Júlio Garcia Neto

Mestre em Agronomia (Produção Vegetal na área de Nutrição de plantas) pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, da Universidade Estadual Paulista ?Julio de Mesquita Filho?, (FCAV/UNESP) /UNESP Jaboticabal-SP. Licenciado em Ciências Agrárias pelo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão/ IFMA Campus-Maracanã. Técnico em Agropecuária - IFMA- Campus Maracanã.(antigo Colégio Agrícola ou Agrotécnica).desde 2004. Coordenador e Professor Faixa-Preta de Jiu-Jitsu, do Projeto Jovens Guerreiros(IFMA-MARACANÃ)

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal

2016 - 2018

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: CONCENTRAÇÕES E FONTES DE SILÍCIO FOLIAR NA PRODUÇÃO E NA QUALIDADE DO AGRIÃO E DO ALMEIRÃO,Ano de Obtenção: 2018
Dr. Renato de Mello Prado.Coorientador: Dra. Sylvia Letícia Oliveira Silva. Palavras-chave: Barbarea verna; hortaliças folhosas; estresse abiótico; silicato; elemento benéfico; adubação foliar. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Fertilidade do Solo e Adubação. Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Ciência do Solo / Especialidade: Química do Solo. Setores de atividade: Agricultura, Pecuária e Serviços Relacionados; Pesquisa e desenvolvimento científico; Alimentação.

Graduação em LICENCIATURA EM CIÊNCIAS AGRARIAS

2010 - 2015

IFMA- Campus Maracanã
Título: ANALISE DO PERCURSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO CURSO PROEJA TÉCNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS SÃO LUIS-MARACANÃ
Orientador: Doutora Jandira Pereira Souza

Graduação interrompida em 2010 em Zootecnia

2010 - Interrompido

Universidade Estadual do Maranhão
Ano de interrupção: 2010

Graduação interrompida em 2010 em Oceanografia

2009 - Interrompido

Universidade Federal do Maranhão
Ano de interrupção: 2010

Curso técnico/profissionalizante em TÉCNICO AGRÍCOLA COM HABILITAÇÃO EM AGROPECUÁRIA

1993 - 1996

escola agrotécnica federal de são luiz-ma

Ensino Fundamental (1º grau)

1986 - 1992

Fundação Bradesco São Luis-MA

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PASTAGEM PARA BOVINOCULTURA DE LEITE.. (Carga horária: 40h). , EAD SENAR, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

Sistemas de Produção e Pastagem para Bovinocultura. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/AR GO, Brasil.

2015 - 2015

MANEJO SANITÁRIO E QUALIDADE DO LEITE.. (Carga horária: 40h). , EAD SENAR, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

Suinocultura - Produção. (Carga horária: 40h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR, Brasil.

2015 - 2015

PRODUÇÃO NA SUINOCULTURA.. (Carga horária: 40h). , EAD SENAR, SENAR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica / Subárea: Fisiologia Vegetal/Especialidade: Nutrição e Crescimento Vegetal.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Engenharia Agrícola.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: AGRICULTURA FAMILIAR.

    Grande área: Ciências Agrárias / Área: Zootecnia / Subárea: ZOOTECNIA.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação do campo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GARCIA NETO, J. . SEMANA TECNOLOGICA DO IFMA CAMPUS MARACANA. 2014. (Congresso).

HORA, V. A. ; AMORIM, L. ; GARCIA NETO, J. ; ZENOBIO, J. . AGROEXPO. 2008. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

IV ENCONTRO DE CURSOS SUPERIORES DO IFMA SÃO LUIS - MARACANÃ;.PROCAMPO- FAZENDO A DIFERENÇA. 2015. (Simpósio).

IV ENCONTRO DE CURSOS SUPERIORES DO IFMA SÃO LUIS - MARACANÃ;.ANALISE DO PERCURSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO PROEJA. 2015. (Encontro).

Estudos e pesquisas sobre educação do campo UFSCAR. 2013. (Seminário).

Jornada Acadêmica Questão Agrária e Educação do Campo,. 2013. (Outra).

pec nordeste.Bovivnocultura de Leite. 2013. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Denise Aparecida Chiconato

PRADO, R. M.; Cecilio Filho, A.B.;CHICONATO, D. A.; SILVA, G. P.. Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e almeirão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Jandira Pereira Souza

SOUZA, J. P.. Análise do percurso escolar dos alunos do curso PROEJA Técnico em Cozinha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Campus SãoLuís ? Maracanã. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã.

Renato de Mello Prado

Prado, Renato de Mello;MINGOTTE, Fabio Luíz ChecchioNOBILE, Fabio Olivieri. Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e almeirão. 2018. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP.

Renato de Mello Prado

Prado, Renato de Mello;CECÍLIO FILHO, Arthur Bernardes; CHICONATO, D. A.; GILMARA, PEREIRA DA SILVA. Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e almeirão.. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Produção Vegetal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP.

Arthur Bernardes Cecilio Filho

PRADO, Renato de MelloCecílio Filho, Arthur B.; SILVA, G. P.; CHICONATO, Denise Aparecida. Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e almeirão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Gilmara Pereira da Silva

PRADO, R. M.; CECILIO FILHO, A. B.; CHICONATO, D. A.;SILVA, G.P.. Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e almeirão. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Agronomia (Producao Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Fábio Luiz Checchio Mingotte

PRADO, R. M.; NOBILE, F. O.;MINGOTTE, F. L. C.. Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e do almeirão. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

FÁBIO OLIVIERI DE NOBILE

PRADO, R. M. deNOBILE, F. O.; MINGOTTE, F. L. C.. Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e do almeirão. 2018. Dissertação (Mestrado em Agronomia - Produção Vegetal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

sylvia leticia oliveira silva

Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e almeirão; 2018; Dissertação (Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal)) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Coorientador: Sylvia Letícia Oliveira Silva;

Jandira Pereira Souza

Análise do percurso escolar dos alunos do curso PROEJA Técnico em Cozinha do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus São Luís Maracanã; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias) - Instituto Federal do Maranhão - Campus São Luís - Maracanã; Orientador: Jandira Pereira Souza;

Renato de Mello Prado

Concentrações e fontes de silício foliar na produção e na qualidade do agrião e almeirão; 2018; Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, UNESP,; Orientador: Renato de Mello Prado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GARCIA NETO, J. . A IMPORTANCIA DO TECNICO AGRICOLA PARA O MARANHÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA NETO, J. . A IMPORTANCIA DO TECNICO AGRICOLA PARA O MARANHÃO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GARCIA NETO, J. . ANALISE DO PERCURSO ESCOLAR DOS ALUNOS DO PROEJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA NETO, J. . PROCAMPO- FAZENDO A DIFERENÇA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GARCIA NETO, J. . Percurso Escolar dos Alunos do Proeja Técnico em Cozinha do Ifma Campus São Luis-Maracanã. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    FONTES DE SILÍCIO FOLIAR NO CRESCIMENTO, BIOFORTIFICAÇÃO E NA PÓS-COLHEITA DA ACELGA E DA COUVE DE FOLHA, Descrição: Serão trabalhados duas culturas de folhosas o Acelga e Couve de folha.O uso de Si na adubação tem mostrado inúmeros benefícios para as plantas, incluindo aumentos na produtividade e na resistência contra pragas e doenças e redução dos efeitos do excesso de metais potencialmente tóxicos, do estresse salino e da deficiência hídrica, dentre outros. O Si é absorvido pelas raízes das plantas na forma neutra, como ácido monosilícico (H4 SiO4 ), por processo passivo ou através de transportadores de membrana específicos para este fim. O experimento será conduzido em delineamento blocos casualizado-DIC, por 7 tratamentos sendo fatorial 2x4 com 4 repetições de 02 parcelas, sendo 2 fontes, silicato de potássio 1 (Sifol) (Si= 128g/L; K2O=126,5g/L) e silicato de potássio/sódio 2 (gensil) (Si= 115g/L; K2O= 19 g/L ) e 3 concentrações de Si foliar (0,84g/L; 1,68g/L; 2,52g/L de Si, correspondendo a meia, uma vez e duas vezes a concentração padrão indicada para fonte silicato de potássio (1L do produto comercial/100L de água, tendo Si=128g/L).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Júlio Garcia Neto - Coordenador / jose zenobio - Integrante / Sylvia Leticia Oliveira Silva - Integrante / Thiago Palhares Farias - Integrante / Renato de Mello Prado - Integrante.

  • 2016 - Atual

    CONCENTRAÇÕES E FONTES DE SILÍCIO FOLIAR NO CRESCIMENTO, BIOFORTIFICAÇÃO E NA PÓS-COLHEITA DO AGRIÃO E ALMEIRÃO, Descrição: Serão trabalhados duas culturas de folhosas o Agrião-da-terra (Barbarea verna) e Almeirão (Cichorium intybus).O uso de Si na adubação tem mostrado inúmeros benefícios para as plantas, incluindo aumentos na produtividade e na resistência contra pragas e doenças e redução dos efeitos do excesso de metais potencialmente tóxicos, do estresse salino e da deficiência hídrica, dentre outros. O Si é absorvido pelas raízes das plantas na forma neutra, como ácido monosilícico (H4 SiO4 ), por processo passivo ou através de transportadores de membrana específicos para este fim. O experimento será conduzido em delineamento blocos casualizado-DIC, por 7 tratamentos sendo fatorial 2x3+1, sendo 2 fontes, silicato de potássio 1 (Sifol) (Si= 128g/L; K2O=126,5g/L) e silicato de potássio/sódio 2 (gensil) (Si= 115g/L; K2O= 19 g/L ) e 3 concentrações de Si foliar (0,84g/L; 1,68g/L; 2,52g/L de Si, correspondendo a meia, uma vez e duas vezes a concentração padrão indicada para fonte silicato de potássio (1L do produto comercial/100L de água, tendo Si=128g/L) x + 1 controle (sem Si) e 4 repetições. No período de desenvolvimento da planta serão analisados,tamanho e quantidade de folhas, áreas foliar, diâmetro do caule, medida do colo da planta até o ápice da última folha desenvolvida, o número total de folhas por planta e o índice relativo de clorofila (IRC) em seis folhas por unidade experimental, utilizando-se a folha completamente expandida, sendo as leituras feitas na parte mediana da folha ao lado da nervura central, com auxílio do aparelho da OPTI-Sciences® modelo CCM-200 e a área foliar foi medida com o aparelho LI-3100 Área Meter.O silício quando aplicado via foliar, fica na epiderme da folha, a planta fica mais eretas; fortalecendo a cutícula deixando-a fica mais grossa e limita a perda de água pela transpiração; melhorando assim seu desenvolvimento, criando um resistência ao estresse hídrico , com folhas mais eretas e cutículas mais firmes, a distribuição de luz é mais uniforme, beneficiando a fotossíntese.A deposição de silício nas paredes celulares cria uma barreira física, é como se formasse uma dupla camada cuticular(lipídica) que protege e fortalece a planta essa barreira, pois a planta não perde água pelos reduz a habilidade de penetração de pragas nos tecidos vegetais. Zanão(2010). Os dados serão submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey com significância de 5 % de probabilidade (VIEIRA, 2006), com o auxílio do software estatístico ASSISTAT (SILVA e AZEVEDO, 2009).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Júlio Garcia Neto - Coordenador / Sylvia Leticia Oliveira Silva - Integrante / Thiago Palhares Farias - Integrante / Jose Zenobio de Souza - Integrante / Renato de Mello Prado - Integrante.

  • 2014 - 2015

    ANALISE DO PERCURSO ESCOLAR DE ALUNOS DO PROEJA TECNICO EM COZINHA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO CAMPUS SÃO LUIS-MARACANÃ, Descrição: O objetivo do presente Trabalho de pesquisa é caracterizar o aluno de proeja, conhecendo seu perfil , motivos que levaram sua evasão em tempo regular, seu retorno aos estudos, dificuldades encontradas. Foi elaborado um questionário especifico para esse trabalho de pesquisa para que se possa detectar na turma de proeja cozinha do IFMA Maracanã, os reais motivos de sua evasão e retorno aos estudos em uma modalidade profissionalizante e suas perspectivas para o futuro após conclusão do curso. Podendo assim com essa pesquisa traçar estratégia de ensino para que amenize aas dificuldades por eles encontradas em seus retorno ao estudos .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio Garcia Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2014

    PROCAMPO- FAZENDO A DIFERENÇA, Descrição: Trabalho de pesquisa realizado afim de se busca Identificar as contribuições qualitativas empreendidas pelas experiências acadêmicas vivenciadas pelos estudantes através do curso; Analisar a concepção político-pedagógica do curso de licenciatura em educação (procampo) e a qualidade social no que tange os princípios fundamentais da educação do campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Júlio Garcia Neto - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2013 - Atual

    JOVENS GUERREIROS -BRAZILIAN JIU-JITSU, Descrição: Este projeto tem como finalidade o maior desenvolvimento físico, humano, educacional, cultural e psicológico, trazendo a integração social e esportiva na comunidade discente ;assim como também jovens da zona rural da vila esperança, nas imediações onde o instituto encontra-se instalado. Tendo como meta e objetivo principal possibilitar ás pessoas de baixa renda, (jovens e adultos)a pratica desportiva do Jiu-Jitsu, sendo em sua maior parte realizado por pessoas da classe media-alta. Estimulando para que essa pratica sirva de vetor de ligação entres essas classes mais desprovidas de recursos e oportunidades, e que a atividade física possa proporcionar, e desenvolver hábitos vidas saudáveis, como pratica de atividades física regulares, ajudando na diminuição do índice de violência nas escolas(Bulling).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Júlio Garcia Neto - Integrante / Adriana Karlla Ferreira Moura - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Maranhão, IFMA- Campus Maracanã. , Avenida dos Curiós, Vila Esperança, 65095460 - São Luís, MA - Brasil - Caixa-postal: 433, Telefone: (98) 33138585, Ramal: 8547, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2004 - 2007

    Escola Agrotécnica Federal de Codó

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnico Em Agropecuária, Carga horária: 40

  • 2016 - Atual

    IFMA- Campus Maracanã

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: técnico agropecuário, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Nutrição de Plantas

  • 2004 - Atual

    IFMA- Campus Maracanã

    Vínculo: Pesquisa e Desenvolvimento, Enquadramento Funcional: Desenvolvimento institucional, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.