Beatriz Pereira Teixeira da Silva
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação
Informações coletadas do Lattes em 01/06/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado interrompido em 2015 em Mestrado em Educação Profissional em Saúde
2012 - interrompida
Escola Politecnica de Saude Joaquim Venancio
Título: O quadro da precarização do trabalho docente nas Instituições de Ensino Superior Privado do Rio de Janeiro.,Orientador:
Aparecida de Fátima Tiradentes dos Santos.Ano de interrupção: 2015
Graduação interrompida em 2012 em Psicologia
2012 - interrompida
Centro Universitário Hermínio da Silveira
Ano de interrupção: 2012
Formação complementar
2005 - 2007
Programa de Vocação Científica. (Carga horária: 1080h). , Escola Politécnia Joaquim Venâncio, EPJV, Brasil.
2004 - 2005
Programa de Vocação Científica. (Carga horária: 240h). , Escola Politécnia Joaquim Venâncio, EPJV, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Trabalho e Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Profissional.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo.
Organização de eventos
TEIXEIRA, B. ; ANDRADE, C. B. ; FIGUEIRA, C. S. . Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual em Saúde- Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS). 2013. (Congresso).
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, A. F. T. . Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual em Saúde- Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS). 2012. (Congresso).
TEIXEIRA, B. . V SEMINÁRIO INTERNACIONAL AS REDES DE CONHECIMENTO AS TECNOLOGIAS.. 2009. (Congresso).
TEIXEIRA, B. . I debate sobre a criminalização da luta pela terra. 2008. (Outro).
TEIXEIRA, B. . Palestra Violência Contra a Mulher. 2008. (Outro).
Participação em eventos
O trabalho no mundo Contemporâneo: fundamentos e desafios para a saúde. 2013. (Seminário).
Semana Paulo Freire- Qual Educação? Para Qual Sociedade? UERJ.. 2012. (Seminário).
VIII seminário do trabalho trabalho educação e políticas sociais no século xxi. 2012. (Congresso).
I Seminário Currículos, Cotidianos e Formação de Educadores.Entre práticas emancipatórias e Currículos Praticados: narrando e discutindo currículo na Eja. 2011. (Seminário).
VI Seminário Internacional As redes Educativas e as tecnologias: práticas/teorias sociais na contemporaneidade.As narrativas como práticas emancipatórias: buscando formas de pensar o currículo na EJA. 2011. (Seminário).
33a reuniao anual da ANPED - EDUCAÇÃO NO BRASIL: O BALANÇO DE UMA DÉCADA. O Processo de Gestão Institucional do Trabalho docente e o Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe: um projeto do capital para (con)formação do trabalhador. 2010. (Congresso).
As políticas de cotas na UERJ. 2010. (Seminário).
Avaliação de Professores da Educação Básica: Uma Agenda em Discussão. 2010. (Seminário).
V Seminário do Laboratório de Educação e Imagem com o tema "O olhar- o sentido da modernidade. Que sentidos na contemporaneidade?". 2010. (Seminário).
XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais.A PROPOSTA DOS EMPRESÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PREAL ? UM ESTUDO SOBRE O GT PROFISSÃO DOCENTE. 2010. (Encontro).
?Associativismo e sindicalismo docente no Brasil? - Seminário para discussão de pesquisas e constituição de rede de pessquisadores. 2009. (Seminário).
18ª Semana de Iniciação Científica.Práticas emancipatórias no cotidiano da escola: resultados de pesquisa. 2009. (Outra).
V Seminário Internacional ?As Redes de Conhecimentos e as Tecnologia: os outros como legítimo OUTRO?. 2009. (Seminário).
XIV Semana da Educação. 2009. (Outra).
XXIX Encontro Nacional dos (as) Estudantes de Pedagogia (ENEPe).O Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe e a política Neoliberal - Análise Documental Bibliográfica. 2009. (Encontro).
XI FONEPe-Fórum Nacional de Entedades de Pedagogia. 2008. (Outra).
XI FONEP - Forum Nacional de Entidades de Pedagogia -. 2008. (Encontro).
1º Colóquio Internacional de Educação Libertária - Rio de Janeiro. 2007. (Outra).
Seminário Henrique Aragão e a pesquisa sobre a Malária. 2007. (Seminário).
XXI Reunião Anual Da FeSBE - Curso Células Tronco. Estudo da Aplicabilidade de Testesde COmportamento, Aprendizado e Memória como Preditores de Comprometimento Cerebral No Modelo Experimental de Malária Murina (P. BERGHEI ANKA/ CAMUNDONGOS CBA). 2006. (Congresso).
XXI Reunião Anual Da FeSBE - Curso Células Tronco. 2006. (Outra).
XII Reunião Anual de Iniciação Científica. 2004. (Outra).
Produções bibliográficas
-
MARTINS, Y. ; CARVALHO ; TEIXEIRA, B. ; DANIEL-RIBEIRO, C. T. . Algorithms to predict cerebral malaria in murine models using the SHIRPA protocol. Malaria Journal (Online), v. 9, p. 85, 2010.. Malaria Journal (Online) , v. 9, p. 85, 2010.
-
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, M. S. N. . Para uma articulação entre narrativas e experiências. Tecendo Conhecimentos nas Escolas. 1ed.Rio de Janeiro: Dp Et Alii, 2012, v. , p. 5-384.
-
TEIXEIRA, B. ; Oliveira. Inês B. ; SANTOS, M. S. N. . AS NARRATIVAS COMO PRÁTICA EMANCIPATÓRIA:PESQUISANDO E REPENSANDO OS CURRICULOS PRATICADOS NA EJA. In: Jane Paiva; Rosa Aparecida Pinheiro. (Org.). DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO À PESQUISA NA EJA: ações plurais, sentidos singulares. Rio Grande do Norte: EDUFRN, 2011, v. , p. -.
-
TEIXEIRA, B. . O Que As Mãos Podem Expressar. Jornal Eletrônico "Educação e Imagem".
-
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, M. S. N. . PROTAGONISMO ESTUDANTIL PELA DEMOCRATIZAÇÃO DO COTIDIANO: A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E AS OCUPAÇÕES ESTUDANTIS DAS REDES ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL.. In: IX Seminário Internacional As redes educativas e as Tecnologias- Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017, Rio De Janeiro. IX Seminário Internacional As redes educativas e as Tecnologias- Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017.
-
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, A. F. T. . AS PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS DO PREAL E SUA INFLUÊNCIA NA CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA PERCEPÇÃO DOS ATORES ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO. In: V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011, Florianópolis. V Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo, 2011.
-
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, M. S. N. . Entre práticas emancipatórias e Currículos Praticados: narrando e discutindo currículo na Eja. In: I Seminário Currículos, Cotidianos e Formação de Educadores, 2011, Espirito Santos. I Seminário Currículos, Cotidianos e Formação de Educadores, 2011.
-
TEIXEIRA, B. . Currículos na EJA numa perspectiva emancipatória: o que dizem as práticas. In: 34ª Reunião Anual da ANPEd, 2011. 34ª Reunião Anual da ANPEd.
-
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, M. S. N. . ENTRE PRÁTICAS EMANCIPATÓRIAS E CURRÍCULOS PRATICADOS. In: VI Seminário Internacional: As redes educativas e as tecnologias, 2011, Rio de Janeiro. VI Seminário Internacional: As redes educativas e as tecnologias, 2011.
-
TEIXEIRA, B. ; CANDAL, L. . A PROPOSTA DOS EMPRESÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PREAL ? UM ESTUDO SOBRE O GT PROFISSÃO DOCENTE. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010.
-
TEIXEIRA, B. . O Processo de Gestão Institucional do Trabalho docente e o Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe: um projeto do capital para (con)formação do trabalhador. In: 33a reuniao anual da ANPED - EDUCAÇÃO NO BRASIL: O BALANÇO DE UMA DÉCADA, 2010. 33a reuniao anual da ANPED - EDUCAÇÃO NO bRASIL: O BALANÇO DE UMA DÉCADA, 2010.
-
TEIXEIRA, B. . Currículos praticados, cotidiano escolar e emancipação social: uma discussão sobre as políticas curriculares no/do cotidiano da Educação Jovens e Adultos. In: 19ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2010. 19ª Semana de Iniciação Científica da UERJ, 2010.
-
TEIXEIRA, B. ; MARTINS, Y. ; WERNECK, G. L. ; DANIEL-RIBEIRO, C. T. . Uso da bateria SHIRPA para predizer o desenvolvimento da malária cerebral em camundongos infectados por Plasmodium berghei ANKA. In: 60ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, 2008, Campinas. REUNIÃO ANUAL DA SBPC, 2008. v. 60.
-
ANDRADE, C. B. ; TEIXEIRA, B. ; SOUZA, A. P. G. ; FIGUEIRA, C. S. . A educação profissional em saúde na linha do tempo da Biblioteca Virtual em Saúde. In: Jornada Internacional Pré-Alas na Saúde, 2015, Rio de Janeiro. Pré-Alas na Saúde: Democratização e novas formas de sociabilidade em saúde no contexto latino americano, 2015.
-
TEIXEIRA, B. . A produção do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe e o Projeto de Gestão para países latino-americanos: Uma Análise Documental Bibliográfica. In: XVIII Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC - FIOCRUZ, 2010, Rio de Janeiro. XVIII Reunião Anual de Iniciação Científica - RAIC, 2010.
-
TEIXEIRA, B. ; MARTINS, Y. ; WERNECK, G. L. ; CARVALHO ; DANIEL-RIBEIRO, C. T. . Uso da bateria SHIRPA para predizer o desenvolvimento de malária cerebral em camundongos infectados por Plasmodium berghei ANKA. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009. v. v. 42. p. 172-172.
-
TEIXEIRA, B. . Práticas emancipatórias no cotidiano da escola: resultados de pesquisa. In: 18ª Semana de Iniciação Científica/ UERJ, 2009. 20ª UERJ sem muros/ 18ª SEMIC, 2009.
-
TEIXEIRA, B. ; MARTINS, Y. ; WERNECK, G. L. ; CARVALHO ; DANIEL-RIBEIRO, C. T. . Use of SHIRPA protocol to predict the development of cerebral malaria in Plasmodium berghei ANKA infected mice.. In: VII Congress of the International Society for Neuroimmunomodulation, 2008, Rio de Janeiro. The International Society for Neuroimmunomodulation, 2008.
-
TEIXEIRA, B. ; DANIEL-RIBEIRO, C. T. . Estudo da aplicabilidade de testes de comportamento, aprendizado e memória como preditores de comprometimento cerebral no modelo experimental de malária murina (P. berghei-ANKA/camundongos C57BI/6).. In: Jornada Anual de Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, 2007, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da Jornada Anual de Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro , Fiocruz, 2007, 2007. v. único. p. p. 13-13.
-
TEIXEIRA, B. . Estudo da aplicabilidade de testes de comportamento, aprendizado e memória como preditores de comprometimento cerebral no modelo experimental de malária murina (P. berghei-ANKA/camundongos CBA). In: XXI Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental., 2006, Águas de Lindóia. XXI Reunião Anual da FeSBE - 2006, 2006.
-
TEIXEIRA, B. . Estudo da Aplicabilidade de Testes de de Comportamento, aprendizado e Memória como preditores de comprometimento cerebral no modelo experimental de malária murina (P. Berghei - Anka/ Camundongos CBA). In: XI Semana de Vocação Científica - Avançado, 2006, Rio de Janeiro. Caderno de resumos, 2006.
-
TEIXEIRA, B. ; ANDRADE, B.G. . A educação profissional em saúde na linha do tempo da Biblioteca Virtual em Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, M. S. N. . As narrativas como práticas emancipatórias: buscando formas de pensar o currículo na EJA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. ; SANTOS, M. S. N. . Entre práticas emancipatórias e Currículos Praticados: narrando e discutindo currículo na Eja. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. . A PROPOSTA DOS EMPRESÁRIOS PARA A EDUCAÇÃO ATRAVÉS DO PREAL ? UM ESTUDO SOBRE O GT PROFISSÃO DOCENTE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. . Currículos praticados, cotidiano escolar e emancipação social: uma discussão sobre as políticas curriculares no/do cotidiano da Educação Jovens e Adultos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. . O Processo de Gestão Institucional do Trabalho docente e o Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe: um projeto do capital para (con)formação do trabalhador. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, B. . A produção do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe e o Projeto de Gestão para países latino-americanos: Uma Análise Documental Bibliográfica. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, B. ; CANDAL, L. . O Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe e a política Neoliberal - Análise Documental Bibliográfica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. . A Análise Documental Bibliográfica da produção do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe (PREAL) no contexto Neoliberal ? A perspectiva da Gestão Escolar e da Profissão Docente. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. . Práticas emancipatórias no cotidiano da escola: resultados de pesquisa. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
TEIXEIRA, B. ; MARTINS, Y. ; DANIEL-RIBEIRO, C. T. . Estudo da Aplicabilidade de Testes de Comortamento, Aprendizado e Memória Como Preditores De Comprometimento Cerebral No Modelo Experimental De Malária Murina (P. BERGHEI - ANKA/ CAMUNDONGOS CBA). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, B. . Estudo da aplicabilidade de testes de comportamento, aprendizado e memória como preditores de comprometimento cerebral no modelo experimental de malária murina (P. berghei-ANKA/camundongos CBA). 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Outras produções
FIGUEIRA, C. S. ; ANDRADE, C. B. ; TEIXEIRA, B. ; SOUZA, A. P. G. . A biblioteca virtual da educação profissional em saúde.. 2013.
TEIXEIRA, B. ; Andrade, B.G. ; FIGUEIRA, C. S. ; SOUZA, A. P. G. . 3º Reunião dos Comitês Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual da Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS),. 2013. (MEMBRO DA SECRETARIA EXECUTIVA - Assistente de Pesquisa).
TEIXEIRA, B. . 1{ Reunião do Comitê Consultivo e Executivo da Biblioteca Virtual em Saúde- Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS). 2012. (MEMBRO DA SECRETARIA EXECUTIVA - Assistente de Pesquisa).
TEIXEIRA, B. . V SEMINÁRIO INTERNACIONAL "AS REDES DE CONHECIMENTOS E AS TECNOLOGIAS: OS OUTROS COMO LEGÍTIMO OUTRO". 2011. (coordenadora de sessão de comunicação).
TEIXEIRA, B. . V SEMINÁRIO INTERNACIONAL "AS REDES DE CONHECIMENTOS E AS TECNOLOGIAS: OS OUTROS COMO LEGÍTIMO OUTRO". 2009. (MEMBRO DA SECRETARIA EXECUTIVA).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
POLÍTICASPRÁTICAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO E O DIREITO HUMANO À EDUCAÇÃO: O POTENCIAL EMANCIPATÓRIO DOS CURRÍCULOS PRATICADOSPENSADOS, Descrição: Este projeto se inscreve no trabalho do grupo de pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar, que desenvolve, desde 1999, projetos de investigação voltados para o cotidiano escolar, as práticas neles desenvolvidas e o sentido politicamente emancipatório que podem possuir, nas diferentes circunstâncias em que são desenvolvidas. Dá continuidade ao projeto atual, deslocando-se das questões do cotidiano em si para a questão do direito humano à educação e sua efetivação, ou não, em diferentes espaçostempos educativos. A plenitude do exercício do direito à educação requer o acesso a conhecimentos diversos paralelamente ao reconhecimento dos seus próprios, a livre participação democrática numa sociedade igualitária e plural, em que o direito à aprendizagem e à cidadania digna sejam exercidos por todxs. Buscamos compreender político-epistemologicamente as políticaspráticas educacionais cotidianas, em suas características e especificidades. O principal objetivo é constituir conhecimento sobre a possível contribuição da educação à tessitura da emancipação social, no quadro da justiça cognitiva e social, por meio da ecologia de saberes, bem como da democracia social, expressa nas práticas de cidadania horizontal, noções centrais para a compreensão ampliada e aprofundada daquilo que interroga o direito à educação. O trabalho de pesquisa será desenvolvido em frentes complementares, articulando reflexões teórico-epistemológicas, teórico-metodológicas, teórico-políticas e empíricas, enredando conhecimentos e valores hegemônicos e contra-hegemônicos na compreensão do potencial emancipatório de políticaspráticas voltadas à construção de relações mais ecológicas entre diferentes conhecimentos, valores e condições sociais. Assim, buscamos também ampliar nossa compreensão das redes de conhecimentos e práticas sociais presentes na sociedade e no exercício do direito à educação e à aprendizagem como condição para o exercício pleno da cidadania e para a constituição dos sujeitos. Nesse sentido, o estudo dos currículos praticadospensados nos cotidianos e de sua contribuição emancipatória reveste-se de particular importância, bem como o aprofundamento dos estudos da Sociologia do Cotidiano e das Epistemologias do Sul, dos textos das políticas educacionais oficiais, de questões envolvendo a noção de cidadania e os debates em torno das relações entre o direito à educação e a escolarização. Estudaremos, em uma segunda frente, modos de compreensão aprofundados dos procedimentos apropriados à pesquisa e aos resultados que pretendemos obter, desenvolvendo reflexões teórico-metodológicas associadas a uma terceira frente, empírica, de observação participante e do trabalho com narrativas docentes visando ao amadurecimento das construções metodológicas das pesquisas nos/dos/com os cotidianos e à obtenção de um corpus de pesquisa plural e útil aos nossos objetivos... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
-
2016 - Atual
Educação Cidadã, Justiça Cognitiva, Emancipação Social: Politicaspraticas educacionais e seus praticantes pensantes fase II, Descrição: Descrição: Este projeto se inscreve no trabalho do grupo de pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar, que desenvolve, desde 1999, projetos de investigação voltados para o cotidiano escolar, as práticas neles desenvolvidas e o sentido emancipatório que podem possuir, nas diferentes circunstâncias em que são desenvolvidas. O grupo busca compreender aquilo que se passa na vida cotidiana, em diferentes espaços educativos, as possibilidades emancipatórias e as especificidades que expressam essas práticas, seus fundamentos e possibilidades. Com base em resultados de pesquisas anteriores, no comprometimento pessoal, epistemológico e político, com a formação cidadã e a democratização social e na noção de ?epistemologias do Sul? (SANTOS; MENEZES, 2010) é que proponho o desenvolvimento deste novo Projeto, a partir das ideias de ?cidadania horizontal? e ?justiça cognitiva?, hoje centrais para a reflexão em torno da construção da emancipação social por meio da tessitura de uma Ecologia de Saberes, com o objetivo principal de constituir conhecimento sobre a possível contribuição da educação à tessitura da emancipação social, conforme formulado por Boaventura de Sousa Santos. O trabalho de pesquisa será desenvolvido em frentes complementares e articuladas, de modo a permitir o estabelecimento de diálogos entre diferentes modos de ação e compreensão das ações educativas cotidianas. No contexto escolar, a partir de narrativas de educadores e educandos, buscamos a compreensão das relações entre esses conhecimentos e valores docentes e a construção de relações mais ecológicas entre diferentes conhecimentos. Estudaremos, em uma segunda frente, práticas educativas e sociais desenvolvidas em espaços educativos não escolares, buscando nelas a ampliação da compreensão de ações educativas fundamentadas em diferentes racionalidades, fundamental para a ampliação da compreensão das redes de conhecimentos presentes na sociedade e da formação cidadã dos sujeitos so... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
-
2014 - 2016
A Biblioteca Virtual em Saúde da Educação Profissional em Saúde: a construção coletiva das áreas temáticas, Descrição: Os objetivos desta pesquisa são: Identificar e re (definir) as áreas temáticas da BVS-EPS por meio de consultas ao Comitê Consultivo da BVS-EPS (pesquisadores e professores das ETSUS) e de análise da literatura. Identificar o escopo (objetivos, finalidades e público alvo) e tipos de materiais a integrarem a BVS-EPS. Definir as contribuições dos estudos sobre trabalho, saúde e educação para a compreensão da educação profissional em saúde, para que possam integrar a base de dados da BVS-EPS. Desenvolver ações de divulgação da BVS, em parceria com as outras instâncias da BVS-Fiocruz.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2013 - 2016
Os recursos educacionais abertos e a biblioteca virtual em educação profissional em saúde: garantindo à acessibilidade das informações., Descrição: Este projeto tem caráter de pesquisa e fomento de recursos tecnológicos e educativos na consolidação da Biblioteca Virtual na área da Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2012 - Atual
O Mercado da Educação Superior na era da financialização e internacionalização : Estudo das ações do Fórum da Livre Iniciativa na Educação Superior e da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Superior Privado, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
-
2010 - 2011
A produção do Programa de Promoção da Reforma Educativa na América Latina e Caribe e o Projeto de Gestão para países latino-americanos: uma análise Documental Bibliográfica, Descrição: O presente projeto se inscreve no trabalho e nas reflexões coletivas do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho e Educação, GEPTE, e tem a intencionalidade de analisar questões referentes à gestão nos países latino americanos, em especial o Brasil, tomando como base as produções bibliográficas do Programa de Promoção da Reforma Educativa da América Latina e Caribe (PREAL). Para o desenvolvimento do trabalho de pesquisa pretende-se dar ênfase às produções do grupo de trabalho (GT) Gestão e Eficácia Escolar do PREAL que apresenta como objeto central de seus estudos a temática da gestão. O objeto de estudo também se desdobra por meio da produção de outros Grupos de Trabalho do PREAL, através da discussão acerca da gestão institucional da força de trabalho docente e se amplia por meio dos discursos de especialistas em educação e de ?intelectuais orgânicos? (GRAMSCI, 1989) do capital que atrelam suas enunciações dentro de dimensões que são complementares e indissociáveis ao processo de gestão. O projeto de gestão contemporânea formulado conforme os modelos do mercado tornou-se predominante nos discursos e nas políticas públicas do Brasil e, a partir de seus desdobramentos ao longo das décadas, veio a impulsionar o que denominamos enquanto processo de gestão institucional da mão de obra do trabalhador docente. O processo institucionalização da docência vem sendo atrelado ao discurso que centraliza e atribui ao trabalho e formação docente a responsabilidade relativa ao fracasso/sucesso escolar latino-americano. Considerado como ?fator estratégico? sob o argumento da busca pela melhoria da educação, os ?intelectuais orgânicos? do PREAL formulam concepções através das quais vinculam que os docentes têm o ônus de ser, ao mesmo tempo, o pior e o melhor problema na educação. As investidas do capital na educação vêm se inscrevendo desde então sob a ação dos organismos internacionais que, se objetivando a manter a ideologia dominante, passam a ?ter o papel de tutoriar as reform. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2009 - 2012
Redes de saberes, práticas sociais e culturas na formação das subjetividades democráticas: formação cidadã cotidiana e emancipação social, Descrição: Este projeto de pesquisa se inscreve no trabalho do grupo de pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar, que desenvolve, desde 1999, projetos de investigação voltados para o cotidiano escolar, as práticas que neles se desenvolvem e o sentido emancipatório que elas possuem, ou não. Com base nos resultados do último Projeto (2006-2009), este se desenvolverá utilizando elementos das Teses sobre a democracia combinados à Sociologia das Ausências (Santos, 2004) como fundamentação teórica para a busca de indícios de práticas que contribuam para a formação de subjetividades democráticas, capazes de compreender de modo mais horizontalizado a relação entre os diferentes saberes e culturas. O interesse do investimento nessa reflexão está no possível reconhecimento do caráter complexo, múltiplo e polifônico das práticas educativas que contribuam para a formação dessas subjetividades como meio de produção de conhecimento a respeito da nossa formação e de possível reconhecimento e multiplicação de experiências educativas atualmente invisibilizadas. Acredito ser de alta relevância pesquisar essas práticas com potencial democratizante. Conhecer e compreender práticas educativas promotoras da formação de subjetividades democráticas é, certamente, uma contribuição importante não só para a educação e a reflexão curricular como também para os debates em torno da possível contribuição da escola para a luta emancipatória e a democratização da sociedade. Entendendo o cotidiano escolar como espaço de criação curricular (Oliveira, 2003), este projeto pretende investigar práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas da rede pública de ensino, buscando nelas indícios (Ginzburg, 1989) de contribuição à ampliação da democracia social. O projeto se desenvolverá em 3 dimensões, indissociáveis e complementares. Do ponto de vista da reflexão teórica, prosseguiremos com o aprofundamento do debate epistemológico em torno da noção de cotidiano e desenvolvimento. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2008 - 2010
Redes de saberes, práticas sociais e culturas na formação das subjetividades democráticas: formação cidadã cotidiana e emancipação social, Descrição: Este projeto de pesquisa se inscreve no trabalho do grupo de pesquisa Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar, que desenvolve, desde 1999, projetos de investigação voltados para o cotidiano escolar, as práticas que neles se desenvolvem e o sentido emancipatório que elas possuem, ou não. O projeto se desenvolveu utilizando elementos das Teses sobre a democracia combinados à Sociologia das Ausências (Santos, 2004) como fundamentação teórica para a busca de indícios de práticas que contribuam para a formação de subjetividades democráticas, capazes de compreender de modo mais horizontalizado a relação entre os diferentes saberes e culturas. O interesse do investimento nessa reflexão está no possível reconhecimento do caráter complexo, múltiplo e polifônico das práticas educativas que contribuam para a formação dessas subjetividades como meio de produção de conhecimento a respeito da nossa formação e de possível reconhecimento e multiplicação de experiências educativas atualmente invisibilizadas. Conhecer e compreender práticas educativas promotoras da formação de subjetividades democráticas é, certamente, uma contribuição importante não só para a educação e a reflexão curricular como também para os debates em torno da possível contribuição da escola para a luta emancipatória e a democratização da sociedade. Entendendo o cotidiano escolar como espaço de criação curricular (Oliveira, 2003), este projeto investigou narrativas e práticas pedagógicas desenvolvidas em escolas de Educação Jovens e Adultos da rede pública de ensino buscando nelas indícios (Ginzburg, 1989) de contribuição à ampliação da democracia social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
-
2004 - 2007
Estudo da aplicabilidade de testes de comportamento, aprendizado e memória como preditores de comprometimento cerebral no modelo experimental de malária murina (Plasmodium berghei - ANKA/ camundongos C57Bl/6), Descrição: Estudo da aplicabilidade de testes de comportamento, aprendizado e memória como preditores de comprometimento cerebral no modelo experimental de malária murina (Plasmodium berghei - ANKA/ camundongos C57Bl/6). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Prêmios
2010
Prêmio de Iniciação à Ciência "Professora Fernanda Margarida Barbosa Coutinho" pelo trabalho "currículos praticados, cotidiano escolar e emancipação social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2016 - 2018
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERJ- Treinamento e Capacitação Té, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Apoio Técnico e Institucional| Gestão e Administração de Finanças- Projeto de Extensão| Seleção e Treinamento de Equipe| Coordenadora de Produção Seminário Internacional Redes de Conhecimento.| Apoio à Produção Editorial- Revista Teias. Produção Executiva.
2008 - 2010
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
2012 - 2016
Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa na BVS-EPS, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Apoio Técnico e Institucional|Atividades de pesquisas acadêmicas e administração do Projeto educativo Biblioteca Virtual em Saúde- Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS)| Gestão, monitoramento e Produção de conteúdo para mídias sociais no campo da EPS| Desenvolvimento de estratégias internas no âmbito institucional em Comunicação, Informação e Saúde.|Elaboração de relatórios para Diretoria com intuito de reformular os conteúdos digitais| Atuação na comunicação interna e externa da instituição | Supervisão de Acessibilidade| Elaboração e acompanhamento do Plano de Marketing BVS-EPS| Coordenação de Produção - Reunião Anual dos Comitês Executivos e Consultivo da BVS-EPS. Integrante dos projetos: "Áreas Temáticas da BVS-EPS" e "Edital BVS Fiocruz 2014/2015/2017.
2012 - 2013
Escola Politecnica de Saude Joaquim VenancioVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa na BVS-EPS, Carga horária: 44
Outras informações:
Apoio Técnico e Institucional|Atividades de pesquisas acadêmicas e administração do Projeto educativo Biblioteca Virtual em Saúde- Educação Profissional em Saúde (BVS-EPS)| Gestão, monitoramento e Produção de conteúdo para mídias sociais no campo da EPS| Desenvolvimento de estratégias internas no âmbito institucional em Comunicação, Informação e Saúde.|Elaboração de relatórios para Diretoria com intuito de reformular os conteúdos digitais| Atuação na comunicação interna e externa da instituição | Supervisão de Acessibilidade| Elaboração e acompanhamento do Plano de Marketing BVS-EPS| Coordenação de Produção - Reunião Anual dos Comitês Executivos e Consultivo da BVS-EPS. Integrante dos projetos: "Áreas Temáticas da BVS-EPS" e "Edital BVS Fiocruz 2014/2015/2017.
2010 - 2011
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC CNPQ/FIOCRUZ
Outras informações:
-Participação na equipe BVS - EPS - Colaboradora no planejamento da reunião do comitê científico da BVS-EPS realizado em 2012
2004 - 2007
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações:
Bolsista pelo Programa de Vocação Cienífica da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
Você é Beatriz Pereira Teixeira da Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Beatriz Pereira Teixeira da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?