Eduardo Natalino dos Santos

bacharelou-se e licenciou-se em História (1995) na Universidade de São Paulo (USP), onde realizou também seu mestrado (2000) e doutorado (2005) em História Social. Nesse período, fez cursos, estágios e pesquisas na Universidad Nacional Autónoma de México (2002-2003) e na Stanford University (2004). É professor e pesquisador no Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP desde 2006, onde leciona as disciplinas História indígena, História da América Pré-hispânica e História Indígena Colonial. Realizou pesquisas sobre as cosmologias e histórias pré-hispânicas e coloniais dos povos indígenas da Mesoamérica e dos Andes Centrais e, sobre esses temas, defendeu sua tese de livre-docência e se tornou professor-associado em 2020. Desde 2021, tem se dedicado a estudar os modos como os povos indígenas da Mesoamérica e Andes Centrais praticaram e conceberam os atos de conquistar, dominar, comandar e governar, tanto no período pré-hispânico como no período colonial inicial, para chegar a compreender a produção e uso do poder nessas duas macrorregiões histórico-culturais da América indígena. É orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em História Social da FFLCH da USP e um dos membros-fundadores do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA) e do Centro de Estudos Ameríndios (CEstA), ambos da Universidade de São Paulo, onde atua, respectivamente, como coordenador (desde 2000) e pesquisador (desde 2011). Foi membro do Conselho Editorial, vice editor e editor da Revista de História da USP. Entre suas principais publicações estão Deuses do México indígena, Tempo, espaço e passado na Mesoamérica, História e Arqueologia da América indígena, livro em que é um dos organizadores e 'Textos e imagens, histórias e cosmologias indígenas da Mesoamérica e Andes Centrais'. Foi professor nos ensinos médio e fundamental entre 1992 e 1997 e escreveu o livro paradidático Cidades pré-hispânicas do México e América Central.

Informações coletadas do Lattes em 12/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

2000 - 2005

Universidade de São Paulo
Título: Calendário, cosmografia e cosmogonia nos códices e textos nahuas do século XVI
Orientador: em Universidad Nacional Autónoma de Mexico ( Federico Navarrete Linares e Gordon Brotherston)
com , Ano de obtenção: 2005. Janice Theodoro da Silva. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Mesoamérica; Nahuas e astecas; México Colonial; México Pré-hispânico; Códices pictográficos ou pictoglíficos; Concepções nahuas de tempo, espaço e passado. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Pré Colombiana. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: HISTÓRIA INDÍGENA. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História Social

1997 - 2000

Universidade de São Paulo
Título: Os mitos e deuses mesoamericanos através da crônica espanhola na época da conquista
, Ano de Obtenção: 2000.Janice Theodoro da Silva.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Palavras-chave: Mesoamérica; Bernardino de Sahagún, Diego Durán, Jose de Acosta; Deuses e cosmogonia mesoamericana; Fontes históricas nativas mesoamericanas; Códices coloniais mesoamericanos; Nahuas e maias. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Colonial. Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América / Especialidade: História Indígena. Setores de atividade: Educação Superior.

Graduação em História / Bacharelado e Licenciatura

1992 - 1995

Universidade de São Paulo

Formação complementar

2019 - 2019

Estágio de pesquisa de curta duração. (Carga horária: 50h). , Instituto de Investigaciones Históricas # Unam, IIH/UNAM, México.

2017 - 2017

Estágio de pesquisa de curta duração. (Carga horária: 40h). , Universidad Nacional Mayor de San Marcos, UNMSM, Peru.

2012 - 2012

Escavação arqueológica:El hombre y sus recursos en el Valle Puebla-Tlaxcala. (Carga horária: 120h). , Instituto de Investigaciones Antropológicas - UNAM, IIA-UNAM, México.

2004 - 2004

Estágio de pesquisa de curta duração. (Carga horária: 200h). , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.

2004 - 2004

Spanish Colonial Writing And Native Sources. (Carga horária: 40h). , Stanford University, STANFORD, Estados Unidos.

2002 - 2003

La Construcción de Una Visión de Mundo. , Instituto de Investigaciones Antropológicas # Unam, IIA/UNAM, México.

2002 - 2003

Mesoamérica I. , Facultad de Filosofía y Letras # Unam, FFL/UNAM, México.

2002 - 2003

Seminario de Cultura Náhuatl. , Instituto de Investigaciones Históricas # Unam, IIH/UNAM, México.

2002 - 2003

Náhuatl I. , Instituto de Investigaciones Antropológicas # Unam, IIA/UNAM, México.

2002 - 2003

Náhuatl I. , Facultad de Filosofía y Letras # Unam, FFL/UNAM, México.

2002 - 2003

Seminario de Mitología Mesoamericana. , Instituto de Investigaciones Históricas # Unam, IIH/UNAM, México.

2002 - 2003

Seminario Permanente Signos de Mesoamérica. , Instituto de Investigaciones Históricas # Unam, IIH/UNAM, México.

2002 - 2002

Grupos Chichimecas. (Carga horária: 10h). , Instituto de Investigaciones Antropológicas # Unam, IIA/UNAM, México.

1999 - 1999

Extensão universitária em Populações Mesoamericanas Pré Históricas. (Carga horária: 15h). , Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, MAE/USP, Brasil.

1991 - 1994

Formação de Professores. , Associação Palas Athena do Brasil, PALAS ATHENA, Brasil.

1991 - 1991

Grandes Mitos da Tradição Hebraica. (Carga horária: 64h). , Associação Palas Athena do Brasil, PALAS ATHENA, Brasil.

1990 - 1991

As Origens e o Legado da Filosofia Grega. (Carga horária: 42h). , Associação Palas Athena do Brasil, PALAS ATHENA, Brasil.

1986 - 1991

Violão Clássico. , Conservatório Dramático e Musical Bandeirantes, CDMB, Brasil.

1990 - 1990

Questões Fundamentais da Existência. (Carga horária: 16h). , Associação Palas Athena do Brasil, PALAS ATHENA, Brasil.

1990 - 1990

História das Civilizações. (Carga horária: 64h). , Associação Palas Athena do Brasil, PALAS ATHENA, Brasil.

1989 - 1990

Ética. (Carga horária: 66h). , Associação Palas Athena do Brasil, PALAS ATHENA, Brasil.

1989 - 1989

Introdução Ao Pensamento Filosófico. (Carga horária: 40h). , Associação Palas Athena do Brasil, PALAS ATHENA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Outros

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América/Especialidade: História Indígena.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos povos indígenas dos Andes Centrais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos povos indígenas da Mesoamérica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História pré-hispânica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História indígena colonial.

Comissão julgadora das bancas

Francisco Murari Pires

PIRES, F. Murari. Os Mitos e Deuses Mesoamericanos através da Crônica Espanhola na Época da Conquista. 2000. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Janice Theodoro da Silva

SILVA, J. T.. Calendário, cosmografia e cosmogonia nos códices e textos nahuas do século XVI. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Janice Theodoro da Silva

SILVA, J. T.. Os Mitos e Deuses Mesoamericanos Através da Crônica Espanhola na Época da Conquista. 2008. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Maria Beatriz Borba Florenzano

FLORENZANO, M. B. B.; F Navarrete L; KARNAL, L.; GALLARDO, D. H. G.. Calendário, Cosmografia e cosmogonia nos códices e textos nahuas do século XVI. 2005 - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Maria Beatriz Borba Florenzano

FLORENZANO, M. B. B.; F Navarrete L; SANTOS, J. T.. O sistema calendárico e os rumos do universo no Altiplano central do México no século XVI. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP.

Leandro Karnal

KARNAL, L.. Calendário, cosmografia e cosmogonia nos códices e textos nahuas do século XVI. 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron

Zeron, Carlos; Theodoro da Silva, Janice; Murari, Francico. Os mitos e deuses mesoamericanos através da crônica espanhola na época da conquista. 1999. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade de São Paulo.

Darío Horacio Gutiérrez Gallardo

THEODORO, Janice; NAVARRETE, Federico; KARNAL, Leandro; FLORENZANO, Maria Beatriz B.;GUTIÉRREZ, HORACIO. Calendário, cosmografia e cosmogonia nos códices e textos nahuas do século XVI. 2005. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Projetos de pesquisa

  • 2022 - 2023

    A população indígena tupi na América do Sul. Catalogação do acervo de fontes históricas e de estudos do CEMA/USP, Descrição: O objetivo central do projeto é organizar, catalogar e disponibilizar em site um relevante e volumoso conjunto de fontes históricas e de estudos sobre os povos indígenas Tupi, recentemente doado ao Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP pelo arqueólogo Francisco Noelli. A organização e catalogação desse acervo poderá permitir uma significativa experiência na formação científica dos estudantes de graduação envolvidos em sua execução, especialmente no que diz respeito à metodologia da pesquisa arqueológica e histórica e à sua utilização pela comunidade científica. As atividades dos bolsistas se desenvolverão no âmbito do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMA/USP www.usp.br/cema), albergado no Departamento de História da FFLCH da USP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Eduardo Natalino dos Santos - Coordenador / Luana da Silva Sposito - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2022 - Atual

    Conquistar e comandar na América indígena. Produção e uso do poder na Mesoamérica e Andes Centrais nos períodos pré-hispânico e colonial, Descrição: O objetivo central da pesquisa é analisar práticas, processos e concepções indígenas de conquista e poder na Mesoamérica e Andes Centrais durante o período pré-hispânico para, ato contínuo, entender as principais continuidades e transformações dessas práticas, concepções e processos durante o período colonial inicial. Suas análises recairão sobre situações bastante concretas e particulares, ou seja, sobre personagens e atos de poder relativos, por exemplo, às conquistas mexicas, incas, moches, maias e mixtecas, entre outras, representadas nas fontes iconográficas, nos códices pictoglíficos e nos textos indígenas coloniais. Em posse dessas análises, as participações dos povos ameríndios nas conquistas supostamente dirigidas pelos espanhóis no início do século XVI poderão ser revisitadas com o intuito de entender os fundamentos e perspectivas indígenas presentes nesses processos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eduardo Natalino dos Santos - Coordenador / Federico Navarrete Linares - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9

  • 2022 - Atual

    História indígena pré-hispânica e colonial. Produção e publicação de material de estudo e de apoio didático para estudantes e professores de História, Descrição: O objetivo central do projeto é produzir e publicar material de apoio e estudo sobre história indígena pré-hispânica e colonial, especialmente voltado para os estudantes universitários e para os professores de História. Esse material será produzido a partir dos recursos empregados nas disciplinas História da América pré-hispânica (FLH0429) e História indígena colonial (FLH0127), ambas componentes da grade curricular do curso de bacharelado em História do Departamento de História da FFLCH. A proposta é colocar apontamentos de aula, slides, fontes históricas e outros recursos empregados pelo professor nas aulas de graduação em contato com a experiência, o olhar e as necessidades dos estudantes-bolsistas de graduação para, nessa interface, produzir um conjunto de materiais de estudo e apoio sobre história indígena que seja didático e que possa ter ampla difusão social, pois será publicado na Internet e, eventualmente, também em formato impresso.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Eduardo Natalino dos Santos - Coordenador., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2019 - 2020

    Atualização e migração do site do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos, Descrição: Graças a projetos contemplados anteriormente pelo Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação da USP (PUB), tanto a produção científica dos membros do CEMA como um acervo de fontes e estudos sobre a América indígena encontram-se organizados e disponíveis em nosso site (www.usp.br/cema). Desse modo, o site do CEMA se tornou um grande instrumento para a preservação e disponibilização de: a) documentação relativa às atividades realizadas pelo CEMA (seção Histórico); b) produção de seus pesquisadores (seção Produção Científica); c) de ferramentas e fontes de pesquisa e estudo (seções Acervo e Links). Em face de razões que tornaram o atual site do CEMA um pouco obsoleto, o presente projeto visa a confecção de um novo site, atualizado em termos de linguagens e modos de navegação (incluindo uma versão para smartphones) e que funcione por meio do gerenciador de conteúdos Drupal, que é gratuito e para o qual a FFLCH oferece treinamento e suporte técnico por meio de sua Seção Técnica de Informática.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Natalino dos Santos - Coordenador / Francisco Vieira Cangussu Junior - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    Organização e divulgação da produção científica do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo, Descrição: O objetivo central do projeto é reunir, organizar e disponibilizar em site a produção acadêmica dos coordenadores, pesquisadores associados e professores colaboradores do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP, que totalizam um universo de vinte e quatro pesquisadores. O volumoso conjunto de obras resultantes do desenvolvimento deste projeto demonstrará, com robustez e detalhes, as pesquisas desenvolvidas ou relacionadas com nosso Centro de Estudos nos últimos dezoito anos e atenderá a um crescente interesse pela história indígena em nosso país, especialmente por parte dos estudantes universitários e professores de história. Pretende-se que essa atividade seja realizada por dois bolsistas, os quais poderão entabular contato com um site acadêmico e, ao mesmo tempo, com as produções científicas e recentes da área de história indígena, especialmente dos povos ameríndios da Mesoamérica e Andes Centrais. As atividades dos bolsistas se desenvolverão no âmbito do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMA/USP ? www.usp.br/cema), albergado no Departamento de História da FFLCH da USP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eduardo Natalino dos Santos - Coordenador / Francisco Vieira Cangussu Junior - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2016 - 2022

    Histórias e cosmologias das elites indígenas da Mesoamérica e Andes Centrais. Época pré-hispânica e colonial, Descrição: As histórias e cosmologias dos povos ameríndios da Mesoamérica e dos Andes Centrais partiam de pressupostos bastante distintos dos que fundamentavam o pensamento da cristandade ocidental no início da época Moderna ? pensava-se, por exemplo, que o mundo natural havia passado por grandes transformações desde sua criação inicial e que o ser humano havia sido criado mais de uma vez. Além disso, tais explicações empregavam concepções de tempo, espaço e agentes que também eram muito distintas das que pautavam o pensamento dos cristãos ? acreditava-se, por exemplo, que a fronteira entre deuses e homens era transponível e frequentemente ultrapassada nos dois sentidos. Sem perceber ou valorizar essas distinções, ou interpretando-as segundo seus próprios pressupostos e cânones, os cristãos que escreveram sobre a história e a cosmogonia dos povos mesoamericanos durante o início do período colonial legaram um conjunto de fontes que tem influenciado fortemente a visão dos estudiosos sobre esses temas, apesar de, muitas vezes, portar mais informações e características do pensamento cristão-ocidental do que do pensamento mesoamericano ou andino. Analisar as fontes indígenas, isto é, os códices pictoglíficos, os textos alfabéticos coloniais e a iconografia produzidos pelos próprios indígenas dessas duas áreas histórico-culturais para detectar e explicar as particularidades das concepções mesoamericanas e andinas de tempo, espaço, agente e passado, bem como suas funções políticas e transformações dessas concepções durante a passagem do período pré-hispânico ao colonial é o objetivo central e geral desta pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eduardo Natalino dos Santos - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    Estudo, organização e divulgação do acervo de fontes históricas indígenas e de literatura histórica, antropológica e arqueológica do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo, Descrição: As atividades do CEMA/USP geraram um considerável acervo digital de fontes históricas indígenas e de textos históricos, antropológicos e arqueológicos sobre os povos ameríndios da Mesoamérica e dos Andes Centrais. Esse material está relativamente organizado, mas, por não estar descrito e catalogado em uma base de dados, sua consulta se faz muito trabalhosa e a existência do próprio acervo não pode ser divulgada para a comunidade acadêmica por meio de nosso site. Através desse projeto busca-se, portanto, a organização detalhada e a abertura desse acervo digital de fontes ameríndias e de textos históricos, antropológicos e arqueológicos para a comunidade acadêmica em geral, para que sua existência possa ser conhecida e para que suas obras componentes possam ser usadas em pesquisas e estudos de graduação e pós-graduação, impulsionando ainda mais o fortalecimento dos estudos sobre os povos ameríndios da Mesoamérica e Andes Centrais em nosso país. Os resultados das atividades dos bolsistas serão reunidos em um banco de dados, disponibilizado no site do CEMA. Sobre a formação do estudante, terão um contato bastante completo com as fontes históricas ameríndias e com os estudos especializados na Mesoamérica e Andes Centrais, que vai desde um contato inicial de reconhecimento, passa pela obtenção de informações sobre tais escritos e pela organização de um banco de dados, e chega até a divulgação dessas informações para a comunidade acadêmica. Essas atividades resultarão na aquisição de aprendizados teórico-conceituais (como o conceito de fonte histórica ameríndia) e práticos (como a produção e divulgação de ferramentas de pesquisa na Internet) por parte do bolsista. Além disso, os estudantes-bolsistas serão incentivados, ao final de seu estágio, a produzirem textos de sua própria autoria sobre algum subconjunto dessas fontes ou da literatura especializada com a qual trabalharam ou também a apresentarem os resultados de seu trabalho nos grupos de estudo do CEMA/USP e em outros eventos científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) . , Integrantes: Eduardo Natalino dos Santos - Coordenador / Andressa Simões Medeiros Pacheco - Integrante / Lucas Oliveira Marcílio dos Santos - Integrante / Aline Dias Camoles - Integrante / Amanda Beatriz Raimundo - Integrante / Rafael Dias Scarelli - Integrante / Heitor Martins Mota - Integrante / Stephanie Maria Strobel - Integrante / Juliana Crochiquia Muscovick - Integrante / Maria Beatriz Correa Neves - Integrante / Felipe Gois Blumen - Integrante / Julliana Vieira Wahl Pereira - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

Prêmios

2018

Prêmio ABEU 2018 - Menção honrosa ao livro "História e Arqueologia da América indígena" na categoria Ciências Humanas, Associação Brasileira das Editoras Universitárias.

2006

Prêmio CAPES de Teses 2006 - Menção Honrosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História. , Avenida Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, 05508900 - São Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 30913760, Fax: (11) 30322314, URL da Homepage:

Experiência profissional

2006 - Atual

Universidade de São Paulo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Professor Doutor I entre 19 de setembro de 2006 e 14 de novembro de 2012; Professor Doutor II entre 15 de novembro de 2012 e 16 de abril de 2020; Professor Associado I entre 17 de abril de 2020 e 30 setembro de 2021; Professor Associado II desde 1 de outubro de 2021

2004 - 2004

Universidade de São Paulo

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 6

Outras informações:
Realização de estágio por meio do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na disciplina História da América Colonial sob supervisão da Dra. Janice Theodoro da Silva.

Atividades

  • 01/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa

  • 07/2021

    Direção e administração, Centro de Estudos Ameríndios.,Cargo ou função, Membro do comitê científico.

  • 08/2016

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante de área na Comissão Coordenadora de Curso (COC).

  • 05/2016

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Conselho do Departamento de HIstória.

  • 09/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Ameríndios.,Linhas de pesquisa

  • 06/2007

    Ensino, História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A nova história zapoteca pré-hispânica segundo suas fontes coloniais - ministrante: Michel Robert Oudijk; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, Conformismo, protesto e rebeliões indígenas na Nova Espanha - ministrante: Felipe Castro Gutiérrez; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, Desordem social e informalidade econômica na Nova Espanha (séculos XVII e XVIII) - ministrante: Benjamin Daniel Johnson; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, História e cosmogonia segundo as elites indígenas da Mesoamérica e Andes, época pré-hispânica e colonial - ministrante: Eduardo Natalino dos Santos, História e fundamentos da arqueologia e da antropologia mexicana - ministrante: Jesús Carlos Lazcano Arce; professore responsável: Eduardo Natalino dos Santos, Narração e poder nos Andes coloniais: textos indígenas dos séculos XVI e XVII - ministrante: Laura Mónica León Llerena; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, O surgimento dos primeiros Estados na América pré-colombiana - ministrante: Marcelo Pedro Campagno; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos

  • 06/2007

    Ensino, Programa de Pós-graduação em História Social, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Arqueologia e História Inca: uma aproximação multidisciplinar - ministrante: Cristiana Bertazoni Martins; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, Cosmohistória: um modo de pensar a história indígena - ministrante: Federico Navarrete Linares; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, O Nahualismo e a noção de pessoa na história dos povos indígenas da Mesoamérica. Períodos pré-hispânico, colonial e recente, Superstição e idolatria na Nova Espanha, séculos XVI -XVIII - ministrante: Gerardo Lara Cisneros; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, Tahuantinsuyu através da obra de Guaman Poma de Ayala - ministrante: Cristiana Bertazoni Martins; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, Território, poder e senhorios nos códices mixtecos - ministrante: Manuel Álvaro Hermann Lejarazu; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos, Visão comparativa da conquista e colonização das sociedades indígenas estatais: nahuas, maias e incas - ministrante: Federico Navarrete Linares; professor responsável: Eduardo Natalino dos Santos

  • 09/2006

    Ensino, História Bacharelado, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América Pré-hispânica, História da Cultura. Escrita e poder na Mesoamérica, História indígena colonial, Introdução à Pesquisa I, Introdução à Pesquisa II

  • 03/2000

    Direção e administração, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro-fundador e co-coordenador do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP.

  • 03/2000

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos.,Linhas de pesquisa

  • 03/2017 - 06/2021

    Direção e administração, Centro de Estudos Ameríndios.,Cargo ou função, Vice-coordenador.

  • 04/2021 - 05/2021

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Língua e cultura nahuatl (séculos XVI-XVIII): introdução à gramática, fontes e sociedade - Professor responsável.

  • 03/2020 - 12/2020

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Para além do 19 de abril: estratégias para ensino de história indígena na educação básica - Professor responsável.

  • 08/2018 - 12/2018

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Introdução à História Indígena: Andes Centrais, Mesoamérica e Terras Baixas da América do Sul - Coordenador e ministrante.

  • 10/2013 - 08/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Cargo ou função, Comissão de avaliação do curso de História DH/FFLCH/USP.

  • 02/2008 - 04/2014

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão Editorial do Programa de Pós-graduação em História Social.

  • 07/2011 - 07/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Suplente no Conselho Departamental.

  • 05/2011 - 04/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Editor da Revista de História.

  • 08/2012 - 12/2012

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Estudos sobre Povos Indígenas: Culturas, Saberes, Políticas ? História, Arqueologia, Antropologia - Coordenador.

  • 08/2009 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Núcleo de História Indígena e do Indigenismo - NHII.,Cargo ou função, Membro do Conselho Deliberativo.

  • 03/2011 - 07/2011

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas.,Atividade de extensão realizada, Aspectos das Culturas, História e Direitos Indígenas - Coordenador.

  • 06/2011 - 06/2011

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de Antropologia.,Atividade de extensão realizada, Mesoamérica: história e pensamento em tempos pré-hispânicos e coloniais. Aula no curso de extensão universitária "Aspectos das Culturas, História e Direitos Indígenas", coordenado por Ana Yano, André Drago e Joana Cabral de Oliveira.

  • 04/2011 - 04/2011

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Etnohistória e História indígena: propostas e obstáculos. Aula em curso de Extensão Universitária coordenado pelo prof. Marcos Napolitano.

  • 05/2009 - 04/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Vice-editor da Revista de História, do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, do Programa de Pós-graduação em História Social e do Programa de Pós-graduação em História Econômica..

  • 04/2008 - 09/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Suplente na Comissão de Coordenação de Pós-graduação em História Social.

  • 11/2007 - 08/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Reforma Curricular do Curso de História.

  • 05/2007 - 05/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista de História do Departamento de História da FFLCH/USP.

  • 08/2008 - 04/2009

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão para a criação do curso de História em Itu.

  • 01/2008 - 05/2008

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão Organizadora do IX Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em História Social - 2008.

  • 03/2007 - 03/2007

    Extensão universitária , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Os povos pré-colombianos. Origens etnohistóricas da América Espanhola no curso de extensão A invenção da América Latina, coordenado pelo Professor Hector H. Bruit e promovido pelo Memorial da América Latina. 17 de março de 2007, São Paulo ? SP.

  • 03/2004 - 09/2004

    Estágios , Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, Departamento de História.,Estágio realizado, Estágio e monitoria por meio do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) na disciplina História da América Colonial, ministrada pela Drª. Janice Theodoro da Silva aos alunos da graduação em História.

2019 - 2022

Universidad Nacional Autonoma de Mexico

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador

Atividades

  • 01/2019

    Extensão universitária , Instituto de Investigaciones Historicas.,Atividade de extensão realizada, Noticonquista: Proyecto de historia pública del Instituto de Investigaciones Históricas, Coordinación de Humanidades y la Coordinación de Difusión Cultural, UNAM, México.

1993 - 2003

Associação Palas Athena do Brasil

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 2

Outras informações:
Trata-se de uma entidade de utilidade pública municipal, estadual e federal, e a atividade docente não é remunerada. Nela, participei da organização e apresentação de cursos e palestras de História e Filosofia, ministrados individualmente ou em conjunto com outros professores.

Atividades

  • 08/1993 - 12/2003

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Introdução ao pensamento filosófico, O homem no tempo e na história, Utopias: à procura da terra-sem-mal, América e Europa: o encontro de dois mundos, A cosmogonia mesoamericana: maias e astecas, Egito, Mesopotâmia, Grécia e Roma, Da Idade Média ao Renascimento

1992 - 1997

Eepsg Professor Eusébio de Paula Marcondes

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor III, Carga horária: 30

Atividades

  • 03/1992 - 05/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral, História do Brasil

  • 03/1992 - 05/1997

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História do Brasil, História da América

2000 - 2001

Colegio Bandeirantes de Mogi das Cruzes

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 20

Atividades

  • 06/2000 - 01/2001

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral, História do Brasil

1996 - 1996

Colégio Santa Luzia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1996 - 10/1996

    Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral, História do Brasil

1987 - 1992

Conservatório Dramático e Musical Bandeirantes

Vínculo: Prestador de Serviços, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 03/1987 - 03/1992

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Teoria Musical, Instrumento - Violão