Fernando Antonio Madeira
Possui graduação em Matemática pelo Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira (1988), bacharelado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e pós-doutorado em Desenvolvimento Sustentável (2006). Foi pesquisador Sênior em Ciência e Tecnologia pelo Instituto de Geoinformação e Tecnologia - IGTEC (ex-CETEC) de 1984 a 2016. É pesquisador da ONG Multiação e consultor autônomo desde 2016. Orientou dezenas de alunos de graduação e pós-graduação e tem mais de cem artigos publicados. Coordenou dezenas de projetos de pesquisa apoiados por agências governamentais e empresas. Atuou como professor de ensino superior na Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG e orientador de pós-graduação (mestrado e doutorado) no curso de Ciência e Engenharia de Materiais pela Rede Temática de Engenharia de Materiais - REDEMAT. Coordenou projetos vinculados ao programa de Revitalização da Bacia do Rio das Velhas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - SEMAD. Coordenou e implantou a Unidade de Ubá, a Escola de Ciências Naturais e Exatas, os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química, as linhas de pesquisa e coordenou o projeto de implantação do Campus de Ubá pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG. Coordenou o programa de Implantação de Unidades de Beneficiamento de Produtos Oriundos da Base Produtiva Local no Estado de Minas Gerais, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, proporcionando a melhoria da qualidade de vida, a preservação ambiental, o desenvolvimento econômico e social de milhares de produtores rurais situados nas áreas de Cerrado do Estado. Desenvolve projetos para agregação de valor as riquezas naturais do Cerrado Brasileiro através do agroextrativismo sustentável, implantação de agroindústrias e organização de APLs e SPLs. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Materiais e Metalúrgica e de Química Fina, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais semicondutores (quartzo e silício), plantas medicinais, frutos do cerrado, extração de princípios ativos, síntese e purificação de intermediários químicos. Atua nas áreas de materiais, química fina, biotecnologia e desenvolvimento sustentável.
Informações coletadas do Lattes em 29/06/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais
1997 - 2001
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: COMPACTAÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO
, Ano de obtenção: 2001. WANDER LUIZ VASCONCELOS. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: COMPACTAÇÃO; CLORETO DE POTASSIO; Ceramicos; GRANULADO; PRENSAGEM.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Farmacêutica. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química. Setores de atividade: Desenvolvimento de Produtos Tecnológicos Voltados Para A Saúde Humana; Desenvolvimento de Novos Materiais; Fabricação de Produtos Químicos Inorgânicos.
Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais
1995 - 1996
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: OBTENÇÃO DE ALCOXIDOS DE SILICIO VIA CLOROSILANOS E SILICETO DE MAGNESIO
, Ano de Obtenção: 1996.WANDER LUIZ VASCONCELOS.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alcóxidos; silício; sol-gel.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Química / Subárea: Tecnologia Química. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Inorgânica. Setores de atividade: Desenvolvimento de Novos Materiais; Fabricação de Produtos Químicos Inorgânicos.
Curso técnico/profissionalizante
1981 - 1984
Pós-doutorado
2005 - 2006
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Lavras, UFLA, Brasil. , Grande área: Ciências Sociais Aplicadas, Grande Área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.
Formação complementar
2008 -
Inglês. (Carga horária: 960h). , Ingês e Cia Ltda, IC, Brasil.
2020 - 2020
Primeiros Socorros. (Carga horária: 40h). , Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, CBM/MG, Brasil.
2019 - 2019
Brigadista. (Carga horária: 40h). , Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, CBM/MG, Brasil.
2018 - 2018
Energia Solar Fotovoltaica. (Carga horária: 40h). , PHB Industrial, PHB INDUSTRIAL, Brasil.
2009 - 2009
Gestão do Meio Ambiente. (Carga horária: 42h). , Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
2009 - 2009
Gestão do Desenvolvimento. (Carga horária: 40h). , Fundação João Pinheiro, FJP, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Curta Duração. , SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, SPMB, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Curta Duração. , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2002 - 2002
Curso de Curta Duração. , CENTRO PLURIDISCIPLINAR DE PESQUISAS QUÍMICAS, BIOLÓGICAS E AGRÍCOLAS, CPQBA, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Curta Duração. , ESCOLA DE FORMAÇÃO DE CONSULTORES, EFC-MG, Brasil.
2001 - 2001
Curso de Curta Duração. , Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2000 - 2000
Curso de Curta Duração. , Instituto Agronômico de Campinas, IAC, Brasil.
1994 - 1994
Curso de Curta Duração. , Fundação Christiano Ottoni, FCO, Brasil.
1991 - 1991
Curso de Curta Duração. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.
Alemão
Compreende Pouco, Lê Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Recursos Florestais e Engenharia Florestal / Subárea: Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Tecnologia em materiais.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Tecnologia química.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Organização de eventos
Fernando Antonio Madeira ; MARTINS, P. P. . Seminário e Instituição de Associação de Municípios de Base Florestal e Energética. 2017. (Congresso).
MADEIRA, F. A. . 1o. Seminário da Macaúba. 2016. (Congresso).
MADEIRA, F. A. ; Silva, L. G. ; César, E. . 1o. Semana de Meio Ambiente da UTRAMIG. 2015. (Congresso).
Fernando Antonio Madeira ; SANTO, M. E. . I SIMPOSIO DE PLANTAS MEDICINAIS E FRUTOS DO CERRADO NORTE MINEIRO. 2014. (Exposição).
Fernando Antonio Madeira . REUNIAO DO CONSELHO PRO-PEQUI. 2014. (Outro).
Pacelli, M. ; Furtado, W. ; Duarte, S. ; MADEIRA, F. A. . I Semana da Água. 2007. (Exposição).
Pacelli, M. ; Furtado, W. ; Duarte, S. ; MADEIRA, F. A. . I Semana do Meio Ambiente. 2007. (Exposição).
Pacelli, M. ; Furtado, W. ; Duarte, S. ; MADEIRA, F. A. . I Seminário de Pesquisa e Extensão do Campus de Ubá. 2007. (Exposição).
MADEIRA, F. A. ; CLEMENTE, V. M. . I Congresso Mineiro de Biodiversidade. 2006. (Congresso).
MADEIRA, F. A. ; DIANA, A. C. ; MACHADO, A. ; FONSECA, Agostinho Gomes da ; FERNANDES, Fernando Moreira ; OLIVEIRA, R. N. . I FÓRUM DE AGROEXTRATIVISMO DE SÃO FRANCISCO. 2003. (Exposição).
MADEIRA, F. A. . I SEMINÁRIO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA. 2003. (Exposição).
MADEIRA, F. A. ; MACHADO, A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; FRANCO, D. S. ; G. D. C. FERREIRA ; BRANCO, José Roberto T. ; VASCONCELOS, W. L. ; ALMEIDA, Tiago Britto de ; SILVA, Éderson José da . I SEMINÁRIO DO SETOR DE MATERIAIS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS DO CETEC. 2002. (Congresso).
Participação em eventos
Agriminas - 12a. Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais. Profissionalização do Extrativismo e Beneficiamento de Plantas e Frutos do Cerrado. 2018. (Exposição).
Festa do Pequi. Profissionalização do Extrativismo e Beneficiamento de Plantas e Frutos do Cerrado. 2018. (Exposição).
Seminário e Instituição de Associação de Municípios de Base Florestal.Agregação de Valor as Riquezas Naturais do Cerrado: Industrialização com Sustentabilidade. 2017. (Seminário).
I Semana de Biologia - Biologia da Conservação.Revitalização do Rio das Velhas - Assentamento Correntes. 2007. (Seminário).
I Semana do Meio Ambiente.Consolidação do Laboratório de Análises de Água em Ubá. 2007. (Seminário).
I Seminário de Ciências Naturais e Exatas.Implantação da Escola de Ciências Naturais e Exatas em Ubá. 2007. (Seminário).
I Seminário de Pós-graduação Stricto Sensu da UEMG. 2007. (Seminário).
I Congresso Mineiro de Biodiversidade. Mudas e Sementes de Plantas do Cerrado Mineiro. 2006. (Congresso).
I Geor para Desenvolvimento Sustentável do Vale do Urucuia.I GEOR para Desenvolvimento Sustentável do Vale do Urucuia. 2005. (Encontro).
III Fórum Florestal de Desenvolvimento Sustentável. 2005. (Congresso).
II Simpósio Nacional de Energia Solar Fotovoltaica. 2005. (Simpósio).
I Seminário de Plantas Medicinais de Januária.I Seminário de Plantas Medicinais de Januária. 2004. (Seminário).
I Seminário Nacional de Energia Solar Fotovoltaica.I Seminário Nacional de Energia Solar Fotovoltaica. 2004. (Seminário).
I Fórum de Agroextrativismo de São Francisco.I Fórum de Agroextrativismo de São Francisco. 2003. (Encontro).
SEMINÁRIO CONJUNTO DE LANÇAMENTO DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL.SEMINÁRIO CONJUNTO DE LANÇAMENTO DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DE MESOREGIÕES DIFERENCIADAS. 2002. (Seminário).
I FÓRUM DAS INDÚSTRIAS DE CONTAGEM. 2001. (Seminário).
I FÓRUM TÉCNICO DAS INSTITUIÇÕES DE PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS : CRISES E PERSPECTIVAS. 2001. (Seminário).
I FÓRUM TÉCNICO DE ENERGIAS ALTERNATIVAS. 2001. (Seminário).
I SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ENERGIA SOLAR. 2001. (Seminário).
XV SEMANA DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA PUC.SEMANA DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA PUC. 2001. (Encontro).
III CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE CERÂMICA, VIDRIO Y REFRACTARIOS. 1991. (Congresso).
I WORKSHOP DO PROGRAMA DE QUÍMICA PARA MATERIAIS ELETRÔNICOS.I WORKSHOP DO PROGRAMA DE QUÍMICA PARA MATERIAIS ELETRÔNICOS. 1991. (Encontro).
I MESA REDONDA DA ABM - TECNOLOGIA DE CLORAÇÃO NA METALURGIA.TECNOLOGIA DE CLORAÇÃO NA METALURGIA. 1989. (Encontro).
Participação em bancas
MADEIRA, F. A.; BRANCO, José Roberto T.;VASCONCELOS, W. L.. Desenvolvimento de Processo para Obtenção e Caracterização de Clorosilanos a partir de Silício Metalúrgico. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia de Materiais) - REDE TEMÁTICA DE MATERIAIS.
MADEIRA, F. A.; VALADÃO, Antonio Cardoso; FERREIRA, Max Passos. Desenvolvimento de Processo para Obtenção do Cloreto de Berílio a partir do Berilo Mineral. 2004. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia de Materiais) - REDE TEMÁTICA DE MATERIAIS.
MADEIRA, F. A.. Estudo das Feições de Erosões e Voçorocas do Parque Estadual Serra do Rola Moça. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Centro Universitário Newton Paiva.
MADEIRA, F. A.; ROCHA, Olguita Ferreira. Desenvolvimento Preliminar de Processo para Produção de Insumos Químicos Tanantes a partir de Cascas de Eucalipto Geradas pelas Empresas Reflorestadoras. 2003. Outra participação, Engenharia Química.
MADEIRA, F. A.; Pacelli, M.; Furtado, W.;Mourão, N. M.; Duarte, S.. Seleção de Professores para a Escola de Ciências Naturais e Exatas da UEMG de Ubá. 2007. Prefeitura Municipal de Ubá.
MADEIRA, F. A.; Martins, L.. Seleção de professores para a Escola de Ciências Naturais e Exatas da UEMG de Ubá. 2006. Prefeitura Municipal de Ubá.
Comissão julgadora das bancas
VASCONCELOS, Wander Luiz; MADEIRA, F. A.;FERRAZ, W. B.SANTOS, Ana Maria Matildes dos; PEREIRA, M. M.; ORÉFICE, R. L.. Compactação de cloreto de potássio. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
SANTOS, A. M. M.; MADEIRA, F. A.;FERRAZ, W. B.; PEREIRA, M.;VASCONCELOS, W. L.. Compactação de cloreto de potássio. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MADEIRA, F. A.;PEREIRA, M. M.VASCONCELOS, Wander Luiz. Obtenção de Alcóxidos de Silício para Aplicações Sol-Gel. 1996. Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MADEIRA, F. A.;PEREIRA, M. M.. Compactação de cloreto de potássio. 2001. Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VASCONCELOS, Wander LuizOREFICE, Rodrigo LPEREIRA, M.M.; FERRAZ, W. B.; SILVA, C. A. R.. Compactação de cloreto de Potássio. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
VASCONCELOS, Wander LuizORÉFICE, Rodrigo Lambert. Compactação de cloreto de Potássio. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientou
Desenvolvimento de Doces e Gelados Derivados de Frutos do Cerrado; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Agronomia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; (Orientador);
Desenvolvimento de Processo para Obtenção do Cloreto de Berílio a partir do Berilo Mineral; 2004; 128 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia de Materiais) - REDE TEMÁTICA DE MATERIAIS,; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Obtenção e Caracterização de Clorosilanos a partir de Silício Metalúrgico; 2004; 121 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia de Materiais) - REDE TEMÁTICA DE MATERIAIS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RUTINA EXTRAÍDA DA DIMORPHANDRA MOLLIS; 2004; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia de Materiais) - REDE TEMÁTICA DE MATERIAIS, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
CARACTERIZAÇÃO DE QUARTZO DA REGIÃO DE DIAMANTINA(MG) PARA APLICAÇÃO NAS INDÚSTRIAS ÓPTICAS E ELETRÔNICAS; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Gemologia) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Deposição de Silício em Reator de CVD; 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em Pós Graduação Em Engenharia de Materiais) - REDE TEMÁTICA DE MATERIAIS, Fundação Gorceix; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Influência dos Adubos Verdes nas Propriedades Física e Químicas dos Solos Degradados das Áreas de Preservação Permanente; 2007; Tese (Doutorado em Ciência do Solo) - Universidade Federal de Lavras,; Coorientador: Fernando Antonio Madeira;
Processamento e Caracterização de Materiais Fotovoltaicos; 2006; Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal do Pará,; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
O Princípio da Dignidade da Pessoa Humana sob o Olhar da Mulher do Século XXI: história e arte; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Pública Contemporânea) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
FEIÇÕES EROSIVAS DE VOÇOROCAS-PARQUE ESTADUAL SERRA DO ROLA MOÇA /MG; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Centro Universitário Newton Paiva; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Purificação de tetracloreto de silício; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Síntese de siliceto de magnésio e suas aplicações; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Purificação de clorosilanos para deposição de silício policristalino; 1992; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Síntese do siliceto de magnésio; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Deposição de silício policristalino; 1991; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Síntese de precursores organo-metálicos para aplicação sol-gel; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Síntese de precursores organo-metálicos para aplicações sol-gel; 1989; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Purificação de água ao grau eletrônico; 1987; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Obtenção e purificação de clorosilanos; 1986; Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
LEVANTAMENTO DE DADOS PARA INSERÇÃO NO GEOPORTAL DA FAVA DANTA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
LEVANTAMENTO DE DADOS PARA INSERÇÃO NO GEOPORTAL DA FAVA DANTA; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade FUMEC, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Fitoecologia da Fava Danta (Dimorphandra Sp; ) no Cerrado Mineiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Fitoecologia da Fava Danta (Dimorphandra Sp; ) no Cerrado Mineiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Fundação Helena Antipoff, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Diagnóstico do Ensino Superior na Zona da Mata; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Ubá; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Engenharia Química, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Avaliação dos Teores de Flavonóides e Galactomananos Presentes na Leguminosa Arbórea Dimorphandra wilsonii Rizz; ; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Instituto Metodista Isabela Hendrix, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Síntese e Purificação de Clorosilanos; 2004; Iniciação Científica - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA DEPOSIÇÃO DE SILÍCIO POLICRISTALINO EM REATOR DE CVD; 2004; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DESENVOLVIMENTO DE REATOR DE DEPOSIÇÃO QUÍMICA EM CVD; 2004; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Cloração de Silício; 2004; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA DEPOSIÇÃO DE SILÍCIO POLICRISTALINO EM REATOR DE CVD; 2004; 58 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Células Fotovoltaicas de Baixo Custo; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DIAGNÓSTICO DA INCIDÊNCIA DE FAVA-D'ANTA EM JANUÁRIA; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DIAGNÓSTICO DA INCIDÊNCIA DE FAVA-D'ANTA EM JANUÁRIA; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de Minas Gerais, Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DIAGNÓSTICO DA INCIDÊNCIA DE FAVA-D'ANTA EM JANUÁRIA; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Agronômica) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Fenologia e desenvolvimento da Dimorphandra wilsonii; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação O Boticário de Proteção à Natureza; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Secagem de Fava D'anta; 2003; 49 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Obtenção de Cloreto de Berílio; 2003; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Rutina e seus Derivados; 2002; 41 f; Iniciação Científica - Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Técnicas de Extração e Dosagem de Princípio Ativos; 2001; Iniciação Científica - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Deposição de Silício em Reator tipo CVD; 2001; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Síntese e Purificação de 4-fenil-1,3-dioxano; 2000; 45 f; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Extração Alcólica de Pilocarpina das Folhas de Jaborandi; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Extração líquido-líquido de Pilocarpina das Folhas de Jaborandi; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Método Rápido para Dosagem de Macronutrientes; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Influência Granulométrica sobre Dureza de Cristais de KCl; 2000; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Síntese de precursores organo-metálicos para aplicação sol-gel; 1989; Iniciação Científica - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Crescimento de Sais Iônicos; 1988; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
; Exploração Sustentável da Fava Danta; 2008; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Exploração Sustentável da Fava Danta; 2008; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Implantação de Unidades de Produção de Ração e Produção de Galinhas Caipiras; 2008; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA BASE PRODUTIVA LOCAL; 2008; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Implantação de Laboratório para Análises Físico-químicas e Microbiológicas; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Projeto de Montagem de Infra-estrutura do Laboratório de Hialotécnica do NEPE; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PETROLEOS BRASILEIROS S; A; ; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Processamento de Materiais Fotovoltaicos; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PETROLEOS BRASILEIROS S; A; ; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Sistema de Controle e Automação para Reator de CVD Multipropósito; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PETROLEOS BRASILEIROS S; A; ; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Projeto do Núcleo Experimental de Processos Ecoeficientes; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PETROLEOS BRASILEIROS S; A; ; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Análises Químicas em Materiais Fotovoltaicos; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, PETROLEOS BRASILEIROS S; A; ; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Estudo Preliminar do Plano Diretor do Campus da UEMG em Ubá; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Ubá; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Estudo Preliminar do Plano Diretor do Campus da UEMG em Ubá; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Ubá; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Levantamento de Equipamentos e Fornecedores para Implantação de um Laboratório de Análises de Água; 2007; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Ubá; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Estudo Preliminar do Plano Diretor para o Campus da UEMG em Ubá; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Estudo Preliminar do Plano Diretor para o Campus da UEMG em Ubá; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Projeto de Arquitetura Básica da Planta Piloto do NEPE; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Projeto de Montagem do Laboratório de Controle de Qualidade do NEPE; 2006; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais e Exatas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Obtenção do Extrato de Rutina; 2004; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Obtenção do Extrato de Rutina; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Controle de Processo para Purificação de Silício; 2004; Orientação de outra natureza - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
DESENVOLVIMENTO DE REATOR PARA DEPOSIÇÃO DE SILÍCIO; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOLOS DO CERRADO; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
EXTRAÇÃO DE RUTINA E DOSAGEM DE FLAVONÓIDES EM DIMORPHANDRA MOLLIS; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Controle de Qualidade da Dimorphandra sp; ; 2004; 58 f; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE SOLOS DO CERRADO; 2004; 53 f; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
EXTRAÇÃO DE RUTINA E DOSAGEM DE FLAVONÓIDES EM DIMORPHANDRA MOLLIS; 2004; Orientação de outra natureza - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Obtenção do Extrato de Rutina; 2004; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Obtenção do Extrato de Rutina; 2004; 252 f; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava D'anta (Dimorphandra Sp; ); 2004; 51 f; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
CAPACITAÇÃO EM COLETA SELETIVA E BENEFICIAMENTO PÓS-COLHEITA DA FAVA-D'ANTA (DIMORPHANDRA SP; ); 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava-D'anta (Dimorphandra Sp; ); 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Desenvolvimento de Processo para Obtenção e Caracterização de Clorosilanos a partir de Silício Metalúrgico; 2004; 0 f; Orientação de outra natureza - REDE TEMÁTICA DE MATERIAIS, Fundação Gorceix; Orientador: Fernando Antonio Madeira;
Foi orientado por
Obtenção de Alcóxidos de Silício via Clorossilanos e Siliceto de Magnésio; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Wander Luiz Vasconcelos;
Compactação de Cloreto de Potássio; 2001; Tese (Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Minas) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Wander Luiz Vasconcelos;
Produções bibliográficas
-
MADEIRA, F. A. ; PEREIRA, Renata Aparecida da Cunha . Desenvolvimento de Processo para Obtenção, Manipulação e Caracterização do Óxido de Berílio a partir do Berilo Mineral. Cerâmica Industrial , 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; BRANCO, José Roberto T. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; ARAÚJO, S. ; DINIZ, A. S. A. C. ; ALMEIDA, Tiago Britto de ; FRANCO, D. S. . Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Células Fotovoltaicas de Baixo Custo. ANEEL, Salvador, 2003.
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, W. L. . FUNDAMENTOS DA COMPACTAÇÃO - PRENSAGEM UNIAXIAL A SECO. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA, 2002.
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, W. L. . MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE FERTILIZANTES GRANULADOS. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA, 2002.
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, W. L. . OBTENÇÃO DE ALCÓXIDOS DE SILÍCIO PARA APLICAÇÃO SOL-GEL. REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA, 1997.
-
MADEIRA, F. A. . PURIFICAÇÃO DOS ÁCIDOS CLORÍDRICO, PERCLÓRICO E FLUORÍDRICO AO GRAU ELETRÔNICO. Boletim de Divulgação do MCT/FINEP, 1993.
-
MADEIRA, F. A. . OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DO MONOSILANO PARA PRODUÇÃO DE SILÍCIO GRAU ELETRÔNICO. Chemical Abstracts, 1992.
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, R. L. O. A. L. . ANALISE DA CINETICA DE GELACAO DE SILICA-GEL A PARTIR DE PRECURSORES METALICOS. III CONGRESSO IBEROAMERICANO DE CERAMICA, VIDRO Y REFRACTARIOS, 1991.
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, R. ; SPANGLER, M. . AVALIACAO DOS PARAMETROS OPERACIONAIS DA COLORACAO DE ACOS INOXIDAVEIS 304 POR IMERSAO. II SEMINARIO BRASILEIRO SOBRE ACOS INOXIDAVEIS, 1991.
-
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO DE TETRACLORETO DE SILICIO PARA FABRICACAO DE FIBRAS OPTICAS. Boletim de divulgação do MCT, 1991.
-
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO E PURIFICACAO DE MONOSILANO. Boletim de Divulgação do MCT, 1991.
-
MADEIRA, F. A. . SÍNTESE DE CLOROSILANOS. I Reunião da ABM sobre Cloração na Metalurgia, 1989.
-
MADEIRA, F. A. . PRODUCAO DE SILICIO GRAU ELETRONICO PELO PROCESSO CLOROSILANOS. Revista Ciência Hoje, 1988.
-
MADEIRA, F. A. ; SILVA, M. A. . PRODUCAO DE ACIDO NITRICO AO GRAU ELETRONICO. CHEMICAL ABSTRACTS, 1988.
-
MADEIRA, F. A. ; SILVA, M. A. . ALGUMAS APLICACOES E PROPRIEDADES CROMATOGRAFICAS DA CRISTOBALITA ALFA. CHEMICAL ABSTRACTS, 1987.
-
Fernando Antonio Madeira . Preciosa: abundante em Minas, a macaúba é uma palmeira nativa com várias utilidades. Jornal Hoje em Dia, Belo Horizonte, 13 mar. 2017.
-
Fernando Antonio Madeira . Coco macaúba garante renda a mais de 400 famílias no Norte do estado. Agência Minas, Belo Horizonte, 09 mar. 2017.
-
Fernando Antonio Madeira . Unidade de beneficiamento, em São Francisco, ajuda produtores do Norte de Minas. MGTV, Norte de MInas, 23 nov. 2016.
-
MADEIRA, F. A. . Agroindustrias Potencializam Riquezas do Cerrado. Agroindustrias Potencializam Riquezas do Cerrado, http://www.agenciaminas.mg.gov, p. 1 - 2, 11 ago. 2016.
-
MADEIRA, F. A. ; César, E. . Capacitações da Utramig abrem possibilidades de trabalho no Noroeste de Minas Gerais. Agência Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 1 - 1, 14 jun. 2016.
-
MADEIRA, F. A. . Fava D'anta é alternativa de renda para agricultores do norte de Minas. Agência SEBRAE de notícias, Brasília, 22 mar. 2005.
-
MADEIRA, F. A. . Fava d'anta vira planta medicinal. O tempo, Belo Horizonte, p. E6 - E6, 06 mar. 2005.
-
MADEIRA, F. A. . CETEC apóia cultivo da fava d'anta. Imprensa Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 5 - 5, 05 fev. 2005.
-
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira . Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte busca preservar espécie ameaçada de extinção. Jornal da Ciência, São Paulo, 23 dez. 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira . Minas Salva Faveiro, uma Espécie Rara de Árvore. Hoje em Dia, Belo Horizonte, p. 17 - 17, 26 nov. 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; DINIZ, A. S. A. C. ; BRANCO, José Roberto T. . Pólo do Silício. Jornal Estado de Minas-Caderno de Informática, p. 6 - 7, 08 jul. 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; DINIZ, A. S. A. C. ; BRANCO, José Roberto T. . Minas Apta a Produzir Silício Grau Eletrônico. Diário do Comércio, 02 jul. 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; MARSICANO, K. . Redescobrindo o Cerrado: Árvore da Saúde. Cerrado Vivo, Brasília/DF, p. 01 - 05, 01 ago. 2003.
-
MADEIRA, F. A. . Pesquisador do CETEC obtém Prêmio Nacional. Imprensa Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 6 - 6, 12 jun. 2001.
-
MADEIRA, F. A. . CETEC CONCLUI PROJETO DE PARQUE INDUSTRIAL. JORNAL GAZETA MERCANTIL/CADERNO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
-
MADEIRA, F. A. . ERVA DA FLORA BRASILEIRA AUXILIA TRATAMENTO OCULAR. JORNAL GAZETA MERCANTIL-CADERNO CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
-
MADEIRA, F. A. . PESQUISAS DO CETEC EM QUÍMICA FINA. JORNAL HOJE EM DIA.
-
MADEIRA, F. A. . O AVANÇO DOS NOVOS MATERIAIS NA MICROELETRÔNICA. JORNAL ESTADO DE MINAS - CADERNO CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
-
Mourão, N. M. ; MADEIRA, F. A. . Janeiro Doce na Chapada. O Barranqueiro, São Francisco.
-
Gazolla, B. ; MADEIRA, F. A. ; Mourão, N. M. . IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS DE UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Anais do Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Aleixo, E. ; Mourão, N. M. ; MADEIRA, F. A. . ESTUDOS ACADÊMICOS PARA ILUSTRAÇÕES CIENTÍFICAS. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Faria, J. ; Mourão, N. M. ; MADEIRA, F. A. . PROJETO DE REULITIZAÇAO DE MATERIAS:SUSTENTABILIDADE - ARTE E DESIGN ? CAMPUS DE UBÁ. In: Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Pacelli, M. ; Correa, Y. ; MADEIRA, F. A. . RESGATANDO A DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL DA COMUNIDADE DE UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Mourão, N. M. ; Castro, E. ; MADEIRA, F. A. . INOVAÇÃO: DISCIPLINA DE REPRESENTAÇÃO VISUAL DE ESTRUTURAS BIOLÓGIAS ? RVEB. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Bianchini, R. ; Mourão, N. M. ; MADEIRA, F. A. . PROJETO DE REVITALIZAÇÃO E ADAPTAÇÃO DO VALE DOS LÍRIOS DO CAMPUS DE UBÁ/UEMG. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Duarte, S. ; Furtado, W. ; Pacelli, M. ; MADEIRA, F. A. . IMPLANTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ÁGUA DA UEMG EM UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Santos, W. ; Tostes, R. ; MADEIRA, F. A. . RESULTADOS PRELIMINARES DO LEVANTAMENTO FLORÍSTICO DO CAMPUS DA UEMG-UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Correa, Y. ; Pacelli, M. ; MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL NA COMUNIDADE DE UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão de Ubá, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão de Ubá. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Correa, Y. ; Pacelli, M. ; MADEIRA, F. A. . RESGATE DAS TRADIÇÕES SÓCIOCULTURAIS DA COMUNIDADE DE UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
CARDOSO, S. D. ; Furtado, W. ; Duarte, S. ; MADEIRA, F. A. . PROTEÇÃO DAS NASCENTES DO RIBEIRÃO UBÁ, POR MEIO DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE AMOSTRAS DE ÁGUA. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Furtado, W. ; CARDOSO, S. D. ; Correa, Y. ; Duarte, S. ; MADEIRA, F. A. . CARACTERIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA PARA O MONITORAMENTO DOS MANANCIAIS DO RIBEIRÃO UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Furtado, W. ; Duarte, S. ; CARDOSO, S. D. ; Correa, Y. ; MADEIRA, F. A. . CATALOGAÇÃO E GEORREFERENCIAMENTO DAS NASCENTES DO RIBEIRÃO UBÁ, PERTENCENTES A MICRO BACIA DA MIRAGAIA, LOCALIZADAS NO DISTRITO DE UBARI E NA CIDADE DE DIVINÉSIA. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Castro, E. ; Zanzirolani, J. E. ; Pacelli, M. ; Barroca, O. ; Tostes, R. ; MADEIRA, F. A. . DIAGNÓSTICO SÓCIO-AMBIENTAL ENTRE OS MUNICIPIOS DE PIRANGA-MG E UBÁ-MG DURANTE A CAVALGADA DA MATA. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
Pacelli, M. ; Correa, Y. ; MADEIRA, F. A. . MEIO AMBIENTE EM FOCO NA EXTENSÃO DA UEMG - UBÁ. In: Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2007, Ituiutaba. Seminários de Pesquisa e Extensão da UEMG. Ituiutaba: UEMG, 2007.
-
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. ; FONTES, M. F. C. . SUBSÍDIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR PARA O CAMPUS DA UEMG EM UBÁ. In: 7o. Seminário de Extensão da UEMG, 2006, Campanha. 7o. Seminário de Extensão da UEMG. Campanha: UEMG, 2006.
-
MADEIRA, F. A. ; SILVA, Wladmir Teodoro da . SUBSÍDIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE HIALOTÉCNICA NA UEMG. In: 7o. Seminário de Extensão da UEMG, 2006, Campanha. 7o. Seminário de Extensão da UEMG. Campanha: UEMG, 2006.
-
MADEIRA, F. A. ; SILVA, W. T. . SUBSÍDIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE IMPUREZAS DA UEMG. In: 7o. Seminário de Extensão da UEMG, 2006, Campanha. 7o. Seminário de Extensão da UEMG. Campanha: UEMG, 2006.
-
MADEIRA, F. A. ; ROCHA, D. ; SILVA, G. F. . A Agrossilvicultura como Alternativa de Uso da Terra no Bioma Mata Atlântica. In: Simpósio sobre o Bioma Mata Atlântica, 2005, Viçosa. Anais da UFV. Viçosa: UFV, 2005.
-
MADEIRA, F. A. . Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo. In: I Seminário Nacional de Energia Solar Fotovoltaica, 2004, Porto Alegre. I Seminário Nacional de Energia Solar Fotovoltaica, 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; DIANA, A. C. ; MACHADO, A. ; OLIVEIRA, R. N. . O AGROEXTRATIVISMO NO MÉDIO SÃO FRANCISCO. In: I FÓRUM DE AGROEXTRATIVISMO DE SÃO FRANCISCO, 2003, SÃO FRANCISCO. I Fórum de Agroextrativismo de São Francisco. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003.
-
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; DINIZ, A. S. A. C. ; BRANCO, José Roberto T. ; FRANCO, D. S. ; ARAÚJO, S. ; ALMEIDA, Tiago Britto de . Desenvolvimento de Insumos para Utilização na Fabricação de Células Solares. In: 2 Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), 2003, Salvador. Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel). Brasília: ANEEL, 2003.
-
MADEIRA, F. A. ; DINIZ, A. S. A. C. ; BRANCO, José Roberto T. ; DINIZ, J. H. . A CEMIG E AS ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL : O FUTURO DA ENERGIA, 2003, BELO HORIZONTE. ANAIS DO I SEMINÁRIO INTERNACIONAL : O FUTURO DA ENERGIA. BELO HORIZONTE: CEMIG, 2003.
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, W. L. . FUNDAMENTOS DA COMPACTAÇÃO-PRENSAGEM UNIAXIAL A SECO. In: 46o. CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA, 2002, SÃO PAULO. REVISTA DA ASSOCIAÇÃP BRASILEIRA DE CERÂMICA. SÃO PAULO: ABC, 2002.
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, W. L. . MÉTODOS PARA DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS DE FERTILIZANTES GRANULADOS. In: REVISTA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CERÂMICA, 2002, SÃO PAULO. 46o. CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 2002.
-
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO E PURIFICACAO DE MONOSILANO PARA PRODUCAO DE SILICIO GRAU ELETRONICO. In: 41a. Reuniao Anual da SBPC, 1991. Boletim de Divulgação MCT, 1991.
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, R. L. O. A. L. . SINTESE DE ALCÓXIDOS UTEIS NA PREPARACAO DE VIDROS E CERAMICOS PELO PROCESSO SOL-GEL. In: Publicação de Relatório Técnico, 1991. Boletim de Divulgação do MCT/FINEP.
-
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO E PURIFICACAO DE TETRACLORETO DE SILICIO PARA FABRICACAO DE FIBRAS OPTICAS. In: 41a. Reuniao Anual da SBPC, 1991. Boletim de divulgação do MCT, 1991.
-
MADEIRA, F. A. . Implantação da Escola de Ciências Naturais e Exatas em Ubá. In: I Seminário de Ciências Naturais e Exatas, 2007, Ubá. I Seminário de Ciências Naturais e Exatas. Ubá: UEMG, 2007.
-
MADEIRA, F. A. . Revitalização do Rio das Velhas - Assentamento Correntes. In: I Semana da Biologia - Biologia da Conservação, 2007, Ubá. I Semana da Biologia - Biologia da Conservação. Ubá: UEMG, 2007.
-
MADEIRA, F. A. ; Duarte, S. . Consolidação do Laboratório de Análise de Água em Ubá. In: Semana do Meio Ambiente, 2007, Ubá. I Semana do Meio Ambiente. Ubá: UEMG, 2007.
-
MADEIRA, F. A. ; Duarte, S. . Consolidação do Laboratório de Análises de Água em Ubá. In: I Semana do Meio Ambiente, 2007, Ubá. I Semana do Meio Ambiente. Ubá: UEMG, 2007.
-
MADEIRA, F. A. ; CLEMENTE, V. M. . Plantio de Frutíferas do Cerrado Mineiro. In: I Congresso Mineiro de Biodiversidade, 2006, Belo Horizonte. I Congresso Mineiro de Biodiversidade. Belo Horizonte: SEMAD, 2006.
-
MADEIRA, F. A. ; CLEMENTE, V. M. . Revitalização da Rio das Velhas - Assentamento Correntes. In: I Congresso Mineiro de Biodiversidade, 2006, Belo Horizonte. I Congresso Mineiro de Biodiversidade. Belo Horizonte: SEMAD, 2006.
-
MADEIRA, F. A. ; PAIVA, Bruno José Cordeiro de ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; ALMEIDA, Tiago Britto de . Desenvolvimento de Processo para Dosagem de Traços Metálicos em Silício e Derivados de Alta Pureza. In: IX Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos, 2005, São Paulo. Anais do IX Encontro Nacional sobre Contaminantes Inorgânicos. São Paulo, 2005.
-
MADEIRA, F. A. . Fava D'anta: Desenvolvimento Sócio-Econômico-Ambiental. In: I Geor para Desenvolvimento Sustentável do Vale do Urucuia, 2005, Arinos. I Geor para Desenvolvimento Sustentável do Vale do Urucuia. Belo Horizonte: SEBRAE, 2005.
-
MADEIRA, F. A. . Fava D'anta:Desenvolvimento Sócio-Econômico Ambiental. In: I Seminário de Plantas Medicinais de Januária, 2004, Januária. I Seminário de Plantas Medicinais de Januária. Belo Horizonte: CETEC, 2004.
-
MADEIRA, F. A. . Fava D'anta: Desenvolvimento Sócio-Econômico-Ambiental. In: I Fórum de Agroextrativismo de São Francisco, 2003, São Francisco. I Fórum de Agroextrativismo de São Francisco. São Francisco: Prefeitura de São Francisco, 2003.
-
MADEIRA, F. A. . Fava D'anta: Desenvolvimento Sócio-Econômico-Ambiental. In: SEMINÁRIO CONJUNTO DE LANÇAMENTO DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL, 2002, Montes Claros. SEMINÁRIO CONJUNTO DE LANÇAMENTO DOS PROGRAMAS DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO E SUSTENTÁVEL. Brasília: MMA, 2002.
-
MADEIRA, F. A. . Processamento de Silício para Fabricação de Células Fotvoltaicas de Baixo Custo. In: XV SEMANA DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA PUC, 2001, Belo Horizonte. XV Semana de Engenharia Elétrica da PUC. Belo Horizonte: PUCMG, 2001.
-
MADEIRA, F. A. . Purificação de Ácidos ao GRau Eletrônico. In: I WORKSHOP DO PROGRAMA DE QUÍMICA PARA MATERIAIS ELETRÔNICOS, 1991, São Carlos. I WORKSHOP DO PROGRAMA DE QUÍMICA PARA MATERIAIS ELETRÔNICOS. Rio de Janeiro: FINEP, 1991.
-
MADEIRA, F. A. . Cloração de Silício. In: I MESA REDONDA DA ABM - TECNOLOGIA DE CLORAÇÃO NA METALURGIA, 1989, São Paulo. I MESA REDONDA DA ABM - TECNOLOGIA DE CLORAÇÃO NA METALURGIA. São Paulo: ABM, 1989.
-
MADEIRA, F. A. ; CLEMENTE, V. M. ; FERREIRA, O. S. . Revitalização do Rio das Velhas - Assentamento Correntes. In: I Semana de Biologia - Biologia da Conservação, 2007, Ubá. Biologia da Conservação. Ubá: UEMG, 2007.
-
MADEIRA, F. A. ; G. D. C. FERREIRA ; J.P.V. LEITE ; MACHADO, A. ; ABREU, Wanderson Marinho de . INVENTÁRIO DE ESPÉCIES DE DIMORPHANDRA DO CERRADO MINEIRO UTILIZADAS PARA A OBTENÇÃO DE RUTINA E OTIMIZAÇÃO DO SEU PROCESSO PRODUTIVO. In: XVII SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, 2002, CUIABÁ. REVISTA DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, 2002.
-
MADEIRA, F. A. ; PAIVA, Bruno José Cordeiro de ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; ALMEIDA, Tiago Britto de . Desenvolvimento de Processo para Dosagem de Traços Metálicos em Silício e Derivados de Alta Pureza. Anais do IX Encontro Nacional Sobre Contaminantes Inorgânicos, São Paulo, 2005.
-
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; PAIVA, Bruno José Cordeiro de . Desenvolvimento de Processo em Reator de Leito Fixo para Obtenção e Caracterização de Clorosilanos a partir de Silício Metalúrgico. Revista do Congresso de Engenharia Química, Porto Alegre, 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; PAIVA, Bruno José Cordeiro de ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; ALMEIDA, Tiago Britto de . Desenvolvimento de Processo para Obtenção e Caracterização de Clorosilanos a partir de Silício Metalúrgico. Revista do Congresso de Engenharia Química, Uberlândia, 2004.
-
MADEIRA, F. A. ; MACHADO, A. ; J.P.V. LEITE . INVENTÁRIO DE ESPÉCIMES DE DIMORPHANDRA DO CERRADO MINEIRO UTILIZADOS PARA A OBTENÇÃO DE RUTINA E OTIMIZAÇÃO DO SEU PROCESSO PRODUTIVO. XVII SIMPÓSIO DE PLANTAS MEDICINAIS DO BRASIL, 2002.
-
HOEHNE, L. M. L. ; MADEIRA, F. A. ; Mourão, N. M. . DIMORPHANDRA SP.: DO EXTRATIVISMO À PRODUÇÃO INTEGRADA COM BASE FITOECOLÓGICA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MADEIRA, F. A. . Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MADEIRA, F. A. ; GONÇALVES, Rogério Amaro . Implantação de Unidade Multi-propósito para Processamento de Frutos do Cerrado. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MADEIRA, F. A. ; BRANCO, José Roberto T. ; DINIZ, Antonia Sônia Alves Cardoso . Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . Desenvolvimento de Processo para Conservação e Uso Sustentável da Dimorphandra Sp. em Januária. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; DINIZ, A. S. A. C. ; BRANCO, José Roberto T. ; ARAÚJO, S. ; ALMEIDA, Tiago Britto de . FABRICAÇÃO DE MATERIAIS SOLARES. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. ; MENDES FILHO, A. A. ; BRANCO, José Roberto T. ; ALMEIDA, Tiago Britto de . DESENVOLVIMENTO DE CÉLULAS SOLARES. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . I Seminário Nacional sobre Energia Solar. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . 1 Fórum das Indústrias de Contagem. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . COMPACTAÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Energia Solar Fotovoltáica". 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . I Fórum Técnico de Energias Alternativas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . "Principais Linhas de Atuação na Área de Novos Materiais". 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . "Compactação de Cloreto de Potássio". 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Retrospectiva do Programa Quartzo-Silício do CETEC - 1987 a 1988". 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Síntese Hidrotermal de Titanato de Bário". 1997. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Síntese de Alcóxidos de Silício via Clorosilanos e Siliceto Metálico". 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Tóxicos Metálicos". 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . Semana do ex-aluno. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . "Produção de Silício Grau Eletrônico". 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . "Organizações de Alta Performance". 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . "O Ciclo do Silício". 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Dosagem de Tóxicos Metálicos e Orgânicos em Alimentos". 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Deterioração de Obras de Arte por Efeitos Ambientais". 1992. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . III Congresso Ibero-Americano de Cerâmica, Vidro y Refractarios. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . I Workshop do Programa de Química para Materiais Eletrônicos. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "O Ciclo do Silício e as Fibras Óticas". 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . IV Semana de Engenharia Elétrica da PUC. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . 41a. Reunião Anual da SBPC. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . III Encontro dos Profissionais da Química. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . II Curso Nacional de Instrumentação para técnicos em informação. 1989. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MADEIRA, F. A. . "Principais Materiais, Componentes e Insumos para Instrumentação". 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . I Mesa Redonda da ABM. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . II Encontro Regional da SBQ/MG. 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Obtenção de Silício via Silanos". 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Aplicação Tecnológica de Fluídos Supercríticos". 1988. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . Projeto Semicondutores. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . "Produção de Silício via Silanos". 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MADEIRA, F. A. . Catálogo de Mudas e Sementes. Belo Horizonte 2020 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. ; GARCIA, P. M. ; VIANA, B. N. . Plano de Gestão Integrado para Funcionamento da Unidade Agroindustrial da Comunidade de Salto. BELO HORIZONTE 2019 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . Manual de Boas Práticas de Fabricação da Agroindústria de Salto. BELO HORIZONTE 2019 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. . Manual de Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria de Goiabeira Velha. BELO HORIZONTE 2019 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. . Manual de Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria de Água Doce. BELO HORIZONTE 2019 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. ; GARCIA, P. M. ; VIANA, B. N. . Projeto e Memorial Descritivo: Reforma da Agroindústria da Comunidade de SAlto. BELO HORIZONTE 2019 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; GARCIA, P. M. ; VIANA, B. N. . Projeto e Memorial Descritivo: Reforma da Agroindústria da Comunidade de Goiabeira Velha. BELO HORIZONTE 2019 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; GARCIA, P. M. ; VIANA, B. N. . Projeto Executivo e Memorial Descritivo de Reforma da Agroindústria de Água Doce. BELO HORIZONTE 2019 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . Plano de Negócios para Profissionalização da Agroindústria da Comunidade de Salto. BELO HORIZONTE 2019 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . Plano de Negócios para Profissionalização da Agroindústria da Comunidade de Goiabeira Velha. BELO HORIZONTE 2019 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . Plano de Negócios para Profissionalização da Agroindústria da Comunidade de Água Doce. BELO HORIZONTE 2019 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . Curso de Manejo de Frutos do Cerrado. BELO HORIZONTE 2018 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. . Curso de Beneficiamento de Frutos do Cerrado. BELO HORIZONTE 2018 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. . Curso de Boas Práticas de Fabricação. BELO HORIZONTE 2018 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. . Curso de Comercialização de Produtos Agroindustriais. BELO HORIZONTE 2018 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. ; GARCIA, P. M. ; VIANA, B. N. . Diagnóstico Social Participativo para Implantação da Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado. BELO HORIZONTE 2018 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; GARCIA, P. M. ; VIANA, B. N. . Perfil Profissiográfico dos Agroextrativistas Norte Mineiros. BELO HORIZONTE 2018 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . Capacitação de Agroextrativistas em Coleta e Beneficiamento de Frutos do Cerrado. BELO HORIZONTE 2018 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; HOEHNE, L. M. L. . Relatório Técnico do Projeto de Implantação de Unidades de Beneficiamento e Comercio de Produtos Oriundos da Base Produtiva Local (Chapada Gaúcha) 2011 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; HOEHNE, L. M. L. . Relatório Técnico do Projeto de Implantação de Unidades de Beneficiamento e Comercio de Produtos Oriundos da Base Produtiva Local (Pintópolis) 2010 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; HOEHNE, L. M. L. . Relatório Técnico do Projeto de Implantação de Unidades de Beneficiamento e Comercio de Produtos Oriundos da Base Produtiva Local (Bonfinópolis de Minas) 2009 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. ; FONTES, M. F. C. . 4. Relatório do Projeto de Implantação do Campus Universitário no Município em Ubá-4ª. Etapa do Estudo Preliminar do Plano Diretor para o Campus da UEMG em Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2007 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. ; FONTES, M. F. C. . 3. Relatório do Projeto de Implantação do Campus Universitário no Município em Ubá-5ª. Etapa do Estudo Preliminar do Plano Diretor para o Campus da UEMG em Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2007 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; FONTES, M. F. C. ; DIAS, M. V. . Plano Diretor do Campus da UEMG em Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2007 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; ANDRADE, V. D. A. ; FERBER, C. M. . 4. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais no Município de Ubá-Diagnóstico de Demanda do Ensino Superior no entorno de Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FERBER, C. M. ; SILVA, W. T. . 5. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais no Município de Ubá-Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Naturais e Exatas. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FERBER, C. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Naturais e Exatas - Licencniatura em Ciências Biológicas - da UEMG no Campus de Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FERBER, C. M. . Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Naturais e Exatas - Licenciatura em Química - da UEMG/Campus de Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FERBER, C. M. . 1. Relatório do Projeto de Implantação do Campus Universitário no Município em Ubá-Diagnóstico Regional Parcial. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FERBER, C. M. . 2. Relatório do Projeto de Implantação do Campus Universitário no Município em Ubá-Diagnóstico Regional Parcial. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. ; FONTES, M. F. C. . 3. Relatório do Projeto de Implantação do Campus Universitário no Município em Ubá-1ª. Etapa do Estudo Preliminar do Plano Diretor para o Campus da UEMG em Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. ; FONTES, M. F. C. . 4. Relatório do Projeto de Implantação do Campus Universitário no Município em Ubá-2ª. Etapa do Estudo Preliminar do Plano Diretor para o Campus da UEMG em Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. ; FONTES, M. F. C. . 3. Relatório do Projeto de Implantação do Campus Universitário no Município em Ubá-3ª. Etapa do Estudo Preliminar do Plano Diretor para o Campus da UEMG em Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2006 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-colheita da Fava D'anta (Dimorphandra Sp.). Belo Horizonte: CETEC, 2005 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. . PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS E FRUTÍFERAS DO CERRADO. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 2005 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. ; FERBER, C. M. . 1. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais no Município de Ubá-Diagnóstico Regional Parcial. Belo Horizonte: UEMG, 2005 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; SILVA, W. T. ; FERBER, C. M. . 2. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais no Município de Ubá-Diagnóstico Industrial. Belo Horizonte: UEMG, 2005 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; ANDRADE, V. D. A. ; FERBER, C. M. ; SILVA, W. T. . 3. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais no Município de Ubá-Diagnóstico de Demanda do Ensino Superior em Ubá. Belo Horizonte: UEMG, 2005 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro . Curso de Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-colheita da Fava D'anta (Dimorphandra Sp.). BH: CETEC, 2004 (Apostila).
-
MADEIRA, F. A. ; ABREU, Wanderson Marinho de ; MACHADO, A. ; G. D. C. FERREIRA . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DE RUTINA. CETEC: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; ABREU, Wanderson Marinho de . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE EXTRATO DE RUTINA/DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS PARA APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS FRUTOS DE PEQUI. CETEC: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; G. D. C. FERREIRA . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DE RUTINA. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; ABREU, Wanderson Marinho de . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO EXTRATO DE RUTINA / DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS PARA APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS FRUTOS DE PEQUI. Belo Horizonte: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; CORREA, T. A. F. . PROCESSAMENTO PÓS-COLHEITA DE DIMORPHANDRA MOLLIS. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CLOROSILANOS A PARTIR DE SILÍCIO METALÚRGICO. OURO PRETO: REDEMAT, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; CUNHA, D. G. . DESENVOLVIMENTO DE MÉTODO DE DOSAGEM DE FLAVONÓIDES EM DIMORPHANDRA MOLLIS. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; PEREIRA, Renata Aparecida da Cunha . Desenvolvimento de Processo para Manipulação e Caracterização de Cloreto de Berílio a partir de Berílio Mineral. OURO PRETO: REDEMAT, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; FRANCO, D. S. ; BRANCO, José Roberto T. ; ARAÚJO, S. ; ALMEIDA, Tiago Britto de ; DINIZ, A. S. A. C. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO. BEÇLO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves ; FRANCO, D. S. ; BRANCO, José Roberto T. ; ARAÚJO, S. ; ALMEIDA, Tiago Britto de ; DINIZ, A. S. A. C. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO. BEÇLO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FIGUEIREDO, J. G. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; J.P.V. LEITE ; G. D. C. FERREIRA ; CARDOSO, S. R. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; MENDES FILHO, A. A. . Produção de Titanato de Bário Dopado pelo Processo Hidrotérmico para a Indústria Eletroeletrônica.. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira ; FONSECA, Agostinho Gomes da ; ABREU, Wanderson Marinho de . Conservação e manejo da leguminosa arbórea Dimorphandra wilsonii Rizz., espécie ameaçada de extinção, endêmica da região de Paraopeba (MG).. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. . Site do Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos. BELO HORIZONTE: CETEC, 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; MACHADO, A. ; DIANA, A. C. ; ROCCO, S. . PROJETO FAVA DANTA: RESPONSABILIDADE SOCIAL. SÃO PAULO: SANRISIL S.A., 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; DIANA, A. C. ; MACHADO, A. ; ROCCO, S. . PROJECT FAVA DANTA: SOCIAL RESPONSIBILITY. SÃO PAULO: SANRISIL S.A., 2003 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. . FAVA DANTA: VISÃO SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL. BELO HORIZONTE: CETEC, 2002 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; PEREIRA, Renata Aparecida da Cunha . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CLORETO DE BERÍLIO. BELO HORIZONTE: CETEC, 2002 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA DOSAGEM DE MACRONUTRIENTES 2001 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; SILVA, Éderson José da . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRACAO DE CLORIDRATO DE PILOCARPINA. BELO HORIZONTE: CETEC, 2001 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO 2001 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, M. A. ; ARAÚJO, H. C. . SINTESE E PURIFICACAO DE CLORETO DE CINAMILA E ALDEIDO CINAMICO 2000 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, M. A. ; ARAÚJO, H. C. . SINTESE, EM ESCALA PILOTO, DE COMPOSTOS FRAGANTES E AROMATIZANTES: ALCOOL CINAMICO E PRODUTOS RELACIONADOS. Belo Horizonte: CETEC, 2000 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . COMPACTACAO DE CLORETO DE POTASSIO 1999 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; MACHADO, A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA PRODUCAO DE FERTILIZANTES LIQUIDOS A PARTIR DE AGUA ACIDA 1999 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; JARDIM, M. J. ; TORQUI, R. . REAPROVEITAMENTO DE CATALISADOR GASTO 1999 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO DE ALCOXIDOS DE SILICIO VIA CLOROSILANOS E SILICETO DE MAGNESIO 1996 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. . PROCESSAMENTO DE MATERIAIS AVANÇADOS 1996 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . SINTESE DO SILICETO DE MAGNESIO 1995 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, M. A. ; DINIZ, M. R. . CONSTRUCAO DE UM REATOR PARA DEPOSICAO DE SILICIO POLICRISTALINO 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; FARIA, F. ; JUNQUEIRA, M. A. . OBTENCAO DE SUPERFICIES ANTI-REFLEXIVAS POR TRATAMENTO QUIMICO 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, M. A. ; DINIZ, M. R. . PURIFICACAO DOS ACIDOS CLORIDRICO, PERCLORICO E FLUORIDRICO AO GRAU ELETRONICO 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, R. L. O. A. L. . SINTESE DE ALCOXIDOS UTEIS NA PREPARACAO DE VIDROS E CERAMICOS PELO PROCESSO SOL-GEL 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, M. A. . PROCESSAMENTO DE QUARTZO E SILICIO PARA SINTESE DE CLOROSILANOS 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; ARAÚJO, S. . METODO PARA CONTROLE DO NIVEL DE OXIGENIO NOS TARUGOS DE SILICIO PUXADOS DE ACORDO COM A TECNICA DE CZOCHRALSKI 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . CRESCIMENTO DE NACL NUM APARELHO TIPO CZOCHRALSKI 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . PLANO DE METAS PARA O SETOR DE TECNOLOGIA QUIMICA 1992 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, M. A. ; DINIZ, M. ; GOMES, A. R. . INSTALACAO DE UMA UNIDADE DE PRODUCAO DE TETRACLORETO DE SILICIO PARA A FABRICACAO DE FIBRAS OPTICAS 1991 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; ARAÚJO, S. . CRESCIMENTO DE CRISTAIS DE NACL NUM APARELHO TIPO CZOCHRALSKI 1991 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, M. A. . OBTENCAO E PURIFICACAO DO MONOSILANO 1991 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. . CURSO DE QUIMIOTERAPIA E MODELAGEM MOLECULAR 1991 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO DE POS CERAMICOS PELO PROCESSO HIDROTERMAL PARA APLICACOES ELETRONICAS 1991 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; SILVA, M. A. . PRODUCAO DE ZINCO PELO PROCESSO ZINCATO 1990 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. . PLANTA PILOTO DE VIDRO OTICO 1990 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; DOLABELLA, L. . ESTUDO DE PRE-VIABILIDADE ECONOMICA DA PRODUCAO DE JANELAS DE NACL PELO METODO CZOCHRALSKI 1989 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; GOMES, F. J. ; EVANGELISTA, A. . OBTENCAO E PURIFICACAO DE TRICLOROSILANO E TETRACLOROSILANO PARA PRODUCAO DE SILICIO DE GRAU ELETRONICO 1988 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; GOMES, F. J. ; EVANGELISTA, A. . ESTUDO DA VIABILIDADE DE IMPLANTACAO DE UMA UNIDADE PARA PRODUCAO DE SILICIO POLICRISTALINO GRAU ELETRONICO 1987 (Publicação de Relatório Técnico - Divulgação Científica (Classificação CNCT, inexistente para CNPq &).
-
MADEIRA, F. A. ; DOLABELLA, L. . LEVANTAMENTO PRELIMINAR DO MERCADO DE TETRACLORETO DE SILICIO 1987 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. ; DOLABELLA, L. . LEVANTAMENTO PRELIMINAR DO MERCADO DE SILICIO METALICO E LIGAS DE FERRO SILICIO 1987 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . PRODUCAO E PURIFICACAO DE CLORO PARA SINTESE DE TETRACLORETO DE SILICIO 1987 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
-
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO E PURIFICACAO DE TRICLOROSILANO E TETRACLORETO DE SILICIO PARA PRODUCAO DE SILICIO POLICRISTALINO 1985 (Publicação de Relatório Técnico - Técnico Científico (Classificação CNCT, inexistente para CNPq & C).
Outras produções
Silva, M. ; MADEIRA, F. A. . Site do Campus da UEMG em Ubá. 2007.
MADEIRA, F. A. . SITE DO SETOR DE MATERIAIS. 2002.
MADEIRA, F. A. . CONTROLE DE PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE SILANOS. 2001.
MADEIRA, F. A. ; PEREIRA, Renata Aparecida da Cunha . Desenvolvimento de Processo para Obtenção e Caracterização de Cloreto de Berílio a partir do Berilo Mineral. 2004.
MADEIRA, F. A. . Desenvolvimento de Processo para Síntese e Purificação de Clorosilanos. 2004.
MADEIRA, F. A. ; J.P.V. LEITE ; G. D. C. FERREIRA ; CARDOSO, S. R. . Desenvolvimento de Processo para Obtenção de Formulações Farmacêuticas Contendo Extrato Seco Semi-Purificado de Dimorphandra Mollis. 2003.
MADEIRA, F. A. ; G. D. C. FERREIRA ; ABREU, Wanderson Marinho de . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE EXTRATO DE RUTINA. 2002.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CLORIDRATO DE PILOCARPINA. 2001.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA DOSAGEM DE MACRONUTRIENTES. 2000.
MADEIRA, F. A. . Desenvolvimento de Modelo Agroextrativista Sustentável da Dimorphandra Sp. para o Município de Januária. 2005.
MADEIRA, F. A. ; PEREIRA, Renata Aparecida da Cunha . Desenvolvimento de Processo para Obtenção e Caracterização do Cloreto de Berílio a partir do Berilo Mineral. 2004.
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, Cíntia Gonçalves . Desenvolvimento de Processo para Obtenção e Caracterização de Clorosilanos a partir do Silício Metalúrgico. 2004.
MADEIRA, F. A. ; G. D. C. FERREIRA ; J.P.V. LEITE ; CARDOSO, S. R. . Desenvolvimento de Processo para Obtenção de Formulações Farmacêuticas Contendo Extrato Seco Semi-Purificado de Dimorphandra Mollis. 2003.
MADEIRA, F. A. . PROCESSAMENTO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO. 2002.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DE RUTINA. 2002.
MADEIRA, F. A. ; G. D. C. FERREIRA ; ABREU, Wanderson Marinho de . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE EXTRATO DE RUTINA. 2002.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CLORIDRATO DE PILOCARPINA. 2001.
MADEIRA, F. A. ; BRANCO, José Roberto T. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO. 2001.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA DOSAGEM DE MACRONUTRIENTES. 2000.
MADEIRA, F. A. . COMPACTAÇÃO DE CLORETO DE PROTÁSSIO. 1999.
MADEIRA, F. A. . OBTENÇÃO DE ALCÓXIDOS DE SILÍCIO, VIA CLOROSILANOS E SILICETO DE MAGNÉSIO. 1996.
MADEIRA, F. A. . NORMAS DA AREA DE PRODUTOS DE ALTO GRAU DE PUREZA. 1994.
MADEIRA, F. A. . SINTESE DE ALCOXIDOS DE SILICIO A PARTIR DO Mg2Si. 1994.
MADEIRA, F. A. . ROTEIRO PARA A PRODUCAO DE SILICETO DE MAGNESIO. 1993.
MADEIRA, F. A. . ASPECTOS FISICO-QUIMICOS E TERMODINAMICOS DA REACAO DE OBTENCAO DO SILICETO DE MAGNESIO. 1993.
MADEIRA, F. A. . PROCESSO PARA FABRICACAO DE SILICIO POLICRISTALINO. 1992.
MADEIRA, F. A. . CONSTRUCAO DE UM APARELHO PARA CRESCIMENTO DE SAIS IONICOS UTILIZANDO O METODO CZOCHRALSKI. 1991.
MADEIRA, F. A. . PROCESSO E EQUIPAMENTO PARA SINTESE DE CLOROSILANOS EM UM REATOR DE LEITO FLUIDIZADO - PATENTE DE INVENCAO. 1990.
MADEIRA, F. A. . METODO PARA CONTROLE DO NIVEL DE OXIGENIO DOS TARUGOS DE SILICIO PUXADOS DE ACORDO COM A TECNICA CZOCHRALSKI. 1990.
MADEIRA, F. A. . PROCESSO E EQUIPAMENTO PARA OBTENCAO E PURIFICACAO DE TETRACLORETO DE SILICIO PARA FABRICACAO DE FIBRAS OPTICAS - PATENTE DE INVENCAO. 1989.
MADEIRA, F. A. . PURIFICACAO DO ACIDO NITRICO COMERCIAL AO GRAU ELETRONICO - PATENTE DE INVENCAO. 1985.
MADEIRA, F. A. . PURIFICACAO DA AGUA DE TORNEIRA AO GRAU ELETRONICO - PATENTE DE INVENCAO. 1985.
MADEIRA, F. A. . ALGUMAS APLICACOES, PROPRIEDADES E OBTENCAO EM ESCALA DE LABORATORIO DO POLIBENZIL E SEUS DERIVADOS - PATENTE DE INVENCAO. 1985.
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO DE SILICIO GRAU ELETRONICO PELO PROCESSO MONOSILANO - PATENTE DE INVENCAO. 1984.
MADEIRA, F. A. . PURIFICACAO E PROPRIEDADES CROMATOGRAFICAS DA CRISTOBALITA ALFA - PATENTE DE INVENCAO. 1984.
MADEIRA, F. A. . POLIMERIZACAO DO ALCOOL BENZILICO PELO ACIDO SULFURICO CONCENTRADO - PATENTE DE INVENCAO. 1984.
MADEIRA, F. A. . ELABORACAO DE UM CONTROLE DE QUALIDADE VIA UMIDA DE ALTA SENSIBILIDADE - PATENTE DE INVENCAO. 1984.
MADEIRA, F. A. . ELABORACAO DE UM CONTROLE DE QUALIDADE VIA UMIDA DE ALTA PRECISAO - PATENTE DE INVENCAO. 1984.
MADEIRA, F. A. . OBTENCAO DE DISPOSITIVOS LUMINOSOS DE ALTA ECONOMIA - PATENTE DE INVENCAO. 1984.
MADEIRA, F. A. . AGUA E ACIDOS MINERAIS, PROCESSO PARA SUAS PURIFICACOES E APLICACOES - PATENTE DE INVENCAO. 1984.
MADEIRA, F. A. ; VIANA, B. N. ; GARCIA, P. M. . Profissionalização do Extrativismo e Beneficiamento de Plantas e Frutos do Cerrado. 2018.
MADEIRA, F. A. ; VIANA, B. N. ; GARCIA, P. M. . Profissionalização do Extrativismo e Beneficiamento de Plantas e Frutos do Cerrado. 2018.
MADEIRA, F. A. ; VIANA, B. N. ; GARCIA, P. M. . Profissionalização do Extrativismo e Beneficiamento de Plantas e Frutos do Cerrado. 2018.
MADEIRA, F. A. ; MARTINS, P. P. ; CARNEIRO, J. A. . DIMORPHANDRA SP. : DO EXTRATIVISMO À PRODUÇÃO INTEGRADA COM BASE FITOECOLÓGICA. 2008.
MADEIRA, F. A. ; SILVA, Wladmir Teodoro da . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA RECICLAGEM DE VIDRARIA CIENTÍFICA. 2008.
MADEIRA, F. A. . IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO MUNICÍPIO DE. 2008.
MADEIRA, F. A. . Coleta e Beneficiamento Sustentável da Fava Danta no Município de Bonfinópolis de Minas. 2008.
MANFRINI, F. A. L. ; MADEIRA, F. A. . IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - INOVAMIG (UTRAMIG ? CETEC). 2008.
MADEIRA, F. A. . Agroextrativismo e Beneficiamento Sustentável de Frutos do Cerrado em Bonfinópolis de Minas. 2008.
MADEIRA, F. A. . Desenvolvimento de Materiais para Aplicações Fotvoltaicas. 2006.
MADEIRA, F. A. . Implantação de Campus Universitário em Ubá. 2006.
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, J. M. ; Assis, E. . Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros). 2006.
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, J. M. ; Assis, E. . Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro. 2006.
MADEIRA, F. A. . Implantação de um Laboratório de Análises de Águas em Ubá. 2006.
MADEIRA, F. A. ; FLECHA, Hamilton ; BRANDÃO, Geraldo ; OLIVEIRA, Geraldo de ; SILVA, Francisco José da . Desenvolvimento de Processo para Agregação de Valor a Matriz do Quartzo. 2005.
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira ; KAECHELE, Karin ; QUEIRÓZ, Andréia ; RODRIGUES, Márcio . Conservação e Manejo da leguminosa arbórea Dimorphandra wilsonii Rizz., espécie ameaçada de extinção, endêmica da região de Paraopeba (MG). 2005.
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro . Prospecção de Áreas Potenciais para Exploração Sustentável da Fava D'anta: Unaí e Paracatu. 2005.
MADEIRA, F. A. ; SILVA, Wladmir Teodoro da . Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Vidraria Científica Certificável. 2005.
MADEIRA, F. A. ; PAIVA, Bruno José Cordeiro de . Obtenção de Clorossilanos a partir de Silício Metalúrgico para Produção de Silício Policristalino de Alta Pureza. 2005.
MADEIRA, F. A. ; FONTES, R. V. ; CLEMENTE, V. M. . AVALIAÇÃO DAS SUB-BACIAS DA MARGEM DIREITA DO RIO SÃO FRANCISCO FORMADA PELO RIACHO DA LAPINHA, RIO SUMIDOURO, RIO PACUÍ E CÓRREGOS BURITI SECO E PAJEÚ. 2005.
MADEIRA, F. A. . AVALIAÇÃO DO VIVEIRO DO CEASA/IEF. 2005.
MADEIRA, F. A. . Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Vidraria Científica Certificável. 2004.
MADEIRA, F. A. ; SILVA, Éderson José da . Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Tirantes Metálicos para Uso em Transformadores de Potência. 2004.
MADEIRA, F. A. . Desenvolvimento de Processo para Conservação e Uso Sustentável da Fava D'anta (Dimorphandra Sp.) em Januária. 2004.
MADEIRA, F. A. ; FLECHA, Hamilton ; SILVA, Francisco José da ; BRANDÃO, Geraldo ; OLIVEIRA, Geraldo de . Desenvolvimento de Processo para Corte Técnico de Quartzo. 2004.
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de . Desenvolvimento de Processo para Obtenção de Derivados da Rutina - Quercetina e Ramnose. 2004.
MADEIRA, F. A. ; GONÇALVES, Rogério Amaro ; OLIVEIRA, Giordani de . Desenvolvimento de Processo para Conservação e Uso Sustentável da Dimorphandra Sp. no Município de Januária. 2004.
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro ; SANTOS, João Batista Faria dos . Prospecção de Áreas Potenciais para a Exploração Sustentável da Fava D'anta : Unaí e Paracatu. 2004.
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira ; KAECHELE, Karin ; RODRIGUES, Márcio ; QUEIRÓZ, Andréia . Conservação e manejo da leguminosa arbórea Dimorphandra wilsonii Rizz., espécie ameaçada de extinção, endêmica da região de Paraopeba (MG). 2004.
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira ; ABREU, Wanderson Marinho de ; FONSECA, Agostinho Gomes da . Conservação e manejo da leguminosa arbórea Dimorphandra wilsonii Rizz., espécie ameaçada de extinção, endêmica da região de Paraopeba (MG). 2003.
MADEIRA, F. A. . PROCESSAMENTO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO. 2002.
MADEIRA, F. A. ; DIANA, A. C. ; MACHADO, A. ; G. D. C. FERREIRA ; ABREU, Wanderson Marinho de ; J.P.V. LEITE ; CARDOSO, S. R. ; SILVA, Éderson José da . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DE RUTINA. 2002.
MADEIRA, F. A. ; MACHADO, A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES DE DIMORPHANDRA COM ALTO TEOR DE RUTINA. 2002.
MADEIRA, F. A. ; J. G. FIGUEIREDO . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO. 2002.
MADEIRA, F. A. ; G. D. C. FERREIRA . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS. 2002.
MADEIRA, F. A. ; MENDES FILHO, A. A. . PRODUÇÃO DE TITANATO DE BÁRIO DOPADO PELO PROCESSO HIDROTÉRMICO PARA A INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA. 2002.
MADEIRA, F. A. ; MACHADO, A. . FAVA D'ANTA: VISÃO SOCIAL, ECONÔMICA E AMBIENTAL. 2002.
MADEIRA, F. A. ; BRANCO, José Roberto T. . PROCESSAMENTO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO. 2001.
MADEIRA, F. A. . OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE CLOROSILANOS PARA PRODUÇÃO DE SILÍCIO DE ALTA PUREZA. 2001.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DE RUTINA. 2001.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CLORIDRATO DE PILOCARPINA. 2000.
MADEIRA, F. A. ; BRANCO, José Roberto T. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO. 1999.
MADEIRA, F. A. . DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA DOSAGEM DE MACRONUTRIENTES. 1999.
MADEIRA, F. A. ; VASCONCELOS, W. L. . PROCESSAMENTO DE MATERIAIS AVANÇADOS. 1993.
MADEIRA, F. A. ; MARTINS, H. . SÍNTESE, EM ESCALA PILOTO, DE COMPOSTOS FRAGRANTES E AROMATIZANTES : ÁLCOOL CINÂMICO E PRODUTOS RELACIONADOS. 1993.
MADEIRA, F. A. . CONSTRUÇÃO DE UM REATOR PARA DEPOSIÇÃO DE SILÍCIO POLICRISTALINO. 1989.
MADEIRA, F. A. . PURIFICAÇÃO DE ÁCIDOS CLORÍDRICO, PERCLÓRICO E FLUORÍDRICO AO GRAU ELETRÔNICO. 1989.
MADEIRA, F. A. ; JUNQUEIRA, R. . COLORAÇÃO DE AÇOS ESPECIAIS. 1989.
MADEIRA, F. A. . SÍNTESE DE ALCÓXIDOS ÚTEIS NA PREPARAÇÃO DE VIDROS E CERÂMICOS PELO PROCESSO SOL-GEL. 1988.
MADEIRA, F. A. . INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE PARA PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE TETRACLORETO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE FIBRAS ÓPTICAS. 1987.
MADEIRA, F. A. . INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE PARA PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE TETRACLORETO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE FIBRAS ÓPTICAS. 1987.
MADEIRA, F. A. . OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DO MONOSILANO. 1987.
MADEIRA, F. A. ; SILVA, M. A. . PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE CLORO PARA SÍNTESE DE TETRACLORETO DE SILÍCIO. 1986.
MADEIRA, F. A. . OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE TETRACLORETO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE FIBRAS ÓPTICAS. 1985.
Fernando Antonio Madeira . Coco macaúba garante renda a mais de 400 famílias no Norte do estado. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Fernando Antonio Madeira . Preciosa: abundante em Minas, a macaúba é uma palmeira nativa com várias utilidades. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . Unidade de Beneficiamento de São Francisco Ajuda Produtores do Norte de minas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. ; César, E. . 1o. Seminário Utramig de Meio Ambiente. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . Agroindústrias Potencializam Riquezas do Cerrado em Minas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . Projeto de Estruturação do Centro de Referência do Cerrado em Minas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . Estruturação do Centro de Referência do Cerrado. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Fernando Antonio Madeira . Centro de pesquisa vai potencializar o extrativismo sustentável do Cerrado mineiro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Fernando Antonio Madeira . Extrativismo sustentável do Cerrado mineiro. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Fernando Antonio Madeira . IGTEC e Unimontes apoiam o desenvolvimento da cadeia produtiva de frutos, fito medicamentos e resíduos florestais encontrados no bioma - See more at: http://aconteceunovale.com.br/portal/?p=33240#sthash.saPSl5Yc.dpuf. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Fernando Antonio Madeira . Frutos do Cerrado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Fernando Antonio Madeira . Reunião discute projeto de estruturação do Centro de Referência do Cerrado. 2014.
MADEIRA, F. A. . Agroindustrias Potencializam Riquezas do Cerrado. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Mourão, N. M. ; César, E. ; MADEIRA, F. A. . FRUTAS DO CERRADO. 2011.
Fernando Antonio Madeira . Premio FINEP de Inovação Tecnológica. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
Mourão, N. M. ; César, E. ; MADEIRA, F. A. . CHAPADA GAÚCHA - CURSOS BENEF.PROD.DOCES FRUTOS CERRADO. 2010.
Mourão, N. M. ; César, E. ; MADEIRA, F. A. . Cerrado Flores, Cores, borboletas e frutos. 2009.
Mourão, N. M. ; César, E. ; MADEIRA, F. A. . Frutos do Cerrado. 2009.
MADEIRA, F. A. . Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas em Ubá. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. ; Martins, L. ; Ribeiro, D. S. . Estadualização da UEMG em Ubá. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . A UEMG em Ubá. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. ; Werneck, R. . UEMG Inicia Ano Letivo com Aula Magna. 2007. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. ; FONTES, M. F. C. . Implantação do Campus da UEMG em Ubá. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . A Energia Solar. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . O Agroextrativismo no Cerrado Mineiro. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. . A Riqueza do Cerrado Mineiro. 2004. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. . Curso de Manejo de Frutos do Cerrado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. . Curso de Manejo de Frutos do Cerrado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. . Curso de Manejo de Frutos do Cerrado. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. . Curso de Boas Práticas de Fabricação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. . Curso de Boas Práticas de Fabricação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. . Curso de Boas Práticas de Fabricação. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. ; VIANA, B. N. ; GARCIA, P. M. . Profissionalização do Extrativismo e Beneficiamento de Plantas e Frutos do Cerrado - 1o. Relatório Parcial. 2018. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. ; VIANA, B. N. ; GARCIA, P. M. . Profissionalização do Extrativismo e Beneficiamento de Plantas e Frutos do Cerrado - 2o. Relatório Técnico Parcial. 2018. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. . Boas Práticas de Processamento do Babaçu. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. . Boas Práticas de Processamento do Pequi. 2017. .
MADEIRA, F. A. . Boas Práticas de Processamento do Pequi. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. . Boas Práticas de Processamento da Banana. 2017. .
MADEIRA, F. A. . Boas Práticas de Processamento do Coco Macaúba. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; ARAUJO, E. N. ; César, E. ; MARTINS, P. P. ; VIANA, B. N. . Diagnóstico de Ocupação da Fazenda CODEVASF em Brasilândia de Minas - Relatório Técnico Final de Projeto. 2017. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; CAMARGO, P. L. T. ; César, E. . Gestão de Recursos Hídricos. 2016. .
MADEIRA, F. A. ; CAMARGO, P. L. T. ; César, E. . Fruticultura. 2016. .
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; CAMARGO, P. L. T. . Processamento de Frutas e Hortaliças. 2016. .
Fernando Antonio Madeira . GeoPortal da Fava Danta. 2015. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).
Fernando Antonio Madeira . Levantamento de Bens Patrimoniais do CETEC para o CPDC. 2014. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
Fernando Antonio Madeira ; MARTINS, P. P. . ESTUDOS, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO e PLANO INTEGRAL GEO-AMBIENTAL e ECONÔMICO de GESTÃO. 2014. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Mourão, N. M. ; Madeira, E. ; HOEHNE, L. M. L. . Produção de Doces e Geléias com Frutos do Cerrado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Mourão, N. M. ; Madeira, E. ; HOEHNE, L. M. L. . Processamento e Beneficiamento de Frutos do Cerrado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
HOEHNE, L. M. L. ; MADEIRA, F. A. . Relatório Final do Projeto Dimorphandra sp: do extrativismo à produção integrada com base fitoecológica. 2010. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Mendes, G. R. . Coleta e Beneficiamento da Fava D?anta (Dimorphandra mollis) em Bonfinópolis de Minas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MADEIRA, F. A. ; Madeira, E. ; Bragunci, L. ; César, E. ; Silva, C. F. ; Mendes, G. R. . Processamento de Frutos do Cerrado para Alimentação Escolar. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Madeira, E. ; Bragunci, L. ; Mendes, G. R. . IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA BASE PRODUTIVA LOCAL. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MADEIRA, F. A. ; César, E. . Coleta e Beneficiamento da Fava D?anta (Dimorphandra mollis). 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Bragunci, L. ; Silva, C. F. ; Madeira, E. . Processamento de Frutos do Cerrado para Alimentação Escolar. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
César, E. ; MADEIRA, F. A. . Gestão da Qualidade. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Bragunci, L. ; Silva, C. F. ; Madeira, E. ; Mendes, G. R. . IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA BASE PRODUTIVA LOCAL. 2009. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Bezerra, T. . Implantação de Unidades de Produção de Ração e Produção de Galinhas Caipiras. 2009. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Bezerra, T. ; Mendes, G. R. . Coleta e Beneficiamento Sustentável da Fava Danta (Dimorphandra Sp.) no Município de Bonfinópolis de Minas - Relatório Final. 2009. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Mendes, G. R. ; Bezerra, T. . Coleta e Beneficiamento da Fava D?anta (Dimorphandra mollis) em Bonfinópolis de Minas-2o. Reatório Parcial. 2009. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; César, E. . IMPLANTAÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA PARA FUNCIONAMENTO DAS UNIDADES DE BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA BASE PRODUTIVA LOCAL NO MUNICÍPIO DE BONFINÓPOLIS DE MINAS.. 2009. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. ; Mendes, G. R. ; Cambraia, J. A. . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2008. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Madeira, E. ; Bragunci, L. ; Silva, C. F. . IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE BENEFICIAMENTO E COMÉRCIO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA BASE PRODUTIVA LOCAL. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Bezerra, T. . Implantação de Unidades de Produção de Ração e Produção de Galinhas Caipiras. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
MADEIRA, F. A. . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Bragunci, L. ; Silva, C. F. ; Madeira, E. . IMPLANTAÇÃO DE UNIDADES DE BENEFICIAMENTO E COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS ORIUNDOS DA BASE PRODUTIVA LOCAL. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MADEIRA, F. A. ; César, E. ; Bezerra, T. . Implantação de Unidades de Produção de Ração e Produção de Galinhas Caipiras. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MADEIRA, F. A. ; Cambraia, J. A. ; César, E. ; Mendes, G. R. . Coleta e Beneficiamento da Fava D?anta (Dimorphandra mollis) em Bonfinópolis de Minas-1o. Relatório Parcial. 2008. (Relatório de pesquisa).
Barroca, O. ; MADEIRA, F. A. . Práticas de Princípios da Química. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
Ribeiro, P. ; Cesário, W. ; MADEIRA, F. A. . UEMG informa. 2007. (Editoração/Periódico).
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; FONTES, M. F. C. ; DIAS, M. V. . Maquete do Campus da UEMG de Ubá. 2007. (Maquete).
Duarte, S. ; Furtado, W. ; Pacelli, M. ; MADEIRA, F. A. . Relatório Parcial do Projeto de Implantação de um Laboratório de Análises de Águas em Ubá. 2007. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. . Relatório Final do Projeto de Desenvolvimento de Reator de CVD Multipropósito para Síntese de Materiais Fotovoltaicos. 2007. (Relatório de pesquisa).
Furtado, W. ; Duarte, S. ; CARDOSO, S. D. ; Correa, Y. ; MADEIRA, F. A. . Relatório Parcial do Projeto PROTEÇÃO DAS NASCENTES DO RIBEIRÃO UBÁ, POR MEIO DA CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE AMOSTRAS DE ÁGUA. 2007. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; FONTES, M. F. C. ; MOURA M. R. ; DIAS, M. V. . Implantação do Campus Universitário da UEMG em Ubá. 2007. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. ; MOURA M. R. ; FONTES, M. F. C. ; DIAS, M. V. . Implantação dos Laboratórios do Curso de Ciências Naturais e Extas da UEMG em Ubá. 2007. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. ; CLEMENTE, V. M. . Produção de Mudas Nativas e Frutíferas do Cerrado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. . Produção de Mudas Nativas e Frutíferas do Cerrado. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MADEIRA, F. A. ; ANDRADE, V. D. A. . 4. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais no Município de Ubá-Diagnóstico de Demanda do Ensino Superior no Entorno de Ubá. 2006. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. . 5. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais no Município de Ubá-Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Naturais e Exatas. 2006. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; CLEMENTE, V. M. ; FONSECA, J. M. ; FERREIRA, O. S. . REVITALIZAÇÃO DA BACIA DO RIO DAS VELHAS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA- ASSENTAMENTO CORRENTES. 2006. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; CLEMENTE, V. M. . Reforma do Laboratório de Sementes do IEF em Sete Lagoas. 2006. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. ; SILVA, W. T. ; FERBER, C. M. . 1o. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais em Ubá - Diagnóstico Regional. 2005. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; FERBER, C. M. ; SILVA, W. T. . 2o. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais em Ubá - Diagnóstico Industrial. 2005. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; ANDRADE, V. D. A. . 3o. Relatório do Projeto de Implantação do Curso de Ciências Naturais em Ubá - Diagnóstico da Demanda do Ensino Superior em Ubá. 2005. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, J. M. ; CLEMENTE, V. M. . AVALIAÇÃO DA BACIA DO RIO DAS VELHAS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA. 2005. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, J. M. ; CLEMENTE, V. M. . 2o. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA BACIA DO RIO DAS VELHAS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA. 2005. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, J. M. ; CLEMENTE, V. M. ; FERREIRA, O. S. . 3o. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA BACIA DO RIO DAS VELHAS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA. 2005. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; FONSECA, J. M. ; CLEMENTE, V. M. . 4o. RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DA BACIA DO RIO DAS VELHAS NO MUNICÍPIO DE VÁRZEA DA PALMA. 2005. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro ; Mendes, G. R. . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro ; Mendes, G. R. . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro ; Mendes, G. R. . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro ; Mendes, G. R. . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro ; Mendes, G. R. . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2004. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
MADEIRA, F. A. ; OLIVEIRA, Giordani de ; GONÇALVES, Rogério Amaro . Capacitação em Coleta Seletiva e Beneficiamento Pós-Colheita da Fava D anta (Dimorphandra Sp.). 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
MADEIRA, F. A. . Reimplantação do laboratório de clorosilanos. 2001. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. ; SOUZA, Marcelle Ferreira de . Síntese de Compostos Fragrantes e Aromatizantes. 2000. (Relatório de pesquisa).
MADEIRA, F. A. . Implantação do laboratório de extração de princípio ativos. 2000. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Planta multi-propósito para extração de princípio ativos para tratamento do Glaucoma oriunda do projeto "Desenvolvimento de Processo para Extração de Cloridrato de Pilocarpina". 2000. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Planta multi-propósito para síntese e purificação de clorosilanos para produção de materiais opto-eletrônicos oriunda do projeto "Desenvolvimento de Processo para Produção de Células Fotovoltáicas de Baixo Custo". 2000. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Implantação do laboratório de compactação de sais iônicos. 1997. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Planta piloto multi-propósito para síntese e purificação de derivados do álcool cinâmico, oriunda do projeto "Síntese, em Escala Piloto, de compostos Fragrantes e Aromatizantes: Álcool Cinâmico e Produtos Correlatos". 1993. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Reimplantação do laboratório de hialotecnia. 1992. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Planta de geração de sais iônicos desenvolvida no projeto "Crescimento de Sais Iônicos pelo Método Czochralski. 1990. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Adequação, reforma e transformação de duas salas no minhocão com área de 70 m2 em um laboratório para desenvolvimento do projeto. 1989. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Planta de geração de alcóxidos de silício oriunda do projeto "Obtenção e purificação de alcóxidos metálicos para aplicações sol-gel". 1989. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Projeto utilitário e construção de três laboratórios com área total de 120 m2 para ampliação da área de PAGP. 1987. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Planta para geração de tetracloreto de silício, oriunda do desenvolvimento do projeto "Instalação de uma Unidade de Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas. 1987. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Criação e manutenção da área de Design do SDQ. 1986. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Reimplantação da Planta do Zinco para geração de zinco em pó e sais de zinco. 1986. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Projeto, adequação e reforma do galpão de tratamento térmico e sua transformação na área de Produtos de Alto Grau de Pureza (PAGP). 1985. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Criação e manutenção da central de informações do SDQ. 1985. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Criação e manutenção do Banco de Dados da área de PAGP do SDQ. 1985. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. . Planta de geração de clorosilanos oriunda do projeto "Obtenção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas" e "Obtenção e Purificação de Triclorosilano e Tetracloreto de Silício para Produção de Silício Policristalino". 1985. (PLANTAS DE PRODUÇÃO).
MADEIRA, F. A. . Reforma e reimplantação da Planta do Zinco. 1980. (DESENVOLVIMENTO DE INFRA-ESTRUTURA).
MADEIRA, F. A. ; Mourão, N. M. ; Pacelli, M. . I Desfile Ecológico da UEMG de Ubá. 2007 (Desfile).
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira . Declara imune de corte e exploração no estado de Minas Gerais a leguminosa arbórea conhecida como faveiro de Wilson. 2004 (DECRETO LEI Estadual No.43904/2004) .
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira . Declara de Preservação Permanente, de interesse comum e Proibido corte, no Município de Caetanópolis, a árvore - Faveiro de Wilson(Dimorphandra wilsonii Rizzini) -e dá outras providências.. 2004 (LEI Municipal No. 1169/2004) .
MADEIRA, F. A. ; FERNANDES, Fernando Moreira . Declara de Preservação Permanente de interesse comum e proibido de corte, no município de Paraopeba, a árvore Faveiro de Wilson - Dimorphandra wilsonii Rizzini - e dá outras providências. 2004 (LEI Municipal No. 2261/2004) .
Projetos de pesquisa
-
2014 - Atual
IMPLANTAÇÃO DO CENTRO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÃVEL DO CERRADO, Descrição: O desafio desse projeto de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico é abordar a integração de uma visão sistêmica em torno da questão hídrica com foco na circulação hídrica, na análise de multi-sistemas naturais e de produção, e a possibilidade de se estabelecer um modus operandi replicável para quaisquer tipos de bacias hidrográficas com o objetivo de conservar o bioma e utilizar os recursos naturais para prover riqueza na Região. As questões metodológicas recobrem vários temas que são partes do Modelo de Segurança Ambiental e de Atividades Produtivas e da transferência de tecnologia que faz parte dessa proposta com especial ênfase nas demandas reconhecidas junto às Cooperativas e Associações da Região. Cada atividade do projeto implica na utilização de metodologia específica, porém já consagrada em trabalhos desta natureza, todas elas desenvolvidas, adaptadas e dominadas pela equipe técnica do projeto e consubstanciadas em artigos, relatórios, dissertações e teses concluídas, optou-se, para melhor entendimento, por manter a descrição metodológica junto a descrição das atividades principais do projeto. ATIVIDADES METODOLÓGICAS ESPECÍFICAS Constituem atividades metodológicas específicas, as seguintes: I ? Implantar estrutura adequada para realizar estudos e pesquisas para o desenvolvimento sustentável em recursos naturais do Cerrado: frutos, plantas medicinais, resíduos florestais e modelos de gestão em: a) Laboratório de Beneficiamento de Frutos e Plantas Medicinais; b) Planta Piloto de Beneficiamento de Frutos e Plantas Medicinais; c) Laboratório de Imagem e Cartografia ? LabImaC ? com andamento de mestrado e doutorado; Implantação dos laboratórios do Centro de Referência contendo um espaço adequado ao desenvolvimento dos processos de beneficiamento de plantas medicinais e frutos do Cerrado com área de trabalho de 150 m2 e também para o laboratório de imagens e cartografia com 50m2; PRODUTOS ? Laboratórios Implantados no Centro de referência Nesses laboratórios serão desenvolvidas as seguintes atividades: Identificação e mapeamento de áreas relevantes de ocorrência de espécies de interesse por meio de prospecção ambiental no entorno das comunidades contempladas; Serão realizados levantamentos preliminares com os parceiros Emater, prefeituras, associações, cooperativas e sindicatos rurais visando a identificação de áreas relevantes. Serão realizadas incursões a campo, entrevistas com técnicos e agricultores e caracterização dos ambientes com recursos de geoprocessamento. Avaliação da variabilidade genética entre as principais populações de espécies de interesse, levantamento fitossociológico e estimativa do status de conservação dos ambientes em que ocorrem. Com a utilização de marcadores moleculares será realizada investigação sobre o isolamento reprodutivo e a vulnerabilidade quanto a conservação das principais populações de espécies de interesse. Será realizado levantamento da diversidade biológica vegetal e com utilização de indicadores biológicos, estimativa do grau de conservação dos ambientes de ocorrência das espécies de interesse. Serão avaliadas a interações microorganismo-planta e inseto-planta visando a caracterização das relações ecológicas e a identificação de possíveis patógenos, pragas e simbiontes. Avaliação da fenologia, da biologia reprodutiva e do desenvolvimento dos frutos das espécies de interesse. Serão realizados estudos à campo nas principais áreas de ocorrência de espécies de interesse com identificação dos eventos vegetativos e reprodutivos e sua alocação temporal. Será avaliada a estrutura floral, os mecanismos de polinização e o sistema reprodutivo das espécies vegetais. Será realizada avaliação morfológica, anatômica e fisiológica dos frutos ao longo do seu desenvolvimento. Caracterização botânica de espécies de interesse e determinação do potencial produtivo dos insum. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARIO DO ESPIRITO SANTO - Integrante / OLÍVIA MERCADANTE - Integrante.
-
2009 - Atual
Implantação de Unidades de Beneficiamento de produtos Oriundos da Base produtiva Local, Descrição: Implantação de mini-agroindústrias para beneficiamento de frutos do Cerrado, capacitação de recursos humanos, diagnóstico sócio-econõmico-cultural e ambiental.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (5) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Nadja Maria Mourão - Integrante / Efigênia Maria Madeira - Integrante / Lidja Mourão Lataro Hoehne - Integrante.
-
2008 - Atual
Coleta e Beneficiamento Sustentável da Fava D'anta (Dimorphandra sp.) no Cerrado Mineiro, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2006 - 2007
Desenvolvimento de um Reator de CVD Multipropósito para Síntese de Materiais Fotovoltaicos, Descrição: Desenvolvimento de um reator de CVD que reduza o número de operações unitárias para a obtenção de materiais fotovoltaicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Cláudio Pimenta - Integrante / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Maíra Vieira Dias - Integrante / Eric Viana - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2008
Implantação de um Laboratório de Análises de Águas em Ubá, Descrição: Implantação de um laboratório de análise de água de média complexidade para verificação da qualidade das águas do Ribeirão Ubá/Sub-bacia do Rio Paraíba do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / DUARTE, Simone Gomes Lopes Duarte - Integrante / Waléria Cristina de Arruda Furtado - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Diagnóstico do Extrativismo da Fava Danta (Dimorphandra SP.) no entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas, Descrição: Realizar o levantamento da ocorrência de Dimorphandra sp. no entorno do Parque Grande Sertão Veredas com vistas à exploração sustentável do recurso natural pelas comunidades locais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / KÁTIA MARSICANO - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Fundação Pró-Natureza - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10
-
2003 - 2005
PESQUISADOR DO PROJETO: Produção de Titanato de Bário Dopado pelo Processo Hidrotérmico para a Indústria Eletroeletrônica., Descrição: O projeto permitiu desenvolver processo para obtenção de titanato de bário dopado para produção de dispositivos eletrônicos pelo processo hidrotermal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Coordenador., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
2002 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CLORETO DE BERÍLIO, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um processo para controle de qualidade de berilo mineral e cloreto de berílio, o processamento de berilo mineral em cloreto de berílio e o desenvolvimento de um ambiente controlado para manipulação segura de derivados do berílio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / RENATA APARECIDA DA CUNHA PEREIRA - Integrante., Financiador(es): Rima Industrial Sa - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2002 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: Desenvolvimento de Processo para Obtenção de Extrato de Rutina, Descrição: O país produz extratos de flavonóides extraídos da espécie Dimorphandra Sp. com tecnologia precária e em bases sócio-econômico-ambientais preocupantes. Esse projeto permitiu o desenvolvimento de um processo sustentável de exploração agroextrativista desse recurso natural, de processos de extração de flavonóides dos frutos da planta e seu controle de qualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 26
-
2002 - 2004
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE RUTINA, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um processo de extração da rutina das vagens de fava d'anta (Dimorphandra Sp.), em escala de laboratório, e de controle de qualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 19
-
2001 - 2005
CO-COORDENADOR DO PROJETO: Desenvolvimento de Processo para Produção de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: A fabricação de células fotovoltaicas envolve a produção de sílicio de alto grau de pureza. A tecnologia desenvolvida permite a produção de clorosilanos de alta pureza e sua redução com hidrogênio à silício puro em reator de CVD.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / TIAGO BRITTO DE ALMEIDA - Integrante / JOSÉ HENRIQUE DINIZ - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Companhia Energética de Minas Gerais S/A - Auxílio financeiro / Agência Nacional de Energia Elétrica - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 26
-
2001 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CLOROSILANOS A PARTIR DE SILÍCIO METALÚRGICO, Descrição: O projeto permiitu desenvolver uma metodologia para dosagem de metais e da quantidade relativa de clorosilanos na mistura, para produção de silício grau eletrônico a partir do silício metalúrgico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2001 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO, MANIPULAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE CLORETO DE BERÍLIO A PARTIR DO BERILO MINERAL, Descrição: O projeto de dissertação de mestrado foi defendido e aprovado em dezembro de 2004 pelo Curso de Pós-graduação em Engenharia de Materiais - REDEMAT (UFOP/CETEC/UEMG).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / RENATA APARECIDA DA CUNHA PEREIRA - Integrante., Financiador(es): Rima Industrial Sa - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4
-
1994 - 1996
Síntese de Alcóxidos de Silício via Clorosilanos e Siliceto de Magnésio, Descrição: O projeto permitiu implantar uma unidade laboratorial para síntese e purificação de alcóxidos de silício via clorosilanos e siliceto de magnésio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / RODRIGO LAMBERT ORÉFICE ANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
-
1993 - 1996
Processamento de Materiais Avançados, Descrição: O projeto permitiu a implantação de infraestrutura no departamento de metalurgia e materiais da UFMG para processamento e caracterização de cerâmicas avançadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (9) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / RODRIGO LAMBERT ORÉFICE ANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 7
-
1993 - 1994
Síntese, em Escala Piloto, de Compostos Fragrantes e Aromatizantes: Álcool Cinâmico e Produtos Relacionados, Descrição: O projeto permitiu desenvolver uma unidade piloto para síntese e purificação de derivados do álcool cinâmico, tais como, aldeído cinâmico, cloreto de cinamila, ácido cinâmico, etc.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / HUGO CLEMENTE DE ARAÚJO - Integrante / HERBERT MARTINS - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
1989 - 1992
Purificação dos Ácidos Clorídrico, Fluorídrico e Perclórico ao Grau Eletrônico, Descrição: O projeto permitiu a purificação dos ácidos clorídrico, fluorídrico e perclórico ao grau eletrônico, a partir dos mesmos ácidos com pureza analítica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARIO RIBEIRO DINIZ - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
1988 - 1992
Obtenção e Purificação do Monosilano, Descrição: O projeto permitiu a instalação de uma unidade laboratorial para síntese e purificação do monosilano ao grau eletrônico, a partir da reação entre silicetos metálicos e ácidos minerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARIO RIBEIRO DINIZ - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5
-
1987 - 1991
Obtenção de Pós-Cerâmicos pelo Processo Hidrotermal para Aplicações Eletrônicas, Descrição: O projeto permitiu a obtenção de pós-cerâmicos úteis a produção de dispositivos eletrônicos pelo processo hidrotérmico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
-
1987 - 1991
Síntese de Alcóxidos Úteis na Preparação de Vidros e Cerâmicos pelo Processo Sol-Gel, Descrição: O projeto permitiu a implantação de uma unidade laboratorial para síntese e purificação dos alcóxidos de silício, magnésio e alumínio para preparação de vidros e cerâmicos pelo processo sol-gel.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Coordenador / Marco Antonio Ferreira - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6
-
1986 - 1987
Obtenção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: O projeto permitiu desenvolver a tecnologia em escala de laboratório para síntese e purificação do tetracloreto de silício para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARIO RIBEIRO DINIZ - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
1986 - 1987
Produção e Purificação do Cloro para Síntese de Tetracloreto de Silício, Descrição: O projeto permitiu a síntes e purificação do cloro gasoso em escala de laboratório a partir do ácido clorídrico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2
-
1984 - 1985
Processo de Purificação do Ácido Nítrico ao Grau Eletrônico, Descrição: O projeto permitiu a purificação do ácido nítrico analítico ao grau eletrônico em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Processo de Purificação da Água ao Grau Eletrônico, Descrição: O projeto permitiu purificar água de torneira ao grau eletrônico em escala de laboratório.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1982 - 1985
Obtenção e Purificação de Triclorosilano e Tetracloreto de Silício para Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu desenvolver uma unidade laboratrial para obtenção e purificação de tetracloreto de silício e triclorosilano para produção de silício policristalino grau eletrônico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
Projetos de desenvolvimento
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro / Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA D´ANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): Companhia Aços Especiais Itabira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro / Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA D´ANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): Companhia Aços Especiais Itabira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro / Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA D´ANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): Companhia Aços Especiais Itabira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Francisco - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Implantação de Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado em Coração de Jesus/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a implantação de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado em Coração de Jesus/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Coração de Jesus - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro / Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA D´ANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): Companhia Aços Especiais Itabira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Francisco - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Implantação de Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado em Coração de Jesus/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a implantação de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado em Coração de Jesus/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Coração de Jesus - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro / Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA D´ANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): Companhia Aços Especiais Itabira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Francisco - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Implantação de Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado em Coração de Jesus/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a implantação de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado em Coração de Jesus/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Coração de Jesus - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro / Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA D´ANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): Companhia Aços Especiais Itabira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Francisco - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Implantação de Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado em Coração de Jesus/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a implantação de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado em Coração de Jesus/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Coração de Jesus - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro / Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA D´ANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): Companhia Aços Especiais Itabira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Francisco - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Implantação de Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado em Coração de Jesus/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a implantação de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado em Coração de Jesus/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Coração de Jesus - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 15 / Número de orientações: 1
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro / Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 65 / Número de orientações: 11
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 2
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA DANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 13 / Número de orientações: 4
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 2
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11 / Número de orientações: 6
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 5 / Número de orientações: 3
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): APERAM SOUTH AMERICA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Francisco - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Implantação de Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado em Coração de Jesus/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a implantação de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado em Coração de Jesus/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Coração de Jesus - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro / Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 76
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA DANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): APERAM SOUTH AMERICA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a reimplantação da Unidade de Processamento de Frutos do Cerrado em São Francisco/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de São Francisco - Auxílio financeiro.
-
2015 - Atual
Diagnóstico e Planejamento para Implantação de Unidade de Beneficiamento de Frutos do Cerrado em Coração de Jesus/MG, Descrição: Realizar diagnóstico social, cultural, econômico, técnico e ambiental para avaliar e planejar a implantação de unidade de beneficiamento de frutos do cerrado em Coração de Jesus/MG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (4) Graduação: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Paulo Pereira Martins Jr. - Integrante / Pedro Luiz Teixeira de Camargo - Integrante / Tiago Carvalho de Morais - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Coração de Jesus - Auxílio financeiro.
-
2005 - 2008
PROGRAMA DE REFLORESTAMENTO DE NASCENTES, MARGENS E ÁREAS DEGRADADAS EM ÁREAS SELECIONADAS NA BACIA DO SÃO FRANCISCO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (22) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador., Número de produções C, T & A: 7
-
2005 - 2007
Revitalização da Bacia do Rio das Velhas-PE-23, Descrição: Proteção e revitalização de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica de municípios banhados pelo Rio das Velhas na região centro-norte do Estado de MG.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante / Ocrades dos Santos Ferreira - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16
-
2005 - 2007
Produção de Mudas de Espécies Florestais Nativas da Região do Cerrado Mineiro, Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2005 - 2007
Recuperação de Nascentes e Áreas Degradadas em Sub-Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco (Rio das Velhas e Ribeirão Pandeiros), Descrição: Diagnóstico, projeto e intervenção em áreas degradadas das sub-bacias do Rio das Velhas e Pandeiros para proteção de nascentes, matas ciliares e áreas de recarga hídrica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / VERGILIUS MARO CLEMENTE - Integrante / ROBERTO VIANEY FONTES - Integrante / José Medina da Fonseca - Integrante., Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Auxílio financeiro / Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6
-
2005 - 2007
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Aplicadas no Município de Ubá, Descrição: Diagnóstico da demanda de ensino superior nas áreas de ciências naturais e exatas em Ubá e região e elaboração de projetos pedagógicos para os cursos de ensino superior demandados.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Waldinei Teodoro da Silva - Integrante / Cristina Madalena Ferber - Integrante., Financiador(es): Prefeitura Municipal de Ubá - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 76
-
2005 - Atual
Implantação do Curso de Ciências Naturais e Exatas na Faculdade de Educação da UEMG, Descrição: Elaboração de projetos pedagógicos para implantação de cursos superiores nas áreas de ciências naturais e exatas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
2004 - 2006
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE VIDRARIA CIENTÍFICA CERTIFICÁVEL, Descrição: O projeto prevê a produção de vidraria científica certificável em escala laboratorial.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / Wladmir Teodoro da Silva - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro.
-
2004 - 2005
DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA Dimorphandra Sp. NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento de um modelo eco-solidário para exploração sustentável da fava d'anta pelos produtores rurais de Januária. Serão capacitados 200 famílias, produzidas 10.000 mudas e realizar o diagnóstico da planta no entorno da bacia do rio Pandeiros, abrangendo mais de 30 comunidades.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ELISÂNGELA APARECIDA MACEDO SANTOS - Integrante / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / CECÍLIO FROES - Integrante / DANIEL SOARES - Integrante / MANOEL FERREIRA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 11
-
2004 - 2005
PROSPECÇÃO DE ÁREAS POTENCIAIS PARA EXPLORAÇÃO SUSTENTÁVEL DA FAVA DANTA (Dimorphandra sp.) : UNAÍ E PARACATU, Descrição: O projeto visa a identificação de novas áreas de incidência da fava-d'anta no norte de Minas através da prospecção e diagnóstico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / GIORDANI DE OLIVEIRA - Integrante / Rogério Amaro Gonçalves - Integrante / João Batista Faria dos Santos - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4
-
2003 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO, Descrição: O projeto permitirá o desenvolvimento de uma unidade estéril de baixo custo para realização de cirurgias e tratamento de emergência em locais remotos ou com baixo IDH.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / JOSÉ GUILHERME DE FIGUEIREDO - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
2003 - 2004
COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS, Descrição: O projeto permitiu o desenvolvimento de formulações farmacêuticas (xampus, cremes, pomadas, sabonetes, etc) empregando o extrato purificado de Dimorphandra mollis.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / JOÃO PAULO VIANA LEITE - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17
-
2002 - 2005
VICE-COORDENADOR DO PROJETO: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo, Descrição: O projeto visa o reforço da equipe do projeto financiado pela CEMIG/ANEEL para fabricação de células fotovoltaicas de baixo custo com tecnologia nacional, a partir do silício metalúrgico purificado ao grau solar nos laboratórios do CETEC.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante / José Roberto T. Branco - Integrante / Cíntia Gonçalves Fonseca - Integrante / Antonio Sônia Alves Cardoso Diniz - Integrante / DANIELLE DE SOUZA FRANCO - Integrante / BRUNO JOSÉ CORDEIRO DE PAIVA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 16
-
2002 - 2005
COORDENADOR DO PROJETO: Fava D'anta: Visão Social, Econômica e Ambiental, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento da exploração sustentável da fava d'anta segundo o princípio eco-solidário. O projeto foi implantado no município de São Francisco e vem beneficiando cerca de 300 famílias de catadores do fruto em bases sócio-econômico-ambientais mais adequadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ARILDO MACHADO - Integrante / GLAUCIUS DELLANE DE COTTA E FERREIRA - Integrante / WANDERSON MARINHO DE ABREU - Integrante / THIAGO ANDRÉ FUSCALDI CORREA - Integrante / DANIELA GONÇALVES CUNHA - Integrante / SÉRGIO RIBEIRO CARDOSO - Integrante / AFONSO CORREIA DIANA - Integrante / RENATO DE NOVAES OLIVEIRA - Integrante., Financiador(es): Sanrisil Indústria E Comércio Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 17
-
2000 - 2001
Desenvolvimento de Processo para Extração de Pilocarpina, Descrição: O projeto permitiu desenvolver tecnologia para extração e purificação de pilocarpina de folhas de jaborandi para tratamento do glaucoma.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / ÉDERSON JOSÉ DA SILVA - Integrante., Financiador(es): Serviço Brasileiro de Apoio Ao Desenvolvimento de Micro e Pequenas Empresas - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8
-
1999 - 2001
Desenvolvimento de Metodologia para Dosagem de Macronutrientes, Descrição: O projeto permitiu desenvolver um kit para análise rápida quantitativa no campo do teor de macro e micronutrientes presentes no solo. O método foi comparado aos resultados do método convencional de análise e ao método via resina de troca iônica.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador.
-
1997 - 2000
Compactação de Cloreto de Potássio, Descrição: Desenvolvimento de processos para compactação de cloreto de potássio com o uso de aditivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / WANDER LUIZ VASCONCELOS - Integrante., Financiador(es): Companhia Vale do Rio Doce - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7
-
1989 - 1993
Construção de um Reator para Deposição de Silício Policristalino, Descrição: Projeto, instalação e operação de um reator de CVD para redução de clorosilanos em silício policristalino.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1989 - 1991
Coloração de Aços Especiais, Descrição: Desenvolvimento de processo para obtenção de aços coloridos pelo processo eletroquímico.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / ROSA JUNQUEIRA - Coordenador., Financiador(es): APERAM SOUTH AMERICA - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1987 - 1990
Instalação de uma Unidade para Produção e Purificação de Tetracloreto de Silício para Fabricação de Fibras Ópticas, Descrição: Foi implantada em Santo André/SP uma unidade semi-industrial para produção de tetracloreto de silício com pureza suficiente para fabricação de fibras ópticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / ADMILSON RODRIGUES GOMES - Integrante / MARCOS AURÉLIO SILVA - Integrante., Financiador(es): Pirelli S/A Companhia Industrial Brasileira - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3
-
1987 - 1989
Crescimento de Cristais de Sais Iônicos pelo Método Czochralski, Descrição: O projeto foi fundamental para desenvolvimento de um equipamento para puxamento pela técnica de Czochralski de sais iônicos fundidos (KCl e KBr). Esta tecnologia foi repassada para a empresa Quibasa - Química Básica Ltda.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Coordenador / MARCOS ANTONIO JUNQUEIRA - Integrante / SÉRGIO ARAÚJO - Integrante., Financiador(es): Química Básica Ltda - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1986 - 1990
Planta Piloto de Vidro Ótico, Descrição: O projeto permitiu elaborar o projeto de implantação de uma unidade industrial de produção de vidro ótico.. , Situação: Desativado; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Integrante / ADAIR EVANGELISTA - Integrante / Antonio Alves Mendes Filho - Integrante / RUBEN BRAGA - Coordenador / Luiz Carlos Barbosa Pinto - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1
-
1984 - 1985
Estudo de Viabilidade Técnico-Econômica para Implantação de uma Unidade de Produção de Silício Policristalino, Descrição: O projeto permitiu realizar estudo sobre a viabilidade técnica e econômica de se produzir silício policristalino no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Antonio Madeira - Integrante / FRANCISCO JOSÉ GOMES - Coordenador / ADAIR EVANGELISTA - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
Prêmios
2010
Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, Financiadora de Estudos e Projetos/FINEP.
2008
Prêmio Cidadão do Mundo, Jornal Hoje em Dia.
2006
Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica, Financiadora de Estudos e Projetos/FINEP.
2005
Ruben Braga, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais.
2004
Ruben Braga, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais.
2001
III Prêmio Nacional de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Micro e Pequena Empresa - projeto: "Desenvolvimento de Novos Processos de Produção de Princípios Ativos de Origem Vegetal", CNI/CNPQ/IEL.
1992
I Prêmio de Química fina FAAP - projeto: "Obtenção de Silício Grau Eletrônico pelo Processo Monosilano", FAAP.
1988
XV Prêmio Nacional do Inventor Brasileiro - patente de Invenção:"Obtenção de silício Grrau Eletrônico via Silanos", Governo de SP/SECTES.
1987
XIV Prêmio Nacional do Inventor Brasileiro - Patente de Invenção:"Purificação e Propriedades Cromatográficas da Cristobalita Alfa", Governo de SP/SECTES.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Cariri, Instituto de Formação de Educadores. , Avenida Tenente Raimundo Rocha, Cidade Universitária, 63048080 - Juazeiro do Norte, CE - Brasil, Telefone: (88) 32219200, URL da Homepage:
Experiência profissional
2014 - 2016
Instituto de Geoinformação e TecnologiaVínculo: , Enquadramento Funcional: Pesquisador em Ciência e Tecnologia, Carga horária: 40
Outras informações:
O Servidor foi aposentado por Tempo Especial de Serviço em 22/08/2016 pelo IGTEC.
2005 - 2008
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30
Outras informações:
O profissional elaborou, implantou e coordenou o curso de Ciências Naturais e Exatas no Campus da UEMG em Ubá - Licenciatura em Ciências Biológicas - Licenciatura em Química.
Elaborou e coordenou o projeto de Implantação do Plano Diretor do Campus da UEMG em Ubá.
Atividades
-
01/2007
Pesquisa e desenvolvimento, Campus de Ubá.,Linhas de pesquisa
-
07/2007 - 02/2008
Direção e administração, Campus de Ubá.,Cargo ou função, Coordenador do Centro de Pesquisa do Campus da UEMG em Ubá.
-
01/2007 - 02/2008
Direção e administração, Campus de Ubá.,Cargo ou função, Coordenador de Curso.
-
01/2007 - 02/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Ubá.,Cargo ou função, Coordenador do Colegiado do Curso de Ciências Naturais e Exatas.
-
04/2005 - 02/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Reitoria, Pró-reitoria de Ensino.,Linhas de pesquisa
2005 - 2007
Instituto Estadual de FlorestasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Pleno, Carga horária: 40
Outras informações:
O servidor foi cedido pelo CETEC para o IEF para realizar projetos para Revitalização da Bacia do São Francisco.
Atividades
-
04/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Desenvolvimento Florestal.,Linhas de pesquisa
2001 - 2005
Rede Tematica de MateriaisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor NRD 6, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2004 - 04/2005
Extensão universitária , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Atividade de extensão realizada, Diagnóstico e capacitação de agroextrativistas do cerrado.
-
03/2003 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE POR ESPECTROFOTOMETRIA DE INFRAVERMELHO E CROMTOGRAFIA GASOSA
-
10/2002 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg.,Serviço realizado, Projeto e Orientação para Reforma do Laboratório de Síntese e Purificação de Clorosilanos.
-
09/2002 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS PARA ANÁLISE POR ESPECTROFOTOMETRIA DE ABSORÇÃO ATÔMICA E PLASMA
-
03/2002 - 04/2005
Direção e administração, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg.,Cargo ou função, COORDENADOR DA ÁREA DE PRODUTOS NATURAIS.
-
03/2002 - 04/2005
Direção e administração, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg.,Cargo ou função, COORDENADOR DA ÁREA DE MATERIAIS ESTRATÉGICOS.
-
03/2002 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg.,Serviço realizado, Projeto e Orientação para Ampliação e Refoma do Laboratório de Processamento de Produtos Naturais.
-
03/2002 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, NORMAS DE SEGURANÇA PARA PROCESSAMENTO DE CLOROSILANOS
-
03/2002 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, MONTAGEM, DESMONTAGEM E LIMPEZA DE UNIDADES LABORATORIAIS PARA PROCESSAMENTO DE CLOROSILANOS
-
03/2002 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REATORES DE CLORAÇÃO DE SILÍCIO
-
03/2002 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, PROCESSAMENTO PÓS-COLHEITA DE FAVA DANTA
-
03/2002 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, NORMAS DE SEGURANÇA PARA PROCESSAMENTO DE COMPOSTOS DE BERÍLIO
-
03/2002 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg.,Treinamentos ministrados, LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, PRODUÇÃO DE RELATÓRIOS E ARTIGOS E INTERPRETAÇÃO DE RESULTADOS
-
10/2001 - 04/2005
Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Linhas de pesquisa
-
03/2002 - 03/2005
Direção e administração, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg.,Cargo ou função, COORDENADOR DA ÁREA DE MATERIAIS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS.
-
01/2001 - 08/2004
Ensino, Pós Graduação Em Engenharia de Materiais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cloração de Metais, Metodologia da Pesquisa, Química dos Produtos Naturais
-
10/2001 - 04/2004
Ensino, Pós Graduação Em Engenharia de Materiais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cloração de Metais, Materiais Ópticos e Eletrônicos, Metodologia da Pesquisa II
-
05/2002 - 03/2004
Serviços técnicos especializados , Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais Cetec Mg.,Serviço realizado, Projeto e Orientação para Construção do Laboratório de Processamento, Manipulação e Caracterização de Compostos de Berílio.
1984 - 2013
Fundação Centro Tecnológico de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Ciência e Tecnologia, Carga horária: 40
Outras informações:
O servidor realizou atividades de pesquisa e extensão através da instituição CETEC e de ensino de pós-graduação (mestrado e doutorado) através da instituição REDEMAT (formada pelo CETEC, UEMG e UFOP)
Atividades
-
06/1988
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Linhas de pesquisa
-
11/2004 - 04/2005
Direção e administração, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, Coordenador do projeto de pesquisa: Prospecção de Áreas de Incidência de Fava.
-
09/2004 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, VICE-COORDENADOR DO PROJETO : PROCESSAMENTO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO.
-
08/2004 - 04/2005
Direção e administração, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, Coordenador do projeto de pesquisa: Desenvolvimento de Processo para Fabricação de Vidraria Científica Certificável.
-
08/2004 - 04/2005
Direção e administração, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, Coordenador do projeto de pesquisa: Desenvolvimento de Processo de Fabricação de Tirantes Metálicos para uso em Transformadores de Potência.
-
08/2004 - 04/2005
Direção e administração, Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, Coordenador do projeto de pesquisa: Desenvolvimento de Processo para Conservação e Uso Sustentável da Dimorphandra Sp. no Município de Januária.
-
12/2003 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Materiais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, Coordenador do Projeto de Pesquisa: Conservação e manejo da leguminosa arbórea Dimorphandra wilsonii Rizz., espécie ameaçada de extinção, endêmica da região de Paraopeba (MG)..
-
08/2002 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DOS LABORATÓRIOS DE PRODUTOS ESTRATÉGICOS.
-
08/2002 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Materiais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, VICE-COORDENADOR DO PROJETO DE PESQUISA: Processamento de Silício para Fabricação de Células Solares de Baixo Custo.
-
06/2002 - 04/2005
Outras atividades técnico-científicas , SEBRAE-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, SEBRAE-Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.,Atividade realizada, Consultor na Área de Tecnologia.
-
04/2002 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DA PLANTA PILOTO MULTIPROPÓSITO.
-
01/2001 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, CO-COORDENADOR DO PROJETO : DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE BAIXO CUSTO.
-
01/2000 - 04/2005
Serviços técnicos especializados , Incubadora Tecnológica de Betim - ITEBE.,Serviço realizado, Orientação para desenvolvimento de projetos de P&D por empresas incubadas de base tecnológica.
-
03/1999 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DOS LABORATÓRIOS DE PRODUTOS NATURAIS.
-
06/1998 - 04/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico.,Cargo ou função, RELATOR DA CÂMARA DE MATERIAIS DO CETEC.
-
04/1993 - 04/2005
Treinamentos ministrados , Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, NORMAS DE TRABALHO NOS LABORATÓRIOS CLOROSILANOS
-
01/1986 - 04/2005
Extensão universitária , Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Materiais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Atividade de extensão realizada, ABERTURA DOS LABORATÓRIOS DO SETOR DE MATERIAIS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS PARA VISITAÇÃO E ESTÁGIO DE CURTA DURAÇÃO PARA ALUNOS DA PUC E DA UFMG.
-
02/1985 - 04/2005
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DOS LABORATÓRIOS CLOROSILANOS.
-
07/2002 - 03/2005
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO SETOR DE MATERIAIS ÓPTICOS E ELETRÔNICOS.
-
07/2002 - 03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico.,Cargo ou função, RELATOR DA CÂMARA DE MATERIAIS DO CETEC.
-
05/2003 - 11/2004
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Materiais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO DE PESQUISA: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE MESA CIRÚRGICA COM SISTEMA DE AR ACOPLADO.
-
05/2002 - 11/2004
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE CLORETO DE BERÍLIO.
-
04/2003 - 08/2004
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Materiais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO DE PESQUISA: Diagnóstico do Extrativismo da Fava Danta (Dimorphandra SP.) no entorno do Parque Nacional Grande Sertão Veredas.
-
12/2002 - 08/2004
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : FAVA D'ANTA: VISÃO SOCIAL, ECONÔMICA & AMBIENTAL.
-
03/2002 - 08/2004
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE EXTRATO DE RUTINA.
-
01/2001 - 07/2004
Ensino, Pós Graduação Em Engenharia de Materiais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cloração de Metais, Metodologia da Pesquisa, Química dos Produtos Naturais
-
05/2003 - 06/2004
Direção e administração, Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico de Materiais, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO: DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS CONTENDO EXTRATO SECO SEMI-PURIFICADO DE DIMORPHANDRA MOLLIS.
-
01/1999 - 03/2004
Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico.,Atividade realizada, COORDENADOR DE TECNOLOGIA DA INCUBADORA DE EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA - CETEC/ITEBE.
-
11/2001 - 04/2003
Outras atividades técnico-científicas , Associação Brasileira de Energia Solar - ABENS, Associação Brasileira de Energia Solar - ABENS.,Atividade realizada, DELEGADO REGIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA SOLAR - ABENS.
-
12/2000 - 12/2001
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : DESENVOLVIMENTO DE PROCESSO PARA EXTRAÇÃO DE PILOCARPINA.
-
06/1999 - 03/2001
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA PARA DOSAGEM DE MACRONUTRIENTES.
-
01/1999 - 12/2000
Conselhos, Comissões e Consultoria, Incubadora Tecnológica de Betim - ITEBE.,Cargo ou função, MEMBRO DO CONSELHO DELIBERATIVO DA ITEBE - REPRESENTANTE DO CETEC.
-
06/1997 - 12/2000
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : COMPACTAÇÃO DE CLORETO DE POTÁSSIO.
-
02/1998 - 12/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico.,Cargo ou função, MEMBRO DA COMISSÃO DE INFORMÁTICA DO CETEC.
-
03/1993 - 12/1996
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, CO-COORDENADOR DO PROJETO: PROCESSAMENTO DE MATERIAIS AVANÇADOS.
-
01/1993 - 12/1994
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO: SÍNTESE, EM ESCALA PILOTO, DE COMPOSTOS FRAGRANTES E AROMATIZANTES: ÁLCOOL CINÂMICO E PRODUTOS RELACIONADOS.
-
03/1986 - 06/1994
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Cargo ou função, COORDENADOR DO LABORATÓRIO DE HIALOTECNIA.
-
06/1989 - 10/1993
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : CONSTRUÇÃO DE UM REATOR PARA DEPOSIÇÃO DE SILÍCIO POLICRISTALINO.
-
03/1988 - 06/1993
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.
-
04/1988 - 03/1993
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, COORDENADOR DA ÁREA DE PRODUTOS DE ALTO GRAU DE PUREZA.
-
03/1989 - 10/1992
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : PURIFICAÇÃO DOS ÁCIDOS CLORÍDRICO, PERCLÓRICO E FLUORÍDRICO AO GRAU ELETRÔNICO.
-
03/1988 - 10/1992
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DO MONOSILANO.
-
03/1991 - 03/1992
Treinamentos ministrados , Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Materiais Ópticos e Eletrônicos.,Treinamentos ministrados, 5 S
-
03/1989 - 12/1991
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, VICE-COORDENADOR DO PROJETO : COLORAÇÃO DE AÇOS ESPECIAIS.
-
01/1986 - 10/1991
Treinamentos ministrados , Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Informática.,Treinamentos ministrados, NORMAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO
-
03/1987 - 06/1991
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, CO-COORDENADOR DO PROJETO : SÍNTESE DE ALCÓXIDOS ÚTEIS NA PREPARAÇÃO DE VIDROS E CERÂMICOS PELO PROCESSO SOL-GEL.
-
01/1988 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, CO-RELATOR DO PROGRAMA MINEIRO DE MICROELETRÔNICA.
-
01/1988 - 12/1990
Conselhos, Comissões e Consultoria, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Tecnologia Química.,Cargo ou função, CO-RELATOR DO PROGRAMA MINEIRO DE QUÍMICA FINA.
-
07/1987 - 06/1990
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Informática.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : INSTALAÇÃO DE UMA UNIDADE PARA PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE TETRACLORETO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE FIBRAS ÓPTICAS.
-
08/1984 - 03/1988
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Informática.,Cargo ou função, COORDENADOR DOS LABORATÓRIOS CLOROSILANOS.
-
08/1984 - 03/1988
Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Informática.
-
06/1986 - 06/1987
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Informática.,Cargo ou função, VICE-COORDENADOR DO PROJETO : PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DO CLORO PARA SÍNTESE DE TETRACLORETO DE SILÍCIO.
-
01/1986 - 06/1987
Direção e administração, Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico, Setor de Informática.,Cargo ou função, COORDENADOR DO PROJETO : OBTENÇÃO E PURIFICAÇÃO DE TETRACLORETO DE SILÍCIO PARA FABRICAÇÃO DE FIBRAS ÓPTICAS.
2015 - 2018
FUNDAÇÃO DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO DE MINAS GERAISVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor designado até 06/2018.
2016 - Atual
Associação de Múltipla Ação Social, MultiaçãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 20
Outras informações:
MULTIAÇÃO - ONG dedicada ao desenvolvimento de projetos sócio-ambientais: estudos, pesquisas e diagnósticos para organização de arranjos produtivos locais - APLs e sistemas produtivos locais - SPLs.
Atividades
-
03/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.,Cargo ou função, Conselheiro.
-
03/2016
Direção e administração, Pesquisa e Desenvolvimento.,Cargo ou função, Vice-Presidente.
2018 - Atual
Corpo de Bombeiros Militar de Minas GeraisVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Curso de Formação de Oficiais - CFO, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2018
Ensino, Curso de Formação de Oficiais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais de Construção, Resistência de Materiais, Metodologia Científica e TCC
2022 - Atual
Universidade Federal do CaririVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Atividades
-
06/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Formação de Educadores.,Linhas de pesquisa
Propriedade Intelectual
Patentes (12)
Tipo | Título | Data depósito |
---|---|---|
INVENTOR | Processo e equipamento para síntese de clorosilanos em reator do tipo leito f uidizado | 17/05/1990 |
INVENTOR | Processo e equipamento para síntese e purificação de tetracloreto de silício para fabricação de fibras ópticas | 29/09/1989 |
INVENTOR | Processo de purificação de água | 30/05/1985 |
INVENTOR | Processo de purificação do ácido nítrico comercial. | 30/05/1985 |
DEPOSITANTE | Algumas aplicações, prioridades e obtenção em escala de laboratório de polibenzil e seus derivados. | 18/01/1985 |
Você é Fernando Antonio Madeira?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fernando Antonio Madeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?