Edileuza Fernandes da Silva
Graduada em Pedagogia. Especialista em Gestão Escolar e Formação de Professores para os anos iniciais deescolarização. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Estágio de doutoramento naUniversidade do Porto-Portugal (FPCE-UP). Pós-doutorado na Universidade Federal de Uberlândia de 2023 a 2024. Professora aposentada da Secretaria de Educação do DF, ondecoordenou a implantação do Ensino Fundamental de nove anos (2006 e 2007), foi Subsecretária de Educação BásicaDF nos períodos de: 15/04/2011 a 07/09/2011 e 18/09/2013 a 31/12/2014, coordenou a elaboração da políticacurricular do DF - Currículo em Movimento (SEEDF 2014). Foi membro e presidente da Câmara de Educação Básicado Conselho de Educação do DF. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FE/UnB - LinhaProfissão Docente, Currículo e Avaliação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Docência, Didática e TrabalhoPedagógico - PRODOCÊNCIA da FE/UnB cadastrado no Cnpq. Desenvolve pesquisas na área da Educação comênfase na organização do trabalho pedagógico do Ensino Fundamental e Médio. Membro da Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Coordena o Observatório de Educação Básica (ObsEB) daFaculdade de Educação da UnB. É membro do Fórum Distrital de Educação e da Comissão Técnica Distrital, responsável pela elaboração do Plano Distrital de Educação - PDE (2025-2035). https://www.youtube.com/channel/UCqagmU4hQE0KxQnZCzyh_Zw
Informações coletadas do Lattes em 09/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2005 - 2009
Universidade de Brasília, UnB
Título: DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA: A AULA EM QUESTÃO
, Ano de obtenção: 2009. ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA. Palavras-chave: Formação de professores; prática pedagógica;.
Mestrado em Mestrado em Educação
2003 - 2004
Univ. Brasília
Título: Curso de Peda´gogia para professores em exercício nas séries iniciais da Rede Pública de ensino do DF e suas implicações na prática pedagógica, Ano de Obtenção: 2005
Ilma Passos Alencastro Veiga.Palavras-chave: Formação de professores; prática pedagógica;; profissionalização docente.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Formação Permanente e Outras Atividades de Ensino, Inclusive Educação À Distância e Educação Especial.
Especialização em Fomação de professores para a Educação Básica
1991 - 1992
Universidade de Brasília, UnB
Título: A formação do professores reflexivo na perspectiva do Curso de Pedagogia para professores das séries iniciais - PIE/UnB
Formação complementar
2018 - 2018
Extensão universitária em VI Seminário sobre marxismo e formação do educador: o MHD nas pesquisas. (Carga horária: 24h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Universidade e Escola sem Muros: Encontros e Aproximações. (Carga horária: 24h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2018 - 2018
Assédio Moral ao Docente na UnB: como conhecer? O que fazer?. (Carga horária: 4h). , Associação dos Docentes da Universidade de Brasília, ADUNB, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Profissão Docente.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Avaliação da Aprendizagem.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo Escolar.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Didática.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Gestão.
Organização de eventos
FERNANDES SILVA, Edileuza . XX Endipe RJ Mediação Ateliê de Pôster. 2020. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza . XX Endipe RJ Mediação Roda de Conversa Trabalho pedagógico em escola militarizada: avaliação como controle. 2020. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SANTOS, R. S. S. ; FERNANDES, R. C. A. ; SOUZA, M. E. G. ; SILVA, F. T. ; MOURAO, I. C. . VIII Encontro Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre formação docente para Educação Superior e Básica e III Interfor. 2019. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; OLIVEIRA, C. P. ; LUNA, G. P. B. ; SERAFIM, G. O. L. ; FARES, K. . VIII Encontro Inter Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre formação docente. 2019. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza . 1ª Reunião Preparatória da XIV ANPED-CO 2018. 2018. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza . 1ª Reunião Preparatória da XIV ANPED-CO 2018. 2018. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SILVA, K. A. C. P. C. ; SILVA, M. A. . Semana Universitária 2018 no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação/FE.. 2018. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza . XI Congresso internacional de formação de professores e estágio curricular supervisionado. 2018. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; RESES, E. S. ; LUNA, G. P. B. ; TORRES, H. R. ; CARNEIRO, I. L. B. ; XAVIER, J. ; SILVA, M. A. . V SEMINÁRIO SOBRE MARXISMO E FORMAÇÃO DO EDUCADORTítulo. 2017. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza . XIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste - Reunião Científica Regional da ANPED. 2016. (Outro).
FERNANDES SILVA, Edileuza . V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2016. (Congresso).
FERNANDES SILVA, Edileuza . SIMPÓSIO BRASILEIRO-ALEMÃO DE PESQUISA QUALITATIVA E INTERPRETAÇÃO DE DADOS. 2008. (Outro).
Participação em eventos
III CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO ? III CONIEN. ?A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE DO PROFESSOR?. 2024. (Congresso).
V Congresso Internacional de Liderança e Melhoria da Educação (CILME). "MEDIADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DE TRABALHO: O COORDENADOR PEDAGÓGICO. 2024. (Congresso).
X Enforsup e V Interfor.Novo Ensino Médio: não agrada o presente, não direciona para o futuro e volta ao passado.. 2024. (Encontro).
X Enforsup e V Interfor.SEMANA PEDAGÓGICA: ESPAÇO-TEMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COLETIVO. 2024. (Encontro).
X Enforsup e V Interfor.CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE DO PROFESSOR: FORMAÇÃO CONTINUADA COMO MEDIADORA. 2024. (Encontro).
X Enforsup e V Interfor.A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E A UNIDICIDADE TEORIA-PRÁTICA NO TRABALHO DOCENTE. 2024. (Encontro).
X Enforsup e V Interfor.MAS ELE SÓ PRECISAVA COLORIR: A ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA AULA DE ARTE COMO UM ESPAÇO DE AUTOCONSTRUÇÃO. 2024. (Encontro).
XVII Reunião Regional da ANPEd Centro-oeste, evento presencial realizado na UFJ ? Universidade Federal de Jataí,.TRABALHO PEDAGÓGICO NO NOVO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS PROJETOS POLÍTICO-PEDAGÓGICOS. 2024. (Outra).
A universidade que queremos.Sala de aula contemporânea e formação docente: desafios e possibilidades. 2023. (Seminário).
Curso de Formação de Instrutores EMATER-DF.Planejamento e avaliação de curso. 2023. (Outra).
II Seminário de Pós-Graduandos sobre Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação: Pluralidade do campo da História da Educação,.Pluralidade e possibilidades de pesquisas: percursos e perspectivas metodológicas. 2023. (Seminário).
IV Seminário Internacional CAFTe / IV EIFORPECS.AVALIAÇÃO FORMATIVA: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE ARTES. 2023. (Seminário).
IV Seminário Internacional CAFTe / IV EIFORPECS.COORDENADOR PEDAGÓGICO: MEDIADOR DA FORMAÇÃO CONTINUADA E DO CURRICULO MODELADO NO CONTEXTO DE TRABALHO. 2023. (Seminário).
JORNADA PEDAGÓGICA DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE APOIO À APRENDIZAGEM.?O trabalho pedagógico na perspectiva histórico-crítica: protagonismo do SEAA?. 2023. (Outra).
Programa Educação com Movimento e Educação Física Escolar no DF: História e resistências.O PDE e o Programa Educação com Movimento:conquistas em risco. 2023. (Seminário).
XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO.COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ESPAÇO-TEMPO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO?. 2023. (Seminário).
XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO.?Coordenação pedagógica: espaço-tempo de organização do trabalho pedagógico?. 2023. (Seminário).
12 Congresso de Trabalhadores na Educação. Desafios da Educação Básica. 2022. (Congresso).
Aula Inaugural para mestrado profissional.Educação Básica: concepções e práticas em tempos de coronavírus. 2021. (Outra).
Congresso Internacional Movimentos Docentes, IV SEPAD, II PRATIC. 2021. (Congresso).
II Conferência de Assistência Estudantil da Universidade de Brasília.Gestão democrática da Política de Assistência Estudantil e espaços de participação e controle social. 2021. (Outra).
IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre formação de professores do Brassil.A FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE LICENCIATURAS DA UNB. 2021. (Simpósio).
IV Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre formação de professores do Brassil. 2021. (Simpósio).
Semana Pedagógica Centro de Ensino Médio Setor Oeste.Por uma identidade do Ensino Médio: repercussões no trabalho pedagógico. 2021. (Encontro).
XX Encontro Nacional da Anfope. 2021. (Encontro).
4Th International conference on technologies in education e IV Congreso Internacional de tecnolgia en la educacion. Escolas em transição: comunidades de aprendizagem no DF: concepções e práticas inovadoras. 2020. (Congresso).
Curso Avaliação formativa - princípios, processos e instrumentots.Avaliação Formava: princípios, processos e instrumentos.. 2020. (Outra).
Encontro Regional ANFOPE Centro-Oeste.Formação docente no DF: avanços, recuos e pandemia. 2020. (Encontro).
II Colóquio 2020.(Re) organização do trabalho pedagógico na escola pública do DF em contexto de pandemia. 2020. (Outra).
Projeto Participar e Incluir/FACED em Ação.Formação didática do professor para a educação básica: articulação com a escola pública. 2020. (Encontro).
Sofá Pedagógico.Conselho de Classe e abordagens históricas e pedagógicas. 2020. (Encontro).
XV Anped Centro-Oeste.APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK O. 2020. (Outra).
XV Anped Centro-Oeste.As influências da relação pedagógica professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2020. (Outra).
XX Endipe Rio.Trabalho Pedagógico em escola militarizada como controle. 2020. (Encontro).
XX Endipe Rio. 2020. (Encontro).
39ª Reunião da Anped.RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR?. 2019. (Outra).
Congresso Internacional - Internacionalização da Educação B. O 3º Ciclo nos Anos Finais do Ensino Fundamental em uma escola do DF: a escuta de professores. 2019. (Congresso).
Ensino Fundamental da LDB à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)?..Ensino Fundamental da LDB à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2019. (Seminário).
I Colóquio de Didática e trabalho docente. 2019. (Outra).
I Congresso Nacional de Avaliação da Aprendizagem - I CONAAP. Planejamento e Avaliação. 2019. (Congresso).
I Encontro da Residência Pedagógica.Organização do trabalho pedagógico". 2019. (Encontro).
Semana Pedagógica SINPRO-DF.Organização escolar em ciclo e semestralidade. 2019. (Outra).
11º Congresso dos Trabalhadores em Educação. ?AVALIAÇÃO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC.?,. 2018. (Congresso).
Curso Gestão Democrática Escolar.Currículo em Movimento e BNCC. 2018. (Outra).
Debate sobre BNCC - Anfope.Base Nacional Comum Curricular. 2018. (Outra).
II Encontro Pedagógico para Professores.Formação Docente. 2018. (Encontro).
XIV Encontro de Pesquisa da Região Centro-Oeste ANPED CO.?No contexto de políticas educacionais reformistas: qual o futuro da Didática??. 2018. (Encontro).
XIX Endipe. 2018. (Encontro).
XIX Endipe.A DIDÁTICA COMO ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. 2018. (Outra).
XIX ENDIPE.Docência na Educação Básica e Superior. 2018. (Encontro).
3 8 ª R e u n i ã o Na c i o n a l d a ANP E.A DIDÁTICA NAS PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS: DA FÓRMULA MÁGICA À MEDIAÇÃO ENTRE TEORIA- PRÁTICA. 2017. (Outra).
3 8 ª R e u n i ã o Na c i o n a l d a ANP Ed. 2017. (Outra).
IV Seminário Marxismo e Formação do Educador. 2016. (Seminário).
V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. Avaliação educacional: desafios e possibilidades da gestão de coordenadores pedagógicos em escolas públicas do DF. 2016. (Congresso).
V Congresso Ibero-Americano e VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2016. (Congresso).
XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares.O Currículo da Secretaria de Educação do Distrito Federal: construção coletiva. 2016. (Outra).
XVIII ENDIPE."RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA FPCE-UP". 2016. (Encontro).
10º Congresso de Trabalhadores na Educação. Da educação infantil ao ensino fundamental: algumas sinalizações. 2015. (Congresso).
37 ª Reunião Nacional da ANPED.Metodologia participativa e colaborativa: aprendizagem baseada em problemas (PBL) e grupo tutorial. 2015. (Outra).
VI ENFORSUP - I INTERFOR.Grupo tutorial: entre o proposto, o dito e o feito. 2015. (Encontro).
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação. 2015. (Simpósio).
XXVII Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação.Limites e possibilidades da educação a distancia na formação de gestores. 2015. (Simpósio).
35ª Reunião Anual da ANPED.Desenvolvimento Profissional de docentes para a educação superior: um projeto em construção. 2012. (Outra).
35ª Reunião Anual da ANPED. 2012. (Outra).
XVI Encontro de Didática e Prática de Ensino. 2012. (Encontro).
34ª Reunião Anual da ANPED. 2011. (Outra).
34ª Reunião Anual da ANPED.Minicurso - Trabalho Docente: a aula e as didáticas especiais. 2011. (Outra).
O lado escuro da dislexia, DPAC, TDA/H e outros supostos transtornos. 2011. (Outra).
V Conferência Distrital de Educação Paulo Freire. 2011. (Outra).
VI Colóquio de Formação de Professores e Docência Universitária. 2011. (Outra).
33ª Reunião da ANPED.A aula de educação matemática: diferentes caminhos de aprendizagem. 2010. (Outra).
Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica. 2010. (Seminário).
XV ENDIPE.Ensino Superior: A aula em foco. 2010. (Encontro).
XV ENDIPE. 2010. (Encontro).
XVIII ENDIPE.Relação professor-aluno: experiências formativas na FPCE-UP. 2010. (Encontro).
A reinvenção da emancipação social. 2009. (Outra).
III Colóquio de Docência Universitária: formação de professores.O papel da Didática na formação do professor da educação básica. 2009. (Outra).
IV Colóquio de Docência Universitária: formação de professores. 2009. (Outra).
VIIII Colóquio de Docência Universitária: formação de professores. 2009. (Outra).
9º ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE.BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Encontro).
9º ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA ANPED CENTRO-OESTE. 2008. (Encontro).
Educação no Distrito Federal. 2008. (Outra).
Educação no Distrito Federal. 2008. (Outra).
II Colóquio de Docência Universitária: formação de professores. 2008. (Outra).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. 2008. (Encontro).
XIV ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO.A AULA NO CONTEXTO HISTÓRICO. 2008. (Encontro).
xv Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino.A aula no contexto histórico. 2008. (Encontro).
30º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação.A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE A CRIAÇÃO E A IMITAÇÃO. 2007. (Outra).
EDUCAÇÃO NO DISTRITO FEDERAL. 2007. (Outra).
Encontro de Formação de Educadores do Bloco Inicial de Alfabetização.trabalhos das escolas. 2007. (Encontro).
IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação: educação para o sucesso - políticas e actores. A didática na voz dos alunos. 2007. (Congresso).
XXIII Semana Pedagógica do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências da Educação - UniCEUB.Experiência do Distrito Federal - Bloco Inicial de Alfabetização. 2007. (Outra).
1º SIMPÓSIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2006. (Simpósio).
29ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2006. (Outra).
II CICLO DE ESTUDOS SOBRE AULA.SALA DE AULA: CONCEITOS, GÊNESE E HISTORICIDADE. 2006. (Outra).
II COLÓQUIO FORMAÇÃO DE EDUCADORES: RESSIGNIFICAR A PROFISSÃO DOCENTE.A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: O DITO E O FEITO. 2006. (Outra).
II SEMANA DA PEDAGOGIA E IV ENCONTRO DE PESQUISA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO.A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: COMPREENDENDO A SALA DE AULA. 2006. (Encontro).
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DE HUMANIDADES: "PALABRA Y CULTURA EN AMÉRICA LATINA: HERENCIAS Y DESAFIOS". DIDÁCTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES: RELAÇÃO PROFESOR - ALUNO. 2006. (Congresso).
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE.A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O DITO E O FEITO. 2006. (Encontro).
VII SEMINÁRIO NACIONAL:O UNO E O DIVERSO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR.A DIDÁTICA NA VOZ DOS ALUNOS. 2006. (Seminário).
IV ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE, IV SEMINÁRIO ESTADUAL DA ANPAE SEÇÃO GOIÁS E SEMINÁRIO ESTADUAL DO DISTRITO FEDERAL SEÇÃO DF.FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA. 2005. (Encontro).
SOCIOLOGIA DE INTERVENÇÃO E ANÁLISE INSTITUCIONAL. 2004. (Seminário).
VII ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE. 2004. (Encontro).
XII ANFOPE. 2004. (Encontro).
26ª REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. 2003. (Outra).
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES - A QUALIDADE EM QUESTÃO. 2003. (Seminário).
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2002. (Seminário).
CURSO: GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. 1996. (Outra).
I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. 1996. (Congresso).
I ENCONTRO DE EDUCAÇÃO BRASÍLIA/HAVANA. 1996. (Encontro).
SEMINÁRIO: Rumos da Mudança na Educação. 1995. (Seminário).
II SEMINÁRIO SOBRE ESCOLA CANDANGA. 1987. (Seminário).
Participação em bancas
FERNANDES SILVA, Edileuza. "BNCC E CURRÍCULO EM MOVIMENTO NA SEEDF: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DO NEOPRODUTIVISMO, LIGADAS AO "APRENDER A APRENDER". 2024. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. ?Educação como Direito Fundamental da Pessoa Humana e as Implicações da Reforma do Ensino Médio ? Lei 13.415/2017 (Uma análise da realidade do CED 310 de Santa Maria-DF)?. 2023. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Direitos Sociais e Processos Reivindicatórios) - Centro Universitário.
SILVA, F. T.; LIMA, E. S.;FERNANDES SILVA, Edileuza. A gestão escolar na organização do trabalho pedagógico: reflexões propositivas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; OLIVEIRA-MENDES, S. A.; SILVA, A.. ENTRE OS SABERES A ENSINAR E O EFETIVAMENTE ENSINADO: UM ESTUDO DA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; CRUZ, S. P. S.; HUNGARO, E. M.. RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: implicações nas aprendizagens dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do DF. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, F. T.; ARAÚJO; CRUZ, S. P. S.. ESCOLAS EM TRANSIÇÃO ? COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO DF: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS INOVADORAS?. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; PUENTES, R. V.; BENTO, A. L.. "Reorganização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio do DF: relação tempo-espaço escolar na semestralidade. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; VERSUTI, A. C.; GOSCIOLA, V.. "Multiletramentos na formação de professores em metodologias da transmidiação no Distrito Federal. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; SILVA, A.. "ENTRE OS SABERES A ENSINAR E O EFETIVAMENTE ENSINADO: UM ESTUDO ACERCA DA ANÁLISE, ESCOLHA E USO DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; CASSETARI, N.; BAUER, A.; COSTA, A. S. F.. A BNCC NO DF: MODIFICAÇÕES NO CURRÍCULO EM MOVIMENTO. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Avaliação formativa em matemática no contexto de jogos: a interação entre pares, a autorregulação das aprendizagens e a construção de conceitos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Os sentidos do trabalho docente constituídos a partir da carreira segundo professores de Geografia da rede pública do Distrito Federal. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Entre o prescrito e o vivido: as artes de fazer e a progressão do ensino de leitura e da escrita no Bloco Inicial de Alfabetização. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, K. A. C. P. C.; CRUZ, S. P. S.. A profissionalidade docente no contexto da inclusão: analisando o DF. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; MACHADO, L. C.; HUNGARO, E. M.; PEDERIVA, P. L. M.. Relação pedagógica professor-aluno: implicações nas aprendizagens dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. O movimento de articulação entre planejamento e currículo: produções subjetivas da ação docente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; FREIRE, R. T. J.; RESENDE, V. G.; LOZANREZI, A. M.. Docentes de Filosofia da Rede Pública Estadual de Uberaba: um diagnóstico de necessidades de formação continuada. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, M. A.; NEVEZ, A. V.. Formas de participação política e social do Fórum na elaboração do Plano de Educação: o Fórum do Distrito Federal. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, M. A.; PEREIRA, R. S.; VIDAL, D. G.. Gestão da ampliação da jornada escolar no ensino fundamental: políticas e práticas. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; WATANABE, G.; MENEZES JUNIOR, P. L.. Negociando objetivos para as provas em larga escala: o que pensam os atores sociais da escola básica. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FREIRE, R. T. J.; GUIMARAES, S.;FERNANDES SILVA, Edileuza. A atuação docente no curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Uberaba.
RESES, E. S.; VILLAS BOAS, R. L.;FERNANDES SILVA, Edileuza. Comunidade Cigana Calon em Processo de Escolarização: conflitos e saberes pluriculturais. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; RESES, E. S.; SILVA, M. A.. Formas de participação política e social do Fórum na elaboração do Plano Distrital de Educação. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; RESES, E. S.; LEITE, C. M. C.; SANTOS, M. B.. Sol Nascente em Foco: Ensino de Geografia e Representações sociais dos estudantes do ensino fundamental sobre o lugar que vivem. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
CRUZ, S. P. S.; SANTOS, E. O.; COSTA, A. S. F.;FERNANDES SILVA, Edileuza. O horário de coordenação pedagógica: espaço-tempo remunerado para planejamento e formação no trabalho e profissionalidade docente. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; CERQUEIRA, T. C. S.; COELHO, C. M. M.; CARVALHO, E. N. S.. Infância e Criança: Um estudo em representações sociais com professores de Centros de Educação da Primeira Infância - CEPI/DF. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; Veiga, Ilma Passos Alencastro; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Autonomia na formação de educadores na perspectiva da coordenação pedagógica. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Psicologia) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Vivendo o currículo: saberes e práticas pedagógicas de professores de educação física de crianças em Brasília.. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; GONTIJO, C. H.; ORTIGAO, M. I. R.. Avaliação formativa e feedback: compreensão e uso por professores de matemática da rede pública de ensino do DF. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; ARAÚJO; GUIMARAES, S.; PEREIRA, H. S. O.; OLIVEIRAVIEIRA, V. M.. A formação da cidadania no ensino fundamental: uma finalidade em construção. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade de Uberaba.
FERNANDES SILVA, Edileuza; WIGGERS, I. D.; BUSS-SIMAO, M.. Currículo e prática pedagógica dos professores de educação física de crianças: um estudo comparado entre escolas públicas de Brasília. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; GONTIJO, C. H.; NEVES, R. S. P.. Avaliação para aprendizagem na disciplina de Cálculo 1: percepções de discentes e docentes da UnB. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; VEIGA, I. P. A.; VIANA, C. M. Q. Q.; JIMENEZ, M. S. V.; CRUZ, S. P. S.. Desdobramentos da crise estrutural do capital no trabalho docente. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; VILLAS BOAS, B. M. F.; MACHADO, V. R.; LIMA, E. S.; CRUZ, S. P. S.. A aprendizagem da avaliação em seus três níveis em um curso de Licenciatura de um Instituto Federal: desafios e possibilidades. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, K. A. C. P. C.. Uma prática dialógica pautada nos pressupostos do movimento CTS. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, K. A. C. P. C.. Uma prática dialógica pautada nos pressupostos do movimento CTS. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
VILLAS BOAS, B. M. F.; SILVA, K. A. C. P. C.; GAUCHE, R.; ARAUJO, I. A.;FERNANDES SILVA, Edileuza. A avaliação em contexto socioeducativo: perspectivas e desafios na escolarização de jovens em conflito com a lei. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; VILLAS BOAS, B. M. F.; GAUCHE, R.; ARAUJO, I. A.. A organização do trabalho pedagógico e a avaliação na socioeducação: perspectivas e desafios na escolarização de jovens em conflito com a lei. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
VILLAS BOAS, B. M. F.; OLIVEIRA, A. D. S.;FERNANDES SILVA, Edileuza; PEREIRA, E. W.; COELHO, C. M. M.; SOUZA, M. E. G.. Avaliação para as aprendizagens na Educação Infantil: constituição e desenvolvimento na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 2015. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A ENTRADA DAS BIG TECHS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA: IMPLICAÇÕES PARA O PROJETO FORMATIVO.. 2022.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; SILVA, K. A. C. P. C.; CRUZ, S. P. S.. O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DA PROFESSORA ALFABETIZADORA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL. 2020. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; NEVES, R. S. P.; GONTIJO, C. H.. Avaliação e feedback: os laços em uma sala de aula de matemática. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.
VILLAS BOAS, B. M. F.;FERNANDES SILVA, Edileuza; MACHADO, V. R.; CRUZ, S. P. S.. As aprendizagens e práticas a avaliação construída no Curso de Licenciatura em Letras/Espanhol de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A Base Nacional Comum Curricular dos anos iniciais: visão dos gestores pedagógicos, coordenadores intermediários e professores de escolas públicas do Distrito Federal. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; SILVA, M. A.; PEREIRA, R. S.. A práxis do diretor escolar na gestão do projeto político-pedagógico de uma escola militarizada do DF. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; CAMARGO, G. P. Q. P.; CASSETARI, N.; SANTANA, J. S.. AVALIAÇÃO EM UM CENTRO INTERESCOLAR DE LÍNGUAS DO DISTRITO FEDERAL: para qual finalidade?. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; SILVA, F. T.; BORGES, L. F. F.; MACHADO, L. C.. POLÍTICAS DE CICLOS DE APRENDIZAGEM E A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DISTRITO FEDERAL: REFLEXOS HISTÓRICAS E CURRICULARES. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A gestão democrática na escola pública: do discurso à prática. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A reorganização do trabalho pedagógico no ensino médio: relação tempo-espaço na semestralidade. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A construção da profissionalidade docente do professor bacharel: análise da vivência na licenciatura na educação profissional do IFB. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Estudo de caso do curso de formação de professores em metodologias da transmidiação. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Escolas em transição: comunidades de aprendizagem no DF: concepções e práticas.. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; MENDES, S. A. O.; SILVA, A.. Entre os saberes a ensinar e o efetivamente ensinado: uma análise da prática alfabetizadora a partir do livro didático de língua portuguesa. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; MENDES, S. A. O.; SILVA, F. T.. A (co)relação entre o ensino do Sistema de Escrita Alfabética e a consciência fonológica no BIA. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; CRUZ, S. P. S.; ARAUJO, I. A.; SOARES, E. M.. A avaliação educacional e suas implicações no trabalho pedagógico no terceiro ciclo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, K. A. C. P. C.; SILVA, M. A.; AIRES, C. J.. A formação continuada do diretor escolar: lei da gestão democrática 4751/12. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; MENDES, S. A. O.; MORAIS, A. G.. Entre o prescrito e o vivido: as artes de fazer e a progressão do ensino da leitura e da escrita no Bloco Inicial de Alfabetização. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, K. A. C. P. C.; CRUZ, S. P. S.. Os sentidos do trabalho segundo professores de geografia da rede pública do DF: como se constituem na temporalidade da carreira. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; VEIGA, I. P. A.; SILVA, K. A. C. P. C.; BENTO, A. L.. A organização do trabalho pedagógico no 3º ciclo - Ensino Fundamental. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; WATANABE, G.. Negociando objetivos para as provas em larga escala: o que pensam os atores sociais da escola básica. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SOUSA, A. M.. A aprendizagem colaborativa e o uso das TIC na perspectiva inclusiva: um estudo de caso. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, M. A.; PEREIRA, R. S.; SOUSA, J. V.. Programa Dinheiro Direto na Escola: descentralização e gestão escolar democrática. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas de Educação - MEC/FUB) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; SILVA, M. A.; PEREIRA, R. S.; RESES, E. S.. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a visão dos formadores das IES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas de Educação - MEC/FUB) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. O sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos: na prática avaliativa dos professores. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. O uso da prova no Bloco Inicial de Alfabetização. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A participação da comunidade escolar na avaliação institucional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A participação da família na avaliação institucional da escola e seus possíveis reflexos na coordenação pedagógica. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Educação Infantil: subjetividade e a avaliação da aprendizagem. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. O papel do coordenador pedagógico frente à avaliação institucional da escola. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Teles de Faria. O coordenador pedagógico e o processo de avaliação institucional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Avaliação institucional como estratégia de gestão na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. dos S. Souza. A participação dos alunos da educação infantil na avaliação institucional em um Jardim de Infância. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A avaliação institucional na Escola Ipê como potencializadora da organização do trabalho pedagógico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Um novo olhar sobre a prática pedagógica: desvelando a avaliação institucional. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Prova: avaliar para as aprendizagens. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A avaliação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Avaliação para as aprendizagens na educação infantil: percepções de uma professora. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Avaliação institucional e participação dos pais: entendendo essa interação. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A produção científica sobre educação inclusiva nos últimos dez anos: análise de uma base de dados. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Educação Profissional no Brasil: um resgate histórico. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Empregabilidade de egressos da Escola Técnica de Brasília. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Fragoso Gomes. Caracterização das publicações sobre educação profissional do Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Educação Inclusiva: o desafio da inclusão de autistas em sala de aula. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. de Almeida. Educação a distância como ferramenta para a educação permanente dos profissionais da Enfermagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Benefícios do uso do computador na formação técnica profissionalizante na Secreataria de Saúde: percepções de professores. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Carneiro. Ações afirmativas no âmbito educacional e o princípio da igualdade. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Tracoma: um estudo bibliográfico e a sua influência na docência de enfermagem. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Formação pedagógica na prática docente da Educação Superior. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Bem viver na maturidade: uma proposta de extensão. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Interface entre a educação sanitária e a questão ambiental na perspectiva da preservação do meio ambiente. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Inserção de novas tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores: um estudo introdutório. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. A situação do uso da Internet na educação superior, focando o curso de docência universitária do UniCEUB. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. ?Educação a distância através de plataforma de e-LEARNING: desafios da tutoria na mediação pedagógica.?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. ?Diretrizes curriculares do curso de Pedagogia: repercussões em uma instituição superior privada do DF.?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Curso de Letras-Inglês: História e Relatos do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa em uma instituição de educação superior do DF.. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. : ?A violência também vai à escola: o caso de uma escola pública do Distrito Federal?. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. O gestor escolar: a garantia do direito à educação durante a Pandemia de Covid 19 no Distrito Federal. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA COORDENAÇÃO REMOTA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. "Formação continuada de gestores escolares para práticas democráticas: uma análise do Distrito Federal",. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES; FONTENELE., G. L. S.; OLIVEIRA, P. G.; FERNANDES, R. C. A.. "O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: O INSTITUCIONAL, O COMPREENDIDO E O VIVIDO. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; VERSUTI, A. C.; OLIVEIRA, P. G.; OLIVEIRA, R. M. S. E.. O protagonismo discente e docente por oficinas: experiências do Projeto Universidade e Escola sem muros. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; VERSUTI, A. C.; MOURAO, I. C.; OLIVEIRA, P. G.. Recursos Educacionais Abertos (REA) e alfabetização: limites e potencialidades para. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; RESES, E. S.; JESUS, L. M.; PEREIRA, M. L. P.. Análise sobre a EJA na cidade histórica de Planaltina - DF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; VIEIRA, M. C.; CORDOVA, R.. Socioeducação no Estado de exceção: A restrição de liberdade e as concepções dos atendentes de Reintegração Socioeducativa na UAST-DF. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; FREIRE, S. F. C. D.; BUZAR, E. A. S.; RENGIFO-HERRERA, F. J.. Estudo de caso sobre uma criança com TDAH: tecendo olhares sobre o percurso escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; PIMENTEL, N. M.; LOPES, R. G. F.; MACHADO, L. C.. As tecnologias de comunicação e informação na educação: projeto um computador por aluno (UCA) na Escola Classe 102 do Recanto das Emas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Tia eu não sou negra! Como o professor dos anos iniciais lida com o racismo na sala de aula de uma escola de Valparaiso de Goiás. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; Lívia Freitas Fonseca Borges; Paulo Sérgio de Andrade Bareicha; Joseval dos Reis Miranda. UMA REFLEXÃO SOBRE O CURRÍCULO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNB E SUA APLICAÇÃO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza. Concurso Público da Faculdade de Educação Física, na área de Educação Física Escola. 2022. Universidade de Brasília.
FERNANDES SILVA, Edileuza; COSTA, J. M.; SOUZA, W. L. L.. Concurso Público da Faculdade de Educação Física. 2018. Universidade de Brasília.
Comissão julgadora das bancas
VEIGA, I. P. A.;GRACINDO, R. V.; VILLAS BOAS, B. M. F.; ARAUJO, J. C. S.; CUNHA, M. I.. Docência Universitária: a sala de aula em questão. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação - UnB.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; LEITINHO, M. C.; PUENTES, R. V.; VILLAS BOAS, B. M. de F.;ARAUJO. Docência universitária: a aula em questão. 2009. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro;ARAUJO; VILLAS BOAS, B. M. de F.; GRACINDO, R. V.; CUNHA, M. I. da; WAISROS PEREIRA, E.. Docência universitária: a sala de aula em questão. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
Ilma Passos Alencastro Veiga;VILLAS BOAS, B. M. F.; Meirecele Calíope Leitinho; ARAUJO, J. C. S.; PUENTES, R. V.. Docência universitária: a aula em questão. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
VILLAS BOAS, B. M. F.. Docência universitária: a aula em questão. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
VEIGA, Ilma Passos AlencastroBORGES, Lívia Freitas FonsecaRESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de; LOUREIRO, M. C. S.. A prática pedagógica de professoras em formação no Curso de Pedagogia para Professores em Exercício nos Anos Iniciais de Escolarização. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
CUNHA, M. I.; VEIGA, Ilma Passos Alencastro; Araujo, José Carlos; Gracindo, Regina Vinhaes. Docencia universitária: a aula em questão. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade de Brasília.
PEREIRA, E. W.; Ilma Passos Alencastro Veiga; VILLAS BOAS, B. M. F.. Docência Universitária: A aula em questão. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
PASSOS, I.; GRACINDO, R. V.; VILLAS BOAS, B. M. F.; ARAUJO, J. C. S.;PEREIRA, E. W.. Docência Universitária: a aula em questão. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília.
MUNIZ, C. A.. Curso de Pedagogia para professores em exercício nas séries iniciais da rede pública do DF e suas implicações na prática pedagógica.. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília.
LEITINHO, Meirecele Calíope; VEIGA, I.P. A.; VILLAS BOAS, B. M. F.; ARAUJO, J. C. S.; PUENTES, R. V.; PEREIRA, E. W.. Docência universitária: a aula em questão. 2009. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Nacional do Brasil.
Orientou
AVALIAÇÃO PARA AS APRENDIZAGENS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA-MG; ; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília; (Orientador);
O currículo das Escolas Parque do Distrito Federal: entre o proposto, o dito e o feito; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília; (Orientador);
CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA RELAÇÃO COM O TRABALHO PEDAGÓGIUCO DA ESCOLA; Início: 2022; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília; (Orientador);
(Re)configurações Curriculares em escolas públicas militarizadas; Início: 2021; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília; (Orientador);
Aula de Artes Visuais na perspectiva dos estudantes do Ensino Fundamental II da rede pública do DF; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino do DF; 2022; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Reorganização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio do DF: Relação Tempo-Espaço Escolar Na Semestralidade; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
ESCOLAS EM TRANSIÇÃO ? COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO DF: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS INOVADORAS?; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: mediações no processo ensino-aprendizagem dos estudantes dos anos finais do ensino fundamental de uma escola pública do DF; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Militarização no DF: o projeto escolar nas perspectivas dos gestores pedagógico e disciplinar; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Associação dos Docentes da Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Há lugar para a avaliação formativa em uma escola militarizada de anos finais de ensino fundamental?; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel da gestão disciplinar no Conselho de Classe de uma escola militarizada; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação no 3º ciclo e suas implicações na organização do trabalho pedagógico de uma escola pública do Distrito Federal; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO 3º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação e a função social do ensino de línguas estrangeiras; 2019; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A práxis do diretor escolar na gestão do projeto político-pedagógico de uma escola militarizada do DF; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, ; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O sentido da avaliação para as aprendizagens dos alunos na prática avaliativa dos professores; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O uso da prova no Bloco Inicial de Alfabetização; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A participação da comunidade escolar na avaliação institucional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A participação da família na avaliação institucional da escola e seus possíveis reflexos na coordenação pedagógica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Educação Infantil: subjetividade e a avaliação da aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do coordenador pedagógico frente à avaliação institucional da escola; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Teles de Faria; O coordenador pedagógico e o processo de avaliação institucional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação institucional como estratégia de gestão na educação infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
dos S; Souza; A participação dos alunos da educação infantil na avaliação institucional em um Jardim de Infância; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A avaliação institucional na Escola Ipê como potencializadora da organização do trabalho pedagógico; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Um novo olhar sobre a prática pedagógica: desvelando a avaliação institucional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Prova: avaliar para as aprendizagens; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A avaliação do desenvolvimento da linguagem oral e escrita na educação infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação institucional e participação dos pais: entendendo essa interação; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação para as aprendizagens na educação infantil: percepções de uma professora; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação da aprendizagem por meio dos jogos matemáticos na educação infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A avaliação institucional e o trabalho pedagógico do professor de educação infantil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação institucional: procedimento imprescindível para a construção do projeto político-pedagógico escolar; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O uso da prova multidisciplinar como instrumento avaliativo da aprendizagem; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A avaliação da aprendizagem dos alunos sem laudo médico: a prática avaliativa docente; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação formativa: contribuições para a aprendizagem do aluno e elaboração do registro avaliativo; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Ensino Médio: Práticas avaliativas e o protagonismo dos estudantes; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Práticas avaliativas no Bloco Inicial de Alfabetização: percepções da coordenadora pedagógica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Classe especial e o transtorno do espectro do autismo: ferramentas pedagógicas e processos avaliativos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Barros; A participação dos pais no processo de avaliação institucional; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Oliveira; Avaliação institucional: perspectivas dos professores; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
As práticas avaliativas e a aprendizagem dos alunos; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação para as aprendizagens e sua relação com a interdisciplinaridade: uma prática pedagógica inovadora; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A avaliação institucional e o espaço e tempo da coordenação pedagógica; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Gestão escolar e educação antirracista: a implementação da Lei 10; 639/2003 na perspectiva da educação como direito; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A relação homem e meio ambiente em classes especiais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - Univ; Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A interrelação entre gestão escolar e gestão ambiental: instrumentos utilizados na garantia de direitos em um ambiente escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do gestor na mediação das relações no contexto escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Educação Ambiental no Centro de Ensino Especial; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do gestor na inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais (ANEE): relação família e escola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel dos gestores na promoção da educação ambiental no contexto escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O respeito à laicidade da escola pública na perspectiva da gestão democrática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do gestor escolar na educação ambiental: um olhar para uma unidade de ensino da Cidade Estrutural; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Educação ambiental na visão dos professores de uma escola pública do Distrito Federal; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Ensino Religioso nas escolas públicas: o que pensam professores(as) e coordenadores(as)?; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A educação ambiental no projeto político-pedagógico da escola; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do gestor na construção de mecanismos que favoreçam a convivência escolar democrática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do gestor escolar no processo de inclusão de alunos com necessidades educativas especiais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do gestor no enfrentamento da proscrição de professores e alunos em turmas de correção da defasagem idade/série/ano; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A formação para a cidadania e a sustentabilidade na escola: contribuições para as relações interpessoais, a natureza e o ambiente de trabalho; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A liderança e suas relações com o rendimento dos alunos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A liderança e suas relações com o rendimento dos alunos; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A participação da comunidade escolar na gestão democrática: os mecanismos de participação; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Cinema, protagonismo e autonomia: caminhos para uma aprendizagem integral; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Educação ambiental e sustentabilidade: impressões e práticas no cotidiano escolar; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A relevância da avaliação institucional; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A educação ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel da gestão escolar na inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A formação continuada das equipes gestoras na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da SEDF: uma perspectiva de educação democrática; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Educação ambiental para a aprendizagem da cidadania; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O trabalho do coordenador pedagógico: realidade vivenciada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Virgílio Medeiros em Santo Antônio do Descoberto ? GO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Qualidade da educação na educação integral em tempo integral: a experiência de uma escola pública do Distrito Federal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Contribuições da família para a qualidade da educação; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A contribuição do laboratório de informática para a qualidade a qualidade da educação realizada em uma escola da rede pública do Distrito Federal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Contribuição e importância dos espaços pedagógicos para a qualidade da educação infantil pública: a realidade de uma turma da Educação Infantil de uma escola pública de Unaí - MG; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A Contribuição do Gestor Educacional na Diminuição dos Indicadores do Insucesso Escolar e na Eficácia do Atendimento dos Alunos com Defasagem idade série; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O Papel do Gestor no Direito à Educação Pública de Qualidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Intencionalidade Educativa de Práticas Pedagógicas: Um Desafio para Gestão Escolar e Gestão de Sala de Aula; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel da gestão compartilhada no exercício da educação básica de qualidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
As Implicações da Gestão Compartilhada na Efetivação da Educação Básica de Qualidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A Gestão Democrática como Orientadora na Construção da Educação Básica de Qualidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Sucesso escolar x Gestão Compartilhada; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Possíveis fatores que influenciam a evasão de alunos portadores de necessidades educativas especiais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Do discurso à prática: uma análise da gestão compartilhada no distrito federal; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Projeto político-pedagógico: uma prática educativa em construção; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O espaço da sala de aula como palco da relação professor-aluno; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Aspectos institucionais que influenciam na qualidade da educação de alunos de necessidades educacionais especiais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O trabalho coletivo na construção do projeto político-pedagógico: um estudo em uma escola municipal em Santo Antônio do Descoberto/GO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do coordenador pedagógico no ambiente educativo; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Parâmetros para implantação da educação integral em escolas rurais; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Educacional) - Faculdade de Educação; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA ETESB: RESGATANDO A HISTORICIDADE; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
PROVA: VILÃ OU ALIADA DA AVALIAÇÃO?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A importância da tecnologia da educação: informática em prol do conhecimento; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
A importância da tecnologia na educação: a informática em prol do conhecimento; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Formação continuada de professores e suas contribuições à prática pedagógica: relação teoria e prática; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O uso do computador no ambiente de ensino; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Curso técnico em enfermagem da ETESB: resgatando a historicidade; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência para o Curso de Educação Profissional Téc) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Tecnologia da Informação: o uso do computador no ambiente de ensino; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Prova: vilã ou aliada da avaliação?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Faculdade LS; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Auto-avaliação na pós-graduação: experiências, necessidades e dificuldades; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Inclusão de alunos com transtornos invasivos do desenvolvimento: avanços e recuos; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Práticas avaliativas de uma docente da educação superior: um estudo de caso; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação do erro no processo ensino-aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência Universitária) - Centro Universitário de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: A VISÃO INSTITUCIONAL, O COMPREENDIDO E O VIVIDO; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
AS INFLUÊNCIAS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O papel do conselho de classe na organização do trabalho pedagógico: o proposto, o dito e o feito; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Avaliação de sala de aula: concepções e práticas de um professor de ensino fundamental; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O que pensam estudantes do Bloco Inicial de Alfabetização sobre a avaliação para as aprendizagens; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Relação teoria-prática na formação do pedagogo do curso noturno da Universidade de Brasíia; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O PROPOSTO, O DITO E O FEITO; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA) - Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Práticas avaliativas em escolas militarizadas na região Centro-Oeste: um estudo bibliográfico; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
AS INFLUÊNCIAS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK NA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Contribuições da formação didática para as práticas avaliativas de professores atuantes nos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas do DF; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Formação didática nas licenciaturas da UnB: percepções de docentes egressos sobre suas práticas pedagógicas; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DE UMA DOCENTE DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO DF; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
O PAPEL DO CONSELHO DE CLASSE NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO: O PROPOSTO, O DITO E O FEITO; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Formação didática nas licenciaturas da UnB: percepções de docentes egressos sobre suas práticas pedagógicas; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
CONTRIBUIÇÕES DA FORMAÇÃO DIDÁTICA PARA AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DE PROFESSORES ATUANTES NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBICAS DO DISTRITO FEDERAL; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Faculdade de Educação da Universidade de Brasília; Orientador: Edileuza Fernandes da Silva;
Foi orientado por
A Importância dos Princípios contábeis na profissão Contábil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Contábeis) - UDF Centro Universitário; Orientador: Jackson Paé Barbalho;
As propriedades do pequi; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - Faculdades Alfredo Nasser; Orientador: Daniella da Silva Porto Cavalcanti;
Docência Universitária: a aula em questão; 2006; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal; Orientador: Ilma Passos Alencastro Veiga;
Produções bibliográficas
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; COSTA, A. S. F. ; SILVA, M. A. . Gestão e trabalho pedagógico durante a pandemia de Covid-19: experiências de escolas públicas do Distrito Federal. DIALOGIA , v. 48, p. 1-17, 2024.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; MARINHO, R. A. C. . Itinerários formativos no Novo Ensino Médio:. Revista Projeção e Docência , v. 15, p. 1-12, 2024.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; LOBATO, R. E. ; SANTOS, C. G. D. O. ; MARINHO, R. A. C. . Avaliação formativa em artes visuais: perspectivas dos currículos do Distrito Federal e de Minas Gerais. Revista Projeção e Docência , v. 15, p. 1-12, 2024.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; OLIVEIRA, L. G. ; LOBATO, R. E. . NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO COMO TRATAMENTO ANALÍTICO DOS DADOS QUALITATIVOS NAS PESQUISAS EDUCACIONAIS. INTER-AÇÃO (UFG. ONLINE) , v. 49, p. 854, 2024.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERREIRA, G. A. S. ; OLIVEIRA, L. G. . A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO E A FORMAÇÃO DA INDIVIDUALIDADE DO PROFESSOR. Revista de produtos educacionais e pesquisa em ensino , v. 8, p. 2872-2894, 2024.
-
BARROS, A. S. ; FERNANDES SILVA, Edileuza . Implicações da militarização na gestão democrática: caso de uma escola pública do Distrito Federal. RETRATOS DA ESCOLA , v. 17, p. 183-204, 2023.
-
SILVA, FRANCISCO JOSÉ DA ; SILVA, EDILEUZA FERNANDES . The Relationship Between Financial Decentralization through PDAF and Educational Achievement Performance. EDucação e Realidade Edição eletrônica , v. 48, p. 1-25, 2023.
-
FERREIRA, GUILHERME ; SILVA, Edileuza Fernandes da ; OLIVEIRA, LÍVIA GONÇALVES DE . NOVOS PROJETOS DE CURRÍCULO. Revista Espaço do Currículo , v. 16, p. 1-16, 2023.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SOUZA, R. S. F. . Conselho de classe: espaço-tempo para formação de professores em uma escola militarizada. REVISTA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO , v. 8, p. 1-20, 2023.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SOARES, E. M. ; TORRES, H. R. . Pesquisa colaborativa: contribuições para a formação didática e o trabalho pedagógico do professor da educação básica. ENSINO EM RE-VISTA , v. 29, p. 1-23, 2022.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; TEIXEIRA, C. J. ; MOURA, E. M. B. ; MOREIRA, E. E. . Ciclos de aprendizagem no Distrito Federal: O fluxo escolar no período de 2014 a 2019. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS , v. 16, p. 1-22, 2022.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; MOULIN, M. A. L. . Entrevista: A didática na formação inicial de professores para a atuação na educação básica, com Ilma Passos Alencastro Veiga. ROTEIRO (UNOESC) , v. 47, p. 1-16, 2022.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; FERREIRA, D. M. S. . Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas do Distrito Federal: proposta inovadora de ensinar-aprender?. INTERFACES DA EDUCAÇÃO , v. 13, p. 184-204, 2022.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Docência e didáticas: percepções de quem forma o professor. PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 40, p. 1-20, 2022.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; LUNA, G. P. B. ; OLIVEIRA, R. M. S. E. . s didáticas na formação de professores para a educação básica: perspectivas dos licenciandos. https://doi.org/10.53282/pqe.v3i2.956 , v. 3, p. 1-15, 2022.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SOUZA, R. S. F. . O papel do conselho de classe para organização do trabalho pedagógico. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 27, p. 1-13, 2021.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SILVA, M. A. . Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia da covid-19 apresentação de Dossiê temático. LINHAS CRÍTICAS (ONLINE) , v. 27, p. 6-1, 2021.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; BENTO, A. L. . Concepções e discursos sobre a docência: tensões, embates e perspectivas. ENSINO EM RE-VISTA , p. 15-39, 2020.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SILVA, M. A. . MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL: PROJETOS DE GESTÃO EM DISPUTA. REVISTA ESTUDOS APLICADOS EM EDUCAÇÃO , v. 4, p. 46-61, 2020.
-
OLIVEIRA, C. P. ; FERNANDES SILVA, Edileuza . O (DES)LUGAR DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CADERNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA , v. V, p. 21-34, 2020.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SOARES, E. R. M. . Avaliação no contexto socioeducativo: desafios e perspectivas. DIALOGIA , p. 107-121, 2020.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, I. P. A. . Docência na educação superior: problematizadora e tecnocientífica. REVISTA DIÁLOGO EDUCACIONA , v. v. 20, p. 580-607, 2020.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; PERFEITO, V. M. S. ; SOARES, G. G. . ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA: apropriações de alfabetizadoras. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas. , v. 12, p. 1-22, 2020.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; Veiga, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Militarização e Escola sem Partido: repercussões no projeto político-pedagógico das escolas. Revista Exitus , v. 10, p. e020116-26, 2020.
-
SILVA, M. A. ; FERNANDES SILVA, Edileuza . PARA ONDE VAI O DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA?. REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR , v. 6, p. 188-206, 2020.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; PAULA, A. V. . BNCC DO ENSINO MÉDIO E TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA: propostas da audiência pública de Brasília. CURRÍCULO SEM FRONTEIRAS , v. 19, p. 992-1010, 2019.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERREIRA, D. M. S. . Ensino Fundamental em debate em tempos de BNCC. PRESENÇA PEDAGOGICA , v. 1, p. 32-34, 2018.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VIANA, C. M. Q. Q. . A AULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA ATUALIDADE. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL , v. 1, p. 1-113, 2017.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Relação pedagógica no grupo tutorial: desafios e possibilidades das metodologias participativas (ativas). Revista Diálogo Educacional (PUCPR) , v. 16, p. 799-1092, 2016.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . A ESCOLA DEMOCRÁTICA NAS PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO EDUCACIONAL , v. 1, p. 3-16, 2016.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro . A muldimensionalidade da docência na educação superior.. Revista Diálogo Educacional (PUCPR) , v. 1, p. 15, 2012.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Aula de educação matemática 1: diferentes caminhos de aprendizagem.. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso) , v. 1, p. 11, 2010.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Bloco Inicial de Alfabetização: uma proposta para ampliação do ensino fundamental no Distrito Federal. Universitas Humanas , v. v. 6, p. 1-114, 2009.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; XAVIER, Odiva Silva . Docência universitária: formação pedagógica no âmbito da pós-graduação. Caderno Linhas Críticas , v. 26, p. 1-1, 2008.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, I. P. A. ; FERNANDES, R. C. A. ; XAVIER, O. S. . A Didática na formação do professor: relação professor-aluno. CONTEXTOS (SANTIAGO) , v. 1, p. 127-136, 2008.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; VIANA, C. M. Q. Q. (Org.) . Formação docente, didática e projeto político-pedagógico: o legado de Ilma Passos Alencastro Veiga. 1. ed. Campinas: Papirus, 2022. v. 1. 192p .
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, I. P. A. (Org.) ; FERNANDES, R. C. A. (Org.) ; CASTILHO, M. L. (Org.) ; BRANCO, M. V. C. (Org.) . Relação pedagógica na aula da educação superior. 1. ed. Campinas: Papirus, 2019. v. 1. 287p .
-
VEIGA, I. P. A. (Org.) ; FERNANDES SILVA, Edileuza (Org.) ; ARAÚJO (Org.) ; FERNANDES, R. C. A. (Org.) ; SOARES, E. R. M. (Org.) ; WATANABE, G. (Org.) ; OLIVEIRA, P. G. (Org.) ; VERSUTI, A. C. (Org.) . Ensino Fundamental: Da LDB à BNCC. 1. ed. Campinas: Papirus, 2018. v. 1. 269p .
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; MACHADO, L. C. (Org.) ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.) ; VIANA, C. M. Q. Q. (Org.) . Docência, currículo e avaliação: territórios referenciais para a formação docente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 310p .
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; BRANCO, 4. V. C. ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; SOUZA, M. H. V. ; GARBIN, N. ; LOPES, M. L. M. . Formação Médica: aprendizagem baseada em problemas. 1ª. ed. Campinas: Papirus, 2015. v. 1. 329p .
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; SOUZA, M. E. G. ; SOUZA, M. H. V. ; GARBIN, N. ; BORGES, L. F. F. . Universidade e Desenvolvimento Profissional Docente: propostas em debate. 1. ed. Araraquara/SP: Junqueira & Marin, 2012. v. 1. 208p .
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; XAVIER, Odiva Silva ; OLIVEIRA . Didática: entre o pensar, o dizer e o vivenciar. 1. ed. Ponta Grossa: UEPG, 2012. v. 1. 159p .
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Nove aulas inovadoras na universidade. 1. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 1. 224p .
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, Rosana César de Arruda (Org.) ; BORGES, L. F. F. (Org.) ; Veiga, Ilma Passos Alencastro (Org.) ; TOLENTINO, M. A. H. (Org.) . A escola mudou. Que mude a formação de professores. 1. ed. Campinas São Paulo: Papirus, 2010. v. 1. 138p .
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; FERNANDES, R. C. A. . Coordenação pedagógica em articulação com o Projeto da Escola: a experiência do projeto Universidade Escola Sem Muros. In: Versuti, Andrea Cristina; Oliveira, Paula Gomes de; Alves, Vitória Moura. (Org.). Universidade e escola sem muros. 1ed.Campinas SP: Pontes Editora, 2024, v. 184, p. 56-73.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; VIANA, C. M. Q. Q. . Ilma Passos Alencastro Veiga: vida e trajetória de uma educadora emérita. Formação docente, didática e projeto político-pedagógico: o legado de Ilma Passos Alencastro Veiga. 1ed.Campinas: Papirus, 2022, v. 1, p. 19-34.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; VEIGA, I. P. A. . Para onde vão as didáticas geral, da educação superior e as didáticas específicas?. In: Ilma Passos Alencastro Veiga; Rosana César de Arruda Fernandes. (Org.). Por uma didática da educação superior. 1ed.Campinas - SP: Autores Associados, 2021, v. 1, p. 1-280.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; COSTA, J. S. . As influências da relação pedagógica professor-aluno no processo de ensinoaprendizagem no Ensino Fundamental.. In: GONÇALVES, Maria Célia da Silva; JESUS, Bruna Guzman de. (Org.). Educação Contemporânea - Volume 21 Educação Básica. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 21, p. 8-181.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . (Re)Organização do Trabalho Pedagógico da Escola no pós-pandemia. In: Marcelo Aguiar. (Org.). Educação Pós-Covid-19: Novos Desafios para o Brasil. 1ed.São Paulo: Geração, 2021, v. 1, p. 1-178.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; PEREIRA, L. R. . Avaliação da aprendizagem: A contribuição do feedback para a aprendizagem do estudante. In: Maria Célia da Silva Gonçalves e Bruna Guzman de Jesus. (Org.). Avaliação contemporânea: avaliação metodologias. 1ed.Belo Horizonte: Poisson, 2021, v. 10, p. 1-150.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . Formação de professores na unicidade teoria-prática: experiência na disciplina Didática. In: Fabiana Maris Versuti; Rafael Lima Dalle Mulle; Deise Aparecida Peralta; Harryson Júnio Lessa Gonçalve. (Org.). Perspectivas de atuação no caos Desafios para o fazer educativo na contemporaneidade. 1ed.Porto Alegre: Fi, 2020, v. 18, p. 17-325.
-
LIMA, A. T. ; FERNANDES SILVA, Edileuza . AVALIAÇÃO DE SALA DE AULA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE UM PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL. In: Kelly Cristina Campones. (Org.). Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética. 1ed.Kelly Cristina Campones: Atena, 2019, v. 2, p. 1-347.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SILVA, M. A. ; PEREIRA, R. S. . Diretor da escola básica: "O vento que sopra o carvão". In: Maria Abádia da Silva; Rodrigo da Silva Pereira. (Org.). Gestão escolar e o trabalho do diretor. 1ed.Curitiva: Appris, 2018, v. 1, p. 25-203.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A contribuição da formação continuada para a organização do trabalho pedagógico da escola de ensino médio. In: Wivian Weller; André Lúcio Bento. (Org.). Ensino Médio Público no Distrito Federal: trabalho pedagógico e aprendizagens em sala de aula. 1ed.Brasília: UnB, 2018, v. , p. 16-371.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, I. P. A. . Ensino Fundamental: gestão democrática, projeto político-pedagógico e currículo em busca da qualidade. In: Ilma Passos Alencastro Veiga; Edileuza Fernandes Silva. (Org.). Ensino Fundamental: da LDB à BNCC. 1ed.Campinas: `Papirus, 2018, v. 1, p. 09-227.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VILLAS BOAS, B. M. F. ; SOARES, E. M. ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; OLIVEIRA, R. M. S. E. ; PEREIRA, M. S. ; LIMA, E. S. ; FERNANDES, C. O. . O planejamento no contexto escolar: Pela qualificação do trabalho docente e discente. In: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. 1ed.Campinas: Papirus, 2017, v. 1, p. 1-224.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; SOARES, E. M. ; VILLAS BOAS, B. M. F. ; PEREIRA, M. S. ; FERNANDES, C. O. ; LIMA, E. S. ; OLIVEIRA, R. M. S. E. . Organização do trabalho pedagógico na educação integral: Um campo de possibilidades formativas. In: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Avaliação: interações com a organização do trabalho pedagógico. 1ed.Campinas: Papirus, 2017, v. 1, p. 30-45.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; VILLAS BOAS, B. M. F. ; SOARES, E. M. ; PEREIRA, M. S. ; LIMA, E. S. ; VILLAS BOAS, I. F. ; FERNANDES, C. O. ; OLIVEIRA, R. M. S. E. . Coordenação pedagógica: Espaço e tempo de organização do trabalho pedagógico coletivo. In: VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. (Org.). Avaliação: articulações com o trabalho pedagógico. 1ed.Campinas: Papirus, 2017, v. 1, p. 90-115.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VILLAS BOAS, B. M. F. ; SOARES, E. R. M. ; LIMA, E. S. ; VILLAS BOAS, I. F. ; FERNANDES, C. O. ; OLIVEIRA, R. M. S. E. ; PEREIRA, M. S. ; SOARES, E. T. G. D. E. S. L. ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Articulação entre os cursos de licenciatura e a escola de educação básica: A formação dentro da escola. Avaliação: interações com o trabalho pedagógico. 1ed.Campinas: Papirus, 2017, v. 1, p. 190-206.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Desafios e possibilidades da avaliação educacional para a gestão de coordenadores pedagógicos. In: Graciele Glap; Lucimara Glap. (Org.). Políticas públicas na educação brasileira: gestão e resultados. 1ed.Curitiba (PR): Atena Editora, 2017, v. 1, p. 03-456.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Grupo tutorial: entre o proposto, o dito e o feito. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro Veiga; VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá; FERNANDES SILVA, Edileuza; MACHADO, Liliane C.. (Org.). Docência, currículo e avaliação. 1ed.Curitibia: CRV, 2017, v. 1, p. 13-310.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Grupo tutorial: uma técnica de ensino que dá voz ao estudante. In: Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Metodologia participativa e as técnicas de ensino-aprendizagem. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. 1, p. 7-246.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Limites e possibilidades da formação de gestores na educação a distancia: a experiência da Escola de Gestores. In: SANTOS, Gilberto Lacerda. (Org.). Educação a distância e gestores escolares: subsídios para avaliação de uma política pública. 1ed.Brasília: Liber Livro, 2014, v. 1, p. 9-193.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A docência na Educação Superior e as influências dos campos científicos. In: D'ÁVILLA, Cristinha Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Profissão Docente na Educação Superior. 1ed.Curitiba: CRV, 2013, v. 168, p. 1-168.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA ; PUENTES, Roberto Valdés ; XAVIER, Odiva Silva ; VIANA, C. M. Q. Q. ; LEITTINHO, Meirecele Calíope ; DAVILA, C. M. . Pós-Graduação: espaço de formação pedagógica de docentes para a Educação Superior. In: Cristina Maria d'Avila, Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Didática e docência na Educação Superior. 1ed.Campinas/SP: Papirus, 2012, v. 1, p. 7-160.
-
LIBANEO, J. C. ; SGUAREZI, N. O. ; OSORIO, A. M. N. ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; OLIVEIRA ; DAMIS, O. T. ; LONGAREZI, A. M. ; PUENTES, Roberto Valdés ; FERNANDES SILVA, Edileuza . A Didática nos Planos de Ensino: perspectivas de análise. In: Andréa Maturano Longarezi, Roberto Valdés Puentes. (Org.). Panorama da Didática: ensino, prática e pesquisa. 1ed.Campinas: Papirus, 2011, v. 1, p. 07-165.
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; VIANA, Maria Quevedo Quixadá ; TOLENTINO, Maria Antonia Honório ; BORGES, Lívia Freitas Fonseca ; FERNANDES SILVA, Edileuza . As práticas pedagógicas de professoras da educação básica: entre a imitação e a criação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. (Org.). A escola mudou. Que mude a formação de professores!. 2ªed.Campinas: Papirus, 2010, v. , p. 09-115.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; DIAS, Ana Maria Dorio ; MACHADO, Ana Maria Neto ; SÁ CARNEIRO, Cláudia Christina Bravo ; GUIMARÃES, Junia Gonçalves de Sousa ; CARNEIRO, Maria Helena da Silva ; LEITTINHO, Meirecele Calíope . Os professores do curso de Direito de uma IES privada: saberes e práticas docentes. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro;VIANA, Cleide Maria Quevedo. (Org.). Docentes para a educação superior: processos formativos. Campinas: Papirus, 2010, v. , p. 07-135.
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; XAVIER, Odiva Silva ; MARTINEZ ; FERNANDES ; OLIVEIRA ; RIOS ; CASTANHO ; MARTINS ; AMORIM ; ARAÚJO ; ROMANOWSKI ; FERNANDES SILVA, Edileuza . A aula no contexto histórico. In: Ilma Passos Alencastro Veiga. (Org.). Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. 1ªed.Campinas: Papirus, 2008, v. , p. 07-267.
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; MEURER ; SANTIAGO ; ARAÚJO ; ABDALLA ; FAGUNDES ; FERNANDES SILVA, Edileuza . A coordenação pedagógica como espaço de organização do trabalho escolar: o que temos e o que quremos. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (Org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. 2ªed.Campinas: Papirus, 2007, v. , p. 07-153.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . Expansão do ensino cívico-militar divide comunidade escolar. Correio Braziliense, Brasília - DF, 28 dez. 2020.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . Educação domiciliar deve entrar na pauta da Câmara Legislativa. Correio Braziliense, Brasília - DF, 18 jul. 2020.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . PL DO ENSINO DOMICILIAR UBERIZA A PROFISSÃO DE PROFESSOR Fonte: SINPRO-DF. Jornal do Sinpro-DF, 24 jun. 2020.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Câmara desarquiva propostas-para-ensino-do-criacionismo-nas-escolas. Revista Forum, 08 mar. 2019.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Ensino médio: menos inscrição, mais evasão. CORREIO BRAZILIENSE - DF, p. A05, 01 fev. 2018.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Apostas do ano. CORREIO BRAZILIENSE - DF, Brasília - DF, p. Z05, 11 jan. 2018.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . AGRESSÕES AO PROFESSOR ? TV JUSTIÇA. TV JUSTIÇA, 26 out. 2017.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Justiça Federal suspende regra que zera redações do ENEM por violação de direitos humanos. JORNAL DIA A DIA ON-LINE - MS, Mato Grosso Sul, 26 out. 2017.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . UnB, PROFESSORES. CNT - SP, 20 out. 2017.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FONTENELE, G. L. S. . O 3º ciclo nos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola do Distrito Federal: a escuta dos professores. In: ngresso Internacional [recurso eletrônico] : Internacionalização da Educação Básica e Superior : desafios, perspectivas e experiências, 2019, Taguatinga DF. Anais do Congresso Internacional [recurso eletrônico] : Internacionalização da Educação Básica e Superior : desafios, perspectivas e experiências, 2019. v. 1. p. 11-150.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A DIDÁTICA COMO ESPAÇO DE (TRANS)FORMAÇÃO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. In: XIX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE, 2018, Salvador. ANAIS DO XIX ENDIPE. Salvador: UFBA, 2018. v. 1.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . 'A DIDÁTICA NAS PERSPECTIVAS DE LICENCIANDOS: DA FÓRMULA MÁGICA À MEDIAÇÃO ENTRE TEORIAPRÁTICA'. In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd, 2017, São Luís - MA. Democraciaemrisco:apesquisaeapós-graduaçãoemcontextoderesistência., 2017.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . O currículo da secretaria de educação do Distrito Federal: construção coletiva. In: XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares, 2016, Recife. Anais dos XII Colóquio sobre Questões Curriculares, VIII Colóquio Luso-Brasileiro de Currículo e II Colóquio Luso-Afro-Brasileiro de Questões Curriculares Recife - Pernambuco - Brasil ANPAE: Prefixo Editorial 87987 2016. Recife: ANPAE, 2016. v. 2. p. 1-952.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Limites e possibilidades da Educação a Distância na formação de gestores. In: XVII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 2015, Olinda. Política, Avaliação e Gestão da Educação: Novos Governos, novas agendas?, 2015. v. 1.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Grupo tutorial: entre o proposto, o dito e o feito. In: VI ENFORSUP - I INTERFOR, 2015, Brasília. ?Formação, Currículo e Avaliação: Territórios referenciais para a profissão docente?, 2015. v. 1.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; PUENTES, Roberto Valdés ; AQUINO, Orlando Fernández . Ensino Superior: A aula em foco. In: XV ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais, 2010.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A prática pedagógica de professoras da educação básica: entre a criação e a imitação. In: 30 ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2007, Caxambu - MG. Anped: 30 anos de pesquisa e compromisso social. Rio de Janeiro, 2007. p. 07-325.
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Formação pedagógica de docentes universitários no contexto da pós-graduação. In: I Seminário de Investigação sobre a problemática educacional em Portugal e no Brasil, 2007, Porto. I Seminário de Investigação sobre a problemática educacional em Portugal e no Brasil. Porto, 2007.
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . A didática na formação do professor: o dito e o feito. In: Encontro de pesquisa em educação da região centro-oeste, 2006, Cuiabá-MT. Encontro de pesquisa em educação da região centro-oeste. Cuiabá: Universidade Federal de Mato Grosso, 2006. v. 1. p. 01-262.
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . A didática na formação do professor: compreendendo a sala de aula. In: II Semana da Pedagogia, IV Encontro de Pesquisa da Pós-graduação em Educação, 2006, Brasília-DF. II Semana da Pedagogia, IV Encontro de Pesquisa da Pós-graduação em Educação. Brasília: UnB, 2006.
-
VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; CARVALHO, Vera Maria de . A didática nos planos de ensino: perspectiva de inovação técnica ou edificante?. In: IV Congresso Internacional de Educação, 2005, Porto Alegre. IV Congresso Internacional de Educação. Porto Alegre: UNISINOS, 2005.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; COSTA, J. S. . As influências da relação pedagógica professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. In: XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO), 2020, Uberlândia - MG. Os Anais da XV Reunião Regional da ANPEd Centro-Oeste, 2020.
-
SILVA, EDILEUZA FERNANDES ; PEREIRA, L. R. . AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: A CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK. In: XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO), 2020, Uberlândia - MG. http://www.eventos.ufu.br/xv-anped-co, 2020.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE A TÉCNICA E A CRÍTICA. In: XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, 2019, Curitiba PR. Formação de professores: diálogos - XIV Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE. Curitiba: PR: - Editora Universitária Champagnat, 2019. v. 1. p. 275-278.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; MACHADO, L. C. ; ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Concepções e Práticas Didáticas na Educação Básica e Superior: diferentes perspectivas. In: XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2016, Cuiabá - MT. Didática e Prática de Ensino no Contexto Político Contemporâneo: cenas da educação brasileira. Cuiabá: UFMT, 2016. v. 1. p. 14-485.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro . Metodologia participativa e colaborativa: aprendizagem baseada em problemas (PBL) e grupo tutorial. In: 37ª Reunião Nacional da ANPED, 2015, Florianópolis - SC. Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Santa Catarina: Gráfica e Editora Copiart Ltda - EPP, 2015. v. 01. p. 15-415.
-
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Didática: Práticas Pedagógicas em construção. In: 32ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2009, Caxambu. Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009.
-
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Docência universitária no contexto da pós-graduação. In: III Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino, 2009, Anápolis-GO. Professor: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional, 2009.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Docência universitária no contexto da pós-graduação. In: III Encontro Estadual de Didática e Práica de Ensino, 2009, Anápolis. Professor: entre os desafios do cotidiano escolar e a realização profissional, 2009.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Bloco Inicial de Alfabetização: uma proposta para ampliação do ensino fundamental. In: 9º Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro Oeste, 2008, Taguatinga - DF. ANPED Centro-Oeste, 2008.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A aula no contexto histórico. In: XIV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre-RS. Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ENTRE A CRIAÇÃO E A IMITAÇÃO. In: 30º Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação, 2007, CAXAMBU-MG. ANPED: 30 ANOS DE PESQUISA E COMPROMISSO SOCIAL. RIO DE JANEIRO: ANPED, 2007. v. 1. p. 07-325.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SOARES, E. R. M. ; TORRES, H. R. . Collaborative research: contributions to didactic training and pedagogical work of the basic education teacher. ENSINO EM RE-VISTA , 2022.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Currículo em Movimento. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Ciclos e Semestralidade. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A Didática na formação do professor da educação básica: entre a técnica e a crítica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Histórico Geral do 3º Ciclo do ensino fundamental e da Avaliação Diagnóstica.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes Pedagógicas para o 3º Ciclo de Aprendizagens e Oficinas Práticas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Organização Escolar no 3 º Ciclo do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Organização Escolar no 3 º Ciclo do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Avaliação na Semestralidade no Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Organização Escolar no 3 º Ciclo do Ensino Fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Planejamento e organização curricular. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; ARAÚJO . A aula como espaço-tempo de produção de conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; JUNQUEIRA, Alda Marin . A interlocução da universidade com a educação básica na formação de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Oficina: Avaliação dentro da organização escolar em ciclos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Organização do Trabalho Pedagógico ? PPP/Organização curricular.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Organização escolar em ciclos para a aprendizagem.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Organização Escolar no 3 º Ciclo do Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Avaliação no Ciclo de Aprendizagem. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Gestão escolar democrática: saberes e práticas essenciais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Aulas e experiências inovadoras no âmbito da educação superior. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Metodologias ativas/participativas de ensino. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Reforma do Ensino Médio ? Forma de Organização do Ensino Médio e Semestralidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . CONJUNTURA EDUCACIONAL E PROJETO DE REFORMA DO ENSINO MÉDIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A organização Pedagógica em Ciclos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Reforma do Ensino Médio - MP 746/2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Oficina: Formação continuada na escola.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Palestra: História da Educação no Brasil.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Conjuntura educacional e projeto de reforma do ensino médio). ? SINPROEP.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Edileuza Fernandes da Silva ; FERNANDES SILVA, Edileuza . A formação continuada para dentro da profissão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Projeto Político-Pedagógico de Educação Integral: concretização do currícu. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A docência hoje. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Formação docente e diversidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A docência hoje. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Formação docente e diversidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, Edileuza Fernandes da Silva ; FERNANDES SILVA, Edileuza . Licenciaturas e perspectivas inovadoras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, Edileuza Fernandes da Silva ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; PUENTES, Roberto Valdés ; FERNANDES SILVA, Edileuza . Trabalho docente na universidade: relação entre didática geral e didáticas específicas na aula. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A aula de educação matemática: diferentes caminhos de aprendizagem. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Docência no Ensino Superior: a aula em debate. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . O papel da Didática na formação do professor da educação básica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A avaliação no contexto da organização do trabalho pedagógico. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A aula no contexto histórico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . A aula no contexto histórico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA ; FERNANDES SILVA, Edileuza ; XAVIER, Odiva Silva ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . A didática na voz dos alunos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . II Ciclo de Estudos sobre Aula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VEIGA, I. P. A. ; XAVIER, O. S. ; FERNANDES, Rosana César de Arruda . Didática na formação de educadores: relação profesor-alumno. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Avaliação Informal. Brasília: Editora IFB, 2023 (Dicionário).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Didática da Educação Superior e a formação pedagógica de docente da pós-graduação. Palmas Tocantins, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SILVA, M. A. . Apresentação do Dossiê: Gestão e trabalho pedagógico no contexto de pandemia da covid-19 2021 (Material Pedagógico).
-
SILVA, Edileuza Fernandes da Silva ; FERNANDES SILVA, Edileuza . Currículo em Movimento da Educação Básica - SEDF. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes de Avaliação Educacional: Aprendizagem, Institucional e em Larga Escala. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Orientação Pedagógica: Projeto Político-Pedagógico e Coordenação Pedagógica nas escolas. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Projeto Cidade Escola Candanga: Educação Integral. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes Pedagógicas para organização escolar do 2º Ciclo (Ensino Fundamental - Anos Iniciais). Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes Pedagógicas para organização escolar do 3º Ciclo (Ensino Fundamental - Anos Finais). Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes Operacionais da Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes Pedagógicas: Escolarização na Socioeducação. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes para a Organização do Trabalho Pedagógico na Semestralidade: Ensino Médio. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
-
FERNANDES SILVA, Edileuza . Orientações Pedagógicas da Integração da Educação Profissional com o Ensino Médio e a Educação de Jovens e Adultos2. Brasília: Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, 2014 (Material Pedagógico).
Outras produções
FERNANDES SILVA, Edileuza ; ARAUJO, L. A. ; MOULIN, M. A. L. ; WELLER, W. ; RIBEIRO , M. L. . comissão para elaboração do Projeto Pedagógico dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2024.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Núcleo Docente Estruturante Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. 2022.
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, R. C. A. ; CRUZ, S. P. S. ; NOGUEIRA, D. X. P. ; CORREA, R. A. . Comissão de Estágio da Faculdade de Educação.. 2022.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Comissão de Estágio da Faculdade de Educação.. 2021.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Coordenadora do Curso de Pedagogia Noturno (FCC).. 2021.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Coordenadora da Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA junto à Comissão de Pós-Graduação - CPG/PPGE. 2020.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Educação - UnB. 2018.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Núcleo Docente Estruturante da Faculdade de Educação - UnB. 2017.
FERNANDES SILVA, Edileuza . comissão para elaboração de proposta de estágios obrigatórios no MTC.. 2017.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Núcleo Docente Estruturante. 2016.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Conselho da Faculdade de Educação UnB. 2016.
FERNANDES SILVA, Edileuza . examine e emita parecer sobre a solicitação de recredenciamento como professor orientador do curso de Mestrado e de Doutorado em Educação, do docente Lúcio França Teles.. 2019.
FERNANDES SILVA, Edileuza . revista Retratos da Escola,. 2023.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Fórum Distrital de Educação. 2023.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Composição de Comissão para Liberações das Diárias / Passagens para 2022/2023 do Departamento de Métodos e Técnicas - FE/MTC.. 2022.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Constituir comissão consulta eleitoral para os cargos de Diretor e ViceDiretor da Faculdade de Educação.. 2022.
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SILVA, M. A. . Dossiê: Gestão educacional e trabalho pedagógico no contexto de pandemia v. 27 (2021): Revista Linhas Críticas v. 27 (jan-dez). 2021.
FERNANDES SILVA, Edileuza . XX ENDIPE ? Rio 2020. 2020.
FERNANDES SILVA, Edileuza . XX ENDIPE ? Rio 2020. 2020.
FERNANDES SILVA, Edileuza . XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. 2020.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO). 2020.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . XV Reunião Regional da ANPED Centro-Oeste (ANPED-CO). 2020.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . Revista Roteiro. 2020.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . Tudo dentro de tudo: uma experiência com a aula invertida (In-Class Flip) em um curso de pós-graduação. 2020.
FERNANDES SILVA, Edileuza ; SILVA, K. A. C. P. C. ; FREIRE, S. F. C. D. ; ZARDO, S. P. . Comissão dos Editais de Seleção para os cursos de mestrado e de doutorado acadêmico do ano de 2019 do PPGE. 2019.
FERNANDES SILVA, Edileuza . 39ª Reunião Nacional da Anped. 2019.
FERNANDES SILVA, Edileuza . 39ª Reunião Nacional da Anped. 2019.
FERNANDES SILVA, Edileuza . XIX ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO - XIX ENDIPE,. 2018.
FERNANDES SILVA, Edileuza . 8º Encontro de Imagens e Filosofia 1º Colóquio Universidade Escola sem Muros. 2018.
FERNANDES SILVA, Edileuza . O prescrito e o vivido na formação dos oficiais militares estaduais: a voz dos docentes. 2017.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Revista Educação e Filosofia. 2014.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Reflexão da Didática como Mediadora entre a Teoria e Prática Pedagógica. 2013.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Aprender didática, ensinar didática. 2010.
FERNANDES SILVA, Edileuza . Brasília que me criou: teoria e prática de mãos dadas. 2024. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . desafios da implementação e da gestão democrática da Universidade do Distrito Federal - UNDF,. 2024. (Programa de rádio ou TV/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . REVOGAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Audiência Pública Novo Ensino Médio CLDF. 2023. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERNANDES SILVA, Edileuza . NO ATO DE ENSINAR E APRENDER, A GENTE SEMPRE DESEJA QUE NOSSOS ESTUDANTES SEJAM MAIS? ? 20 DE MAIO, DIA DA PEDAGOGA E DO PEDAGOGO Fonte: SINPRO-DF. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . oitiva da CNTE no Ministério da Educação MEC. 2023. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; COSTA, A. S. F. . TV SINPRO DESTA QUARTA (21) APRESENTA PESQUISA INÉDITA SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Fonte: SINPRO-DF. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Pagos para estudar? Plano do Governo de bolsa para alunos do Ensino Médio encalhou no MEC. 2023. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Ano letivo começa na segunda-feira com 8 mil alunos vão estudar longe de casa. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Especialistas analisam alta em casos de violência em escolas do DF. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Plano de urgência Paz nas Escolas. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Distrito Federal tem média de 5 casos de violência por dia em escolas. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . TV SINPRO DEBATE A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS DO DF Fonte: SINPRO-DF. 2022.
SILVA, EDILEUZA FERNANDES . Gestão cívico-militar em escolas continua gerando polêmica. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Autoavaliação docente: incentivo ao aprimoramento constante. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . A pandemia agravou o que já era um drama na educação básica. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; DEMO, P. . Ensino remoto para todos. Qualidade para quem?. 2021. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Competências que vão guiar o aprendizado A nova Base Nacional Comum Curricular entra em vigor neste ano e é grande desafio. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Educação Domiciliar em pauta. 2020. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Comissão Geral Gestão Democrática. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Censo Escolar revela que escolas receberam 48,5 milhões de matrículas em 2018. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Cinco pilares para impulsionar o ensino. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Violência nas escolas brasileira. 2019. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Escolas cobram gestão mais democrática. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Ensino médio: menos inscrição, mais evasão. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . VIDA ESCOLAR. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Mudanças no ENEM. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Agressão ao professor. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Metade dos alunos de pedagogia ou licenciaturas não concluem o curso por conta da violência nas escolas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Resultado Enem 2016 Saiu Hoje. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Fim do trabalho infantil e educação de qualidade devem andar de mãos dadas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERNANDES SILVA, Edileuza . AGRESSÕES AO PROFESSOR. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Metade dos alunos de pedagogia ou licenciaturas não concluem o curso por conta da violência nas escolas. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Resultado Enem 2016 Saiu Hoje. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Sessão solene em comemoração aos 40 anos do Programa de Altas Habilidades. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Educadora da UnB: reforma é imposta e feita para adequar currículos ao Enem. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Audiência Pública na Câmara Legislativa do DF: O papel dos professores e professoras de educação física no processo de formação humana. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Viralizando Saberes. 2020; Tema: Currículo em Movimento e as mudanças na educação pós-pandemia. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Edtch Meetup Live. 2020; Tema: As escolas no pós-coronavírus. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Plano de Volta às aulas na rede pública e o direito à educação. 2020; Tema: Pandemia coronavírus e a volta às aulas. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Plano de Volta às aulas na rede pública e o direito à educação. 2020; Tema: Plano de Volta às aulas na rede pública e o direito à educação. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Reunião pública remota. 2020; Tema: Os rumos da educação pública em tempos de pandemia. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Desafios para a educação impostos para o pós-pandemia. 2020; Tema: Desafios para a educação impostos para o pós-pandemia. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . CORREIO BRAZILIENSE - DF. 2018; Tema: Apostas do ano. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . CORREIO BRAZILIENSE - DF. 2018; Tema: Ensino médio: menos inscrição, mais evasão. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . TV JUSTIÇA. 2017; Tema: AGRESSÕES AO PROFESSOR. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . CNT - SP Programa: CNT JORNAL. 2017; Tema: UNB PROFESSOR. (Site).
FERNANDES SILVA, Edileuza . SBT BRASIL. 2017; Tema: Resultado Enem 2016 Saiu Hoje. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . BRASIL 247. 2017; Tema: Fim do trabalho infantil e educação de qualidade devem andar de mãos dadas. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . CNT - SP. 2017; Tema: UNB PROFESSOR. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . MINUTO NORDESTE. 2017; Tema: ENEM. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . BOL NOTÍCIAS. 2016; Tema: Educadora da UnB: reforma é imposta e feita para adequar currículos ao Enem. (Rede social).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Rede Virtual Ideias na Mesa 5º Hangout 2014. 2014; Tema: Ensino por competências - a motivação como foco. (Fórum).
FERNANDES SILVA, Edileuza . A escola pública tem qualidade?. 2023. (podcast).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VILLAS BOAS, B. M. F. ; SOARES, E. R. M. ; FERNANDES, R. C. A. ; OLIVEIRA, R. M. S. E. ; SOARES, S. L. ; DIAS, E. T. G. . Coordenação pedagógica: espaço e tempo de organização do trabalho pedagógico coletivo. 2022. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - obra pedagógica).
FERNANDES SILVA, Edileuza . XX Endipe Rio de Janeiro. 2021. (avaliador ad hoc da Roteiro).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Revista Roteiro. 2020. (avaliador ad hoc da Roteiro).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; VILLAS BOAS, B. M. F. . A aula e as técnicas didáticas. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; FERNANDES, Rosana César de Arruda ; SOARES, E. M. . Orientações Pedagógicas: Projeto político-pedagógico e coordenação pedagógicas nas escolas. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação teórico-metodológico).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Diretrizes de Avaliação Educacional: aprendizagem; institucional e em larga escala. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material de orientação teórico-metodológico).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Currículo em Movimento da Educação Básica. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Diretriz Curricular da Rede Pública de Ensino do DF).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Gestão Escolar: desafios e possibilidades de um processo em construção nas escolas públicas do Recanto das Emas. 2010. .
FERNANDES SILVA, Edileuza . Formação Continuada dos professores atuantes nas Oficinas Pedagógicas. 2010. .
FERNANDES SILVA, Edileuza . Oficina sobre organização didática da aula na educação básica. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Docência no ensino superior: a aula em debate. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . A aula na educação básica: desafios e possibilidades. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Experiências de ensino bem sucedidas. 2010. .
FERNANDES SILVA, Edileuza . A avaliação no contexto do trabalho pedagógico. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . A PROVA COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . O ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS E A AVALIAÇÃO FORMATIVA NO CONTEXTO DO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . AVALIAÇÃO FORMATIVA NO BIA. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Formação continuada no Bloco Inicial de Alfabetização. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Desafios e conquistas na avaliação formativa. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . Seminário de Gestão Pedagógica: o projeto político-pedagógico: uma construção coletiva possível. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FERNANDES SILVA, Edileuza . PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO À GESTÃO COMPARTILHADA. 2007. .
FERNANDES SILVA, Edileuza . A ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. 2007. .
FERNANDES SILVA, Edileuza . A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: TRAÇANDO OS RUMOS DO BLOCO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO. 2006. .
FERNANDES SILVA, Edileuza ; TOLENTINO, Maria Antonia Honório ; COSTA, Beatriz Oliveira ; SALLES, Bernadette de Castro . Proposta Pedagógica do Bloco Inicial de Alfabetização. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
FERNANDES SILVA, Edileuza ; QUEIROZ, Nádia Maria de . Secretaria de Educação do Distrito Federal Professor nível 1. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Projetos de pesquisa
-
2021 - Atual
vinculado ao projeto guarda-chuva MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO CONTEXTO NACIONAL E DISTRITAL: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO, Descrição: Trata-se de uma pesquisa científica em Educação desenvolvida pelo Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Organismos Internacionais, Gestão e Política para Educação Básica (Águia), liderado pela professora Maria Abádia da Silva; e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa: Docência, Didática e Trabalho Pedagógico na Educação Básica e Superior (Prodocência), liderado pela professora Edileuza Fernandes Silva. Os Grupos são certificados pelo Diretório de Pesquisa do CNPq e situados no Programa de Pós Graduação em Educação ? (PPGE) da Faculdade de Educação UnB.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (1) . , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Coordenador / Maria Abádia da Silva - Integrante / Guilherme de Oliveira Lomba Serafim - Integrante / Afrânio de Sousa Barros - Integrante / Janyla Martins de Sousa - Integrante / Rhaíssa Sheri Freire de Souza Rocha - Integrante / Neusa Rego Ferreira - Integrante / Magna Estefânia Souza Tavares - Integrante / Luciene Forte Barreto - Integrante / Stela de Sousa Ramos - Integrante., Número de produções C, T & A: 4
-
2017 - 2020
vinculado ao projeto guarda-chuva - Formação docente e trabalho pedagógico na educação básica e na superior: desafios e perspectivas atuais, Descrição: O projeto de pesquisa FORMAÇÃO DOCENTE E TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ATUAIS integra as atividades do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Marxismo e Formação de Docentes - MarxEduca. O projeto objetiva analisar as relações entre a didática concebida e a vivida nos cursos de licenciaturas da Universidade de Brasília e suas implicações para o trabalho docente e para a organização do trabalho pedagógico na escola básica. Espera-se com essa pesquisa contribuir com a consolidação da área de Didática como campo de pesquisa e produção de conhecimentos teórico-práticos acerca de seu objeto - o ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Coordenador / ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - Integrante / Guilherme Pamplona Beltrão Luna - Integrante / Henrique Rodrigues Torres - Integrante / Rosana César de Arruda Fernandes - Integrante / LETÍCIA CARDOSO MARQUES - Integrante / Karina Fares Barreto Nunes - Integrante / Guilherme de Oliveira Lomba Serafim - Integrante / Danielle Mendonça Sousa Ferreira - Integrante / Claudimary Pires da Silva - Integrante / Gilcéia Leite dos Santos Fontenele. - Integrante / Débora Gonçalves de Bastos - Integrante / Juliana de Souza Costa - Integrante / Lais Rodrigues Pereira - Integrante.
-
2017 - Atual
Estudo dos impactos das articulações interdisciplinares nas interfaces: universidade, escola e formação de professores, Descrição: O Projeto de pesquisa será desenvolvido por professoras e estudantes do curso de Graduação em Pedagogia, demais Licenciaturas e da Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB) a partir de dois eixos articuladores: 1) Organização do trabalho pedagógico e didático-metodológico e 2) Narrativas, Alfabetização e Multiletramentos e realização de oficinas propostas em escolas parceiras localizadas na Região Administrativa Recanto das Emas- DF; CED 104, CEF 801 e CEF 802. Por meio da realização de oficinas narrativas de caráter formativo e reflexivo, o objetivo deste estudo é compreender a contribuição a contribuição das oficinas interdisciplinares e integradas para o desenvolvimento profissional dos educadores que atuam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e na formação dos estudantes da Faculdade de Educação em um processo de articulação da Universidade e Escola, teoria e prática, tendo a escola como lócus de formação. A perspectiva é também construir comunidade de aprendizagem em um processo de interação entre a UnB e a escola básica da rede pública de ensino do Distrito Federal, para fomentar a formação continuada no lócus da escola, de profissionais da educação, que cotidianamente enfrentam o desafio de organizar o trabalho pedagógico contemplando a diversidade e a pluralidade dos estudantes e professores. O trabalho com oficinas narrativas proposto visa compreender também quais os impactos da alfabetização nas perspectivas dos letramentos linguísticos, científicos e tecnológicos nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental de instituições escolares vinculadas à rede pública de ensino do Distrito Federal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Coordenador / Andrea Cristina Versuti - Integrante / Paula Gomes de Oliveira - Integrante / Graciella Watanabe - Integrante.
-
2017 - Atual
Projeto Guarda-chuva FORMAÇÃO DOCENTE E TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, Descrição: O projeto é desenvolvido pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico PRODOCÊNCIA, certificado pela Universidade de Brasília e cadastrado no CNPq. O Grupo reúne professoras pesquisadoras da Linha de Pesquisa - Profissão Docente, Currículo e Avaliação da Pós-graduação e da área de Didática, Currículo e Avaliação do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), graduandos, mestrandos e doutorandos, além de profissionais da educação básica de outras instituições.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Coordenador / FERNANDES, Rosana César de Arruda - Integrante / Henrique Rodrigues Torres - Integrante / Enílvia R. Morato Soares - Integrante / Luciene Forte Barreto - Integrante / Maria Alessandra Lima Moulin - Integrante / Lívia Gonçalves de Oliveira - Integrante / Cecille Gabrielle Dias de Oliveira Santos - Integrante / Renata Esteves Lobato - Integrante / Guilherme Augusto da Silva Ferreira - Integrante / Morgana Tetzner Agum - Integrante / Railma Aparecida Cardoso Marinho - Integrante.
-
2015 - 2018
A AULA COMO ESPAÇO-TEMPO DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA: UM VÍNCULO DE DEPENDÊNCIA OU LIBERTADOR?, Descrição: A pesquisa considera a natureza da aula, que consiste na construção e reconstrução crítica, criativa e permanente dos modos de pensar, sentir e agir dos estudantes, exige questionar profundamente a relação pedagógica conservadora de cunho dominador e autoritário a qual é frequentemente obstáculo ao desenvolvimento autônomo, criativo e diversificado dos estudantes. A questão geradora e o objetivo geral são: A relação pedagógica desenvolvida em sala de aula/laboratórios aula é um vínculo de dependência, ou ao contrário, um vínculo libertador? Compreender se a relação pedagógica desenvolvida em aula ocorre sala de aula/laboratórios como um vínculo de dependência ou um vínculo libertador. As questões específicas são: 1- Quais as concepções de relação pedagógica dos docentes e estudantes de 1º e 2º períodos de sete cursos de graduação? 2- De que modo os docentes desenvolvem a relação pedagógica com seus estudantes? 3- Como os estudantes do 1º e 2º períodos de sete cursos de graduação percebem a relação pedagógica? 4- Quais as influências da relação pedagógica sobre a qualidade de ensino o processo de ensino-aprendizagem? Objetivos específicos 1- Analisar as concepções de relação pedagógica dos docentes e estudantes do 1º e 2º períodos de sete cursos de graduação. 2- Analisar o modo como os docentes desenvolvem a relação pedagógica com os estudantes? 3- Analisar as percepções dos estudantes do 1º e 2º períodos de sete cursos de graduação quanto a relação pedagógica. 4- Discutir as influências decorrentes da relação pedagógica sobre o processo de ensino-aprendizagem. a qualidade de ensino.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Integrante / ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - Coordenador / FERNANDES, Rosana César de Arruda - Integrante / Maria Helena Viana de Souza - Integrante / 4- Magda Verçosa C. Branco - Integrante / 7- Mara Lúcia Castilho - Integrante.
-
2012 - 2014
Aprendizagem Baseada em Problemas (Problems Based Learning - PBL): Alternativa pedagógica para a constituição e desenvolvimento do currículo e da docência na educação superior, na área de medicina., Descrição: O estudo sobre a estruturação e desenvolvimento do currículo e da docência no campo científico da medicina, sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas, está ligado aos Grupos de Pesquisa sobre Formação de Profissionais, da Universidade de Brasília (UnB), e Profissão Docente e Práxis Educativa, do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), a fim de refletir sobre Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): alternativa pedagógica para a constituição e desenvolvimento do currículo e da docência na educação superior, na área de medicina.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Integrante / ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - Coordenador / FERNANDES, Rosana César de Arruda - Integrante., Financiador(es): Cnpq - Cooperação.
-
2009 - 2012
Docência na educação superior e desenvolvimento profissional, Descrição: Objetiva refletir sobre as possibilidades e limites dos programas de desenvolvimento profissional, numa perspectiva institucional, para o exercício da docência na educação superior.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Integrante / VEIGA, Ilma Passos Alencastro - Coordenador / FERNANDES, Rosana César de Arruda - Integrante.
-
2005 - 2009
O papel da didática na formação do professor da Educação Básica e Superior, Descrição: O projeto teve financiamento do CNPq, foi coordenado pela Professora Doutra Ilma Passos Alencastro Veiga e investigou o papel da didática na formação do professor da Educação Básica e Superior em cursos de uma IES privada e uma universidade pública, além do curso de pós-graduação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edileuza Fernandes da Silva - Integrante / ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA - Coordenador / XAVIER, Odiva Silva - Integrante / ELSA GUIMARÃES OLIVEIRA - Integrante / Olga Teixeira Damis - Integrante / Aldeci Cacique Calixto - Integrante / Dayane Garcia de Oliveira - Integrante / Lúcia de Fátima Valente - Integrante / Maria Simone Ferraz Pereira - Integrante / Monica Luiz de Lima Ribeiro - Integrante / Olenir Maria Mendes - Integrante.
Prêmios
2019
Moção de Louvor Personagem da Educação do Distrito Federal, Câmara Legislativa do Distrito Federal.
2018
PARCEIRA (O) DA IMPRENSA, Secretaria de comunicação da Universidade de Brasília.
2016
Certificado de Reconhecimento, Câmara Legislativa do Distrito federal - CLDF.
2013
Menção Honrosa, Associação das Mulheres para a Paz Mundial - UNICEF.
2012
Moção de Louvor, Câmara Legislativa do Distrito Federal - CLDF.
2006
Prêmio ao Professor 2006, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. , Universidade de Brasília (UnB), Asa Norte, 70910900 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 31076157
Experiência profissional
2016 - Atual
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora ministrando a Disciplina Didática Fundamental no Departamento de Métodos e Técnicas.
2014 - 2015
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista
Outras informações:
Professora responsável pela disciplina: Avaliação Educacional no Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica - Escola de Gestores, ofertado pela FUB em parceria com o MEC/SEB.
2010 - 2011
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações:
Professora responsável pela disciplina: Fundamentos do Direito à Educação (60h) no Curso de Especialização em Gestão Escolar - Escola de Gestores, ofertado pelo MEC em parceria com o MEC/SEB.
Atividades
-
02/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
-
02/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Didática Fundamental
2014 - Atual
Universidade Aberta do BrasilVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista
Outras informações:
Professora responsável pela Disciplina Avaliação Educacional no Curso de Pós-Graduação strictu-sensu em nível de especialização em Coordenação Pedagógica.
2012 - 2012
Faculdade LSVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora no Curso de graduação Biologia e Pós-Graduação
2005 - 2006
Centro de Ensino Unificado de BrasíliaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor D - Didática Geral, Gestão, Estágio, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora das disciplinas: Didática Geral no Curso de Licenciatura em Matemática. Estágio Supervisionado, Gestão e Metodologia de Ciências no Curso de Pedagogia.
2012 - 2014
Centro Universitário de Brasília, UniCEUBVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: sem enquadramento funcional, Carga horária: 0
2013 - Atual
CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERALVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
Outras informações:
Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho de Educação do Distrito Federal
1986 - 2015
Secretaria de Estado de Educação do Distrito FederalVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Você é Edileuza Fernandes da Silva?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edileuza Fernandes da Silva e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?