Alexandro Ferreira de Souza
Possui licenciatura (2006) e bacharelado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; especialização (2007), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Ciência da Religião (área de concentração em Filosofia da Religião) pela mesma instituição. Dedica-se ao pensamento de Rudolf Otto, estudando suas origens e relações com outros pensadores, notadamente I. Kant, F. D. E. Schleiermacher e J. F. Fries, bem como com a relação de sua obra com os chamados fenomenólogos da religião.
Vice-líder do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos/UFJF, desenvolve pesquisas no âmbito do pensamento luso-brasileiro, com interesse nos temas 'filosofias nacionais' e 'história das ideias filosóficas no Brasil', assim como pelas relações entre literatura e filosofia.
Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência da Religião
2009 - 2012
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917)
Orientador: em Faculdade EST ( Prof. Dr Sidnei Vilmar Noé)
com , Ano de obtenção: 2013. Prof. Dr Sidnei Vilmar Noé. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Mestrado em Ciência da Religião
2007 - 2009
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A narrativa de um malogro: vivência e linguagem religiosas em 'A paixão segundo G.H.', de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto
, Ano de Obtenção: 2009.Prof. Dr Sidnei Vilmar Noé.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Religião; Fenômeno Religioso; Estética; Literatura.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.
Especialização em Gestão Escolar
2020 - 2022
Universidade de São Paulo
Título: Facilitação e articulação do conhecimento como desafios ao professor coordenador de área
Orientador: Maria Angela Dias dos Santos Minatel
Especialização em Ciência da Religião
2006 - 2006
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Experiência e Linguagem Religiosa em Clarice Lispector e Rudolf Otto
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gross
Graduação em Filosofia
2002 - 2006
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Tragédia Ática: Entre o Mito e a Filosofia.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodríguez
Bolsista do(a): Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Inova Escola: Papel do Professor. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.
2019 - 2019
Resolução de problemas: Desenvolvendo competências para o século XXI. (Carga horária: 15h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.
2019 - 2019
Tecnologia e currículo para professores. (Carga horária: 40h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.
2019 - 2019
Inova Escola - Gestão Inovadora. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.
2019 - 2019
Inova Escola: Projeto de Vida. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.
2019 - 2019
Avaliação - Para quê e como avaliar. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2018 - 2018
Fotografia na aprendizagem: Novos olhares para construir o conhecimento. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.
2018 - 2018
Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender. (Carga horária: 40h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.
2018 - 2018
Atuações educativas de êxito. (Carga horária: 32h). , Instituto Natura, IN, Brasil.
2018 - 2018
ARTICULAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR COMP. (Carga horária: 208h). , Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.
2017 - 2017
Escola na nuvem: Ferramentas gratuitas de produção online. (Carga horária: 15h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.
2017 - 2017
Inova Escola: Recursos Tecnológicos. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.
Participação em eventos
IX Colóquio Antero de Quental.As éticas espiritualistas de Domingos Gonçalves de Magalhães e Alexandre Herculano. 2011. (Outra).
EducAção - Seminário de educação de Leopoldina.Religião, espiritualidade e ética no mundo contemporâneo. 2010. (Seminário).
Filosofia do Conhecimento em Portugal e no Brasil no séc. XX. 2010. (Seminário).
IX Colóquio Tobias Barreto "Miguel Reale e o Pensamento Luso-Brasileiro".O sentido do pensar de nosso tempo - Filosofias nacionais. 2010. (Outra).
VIII Colóquio Antero de Quental.Destino Histórico da Proposta de Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil e em Portugal. 2009. (Encontro).
II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. 2007. (Congresso).
VII Colóquio Antero de Quental.VII Colóquio Antero de Quental - Pensamento, Experiências e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). 2006. (Outra).
XIII Semana de Filosofia.Mini-Curso: Foucault e a História da Filosofia. 2005. (Oficina).
XIII Semana de Filosofia.Mini-Curso: Heidegger. 2005. (Oficina).
XIII Semana de Filosofia.Mini-Curso: Aplicabilidades da Hermenêutica de Paul Ricoeur. 2005. (Oficina).
XIII semana de filosofia: Filosofias do século XX, 2005.XIII Semana de Filosofia: Filosofias do século XX. 2005. (Outra).
XXIII ENcontro NAcional dos Estudantes de Filosofia.XXIII ENcontro Nacional dos Estudantes de Filosofia. 2005. (Encontro).
XXIII ENEFIL.Mini-Curso: O Pensamento de Martin Buber. 2005. (Oficina).
III Semana de Filosofia - Linguagem e Existência.III Semana de Filosofia: Linguagem e Existência. 2004. (Outra).
Ética e Filosofia: Desafios e Perspectivas.XII Semana de Filosofia: Ética e Filosofia: Desafios e Perspectivas. 2003. (Outra).
Participação em bancas
SOUZA, Alexandro F.; BARROSO, Marco Antonio; RIBEIRO, P. P.. Influência da biologia na filosofia entre os fins do século XIX e o início do século XX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
Comissão julgadora das bancas
DREHER, L. H.;VASCONCELLOS, Maria Helena Falcão; NOE, S. V.. A Narrativa de um Malogro: vivência e linguagem religiosas em "A Paixão Segundo GH", de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
CAVALIERI, E.; NOE, S. V.; DREHER, L. H.; RODIGUES, R. V.; JOSGRILBERG, R. S.. A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917). 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.; DREHER, L. H.. Qualificação de doutorado de Alexandro Ferreira de Souza. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.. A narrativa de um malogro: Vivência e linguagem religiosas em 'A Paixão Segundo G.H' de Clarice Lispector e 'O Sagrado de Rudolf Otto. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOÉ, S. V.; DREHER, L. H.; VASCONCELOS, M. H. F.. A Narrativa de um Malogro: Vivência e Linguagem Religiosas em "A Paixão segundo G. H." de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOÉ, S. V.; DREHER, L. H.; VELEZ-RODRIGUEZ, R.; JOSGRILBERG, Rui de Souza; CAVALIERI, E.. A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917). 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOÉ, S. V.; GROSS, Eduardo; DREHER, L. H.. O Sagrado e a linguagem em Rudolf Otto e Clarice Lispector. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOÉ, S. V.; GROSS, Eduardo. A Paixão Segundo G. H. de Clarice Linspector. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOE, S. V.;DREHER, L. H.; VASCONCELLOS, M. H. F.. A narrativa de um malogro: vivência e linguagem religiosas em 'A paixão segundo G. H.', de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOE, S. V.; VÉLEZ, Ricardo; JOSGRILBERG, R. S.; CAVALIERI, E.;DREHER, L. H.. A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917). 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
NOE, S. V.; GROSS, Eduardo;DREHER, L. H.. O sagrado e a linguagem em Rudolf Otto e Clarice Lispector. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.
Foi orientado por
Análise de Clarice Lispector a partir da fenomenologia de Rudolf Otto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;
A Narrativa de um Malogro: Vivência e Linguagem Religiosas em; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sidnei Vilmar Noé;
A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917); 2013; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sidnei Vilmar Noé;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, Alexandro F. . Boa metáfora, má metafísica: Jesus de Nazaré e as várias faces do Real. Cogitationes , v. I, p. 67-78, 2010.
-
SOUZA, Alexandro F. . Angústia em Persona de Ingmar Bergman: Apontamentos Kierkegaardianos. Cogitationes , v. I, p. 46-55, 2010.
-
SOUZA, Alexandro F. . Silvestre Pinheiro Ferreira e o Pensamento Político Luso-Brasileiro do Século XIX. Ibérica (Juiz de Fora) , v. III, p. 78-87, 2009.
-
SOUZA, Alexandro F. . Silvestre Pinheiro Ferreira e o pensamento político luso-brasileiro no século XIX. Estudos Filosóficos (Impresso) , v. 3, p. 24-34, 2009.
-
SOUZA, Alexandro F. . Panorama da História do Liberalismo no Brasil. Ibérica (Juiz de Fora) , v. I, p. 57-67, 2007.
-
SOUZA, Alexandro F. . Kratos e Bia: Patrimonialismo e Barbárie na República Argentina. Ibérica (Juiz de Fora) , v. I, p. 1-7, 2006.
-
SOUZA, Alexandro F. . Entre Farsis e as Colunas de Hércules: Aspectos da Meditação Filosófica de Vicente Ferreira da Silva. Ibérica (Juiz de Fora) , v. 2, p. 58-65, 2006.
-
SOUZA, Alexandro F. . In Illo tempore: o mito e a emergência do mundo humano. Disputationes , APUCARANA - PR, v. 02, p. 413-457, 2005.
-
SOUZA, Alexandro F. . A filosofia do sagrado de Rudolf Otto. 1ª. ed. Curitiba, PR: Appris Editora, 2020. v. 1. 279p .
-
MARCHIORI, C. C. R. (Org.) ; BODART, C. N. (Org.) ; NUNES, D. O. (Org.) ; SOUZA, Alexandro F. (Org.) . Piúma: sob a narrativa de Dulce de Oliveira Nunes. 1. ed. Piúma: Instituto Histórico e Geográfico de Piúma, 2016. v. 1. 120p .
-
SOUZA, Alexandro F. ; BARROSO, Marco Antonio . A crítica liberal de J. O. de Meira Penna ao Estado patrimonial brasileiro. In: Ernesto Castro LEAL. (Org.). Liberalismo e Antiliberalismo. 1ed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, v. , p. 43-66.
-
SOUZA, Alexandro F. . A Filosofia na Vitrine. Notícias e Negócios, PIÚMA - ES, 20 ago. 2005.
-
SOUZA, Alexandro F. . Stephen Jay Gould: Uma Opinião Sobre a Evolução. Notícias e Negócios, PIÚMA - ES, 20 jul. 2005.
-
SOUZA, Alexandro F. . Paralelos e Convergências na História das Religiões segundo Rudolf Otto. In: XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões [Experiências e Interpretações do Sagrado: Interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos], 2011, Juiz de Fora, MG. Anais dos Simpósios da ABHR, 2001. v. 12. p. n.p.-n.p..
-
SOUZA, Alexandro F. . A questão moral no pensamento de Alexandre Herculano e Domingos Gonçalves de Magalhães. In: IX Colóquio Antero de Quental, 2011, São João del-Rei. Estudos Filosóficos - Atas do IX Colóquio 'Antero de Quental', 2011. v. 7. p. 205-216.
-
SOUZA, Alexandro F. . O sentido do pensar de nosso tempo: filosofias nacionais. In: IX Colóquio Tobias Barreto, 2010, Lisboa. Miguel Reale e o pensamento luso-brasileiro - Actas do IX Colóquio Tobias Barreto. Estremoz: Al-Barzakh, 2010.
-
SOUZA, Alexandro F. . Breve Panorama da História do Liberalismo no Brasil. In: I Congresso Internacional "O Pensamento Luso-Galaico-Brasileiro", 2009, Porto - Portugal. Actas do I Congresso Internacional "O Pensamento Luso-Galaico-Brasileiro". Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2007. v. III. p. 253-264.
-
SOUZA, Alexandro F. ; RODRÍGUEZ, Ricardo Vélez . Kratos e Bia: Patrimonialismo e Barbárie na República Argentina. In: VII Colóqio Antero de Quental - "Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX), 2007, São João del-Rei. Atas do VII Colóqio Antero de Quental - "Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). São João del-Rei: UFSJ, 2006. v. 1. p. 85-92.
-
SOUZA, Alexandro F. . A teologia negativa de Rudolf Otto. In: II Congresso Internacional da Faculdades EST, 2014, São Leopoldo - RS. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional das Faculdades EST, 2014. v. I. p. 247-248.
-
SOUZA, Alexandro F. . O sentido do pensar de nosso tempo - Filosofias nacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SOUZA, Alexandro F. . Contexto Cultural da Gestão do Conhecimento segundo Vicente Ferreira da Silva 2006 (Artigo).
-
SOUZA, Alexandro F. . A Cidade Grega - Fundamentos Mitológicos 2006 (Artigo).
Outras produções
SOUZA, Alexandro F. . Ideias & Livros | Filosofia, Literatura &c.. 2013; Tema: Cultura em geral. (Blog).
SOUZA, Alexandro F. ; BARROSO, Marco Antonio ; RODRÍGUEZ, Ricardo Vélez . Sophia Edições Eletrônicas. 2009; Tema: Filosofia. (Blog).
SOUZA, Alexandro F. . Revista Cogitationes. 2010. (Editoração/Periódico).
SOUZA, Alexandro F. . Ibérica - Revista Interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. 2006. (Editoração/Periódico).
SOUZA, Alexandro F. . Kratos e Bia: Patrimonialismo e Barbárie na República Argentina. 2006 (Comunicação) .
SOUZA, Alexandro F. . Arte e Filosofia na Grécia Clássica: O Palco Trágico. 2006 (Mini-Curso) .
SOUZA, Alexandro F. . O Mito e os Mistérios do Mundo. IN: XIII Semana de Filosofia: Filosofias do Século XX. 2005 (Comunicação) .
SOUZA, Alexandro F. . O Poder Fascinante do Fascinator. IN: XXIII ENEFIL. 2005 (Comunicação) .
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretor escolar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Diretor Escolar | EEEFM Domingos José Martins (Marataízes-ES). Aut. Por. 069-S de 27/01/2023.
2018 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
CEEMTI Anchieta. Programa "Escola Viva"
Professor de Filosofia
Professor Coordenador de Área (PCA) - Ciências Humanas
2016 - Atual
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 25
2016 - 2016
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 36
2015 - 2015
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 36
2014 - 2014
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 15
2013 - 2013
Secretaria de Educação do Estado do Espírito SantoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 16
2019 - 2019
Ministério da EducaçãoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção e assessoramento superior (DAS-6), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC)
2014 - 2015
Universidade Federal do Espírito SantoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 12
Outras informações:
Acompanhamento e orientação no curso de aperfeiçoamento "Dimensões da Humanização - Filosofia, Psicanálise e Medicina" (300 h/a). Polo UAB/UFES-Piúma/ES
2009 - 2013
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação (Doutorado)
2007 - 2009
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.
2006 - 2006
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação (Especialização), Regime: Dedicação exclusiva.
2002 - 2006
Universidade Federal de Juiz de ForaVínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
03/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas.,Linhas de pesquisa
-
03/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia de Juiz de Fora.,Linhas de pesquisa
-
03/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia de Juiz de Fora.,Linhas de pesquisa
Você é Alexandro Ferreira de Souza?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Alexandro Ferreira de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?