Alexandro Ferreira de Souza

Possui licenciatura (2006) e bacharelado (2007) em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora; especialização (2007), mestrado (2009) e doutorado (2012) em Ciência da Religião (área de concentração em Filosofia da Religião) pela mesma instituição. Dedica-se ao pensamento de Rudolf Otto, estudando suas origens e relações com outros pensadores, notadamente I. Kant, F. D. E. Schleiermacher e J. F. Fries, bem como com a relação de sua obra com os chamados fenomenólogos da religião. Vice-líder do Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos/UFJF, desenvolve pesquisas no âmbito do pensamento luso-brasileiro, com interesse nos temas 'filosofias nacionais' e 'história das ideias filosóficas no Brasil', assim como pelas relações entre literatura e filosofia.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Religião

2009 - 2012

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917)
Orientador: em Faculdade EST ( Prof. Dr Sidnei Vilmar Noé)
com Prof. Dr Sidnei Vilmar Noé. Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Mestrado em Ciência da Religião

2007 - 2009

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A narrativa de um malogro: vivência e linguagem religiosas em 'A paixão segundo G.H.', de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto,Ano de Obtenção: 2009
Prof. Dr Sidnei Vilmar Noé.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Religião; Fenômeno Religioso; Estética; Literatura.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Teologia. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira. Setores de atividade: Educação; Educação Superior.

Especialização em Ciência da Religião

2006 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Experiência e Linguagem Religiosa em Clarice Lispector e Rudolf Otto
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Gross

Graduação em Filosofia

2002 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A Tragédia Ática: Entre o Mito e a Filosofia.
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodríguez
Bolsista do(a): Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Formação complementar

2019 - 2019

Inova Escola: Papel do Professor. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2019 - 2019

Resolução de problemas: Desenvolvendo competências para o século XXI. (Carga horária: 15h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2019 - 2019

Tecnologia e currículo para professores. (Carga horária: 40h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2019 - 2019

Inova Escola - Gestão Inovadora. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2019 - 2019

Inova Escola: Projeto de Vida. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2019 - 2019

Avaliação - Para quê e como avaliar. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2018 - 2018

Produção colaborativa de conhecimento: redes para multiplicar e aprender. (Carga horária: 40h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

2018 - 2018

Atuações educativas de êxito. (Carga horária: 32h). , Instituto Natura, IN, Brasil.

2018 - 2018

Fotografia na aprendizagem: Novos olhares para construir o conhecimento. (Carga horária: 15h). , Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, UERGS, Brasil.

2018 - 2018

ARTICULAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL POR COMP. (Carga horária: 208h). , Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo, SEDU/ES, Brasil.

2017 - 2017

Escola na nuvem: Ferramentas gratuitas de produção online. (Carga horária: 15h). , Fundação Carlos Alberto Vanzolini, FCAV, Brasil.

2017 - 2017

Inova Escola: Recursos Tecnológicos. (Carga horária: 20h). , Fundação Telefônica, TELEFONICA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: História da Filosofia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia / Subárea: Filosofia Brasileira.

Participação em eventos

IX Colóquio Antero de Quental.As éticas espiritualistas de Domingos Gonçalves de Magalhães e Alexandre Herculano. 2011. (Outra).

EducAção - Seminário de educação de Leopoldina.Religião, espiritualidade e ética no mundo contemporâneo. 2010. (Seminário).

Filosofia do Conhecimento em Portugal e no Brasil no séc. XX. 2010. (Seminário).

IX Colóquio Tobias Barreto "Miguel Reale e o Pensamento Luso-Brasileiro".O sentido do pensar de nosso tempo - Filosofias nacionais. 2010. (Outra).

VIII Colóquio Antero de Quental.Destino Histórico da Proposta de Silvestre Pinheiro Ferreira no Brasil e em Portugal. 2009. (Encontro).

II Congresso Brasileiro de Filosofia da Religião. 2007. (Congresso).

VII Colóquio Antero de Quental.VII Colóquio Antero de Quental - Pensamento, Experiências e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). 2006. (Outra).

XIII Semana de Filosofia.Mini-Curso: Aplicabilidades da Hermenêutica de Paul Ricoeur. 2005. (Oficina).

XIII Semana de Filosofia.Mini-Curso: Foucault e a História da Filosofia. 2005. (Oficina).

XIII Semana de Filosofia.Mini-Curso: Heidegger. 2005. (Oficina).

XIII semana de filosofia: Filosofias do século XX, 2005.XIII Semana de Filosofia: Filosofias do século XX. 2005. (Outra).

XXIII ENcontro NAcional dos Estudantes de Filosofia.XXIII ENcontro Nacional dos Estudantes de Filosofia. 2005. (Encontro).

XXIII ENEFIL.Mini-Curso: O Pensamento de Martin Buber. 2005. (Oficina).

III Semana de Filosofia - Linguagem e Existência.III Semana de Filosofia: Linguagem e Existência. 2004. (Outra).

Ética e Filosofia: Desafios e Perspectivas.XII Semana de Filosofia: Ética e Filosofia: Desafios e Perspectivas. 2003. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Jéssica da Silva Galvão Maltoni

SOUZA, Alexandro F.; BARROSO, Marco Antonio; RIBEIRO, P. P.. Influência da biologia na filosofia entre os fins do século XIX e o início do século XX. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Comissão julgadora das bancas

Maria Helena Falcão Vasconcellos

DREHER, L. H.;VASCONCELLOS, Maria Helena Falcão; NOE, S. V.. A Narrativa de um Malogro: vivência e linguagem religiosas em "A Paixão Segundo GH", de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Edebrande Cavalieri

CAVALIERI, E.; NOE, S. V.; DREHER, L. H.; RODIGUES, R. V.; JOSGRILBERG, R. S.. A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917). 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eduardo Gross

NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.; DREHER, L. H.. Qualificação de doutorado de Alexandro Ferreira de Souza. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Eduardo Gross

NOÉ, Sidnei V.;GROSS, E.. A narrativa de um malogro: Vivência e linguagem religiosas em 'A Paixão Segundo G.H' de Clarice Lispector e 'O Sagrado de Rudolf Otto. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sidnei Vilmar Noé

NOÉ, S. V.; DREHER, L. H.; VASCONCELOS, M. H. F.. A Narrativa de um Malogro: Vivência e Linguagem Religiosas em "A Paixão segundo G. H." de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sidnei Vilmar Noé

NOÉ, S. V.; DREHER, L. H.; VELEZ-RODRIGUEZ, R.; JOSGRILBERG, Rui de Souza; CAVALIERI, E.. A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917). 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sidnei Vilmar Noé

NOÉ, S. V.; GROSS, Eduardo; DREHER, L. H.. O Sagrado e a linguagem em Rudolf Otto e Clarice Lispector. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sidnei Vilmar Noé

NOÉ, S. V.; GROSS, Eduardo. A Paixão Segundo G. H. de Clarice Linspector. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luís Henrique Dreher

NOE, S. V.;DREHER, L. H.; VASCONCELLOS, M. H. F.. A narrativa de um malogro: vivência e linguagem religiosas em 'A paixão segundo G. H.', de Clarice Lispector, examinadas a partir de Rudolf Otto. 2009. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luís Henrique Dreher

NOE, S. V.; VÉLEZ, Ricardo; JOSGRILBERG, R. S.; CAVALIERI, E.;DREHER, L. H.. A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917). 2013. Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luís Henrique Dreher

NOE, S. V.; GROSS, Eduardo;DREHER, L. H.. O sagrado e a linguagem em Rudolf Otto e Clarice Lispector. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Foi orientado por

Eduardo Gross

Análise de Clarice Lispector a partir da fenomenologia de Rudolf Otto; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Eduardo Gross;

Sidnei Vilmar Noé

A Narrativa de um Malogro: Vivência e Linguagem Religiosas em; 2007; Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Sidnei Vilmar Noé;

Sidnei Vilmar Noé

A questão da autonomia da religião na teologia filosófica de Rudolf Otto (1904-1917); 2013; Tese (Doutorado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Sidnei Vilmar Noé;

Produções bibliográficas

  • SOUZA, Alexandro F. . Boa metáfora, má metafísica: Jesus de Nazaré e as várias faces do Real. Cogitationes , v. I, p. 67-78, 2010.

  • SOUZA, Alexandro F. . Angústia em Persona de Ingmar Bergman: Apontamentos Kierkegaardianos. Cogitationes , v. I, p. 46-55, 2010.

  • SOUZA, Alexandro F. . Silvestre Pinheiro Ferreira e o Pensamento Político Luso-Brasileiro do Século XIX. Ibérica (Juiz de Fora) , v. III, p. 78-87, 2009.

  • SOUZA, Alexandro F. . Silvestre Pinheiro Ferreira e o pensamento político luso-brasileiro no século XIX. Estudos Filosóficos (Impresso) , v. 3, p. 24-34, 2009.

  • SOUZA, Alexandro F. . Panorama da História do Liberalismo no Brasil. Ibérica (Juiz de Fora) , v. I, p. 57-67, 2007.

  • SOUZA, Alexandro F. . Kratos e Bia: Patrimonialismo e Barbárie na República Argentina. Ibérica (Juiz de Fora) , v. I, p. 1-7, 2006.

  • SOUZA, Alexandro F. . Entre Farsis e as Colunas de Hércules: Aspectos da Meditação Filosófica de Vicente Ferreira da Silva. Ibérica (Juiz de Fora) , v. 2, p. 58-65, 2006.

  • SOUZA, Alexandro F. . In Illo tempore: o mito e a emergência do mundo humano. Disputationes , APUCARANA - PR, v. 02, p. 413-457, 2005.

  • MARCHIORI, C. C. R. (Org.) ; BODART, C. N. (Org.) ; NUNES, D. O. (Org.) ; SOUZA, Alexandro F. (Org.) . Piúma: sob a narrativa de Dulce de Oliveira Nunes. 1. ed. Piúma: Instituto Histórico e Geográfico de Piúma, 2016. v. 1. 120p .

  • SOUZA, Alexandro F. ; BARROSO, Marco Antonio . A crítica liberal de J. O. de Meira Penna ao Estado patrimonial brasileiro. In: Ernesto Castro LEAL. (Org.). Liberalismo e Antiliberalismo. 1ºed.Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2013, v. , p. 43-66.

  • SOUZA, Alexandro F. . A Filosofia na Vitrine. Notícias e Negócios, PIÚMA - ES, 20 ago. 2005.

  • SOUZA, Alexandro F. . Stephen Jay Gould: Uma Opinião Sobre a Evolução. Notícias e Negócios, PIÚMA - ES, 20 jul. 2005.

  • SOUZA, Alexandro F. . Paralelos e Convergências na História das Religiões segundo Rudolf Otto. In: XII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de História das Religiões [Experiências e Interpretações do Sagrado: Interfaces entre saberes acadêmicos e religiosos], 2011, Juiz de Fora, MG. Anais dos Simpósios da ABHR, 2001. v. 12. p. n.p.-n.p..

  • SOUZA, Alexandro F. . A questão moral no pensamento de Alexandre Herculano e Domingos Gonçalves de Magalhães. In: IX Colóquio Antero de Quental, 2011, São João del-Rei. Estudos Filosóficos - Atas do IX Colóquio 'Antero de Quental', 2011. v. 7. p. 205-216.

  • SOUZA, Alexandro F. . O sentido do pensar de nosso tempo: filosofias nacionais. In: IX Colóquio Tobias Barreto, 2010, Lisboa. Miguel Reale e o pensamento luso-brasileiro - Actas do IX Colóquio Tobias Barreto. Estremoz: Al-Barzakh, 2010.

  • SOUZA, Alexandro F. . Breve Panorama da História do Liberalismo no Brasil. In: I Congresso Internacional "O Pensamento Luso-Galaico-Brasileiro", 2009, Porto - Portugal. Actas do I Congresso Internacional "O Pensamento Luso-Galaico-Brasileiro". Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2007. v. III. p. 253-264.

  • SOUZA, Alexandro F. ; RODRÍGUEZ, Ricardo Vélez . Kratos e Bia: Patrimonialismo e Barbárie na República Argentina. In: VII Colóqio Antero de Quental - "Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX), 2007, São João del-Rei. Atas do VII Colóqio Antero de Quental - "Pensamento, Experiência e Formas Políticas em Portugal e no Brasil (séculos XIX e XX). São João del-Rei: UFSJ, 2006. v. 1. p. 85-92.

  • SOUZA, Alexandro F. . A teologia negativa de Rudolf Otto. In: II Congresso Internacional da Faculdades EST, 2014, São Leopoldo - RS. Caderno de Resumos do II Congresso Internacional das Faculdades EST, 2014. v. I. p. 247-248.

  • SOUZA, Alexandro F. . O sentido do pensar de nosso tempo - Filosofias nacionais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, Alexandro F. . A Cidade Grega - Fundamentos Mitológicos 2006 (Artigo).

  • SOUZA, Alexandro F. . Contexto Cultural da Gestão do Conhecimento segundo Vicente Ferreira da Silva 2006 (Artigo).

Outras produções

SOUZA, Alexandro F. . Ideias & Livros | Filosofia, Literatura &c.. 2013; Tema: Cultura em geral. (Blog).

SOUZA, Alexandro F. ; BARROSO, Marco Antonio ; RODRÍGUEZ, Ricardo Vélez . Sophia Edições Eletrônicas. 2009; Tema: Filosofia. (Blog).

SOUZA, Alexandro F. . Revista Cogitationes. 2010. (Editoração/Periódico).

SOUZA, Alexandro F. . Ibérica - Revista Interdisciplinar de Estudos Ibéricos e Ibero-americanos. 2006. (Editoração/Periódico).

SOUZA, Alexandro F. . Kratos e Bia: Patrimonialismo e Barbárie na República Argentina. 2006 (Comunicação) .

SOUZA, Alexandro F. . Arte e Filosofia na Grécia Clássica: O Palco Trágico. 2006 (Mini-Curso) .

SOUZA, Alexandro F. . O Mito e os Mistérios do Mundo. IN: XIII Semana de Filosofia: Filosofias do Século XX. 2005 (Comunicação) .

SOUZA, Alexandro F. . O Poder Fascinante do Fascinator. IN: XXIII ENEFIL. 2005 (Comunicação) .

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
CEEMTI Anchieta. Programa "Escola Viva" Professor de Filosofia Professor Coordenador de Área (PCA) - Ciências Humanas

2016 - Atual

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 25

2016 - 2016

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 36

2015 - 2015

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 36

2014 - 2014

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 15

2013 - 2013

Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor B, Carga horária: 16

2019 - 2019

Ministério da Educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Direção e assessoramento superior (DAS-6), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC-MEC)

2014 - 2015

Universidade Federal do Espírito Santo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor presencial, Carga horária: 12

Outras informações:
Acompanhamento e orientação no curso de aperfeiçoamento "Dimensões da Humanização - Filosofia, Psicanálise e Medicina" (300 h/a). Polo UAB/UFES-Piúma/ES

2009 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação (Doutorado)

2007 - 2009

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Estudante de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação (Mestrado), Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Pós-Graduação (Especialização), Regime: Dedicação exclusiva.

2002 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Graduação, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2007

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia de Juiz de Fora.,Linhas de pesquisa

  • 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia de Juiz de Fora.,Linhas de pesquisa