Karoline Strapasson

Doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (2018), mestra em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2015), graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2013). Atualmente é advogada, professora do Instituto Superior do Litoral do Paraná, conciliadora do Juizado Especial PUC-Cajuru, e mediadora judicial em formação. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: controle social, democracia participativa e políticas públicas.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Políticas Públicas

2018 - Atual

Universidade Federal do Paraná
Título: A transparência externa dos fundos públicos sobre os direitos da criança e do adolescente no município de Curitiba e no estado do Paraná.,
Huáscar Fialho Pessali.

Mestrado em Direito

2013 - 2015

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Controle social de unidade de atendimento para as pessoas em situação de rua em Curitiba: Centro POP de Resgate Social,Ano de Obtenção: 2015
Danielle Anne Pamplona.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Políticas Públicas; Controle Social; pessoas em situação de rua.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Direito

2008 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Avaliação dos portais da transparência municipal: perspectivas para o controle social
Orientador: Emerson Gabardo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Curso de Capacitação de Mediadores e Conciliadores Judiciais. (Carga horária: 40h). , Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos TJPR, NUPEMEC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Word avançado aplicado a normalização de trabalhos. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Políticas Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

STRAPASSON, Karoline ; MAYER, Lislayne ; FUNES, G. M. P. ; ILIPRONTE II, Luiz Antonio . Painel de Monografias sobre Direito das Mulheres. 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3º Congresso Sul Brasileiro de Iniciação Científica e Pós-Graduação. Canais de controle de política pública para população em situação de rua no município de Curitiba. 2014. (Congresso).

10º Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental e Sustentabilidade. 2013. (Congresso).

2º Congresso e-justiça. Políticas públicas municipais voltadas a extrema pobreza: aspectos metodológicos. 2013. (Congresso).

I Congresso Internacional de combate à pobreza. Controle social de política pública municipal de combate à extrema pobreza em Curitiba: aspectos preliminares. 2013. (Congresso).

I Congresso Internacional de combate à pobreza. Desenvolvimento pessoal e política nacional de combate à extrema pobreza. 2013. (Congresso).

II Simpósio de Políticas Públicas, Democracia e Poder Judiciário.Políticas Públicas destinadas à realização de direitos fundamentais sociais e a legitimidade de intervenção do poder judiciário frente ao princípio da separação de poderes. 2013. (Simpósio).

IV Congresso Brasileiro de Direito Socioambiental. 2013. (Congresso).

Seminário de Integração do Programa de Pós-Graduação em Direito. 2013. (Seminário).

Terras Quilombolas e a constitucionalidade do decreto 4.887 de 2003. 2013. (Seminário).

VIII Encontro dos Juristas do Bem.Mecanismos de participação democrática em Curitiba: a Lei Orgânica 14182/2012. 2013. (Encontro).

Transtornos mentais e o trabalho contemporâneo. 2011. (Seminário).

XIX Seminário de Iniciação Científica.: Democracia Participativa e controle social ? uma análise crítica a partir de mecanismos jurídico-políticos e auto-regulatórios.. 2011. (Seminário).

XVIII Seminário de Iniciação Científica.Projeto: Balanço Social ? Instrumento de Promoção de controle social sob a atividade econômica?. 2010. (Seminário).

O que você tem a ver com a corrupção. 2008. (Seminário).

Simpósio Nacional de Direito Constitucional. 2008. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Patricia Martins Bordini

STRAPASSON, Karoline; CAMARGO, Giovane Matheus; OLIVEIRA, Aparecido Sebastião de. Reinserção social dos egressos do sistema carcerário no Município de Paranaguá/PR. 2018.

Aluno: Lucas Adrian de Lima Rodrigues

STRAPASSON, Karoline; GASPARINI, B.; MARTINS, C.. A reserva do possível: entre a escassez e os direitos sociais. 2018.

Aluno: Hélio José Pereira Funes

STRAPASSON, Karoline; GASPARINI, B.; MARTINS, C.. A historicidade do Estado Laico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Larissa Patrícia Fava Garcia

STRAPASSON, Karoline; GALLI, G. C.; MORAES NETO, G.. Aborto e a proteção à vida: uma análise com base na constituição brasileira de 1988. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Selma Paiva

STRAPASSON, Karoline; GALLI, G. C.; GASPARINI, B.. Parâmetros de efetividade da proteção ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Oscar Mendes Junior

DUTRA, L. Z.;STRAPASSON, Karoline; OLIVEIRA, A. S.. O direito de greve do servidor público ante a ausência de legislação específica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Gabriellen da Silva Xavier do Carmo

PRECOMA, A. E. A.; GALLI, G. C.;STRAPASSON, Karoline. A aplicação do método de ponderação sobre o conflito entre liberdade de imprensa e o direito à imagem. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Thais Silva da Cunha

DUTRA, L. Z.; MORAES NETO, G.;STRAPASSON, Karoline. A ineficácia dos atuais meios de cobrança de tributos e a impossibilidade da adoção de meios alternativos: desmitificando as sanções políticas tributárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Patricia Vieira Manzato

VALLE, G. F.; MACHADO, M. N.;STRAPASSON, Karoline. A proteção internacional dos refugiados. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Jonas Martins Barbosa

SCHLICHTA, M. A.; GALLI, G. C.;STRAPASSON, Karoline. Os direitos dos portadores de câncer. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Marcelo de Oliveira dos Santos

STRAPASSON, Karoline; SILVA, N. F.; DINIZ, N. S.. Abordagem policial: busca pessoal e a dignidade da pessoa humana. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Aluno: Isabele Gonçalves Figueira

STRAPASSON, Karoline; SCHLICHTA, M. A.; SANTOS, A. C. D.. O incidente de desconsideração da personalidade jurídica do novo código de processo civil e seus reflexos na execução fiscal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

DANIELLE ANNE PAMPLONA

PAMPLONA, Danielle AnneFREITAS, C. O. A.; CUSTODIO, Andre V.. Controle social de unidade de atendimento para as pessoas em situação de rua em Curitiba: Centro POP de Resgate Social. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Vivian Cristina Lima López Valle

VALLE, V. C. L. L.. Avaliação dos portais de transparência municipal: perspectivas para o controle social. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Cinthia Obladen de Almendra Freitas

PAMPLONA, D. A.FREITAS, C. O. A.; CUSTODIO, A. V.. Controle Social de Unidade de Atendimento para Pessoas em Situação de Rua em Curitiba: Centro POP Resgate Social. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Hélio José Pereira Funes

A historicidade do Estado laico brasileiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná; Orientador: Karoline Strapasson Jambersi;

Patricia Martins Bordini

Reinserção social dos egressos do sistema carcerário no Município de Paranaguá/PR; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná; Orientador: Karoline Strapasson Jambersi;

Lucas Adrian de Lima Rodrigues

A reserva do possível: entre a escassez e os direitos sociais; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná; Orientador: Karoline Strapasson Jambersi;

Gloria Maria Pereira Funes

A violência obstétrica sob a ótica da episiotomia como violadora dos direitos reprodutivos e sexuais das mulheres; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Instituto Superior do Litoral do Paraná; Orientador: Karoline Strapasson Jambersi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

DANIELLE ANNE PAMPLONA

Controle social de unidade de atendimento para as pessoas em situação de rua em Curitiba: Centro POP de Resgate Social; 2015; Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná,; Orientador: Danielle Anne Pamplona;

Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa

BALANÇO SOCIAL ? INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO CONTROLE SOCIAL SOBRE A ATIVIDADE ECONÔMICA?; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do; Orientador: Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa;

Emerson Gabardo

Administração Pública e Governança Eletrônica: perspectivas para a transparência e controle social; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Emerson Gabardo;

Emerson Gabardo

Democracia participativa e controle social: uma análise crítica a partir de mecanismos jurídico-políticos e auto-regulatórios; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Direito) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Emerson Gabardo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • STRAPASSON, Karoline ; PAMPLONA, D. A. . O direito em contradição: direitos humanos, atuação estatal e população em situação de rua. Revista de Políticas Públicas , v. 18, p. 439-456, 2014.

  • STRAPASSON, Karoline ; PAMPLONA, D. A. . A escolha pública econômica para erradicar a pobreza extrema no Brasil. Revista Brasileira de Politicas Publicas , v. 4, p. 47-63, 2014.

  • BECKERS, A. C. B. R. ; STRAPASSON, Karoline . Teoria do Direito. 1. ed. Curitiba: Iesde Brasil, 2018. v. 1. 110p .

  • FUNES, G. M. P. ; STRAPASSON, Karoline . A violência obstétrica sob a luz dos Direitos Humanos: caso Alyne Pimentel. Gênero e Resistência. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2019, v. 2, p. 111-135.

  • STRAPASSON, Karoline ; BECKERS, A. C. B. R. . O direito ao acesso à informação como instrumental para alcançar os compromissos do pacto global da ONU. In: Pamplona, Danielle Anne; FACHIN, Melina Girardi; BACELLAR, Regina Maria Bueno; PINHEIRO, Daniella Maria. (Org.). Reflexões sobre o pacto global e os ODS da ONU. 1ed.Curitiba: Íthala, 2018, v. 1, p. 197-210.

  • STRAPASSON, Karoline ; SOBREIRA, R. G. . Liberdade e democracia: entre a representação política e a prática participativa. In: Salgado, Eneida Desiree; Hachem, Daniel Wunder.. (Org.). Direito, liberdade e justiça. 1ed.Curitiba: Íthala, 2017, v. , p. 245-279.

  • MARIN, B. ; STRAPASSON, Karoline ; COSTA, T. . O direito de representação de interesses do financiador de campanhas: o candidato como mercadoria. In: SALGADO, Eneida Desiree; GABARDO, Emerson. (Org.). Direito, Mercantilização e Justiça. 1ed.Curitiba: UFPR, 2016, v. 1, p. 127-164.

  • STRAPASSON, Karoline . Justiça de transição: um paralelo entre Brasil e Argentina. In: Flávia Piovesan e Melina Girardi Fachin. (Org.). Direitos Humanos na Ordem Contemporânea - Proteção Nacional, Regional e Global. 1ed.Curitiba: Juruá, 2015, v. VI, p. 91-112.

  • STRAPASSON, Karoline . A hipervulnerabilidade dos idosos na sociedade de consumo. In: Antônio Carlos Efing. (Org.). Direitos dos idosos: tutela jurídica do idoso no Brasil. 1ed.São Paulo: LTr, 2014, v. 1, p. 1-133.

  • STRAPASSON, Karoline ; BERNADELLI, Paula . Entre a felicidade e a justiça - uma análise pragmatista. In: Gabardo, Emerson; Salgado Eneida Desiree. (Org.). Direito, felicidade e justiça. 1ed.Belo Horizonte: Fórum, 2014, v. 1, p. 1-278.

  • STRAPASSON, Karoline ; BAPTISTA, R. A. C. ; BETENHEUSER JUNIOR, L. C. . Orçamento participativo de Porto Alegre: uma revisão sistemática sobre a base de dados Scopus. In: II Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas, 2018, Curitiba. II Seminário de Pós-graduação em Políticas Públicas, 2018.

  • STRAPASSON, Karoline ; BECKERS, A. C. B. R. . Os diferentes discursos e tratamentos do Estado brasileiro à situação de rua. In: VII Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2016, Curitiba. Anais VII Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2016.

  • BECKERS, A. C. B. R. ; STRAPASSON, Karoline . A salvaguarda dos direitos trabalhistas dos refugiados e a política migratória brasileira. In: VII Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2016, Curitiba. Anais VII Seminário Nacional de Sociologia & Política, 2016.

  • STRAPASSON, Karoline ; PAMPLONA, D. A. . Políticas públicas municipais voltadas à extrema pobreza: aspectos metodológicos. In: II Congresso de Justiça eletrônica (e-justiça), 2013, Curitiba. ANAIS DO II CONGRESSO DE JUSTIÇA ELETRÔNICA (E-JUSTIÇA) DA UFPR, 2013. p. 62-62.

  • FUNES, G. M. P. ; STRAPASSON, Karoline . A violência obstétrica sob à luz dos direitos humanos: o caso Alyne Pimentel. In: II Encontro de Pesquisa por/de/sobre Mulheres, 2019, Curitiba. Gênero & Resistência Memórias do II Encontro de Pesquisa por/de/sobre mulheres. Porto Alegre: Editora Fi, 2018. v. 2. p. 539-540.

  • STRAPASSON, Karoline ; COSTA, Tailaine Cristina . Entre a participação e o custo da transparência: considerações sobre o portal dos conselhos municipais de Curitiba. In: Seminário Internacional Ética e Eficiência na Administração Pública, 2015, Curitiba. Eficiência e Ética na Administração Pública. Curitiba: Íthala, 2015. p. 1-412.

  • STRAPASSON, Karoline ; PAMPLONA, D. A. . Canais de controle de política pública para população em situação de rua no município de Curitiba. In: 3º Congresso Sul Brasileiro de Iniciação Científica e Pós-Graduação, 2014, Curitiba. 3º Congresso Sul Brasileiro de Iniciação Científica e Pós-Graduação, 2014.

  • STRAPASSON, Karoline . Políticas públicas municipais voltadas à extrema pobreza. In: XV Mostra de Pesquisa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013, curitiba. Mostra de Pesquisa da Pós Graduação, 2013.

  • STRAPASSON, Karoline ; GABARDO, E. . Democracia Participativa e controle social ? uma análise crítica a partir de mecanismos jurídico-políticos e auto-regulatórios. In: XIX Seminário de Iniciação Científica, 2011, Curitiba. Caderno de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2011. v. 1.

  • STRAPASSON, Karoline ; BESSA, F. . Balanço Social ? Instrumento de Promoção de controle social sob a atividade econômica?. In: XVIII SEMIC, 2010, Curitiba. Caderno de Resumos do XVIII Seminário de Iniciação Científica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2010. v. 1.

  • STRAPASSON, Karoline . Democracia participativa e controle social. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRAPASSON, Karoline ; BECKERS, A. C. B. R. . Os diferentes discursos e tratamentos do Estado brasileiro à situação de rua. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRAPASSON, Karoline ; COSTA, Tailaine Cristina . Entre a participação e o custo da transparência: considerações sobre o portal dos conselhos municipais de Curitiba. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRAPASSON, Karoline . Indígenas em situação de rua em Curitiba: uma política emergencial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STRAPASSON, Karoline ; PAMPLONA, D. A. . Controle social orçamentário de política pública: Centro de Referência Especializado em População em situação de rua - questões preliminares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • STRAPASSON, Karoline ; PAMPLONA, D. A. . Canais de controle de política pública para população em situação de rua no município de Curitiba. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Mariane Natal ; STRAPASSON, Karoline . Políticas Públicas destinadas à realização de direitos fundamentais sociais e a legitimidade de intervenção do poder judiciário frente ao princípio da separação de poderes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • STRAPASSON, Karoline . Mecanismos de participação democrática em Curitiba: a Lei Orgânica 14182/2012.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STRAPASSON, Karoline . Desenvolvimento pessoal e política nacional de combate à extrema pobreza.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRAPASSON, Karoline . Controle social de política pública municipal de combate à extrema pobreza em Curitiba: aspectos preliminares.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRAPASSON, Karoline ; PAMPLONA, D. A. . Políticas públicas municipais voltadas a extrema pobreza: aspectos metodológicos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • STRAPASSON, Karoline . Democracia Participativa e controle social ? uma análise crítica a partir de mecanismos jurídico-políticos e auto-regulatórios. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STRAPASSON, Karoline ; André Molenda Jambersi . Balanço Social ? Instrumento de Promoção de controle social sob a atividade econômica?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2015

    CONTROLE SOCIAL DA UNIDADE DE ATENDIMENTO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA DE CURITIBA: CENTRO POP DE RESGATE SOCIAL, Descrição: A Constituição da República Federativa do Brasil define como objetivo da República a erradicação da pobreza e das desigualdades sociais e estabelece que é competência comum de todos os entes da federação. Para a concretização destes objetivos, o Estado se utiliza das políticas públicas que exigem planejamento financeiro da administração e o atendimento ao dever de transparência. O problema enfrentado por esta pesquisa é a possibilidade de fazer o controle social de uma unidade de atendimento a pessoas adultas em situação de rua com base em informações públicas eletrônicas provenientes da Secretaria Municipal de Finanças e da Fundação de Ação Social em Curitiba. O objetivo central da pesquisa é verificar a viabilidade do controle das despesas dessa unidade com respaldo em informações disponibilizadas pelos portais da Fundação de Ação Social e pelo Portal da Transparência, vinculado à Secretaria Municipal de Finanças, bem como pela publicação de atos via Diário Oficial. Para cumprir este objetivo, fez-se necessário: (a) analisar o tratamento estatal da extrema pobreza e a situação de rua pelo Estado; (b) descrever a política socioassistencial voltada a pessoas em situação de rua; (c) selecionar, reunir e sistematizar as informações públicas para verificar a viabilidade do controle social por meio de quatro etapas de estudo: (i) aspectos institucionais da política por meio do portal institucional da Fundação de Ação Social; (ii) deliberações do Conselho de Assistência Social publicadas no diário oficial do Município; (iii) legislação orçamentária entre os anos de 2010-2013; e (iv) a execução orçamentária da unidade Centro POP de Resgate Social pelo Portal da Transparência de Curitiba. Para a realização da pesquisa, foram empregados o método de abordagem dedutivo e o método de procedimento monográfico, e as principais técnicas de pesquisa foram a bibliográfica e a documental. A pesquisa empírica encontrou dados desatualizados e falhas no Portal da Transparência, que culminaram na impossibilidade de levantar informações específicas da unidade de atendimento pesquisada. Deste modo, utilizou-se o Serviço de Informação ao Cidadão para o acesso às despesas e prestação de esclarecimentos, configurando o acréscimo de uma fase ao processo de controle social. Concluiu-se que as estruturas institucionais de informação pública e de transparência na execução orçamentária necessitam de aprimoramentos contínuos, do contrário, permanecerão como uma exigência formal de transparência em um controle de caráter simbólico, ou ainda ficto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Karoline Strapasson Jambersi - Integrante / Danielle Anne Pamplona - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    AVALIAÇÃO DOS PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL: PERSPECTIVAS PARA O CONTROLE SOCIAL, Descrição: A atividade legislativa na última década buscou, incessantemente, garantir a transparência na gestão orçamentária exigindo o uso da tecnologia da informação, a fim de dar instrumentalidade e resguardar o controle da sociedade ao gasto do dinheiro público (art. 48, Lei Complementar 101/2000). Essas alterações legislativas refletem a evolução gradativa da administração pública em consonância com a evolução da tecnologia da informação e comunicação. A Lei Complementar 131/2009, (art. 73-B) impôs ao menor parcela da Federação, os municípios (com mais de 100 mil habitantes) a realização de portais da transparência, devendo dispor informações orçamentárias atualizadas para que a sociedade acompanhe a execução do planejamento orçamentário. Este trabalho propõe uma análise qualitativa dos portais da transparência e sua correlação as exigências mínimas da Lei de Responsabilidade Fiscal, no tocante a verificação de leis, documentos e relatórios orçamentários, bem como a disposição gráfica, acessibilidade e suporte ao cidadão-consulente. A avaliação se deu em face das formalidades essenciais mínimas para possibilitar o controle social e transparência orçamentária. 18 Municípios do Estado do Paraná foram avaliados, e refletiram o estágio ainda em construção dos portais da transparência. Conclui-se que apesar da necessidade de coesão da sociedade para o controle social, se faz imperioso que aspectos relativos à disposição da informação, transparência e comunicação entre administrado e administração ocorram para que haja um contínuo desenvolvimento dos portais, sendo necessário empenho do cidadão e resposta do Estado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karoline Strapasson Jambersi - Integrante / Emerson Gabardo - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    DEMOCRACIA PARTICIPATIVA E CONTROLE SOCIAL - UMA ANÁLISE CRÍTICA A PARTIR DE MECANISMOS JURÍDICO-POLÍTICOS E AUTO-REGULATÓRIOS, Descrição: Projeto de iniciação científica - PIBIC, iniciação científica voluntária, realizado sob a orientação do professor doutor Emerson Gabardo vinculado ao projeto de pesquisa Políticas Públicas e Atividade Econômica participação e controle social sob uma perspectiva socioambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Karoline Strapasson Jambersi - Integrante / Emerson Gabardo - Coordenador.

  • 2009 - 2010

    BALANÇO SOCIAL ? INSTRUMENTO DE PROMOÇÃO DO CONTROLE SOCIAL SOBRE A ATIVIDADE ECONÔMICA?, Descrição: Projeto de iniciação científica - PIBIC, com bolsa da Fundação Araucária realizado sob a orientação da professora doutora Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa, vinculado ao projeto de pesquisa Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social das Empresas e Cidades, coordenado pela mesma .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Karoline Strapasson Jambersi - Integrante / Fabiane Bessa - Coordenador / André Molenda Jambersi - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

Prêmio Romeu Felipe Bacellar Filho, V Fórum Latino-Americano de gestão Pública, Direito da Infraestrutura e Direito Econômico - OAB/PR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Superior do Litoral do Paraná. , Avenida Coronel José Lobo, Oceania, 83203340 - Paranaguá, PR - Brasil, Telefone: (41) 34249257

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - Atual

    Instituto Superior do Litoral do Paraná

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Aulas de Direito Constitucional Positivo, Teoria da Constituição, Linguagem Forense e Direitos Humanos

  • 2012 - Atual

    Tribunal de Justiça do Estado do Paraná

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Conciliadora, Carga horária: 8

  • 2010 - 2011

    AGU - Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

  • 2009 - 2009

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiária Voluntária, Carga horária: 8

  • 2017 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do NINST, Carga horária: 4

    Outras informações:
    O Núcleo de Estudos em Instituições é formado por professores e alunos de diferentes programas de pós-graduação da UFPR. Seu objetivo é desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre temas relacionados a instituições predominantemente políticas e econômicas envolvidas na formulação, organização, implementação e acompanhamento de políticas públicas. Formado por professores de formação distinta, o grupo promove a troca interdisciplinar de ideias, experiências e métodos para explorar objetos complexos no entrelaçamento da economia e da política numa sociedade democrática e crescentemente participativa. Com isto o Grupo de Pesquisa pretende ajudar na formação de graduandos e pós-graduandos, fornecendo bases para a elaboração de pesquisas de fim de curso, dissertações e teses, além de pesquisas em cooperação com outros grupos e instituições, promovendo encontros acadêmicos e incentivando a participação de seus membros nos debates da área no Brasil e no exterior.

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora do NINC, Carga horária: 8

    Outras informações:
    O NINC - Núcleo de Investigações Constitucionais em Teorias da Justiça, Democracia e Intervenção da UFPR objetiva, a partir de um ponto de partida crítico e dialógico, a realização de estudos e pesquisas científicas sobre os critérios e o impacto das decisões políticas na autonomia privada e nas relações sociais, focando institutos jurídicos inerentes à justiça social e à realização democrática. Trata-se de um grupo de pesquisa novo, cujas repercussões começarão a ser observadas a partir do ano de 2011 e poderão ser verificadas nos respectivos currículos lattes dos seus integrantes e na base de Diretórios de Grupos de Pesquisa do CNPq. É composto por três projetos de pesquisa iniciais estruturantes das atividades: 1) Intervenção do Estado e autonomia privada: entre interesse público e subsidiariedade na justa atribuição de competências constitucionais (Coordenador: Prof. Dr. Emerson Gabardo; 2) Princípios constitucionais da administração Pública entre democratização e justiça da atuação estatal (Coordenador: Prof. Dr. Romeu Felipe Bacellar Filho); 3) Representação política, desenho institucional e desenvolvimento democrático (Coordenadora: Profa. Dra. Eneida Desiree Salgado)