Luciano Queiroz de Araújo Júnior

Doutorando (início: 2016) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde desenvolve a pesquisa "Identifição e análise das tendências de mudanças na Gestão da Qualidade: Perspectivas de empresas industriais de grande porte" Mestre (2013 à 2015) em Engenharia de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolveu a pesquisa "Aplicação do planejamento do experimentos no processo de desenvolvimento de produtos: pesquisa em uma sorveteria artesanal" Engenheiro de Produção (2008 à 2012) formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde desenvolveu o trabalho de conclusão de curso "Um estudo de caso etnográfico sobre o sistema de Gestão de Qualidade de uma Organização do Sistema Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais (SINDAE)" No segundo semestre de 2015, atuou como professor substituto do Departamento de Engenharia Têxtil da UFRN, onde lecionou disciplinas de Logística, Gestão da Produção e Projetos, Ergonomia e Gestão Ambiental. Durante os anos de 2013 até o primeiro semestre de 2015 foi professor substituto do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN, onde lecionou disciplinas de Engenharia da Qualidade, Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão da Qualidade Total, Estatística para Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional, Gestão de Sistema da Produção II, Estratégia de Produção e Introdução a Engenharia de Produção . Na graduação atuou no Movimento Empresa Júnior (MEJ) sendo co-fundador da Produtiva Júnior - Empresa Júnior do curso de Engenharia de Produção da UFRN, onde exerceu os cargos de Diretor de Marketing e Diretor de Qualidade; ainda no MEJ foi co-fundador da RN Júnior - Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte, onde exerceu os cargos de Diretor Presidente e Presidente do Conselho. Por fim foi conselheiro estratégico no ano de 2011 da Brasil Júnior - Confederação Brasileira de Empresas Juniores. Paralelamente atuou como bolsista ITI no projeto de pesquisa do CNPq intitulado "Implementação e Integração de Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional em Organização Governamental do Sistema Nacional de Desenvolvimento de Atividades Espaciais", atuando principalmente na área da Qualidade. Na área de Gestão da Qualidade tem cursos de interpretação da norma ISO 9001:2008 e da ISO 19011:2012 (Interpretação para Auditoria de Sistemas de Gestão de Qualidade e Meio Ambiente), além de ter atuado como avaliador do Prêmio de competitividade de Micro e Pequenas Empresas (MPE) Brasil no Rio Grande do Norte e examinador de Qualidade no Prêmio Paraibano de Qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Engenharia de Produção

2016 - Atual

Universidade Federal de São Carlos
Título: IDENTIFICAÇÃO DAS TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS NA GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS INDUSTRIAIS DE GRANDE PORTE,
Orientador: José Carlos de Toledo
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Engenharias

Mestrado em Engenharia de Produção

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS NO PROCESSO DEDESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS: PESQUISA EM UMA SORVETERIA ARTESANAL,Ano de Obtenção: 2015
Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Planejamento de Experimentos; Desenvolvimento de Produtos; Gestão da Inovação; Sorvete Artesanal; Suplemento Alimentar.Grande área: EngenhariasSetores de atividade: Alimentação.

Graduação em engenharia de produção

2008 - 2012

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ESPACIAIS (SINDAE)
Orientador: Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Anylogic. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Formacao de Examinadores de Qualidade. (Carga horária: 8h). , Premio Paraibano de Qualidade, PPQ, Brasil.

2014 - 2014

Capacitação Avaliadores Voluntários do MPE BRASIL. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal, SEBRAE/RN, Brasil.

2013 - 2013

Capacitação Avaliadores Voluntários do MPE BRASIL. (Carga horária: 20h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Natal, SEBRAE/RN, Brasil.

2013 - 2013

Sistema de Gestão Integrado: Requisitos. (Carga horária: 20h). , Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, CLBI, Brasil.

2012 - 2012

Auditoria interna da Qualidade - Diretrizes. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.

2011 - 2011

Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos. (Carga horária: 16h). , Associação Brasileira de Normas Técnicas - Sede, ABNT/RJ, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Aprendendo o software STATISTICA. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2010 - 2010

Excel Avançado com VBA. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; Minashe Maria Selvam ; Arthur Barbosa Silva . DESTINE 2011 - Desafios, Transformações e Inovação no Nordeste. 2011. (Outro).

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; Arthur Barbosa Silva ; Minashe Maria Selvam . Seminário: Empresas Juniores da UFRN - Consolidação e Avanços. 2010. (Outro).

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; Arthur Barbosa Silva ; Danilo Miller ; Débora Saraiva Ramos ; Fabíola Negreiros de Oliveira ; Minashe Maria Selvam ; Samuel Gondim . II WORKSHOP PRODUTIVA JÚNIOR ? INOVAÇÃO: CAMINHOS PARA A VANTAGEM COMPETITIVA. 2010. (Outro).

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . V Semana de Engenharia de Produção 2010. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Reunião do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - Seção Nordeste. 2013. (Encontro).

ENEJ - Encontro Nacional de Empresas Juniores. 2010. (Encontro).

ESEJ - Encontro Sul Brasileiro de Empresas Juniores. 2010. (Encontro).

ENEGEP. A importância da Empresa Júnior para a Formação do Engenheiro de Produção. 2009. (Congresso).

II Semana de Engenharia de Produção UFRN.A importância da Empresa Júnior para a Formação do Engenheiro de Produção. 2009. (Simpósio).

SeproNE - Simpósio de Engenharia de Produção do Nordeste. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Taís Pereira de Carvalho

CARVALHO, F. G.; SOUZA, D. M. O.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.. Diagnostico Organizacional de Tres Empresas Juniores: Uma avaliacao do Modelo de Excelencia em Gestao. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Victor Araujo Alho

SOUZA, D. M. O.; CARVALHO, F. G.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; Samuel Gondim. ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DOS FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO DE STARTUPS ACELERADAS PELA MANDACA.RU. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tatiane Emanuele Brito de Oliveira

HEKIS, H. R.; ARAMAYO, J. L. S.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; CAMPOS, M. C.. UMA METODOLOGIA DE UTILIZAÇÃO DO GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO EM UMA EMPRESA VAREJISTA LOCALIZADA NO RIO GRANDE DO NORTE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lívia Mariana Lopes de Souza Torres

DIAS, D. A.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; SANTOS, S. R.; PERALES, W. J. S.. MELHORIA DA EFICIÊNCIA DE PROCESSOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO DE EMISSÃO DE CARTEIRAS DE TRABALHO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ana Karolina Bezerra Lima

SOUZA, D. M. O.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; SANTOS, S. R.. IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA TOYOTA DE PRODUÇÃO EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Bárbara Vaz Ferreira

SOUZA, D. M. O.; CARVALHO, F. G.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.. IMPACTO DA ESTRATÉGIA NO SUCESSO DE EMPRESAS DO SETOR BANCÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO ATRAVÉS DE INDICADORES-CHAVE DE DESEMPENHO. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Amanda Amorim Andrade

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; CAMPOS, M. C.; MEDEIROS, V. R. F.. ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUE DE INSUMOS EM UMA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Átilo De Carvalho da Silva

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MEDEIROS, O. M.; MEDEIROS, V. R. F.. A TERCEIRIZAÇÃO ILÍCITA E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O TRABALHADOR: UM ESTUDO DE CASO A CERCA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO EM TRÊS EMPRESAS TERCEIRIZADAS ATUANTES NO RIO GRANDE DO NORTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Ivo Freire de Araújo Filho

SOUZA, I. A.; ARAMAYO, J. L. S.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MEDEIROS, O. M.. Análise de Impacto de um Melhor Gerenciamento de Recursos e Processo numa Empresa do Ramo da Construção Civil. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Aretha Fernandes Monte de Souza

CARVALHO, F. G.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MEDEIROS, O. M.; SANTOS, S. R.. PROPOSTA DE UM MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUES: Uma pesquisa-ação em uma empresa do setor varejista. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: NATÁLIA PEREIRA FRANÇA VIEIRA

SOUZA, D. M. O.; CARVALHO, F. G.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MEDEIROS, V. R. F.. ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS PROCESSOS DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO: PESQUISA-AÇÃO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Iáskara Dayse Linhares de Araújo Nóbrega

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; SANTOS, S. R.; PERALES, W. J. S.. A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA NA PERCEPÇÃO DOS AUDITADOS. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Tiago da Silva Nunes

ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MEDEIROS, O. M.; MEDEIROS, V. R. F.. Analise dos riscos ambientais em uma indústria de embalagens localizada no estado do Rio Grande do Norte.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Jéssica Couto Carvalho de Oliveira Gaudêncio

SOUZA, D. M. O.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; SANTOS, S. R.. PROPOSTA DE SISTEMA DE WORKFLOW PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: Uma pesquisa-ação em uma empresa do setor de distribuição de energia elétrica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: EMILLE DE OLIVEIRA MENESES

SOUZA, D. M. O.; CARVALHO, F. G.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.. ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA DE QUALIDADE DENTRO DE UMA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE CAMARÃO. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Larissa Rodrigues Cortez

DANTAS, A. S.; FRANCISCO, C. A. C.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; PERALES, W. J. S.. USO DA SIMULAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: Uma abordagem para diagnóstico de processos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Lucas Rodrigues Rêgo

FRANCISCO, C. A. C.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; GONZALES, M. O. A.. DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO DE NEGÓCIOS PARA UMA CERVEJARIA ARTESANAL EM NATAL/RN. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Deyvson Lincoln de Oliveira Xavier Jardim

HEKIS, H. R.ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MEDEIROS, V. R. F.. APLICAÇÃO DO CICLO DMAIC PARA REDUÇÃO DO NÚMERO DE RÓTULOS VAZIOS NOS PRODUTOS ENVIADOS POR UMA EMPRESA DE DOCES DO RIO GRANDE DO NORTE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Rafaela Cristina Marques da Silva

ARAMAYO, J. L. S.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MEDEIROS, V. R. F.. O CUSTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA OBRA RESIDENCIAL VERTICAL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: RAFAEL HUETE DA MOTTA

MEDEIROS, O. M.;ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; DANTAS, M. E. F.. PROPOSTA DE UM MODELO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO: estudo de caso em uma empresa de fretamento de ônibus em Natal/RN. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Minashe Maria Selvam

QUEIROZ, F. C. B. P.ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.QUEIROZ, J. V.. MÉTODO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Proposição de modelo e aplicação por meio de um jogo empresarial. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Diego Derick Oliveira de Medeiros

HEKIS, H. R.ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.; MOURA, L. C. M. A.. A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE PRODUTIVIDADE PARA GESTÃO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: TUÍRA MORAIS AVELINO PINHEIRO

QUEIROZ, F. C. B. P.ARAÚJO JÚNIOR, L. Q.QUEIROZ, J. V.. AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADA EM SERVIÇOS: O estudo do controle de falhas na arrumação de quartos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Alfredo Colenci Neto

COLENCI NETO, Alfredo. GESTÃO TECNOLÓGICA DA QUALIDADE: ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS DE MUDANÇAS DA GESTÃO DA QUALIDADE DENTRO DO CONTEXTO DA INDÚSTRIA 4.0. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos.

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

QUEIROZ, F.C.B.P.QUEIROZ, J. V.FURUKAVA, M.MARQUES, E. L.; ASSIS, C. F.. A aplicação do planejamento de experimentos no processo de desenvolvimento de produtos: pesquisa em uma sorveteria artesanal. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

DE ASSIS, C. F.;MARQUES, E. L.QUEIROZ, F. C. B. P.QUEIROZ, J. V.FURUKAVA, M.. Aplicação Do Planejamento De Experimentos No Processo De desenvolvimento De Produtos: Pesquisa Em Uma Sorveteria Artesanal. 2015 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

QUEIROZ, F. C. B. P.FURUKAVA, M.QUEIROZ, J. V.; VIVACQUA, C. A.. Aplicação do design of experiments (planejamento de experimentos) no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma sorveteria artesanal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

CELESTINO, J. E. M.QUEIROZ, F. C. B. P.; CARVALHO, F. G.. Sistema de Gestão da Qualidade: um estudo de caso em uma organização do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Eduardo Lopes Marques

QUEIROZ, F. C. B. P.QUEIROZ, J. V.; ASSIS, C. F.; FURUKAVA, M.;MARQUES, E. L.. Aplicação do Planejamento de Experimentos no Processo de Desenvolvimento de Produtos: Pesquisa em uma sorveteria artesanal. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Joyce Elanne Mateus Celestino

QUEIROZ, F. C. B. P.CELESTINO, J. E. M.; CARVALHO, F. G.. Sistema de Gestão da Qualidade: um estudo de caso em organização do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Cristiane Fernandes de Assis

ASSIS, C. F.; QUEIROZ, F. C. B. P.; QUEIROZ, J. V.; FURUKAVA, M.; MARQUES, E. L.. Aplicação do planejamento de experimentos no processo de desenvolvimento de produtos: pesquisa em uma sorveteria artesanal. 2015. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Marciano Furukava

QUEIROZ, F. C. B. P.; VIVACQUA, C. A.;Queiroz, J. V.FURUKAVA, M.. Aplicação do design of experiments (planejamento de experimentos) no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma sorveteria artesanal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Jamerson Viegas Queiroz

QUEIROZ, J. V.QUEIROZ, F. C. B. P.MARQUES, E. L.FURUKAVA,M.; ASSIS, C. F.. Aplicação do planejamento de experimento no processo desenvolvimento de produtos: Pesquisa em uma sorveteria artesanal. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção da UFRN.

Jamerson Viegas Queiroz

QUEIROZ, F. C. B. P.QUEIROZ, J. V.FURUKAVA,M.; VIVACQUA, C. A.. Aplicação do desing of experiments (planejamento de experimentos) no desenvolvimento de produtos: estudo de caso em uma sorveteria artesanal. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pó-Graduação em Engenharia de Produção) - Programa de Pós-graduação de Engenharia de Produção da UFRN.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Lívia Mariana Lopes de Souza Torres

MELHORIA DA EFICIÊNCIA DE PROCESSOS PÚBLICOS: UM ESTUDO DE CASO DE EMISSÃO DE CARTEIRAS DE TRABALHO; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

DEYVSON LINCOLN DE OLIVEIRA XAVIER

APLICAÇÃO DO CICLO DMAIC PARA REDUÇÃO DO NÚMERO DE RÓTULOS VAZIOS NOS PRODUTOS ENVIADOS POR UMA EMPRESA DE DOCES DO RIO GRANDE DO NORTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Rafaela Cristina Marques da Silva

O CUSTO DA SEGURANÇA DO TRABALHO EM UMA OBRA VERTICAL; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Amanda Amorim Andrade

ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUE DE INSUMOS EM UMA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO E GÁS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

NATÁLIA PEREIRA DE FRANÇA VIEIRA

ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE GESTÃO DOS PROCESSOS DA ATIVIDADE DE PRODUÇÃO: PESQUISA-AÇÃO EM UMA EMPRESA DE CONFECÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Jéssica Couto Carvalho de Oliveira Gaudêncio

PROPOSTA DE SISTEMA DE WORKFLOW PARA GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA PESQUISA-AÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Isadora Rebeca Andrade de Souza

PROPOSIÇÃO DE UMA METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE ESTOQUE: PESQUISA-AÇÃO EM UMA EMPRESA DE FABRICAÇÃO DE ESQUADRIAS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Larissa Rodrigues Cortez

USO DA SIMULAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: UMA ABORDAGEM PARA DIAGNÓSTICO DE PROCESSOS; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Aretha Fernandes Monte de Souza

PROPOSTA DE UM MODELO DE GESTÃO DE ESTOQUE: UMA PESQUISA-AÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR VAREJISTA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Diego Derick Oliveira de Medeiros

A UTILIZAÇÃO DE INDICADORES DE PRODUTIVIDADE PARA GESTÃO DE PRODUÇÃO EM UMA EMPRESA DO SETOR ALIMENTÍCIO; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Luciano Queiroz de Araújo Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Aplicação das técnicas de planejamento de experimentos: multi-casos na cadeia de produção do setor têxtil no estado do RN; ; 2013; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz;

Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Sistema de Gestão da Qualidade: um estudo de caso em uma organização do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE); 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz;

Jamerson Viegas Queiroz

Aplicação das técnicas de planejamento de experimentos: multi-casos na cadeia de produção do setor têxtil no estado do RN; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Jamerson Viegas Queiroz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PICCIRILLO, ISABELA NETO ; ALMEIDA, LUIS FERNANDO M. DE ; ARAÚJO, LUCIANO QUEIROZ DE ; SILVA, SERGIO LUIS DA . Design Structure Matrix and Project Management: bibliometric analysis. Product Management & Development , v. 15, p. 86-91, 2017.

  • CICCARELLI, C. D. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, J. V. ; LIMA, J. C. F . Modelagem e formatação de franquias. ESPACIOS (CARACAS) , v. 37, p. 1-5, 2016.

  • ARAÚJO JÚNIOR, LUCIANO QUEIROZ DE ; ACUÑA, GIOCONDA SUNCION ; PARAGUASSU, ALICE DE MACEDO ; OLIVEIRA, LUIS FILIPE AZEVEDO DE ; QUEIROZ, JAMERSON VIEGAS ; QUEIROZ, FERNANDA CRISTINA BARBOSA PEREIRA . Análise das estratégias ambientais como suporte para avaliação econômico-financeira das empresas do setor energético do índice de sustentabilidade empresarial - ISE. Revista Produção Online , v. 14, p. 1452, 2014.

  • BORGES, T. M. D. ; AGRA NETO, J. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, J. V. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; STRAUH, F. R. ; LIMA, N. C. ; SILVA, C. L. . Strategy Analysis of the Biggest World Supermarkets With Open Capital and Which Act in the Brazilian Market. Chinese Business Review , v. 13, p. 333-346, 2014.

  • CICCARELLI, C. D. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . Planejamento para estruturação de franquias. 1. ed. Porto Alegre: 127, 2016. 127p .

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Planejamento de experimentos no processo de desenvolvimento de produtos. 1. ed. Porto Alegre: Revolução, 2016. v. 1. 140p .

  • DANTAS, M. G. ; SANTOS, M. A. T. ; CELESTINO, J. E. M. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . Sistemas de Gestão: relevância para o CLBI. Revista Lançador Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, 01 dez. 2011.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; TOLEDO, J. C. . DESAFIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE NO CONTEXTO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: XXIV Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru. Anais do XXIV SIMPEP, 2017.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; COMPARINI, A. . PENSAMENTO ESTATÍSTICO COMO FERRAMENTA DE SUPORTE À GESTÃO ORGANIZACIONAL: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: XXIV Simpósio de Engenharia de Produção, 2017, Bauru. Anais do XXIV SIMPEP, 2017.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; ASSIS, C. F. ; AZEVEDO, W. M. ; QUEIROZ, J. V. ; FURUKAVA, M. . Applying Design of Experiments in Product Development Process. In: International Conference on Quality Engineering and Management, 2016, Guimarães / Portugal. Proceedings book of the 2nd International Conference on Quality Engineering and Management, 2016. p. 218-238.

  • SILVA, J. M. C. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . ANÁLISE DO PERFIL EMPREENDEDOR DAS EMPRESAS JUNIORES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. In: XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2015, Fortaleza. Anais do XXXV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 2015.

  • BORGES, T. M. D. ; PINHEIRO, T. M. A. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E INDICE DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO A RESPEITO DOS BRIC´S. In: XXXIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2014, CURITIBA. ANAIS DO XXXIV ENEGEP, 2014.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; BORGES, T. M. D. ; PINHEIRO, T. M. A. ; ALMEIDA, L. F. ; AGRA NETO, J. . DESMITIFICANDO O PLANEJAMENTO DE EXPERIMENTOS: EXEMPLO DIDÁTICO DE HELICÓPTEROS DE PAPEL. In: XXXIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2014, CURITIBA. ANAIS DO XXXIV ENEGEP, 2014.

  • BORGES, T. M. D. ; PINHEIRO, T. M. A. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FAST-FOOD NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. In: XXXIV ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2014, CURITIBA. ANAIS XXXIV ENEGEP, 2014.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; CIRINO, S. R. A. ; QUEIROZ, J. V. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; CELESTINO, J. E. M. . ANÁLISE DA GESTÃO ORGANIZACIONAL SOBRE A PERSPECTIVA DA GESTÃO POR PROCESSOS ALINHADA Á ESTRATÉGIA: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO AEROESPACIAL MILITAR BRASILEIRA. In: XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013, Bauru. XIX SIMPEP, 2013.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; CELESTINO, J. E. M. ; MATOS, K. M. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; DANTAS, M. G. . PROPOSIÇÃO DE PROGRAMAS / AÇÕES VISANDO À MELHORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR AEROESPACIAL BRASILEIRA. In: XIII Safety, Health and Environment World Congress, 2013, Porto. XIII SHEWC, 2013.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; CELESTINO, J. E. M. ; MATOS, K. M. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; DANTAS, M. G. . BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA ETNOGRAFIA PARA A ANÁLISE DO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE DE UMA ORGANIZAÇÃO MILITAR AEROESPACIAL BRASILEIRA. In: XIII Safety, Health and Environment World Congress, 2013, Porto. XIII SHEWC, 2013.

  • FERNANDES, F. K. A. ; VIEIRA, N. P. F. ; OLIVEIRA, R. B. ; CORTEZ, L. R. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . Proposição de um CEP e de ferramentas da Qualidade para a melhoria do processo: Estudo de caso em uma empresa de confecção do RN. In: XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-americana ? SEPROSUL 2013, 2013, Gramado. Anais da XIII Semana de Engenharia de Produção Sul-americana ? SEPROSUL 2013, 2013.

  • Arthur Barbosa Silva ; BESERRA, R. A. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . Análise dos Custos da Qualidade em uma Indústria Beneficiadora de Vidro. In: XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013, Bauru. XX SIMPEP, 2013.

  • FLORENCIO, A. B. ; PEREIRA, C. I. V. ; FARIAS, B. R. C. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . ESTUDO DA INFLUÊNCIA DA FORMAÇÃO DE FILAS NO TEMPO DE ATENDIMENTO DA COMPRA DE AÇAI POR MEIO DA REGRESSÃO LINEAR. In: XX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013, Bauru. XX SIMPEP, 2013.

  • VIEIRA, R. R. M. ; ANDRADE, D. S. ; BARBOSA, R. T. D. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . PROPOSIÇÃO DE UM CEP E APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA A MELHORIA DO PROCESSO: ESTUDO DE CASO NO SETOR DE SUPRIMENTO DA PEDREIRA POTIGUAR. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO -, 2013, SALVADOR. ANAIS DO XXXIII ENEGEP, 2013.

  • AGRA NETO, J. ; GOMES, M. N. ; VASCONCELOS, R. M. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; QUEIROZ, F. C. B. P. . APLICAÇÃO DO CEP NO TEMPO DE ATRASO EM UMA LINHA DE UMA EMPRESA DE TRANSPORTES URBANOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RN. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO XXXIII ENEGEP, 2013.

  • ACUNA, G. S. ; MACEDO, A. P. F. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; OLIVEIRA, L. F. A. . AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS EMPRESAS DO SETOR ENERGÉTICO DO INDICE DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL - ISE PELO MÉTODO DEA. In: XXXIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 2013, SALVADOR. ANAIS DO XXXIII ENEGEP, 2013.

  • DIOGENES, J. R. F. ; SOUSA, K. C. ; BATISTA, L. M. ; NATALE, L. B. ; HEKIS, H. R. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . A INFLUÊNCIA DA EQUIS NA QUALIDADE DO ENSINO: UMA ANÁLISE NAS ESCOLAS EUROPEIAS DE GESTÃO. In: XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA DAS AMÉRICAS, 2013, BUENOS AIRES. ANAIS DO XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA DAS AMÉRICAS, 2013.

  • BORGES, T. M. D. ; ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; FLORENCIO, A. B. ; AGRA NETO, J. ; QUEIROZ, F. C. B. P. ; QUEIROZ, J. V. . Análise dos objetivos do Programa Ciências sem Fronteiras: ótica do graduando em engenharia de produção.. In: XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, 2013, BUENOS AIRES. ANAIS DO XIII COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA NAS AMÉRICAS, 2013.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; Minashe Maria Selvam ; Danilo Miller ; Samuel Gondim ; Arthur Barbosa Silva . A importância da Empresa Júnior para a Formação do Engenheiro de Produção. In: ENEGEP - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. Anais ENEGEP, 2009.

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . ELABORAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . DESMITIFICANDO A QUALIDADE - CERTIFICAÇÕES E PREMIAÇÕES. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . I WORKSHOP DA APTA CONSULTORIA Jr. - ?O Psicólogo nas Organizações: Mitos, Verdades, Problemas e Soluções?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. . Seminário: Empresas Juniores da UFRN - Consolidação e Avanços. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ARAÚJO JÚNIOR, L. Q. ; Débora Saraiva Ramos ; Fabíola Negreiros de Oliveira ; Igor Diógenes do Rego ; MEDEIROS, J. B. . Uma proposta de Franchising como estratégia de negócio para a rede de restaurante Camarões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    PoWER P90-RN20: Potiguar Wind Energy Research Tecnologia e Gestão de Parques Eólicos no Rio Grande do Norte, Descrição: O presente projeto tem como objetivo fortalecer os programas de P&D assegurando o domínio e a tropicalização da tecnologia eólica contribuindo para colocar o Rio Grande do Norte em posição de destaque no cenário mundial. Busca-se ainda, potencializa a inovação tecnológica estimulando a participação das ICT do Estado, em parcerias com pesquisadores de outras ICT no desenvolvimento de políticas e pesquisas em energia eólica, tendo como dimensões institucionais a indústrias e Parques Tecnológicos, contribuição ao P90/RN20 (nacionalização e regionalização) e Parques Eólicos e o seu entorno. A fundamentação teórica foi pautada em debater a energia eólica, os parques eólicos no Rio Grande do Norte, a gestão dos parques eólicos: SCADA - Sistema de Supervisão Central e Aquisição de Dados e a inovação em turismo. Em seguida o trabalho apresenta a experiência do coordenador e dos demais membros do projeto com a área da pesquisa. Outro aspecto de destaque são as parcerias estabelecidas com empresas do setor elétrico nacional e com a cadeia produtiva da energia eólica, com destaque para a ABEEólica, o CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias, Enersud Energia e Soluções Energéticas LTDA, além das IES envolvidas, como é o caso da UFRN e UFERSA. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, tendo como público-alvo as empresas de energias renováveis do Rio Grande do Norte. Espera-se que a implantação do projeto propicie uma infraestrutura de CT&I no estado do Rio Grande do Norte com condições de liderar as pesquisas que possibilitem a inserção competitiva do arranjo produtivo do setor eólico no Estado. Os impactos esperados com o desenvolvimento do projeto do ponto de vista da inovação tecnológica fortalecerá a cadeia produtiva da energia eólica, sobretudo as indústrias intensivas em capital que produzem aerogeradores, materiais compósitos e nano materiais, visando a nacionalização de componentes e equipamentos. Finalmente, como resultado esperado tem-se o desenvolvimento econômico local com distribuição de renda. Com o desenvolvimento do setor eólico e capacitação da mão-de-obra local reduz-se a necessidade de fluxo de imigração de pessoas, permitindo aos moradores das regiões onde os parques estão instalados empregos de qualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - 2013

    A gestão da inovação como diferença competitiva : estudo nos hospitais privados de Natal, Descrição: A estabilização econômica e as políticas públicas ligadas a geração de Emprego e renda tem contribuído para aumento do acesso de parcelas da população a serviços de Saúde Privada no Brasil. Aliado a este fato foi observado pelo IBGE(2010) um crescimento acentuado no número de organizações hospitalares no Brasil. Com a expansão do mercado de saúde hospitalar no Brasil, evidencia-se um crescimento no número de organizações de saúde em nosso País, e em especial as organizações hospitalares privadas, fato este comprovado pelo estudo do IBGE, que identificou que os estabelecimentos privados de saúde são predominantemente com fins lucrativos (90,6%), apresentando uma tendência para a diminuição da proporção de estabelecimentos sem fins lucrativos (9,4%) e de estabelecimentos com vínculo com o sistema público de saúde (SUS), que em 2005 representavam 30,6% dos estabelecimentos privados, passando para 27,1% em 2009. IBGE(2010) Segundo ALMEIDA (1998) O que caracteriza o mercado de serviços privados de saúde é a natureza mercantil-contratual das relações entre atores, que, por sua vez, confere à demanda caráter seletivo. Assim, o mercado de serviços privados de saúde é composto pelas formas de produção e gestão da assistência médico-hospitalar que têm por objetivo atender a determinada demanda ou clientela restrita. A busca da gestão por oferecer melhores serviços é evidenciado por autores que destacam a necessidade das organizações inovarem e obterem o sucesso sustentável nos mercados que atuam ou mesmo para se reinventar tais mercados. (PRAHALAD E HAMEL, 2005). A gestão da inovação pode ser compreendida como um modelo gerencial, uma filosofia de gestão que se preocupa em caracterizar o conceito de inovação como uma estratégia permanente a ser mantida pelas organizações, em busca da melhoria contínua. Desse modo, considerando-se que o discurso de desenvolvimento econômico tem destacado, freqüentemente, a importância da inovação para o incremento da competitividade das empresas, as organizações para poderem competir e sobreviver no mercado deverão inovar produtos e serviços. Peter Drucker em Inovação e espírito empreendedor (2002), defende que as organizações precisam estar atentas e preparadas para aproveitar as novas oportunidades. Neste cenário pretende-se estudar a existência de práticas de uma gestão inovadora no mercado hospitalar privado de Natal e as barreiras para a sua implantação, de forma a identificar o nível de satisfação do serviços prestados por estas organizações hospitalares.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    Internacionalização da Educação Superior, Descrição: O projeto analisa a internacionalização de Instituições, alunos e professores do Ensino Superior, buscando compreender as motivações e resultados obtidos. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luciano Queiroz de Araújo Júnior - Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz - Coordenador / Jamil Ramsi Farkatt Diógenes - Integrante.

  • 2013 - Atual

    (RE)EDUCANDO O HOSPITAL MATERNIDADE GUIOMAR FERNANDES: PARCERIA PET E PRO SAÚDE EM BENEFÍCIO DA SAÚDE PÚBLICA NO NORDESTE BRASILEIRO, Descrição: As condições de saúde pública no país são, notoriamente, um tanto deficientes. Isso deve-se também, entre outros fatores, à não formação contínua dos profissionais atuantes nos hospitais públicos, de forma que não há, em sua maioria, um acompanhamento e requalificação para utilização de técnicas mais condizentes com a realidade em que se situa determinado hospital. A partir disso e, tendo em vista a indissociablidade e tamanha importância do trinômio ensino-pesquisa-extensão para uma Instituição de Ensino Superior, bem como para sua comunidade externa, justifica-se a elaboração desse projeto. Nesse tocante, o projeto em destaque enquadra-se na linha temática de avaliação do impacto do Programa PRO e PET Saúde para a graduação e integração ensino-serviço-comunidade, que se mostra como importante contribuinte no que tange ao fortalecimento de pesquisa em educação permanente para o Sistema Único de Saúde SUS. Através da atuação conjunta estabelecida entre o PET Produção UFRN (Campus Natal) e o PET Enfermagem UFRN (Campus Santa Cruz), objetiva-se estruturar uma ação consistente de educação permanente para atores do Sistema Único de Saúde, tendo como público alvo a equipe técnica do Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, localizado no município de Alexandria/RN, que assiste à pacientes de alguns municípios do estado, além de prestar serviços também para municípios do estado vizinho, a Paraíba. A UFRN, enquanto detentora do conhecimento, faz uso de sua parceria com o Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, comunidade externa, no intuito de ampliar seu campo de pesquisa, além de auxiliar no desenvolvimento social da região de Alexandria (RN), na medida em que propiciará melhor qualificação de seus profissionais, e consequentemente, melhor nível de qualidade no atendimento aos seus pacientes para o HMGF. Justifica-se, ainda, a escolha deste projeto também em função do momento delicado pelo qual está passando a saúde pública no Brasil, sobretudo na região de abrangência do Hospital. Dessa maneira, espera-se que este trabalho contribua na melhoria do processo de ensino e aprendizagem do curso de Engenharia de Produção, no âmbito principalmente da Gestão Hospitalar, e do curso de Enfermagem, permitindo a consolidação de um grupo de pesquisadores que desenvolva trabalhos relacionados à melhoria da qualidade e eficiência da entidade fim deste projeto. Para consecução de seus objetivos, o projeto será executado conforme prevê a metodologia de pesquisa-ação, uma vez que os pesquisadores irão intervir dentro de uma problemática social, analisando-a e concretizando seu objetivo de forma a mobilizar os participantes de modo cooperativo e participativo. Possuindo natureza aplicada com foco no Hospital Maternidade Guiomar Fernandes, além de caráter exploratório e abordagem qualitiva, a execução do projeto dar-se-á através da realização de atividades que estimulem o fortalecimento de pesquisa em educação permanente para o SUS, a partir da integração dos cursos de Engenharia de Produção com cursos da área da saúde, com a utilização da metodologia do Pró-Saúde vinculada à atuação dos PET Produção e PET Enfermagem. Para tanto, serão necessárias, entre outras ações, visitas técnicas para acompanhamento da realidade do objeto de estudo e treinamentos realizados para a equipe técnica do hospital. Para a prática das ações e conseqüente êxito nos resultados, a instituição executora pleiteia junto ao MCTI/CNPq/MS - SCTIE o investimento de R$ 179.703,00 distribuídos na realização de suas atividades, visitas técnicas, instalação de equipamentos, capital humano e despesas do hospital durante os vinte e quatro meses de realização do projeto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    EPaS - Engenheirando a participação social, Descrição: Hoje, é notória a presença das IFES (Universidades e Institutos) em todo o Estado do Rio Grande do Norte. A juventude potiguar, conta com uma Unidade Educacional em sua cidade ou em municípios vizinhos em distâncias menores que 100 Km. Entretanto, nem todo norte riograndense, particularmente o poder público representativo, conhece o potencial que esta presença representa para o exercício democrático do poder. Isolado, o cidadão nada consegue. Unidos (pelas novas mídias ou através de Associações, ONGs etc.) organizados e tecnicamente capacitados, resultam novas conquistas. A UFRN, em cumprimento a Lei de Inovação, criou seu arcabouço jurídico que resultou na multiplicação das atividades empreendedoras em experiências com Organizações como C ooperativas, Empresa Juniores e Incubadoras. Estas iniciativas permearam no ensino como na disciplina PRO1102 Gestão Estratégica e Planejamento Empresarial da Engenharia de Produção, resultando na pesquisa: A introdução de medidas voltadas a captação de recursos e aumento da eficiência econômica e social doHospital Maternidade Guiomar Fernandes no município de Alexandria (RN) . Assim, este PROGRAMA de EXTENSÃO tem como objetivo incrementar a participação social, aproximar a UFRN dos movimentos sociais, preferencialmente dos Municípios de Alexandria, Natal e São Paulo do Potengi, através dos seus alunos na formulação, implantação, monitoramento e avaliação das políticas públicas. É necessário salientar que em Natal esta articulação será conduzida em parceria com a C omissão de C &T da C âmara Municipal, presidida por um Vereador, Engenheiro e Docente do IFRN, com larga experiência em Movimentos Sociais, incluindo sua passagem pela Delegacia do MDA como Delegado Federal no RN. O PNDH-3 é estruturado nos seguintes eixos orientadores: Interação Democrática entre Estado e Sociedade C ivil; Desenvolvimento e Direitos Humanos; Universalizar Direitos em um C ontexto de Desigualdades; Segurança Pública, Acesso à Justiça e C ombate à Violência; Educação e C ultura em Direitos Humanos; Direito à Memória e à Verdade. Nesse novo cenário, o diálogo entre Estado e sociedade civil assumiu especial relevo, com a compreensão e a preservação do distinto papel de cada um dos segmentos no processo de gestão. A interação é desenhada por acordos e dissensos, debates de ideias e pela deliberação em torno de propostas. Esses requisitos são imprescindíveis ao pleno exercício da democracia, cabendo à sociedade civil exigir, pressionar, cobrar, criticar, propor e fiscalizar as ações do Estado. O Poder Executivo tem papel protagonista de coordenação e implementação do PNDH, mas faz-se necessária a definição de responsabilidades compartilhadas entre a União, estados, municípios e Distrito Federal na execução de políticas públicas, tanto quanto a criação de espaços de participação e controle social nos Poderes Judiciário e Legislativo, no Ministério Público e nas Defensorias, em ambiente de respeito, proteção e efetivação dos Direitos Humanos. O conjunto dos órgãos do Estado, não apenas o Executivo Federal deve estar comprometido com a implementação e monitoramento do PNDH-3 (BRASIL, 2009). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Luciano Queiroz de Araújo Júnior - Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz - Integrante / JAMERSON VIEGAS QUEIROZ - Coordenador / Hélio Roberto Hékis - Integrante / Marciano Furukava - Integrante / Leonardo Ruan Dantas de Aguiar - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Avaliação das Fundações de Apoio brasileiras dentro do contexto da cooperação Universidade-Empresa-Governo na captação de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação., Descrição: A cooperação das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica com o meio empresarial é importante para alavancar a captação de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação com foco na inovação nas Instituições Federais de Ensino Superior e conseqüentemente o desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a geração, absorção e difusão de inovações. Entende-se a interação fundações de apoio-empresa, como sendo um fenômeno complexo, que envolve a aproximação de dois ?mundos? que se movem de acordo com quadros de referência essencialmente distintos, que podem ter finalidades diferentes e adotarem formatos bastante diferentes. Apesar destes ?dois mundos?, torna-se relevante considerar a relação entre ciência e tecnologia nos processos inovativos. Embora reconhecendo que as esferas científica e industrial trabalham segundo regras próprias, sendo que a primeira privilegia avanços em fundamentos, paradigmas e postulados em diferentes campos do conhecimento científico e a segunda trabalha com intuito de obter resultados decorrentes de mudanças técnicas que se traduzam em recompensas econômicas, ambas, podem-se retroalimentar em busca do desenvolvimento de inovações. Neste sentido, convergem-se disciplinas científicas e tecnológicas em aproximação multidisciplinar e ocorrem interações entre universidade e empresa através de bridge-institutions - centros, institutos, fundações de pesquisas- aproximando a comunidade científica com a classe empresarial em realização de esforços voltados a inovações de produto e processo (CARIO E QUEIROZ, 2002). o objetivo da presente pesquisa é avaliar a dinâmica da cooperação das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica no contexto da cooperação Universidade-Empresa-Governo e os impactos desta interação no fomento da inovação. Para tanto serão avaliadas as fundações de apoio brasileiras no contexto da cooperação Universidade-Empresa-Governo como captadoras de recursos para projetos de pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação, de forma a identificar como essas fundações interagem com o setor produtivo e como esta interação pode ser aperfeiçoada de forma a ampliar o volume de recursos financeiros captados para os projetos supracitados contribuindo para a geração de conhecimento e inovação e para a definição de estratégias para a resolução dos problemas que afetam o setor produtivo brasileiro, acima de tudo, na criação de uma dinâmica sinérgica que conduza à verdadeira competitividade. Tal avaliação, será realizada a partir da análise de dados coletados das 10 maiores fundações do Brasil segundo o critério de volume de captação de recursos, além de amostragem de 1 fundação de apoio em cada um dos 26 estados da federação, bem como do Distrito Federal, credenciadas junto ao MEC e MCTI, analisando suas diversas formas de atuação e os casos de sucesso entre as mesmas. Buscar-se-áo foco nas fundações citadas anteriormente no que diz respeito à captação de recursos financeiros para projetos pesquisa científica e tecnológica com foco na inovação e a projeção do potencial dessa captação a partir da análise do investimento realizado por empresas brasileiras em inovação, tomando por base as possibilidades existentes, sobretudo com incentivos previstos em lei, a partir de dados do MCTI.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    PoWER P90-RN20: Potiguar Wind Energy Research Tecnologia e Gestão de Parques Eólicos no Rio Grande do Norte, Descrição: O presente projeto tem como objetivo fortalecer os programas de P&D assegurando o domínio e a tropicalização da tecnologia eólica contribuindo para colocar o Rio Grande do Norte em posição de destaque no cenário mundial. Busca-se ainda, potencializa a inovação tecnológica estimulando a participação das ICT do Estado, em parcerias com pesquisadores de outras ICT no desenvolvimento de políticas e pesquisas em energia eólica, tendo como dimensões institucionais a indústrias e Parques Tecnológicos, contribuição ao P90/RN20 (nacionalização e regionalização) e Parques Eólicos e o seu entorno. A fundamentação teórica foi pautada em debater a energia eólica, os parques eólicos no Rio Grande do Norte, a gestão dos parques eólicos: SCADA - Sistema de Supervisão Central e Aquisição de Dados e a inovação em turismo. Em seguida o trabalho apresenta a experiência do coordenador e dos demais membros do projeto com a área da pesquisa. Outro aspecto de destaque são as parcerias estabelecidas com empresas do setor elétrico nacional e com a cadeia produtiva da energia eólica, com destaque para a ABEEólica, o CERNE - Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energias, Enersud Energia e Soluções Energéticas LTDA, além das IES envolvidas, como é o caso da UFRN e UFERSA. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva, de abordagem quanti-qualitativa, tendo como público-alvo as empresas de energias renováveis do Rio Grande do Norte. Espera-se que a implantação do projeto propicie uma infraestrutura de CT&I no estado do Rio Grande do Norte com condições de liderar as pesquisas que possibilitem a inserção competitiva do arranjo produtivo do setor eólico no Estado. Os impactos esperados com o desenvolvimento do projeto do ponto de vista da inovação tecnológica fortalecerá a cadeia produtiva da energia eólica, sobretudo as indústrias intensivas em capital que produzem aerogeradores, materiais compósitos e nano materiais, visando a nacionalização de componentes e equipamentos. Finalmente, como resultado esperado tem-se o desenvolvimento econômico local com distribuição de renda. Com o desenvolvimento do setor eólico e capacitação da mão-de-obra local reduz-se a necessidade de fluxo de imigração de pessoas, permitindo aos moradores das regiões onde os parques estão instalados empregos de qualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

  • 2013 - Atual

    Prospecção de arranjos produtivos locais para o desenvolvimento local: um estudo comparativo das aglomerações produtivas do setor de confecção de artigos do vestuário no Ceará/ brasil e em Portugal, Descrição: O objeto e o problema a ser enfrentado por este estudo contextualizam-se os cluster e a geração e absorção de inovações para o fortalecimento da Economia Regional a partir da definição de políticas públicas adequadas para cada situação e região. Como objeto de investigação para o presente estudo, tem-se as aglomerações produtivas do setor de confecção de artigos do vestuário do estado do Ceará (Brasil) e do Norte de Portugal. Como problema central para investigação do presente estudo, adotou-se: quais são os tipos e características de aglomerações produtivas existentes no Ceará e em Portugal para que se possa ter elementos para o apoio na formulação de políticas públicas de arranjos produtivos locais no nestes territórios? A fundamentação teórica foi pautada em dois grandes pilares: primeiramente debater as diferentes abordagens contribuem para as diferentes denominações das aglomerações produtivas e seguida uma discussão dos cluster de confecção e artigos do vestuário no Brasil e em Portugal. O método proposto por este trabalho é o da pesquisa qualitativa, sendo complementado com a quantitativa. A geração de rede entre as quatro grande IES UTFPR, UFRN, UFPR e a Universidade do Minho seus pesquisadores, todos vinculados a programas de pós-graduação, e laboratórios é o destaque deste projeto. No tocante as metas e resultados esperados o estudo apresenta: missão de estudo e de trabalho; produção de artigos em revistas indexadas; contribuir nos estudos sobre cluster, com destaque para a geração e absorção da inovação; consolidar um grupo de pesquisadores no Brasil e em Portugal que desenvolva pesquisas relacionadas aos clusters e inovação, e a interação destes com as Universidade e o Governo; ampliar as orientações de trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratem a respeito de cluster, inovações e desenvolvimento regional; fortalecimento das pós-graduações nas IES brasileira e estrangeira, na medida em que este projeto prioriza a formação de recursos humanos, a produção acadêmica, a cooperação técnica e o intercâmbio entre pesquisadores. Palavras chaves: Inovação, aglomerações produtivas, confecção e vestuário, competividade .. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Luciano Queiroz de Araújo Júnior - Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz - Coordenador / JAMERSON VIEGAS QUEIROZ - Integrante / Maria do Carmo Duarte Freitas - Integrante / João Agra Neto - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Ferramentas estatísticas na avaliação da qualidade dos processos produtivos, Descrição: A iniciação científica busca incentivar a pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação, despertando o interesse pela pesquisa científica e tecnológica. O objetivo é contribuir com a formação de recursos humanos com vocação para a pesquisa. Neste projeto específico, os membros do grupo irão desenvolver pesquisas sobre as ferramentas do Controle Estatístico de Processo e em seguida será realizada uma aplicação. Esta atividade contribuirá com o desenvolvimento da escrita, produção de conhecimentos na área da Engenharia de Produção e áreas conexas e permitirá a consolidação dos alunos do grupo na participação de eventos científicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

  • 2011 - 2013

    IMPLEMENTAÇÃO E INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA DO TRABALHO E SAÚDE OCUPACIONAL EM ORGANIZAÇÃO GOVERNAMENTAL DO SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ESPACIAIS, Descrição: Ações de controle da qualidade sempre estiveram presentes nas atividades do setor aeroespacial com a finalidade de compatibilizar a aptidão dos meios de solo com as exigências singulares de uma operação de lançamento e / ou rastreamento de foguetes. A utilização de requisitos da qualidade em Centros de Lançamento surgiu desde o começo da atividade aeroespacial, seja pelos diversos acidentes ocorridos no mundo pelos primeiros protótipos, seja para minimizar os custos de operações extraordinariamente onerosas, seja para proteger as vidas envolvidas nas operações de lançamento. No entanto, o principal motivo do estabelecimento dessas normas foi para assegurar a perenidade da memória técnica, estabelecendo patamares de evolução do conhecimento, minimizando assim, a febre de amadorismo que permeia qualquer atividade inusitada. Nos maiores Centros de Lançamento de Foguetes do mundo, não se concebe a tomada de decisão operacional sem o acordo formal do sistema de qualidade ali instalado. Podemos citar como exemplo, o Centro Espacial Guianês (CSG), já certificado pelas normas ISO 9000, normas de segurança e normas de gestão ambiental. Este Centro sustenta o Programa do Lançador Ariane com um sistema de Qualidade tão robusto, de forma que, a probabilidade de suspensão de uma cronologia de lançamento devido a qualquer meio de solo é da ordem de 10 -2. A implantação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, segurança do trabalho e saúde ocupacional no nosso Centro é essencial para determinar a conformidade dos processos de gestão técnica, operacional e de segurança com os objetivos especificados para cada operação. No entanto para que isso se efetive, é necessária a formação de recursos humanos em linhas de P&D, aplicadas ao objeto de estudo. Este pensamento está alinhado à política de formação dos recursos humanos da AEB (PNAE, p. 19), em função do reduzido quadro de pessoal da instituição para desenvolvimento de atividades nesta área. A propost. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luciano Queiroz de Araújo Júnior - Integrante / Joyce Elanne Mateus Celestino - Integrante / Marllen Aylla Teixeira dos Santos - Integrante / Romulo Alves Fidelis - Integrante / Ana Paula Cruz dos Santos - Integrante / Maria Goretti Dantas - Coordenador / Karen Maria Matos - Integrante / Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Departamento de Engenharia de Têxtil, leciona disciplinas de Logística, Gestão Ambiental, Ergonomia e Gestão da Produção e Projetos.

  • 2013 - 2015

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Substituto do Magistério Superior, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Departamento de Engenharia de Produção, lecionou disciplinas de Engenharia da Qualidade, Sistema de Gestão da Qualidade, Gestão da Qualidade Total, Estatística para Engenharia de Produção, Pesquisa Operacional, Gestão de Sistema da Produção II, Estratégia de Produção e Introdução a Engenharia de Produção .

  • 2011 - 2013

    Centro de Lançamento da Barreira do Inferno

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2010 - 2011

    Federação das Empresas Juniores do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Presidente do Conselho

    Outras informações:
    Sócio-Fundador da RN Júnior. Atuando como elo entre a federação e as empresas juniores, o presidente do conselho tem papel fundamental no desenvolvimento e acompanhamento das empresas juniores.

  • 2010 - 2011

    Confederação Brasileira de Empresas Juniores

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Conselheiro Estratégico

    Outras informações:
    Meu papel é atuar representando a RN Júnior perante o Brasil, e possuidor de voto nas decisões estratégicas e deliberativas da Brasil Júnior

  • 2009 - 2011

    Empresa Júnior do Curso de Engenharia de Produção da UFRN

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor Administrativo, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Sócio-Fundador da Produtiva Júnior

  • 2018 - Atual

    Universidade Paulista

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Professor do curso de Engenharia de Produção Mecânica dos campus de Ribeirão Preto e Araraquara. Lecionou as disciplinas de Programação Linear, Fundamentos da Engenharia Econômica, Distribuição e Armazenagem e Higiene e Segurança Industrial.

  • 2017 - 2017

    Universidade Paulista

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Professor da disciplina Gestão da Qualidade na Pós Graduação em Gerenciamento de Projetos para Engenheiros.