Vlademir Silva

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (2005), Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2008) e Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2016). Atuou como professor de química da Escola Maria Bernarda e Engenheiro Agrônomo - Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia. Tem experiência em Extensão Rural,. Atuou como Coordenador do Programa de Melhoramento da Mamoneira para o Semiárido Baiano, na Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola. Em nível acadêmico, trabalha na na área de Agronomia, com ênfase em Fisiologia e Melhoramento de Plantas Cultivadas, atuando principalmente com as culturas da mamona, amendoim e soja. Atuou como Posdoc na UFBA, no Instituto de Ciências da Saúde, departamento de Biofunçãp. Trabalhando na busca por cultivares de mamona (Ricinus communis L.) resistentes à seca por meio de QTLs. Atuou também como Pesquisador Visitante Colaborador, ministrou curso de Estatística Experimental em Plantas e Professor Temporário, na UFBA, no Instituto de Ciências da Saúde, departamento de Biofunção, laboratório de Bioquímica, Biotecnoligia e Bioprocessos. Atuou como professor do colégio Antônio Carlos Magalhães, Antas-BA na condição de Professor do Curso Técnico Agrícola.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Agrárias

2012 - 2016

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Divergência Genética, Aptabilidade e Estabilidade e Interação G x E em linhagens elites e seus parentais no estado da Bahia
Simone Alves Silva. Coorientador: Deoclides Souza Ricardo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências Agrárias

2006 - 2008

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: Características fisiológicas de cultivares de mamoneira no Recôncavo Baiano,Ano de Obtenção: 2008
Clovis Pereira Peixoto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Agrárias

Graduação em Engenharia Agronômica

1998 - 2005

Universidade Federal da Bahia
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

1989 - 1991

Colegio Estadual Aberto Torres

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biotecnologia / Subárea: Biotecnologia Vegetal.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 -

Inglês. (Carga horária: 600h). , Centro Cultural Anglo Americano, CCAA, Brasil.

2009 - 2009

Curso Sobre Boas Práticas Agrícolas. (Carga horária: 24h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2008 - 2008

FISIOLOGIA DO CRESCIMETNO E DA PRODUÇÃO DA MAMONA. (Carga horária: 8h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2002 - 2002

CURSO DE PAISAGISMO. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

2000 - 2000

I CURSO PRÁTICO DE AGRICULTURA. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Fisiologia de Plantas Cultivadas.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Fitotecnia/Especialidade: Melhoramento Vegetal.

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo/Especialidade: Microbiologia e Bioquímica do Solo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

SEMENTE.CARACTERISTICAS FISÍCO-QUÍMICAS DE LIPÍDEOS DE SEMENTES DE HÍBRIDOS DE Jatropha curcas L.. 2017. (Seminário).

SEMENTE.CARACTERIZAÇÃO DE SEMENTES DE LINHAGENS F3 RESULTANTES DE PLANTAS F2 AUTOFECUNDAS EM SUPORTE AO MELHORAMENTO GENÉTICO DE MAMONA. 2017. (Seminário).

SEMENTE.Análise filogenética comparativa RcLEA x AtLEA e expressão gênica de proteínas abundantes na embriogênese tardia (LEA) em sementes de mamona submetidos a restrição hídrica. 2017. (Seminário).

5 CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE BIODEISEL E 8 CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS ELAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODEISEL.. PARTICPANTE COMO CONGRESSISTA. 2012. (Congresso).

4 CONGRESSO BRASILEIRO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DO BIODIESEL E 7 CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS. PARTICIPANTE COMO CONGRESSISTA. 2010. (Congresso).

4 CONGRESSO DA REDE BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DO BIODIESEL E 7 CONGRESSO BRASILEIRO DE PLANTAS OLEAGINOSAS, ÓLEOS, GORDURAS E BIODEISEL.. CARACTERISTICAS FISIOLÓGICAS DE OITO GENÓTIPOS E UM CULTIVAR DE MAMONEIRA NO MUNICPIO DE LAPÃO ESTADO DA BAHIA.. 2010. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA. CRESCIMENTO DE CINCO CULTIVARES DE MAMONEIRA NAS CONDIÇOES EDAFOCLIMÁTICAS DO RECÔNCAVO BAIANO. 2010. (Congresso).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS.. PARICIPAÇÃO COMO CONGRESSISTA DO EVENTO CITADO. 2010. (Congresso).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA I SIMPOÓSIO INTERNACIONAL DE OELAGINOSAS ENERGÉTICAS. GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE MAMONA (Ricinus communis L. ) AMARELA DE IRECÊ, ARMAZENADAS EM CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ITABERABA - BA. 2010. (Congresso).

IV CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE OLEAGINOSAS ENERGÉTICAS. CARACTERISTICAS AGRONÔMICAS DE OITO GENÓTIPOS E UM CULTIVAR DE MAMONEIRA EM JUSSARA E LAPÃO NO ESTADO DA BAHIA.. 2010. (Congresso).

III CONGRESSO BRASILEIRO DE MAMONA. PARTICIPAÇÃO COMO CONGRESSITA. 2008. (Congresso).

III Encontro da Rede de Recursos Genéticos Vegetais da Bahia e do II Simpósio de Recursos Genéticos de Plantas Cultivadas do Nordeste..Gestão de Banco Ativo de Germoplasma de Mamona e Pinhão.. 2008. (Encontro).

II CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS. Avaliação de genótipos de amendoim no Recôncavo Baiano sob diferentes sistemas de cultivos. 2003. (Congresso).

XXIX CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO. Herbicida Alachor na nodulação e população de bactérias e fungos na cultura do amendoim irrigado. 2003. (Congresso).

XXXI CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA. Matéria seca, área foliar e rendimento de grãos em cultivares de soja sob déficit hídrico em diferentes fases fenológicas. 2002. (Congresso).

VIII CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA VEGETALgetal. Rendimento de três cultivares de soja sob déficit hídrico em diferentes fases do desenvolvimento.. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Carlos de Cerqueira Moraes

ALVES, S.; SILVA, S. O. E.;MORAES, José Carlos de Cerqueira; SANTOS, L. A.; ALMEIDA, V. O.. Divergência genética, interação G x E, adaptabilidade e estabilidade de linhagens e cultivares de mamoneira no estado da Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

José Carlos de Cerqueira Moraes

MORAES, José Carlos de Cerqueira. Adaptabilidade e estabilidade de linhagens elites de mamona no Estado da Bahia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

José Carlos de Cerqueira Moraes

SILVA, S. O. E.;MORAES, José Carlos de Cerqueira; SILVA, V.. Avaliação da estabilidade de 3 genótipos de mamoneira em 3 Regiões. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Laurenice Araújo dos Santos

SILVA, S. A.; SILVA, S. O. E.; MORAES, J. C. C.;SANTOS, L. A.; ALMEIDA, V. de O.. Divergência genética, interação G x A, adaptabilidade e estabilidade de linhagens e cultivares de mamoneira no estado da Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Sebastião de Oliveira e Silva

SILVA, S.O.; SILVA, S. A.; MORAES, J. C.; SANTOS, L. A.; ALMEIDA, V. O.. Divergência genética, interação G X E, adaptabilidade e estabilidade de linhagens e cultivares de mamoneira no estado da Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Sebastião de Oliveira e Silva

SILVA, S.O.; MORAES, J. C. C.; ALMEIDA, V. O.. Adaptabilidade e establidade de linhagens elites de mamona no estado da Bahia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Vanessa de Oliveira Almeida

SILVA, S. A.; SILVA, S.O.; MORAIS, J. C. de C.;SANTOS, L. A. dos S.Vanessa de Oliveira Almeida. Divergência genética, interação G x E, adaptabilidade e estabilidade de linhagens e cultivares de mamoneira no estado da Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Zootecnia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Vanessa de Oliveira Almeida

SILVA, S.O.; MORAIS, J. C. de C.;ALMEIDA, V. de O.. Adaptabilidade e establidade de linhagens elites de mamona no estado da Bahia. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Simone Alves Silva

SILVA, S. A.PEIXOTO, Clovis PereiraCARVALHO, B. L.. Características fisiológicas de cultivares de mamoneira (Ricinus communis L.) no Recôncavo Baiano. 2008. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Simone Alves Silva

Silva, Simone AlvesSILVA, Sebastião Oliveira e; MORAES, José Carlos de Cerqueira;SANTOS, Laurenice A.ALMEIDA, Vanessa de Oliveira. Divergência genética, interação G x E, adaptabilidade e estabilidade de linhagens e cultivares de mamoneira no estado da Bahia. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Agrárias: Fitotecnia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

CLOVIS PEREIRA PEIXOTO

PEIXOTO, C. P.SILVA, Simone Alves; CARVALHO, Benedito Carlos Lemos de. Característica fisiológicas de cultivares de mamoneira (Ricinus communis L) no Reconcavo Baiano. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Valdir Gomes Neto

"Abordagem òmica`integrativa para desenvolver tolerância à seca em sementes e plântulas de mamoneira (Ricinus communis L; )" (CNPq 400825?2014-7; 2017; Tese (Doutorado em Doutorado em Bioquímica e Biologia Molecuar) - Universidade Federal da Bahia,; Coorientador: Vlademir Silva;

Talita Andrade de Anunciação

"Abordagem òmica`integrativa para desenvolver tolerância à seca em sementes e plântulas de mamoneira (Ricinus communis L; )" (CNPq 400825?2014-7; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Vlademir Silva;

Bianca Bomfim Andrade

"Abordagem òmica`integrativa para desenvolver tolerância à seca em sementes e plântulas de mamoneira (Ricinus communis L; )" (CNPq 400825?2014-7; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Vlademir Silva;

Gabriel Joarley Borges Pereira

"Abordagem òmica`integrativa para desenvolver tolerância à seca em sementes e plântulas de mamoneira (Ricinus communis L; )" (CNPq 400825?2014-7; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biotecnologia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Vlademir Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ariosvaldo Novais Santiago

Dissertação de Mestrado; 2008; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Ariosvaldo Novais Santiago;

Karina Zanoti Fonseca

Monitoria de Química REMUNERADA; 2014; Orientação de outra natureza; (Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Secretaria Estadual de Educação; Orientador: Karina Zanoti Fonseca;

Carlos Alberto da Silva Ledo

Cracterísticas fisiológicas de cultivares de mamoneira (Ricinus communis L; ) no Recôncavo Bahiano; 2008; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Alberto da Silva Ledo;

Luzimar Gonzaga Fernandez

2016; UFBA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Luzimar Gonzaga Fernandez;

Renato Delmondez de Castro

2017; Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Renato Delmondez de Castro;

Simone Alves Silva

Divergência fenética, interação G x E, Adaptabilidade e estabilidade de linhagens e cultivares de mamoneira no estado da Bahia; 2016; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Agrárias: Fitotecnia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Alves Silva;

Simone Alves Silva

Adaptabilidade e estabilidade de linhagens elites de mamoneira no Estado da Bahia; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Ciências Agrárias: Fitotecnia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Simone Alves Silva;

Deoclides Ricardo de Souza

Adaptabilidade e estabilidade de linhagens elites de mamoneira no Estado da Bahia; 2016; Tese (Doutorado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Deoclides Ricardo de Souza;

CLOVIS PEREIRA PEIXOTO

Características fisológicas de cultivares de mamoneira (Ricinus communis L) no Reconcavo Baiano; 2008; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciencias Agrárias) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clovis Pereira Peixoto;

CLOVIS PEREIRA PEIXOTO

ANÁLISE DE CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA MAMONEIRA NAS CONDIÇÕES AGROECOLÒGICAS DO RECÔNCAVO BAIANO; 2006; Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Clovis Pereira Peixoto;

CLOVIS PEREIRA PEIXOTO

Análise de Crescimento e rendimento de dez cultivares de soja nas condições agroecológicas de Cruz das almas - BA; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clovis Pereira Peixoto;

CLOVIS PEREIRA PEIXOTO

Análise de Crescimento e Rendimento em três cultivares de soja (Glycine max (L; ) Merril) sob déficit hídrico; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Agronomia) - Universidade Federal da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Clovis Pereira Peixoto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, V. ; LIMA, J. F. ; PEIXOTO, C. P. ; PEIXOTO, M. F. S. P. ; Ledo, C. A. da S. . Desenvolvimento de cultivares de Ricinus communis L. no Recôncavo Baiano. Magistra , v. 23, p. 25-31, 2011.

  • PEIXOTO, C. P. ; LIMA, J. F. ; SILVA, V. ; Borges, V. B. ; Machado, G. da S. . Indíces Fisiológicos de Cultivares de Mamoneira nas Condições Agroecológicas do Recôncavo Baiano. Magistra , v. 22, p. 168-177, 2010.

  • SILVA, V. ; PEIXOTO, C. P. ; SANTOS, J. M. B. ; BRANDELERO, E. M. ; PEIXOTO, M. F. S. P. ; MORAIS, J. C. C. . Caracterização de dez cultivares de soja nas condições agroecológica do Recôncavo Baiano. Magistra , Cruz das Almas-BA, v. 16, n.1, p. 33-41, 2004.

  • SILVA, V. ; PEIXOTO, C. P. ; SANTOS, J. M. B. ; MORAIS, J. C. C. ; BRANDELERO, E. M. . Desempenho vegetativo e produtivo de cultivares de soja em duas épocas de semeadura no Recôncavo Baiano. Magistra , Cruz das Almas - BA, v. 15, n.2, p. 111-121, 2003.

  • SILVA, V. ; PEIXOTO, C. P. ; SANTOS, J. M. B. ; MORAIS, J. C. C. ; BRANDELERO, E. M. . Índices fisiológicos e rendimentos de cultivares de soja no Recôncavo Baiano. Magistra , Cruz das Almas- BA, v. 14, n.2, p. 77-87, 2002.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANTIAGO, A. N. ; SILVA, V. ; DOURADO, V. V. ; CERQUEIRA, L. S. . Variedade de mamona (Ricinus communis L. ) EBDA - MPA - 34. 2011.

SILVA, V. ; PEIXOTO, C. P. . Crescimento e rendimento de três cultivares de soja em três densidades de plantas no Recôncavo Baiano. 2001.

SILVA, V. ; PEIXOTO, C. P. . Análise de crescimento e rendimento de dez cultivares de soja nas condições agroclimáticas de Cruz das Almas-BA. 2000.

SILVA, V. ; PEIXOTO, C. P. . Análise de crescimento e rendimento de três cultivares de soja Glycine Max ( L ) Merril. 1999.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    "Abordagem òmica`integrativa para desenvolver tolerância à seca em sementes e plântulas de mamoneira (Ricinus communis L.)" (CNPq 400825?2014-7, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Vlademir Silva - Coordenador / Renato Delmondes de Castro - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2009 - 2012

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Química do Universidade Para Tod, Carga horária: 20

2008 - 2012

Secretária de Agricultura do Estado da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Agrônomo, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2008 - 2012

Escola Maria Bermarda

Vínculo: Professor do Ensino Básico, Enquadramento Funcional: Professor de Química, Carga horária: 20

2002 - 2004

Governo do Estado da Bahia

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/2002

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Matemática, Química

2004 - 2004

Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Não, Carga horária: 20

2017 - 2018

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Bioquímica, Carga horária: 20

Outras informações:
O contrato durou apenas 04 meses, porque a professora a qual eu estava substituindo já tinha tempo determinado para voltar, que foi um semestre!

2019 - Atual

Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso Técnico Agrícola, Carga horária: 30

2019 - Atual

Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do curso Técnico Agrícola, Carga horária: 30

2019 - 2020

Colégio Estadual Doutor Antonio Carlos Magalhães

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor Curso Técnico em Agropecuária, Carga horária: 30