Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em saúde e enfermagem; gestão hospitalar; atenção primária em saúde, saúde da família; Programa de orientação tutorial para o trabalho integrado em saúde; Práticas Integrativas/Complementares em saúde (Aromaterapia, Terapia Floral, Reiki e Reflexologia)

Informações coletadas do Lattes em 13/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciencias da Saúde

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: AS VOZES E O SILÊNCIO DAS MULHERES COM LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO
, Ano de obtenção: 2015. Maria José Pereira Vilar. Palavras-chave: Lupus Eritematoso Sistêmico; pesquisa qualitativa; Fenomenologia; grupos focais.Setores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana.

Mestrado em Enfermagem

1996 - 2000

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Ecos da experiência: os custos invisíveis da infecção hospitalar, Ano de Obtenção: 2000
Raimunda Medeiros Germano.Palavras-chave: Custos; cuidar; infecção hospitalar.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Cuidado À Saúde das Pessoas.

Especialização em Especialização em Ativação de Processos de Mudança

2005 - 2006

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arrouca
Título: A inserção do SUS no ensino de Semilogia e Semiotécnica em Enfermagem
Orientador: Raimunda Medeiros Germano

Especialização em Formação Pedagógica Profissional na Área de Saúde

2002 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: Redescobrindo a Docência
Orientador: Raimunda Medeiros Germano

Graduação em Enfermagem

1983 - 1986

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Formação complementar

2022 - 2022

Curso de Qualificação em Plantas Medicinais e Fitoterápicos na Atenção Bási. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.

2022 - 2022

Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Antroposofia Aplicada. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2022 - 2022

Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Medicina Tradicional. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

Workshop Aromaterapia: saúde e bem estar através dos óleos essenciais. (Carga horária: 8h). , OSHADHI, OSHADHI, Brasil.

2013 - 2013

CURSO DE REFLEXOLOGIA. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2012 - 2013

REIKE MASTER. (Carga horária: 96h). , ATMAM ESPAÇO VIVENCIAL, ATMAM ESPAÇO VIV, Brasil.

2012 - 2012

TERAPIA COMPLEMENTAR. (Carga horária: 40h). , ATMAM ESPAÇO VIVENCIAL, ATMAM ESPAÇO VIV, Brasil.

2012 - 2012

CURSO DE AROMATERAPIA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2011 - 2011

FENG SHUI. (Carga horária: 10h). , ATMAM ESPAÇO VIVENCIAL, ATMAM ESPAÇO VIV, Brasil.

2010 - 2010

PRACTITIONER WORKSHOP STUDYING THE AUSTRALIAN BUSH. (Carga horária: 20h). , AUSTRALIAN BUSH ESSENCES, AUSTRALIAN BUSH, Austrália.

2008 - 2008

PRACTITIONER WORKSHOP STUDYING THE AUSTRALIAN BUSH. (Carga horária: 30h). , AUSTRALIAN BUSH ESSENCES, AUSTRALIAN BUSH, Austrália.

2004 - 2004

Atualização Pedagógica. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Educação em Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: ENFERMAGEM NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE/Especialidade: Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: CIÊNCIAS DA SAÚDE.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Enfermagem / Subárea: Enfermagem na Gestão e Gerenciamento.

Comissão julgadora das bancas

Maria Aparecida Dias

DIAS, M. A.; SANTOS, N. R.. Projeto de educação permanente no serviço de urgência e emergência de um hospital universitário. 2016.

Bertha Cruz Enders

VILAR, Maria José Pereira; DUTRA, Elza Maria Socorro;ENDERS, Bertha Cruz. As vozes e o silêncio das mulheres com lupus eritematoso sistêmico: um estudo fenomenológico. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Elza Maria do Socorro Dutra

VILAR, M. J. P.;DUTRA, E.; ENDERS, B. C.. As vozes e o silêncio das mulheres com Lúpus Eritematoso Sistêmico: um estudo fenomenológico. 2015. Tese (Doutorado em Ciencias da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Foi orientado por

Raimunda Medeiros Germano

Ecos da Experiência: Os Custos Invisíveis da Infecção Hospitalar; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Raimunda Medeiros Germano;

Maria José Pereira Vilar

EXPERIÊNCIAS E SIGNIFICADOS DE TER LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Coorientador: Maria José Pereira Vilar;

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Efeitos de uma intervenção com aromaterapia sobre a ansiedade de estudantes de graduação em Enfermagem, Descrição: O presente trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos de uma intervenção com aromaterapia sobre a ansiedade de estudantes do curso de graduação em Enfermagem. Para tanto será realizado um estudo de intervenção do tipo ensaio clínico randomizado com estudantes do 4°, 5°, 6° e 7° períodos do curso numa amostra composta por 92 estudantes, sendo 46 no grupo intervenção e 46 no grupo controle. O grupo intervenção receberá a inalação através de aromatizador elétrico com três óleos essenciais: lavanda, bergamota e alecrim. O grupo controle receberá inalação de essência de alecrim. O estudo será desenvolvido no período de 20 de agosto de 2018 a 12 de setembro de 2018. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva, tendência central e dispersão para as variáveis numéricas, sendo testadas ainda quanto a sua normalidade. Serão submetidos ainda a análise inferencial, com o objetivo de comparação entre médias, dos grupos intervenção e controle, sendo possível verificar a simetria entre as amostras no pré-teste, bem como comparar os níveis de ansiedade pós-teste, por meio de testes associativos. Assim, serão utilizados os testes de Qui-quadrado e Fisher bilateral para comparação do nível de ansiedade entre os grupos, para tanto adotar-se-á um nível de significância de 5% (p0,05)... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Integrante / Paula Fernanda Brandao Batista dos Santos - Coordenador / ANA LUIZA BRANDÃO DE CARVALHO LIRA - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Crescimento e desenvolvimento da criança com microcefalia relacionada à transmissão vertical do Zika vírus, Descrição: A presente investigação é parte integrante de um projeto intitulado Avaliação do Crescimento e desenvolvimento da criança com microcefalia associada à transmissão vertical do Zika vírus, que envolve duas unidades de Saúde, referencia estadual para o atendimento de crianças com microcefalia associada ao Zika vírus: o ambulatório de pediatria do Hospital Onofre Lopes, instituição na qual foi realizada a primeira parte do projeto e a segunda, a que se propõe a presente proposta, que será desenvolvida no Centro de Reabilitação infantil (CRI) unidade pública estadual. O projeto esta sendo desenvolvido com a participação de alunos de pós-graduação - mestrado e, da graduação, relativo a iniciação científica. Sabe-se que a infecção pelo vírus Zika é caracterizada como sendo uma doença febril aguda, algumas vezes assintomática e com alta prevalência. Está associada ao surto de casos de microcefalia no Brasil e no Mundo. Resulta em má formação cerebral, irregularidades de estruturas e funções no recém-nascido, presentes no momento do nascimento. Desse modo, verifica-se a necessidade de investigação sobre as alterações que essa doença pode causar no crescimento e desenvolvimento de crianças com infecção congênita por Zika vírus e que apresentam microcefalia. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar as alterações no crescimento e desenvolvimento de crianças com microcefalia associada à transmissão vertical do Zika vírus. Tratar-se de um estudo transversal e descritivo de abordagem quantitativa que será realizado no Centro de Reabilitação Infantil. A coleta ocorrerá entre os meses agosto a novembro de 2018, por meio de um instrumento de coleta de dados, cuja adequação para o estudo foi constatada pela aplicação do teste piloto, na ocasião da investigação relativa a primeira parte do projeto. A amostra será por conveniência, conforme registro e comparecimento das crianças as consultas agendadas pela instituição, no período correspondente a coleta de dados deste estudo. Os dados serão analisados por software estatísticos Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) 20.0 e constarão além da análise das variáveis sociodemográficas, as que dizem respeito aos marcos de crescimento e desenvolvimento da criança. O projeto teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN sob o n 2.166.462 Espera-se que o estudo ofereça um panorama da situação de comprometimento do crescimento e desenvolvimento das crianças com microcefalia por transmissão vertical do Zika vírus, com o intuito de subsidiar estratégias para futuras intervenções na assistência a essas crianças de forma a melhorar a qualidade de vida destes e da comunidade em geral.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Coordenador / NILBA LIMA DE SOUZA - Integrante / RICHARDSON AUGUSTO ROSENDO DA SILVA - Integrante / ERIKA SIMONE GALVAO PINTO - Integrante.

  • 2014 - Atual

    DIAGNÓSTICO DAS ESTRUTURAS DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE DO SUS, Descrição: Os setores responsáveis pela Gestão do Trabalho e da Educação das Secretarias de Saúde necessitam serem reestruturados para responderem melhor as exigências da gestão do sistema e dos processos de trabalho. Busca-se com essa pesquisa compreender como se organizam e funcionam essas estruturas tendo como suporte empírico a estrutura de funcionamento existente. A metodologia atende a perspectiva qualitativa e será utilizado como instrumento de coleta um questionário com questões fechadas e abertas acerca das estruturas dos setores que respondem pela gestão do trabalho e da educação na saúde das secretarias municipais e estaduais de saúde, permitindo assim, o mapeamento desses setores para posterior análise da adequação de seu funcionamento ao SUS. Tem-se como expectativa que os conhecimentos e as informações sistematizados possibilitem propostas na perspectiva de melhorar a atuação dos setores de gestão do trabalho e da educação das Secretarias de Saúde, considerando que este estudo é demandado pelo Ministério da Saúde tendo em vista apoiar a qualificação da gestão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Coordenador / Maria Helena Soares da Nobrega Mazzo - Integrante / Rosana Lucia Alves de Villar - Integrante / JANETE LIMA DE CASTRO - Integrante / FRANCISCA NAZARÉ LIBERALINO - Integrante / SUSANA MARIA MIRANDA DANTAS - Integrante.

  • 2011 - 2015

    EXPERIÊNCIAS E SIGNIFICADOS DE TER LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, Descrição: Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, de etiologia não definida, que apresenta manifestações clínicas diversas, resultantes da agressão auto-imune a vários órgãos e sistemas, e acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva. Por se constituir uma enfermidade multissistêmica, as manifestações clínicas repercutem no viver e conviver dos pacientes, pois estes podem apresentar entre outras, alterações cutâneas, articulares, hematológicas, renais, cardiopulmonares, neurológicas, vasculares, oculares. Tais alterações ocorrem de forma simultânea ou sucessivamente, podendo evoluir para seqüelas orgânicas irreversíveis. Diante dos múltiplos aspectos que a doença apresenta é objetivo do estudo conhecer os sentidos da experiência vivida pelos pacientes de ter LES. Será feito um estudo qualitativo e os dados serão coletados através da análise das falas das pacientes utilizando como base o grupo focal, formado por mulheres com LES em acompanhamento no HUOL - UFRN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Coordenador / MARIA JOSE PEREIRA VILAR - Integrante / GEORGE DANTAS DE AZEVEDO - Integrante / SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA - Integrante.

  • 2011 - 2015

    EXPERIÊNCIAS E SIGNIFICADOS DE TER LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO, Descrição: Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória crônica, de etiologia não definida, que apresenta manifestações clínicas diversas, resultantes da agressão auto-imune a vários órgãos e sistemas, e acomete principalmente mulheres em idade reprodutiva. Por se constituir uma enfermidade multissistêmica, as manifestações clínicas repercutem no viver e conviver dos pacientes, pois estes podem apresentar entre outras, alterações cutâneas, articulares, hematológicas, renais, cardiopulmonares, neurológicas, vasculares, oculares. Tais alterações ocorrem de forma simultânea ou sucessivamente, podendo evoluir para seqüelas orgânicas irreversíveis. Diante dos múltiplos aspectos que a doença apresenta é objetivo do estudo conhecer os sentidos da experiência vivida pelos pacientes de ter LES. Será feito um estudo qualitativo e os dados serão coletados através da análise das falas das pacientes utilizando como base o grupo focal, formado por mulheres com LES em acompanhamento no HUOL - UFRN.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Hylarina Maria Montenegro Diniz Silva - Integrante / MARIA JOSE PEREIRA VILAR - Coordenador / GEORGE DANTAS DE AZEVEDO - Integrante / SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA - Integrante.

Prêmios

2021

5° lugar no III Congrepics, II ESPICS; XI Congresso Nacional & VIII Congresso Internacional de Terapia Comunitária Integrativa, Ministério da Saúde; OBSERVAPICS; fiocruz.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem. , Av. Nilo Peçanha 619, Petropolis, 59012-300 - Natal, RN - Brasil, Telefone: () 2154257

Experiência profissional

2002 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN, conforme portaria 016-2015/DENFER.

  • 09/2015

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefe do Departamento de Enfermagem, conforme portaria.

  • 12/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, PRESIDENTE DA CPPD - UFRN, CONFORME PORTARIA 2.386/2014-R UFRN..

  • 10/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro do colegiado do curso de graduação em Enfermagem da UFRN, conforme portaria 026-2014/DENFER.

  • 04/2010

    Ensino, Cursos da Saúde, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação do PET-Saúde: Programa de Educação Tutorial desenvolvido através de componentes curriculares, extensão e pesquisa com a participação dos cursos: Enfermagem, Medicina, Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Serviço Soc

  • 06/2008

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Coordenação de Projeto de Ensino da disciplina: Métodos e Modelos Assistencias de Enfermagem com orientação de aluno bolsista

  • 01/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Coordenadora do Programa de Reorientação da Formação dos Profissionais da Saúde - Pró-Saúde do curso de Enfermagem. Projeto dos Ministérios da Saúde e da Educação..

  • 10/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Recursos Humanos, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD: Portarias - N. 566/04-R, de 06.10.2004, N. 538/06-R, de 19.09.2006, N. 995/08-R, de 19.11.2008.

  • 09/2003

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem.

  • 03/2002

    Ensino, Enfermagem, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Integrado II: Administração e Assistência de Enfermagem em Hospitais e Estágio Integrado I: Administração de Enfermagem na Atenção Básica, Metodologias e Modelos Assistenciais na Enfermagem, Semiologia e Semiotécnica em enfermagem

  • 09/2014 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, MEMBRO DE COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CCS, CONFORME PORTARIA 061-CCS.

  • 03/2013 - 02/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, MEMBRO REPRESENTANTE DO CCS NA CPPD, CONFORME PORTARIA 565/2013-R UFRN.

  • 09/2013 - 09/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, MEMBRO DE COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DOCENTE DO CCS, CONFORME PORTARIA 060/13-CCS.

  • 06/2009 - 08/2009

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Atualização em terapia compressiva no tratamento de ulcera venosa.

  • 08/2006 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Aministração da UFRN.,Cargo ou função, Representante do Centro de Ciências da Saúde.

  • 07/2005 - 08/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Chefe de Departamento: Portarias: N. 390/2005-R, de 27.06.2005 e N. 594/2007-R, de 23.08.2007.

  • 05/2008 - 05/2009

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, Projeto de extensão: Meio ambiente e saúde publica: da educação á cidadania.

  • 03/2007 - 03/2009

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Vice-Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD.

  • 08/2008 - 08/2008

    Extensão universitária , Centro de Ciências da Saúde.,Atividade de extensão realizada, EVENTO: I Congresso Multiprofissiopnal da Saúde I Oficina de Métodos Ativos de Ensino-aprendizagem do Rio Grande do Norte.

  • 02/2008 - 06/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Planejamento.,Cargo ou função, Presidente da comissão de elaboração do projeto de criação da Unidade Acadêmica de Santa Cruz-RN, conforme Portaria N. 075/08-R, de 22.02.2008.

  • 09/2006 - 09/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró Reitoria de Recursos Humanos, Centro de Ciências da Saúde.,Cargo ou função, Representante do Conselho de Administração na Comissão Central, constituída para coordenar a execução do processo de consulta à comunidade para escolha de reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte..

  • 07/2005 - 09/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Membro da Comissão para estudar a viabilidade de criação de Curso Especial em Enfermagem na cidade de Santa Cruz (RN)..

  • 11/2004 - 07/2005

    Direção e administração, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem.,Cargo ou função, Vice-Chefe de Departamento: Portaria N. 615/2004-R, de 08.11.2004.