Luiz Antonio Lira Junior

Doutor em Zoologia pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), graduado em Ciências Naturais e Ciências Biológicas. Atualmente é servidor público, cargo tradutor intérprete de Libras, no Instituto Federal de Brasília (IFB) e também professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade Católica de Brasília (UCB). As disciplinas lecionadas são: Sistemática Biológica, Zoologia I, Zoologia de Invertebrados, Desenvolvimento Animal, Biologia Animal, Entomologia. Entomologia Forense e LIBRAS. As áreas atuais de pesquisa são: I) Entomologia Forense, em especial os besouros necrófagos no Cerrado; II) Entomologia, especificamente ecologia, biologia e comportamento de coleópteros; III) Ensino de Ciências e Biologia para surdos: sinais-termo em uma perspectiva bilíngue.

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2022

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Zoologia

2017 - 2021

Universidade de Brasília, UnB
Título: BESOUROS (INSECTA: COLEOPTERA) DE IMPORTÂNCIA FORENSE NO CERRADO: ECOLOGIA E COMPORTAMENTO
Marina Regina Frizzas. Palavras-chave: Zoologia; Entomologia; Entomologia Forense; Biologia de Coleoptera; Comportamento de Coleoptera.

Mestrado em Biologia Animal

2014 - 2016

Universidade Federal de Pernambuco
Título: OXELYTRUM DISCICOLLE (COLEOPTERA: SILPHIDAE) EM MATA DE GALERIA NO CERRADO: PADRÃO DE ATIVIDADE DIÁRIA E ATRATIVIDADE POR CARCAÇAS EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DECOMPOSIÇÃO,Ano de Obtenção: 2016
Simão Dias Vasconcelos.Coorientador: José Roberto Pujol Luz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Coleoptera; Ecologia; Cerrado; Entomologia Forense; Silphidae; Biologia comportamental. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: ENTOMOLOGIA FORENSE.

Especialização em andamento em Biologia Forense

2022 - Atual

UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A, Unyleya

Especialização em LIBRAS

2013 - 2014

Faculdade João Calvino
Título: Oficina de LIBRAS nas séries finais do ensino fundamental. Uma proposta inclusiva
Orientador: Noemi Maria da C. Oliveira

Especialização em Gestão em Educação Ambiental

2013 - 2014

Faculdade Apogeu
Título: A percepção que pais, professores e funcionários têm sobre o espaço do Jardim Zoológico de Brasília, incentivando a Educação Ambiental.
Orientador: Heitor Pereira Silva

Graduação em Ciências Biológicas

2009 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais

2009 - 2012

Universidade de Brasília, UnB
Título: O estudo da Entomologia para o desenvolvimento do raciocínio científico: uma proposta de material pedagógico
Orientador: Eliane Mendes Guimarães e Marina Regina Frizzas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Identificação prática de Scarabaeinae neotropicais.. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.

2016 - 2016

CSI - Investigando a cena do crime. (Carga horária: 10h). , Bioforense, BIOFORENSE, Brasil.

2013 - 2014

Extensão universitária em Atendimento Educacional Especializado para surdos. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Entomologia Básica para Ciências Naturais. (Carga horária: 5h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2011 - 2011

Entomologia Forense. (Carga horária: 12h). , Renova Cursos, RC, Brasil.

2011 - 2011

Organização social e importância das formigas.. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Genética na escola. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Paleobotânica. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ciências Naturais.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Ciências Biológicas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: ENTOMOLOGIA.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: ENTOMOLOGIA FORENSE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso Brasileiro de Vidas Silvestres. Entomologia Forense no Brasil: Espécies endêmicas e espécies exóticas de importância forense. 2019. (Congresso).

VI Simpósio Internacional da Entomologia.Besouros em cena de crime: o uso de Oxelytrum discicolle na estimativa de intervalo pós-morte em caso de feminicídio. 2019. (Simpósio).

XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia. Aspectos comportamentais de Coprophanaeus ensifer (Coleoptera: Scarabaeidae) associados a carcaças no Cerrado Central. 2018. (Congresso).

3 Encontro de Tradutores e Intérpretes de Libras - CONECTAIF. 2016. (Encontro).

Conferência Conjunta de Direitos Humanos.Tradução/Interpretação Libras/Português. 2016. (Outra).

V Congresso em Tradução e Interpretação Língua Brasileira de Sinais e e língua Portuguesa. 2016. (Congresso).

V Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão IFB.Besouros de Importância Forense.. 2016. (Seminário).

V Simpósio Internacional de Entomologia.The first instar larvae of Oxelytrum discicolle (Coleoptera: Silphidae): a bionomic report & Macrocheles sp (Acari) associated with carrion beetles in gallery forest in the Brazilian Cerrado.. 2015. (Simpósio).

XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Atratividade de três diferentes iscas alimentares na captura de adultos de Oxelytrum discicolle (Brullé, 1840) (Coleoptera: Silphidae) & O estudo da Entomologia para o desenvolvimento do raciocínio científico ? Uma proposta de material pedagógico.. 2014. (Congresso).

IX Congresso de Iniciação Científica do DF. Caracterização da fauna de Coleoptera em sistemas de produção de hortaliças e em áreas de vegetação nativa de Cerrado no DF.. 2012. (Congresso).

XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia. Sucessão e diversidade da fauna de insetos decompositores em carcaças enterradas e queimadas de Rattus novergiicus em Brasília, DF.. 2012. (Congresso).

XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia. FAUNA DE SCARABAEOIDEA (INSECTA: COLEOPTERA) NA CULTURA DO MILHO NO CERRADO DE MINAS GERAIS E DO PIAUÍ. 2012. (Congresso).

III Simpósio Brasileiro de Entomologia. 2011. (Simpósio).

VIII Encontro Nacional de Pesquisa no Ensino de Ciências. Jardim Zoológico e o Ensino de Ciências: Um olhar a partir de Piaget.. 2011. (Congresso).

Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Naturais. Procedimentos e Habilidades da Investigação Científica no Ensino de Ciências. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Alves Quintanilha

LIRA-JÚNIOR,L.A.. Estrutura da comunidade de macroinvertebrados bentônicos na escala interanual. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Leandra Braga da Silva

LIRA-JÚNIOR,L.A.. Grupos funcionais de macroinvertebrados em diferentes substratos em um sistema lótico prístino no Cerrado. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Laís Mota Casqueiro de Almeida & Rita de Kássia M

LIRA JÚNIOR, L.A.. Rezende.Predação de ninhos naturais e artificiais nas fitofisionomias savânicas do Cerrado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Iara Mouthe

LIRA, L.A.. Potencial de polinização por formigas em três especies de Syngonanthus Ruhland (Eriocaulaceae). 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Paula Maria Santos Ferreira

LIRA JÚNIOR, L.A.. Inventário da Avifauna do Horto Botânico da UCB no Distrito Federal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Gabrielle Carneiro Alves Pereira

LIRA-JÚNIOR,L.A.. Produção de material na forma de modelo biológico para o ensino de Zoologia dos invertebrados. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Thaís Aparecida Caixeta

LIRA JÚNIOR, L.A.. Criacionismo x Evolucionismo: Análise da percepção de alunos do 3° ano do Ensino Médio do Distrito Federal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Fernanda Silva de Assis Dantas

LIRA JÚNIOR, L.A.. Analise da comunicação do paciente surdo com a equipe de enfermagem em um hospital público do DF. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Nathalia Henriques da Silva

LIRA JÚNIOR, L.A.. Diversidade e distribuição espacial do gênero Liogenys (Coleoptera: Melolonthiadae) em três localidades do Cerrado Brasileiro.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Érica Cristina Barbosa Corado

LIRA-JÚNIOR,L.A.. A análise morfossintática da escrita da Língua Portuguesa por estudantes surdos no Ensino Superior. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Renan Cassimiro de Sousa

LIRA JÚNIOR, L.A.. Macroinvertebrados bentônicos em um sistema lótico prístino do Cerrado Central: Escala interanual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Adriana Teixeira Borges

LIRA JÚNIOR, L.A.. Comunidade de macroinvertebrados bentônicos de sistemas lóticos do Cerrado em diferentes períodos sazonais. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Laís Cordeiro Moraes

LIRA JÚNIOR, L.A.. A Citologia por um novo olhar: uma investigação sobre o uso de materiais didáticos táteis para alunos com deficiência visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Gabriel Vieira Borges

LIRA JÚNIOR, L.A.. Percepção dos alunos de escolas rurais e urbanas, no Distrito Federal, quando à importância das abelhas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

Aluno: Thiago Marques de Lima

LIRA, L.A.. A percepção e o aprendizado: O serpentário como sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília.

LIRA JÚNIOR, L.A.; CAIXETA, J. E.; SOUSA, A. D. P.. Professor Substituto de Libras. 2016. Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Lourdes Lazzari de Freitas

Guimarães, E. M.; FRIZZAS, M. R.;FREITAS, M. L. L.. O ESTUDO DA ENTOMOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CIENTÍFICO ? UMA PROPOSTA DE MATERIAL PEDAGÓGICO. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

Eliane Mendes Guimarães

GUIMARÃES, E. M.; Castilho, J. E.. O Estudo da Entomologia para o Desenvolvimento do Raciocínio Científico. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília.

Bruno Karol Cordeiro Filgueiras

FILGUEIRAS, B. K. C.; IANNUZZI, L.; Maia, A. C. D.. ASPECTOS ECOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS DE OXELYTRUM DISCICOLLE (COLEOPTERA: SILPHIDAE) NO BIOMA CERRADO: PERÍODO DE ATIVIDADE E PREFERÊNCIA POR CARCAÇAS EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DECOMPOSIÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Artur Campos Dália Maia

VASCONCELOS, S.D.; IANUZZI, L.; GROSSI, P.C.;MAIA, A.C.D.; FILGUEIRAS, B.K.C.. Oxelytrum discicolle (Coleoptera: Silphidae) em mata de galeria no cerrado: padrão de atividade diária e atratividade por carcaças em diferentes estágios de decomposição. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

José Roberto Pujol Luz

PUJOL-LUZ, JR; Tidon, Rosana; TOGNI, P.. COLEOPTEROS NECROFAGOS: ECOLOGIA, COMPORTAMENTO E APLICACOES NA ENTOMOLOGIA FORENSE. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade de Brasília.

Luciana Iannuzzi

Grossi, Paschoal Coelho;MAIA, A. C. D.; Pontes, W.J.T.;Iannuzzi, Luciana. ASPECTOS ECOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS DE OXELYTRUM DISCICOLLE (COLEOPTERA: SILPHIDAE) NO BIOMA CERRADO: PERÍODO DE ATIVIDADE E PREFERÊNCIA POR CARCAÇAS EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DECOMPOSIÇÃO. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco.

Pedro Henrique Brum Togni

FRIZZAS, M. R.TOGNI, P. H. B.; IANNUZZI, L.; PUJOL-LUZ, J. R.. Besouros (Insecta: Coleoptera) de importância forense no Cerrado: ecologia e comportamento. 2021. Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade de Brasília.

Pedro Henrique Brum Togni

PUJOL-LUZ, J. R.; TIDON, R.;TOGNI, P. H. B.. Coleópteros necrófagos: ecologia, comportamento e aplicações na entomologia forense. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade de Brasília.

Rosana Tidon

Pujol-Luz, J. R.;Tidon R. Coleópteros necrófagos: ecologia, comportamento, e aplicações em entomologia forense. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Zoologia) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Danilo Santos de Souza & Fátima da Cruz S

Ferreira; Levantamento de dípteros e coleópteros de importância forense em carcaças de porcos expostas em ambiente semiurbano no Distrito Federal; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Rodrigo Gonzalez Soto & Luiza Braga Mendonça

Decomposição e entomofauna associada a diferentes formas de ocultação de carcaças de Sus scrofa; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Milena Monteiro Costa

Diptera e Coleoptera (Insecta) associados à Entomotoxicologia Forense: uma revisão sistemática; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Ilanna Maria Holanda Almeida & Matheus Moraes R

Cirolini; Coleoptera como instrumento investigativo: uma revisão sistemática de casos reais; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Adriana Lopes Paiva

Aspectos ecológicos de Coleoptera (Insecta) associados à Entomotoxicologia Forense; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Letícia Martins dos Santos

Proposta de glossário bilíngue (Português-Libras) no ensino de biologia para surdos; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Isabella Pereira de Abreu

Aplicação de glossário bilíngue (Português-Libras) no ensino de biologia para alunos surdos de escolas públicas do Distrito Federal; ; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Luana Beatriz Rodrigues da Silva

Levantamento e identificação de insetos galhadores em um remanescente de Cerrado no campus I da Universidade Católica de Brasília, DF; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Rayan Augusto M

Silva; Ensino de entomologia: um estudo de caso sobre a eficácia da metodologia prática em turmas de ensino médio; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Wendy Mariana Esteves Lima

Ocorrência de scarabaeidae associado à diferenetes iscas alimentares em um ambiente degradado do Cerrado; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Faculdade LS; Orientador: Luiz Antonio Lira Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Eliane Mendes Guimarães

O ESTUDO DA ENTOMOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília; Orientador: Eliane Mendes Guimarães;

Marina Regina Frizzas

Variação temporal e padrão de atratividade da coleopterofauna necrófaga em diferentes fitofisionomias de cerrado no Distrito Federal; Início: 2017; Tese (Doutorado em Zoologia) - Universidade de Brasília; (Orientador);

Marina Regina Frizzas

O estudo da Entomologia para o desenvolvimento do raciocínio científico; ; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília; Orientador: Marina Regina Frizzas;

Marina Regina Frizzas

Caracterização da fauna de Scarabaeoidea em sistemas de produção de hortaliças e em áreas de vegetação nativa de Cerrado no Distrito Federal; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Naturais) - Universidade de Brasília; Orientador: Marina Regina Frizzas;

José Roberto Pujol Luz

Bionomia de besouros de importância para a Entomologia Forense, com especial atenção aos Silphidae; 2016; Orientação de outra natureza; (Ciências Ambientais) - Universidade de Brasília; Orientador: Jose Roberto Pujol Luz;

Simão Dias de Vasconcelos Filho

ASPECTOS ECOLÓGICOS E COMPORTAMENTAIS DE OXELYTRUM DISCICOLLE (COLEOPTERA: SILPHIDAE) NO BIOMA CERRADO: PERÍODO DE ATIVIDADE E PREFERÊNCIA POR CARCAÇAS EM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DECOMPOSIÇÃO; 2014; Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Simão Dias de Vasconcelos Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIRA, LUIZ A. ; FRIZZAS, MARINA R. . Behavioral Aspects of Coprophanaeus ensifer (Germar) (Coleoptera: Scarabaeidae: Scarabaeinae) Associataed with Pig Carcasses in Central Brazil. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 51, p. 65-72, 2022.

  • LIRA, L.A. ; CORDEIROS, K. B. B. ; FIGUEIREDO, B. ; GALVAO, M. F. ; Frizzas . The carrion beetle Oxelytrum discicolle (Coleoptera: Silphidae) and the estimative of the minimum post-mortem interval in a forensic case in Brasília, Brazil.. REVISTA BRASILEIRA DE ENTOMOLOGIA , v. 64, p. 1-3, 2020.

  • RAMOS, D. L. ; CUNHA, W. L. ; EVANGELISTA, J. ; LIRA, L.A. ; ROCHA, M. V. C. ; GOMES, P. A. ; Frizzas ; TOGNI, P. H. B. . Ecosystem services provided by insects in Brazil: what do we really know?. NEOTROPICAL ENTOMOLOGY , v. 49, p. 1-12, 2020.

  • LIRA, LUIZ A. ; AGUIAR, LUDMILLA M. S. ; SILVEIRA, MAURÍCIO ; FRIZZAS, MARINA R. . Vertebrate scavengers alter the chronology of carcass decay. AUSTRAL ECOLOGY , v. 45, p. 1-7, 2020.

  • LIRA, Luiz Antonio ; MACEDO, MARCOS PATRÍCIO ; PUJOL-LUZ, JOSÉ ROBERTO ; VASCONCELOS, SIMÃO DIAS . Diel Activity and Effect of Carcass Decomposition on the Attractiveness to the Forensically Important Species Oxelytrum Discicolle (Coleoptera: Silphidae) -. JOURNAL OF FORENSIC SCIENCES , v. 64, p. 799-804, 2019.

  • LIRA, L.A. ; SOUZA, E. S. H. ; VASCONCELOS, SIMÃO DIAS . A short-term study on bait attractiveness to the forensically relevant species Oxelytrum discicolle (Brullé, 1840) (Coleoptera: Silphidae). ENTOMOLOGICAL NEWS , v. 126, p. 424-427, 2017.

  • LIRA, Luiz Antonio ; VASCONCELOS, SIMÃO DIAS . New Record and Update on the Distribution of (Brullé, 1840) (Coleoptera: Silphidae) in South America. COLEOPTERISTS BULLETIN , v. 70, p. 399-402, 2016.

  • GUIMARAES, E. M. ; BRITO, A. ; LIRA, L.A. ; SOUTO, D. R. . Jardim Zoológico e o Ensino de Ciências: um olhar a partir de Piaget. In: Juliana Eugênia Caixeta; Eliane Mendes Guimarães. (Org.). Trilhas e Encontros: Mediações e Reflexões Sobre o Ensino de Ciências.. 1ed.Curitiba - Paraná: Editora CRV, 2012, v. 1, p. 1-.

  • LIRA, L.A. ; Frizzas . Caracterização da fauna de Coleoptera em sistemas de produção de hortaliças e em áreas de vegetação nativa de Cerrado no DF.. In: IX Congresso de Iniciação Científica do DF, 2012, Brasília. IX Congresso de Iniciação Científica do DF, 2012.

  • BRITO, A. ; GUIMARAES, E. M. ; LIRA, L.A. . Jardim Zoológico e o Ensino de Ciências: Um olhar a partir de Piaget. In: VIIII ENPEC, 2011, Campinas. VIII ENPEC, 2011.

  • RIBEIRO, P. H. ; LIRA, Luiz Antonio ; LIMA, A. S. ; VARGAS, M. C. B. ; Frizzas . Padrões de ocorrência e atratividade de Besouros necrófagos do gênero Deltochilum em Fitofisionomias do Cerrado. In: XIV Congresso Ecologia do Brasil, 2019. XIV Congresso Ecologia do Brasil.

  • LIMA, A. S. ; LIRA, L.A. ; RIBEIRO, P. H. ; VARGAS, M. C. B. ; Frizzas . Atratividade de Dichotomius (coleoptera: scarabaeidae) em diferentes estágios de decomposição e fitofisionomias de Cerrado. In: XIV Congresso Ecologia do Brasil, 2019. XIV Congresso Ecologia do Brasil.

  • VARGAS, M. C. B. ; LIRA, L.A. ; LIMA, A. S. ; RIBEIRO, P. H. ; Frizzas . Aspectos ecológicos do gênero Eurysternus no bioma Cerrado: implicações para a Entomologia Forense. In: XIV Congresso Ecologia do Brasil, 2019. XIV Congresso Ecologia do Brasil.

  • PAIVA, A. L. ; LIRA JÚNIOR, L.A. . Entomotoxicologia Forense: o efeito de medicamentos na atratividade de besouros necrófagos. In: Congresso Brasileiro de Vidas Silvestres, 2019, Brasília. Congresso Brasileiro de Vidas Silvestres, 2019.

  • LIRA JÚNIOR, L.A. ; FIGUEIREDO, B. ; CORDEIROS, K. B. B. ; GALVAO, M. F. ; Frizzas ; PUJOL-LUZ, JOSÉ ROBERTO . Besouros em cena de crime: o uso de Oxelytrum discicolle na estimativa de intervalo pós-morte em caso de feminicídio. In: VI Simpósio Internacional de Entomologia, 2019, Viçosa - MG. VI Simpósio Internacional de Entomologia, 2019.

  • LIRA, Luiz Antonio ; GOMES, L. A. ; ROCHA, J. L. . Proposta de organização de glossário bilingue (Português-Libras) no ensino de Biologia para surdos.. In: VIII Semana de Produção Científica/Conecta IFB, 2018, Brasília. VIII Semana de Produção Científica/Conecta IFB, 2018.

  • LIRA JÚNIOR, L.A. ; PAIVA, A. L. ; LIMA, A. S. ; VARGAS, M. C. B. ; Frizzas . Aspectos comportamentais de Coprophanaeus ensifer (Coleoptera: Scarabaeidae) associados a carcaças no Cerrado Central. In: XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018, Gramado. Anais XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018.

  • LIRA JÚNIOR, L.A. ; MACEDO, M. P. ; VASCONCELOS, S. D. . Padrão de atividade e efeito da decomposição de carcaças na atratividade de Oxelytrum discicolle (Coleoptera: Silphidae). In: XVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018, Gramado. Anais do XVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018.

  • VARGAS, M. C. B. ; LIMA, A. S. ; LIRA JÚNIOR, L.A. ; Frizzas . Levantamento da coleopterofauna (Insecta: Coleoptera) em uma área de reserva ambiental em Pirenópolis - GO. In: XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018, Gramado. Anais do XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2018.

  • LIRA, L.A. . Besouros (Insecta: Coleoptera) em estudos associados a carcaças em decomposição e a importância dos coleópteros para a Entomologia Forense. In: V Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão do IFB campus Gama, 2016, Gama. V Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão do IFB campus Gama, 2016.

  • LIRA, L.A. ; RODRIGUES, C. E. ; LIMA, W. M. E. ; VASCONCELOS, S. D. . The first instar larvae of Oxelytrum discicolle (Coleoptera: Silphidae): a bionomic report. In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa MG. V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015.

  • RODRIGUES, C. E. ; LIRA, L.A. ; VASCONCELOS, S. D. . Macrocheles sp (Acari) associated with carrion beetles in gallery forest in the Brazilian Cerrado. In: V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015, Viçosa MG. V Simpósio Internacional de Entomologia, 2015.

  • LIRA, L.A. ; SOUZA, E. S. H. ; Frizzas ; LUZ, C. V. A. P. ; PUJOL-LUZ, J. R. . Atratividade de três diferentes iscas alimentares na captura de adultos de Oxelytrum discicolle (Brullé, 1840) (Coleoptera: Silphidae).. In: XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2014, Goiânia. XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2014.

  • LIRA, L.A. ; Frizzas ; GUIMARAES, E. M. . O estudo da Entomologia para o desenvolvimento do raciocínio científico ? Uma proposta de material pedagógico.. In: XXV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2014. XXV Congresso Brasileiro de Entomologia.

  • LIRA, L.A. ; Frizzas ; Oliveira ; Mendes ; Querino ; Mendonça ; Bevilaqua ; Vaz-de-Melo . Fauna de Scarabeoidea (Insecta: Coleoptera) na cultura do milho no Cerrado de Minas Gerais e Piauí. In: XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012, Salvador. XXIX Congresso Brasileiro de Zoologia, 2012.

  • LIRA, L.A. ; SUJJI, E. R. ; Frizzas . Abundância e diversidade de insetos coletados por bandejas amarelas em sistemas de cultivo de hortaliças em diferentes estágios de transição agroecológica no DF>. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012.

  • LUCARDO, M. ; OLIVEIRA, C. M. ; AMABILE, R. F. ; SOUZA, A. S. ; LIRA, L.A. ; Frizzas . Comunidade de Artrópodes associada a cultura da cevada no Brasil Central.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012.

  • LIRA, L.A. ; SOUZA, A. S. ; GOMES, L. A. ; ROCHA, M. V. C. ; LUCARDO, M. ; PUJOL-LUZ, J. R. . Sucessão e diversidade da fauna de insetos decompositores em carcaças enterradas e queimadas de Rattus novergiicus em Brasília, DF.. In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012.

  • LIRA, L.A. . Redescobrindo o Cerrado: Um projeto de extensão e ensino e pesquisa. In: XI Congreso Iberoamericano de Extension Universaria, 2011, Santa Fe. XI Congreso Iberoamericano de Extension Universaria, 2011.

  • GUIMARAES, E. M. ; BRITO, A. ; LIRA, L.A. . Jardim Zoológico e o Ensino de Ciências: Um olhar a partir de Piaget. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIRA JÚNIOR, L.A. . Mitos e verdades da Entomologia Forense: Insetos necrófagos e sua real importância em investigações criminais. 2018. (curso de curta duração).

LIRA JÚNIOR, L.A. ; ARAUJO, A. G. . Efeito CSI e as Ciências Forenses: Aspectos Químicos e Biológicos. 2016. (curso de curta duração).

LIRA JÚNIOR, L.A. ; NASCIMENTO, F. F. ; MARTINS, T. A. . Oficina de Libras. Sinais nas Ciências Naturais e Exatas. 2016. (curso de curta duração).

LIRA, L.A. ; CORDEIROS, K. B. B. ; LUZ, C. V. A. P. ; PUJOL-LUZ, J. R. . Entomologia Forense. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIRA, L.A. ; CORDEIROS, K. B. B. ; PUJOL-LUZ, J. R. . Entomologia Forense. 2014. (curso de curta duração).

LIRA, L.A. . Entomologia Básica para Ciências Naturais. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2019

    Entomotoxicologia Forense: efeito de medicamentos na atratividade e viabilidade de besouros necrófagos., Descrição: Avaliação do efeito de medicamentos psiquiátricos na ecologia e comportamento de besouros necrófagos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Coordenador / Adriana Lopes Paiva - Integrante.

  • 2017 - Atual

    VARIAÇÃO TEMPORAL E PADRÃO DE ATRATIVIDADE DA COLEOPTEROFAUNA NECRÓFAGA EM DIFERENTES FITOFISIONOMIAS DE CERRADO NO DISTRITO FEDERAL, Descrição: A ordem Coleoptera corresponde a segunda maior ordem de importância forense, com diversos representantes necrófagos, participantes fundamentais do processo de decomposição em ecossistemas terrestres. Dentre as famílias mais citadas em associação com carcaças em decomposição, destacam-se Scarabaeidae, Dermestidae, Histeridae, Cleridae e Silphidae. Este trabalho tem como objetivos avaliar a variação temporal e o padrão de atratividade dos besouros necrófagos em diferentes fitofisionomias do Cerrado no Distrito Federal. O trabalho será desenvolvido em duas áreas de reserva (FAL e PNB) e em três tipos de fitofisionomias: mata de galeria, cerrado sensu stricto e campo limpo, em um gradiente de áreas fechadas para áreas mais abertas, durante dois anos de coleta em meses característicos das estações seca e chuvosa. Utilizaremos diversas carcaças de porcos natimortos de pequeno porte e observaremos ao longos dos diferentes estágios de decomposição (fresco, intermediário e avançado) nas áreas experimentais a fim de testar a atratividade da coleopterofauna do Cerrado e o efeito dos fatores abióticos sobre a comunidade de besouros necrófagos. Até o momento, não há trabalhos publicados que tratem das espécies de coleópteros necrófagos no bioma Cerrado como foco principal de suas discussões.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Coordenador / Marina Regina Frizzas - Integrante.

  • 2016 - 2018

    Comitê de combate ao mosquito Aedes aegypti, Descrição: Considerando a movimentação nacional das instituições de ensino no combate ao Mosquito Aedes aegytpi, o IFB instituiu, por meio da Portaria 500, de 07 de março de 2016, Comissão para coordenar ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza no âmbito do IFB.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Integrante / Sther Greco - Integrante / Sueli Costa - Integrante / Romulo Ramos Nobre Junior - Coordenador / Andresa Cristina de Andrade - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Ensino de Ciências e Biologia para surdos: Glossário sistêmico bilíngue Português-Libras de sinais termo em Ecologia e Zoologia., Descrição: Este projeto visa divulgar e atender o ensino de Biologia e Ciências Naturais na modalidade Libras para alunos surdos. Libras como L1 para o Ensino de Ciências e Biologia, com ênfase nos conteúdos curriculares de Ecologia e Zoologia. Contribuindo para interseção entre aspectos da Língua de Sinais e o ensino de Ciências.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Coordenador / Eliane Mendes Guimarães - Integrante / Marina Regina Frizzas - Integrante / Maria de Fátima Felix Nascimento - Integrante / Falk Soares Ramos Moreira - Integrante / Jaspion Leone Rocha - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Ensino de Libras - Língua Brasileira de Sinais do IFB, Descrição: Comissão de trabalho para a elaboração de materiais didáticos do componente curricular Libras, para cursos do IFB, designada pela Portaria n 2811, de 11/10/2016.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Integrante / Maria de Fátima Felix Nascimento - Integrante / Patrícia Tuxi - Integrante / Falk Soares Ramos Moreira - Coordenador / Alex Silva Alves - Integrante / Giomar da Silva Alves - Integrante / Messias Ramos Costa - Integrante / Renata Fonseca de Rezende - Integrante / Sylvana Karla de Lemos Santos - Integrante / Jaspion Leone Rocha - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Bionomia de besouros de importância para a Entomologia Forense, com especial atenção aos Silphidae., Descrição: Estudos bionômicos e padrão de desenvolvimento de besouros necrófagos de importância forense no Cerrado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Integrante / José Roberto Pujol Luz - Coordenador / SImão Dias Vasconcelos - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Influência na atratividade de Oxelytrum discicolle (Coleoptera: Silphidae) por carcaças (Sus scrofa) em diferentes tempos de decomposição no Cerrado e suas implicações para a Entomologia Forense, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Coordenador / José Roberto Pujol Luz - Integrante / Carlos Eduardo Rodrigues - Integrante / Wendy Mariana Esteves Lima - Integrante / SImão Dias Vasconcelos - Integrante.

  • 2013 - 2016

    Bases científicas e aplicações da entomologia forense o desenvolvimento pós-embrionário das espécies de Calliphoridae (Diptera, Oestroidea) de importância forense e sua aplicação na cronotanatognose, Descrição: Utilizacao de insetos como evidencias na solucao de casos criminais desenvolveu-se bastante nas ultimas tres decadas e ja e rotina em alguns paises, especialmente para atender a demanda da estimativa de intervalo post-mortem (IPM) de cadaveres humanos ou, cronotanatognose. A cronotanatognose e a parte da Medicina Legal que procura diagnosticar o tempo da morte, com base no estudo e analise dos processos deformadores e putrefativos ocorridos apos a morte. Os fenomenos da decomposicao costumam ser mascarados apos as primeiras 72 horas da morte e e ai que a Entomologia Forense se torna uma importante ferramenta auxiliar, que pode prover uma estimativa do intervalo de morte muito precisa, sendo os principais atores, as formas imaturas de moscas das familias Calliphoridae, Sarcophagidae, Muscidae, Phoridae, Piophilidae, Sphaeroceridae e Stratiomyidae. Muitas sao as tecnicas disponiveis para a estimativa do IPM entomologico. As tecnicas utilizadas em paises do hemisferio norte sao, rotineiramente, baseadas no principio da sucessao da fauna de insetos necrofagos sobre o cadaver. Este metodo nao pode ser diretamente aplicado no Brasil, devido as diferencas e comportamento da entomofauna e do clima tropical. A tentativa de identificar ou reconhecer algum padrao de sucessao em cadaveres e, mais recentemente, o estudo da cronologia do desenvolvimento pos-embrionario dos insetos e sua aplicacao para a estimar o IPM, especialmente com insetos da da familia Calliphoridae, nas fases de larva e de pupa, estagios mais comuns durante a decomposicao e nos locais de crimes, tem contribuido bastante com policia judiciária no Brasil, especialmente com a pericia criminal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Integrante / Erica Sevilha Harterreiten Souza - Integrante / Cristiane Vieira de Assis Pujol Luz - Integrante / Weliton Lopes - Integrante / Patricia Jacqueline Thyssen - Integrante / Karine Brenda Barros Cordeiros - Integrante / José Roberto Pujol Luz - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2012

    Agrobiodiversidade como provedora de serviços ecológicos para sustentabilidade de sistemas agrícolas de produção. PIC - UnB, Descrição: Caracterização da fauna de Coleoptera em sistemas de produção de hortaliças e em áreas de vegetação nativa de Cerrado no Distrito Federal.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Integrante / Marina Regina Frizzas - Integrante / Edison R. Sujji - Coordenador.

  • 2010 - 2012

    Procedimentos e Habilidades da Investigação Científica no Ensino de Ciências - PET Ciências UnB, Descrição: Pesquisa no Jardim Zoolígico de Brasília de suas características gerais, histórico e localização do Zoo, obervação e classificação de mamíferos , répteis e aves. Confecção de uma cartilha educativa para professores e alunos como recurso para o ensino dos seres vivos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Integrante / Eliane Mendes Guimarães - Coordenador / Alberto Brito - Integrante.

  • 2003 - 2013

    Entomologia Forense: Ecologia e padrões de decomposição animal, Descrição: Realizar estudos sobre a composição da comunidade de insetos necrófagos em carcaças de animais em decomposição e sobre o cadáveres humanos nos diferentes biomas brasileiros, especialmente no Cerrado, Semi-árido e Mata Atlântica. Atenção especial é voltada para a descrição de possíveies padrões de sucessão ecológica, em relação às fases da decompoisção de carcaças . Realizar estudos aprofundados sobre a biologia, comportamento, ciclos de vida, desenvolvimento e diversidade de insetos necrófagos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Luiz Antonio Lira Júnior - Integrante / José Roberto Pujol-Luz - Coordenador / Luiz Antônio Lira Junior - Integrante / Cristiane Vieira de Assis Pujol Luz - Integrante / Weliton Lopes - Integrante / Patricia Jacqueline Thyssen - Integrante / Karine Brenda Barros Cordeiros - Integrante / SImão Dias Vasconcelos - Integrante / Jeffry D. Wells - Integrante / André Gardelino Saviano - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

1° lugar em apresentação oral: "Besouros em cena de crime: o uso de Oxelytrum discicolle na estimativa de IPM em caso de feminicídio., VI- Simpósio Internacional de Entomologia - Universidade Federal de Viçosa - UFV.

2015

Proficiência na Tradução e Interpretação da LIBRAS/Língua Portugesa, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC/ Ministério da Educação - MEC.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Católica de Brasília

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor das áreas de: Sistemática Biológica, Desenvolvimento Animal, Biologia Animal, Zoologia de Invertebrados, Entomologia, Entomologia Forense e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais)

2015 - Atual

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tradutor Intérprete de Libras, Carga horária: 30

2013 - 2015

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2010 - 2010

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista graduando, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30