA, C.; VIEIRA, F. C. B.; GIACOMINI, S. J.;PUJOL, S.B.. Injeção de dejetos suínos no solo em plantio direto associada a um inibidor de nitrificação: efeito nas emissões de óxido nitroso e amônia. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mara Grohs

MARCHESAN, E.; OSORIO FILHO, B. D.;PUJOL, S. B.. Emissão de metano e ciclagem de nutrientes em função do manejo da palha do arroz e plantas de cobertura. 2018. Tese (Doutorado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rogério Gonzatto

AITA, C.; MIOLA, E. C. C.; VIEIRA, F. C. B.; GIACOMINI, S. J.;PUJOL, S.B.. Eficiência de uso do nitrogênio por gramíneas em função do modo de aplicação de dejetos de suínos no solo e do uso de inibidor de nitrificação. 2016. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: DANNI MAISA DA SILVA

ANTONIOLLI, Z. I.; BEVILACQUA, C. B.; SOUZA, E. L. DE; SILVA, R. F.;PUJOL, S.B.. Composição e atividade dos organismos do solo em áreas sob aplicação sucessiva de dejetos de suínos. 2015. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Ezequiel Cesar Carvalho Miola

AITA, C.; GIACOMINI, S. J.;PUJOL, S.B.; VIEIRA, F. C. B.; NICOLOSO, R. S.. Estratégias para reduzir as emissões gasosas e melhorar o aproveitamento do nitrogênio de dejetos de suínos pelo milho em plantio direto. 2014. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Doneda

AITA, C.; VIEIRA, F. C. B.; NICOLOSO, R. S.; GIACOMINI, S. J.;PUJOL, S.B.. Acidificação de dejetos líquidos de suínos durante o processo de compostagem automatizada: efeito sobre as emissões de amônia e gases de efeito estufa. 2014. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Ricardo Cantu

AITA, C.; DONEDA, A.; SCHALLENBERGER, E.; VIEIRA, F. C. B.; GIACOMINI, S. J.; REDIN, M.;PUJOL, S.B.. Acidificação de dejetos de suínos em compostagem automatizada: emissões gasosas de nitrogênio e resposta da alface à aplicação do composto no solo. 2014. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: João Angelo Silva Nunes

MARCHESAN, E.;PUJOL, S. B.. Emissão de Gases de Efeito Estufa, características produtivas, fitométricas e ecofisiológicas de cultivares de arroz sob manejo de irrigação. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Patrick Leal Pinheiro

GIACOMINI, S. J.; MIOLA, E. C. C.; VIEIRA, F. C. B.; SILVA, L. S.;PUJOL, S.B.. Emissão de amônia e óxido nitroso na cultura da cana-de açúcar sob diferentes níveis de palha com e sem adubação nitrogenada. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Janielly Silva Costa Moscôso

SILVA, L. S.; GIACOMINI, S. J.; MOTERLE, D. F.;PUJOL, S.B.; OLIVEIRA, J. M. S.. Efluxo de metano relacionado com ácidos orgânicos no solo e carbono de exsudados radiculares no cultivo do arroz irrigado. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Elaine Luiza Biacchi Vione

SILVA, L. S.; STEFFEN, G. P. K.; ESCOSTEGUY, P. A. V.; GIACOMINI, S. J.; ANTONIOLLI, Z. I.; JACQUES, R. J. S.;PUJOL, S.B.. Valor fertilizante do composto e vermicomposto obtidos de diferentes resíduos orgânicos. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Mauricio Vicente Motta Tratsch

CERETTA, C. A.; GIROTTO, E.; SILVA, L. S.; FERREIRA, P. A. A.;PUJOL, S.B.. Efeito do agente de volume sobre o tempo de maturação do composto de resíduos de cozinha e as emissões de NH3, N2O e CH4. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rogério Gonzatto

AITA, C.; GIACOMINI, S. J.;PUJOL, S. B.. Recuperação do 15N amoniacal de dejetos de suínos na sucessão aveia-trigo/milho em função do modo de aplicação e do uso de inibidor de nitrificação. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Majid Mahmood Tahir

GIACOMINI, S. J.; BAYER, C.; SCHENATTO, R.;AITA, C.PUJOL, S.B.; SOUZA, E. L. DE. Differences in Carbon Sequestration and Soil Organic Matter Turnover among Winter Crops under No-Till Field conditions. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Nathalia Haydee Riveros Ciancio

CERETTA, C. A.; MIOTTO, A.; BRUNETTO, G.; CORREA, J. C.;PUJOL, S.B.. Acúmulo das formas de fósforo e seu potencial contaminante em um Argissolo com histórico de aplicações de fontes orgânicas e mineral. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: DANNI MAISA DA SILVA

ANTONIOLLI, Z. I.; RIGHES, A. A.; SILVEIRA, A. O.;AITA, C.; BARETTA, D.; SILVA, A. C. F.;PUJOL, S.B.. Composição e atividade dos micro, meso e macrorganismos do solo em áreas sob aplicação sucessiva de dejetos de suínos. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Rafael Ricardo Cantu

AITA, C.; VIEIRA, F. C. B.; FERREIRA, P. A. A.; GIACOMINI, S. J.;PUJOL, S.B.. Compostagem automatizada de dejetos de suínos: valor agronômico e impacto ambiental do composto em alface. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Emerson Zirbes

AITA, C.PUJOL, S. B.; QUEIROZ, R.. Mineralização do carbono em diferentes tipos de solo com adição de soro de leite. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Heitor Luís Santin Bazzo

AITA, C.PUJOL, S. B.; SCHIRMANN, J.. Eficiência de inseticidas no controle de Euschistus heros (Fabricius) (Hemiptera: Pentatomidae) na cultura da soja. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Alexandre Dessbesell

AITA, C.PUJOL, S.B.; DONEDA, A.. Defesa de Estágio em Agronomia - Produção de sementes de milho híbrido - Dupont Pioneer. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Stevan Strücker

AITA, C.PUJOL, S. B.; GIACOMINI, D. A.. Uso de aditivos para mitigar a volatilização de amônia em compostagem de dejetos líquidos de suínos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Stevan Strücker

AITA, C.PUJOL, S. B.; GIACOMINI, D. A.. Defesa de Estágio em Agronomia - Avaliações de Trigo, Milho e Soja na Cotripal. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Paula Duarte de Oliveira

AITA, C.; MELO, G. W. B.;PUJOL, S. B.. Defesa de Estágio em Agronomia - Acompanhamento das atividades de pesquisa junto ao laboratório de análise de solo e tecido da Embrapa Uva e Vinho. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Renato Luis Fagundes

BRUNETTO, G.; SOUZA, E. L. DE;PUJOL, S. B.. Relação entre anatomia da planta de arroz e a emissão de gases de efeito estufa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Eduardo Augusto Müller

SILVA, L. S.;PUJOL, S.B.. Defesa de Estágio em Agronomia - Pesquisa em arroz irrigado no IRGA. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Gerson Laerson Drescher

SILVA, L. S.;PUJOL, S.B.. Defesa de Estágio em Agronomia - Sistema de produção da cultura da soja no estado do Mato Grosso. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Juliano Olivo

AITA, C.PUJOL, S.B.. Defesa de Estágio em Agronomia - Pesquisa e acompanhamento em Soja - Monsanto. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Dâmaris Sulzbach Santos Hansel

AITA, C.PUJOL, S. B.; MILANESI, P. M.. Emissão de óxido nitroso na cultura do arroz irrigado. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Douglas Adams Weiler

AITA, C.PUJOL, S.B.. Decomposição e mineralização do nitrogênio de lodo de esgoto e palha de aveia mantidos em superfície e incorporados ao solo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Janquieli Schirmann

AITA, C.PUJOL, S.B.. Defesa de Estágio em Agronomia - Comparação de métodos para enumeração de coliformes totais e fecais em dejetos de suínos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Janquieli Schirmann

AITA, C.PUJOL, S.B.. Biogranulação aeróbica no tratamento de resíduos. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Jackson Berticelli Cerini

AITA, C.PUJOL, S.B.. Emissão de N2O com o uso de dejetos de suínos e bovinos em plantio direto de milho. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lineu Trindade Leal

GIACOMINI, S. J.;AITA, C.PUJOL, S.B.. A Fixação biológica de nitrogênio e sua importância para a agricultura brasileira. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Lineu Trindade Leal

AITA, C.PUJOL, S.B.. Defesa de Estágio em Agronomia - Contagem e isolamento de bactérias diazotróficas em raízes de dendê (Elaeis guineensis). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andressa Ballem

AITA, C.PUJOL, S.B.. Defesa de Estágio em Ciências Biológicas - Dinâmica da remoção de poluentes no tratamento de dejetos de suínos em reator seqüencial em batelada de biogrânulos aeróbicos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Andressa Ballem

AITA, C.PUJOL, S. B.. Dinâmica da remoção de poluentes no tratamento de dejetos de suínos em reator aeróbico de biogrânulos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria.

PUJOL, S.B.. Avaliador de trabalhos - XXX Jornada Acadêmica Integrada. 2015. Universidade Federal de Santa Maria.

PUJOL, S. B.. Avaliador de trabalhos - XXIX Jornada Acadêmica Integrada. 2014. Universidade Federal de Santa Maria.

PUJOL, S. B.. Avaliador de trabalhos - XXVIII Jornada Acadêmica Integrada. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.

PUJOL, S.B.. Avaliador de trabalhos - XXVII Jornada Acadêmica Integrada. 2012. Universidade Federal de Santa Maria.

PUJOL, S.B.. Avaliador de trabalhos - XXIV Jornada Acadêmica Integrada. 2009. Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luciano Colpo Gatiboni

Aita, C.;GATIBONI, L. C.; SILVA, Leandro Sousa da; Nicoloso, R. S.. Nitrogênio inorgânico no solo e emissão de amônia em função do modo de aplicação de dejetos de suínos e do uso de inibidor de nitrificação no milho e no trigo. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Leandro Souza da Silva

AITA, Celso; GIACOMINI, Sandro José;Silva, Leandro Souza daNICOLOSO, R.S.Gatiboni, Luciano Colpo. Nitrogênio mineral no solo e emissão de amônia em função do parcelamento e do uso de inibidor de nitrificação em dejetos de suínos. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Rodrigo da Silveira Nicoloso

AITA, C.GIACOMINI, S. J.; GATIBONI, L. C.;SILVA, L. S.; Nicoloso, R. S.. Emissão de amônia e dinâmica do nitrogênio no solo com parcelamento da dose e adição de inibidor de nitrificação em dejetos de suínos. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

AITA, C.GIACOMINI, SANDRO JOSÉ; JACQUES, R. J. S.. Biogranulação aeróbica no tartamento de efluentes de biodigestor e de frigorífico. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

AITA, C.GIACOMINI, S. J.; JACQUES, R. J. S.; SCHMITZ, J. A.. Filtros Biológicos integrados a lagoas de aguapés no tratamento de águas residuais da suinocultura. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Rodrigo Josemar Seminoti Jacques

AITA, C.JACQUES, R. J. S.; GIACOMINI, S. J.; Schimitz, J. A.. Filtros biológicos integrados a lagoas de aguapé no tratamento de águas residuais da suinocultura. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Celso Aita

AITA, C.GIACOMINI, Sandro JoséJACQUES, Rodrigo Jose Seminoti. Biogrânulos aeróbicos em reator seqüencial em batelada para o tratamento de efluente de biodigestor proveniente da suinocultura. 2008. Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Celso Aita

AITA, C.GIACOMINI, S. J.; SILVA, Leandro Souza da; Nicoloso, R. S.; GATIBONI, L. C.. Emissão de amônia e dinâmica do nitrogênio no solo com parcelamento da dose e adição de inibidor de nitrificação em dejetos de suínos. 2012. Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Celso Aita

AITA, C.GIACOMINI, S. J.JACQUES, Rodrigo Jose Seminoti; SCHMITZ, José Antônio. Filtros biológicos integrados a lagoas de aguapés no tratamento de águas residuais da suinocultura. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Heitor Luís Santin Bazzo

Doses de N com dejetos de suínos e o efeito sobre a eficiência de um inibidor da nitrificação e o rendimento das culturas; Início: 2019; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Poliana de Almeida

Potencial de emissão de N2O em solos do RS: prospecção e estratégias de mitigação; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Cristian Mateus Freiberg

Avaliação de metodologias de coleta das emissões de NH3 oriundas do uso de dejetos de suínos em plantio direto; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Fabiano da Costa Halmenschlager

Gerenciamento e análises de amostras em espectrometria por razão isotópica e cromatografia gasosa; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Santa Maria; Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Heitor Luís Santin Bazzo

Estratégias de uso dos dejetos suínos em plantio direto para mitigar as perdas de nitrogênio por volatilização de amônia; 2019; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Stefen Barbosa Pujol;

Alexandre Dessbesell

Volatilização de amônia dos dejetos líquidos de suínos aplicados em plantio direto: quantificação e estratégias de mitigação; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Stefen Barbosa Pujol;

Luanna Corrêa Rangel

Mineralização do carbono e do nitrogênio no solo e efeito na rúcula (Eruca sativa) de compostos obtidos por compostagem automatizada de dejetos de suínos; 2016; Dissertação (Mestrado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Stefen Barbosa Pujol;

Rogério Gonzatto

Eficiência de uso do nitrogênio por gramíneas em função do modo de aplicação de dejetos de suínos no solo e do uso de inibidor de nitrificação; 2016; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Stefen Barbosa Pujol;

Géssica Gaboardi De Bastiani

Mitigação do impacto ambiental resultante do uso agrícola de dejetos líquidos de suínos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Stefen Barbosa Pujol;

Rogério Gonzatto

Conseqüências ambientais e agronômicas do uso conjunto de inibidores de nitrificação e injeção de dejetos líquidos de suínos em plantio direto; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Stefen Barbosa Pujol;

Janquieli Schirmann

Comparação de métodos para enumeração de coliformes totais e fecais em dejetos de suínos; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Stefen Barbosa Pujol;

Andressa Ballem

Dinâmica da remoção de poluentes no tratamento de dejetos de suínos em reator seqüencial em batelada de biogrânulos aeróbicos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Stefen Barbosa Pujol;

Lineu Trindade Leal

Contagem e isolamento de bactérias diazotróficas em raízes de dendê (Elaeis guineensis); 2008; Orientação de outra natureza; (Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Stefen Barbosa Pujol;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Elizabete Pereira de Lima

USO DE FUNGOS MICORRÍZICOS E PLANTAS ARBÓREAS NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS IMPACTADAS POR ATIVIDADE MINERADORA; 2004; 0 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Cláudia Elizabete Pereira de Lima;

ZAIDA INES ANTONIOLLI

Uso de fungos micorrízicos e plantas arbóreas na recuperação de áreas impactadas por atividade mineradora; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Zaida Ines Antoniolli;

ZAIDA INES ANTONIOLLI

Avaliação biológica em sistema agroecológico; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Zaida Ines Antoniolli;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

Emissão de amônia e dinâmica do nitrogênio no solo com parcelamento da dose e adição de inibidor de nitrificação em dejetos de suínos; 2012; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

2017; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Sandro José Giacomini;

SANDRO JOSÉ GIACOMINI

; 2015; Universidade Federal de Santa Maria, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Sandro José Giacomini;

Celso Aita

Início: 2018; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;

Celso Aita

2017; Universidade Federal de Santa Maria, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Celso Aita;

Celso Aita

2015; Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Celso Aita;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • AITA, C. ; CHANTIGNY, M. H. ; GONZATTO, R. ; MIOLA, E. C. C. ; ROCHETTE, P. ; PUJOL, S.B. ; SANTOS, D. B. ; GIACOMINI, D. A. ; GIACOMINI, S. J. . Winter-Season Gaseous Nitrogen Emissions in Subtropical Climate: Impacts of Pig Slurry Injection and Nitrification Inhibitor. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL QUALITY , v. 48, p. 1-13, 2019.

  • MOSCOSO, J. S. C. ; SILVA, L. S. ; PUJOL, S.B. ; GIACOMINI, S. J. ; SEVERO, F. ; DALMOLIN, G. ; MARZARI, L. . Methane emission induced by short-chain organic acids in lowland soil. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 43, p. e0180252, 2019.

  • MONTEIRO, L. C. ; AITA, C. ; SCHIRMANN, J. ; PUJOL, S. B. ; MEZZALIRA, A. P. ; PAUST, K. S. ; FREIBERG, C. M. ; GIACOMINI, D. A. ; GIACOMINI, S. J. . Nitrogen supply to arugula from pig slurry composts in contrasting soils. HORTICULTURA BRASILEIRA , v. 37, p. 402-408, 2019.

  • AITA, CELSO ; TONETTO, FELIPE ; GONZATTO, ROGERIO ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; SCHIRMANN, JANQUIELI ; DEPOI, JULIANO DOS SANTOS ; MEZZALIRA, ANA PAULA ; HOCHSCHEID, MATHEUS ; ZIRBES, EMERSON ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Nitrous Oxide Emissions in a Wheat/Corn Succession Combining Dairy Slurry and Urea as Nitrogen Sources. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA DO SOLO (ONLINE) , v. 42, p. e0170138, 2018.

  • GRANZOTTO, F. ; SILVEIRA, D. D. ; BRACHER, E. H. ; LIMA, C. D. N. ; HOFFMANN, R. ; PUJOL, S. B. . Evaluation of the C / N Ratio in Anaerobic Digestion of Organic Restaurant Residue. MODERN ENVIRONMENTAL SCIENCE AND ENGINEERING , v. 6, p. 553-555, 2018.

  • CANTÚ, RAFAEL R. ; AITA, CELSO ; DONEDA, Alexandre ; GIACOMINI, DIEGO A. ; DESSBESELL, ALEXANDRE ; ARENHARDT, MARLON ; DE BASTIANI, GÉSSICA G. ; PUJOL, STEFEN B. ; ROCHETTE, PHILIPPE ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; GIACOMINI, SANDRO J. . Alternatives to regular urea for abating N losses in lettuce production under sub-tropical climate. BIOLOGY AND FERTILITY OF SOILS , v. 53, p. 589-599, 2017.

  • GONZATTO, ROGÉRIO ; AITA, CELSO ; BÉLANGER, GILLES ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; MIOLA, EZEQUIEL C. C. ; PUJOL, STEFEN B. ; DESSBESEL, ALEXANDRE ; GIACOMINI, SANDRO J. . Response of No-Till Grain Crops to Pig Slurry Application Methods and a Nitrification Inhibitor. AGRONOMY JOURNAL , v. 109, p. 1687-1696, 2017.

  • GONZATTO, ROGÉRIO ; STÜKER, FERNANDA ; AITA, CELSO ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ ; LÜDTKE, ROBERTO CARLOS ; DESSBESELL, ALEXANDRE ; GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; PUJOL, STEFEN BARBOSA . Dicyandiamide as nitrification inhibitor of pig slurry ammonium nitrogen in soil. Ciência Rural , v. 46, p. 802-808, 2016.

  • GONZATTO, ROGÉRIO ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; AITA, CELSO ; GIACOMINI, SANDRO J. ; ROCHETTE, PHILIPPE ; ANGERS, DENIS A. ; PUJOL, STEFEN B. ; ZIRBES, EMERSON ; DE BASTIANI, GÉSSICA G. ; LUDKE, ROBERTO C. . Injection and Nitrification Inhibitor Improve the Recovery of Pig Slurry Ammonium Nitrogen in Grain Crops in Brazil. Agronomy Journal (Print) , v. 108, p. 978-988, 2016.

  • AITA, C. ; SCHIRMANN, J. ; PUJOL, S. B. ; GIACOMINI, S. J. ; ROCHETTE, P. ; ANGERS, D. A. ; CHANTIGNY, M. H. ; GONZATTO, R. ; GIACOMINI, D. A. ; DONEDA, A. . Reducing nitrous oxide emissions from a maize-wheat sequence by decreasing soil nitrate concentration: effects of split application of pig slurry and dicyandiamide. European Journal of Soil Science (Print) , v. 66, p. 359-368, 2015.

  • AITA, BRUNO CARLESSO ; MAYER, FLÁVIO DIAS ; MURATT, DIANA TOMAZI ; BRONDANI, MICHEL ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; DENARDI, LAURA BEDIN ; HOFFMANN, RONALDO ; DA SILVEIRA, DJALMA DIAS . Biofiltration of H2S-rich biogas using Acidithiobacillus thiooxidans. Clean Technologies and Environmental Policy (Internet) , v. 18, p. 689-703, 2015.

  • AITA, CELSO ; GONZATTO, ROGÉRIO ; MIOLA, EZEQUIEL C. C. ; B, DANIELA ; SANTOS, DOS ; ROCHETTE, PHILIPPE ; ANGERS, DENIS A. ; CHANTIGNY, MARTIN H. ; PUJOL, STEFEN B. ; GIACOMINI, DIEGO A. ; GIACOMINI, SANDRO J. . Injection of Dicyandiamide-Treated Pig Slurry Reduced Ammonia Volatilization without Enhancing Soil Nitrous Oxide Emissions from No-Till Corn in Southern Brazil. Journal of Environmental Quality , v. 43, p. 789-800, 2014.

  • GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; AITA, CELSO ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ ; DONEDA, Alexandre ; CANTÚ, RAFAEL RICARDO ; DESSBESELL, ALEXANDRE ; LÜDTKE, ROBERTO CARLOS ; SILVEIRA, CARLOS AUGUSTO POSSER . Mitigação das emissões de amônia por zeólitas naturais durante a compostagem de dejetos de suínos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 49, p. 521-530, 2014.

  • SÁ, M.F. ; AITA, C. ; DONEDA, A. ; PUJOL, S.B. ; CANTÚ, R.R. ; JACQUES, I.V.C. ; BASTIANI, G.G. ; OLIVEIRA, P.D. ; LOPES, P.D. . Dinâmica da população de coliformes durante a compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , v. 66, p. 1197-1206, 2014.

  • SCHIRMANN, J. ; AITA, C. ; PUJOL, S. B. ; GIACOMINI, SANDRO J. ; GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; GONZATTO, ROGÉRIO ; OLIVO, Juliano . Inibidor de nitrificação e aplicação parcelada de dejetos de suínos nas culturas do milho e trigo. REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIA DO SOLO , v. 37, p. 271-280, 2013.

  • GONZATTO, R. ; MIOLA, Ezequiel César Carvalho ; PUJOL, S. B. ; DONEDA, Alexandre ; AITA, C. . Volatilização de amônia e emissão de óxido nitroso após aplicação de dejetos líquidos de suínos em solo cultivado com milho. CIENCIA RURAL , v. 43, p. 1590-1596, 2013.

  • GIACOMINI, SANDRO JOSÉ ; AITA, CELSO ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; MIOLA, Ezequiel César Carvalho . Transformações do nitrogênio no solo após adição de dejeto líquido e cama sobreposta de suínos. Pesquisa Agropecuária Brasileira (1977. Impressa) , v. 48, p. 211-219, 2013.

  • AITA, CELSO ; BALEM, ANDRESSA ; PUJOL, STEFEN BARBOSA ; SCHIRMANN, JANQUIELI ; GONZATTO, ROGÉRIO ; GIACOMINI, DIEGO ANTONIO ; VARGAS, PATRÍCIA VICTÓRIA ; GIACOMINI, SANDRO JOSÉ . Redução na velocidade da nitrificação no solo após aplicação de cama de aviário com dicianodiamida. Ciência Rural (UFSM. Impresso) , v. 43, p. 1387-1392, 2013.

  • QUADROS, V. J. ; ANTONIOLLI, Z. I. ; CASALI, C. A. ; DENEGA, G. L. ; LUPATINI, M. ; STEFFEN, R. B. ; PUJOL, S. B. . Fauna edáfica em sistemas de cultivo de batata, soja, feijão e milho. Ciência e Natura , v. 31, p. 115-130, 2009.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PUJOL, S. B. ; ANTONIOLLI, Z. I. ; LINS, Cláudia Elizabete Lima ; BAUMGARDT, Janete ; LEAL, L. T. . Uso de fungos micorrízicos e plantas arbóreas na recuperação de áreas impactadas por atividade mineradora. 2005.

RHEINHEIMER, D. S. ; ANTONIOLLI, Z. I. ; REICHERT, J. M. ; PUJOL, S. B. . Monitoramento Ambiental de Microbacia Hidrográfica: caracterização física, química e biológica dos solos na Microbacia de Cândido Brum, Arvorezinha, RS. (integrante da equipe de biologia do solo) EM FASE DE PUBLICAÇÃO . 2005.

RHEINHEIMER, D. S. ; REICHERT, J. M. ; AITA, C. ; PUJOL, S. B. ; HÜBNER, André Paulo ; RODRIGUES, Marcela . Monitoramento Ambiental de Microbacia Hidrográfica: caracterização física, química e biológica dos solos na Microbacia de Cândido Brum, Arvorezinha, RS. (integrante da equipe de microbiologia do solo) EM FASE DE PUBLICAÇÃO . 2005.

RHEINHEIMER, D. S. ; REICHERT, J. M. ; ANTONIOLLI, Z. I. ; PUJOL, S. B. . Monitoramento Ambiental de Microbacia Hidrográfica: caracterização física, química e biológica dos solos na Microbacia do Rio Inhandava, Maximiliano de Almeida, RS. (integrante da equipe de biologia do solo) EM FASE DE PUBLICAÇÃO . 2005.

RHEINHEIMER, D. S. ; REICHERT, J. M. ; AITA, C. ; PUJOL, S. B. ; HÜBNER, André Paulo ; RODRIGUES, Marcela . Monitoramento Ambiental de Microbacia Hidrográfica: caracterização física, química e biológica dos solos na Microbacia do Rio Inhandava, Maximiliano de Almeida, RS. (integrante da equipe de microbiologia do solo) EM FASE DE PUBLICAÇÃO . 2005.

RHEINHEIMER, D. S. ; CERETTA, C. A. ; SILVA, L. S. ; BARTZ, Hardi René ; REINERT, D. J. ; AITA, C. ; ANTONIOLLI, Z. I. ; GIRACCA, Ecila M N ; PUJOL, S. B. . Monitoramento Ambiental de Microbacia Hidrográfica: caracterização física, química e biológica dos solos na Microbacia do Arroio Lino, Nova Boemia, Agudo, RS. (integrante da equipe de biologia do solo) . 2003.

PUJOL, S.B. ; AITA, C. . Treinamento de Análises realizadas no Laboratório de Microbiologia do Solo e do Ambiente. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MORELLE, Icaro ; PUJOL, S. B. . Monitor em curso de informática. 2000. .

PUJOL, S. B. . Curso: Tratamento Biológico de Efluentes Líquidos e Esgotos. 2005. .

PUJOL, S. B. . Curso de AUTOCAD. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PUJOL, S. B. . Curso de Extensão: Estudo do solo para fins ambientais. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PUJOL, S. B. . Curso de Atualização em Fertilidade do Solo. 2004. .

PUJOL, S. B. . Curso: Uso do pacote estatístico SOC para análise de experimentos. 2002. .

PUJOL, S. B. . Curso Pastoreio Racional Voisin. 2002. .

PUJOL, S. B. . Curso de Bovinocultura. 2001. .

PUJOL, S. B. . Curso de Windows 98 básico: MICROSOFT WINDOWS 98 - MICROSOFT WORD - MICROSOFT EXCEL - INTRODUÇÃO INTERNET - MANEJO DE SCANNER. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

PUJOL, S. B. . Curso de Plasticultura. 1999. .

PUJOL, S. B. . Curso de Operador Avançado: DOS - DBASE - INTRODUÇÃO WINDOWS. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

COSTA, Rejane Helena Ribeiro da ; PUJOL, S. B. . Estágio extracurricular no Laboratório Integrado de Meio Ambiente. 2005 (Estágio extracurricular) .

PUJOL, S. B. . Monitoria na disciplina de Microbiologia Agrícola, UFSM. Carga horária total cumprida de 800 horas. 2003 (Monitoria) .

PUJOL, S. B. . Monitoria na disciplina de Microbiologia Agrícola, UFSM. Carga horária total cumprida de 72 horas.. 2002 (Monitoria) .

MORELLE, Icaro ; PUJOL, S. B. . Monitor em Curso de Informática. 2000 (Monitoria) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Compostagem automatizada de resíduos da indústria de tabaco: mineralização do carbono e do nitrogênio no solo e potencial fertilizante do composto, Projeto certificado pela empresa JTI PROCESSADORA DE TABACO DO BRASIL LTDA. em 31/05/2019., Descrição: O processamento e beneficiamento do tabaco pelas indústrias fumageiras gera grande quantidade de resíduos (pó de fumo), com potencial para uso agrícola, visando a reciclagem de carbono e nutrientes no sistema solo-planta. Todavia, o seu uso direto na agricultura pode resultar em impactos ambientais negativos. Para mitigar estes impactos e facilitar o seu uso agrícola surgiu o processo de compostagem automatizada destes resíduos, atendendo exigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS 12.305/2010). Todavia, ainda não é conhecido o potencial de mineralização do C e do N do composto no solo, o que é fundamental para o estabelecimento da dose adequada de composto a aplicar nas diferentes culturas. Este problema tem a sua importância vinculada não apenas à região do Vale do Rio Pardo, RS, mas também a todas as regiões brasileiras onde existam indústrias processadoras de tabaco. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Cristian M. Freiberg - Integrante / Matheus Hochscheid - Integrante / Rosemar de Queiroz - Integrante / Heitor L. S. Bazzo - Integrante / Pamela Oruoski - Integrante / Sebastião Bohrer - Integrante / Mauro Luiz Feuerborn - Integrante / Poliana de Almeida - Integrante / Paula Fernanda Martins Pereira - Integrante., Financiador(es): JTI PROCESSADORA DE TABACO DO BRASIL LTDA - Auxílio financeiro.

  • 2017 - Atual

    Uso agrícola de dejetos de animais e soro de laticínio em plantio direto: fatores de emissão de NH3 e N2O, medidas mitigatórias das perdas de N e resposta das culturas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso Aita em 31/05/2019., Descrição: A suinocultura, caracterizada por empregar sistemas de criação em regime de confinamento total, e a bovinocultura leiteira, caracterizada por sistemas de confinamento semifechado, são atividades que produzem volumes expressivos de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluente. Ambas destacam-se como algumas das principais atividades econômicas dos estados do Rio Grande do Sul (RS) e Santa Catarina (SC), o que ressalta a necessidade de encontrar alternativas tecnológicas para minimizar o seu potencial poluidor. O lactosoro (subproduto da indústria de laticínios, gerado no processamento do queijo) possui elevada capacidade fertilizante, porém pode apresentar poder poluente. Este cenário justifica a necessidade de estudos acerca de sua utilização, visando a redução do impacto ambiental. Atualmente, o Grupo de Pesquisa da UFSM desenvolve estudos em Argissolo da Depressão Central do RS, com vistas a avaliar estratégias de mitigação das emissões de óxido nitroso e amônia para atmosfera, especialmente com dejetos de suínos. No entanto, há necessidade de intensificar tais avaliações, bem como, incluir no foco de pesquisa, os dejetos oriundos da bovinocultura leiteira e da indústria de laticínios (lactosoro). Para tanto, serão avaliados três aspectos inovadores: a) uso combinado de dejetos de suínos e ureia no fornecimento de N b) associação de dejetos de bovinos, suínos e ureia em dois locais distintos, avaliados simultaneamente c) avaliação do uso agrícola do lactosoro. Esses aspectos serão abordados em dois diferentes estudos descritos na presente proposta, através da realização de quatro experimentos distintos. Para que tais estudos possam ser conduzidos com qualidade, e os resultados explorados satisfatoriamente, torna-se necessária a inserção de bolsistas de iniciação científica e de apoio técnico de nível superior, da disponibilidade de recursos para aquisição de equipamentos, uso de diárias para deslocamento entre as diferentes áreas experimentais, bem como, recursos de custeio para reagentes e produtos necessários à realização das análises propostas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador / Carlos Alberto Ceretta - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Rodrigo S Nicoloso - Integrante / M. H. Chantigny - Integrante / Cristian M. Freiberg - Integrante / Matheus Hochscheid - Integrante / Claudir José Basso - Integrante / Kathleen Paust - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2014 - 2019

    Tratamento e uso agrícola de dejetos líquidos de suínos e bovinos em sistema de plantio direto: análise do ciclo de vida e estratégias de mitigação das emissões de gases de efeito estufa para uma agricultura de baixo carbono, Descrição: Projeto de pesquisa aprovado no Edital MCTI/CNPq/CT-AGRO N 37/2013 Mudanças Climáticas. A suinocultura e a bovinocultura de leite constituem a principal fonte de renda de milhares de famílias de diversas regiões do Sul do Brasil. Todavia, o rebanho dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, de aproximadamente 13,5 milhões de suínos e de 2,5 milhões de vacas ordenhadas, gera um volume de dejetos líquidos extremamente elevado e com alto potencial poluidor do ambiente. A emissão de amônia (NH3) e de gases de efeito estufa (GEE), tanto durante o armazenamento dos dejetos quanto após o seu uso como fertilizante na agricultura, constitui a principal via de contaminação da atmosfera por estas duas atividades. No Brasil, pouco ainda é conhecido sobre a magnitude dessas emissões, as quais apresentam grande amplitude de variação, em função das condições edafo-climáticas. Portanto, é necessário e urgente quantificar tais emissões gasosas de NH3 e GEE, bem como encontrar estratégias para mitigar tais emissões. Isso é fundamental para que o Brasil possa atender ao compromisso assumido junto à Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças do Clima em reduzir as emissões de GEE entre 36,1 e 38,9 % das emissões projetadas até 2020. Nesse contexto, a presente proposta de pesquisa possui dois eixos de ação, sendo um relativo ao tratamento dos dejetos líquidos de bovinos e de suínos e outro relativo ao seu uso agrícola. Quanto ao tratamento dos dejetos será utilizado o processo de compostagem automatizada em uma plataforma de compostagem construída recentemente na UFSM. Será avaliado o efeito de diferentes aditivos (zeólitas, xisto e biochar) sobre as emissões de NH3 e GEE em pilhas de compostagem onde os dejetos líquidos serão adicionados ao substrato, o qual será constituído pela mistura de maravalha e serragem. O composto produzido será utilizado em experimentos de campo na cultura do feijão, avaliando-se a produtividade da cultura e também as emissões de GEE, com interesse principal nas emissões de óxido nitroso (N2O). Quanto ao segundo eixo de ação, o uso agrícola dos dejetos, serão avaliados experimentos já existentes na UFSM com aplicação dos dejetos líquidos de suínos em plantio direto nas sucessões aveia/milho e trigo/milho, onde está sendo avaliado o modo de aplicação dos dejetos (superfície x injetado) e o uso ou não de inibidor de nitrificação sobre as emissões de GEE. Através da presente proposta pretende-se continuar esses experimentos com dejetos de suínos para avaliar os efeitos a mais longo prazo, inclusive sobre os estoques de C no solo, e instalar experimentos similares, porém com o uso de dejetos líquidos de bovinos. Pretende-se ampliar a base de dados realizando os mesmo trabalhos na região Noroeste do Rio Grande do Sul, no CESNORS, e no Oeste de Santa Catarina, junto à EMBRAPA/Suínos e Aves de Concórdia, SC. Com isso pretende-se, nos primeiros dois anos do projeto estabelecer os fatores de emissão de GEE para o uso dos dejetos líquidos de suínos e de bovinos em plantio direto nos dois estados, onde se concentra o maior rebanho de animais confinados do Brasil. O terceiro ano do projeto será destinado ao estudo de estratégias para mitigar tais emissões. Um ponto a destacar na proposta se refere à multidisciplinaridade da equipe do projeto, com pesquisadores de diferentes institutos e estados do Brasil, do Canadá e da França, especialistas em estudos envolvendo a microbiologia do solo, as trocas gasosas solo/atmosfera e a quantificação dos GEE, a dinâmica da matéria orgânica do solo, a humificação de materiais orgânicos e o uso da ferramenta de Análise de Ciclo de Vida (ACV).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / GIACOMINI, SANDRO J. - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / AITA, CELSO - Coordenador / MIOLA, EZEQUIEL C. C. - Integrante / GIACOMINI, DIEGO A. - Integrante / Rodrigo S Nicoloso - Integrante / Philippe Rochette - Integrante / Denis A. Angers - Integrante / Sylvie Recous - Integrante / Paola Mendes Milanesi - Integrante / Deborah Pinheiro Dick - Integrante / Stevan Strücker - Integrante / Claudia Maria Branco de Freitas Maia - Integrante / Michel Brondani - Integrante / Ronaldo Hoffmann - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - 2018

    Estratégias para reduzir o potencial poluente dos dejetos de suínos sobre o solo e a água da região noroeste do Rio Grande do Sul, Descrição: O desenvolvimento da suinocultura em todo país, em especial na região Sul, resulta na geração de quantidades crescentes de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluidor do ambiente. Esse projeto, com duração prevista de três anos, tem como objetivo estudar e propor alternativas de uso e tratamento dos dejetos líquidos de suínos que permitam mitigar esse potencial poluidor da suinocultura sobre a água e o solo da região Noroeste do Rio Grande do Sul, aonde essa atividade vem experimentando forte expansão nos últimos anos. Quanto ao uso dos dejetos, pretende-se comparar a aplicação dos mesmos em superfície, conforme é feito atualmente nas áreas de plantio direto, com a sua injeção mecânica ao solo. Serão comparados aspectos relativos às perdas de nutrientes (P e N) por escoamento superficial, os quais têm forte implicação na eutrofização dos mananciais, ao potencial de transferência de microrganismos patogênicos através da água de escoamento e às perdas de N por volatilização de NH3. Para a injeção dos dejetos de suínos ao solo será avaliado um equipamento desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade de Passo fundo (UPF) em parceria com uma empresa. No que concerne ao tratamento dos dejetos, visando à redução do seu potencial poluidor serão avaliadas duas estratégias: 1) Uso de biofiltros associados à lagoa de aguapés, avaliando-se diferentes materiais para uso como filtro orgânico quanto a sua eficiência na redução de carga orgânica e de microrganismos patogênicos em dejetos líquidos de suínos, visando o reaproveitamento da água dos mesmos para a lavagem das instalações; 2) Compostagem dos dejetos líquidos de suínos juntamente com resíduos orgânicos de elevada relação C/N. Esse processo será conduzido em plataforma de compostagem, utilizando-se uma máquina lançada recentemente no mercado, a qual adiciona os dejetos simultaneamente ao revolvimento mecânico das pilhas de compostagem. Neste, também serão comparados diferentes tipos de materiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / GIACOMINI, SANDRO J. - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / AITA, CELSO - Coordenador / GIACOMINI, DIEGO A. - Integrante / Fernando Rosado Spilki - Integrante / Jean Paolo Gomes Minella - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos: avaliação de aspectos ambientais e agronômicos, Descrição: Tendo em vista que recentemente o grupo de pesquisa que participo aprovou diversos projetos junto a órgãos de fomento, estamos criando as condições necessárias à implementação e ao funcionamento do processo automatizado de compostagem na UFSM. Apesar de toda essa condição material praticamente já estabelecida, nos ressentimos ainda da necessidade de ampliar a massa crítica para nos auxiliar na coordenação e supervisão das diversas atividades relativas a esse processo de compostagem, bem como de outros projetos em andamento. Certamente, a participação de um Pós-Doutorando em nossa equipe supriria essa deficiência. Com a participação efetiva de um Pós-doutorando, seria facilitada também a elaboração de artigos científicos para publicação em periódicos internacionais Qualis A, o que contribuiria para aumentar o conceito do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) da UFSM junto à CAPES. Com esse intuito, este projeto foi aprovado no Edital CAPES/PNPD-2011 - Programa Nacional de Pós-Doutorado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador / Alexandre Doneda - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2011 - 2015

    Criação da rede Dejsui para o desenvolvimento de tecnologias que visem reduzir o impacto ambiental dos dejetos de suínos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq 22/2010 - REPENSA Tema C, processo 562986/2010-3. A suinocultura constitui-se na principal atividade econômica de muitas regiões dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Apesar dos grandes avanços do ponto de vista nutricional e genético dos animais, o potencial poluidor do ambiente pelos dejetos produzidos constitui um dos principais limitadores da expansão sustentável dessa atividade. A busca de alternativas tecnológicas para minimizar esse potencial poluidor dos dejetos da suinocultura constitui um dos principais desafios aos atores envolvidos nessa atividade, sejam eles pesquisadores ou vinculados à assistência técnica. Embora existam pesquisas nessa área nos dois estados do Sul do Brasil, elas são feitas por pesquisadores e/ou grupos isoladamente. Para ampliar a capacidade de realização de trabalhos e avançar de forma mais rápida e segura na busca de soluções para o problema, é fundamental a ação articulada desses profissionais, de modo interdisciplinar e interinstitucional, realizando trabalhos conjuntos e baseados em interesses convergentes, trocando experiências, agregando esforços e complementando competências. Nesse sentido, vemos uma grande oportunidade a partir desse edital de criar uma rede de pesquisa para avaliar tecnologias relativas ao tratamento e uso dos dejetos líquidos de suínos que visem reduzir o potencial poluidor dos mesmos. Essa rede é coordenada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através do prof. Dr. Celso Aita, e conta com a participação da Universidade de Passo Fundo (UPF), da Universidade Feevale (FEEVALE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pelo lado do Rio Grande do Sul. Como parceiras do estado de Santa Catarina na rede, fazem parte a Embrapa/Suínos e Aves de Concórdia e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Os trabalhos da rede são focados na avaliação e proposição de estratégias de tratamento e de uso agrícola dos dejetos de suínos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / José Miguel Reichert - Integrante / Celso Aita - Coordenador / Carlos Alberto Ceretta - Integrante / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Rafael Ricardo Cantu - Integrante / Mariangela Facco de Sá - Integrante / Paulo Alberto Lovatto - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Juliano Olivo - Integrante / Paula Duarte de Oliveira - Integrante / Thiago Castro de Almeida - Integrante / Patrícia Victória Vargas - Integrante / Adônis Vicente Blasi - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Roberto Carlos Lüdtke - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Cooperação / Universidade de Passo Fundo - Cooperação / Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Cooperação / Universidade Feevale - Cooperação / Universidade do Estado de Santa Catarina - Cooperação.

  • 2011 - 2014

    Compostagem automatizada de dejetos líquidos de suínos como alternativa para mitigar o impacto ambiental da suinocultura, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital FAPERGS 006/2010 - Programa Pesquisador Gaúcho, processo 1014133. A maioria das regiões dedicadas à suinocultura, na Região sul do Brasil, encontra-se fortemente impactada, com degradação da qualidade do solo, do ar e da água. Para a expansão sustentável dessa atividade, de grande relevância econômica e social, é imprescindível a busca de estratégias envolvendo, tanto o uso agrícola dos dejetos quanto ao seu tratamento, que permitam reduzir esse potencial poluidor dos dejetos líquidos de suínos. O presente projeto insere-se nesse contexto e tem como objetivo principal o de avaliar a eficiência do processo de compostagem automatizada dos dejetos líquidos com vistas a mitigar o efeito poluidor da suinocultura no meio rural. Será dada ênfase nesse projeto à avaliação da eficiência de diferentes materiais orgânicos para a compostagem junto com os dejetos, à emissão de NH3 e de gases de efeito estufa (CO2, N2O e CH4) durante o processo de compostagem automatizada, à qualidade final do composto orgânico produzido, à possibilidade de eliminar microrganismos fecais potencialmente patogênicos e ao potencial de reciclar a fração líquida contida nos dejetos de suínos, via capacidade evaporativa na plataforma de compostagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Rafael Ricardo Cantu - Integrante / Mariangela Facco de Sá - Integrante / Paulo Alberto Lovatto - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Juliano Olivo - Integrante / Paula Duarte de Oliveira - Integrante / Thiago Castro de Almeida - Integrante / Patrícia Victória Vargas - Integrante / Adônis Vicente Blasi - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Roberto Carlos Lüdtke - Integrante / Fabricio José Delatorre - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2014

    Estratégias para mitigar o impacto ambiental da suinocultura: injeção no solo, uso de inibidor de nitrificação e compostagem automatizada dos dejetos, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq 14/2010 - Universal - Faixa C, processo 483975/2010-9. A maioria das regiões dedicadas à suinocultura, na Região sul do Brasil, encontra-se fortemente impactada, com degradação da qualidade do solo, do ar e da água. Para a expansão sustentável dessa atividade, de grande relevância econômica e social, é imprescindível a busca de estratégias envolvendo, tanto o uso agrícola dos dejetos quanto ao seu tratamento, que permitam reduzir esse potencial poluidor dos dejetos líquidos de suínos. A presente proposta insere-se nesse contexto e tem como objetivo principal o de avaliar a eficiência da injeção no solo, do uso de inibidores de nitrificação e do processo de compostagem automatizada dos dejetos com vistas a mitigar o efeito poluidor da suinocultura no meio rural. Para isso, estão previstos na presente proposta dois subprojetos, com experimentos em nível de campo e de laboratório. O primeiro subprojeto envolve estratégias de uso agrícola dos dejetos e tem como título "avaliação das perdas de nitrogênio por volatilização de amônia, emissão de óxido nitroso, escoamento superficial e lixiviação de nitrato, com o uso conjunto de inibidores de nitrificação e injeção de dejetos líquidos de suínos em plantio direto". O segundo subprojeto, com o título "compostagem automatizada como alternativa para reduzir o impacto ambiental e aumentar o valor agronômico dos dejetos de suínos", está ligado ao estudo de estratégias de tratamento dos dejetos líquidos de suínos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador / Sandro José Giacomini - Integrante / Janquieli Schirmann - Integrante / Rogério Gonzatto - Integrante / Ezequiel César Carvalho Miola - Integrante / Alexandre Doneda - Integrante / Rafael Ricardo Cantu - Integrante / Mariangela Facco de Sá - Integrante / Diego Antonio Giacomini - Integrante / Juliano Olivo - Integrante / Paula Duarte de Oliveira - Integrante / Adônis Vicente Blasi - Integrante / Alexandre Dessbesell - Integrante / Roberto Carlos Lüdtke - Integrante / Adroaldo Dias Robaina - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Avaliação de sistemas de criação de suínos e de tratamento de dejetos voltados à agricultura familiar, Descrição: O projeto foi aprovado no edital MCT/CNPq/CT-Agro/CT-Hidro 07/2008, processo 560113/2008-0. A agricultura familiar apresenta grande importância para a produção de alimentos e a geração de empregos no meio rural brasileiro. Entre as diversas atividades agropecuárias realizadas pelos agricultores familiares destaca-se a criação de suínos. Nos estados da região Sul do Brasil essa atividade constitui uma das principais atividades econômicas do meio rural. Na maioria das propriedades familiares que realizam a suinocultura, os animais são criados principalmente em regime de confinamento total em todas as fases do ciclo produtivo, o que gera grandes volumes de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluidor dos recursos hídricos no meio rural. O presente projeto se propõe a avaliar sistemas de criação de suínos e processos de tratamentos dos dejetos visando preservar a quantidade e qualidade da água no meio rural. Para isso, estão previstos três subprojetos: Subprojeto I: Racionalização no uso da água em sistemas de criação de suínos; Subprojeto II: Uso combinado de biofiltros e sistema lagoa de aguapés para o tratamento de efluente de biodigestor visando o re-uso da água; Subprojeto III: Qualidade da água com o uso agrícola de dejetos de suínos. O projeto será desenvolvido fundamentalmente nas instalações dos Departamentos de Solos e de Zootecnia (setor de suinocultura) da UFSM. A equipe participante do projeto tem forte caráter inter e multidisciplinar envolvendo professores/pesquisadores de diferentes áreas e Instituições, além de técnicos ligados à EMATER e a empresas privadas. Com essa complementariedade da equipe pretende-se investigar diferentes aspectos ligados à suinocultura e à qualidade da água. A divulgação dos resultados será feita através de dias de campo, publicações de artigos científicos, resumos em congressos, Dissertações, Teses e Boletim Técnico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2012

    Estratégias para reduzir o potencial poluente dos dejetos de suínos sobre o ambiente, Descrição: Este projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq 15/2007 Universal, processo 480001/2007-3. O desenvolvimento da suinocultura em todo país, em especial na região Sul, resulta na geração de quantidades crescentes de dejetos com elevado poder fertilizante e também poluidor do ambiente. Esse projeto, com duração prevista de 5 anos, tem como objetivo estudar alternativas de uso e tratamento dos dejetos líquidos de suínos que permitam mitigar esse potencial poluidor da suinocultura. Para avaliação do valor agronômico e do potencial poluente dos dejetos, estão sendo conduzidos os seguintes estudos em condições de campo e laboratório: 1) Dejetos de suínos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental; 2) Emissão de NH3 e de gases de efeito estufa (GEE), decomposição dos resíduos culturais e produtividade de milho com a injeção de dejetos de suínos ao solo; 3) Emissão de GEE com o uso de dejetos de suínos; 4) Influência da relação C/N da palha de trigo sobre a mineralização do carbono e do nitrogênio no solo após a aplicação de dejetos de suínos. Quanto à avaliação de processos de tratamento visando a redução do potencial poluidor dos dejetos, estão em fase de implementação e condução os seguintes subprojetos: 1) Desenvolvimento e uso de filtros biológicos para tratamento de dejetos líquidos de suínos visando a diminuição da carga poluente e o aumento do potencial fertilizante dos mesmos; 2) Compostagem dos dejetos de suínos juntamente à resíduos orgânicos em plataforma de compostagem. O projeto servirá à elaboração de quatro dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado e tem como Instituições participantes a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a ASCAR/EMATER, Santa Maria.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2010

    Dejetos de suínos e de bovinos em plantio direto: dinâmica do carbono e nitrogênio, produtividade de milho e feijão e poluição ambiental, Descrição: Este projeto é constiuído de três estudos e visa avaliar os potenciais fertilizante e poluente dos dejetos de suínos e de bovinos, com ênfase nas biotransformações do carbono e do nitrogênio, na dinâmica da população de bactérias fecais no solo e na produtividade de milho e feijão sob plantio direto. O primeiro estudo será destinado à quantificação e modelização da dinâmica do C e do N no solo e à avaliação da produtividade de milho e feijão com o uso de dejetos de suínos e de bovinos. No segundo, serão avaliados a emissão de amônia e os fluxos de gases de efeito estufa (CO2, N2O e CH4) com o uso de dejetos de suínos e de bovinos no milho. O terceiro estudo será destinado à avaliação da população de bactérias fecais nos dejetos de suínos e bovinos e a sua sobrevivência no solo no cultivo do milho. Ao final do projeto, serão avaliados a variação nos estoques de C e N no solo e o seu potencial de mineralização. Os resultados desse estudo serão utilizados na modelização das biotransformações do C e do N no sistema solo/planta com o uso de dejetos em plantio direto. Visando facilitar a recomendação desses materiais orgânicos como fertilizantes às culturas comerciais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Celso Aita - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

  • 2004 - 2008

    Desenvolvimento de biotecnologias para o tratamento e utilização de dejetos suínos manejados na forma líquida, Descrição: A intensificação tecnológica da suinocultura, com expansão para novas áreas e confinamento total dos animais, tem acarretado crescentes problemas de contaminação do solo, da água e do ar. Os dejetos na forma líquida possuem características pouco favoráveis à sua utilização imediata como fertilizante na agricultura. São aspectos intrínsecos a esses efluentes a elevada carga orgânica, a presença de microrganismos patogênicos e o elevado grau de diluição dos elementos nutrientes. Pesquisadores de vários países buscam tecnologias para o tratamento dos efluentes da suinocultura, embora poucos reconheçam a necessidade recíproca de reduzir o potencial poluidor e valorizar os resíduos, gerando um fertilizante com elevado teor de sólidos e concentrado em nutrientes. A formação de biomassa microbiana a partir dos produtos da degradação dos dejetos de suínos parece constituir uma estratégia adequada para o tratamento e valorização dos resíduos da criação suinícola e, assim, viabilizar economicamente a destinação do material em solos agrícolas. Biogrânulos aeróbicos, aglomerados densos de diferentes grupos microbianos e de substâncias poliméricas, apresentam propriedades intrínsecas importantes ao tratamento de efluentes e, possivelmente, à biotransformação de dejetos de suínos em biomassa. O objetivo da pesquisa é desenvolver uma cultura de biogrânulos a partir de microrganismos nativos do solo, alimentados com dejetos de suínos em um bioreator, e investigar a possibilidade de conversão de dejetos de suínos em biomassa de microrganismos, com diminuição do potencial poluidor e aumento no seu potencial fertilizante. A pesquisa está sendo desenvolvida no Laboratório de Microbiologia do Solo e do Ambiente do Departamento de Solos da UFSM.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / André Paulo Hübner - Integrante / Celso Aita - Coordenador / Marcela Rodrigues - Integrante / Laura Patrícia da Luz - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2004 - 2005

    Uso de fungos micorrízicos e plantas arbóreas na recuperação de áreas impactadas por atividade mineradora, Descrição: Através da associação simbiótica e mutualística entre fugos e raízes, formam-se os fungos micorrízicos arbusculares (FMA). Desta forma a planta recebe nutrientes minerais trazidos pelo micélio fúngico, enquanto este recebe carboidratos produzidos pelas plantas. O uso desta associação com o propósito de fitorremediação em áreas que apresentam intensa degradação por acúmulo de metais pesados mostra-se promissor. A associação micorrízica aumenta a área da superfície radicular, alterando positivamente a capacidade de absorção de nutrientes com baixa mobilidade no solo, como por exe. o fósforo, que em contato com esta simbiose apresenta um aumento significativo na absorção. Neste trabalho buscou-se avaliar a interação micorrizas-plantas na absorção de nutrientes e verificar a influência da simbiose na capacidade das plantas em tolerar altas concentrações de metais pesados.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador / Janete Baumgardt - Integrante / Cláudia Elizabete Lima Lins - Integrante / Lineu Trindade Leal - Integrante / Ana Paula Pretto - Integrante., Número de produções C, T & A: 3

  • 2003 - 2004

    Avaliação da fixação biológica de nitrogênio no arroz irrigado com inoculação de bactérias diazotróficas, Descrição: O arroz supre mais de 50% da demanda alimentar do planeta. No Brasil, a safra 2002/2003 produziu 106 milhões de toneladas de arroz irrigado. Para atender a demanda crescente deste cereal, a pesquisa tem buscado formas de melhorar a produtividade das variedades e reduzir os custos de produção. Entre os insumos de alto custo se encontra o adubo nitrogenado (cuja produção consome grande quantidade de combustível de origem fóssil), considerado de grande importância para o desenvolvimento das plantas e diretamente ligado à produtividade. No entanto, a lixiviação dos adubos nitrogenados tem contaminado solos e águas superficiais, eutrofizando lagos e acidificando solos cultiváveis. A presença de organismos fixadores de nitrogênio atmosférico, denominados diazotróficos, em associação com gramíneas tem sido verificada recentemente. No caso específico do arroz irrigado, apresentam um potencial a ser ainda verificado, quanto à substituição dos adubos nitrogenados por inoculantes contendo bactérias diazotróficas específicas, o que seria de aplicação importante tanto na redução dos custos de produção quanto na conservação de solos e mananciais de água. Neste projeto se pretende conduzir experimentos a fim de estudar a eficiência de isolados de bactérias diazotróficas na fixação de nitrogênio em culturas de arroz irrigado, caracterizando-as molecular morfologicamente inoculados sobre o desenvolvimento da planta. Bactérias nativas de lavouras de arroz irrigado da região serão utilizadas em experimentos de casa de vegetação e a campo, selecionando-se as mais promissoras para posterior utilização como inoculante em arroz irrigado.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador / Janete Baumgardt - Integrante / André Paulo Hübner - Integrante / Marcos Roberto Dobler Stroschein - Integrante / Anelise Vicentini Kuss - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2002 - 2004

    Fauna edáfica, associações biológicas e atributos econômicos em sistemas de cultivo orgânico de batata, soja, feijão e milho, Descrição: O trabalho foi realizado no ano agrícola de 2002/2003, na área experimental do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria, localizada na Depressão Central do Rio Grande do Sul, em um solo classificado como Argissolo Vermelho distrófico arênico. Este trabalho teve como objetivo avaliar a fauna edáfica (mesofauna e nematóides), em sistemas de cultivo (orgânico, integrado e convencional), nas culturas de batata, soja, feijão e milho. O delineamento experimental constitui-se de parcelas de 100 m2 em cada sistema de cultivo. A mesofauna foi coletada nos meses de dezembro de 2002 e janeiro, fevereiro e março de 2003, posteriormente, o material foi submetido à flotação e identificação em microscópio estereoscópio. O material para análise de nematóides foi coletado em setembro de 2002 e janeiro de 2003. A maior abundância de organismos da mesofauna ocorreu na cultura de batata e milho. No sistema de cultivo orgânico ocorreu maior riqueza de organismos nas culturas de batata, soja e milho e no sistema integrado, na cultura do feijão. Os grupos com maior freqüência foram Acarina, Collembola, Hymenoptera, Coleoptera e Isoptera. A população de nematóides mostrou diferença significativa entre os sistemas de cultivo para as culturas de batata, soja e milho e não houve diferença na cultura do feijão. Entre os nematóides encontrados, o gênero Meloidogyne spp predominou nos diferentes sistemas de cultivos e culturas. Assim, existe diferença na abundância e riqueza da fauna edáfica, em diferentes sistemas de cultivo estudados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Valmir José de Quadros - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador / Genuir Luis Denega - Integrante / Ronei Sandri Sana - Integrante / Carlos Alberto Casali - Integrante / Mirla Andrade Weber - Integrante / Eloiza Franciele Lasta - Integrante / Eliziane Luiza Benedetti - Integrante / Paulo Luis Guth - Integrante., Número de produções C, T & A: 9

  • 2002 - 2004

    Identificacao de bacterias diazotroficas endofiticas associadas a raizes de plantas de arroz e quantificacao do processo de fixação biológica de nitrogênio, Descrição: A cultura do arroz no Brasil tem grande importância econômica representando 6,7% do valor bruto da produção agrícola nacional em 2000. Cerca de 1,3 milhão de hectares são cultivados anualmente com arroz irrigado, dos quais 950 mil estão no rio grande do sul. Com o aumento gradativo da demanda mundial por alimentos, em função dos elevados índices populacionais, cada vez mais se torna necessária a utilização agrícola intensiva e a manutenção da produtividade nas lavouras de arroz através da aplicação de adubações nitrogenadas em doses elevadas. essas representam uma parcela significativa dos custos de produção do arroz irrigado, deixando muitas vezes os produtores num limite muito tênue entre o lucro e o prejuízo, alem de ser o processo industrial de fixação de nitrogênio atmosférico um grande consumidor de energia fóssil não-renovável e o próprio nitrogênio mineral, um poluente potencial do ambiente.A possibilidade de substituição, parcial ou total desses adubos pelo nitrogênio atmosférico fixado por sistemas biologicos, apresenta-se como uma alternativa economica viavel. atualmente, ja se tem conhecimento da associação de bactérias diazotroficas com cereais e gramineas. as primeiras associações identificadas foram as de bactérias aerobias beijerinckia spp. com a cana de açúcar e azotobacter paspali com a grama batatais(paspalum notatum)(dobereiner, 1992). Várias dessa associações já foram identificadas, a maioria em regiões de clima tropical e subtropical onde as temperaturas do solo são mais favoráveis aos processos microbiologicos durante todo o ano, e várias são as culturas envolvidas, inclusive o arroz(barraquio et al.1997).entretanto, poucas informações estão disponíveis a respeito de bactérias diazotroficas que são dominantes no sistemas arroz-bacteria. Com vistas no que foi exposto este estudo objetiva identificar os principais gêneros e espécies de bactérias fixadoras de nitrogênio associadas a cultura do arroz irrigado e avaliar o potencial destes isolado. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Stefen Barbosa Pujol - Integrante / Zaida Inês Antoniolli - Coordenador / Janete Baumgardt - Integrante / André Paulo Hübner - Integrante / Marcos Roberto Dobler Stroschein - Integrante / Tânia Maria Bayer da Silva - Integrante., Número de produções C, T & A: 4

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Classificado para vaga de Pesquisador da EPAGRI, EPAGRI-SC.

2007

Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (Inglês), UFSM.

2005

Aprovado no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira (Espanhol), UFSM.

2003

Selecionado como Monitor - Disciplina Microbiologia Agrícola, Departamento de Solos - UFSM.

2003

Melhor Estande na 36ª Expofeira Agropecuária de Santa Maria (expositor), UFSM.

2002

Selecionado como Monitor - Disciplina Microbiologia Agrícola, Departamento de Solos - UFSM.

1995

Destaque na Feira de Ciências, Secretaria Municipal de Educação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos. , Universidade Federal de Santa Maria, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208108, Ramal: 204, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Professor Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista Recém-Doutor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2008 - 2012

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal de Santa Maria

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 05/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Linhas de pesquisa

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia do Solo

    • 08/2016 - 12/2016

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia do Solo

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo

    • 03/2015 - 07/2015

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia do Solo

    • 03/2014 - 07/2014

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia do Solo

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Ciência do Solo, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo, Biotecnologia do Solo

    • 08/2012 - 12/2012

      Ensino, Agronomia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia do Solo

    • 03/2008 - 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Linhas de pesquisa

    • 03/2006 - 02/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Linhas de pesquisa

    • 08/2006 - 12/2007

      Direção e administração, Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Cargo ou função, Representante Discente no colegiado do PPGCS (suplente).

    • 08/2005 - 02/2006

      Estágios , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado no Setor de Microbiologia do Solo.

    • 09/2005 - 12/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências Rurais.,Atividade realizada, Bolsista de Iniciação Científica (FIPE).

    • 10/2002 - 08/2005

      Estágios , Centro de Ciências Rurais, Departamento de Solos.,Estágio realizado, Estágio nos laboratórios de Biologia e Microbiologia do Solo.

    • 08/2004 - 03/2005

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências Rurais.,Atividade realizada, Bolsista de Iniciação Científica (CNPq).

    • 04/2003 - 08/2004

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências Rurais.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Microbiologia Agrícola (monitoria remunerada, conforme resolução 020/1996 UFSM).

    • 12/2002 - 02/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências Rurais.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Microbiologia Agrícola (Não-Subsidiado, conforme resolução 007/2000 - UFSM).

    • 06/2002 - 10/2002

      Estágios , Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Biologia.,Estágio realizado, Estágio no laboratório de Microrganismos.