Gilson Goulart Carrijo

possui graduação em História pela Universidade Federal de Uberlândia (1992) e mestrado em História pela mesma Instituição (2002). Exerceu atividade docente no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia e no Centro Universitário do Triângulo nas áreas de cinema (direção de fotografia) e fotografia (teoria e técnica). Integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Política da Universiade Federal de Uberlândia tendo como área de interesse a relação entre imagem e palavra. Defendeu o doutorado em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas com pesquisa cuja temática é a construção de sentidos na fotografia. Realizou estágio doutoral entre os meses de novembro de 2009 a maio de 2010 na Università Degli Studi di Milano, Milano, Itália. Integrante do Observatório de Saúde Indigena NESP/UnB com enfase na produção audiovisual e educação em saúde. Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal de Uberlândia (bolsista CAPES/PNPD) com a supervisão do Prof. Dr. Emerson Rasera, finalizado em julho de 2017.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Multimeios

2008 - 2012

Universidade Estadual de Campinas
Título: (Re)apresentações do outro: travestilidades e estética fotográfica
Ronaldo Entler. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fotografia; antropologia; Estética; Travestis.

Mestrado em História

2000 - 2002

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Fotografia e a invenção do espaço urbano: considerações sobre a relação entre estética e política,Ano de Obtenção: 2002
Orientador: Jacy Alves de Seixas
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: História; Fotografia; Representações; Cidade; Imaginário.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.

Especialização em Sociologia

1993 - 1994

Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em História

1988 - 1992

Universidade Federal de Uberlândia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2016 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2010

Estágio Doutoral. , Università degli Studi di Milano, UNIMI, Itália.

2004 - 2004

Extensão universitária em Cinema Tv e Mídia Digital. (Carga horária: 44h). , Centro Universitário do Triângulo, UNITRI, Brasil.

2001 - 2001

Oralidade e Imagem. (Carga horária: 6h). , Associação Naiconal de História Sessão Df, ANPUH-DF, Brasil.

2001 - 2001

História da Imagem. (Carga horária: 8h). , Associação Nacioanal de História, ANPUH, Brasil.

1995 - 1995

Historiografia Marxista Inglesa e História Social. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Visual.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema/Especialidade: Direção de Fotografia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes do Vídeo.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fotografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, F. B. ; LEONINI, L. ; PISCITELLI, A. ; ABBATECOLA, Emanuela ; CARRIJO, G. G. . Trans-Migranti Primo Convegno Internazionale su Genere, Nigrazione e Vulnerabilità: Università, Sindacato e Terzo Settore insieme per lo sviluppo delle politiche publiche. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

13º Congresso Mundos de Mulheres (MM) e Seminário Internacional Fazendo Gênero 11 (FG). O filme documentário como produção de conhecimento: desafios éticos da pesquisa. 2017. (Congresso).

30ª Reunião Brasileira de Antropologia. Afeto e Proteção: cenas de um casamento nada usual. 2016. (Congresso).

30ª Reunião Brasileira de Antropologia. Européias e Penosas: reflexões sobre a crise econômica no mercado sexual na Itália. 2016. (Congresso).

II Conferência Internacional de Psicologia LGBT e campos relacionados: Enfrentar o impacto da discriminação contra pessoas LGBT em todo o mundo. Entre o abandono, o desprepara e o desamparo: vidas perdidas. 2016. (Congresso).

II Conferência Internacional de Psicologia LGBT e campos relacionados: Enfrentar o impacto da discriminação contra pessoas LGBT em todo o mundo. Do que (não) se pode falar:avaliando o trabalho de campo como estratégia de prevenção. 2016. (Congresso).

V REA - Reunião Equatorial de Antropologia e XIV ABANNE - Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Essa foto ficou um babado! (Re)construindo narrativas no universo trans. 2015. (Encontro).

XI RAM- Reunião de Antropologia do Mercosul. Tráfico de Pessoas: narrativas que (re)produzem o fenômeno. 2015. (Congresso).

Encontro Internacional de Antropologia Visual - EIVA.O olho (im)perfeito da (pós)modernidade. 2014. (Encontro).

Seminário Internacional Desfazendo o Gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo.O olho (im)perfeito da (pós)modernidade. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Desfazendo o Gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo.Minicurso: fotografia digital e fotoetnografia. 2013. (Seminário).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 ? Desafios Atuais dos Feminismos.Sequências reveladas: a fotografia e as tensões do gênero. 2013. (Seminário).

VI Seminário Nacional de de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Paiságens Aéreas. 2013. (Seminário).

VI Seminário Nacional de de Pesquisa em Arte e Cultura Visual.Palavras sobre Imagens. 2013. (Seminário).

XI Festival de Artes de Goiás.Oficina: Direção de Fotografia. 2013. (Outra).

Seminário Internacional Brasil - União Européia sobre o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2012. (Seminário).

História em Ação - Imagens e Transversalidades: um olhar historiográfico sobre o video documentário.Minicurso: Realidade e Ficção: a construção da imagem no Documentário. 2011. (Encontro).

27ª Reunião Brasileira de Antropologia. Aqui os muros não são mais de pedra?: a (in)visibilidade das travestis brasileiras em Milano. 2010. (Congresso).

I Encontro Nacional da Rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. 2010. (Seminário).

IV Encontro Nacional de Educação, Saúde e Culturas Populares.Travesti não é bagunça não: desafios para o reconhecimento no contexto da heteronormatividade. 2010. (Encontro).

Paraty em Foco: 6ª Festival Intenacional FNAC de Fotografia. 2010. (Congresso).

Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidade, Deslocamentos.A conquista da Europa: as fotografias nas narrativas migratórias de travestis. 2010. (Seminário).

Seminário Trânsitos Contemporâneos: turismo, migrações, gênero, sexo, afetos e dinheiro.Imagens em trânsitos: narrativas de uma travesti brasileira. 2010. (Seminário).

Trans Migranti Primo Convegno Internazionale su Genre, Migrazione e Vulnerabilità: Università, Sindacato e Terzo Settore insieme per lo sviluppo delle politiche pubbliche. Pose, avere e scenari: le fotografie come narrazioni della conquista dell'Europa. 2010. (Congresso).

V Congresso de Iniciação Científica Discente. O Cinema 3D: aspectos técnicos estéticos. 2010. (Congresso).

IV Encontro Sudeste de Travestis e Transexuais. 2009. (Encontro).

Trânsitos Trans-Corpos. 2009. (Seminário).

I Seminário Imagem e Pensamento. 2008. (Seminário).

XV Encontro Nacional de Travestis e Transexuais que Atuam na Prevenção da Aids. 2008. (Encontro).

Nephispo 10 anos -10 conversações - 10 textos -.Imagem e Silêncio: percepção estética e sensibilidade. 2004. (Seminário).

A História no Novo Milênio: Entre o Individual e o Coletivo.XXI Simpósio Nacional de História. 2001. (Simpósio).

II Simpósio de História e Documentação.A Fotografia como fonte para a História. 2001. (Simpósio).

Outros 500, outros 40: história, cultura e memória.Imaginário e representações em fotografias: algumas considerações. 2001. (Encontro).

A contribuição de Hannah Arendet à Teioria Política Contemporânea.Palestra: A contribuição de Hannah Arendet à Teroria Política Contemporânea. 2000. (Outra).

A produção do conhecimento histórico.A produção do conhecimento histórico. 2000. (Oficina).

Brasil 500 Anos.Brasil 500 Anos. 2000. (Seminário).

História e Política: compromissos do historiador.XII Encontro Nacional da Associação Nacional de História /ANPUH_MG. 2000. (Encontro).

O Trágico 5º Centenário do Descobrimento.Palestra: OTrágico 5º Centenário do Descobrimento. 2000. (Outra).

Por uma história social do poder: abordagens teórico-metodológicas.Por uma história social do poder: abordagens teórico-metodológicas. 2000. (Oficina).

II Semana de Ciências Sociais.Mini-curso: Etnias Africanas no Brasil e Práticas Musicais. 1999. (Outra).

Palestra: A Epistemologia da Escola de Frankfurt.Palestra: A Epistemologia da Escola de Frankfurt. 1999. (Outra).

Palestra: História da Cultura: perspectivas atuais da historiografia brasileira.Palestra: História da Cultura: perspectivas atuais da historiografia brasileira. 1999. (Outra).

1º Encontro de Professores Pesquisadores na Área de História.1º Encontro de Professores Pesquisadores na Área de História. 1991. (Encontro).

Curso: Indigenismo: a questão indígena para professores do 2º grau.I Curso de Indigenismo. 1991. (Outra).

IV Semana Permanente de História.Curso: Imagem e História: a fotografia enquanto documento. 1991. (Outra).

Curso "História Oral: Técnica e Método".Curso: História Oral: Técnica e Método. 1990. (Outra).

VIII Semana Nacional da Fotografia.A Fotografia e a Pequena História de Walter Benjamin. 1989. (Oficina).

ANPUH -MG e Universidade Federal de Uberlandia. Palestra: Os Sentidos da Paixão. 1988. (Congresso).

III Simpósio de História Antiga e Medieval.Curso de Teoria Econômica Geral do Sistema Feudal. 1988. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Carvalho Costa e Silva

CARRIJO, G. G.; DAMAZIO, M. F. M.; ALVES, C. B.. Sala de Aula da Escola Ameduca: que espaço é esse?. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Instituto de Pós-Graduação.

Aluno: Carolina Tomáz de Araújo

CARRIJO, G. G.; DAMAZIO, M. F. M.; ALVES, C. B.. Ameduca: Interações Cognitivas e Sócio Afetivas Desenvolvidas a partir da Sala de Aula. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Instituto de Pós-Graduação.

Aluno: Daniela Gomes de Almeida

CARRIJO, G. G.; DAMAZIO, M. F. M.; ALVES, C. B.. Escola Ameduca: ?A Práxis Educativa Diante do Novo Paradigma Pós-Crítico". 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Instituto de Pós-Graduação.

Aluno: Fabiana Maria Agostinho

CARRIJO, G. G.; DAMAZIO, M. F. M.; ALVES, C. B.. Ameduca: Escola para Todos. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Instituto de Pós-Graduação.

Aluno: Luciana Araujo de Sousa Waismann

CARRIJO, G. G.; DAMAZIO, M. F. M.; ALVES, C. B.. Escola Ameduca: Espaço de Potencialidades. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Atendimento Educacional Especializado) - Instituto de Pós-Graduação.

Aluno: Ananda Dinato Tavares Silva

SOUZA, V. G. P.; SANTOS, A. C. O.;CARRIJO, G. G.. TRIP GIRL: a representação feminina através da fotografia de nu. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Nathalia Helena Tomazini Zanco

SEIXAS, J. A.;CARRIJO, G. G.. A carne perfurada e uma geração modificada: dody modification, sensações e contemporaneidade. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Itair Jesus de Oliveira

CARRIJO, G. G.. A Dança de Salão em Uberlândia: uma saudável alternativa de lazer, saúde e socialização. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Cristhianne Oliveira de Melo

CARRIJO, G. G.; LOPREATO, C. R.; ARAÚJO, H. R.. Cazuza: Música e Poética Social na Indústria Cultural dos Anos 80.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Eliane Pimenta Braga Rossi

CARRIJO, G. G.; SEIXAS, J. A.; FRANCO, A. P.. Criança e Propaganda: A Formação de um Segmento de Mercado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Raquel Tibery Spir

CARRIJO, G. G.; SEIXAS, J. A.; FRANCO, A. P.. Henri Cartier-Bresson e as Cicatrizes do Mundo: Uma Poética da Denúncia. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Aluno: Wesley

CARRIJO, G. G.; FRANÇA, A.; GONÇALVES, A.. Cenários Urbanos. 2003. Outra participação, Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Joao Marcos Alem

ENTLEr, Ronaldo; BRANDAO, Carlos. Rodrigues.; SAMAIN, Etienne Ghislain.; SILVA, Claudia Maria França da;ALEM, João Marcos.. (Re) apresentações do outro: travestilidades e estética fotográfica. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Multimeios) - Instituto de Artes da UNICAMP.

Christina da Silva Roquette Lopreato

LOPREATO, C. S. R.; SOUSA, I. L. F. S. C.; SEIXAS, Jacy Alves de. Fotografia e a invenção do espaço urbano: considerações sobre a relação entre estética e política . 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Christina da Silva Roquette Lopreato

LOPREATO, C. S. R.; SEIXAS, Jacy Alves de; BESSA, Karla Adriana Martins. Fotografia e a invenção do espaço urbano: considerações sobre a relação entre estética e política (Exame de qualificação de mestrado). 2001. Outra participação, Universidade Federal de Uberlândia.

CARLOS RODRIGUES BRANDAO

ENTLER, R;BRANDAO, C. R.; ALEM, J. M.; SAMAIN, E. G.; SILVA, C. M. F. da. (Re)apresentações do outro: travestilidades e estética fotográfica. 2012. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Adriana Gracia Piscitelli

Entler, Ronaldo;PISCITELLI, A. G.; Tacca Fernando Cury de. Imagens fora do silêncio: percepções sensíveis, linguagens e construção de sentidos na fotografia. 2010. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Fernando Cury de Tacca

ENTLER, R.; PISCITELLI, A. G.;Tacca, Fernando Cury. Imagens fora do silêncio. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Multimeios) - Instituto de Artes da Unicamp.

Jacy Alves de Seixas

SEIXAS, Jacy Alves de; LOPREATO, Christina da Silva Roquette; SOUSA, I. L. F. S. C.. Fotografia e a invenção do espaço urbano: considerações sobre a relação entre estética e política. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Jacy Alves de Seixas

SEIXAS, Jacy. Fotografia e a invenção do espaço urbano. 2001. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Karla Adriana Martins Bessa

CARRIJO, G. G.;BESSA, Karla; LOPREATO, Christina da Silva Roquette; SEIXAS, Jacy Alves de. Fotografia e a Invenção do Espaço Urbano: considerações sobre a relação entre estética e a política (Exame de qualificação de mestrado). 2001. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Federal de Uberlândia.

Karla Adriana Martins Bessa

ENTLER, R.; BRANDAO, C. R.; SAMAIN, E.; ALÉM, J. M.;BESSA, Karla; FRANCA, C.. (Re)apresentações do outro: travestilidades e estética fotográfica. 2012. Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas.

Iara Lis Franco Schiavinatto

SCHIAVINATTO, Iara Lis Franco. Fotografia e a Invenção do espaço Urbano: considerações sobra a relação entre a estética e política.. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia.

Cláudia Maria França da Silva

ENTLER, Ronaldo; BRANDÃO, Carlos Rodrigues.; SAMAIN, Etienne; ALÉM, João Marcos;GOZZER, C. M. F. S. e/ou FRANÇA, Cláudia, SILVA, C.M.F.. (Re)apresentações do outro: travestilidades e estética fotográfica. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Artes) - Instituto de Artes - UNICAMP.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ludmyla Duarte Pena

Projeto Vidas nas Calçadas: a atenção prestada no campo; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; MEC; (Orientador);

Eduardo Oliveira Prado

Projeto Vidas nas Calçadas: a atenção prestada no campo; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; MEC; (Orientador);

Marina Monteiro Figueiredo Rezende

Projeto Vidas nas Calçadas: a atenção prestada no campo; Início: 2015; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de Uberlândia; MEC; (Orientador);

Laís Melo Rocha

Projeto Vidas nas Calçadas: a atenção prestada no campo; 2015; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, MEC; Orientador: Gilson Goulart Carrijo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Emerson Fernando Rasera

2017; Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Emerson Fernando Rasera;

Jacy Alves de Seixas

Fotografia e a invenção do espaço urbano: considerações sobre a relação entre estética e política; 2002; 250 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jacy Alves de Seixas;

Ronaldo Entler

Reapresentações do outro: travestilidades e estética fotográfica; 2012; Tese (Doutorado em Multimeios) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ronaldo Entler;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARRIJO, G. G. . Poses, posses e cenários: as fotografias como narrativas da conquista da Europa. Revista Estudos Feministas (UFSC. Impresso) , v. 20, p. 525-538, 2012.

  • CARRIJO, G. G. ; TEIXEIRA, F. B. . Morgan e Engels: considerações sobre a coincidência entre as noções de evolução e de progresso.. História & Perspectivas , Uberlândia - MG, n.29 e 30, p. 327-353, 2004.

  • CARRIJO, G. G. . Estética e Política em Êxodos, de Sebastião Salgado. Historia & Perspectivas (UFU) , EDUFU - Uberlândia-MG, v. 1, n.24, p. 97-119, 2001.

  • CARRIJO, G. G. . Diário de Bordo. Núcleo de Pequisa e Documentação Em Ciêcnias Sociais Nuhcis, Uberlândia, v. 1, n.8, p. 4-5, 1992.

  • CARRIJO, G. G. . Imagens em trânsito: narrativas de uma travesti brasileira. In: Adriana Piscitelli; Glaucia de Oliveira Assis; José Miguel Nieto Olivar.. (Org.). Gênero, sexo, amor e dinheiro: mobilidades transnacionais envolvendo o Brasil. Campinas: Unicamp, 2011,. 01ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2011, v. , p. 263-362.

  • CARRIJO, G. G. ; SEIXAS, J. A. ; Cerasoli, Josianne Francia . WEK. In: Jacy Alves de Seixas, Josiane Francisca Cerasoli.. (Org.). UFU, Ano 30 - tropeçando universos (artes, humanidades, ciência).. Uberlândia: EDUFU, 2008, v. 1, p. 39-66.

  • CARRIJO, G. G. . A fotografia e a invenção citadina: a configuração público e privado. In: Maria Clara Tomaz Machado; Rosangela Patriota. (Org.). História e Historiografia: perspectivas contemporaneas de investigação. 01ed.Uberlândia: EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2003, v. , p. 297-315.

  • CARRIJO, G. G. . Palavras sobre imagens. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2013, Goiânia - GO. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia - GO: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2013. p. 452-465.

  • CARRIJO, G. G. . Sequencias Reveladas: a fotografia e as tensões do gênero. In: Reunião Brasileira de Antropologia, 2012, São Paulo. 28 RBA Desafios Antropologicos Contemporaneos, 2012.

  • CARRIJO, G. G. . Imagens Fora do Silêncio: Percepções Sensíoveis, linguagens e construção de setidos na fotografia.. In: 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008, Porto Seguro. Desigualdadade na Diversidade - 26ª Reunião Brasileira de Antropologia, 2008.

  • CARRIJO, G. G. . Paisagens Aéreas. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual, 2013, Goiânia - GO. Anais do VI Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia - GO: UFG/Núcleo Editorial FAV, 2013. p. 5-5.

  • CARRIJO, G. G. . Essa foto ficou babado! (Re)construir narrativas no universo trans. In: V Reunião Equatorial de Antropologia (REA), 2015, Maceio. V Reunião Equatorial de Antropologia (REA) XIV Reunião de Antropologos do Norte e Nordeste, 2015.

  • CARRIJO, G. G. . Tráfico de Pessoas: narrativas que (re)produzem o fenômeno. In: XI RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015, Montevideo. XI RAM - Reunião de Antropologia do Mercosul, 2015.

  • CARRIJO, G. G. . O olho (im)perfeito da (pos)modernidade. In: Encontro Internacional de Antropologia Visual, 2014, São Paulo. Encontro Internacional de Antropologia Visual, 2014.

  • CARRIJO, G. G. . O olho (im)perfeito da (pos)modernidade. In: Seminário Internacional Desfazendo o Gênero: subjetividade, cidadania, 2013, Natal. Seminário Internacional Desfazendo o Gênero: subjetividade, cidadania, 2013.

  • CARRIJO, G. G. . Sequencias Reveladas: a fotografia e as tensões de gênero. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos, 2013, Florianópolis. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 - Desafios Atuais dos Feminismos, 2013.

  • CARRIJO, G. G. . A conquista da Europa: as fotografias nas narrativas migratórias de travestis. In: Seminário Internacional Fazendo Gênero 9 - Diásporas, Diversidade, Deslocamentos, 2010, Florianópolis. 69. Sexualidades, corporalidade e trânsitos: narrativas fora da ordem, 2010.

  • CARRIJO, G. G. . 'Aqui os muros não são mais de pedra': a (in)visibilidade das travestis brasileiras em Milano. In: 27 Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém. ?Brasil Plural: Conhecimentos, Saberes Tradicionais e Direitos à Diversidade?, 2010.

  • CARRIJO, G. G. . O imaginário social urbano através de fotografias. In: XII Encontro Regional de História da ANPUH-MG, 2000, Belo Horizonte. Caderno de Resumos, 2000. v. único. p. 65-65.

  • CARRIJO, G. G. ; TEIXEIRA, F. B. . Articulando Gênero e Educação. In: VI Seminário Regional Sobre a Formação do Educador: Elementos para pensar a prática pedagógica, 1999, Uberlândia. VI Seminário Regional Sobre a Formação do Educador: Elementos para pensar a prática pedagógica. Uberlânida: Edufu, 1999. v. 1. p. 34-34.

  • CARRIJO, G. G. . Essa foto ficou um babado! (Re)construindo narrativas no universo trans. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARRIJO, G. G. . Tráfico de Pessoas: narrativas que (re)produzem o fenômeno. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARRIJO, G. G. . O olho (im)perfeito da (pos)modernidade. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARRIJO, G. G. . Sequências reveladas: a fotografia e as tensões do gênero. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARRIJO, G. G. . O olho (im)perfeito da (pos)modernidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ABBATECOLA, Emanuela ; LEONINI, L. ; PISCITELLI, A. ; TEIXEIRA, F. B. ; CARRIJO, G. G. . Trans-Migranti Primo Convegno Internazionale su Genere, Nigrazione e Vulnerabilità: Università, Sindacato e Terzo Settore insieme per lo sviluppo delle politiche publiche. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARRIJO, G. G. . O cinema 3D: aspectos tecnicos e estéticos. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARRIJO, G. G. . A Conquista da Europa: as fotografias nas narrativas migratórias de travestis brasileiras. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARRIJO, G. G. . Imagens em Trânsito: narrativas de uma travesti brasileira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARRIJO, G. G. . Pose, avere e scenari: le fotografie come narrazioni della conquista dell'Europa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARRIJO, G. G. . Palavras sobre imagens. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, G. G. . 'Aqui os muros não são mais de pedra' as (in)visibilidades das travestis brasileiras em Milano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARRIJO, G. G. . Homem e Sociedade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARRIJO, G. G. . Imagem e silêncio: percepção estética e sensibilidade. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARRIJO, G. G. . Espaços de sociabilidade e Lazer em Uberlândia-MG. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, G. G. . Fotografia e a Invenção do Espaço Urbano: considerações sobre a relação entre Estética e Política. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARRIJO, G. G. . Imagens Reveladas: Metamorfoses do Espaço Urbano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARRIJO, G. G. . As representações do progresso nas imagens do espaço urbano. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CARRIJO, G. G. . O design urbano como representação da imaginabilidade da cidade: a estética urbana. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, G. G. . Mesa Redonda: O Historiador e Suas Áreas de Atuação (Professor/Pesquisador). 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARRIJO, G. G. . Imaginário Social de Uberlândia nas fotografias. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARRIJO, G. G. . A historicidade da produção do conhecimento. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARRIJO, G. G. . A construção do humano a partir da cultura. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARRIJO, G. G. . Indútria cultural: Discurso Obrigatória e único?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARRIJO, G. G. . Articulando Gênero e Educação. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CARRIJO, G. G. . Estética e política em Êxodos de Sebastião Salgado. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARRIJO, G. G. . Diretor de Fotografia. 2012.

CARRIJO, G. G. . Diretor de Fotografia. 2011.

CARRIJO, G. G. . IV Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura Populares. 2010.

CARRIJO, G. G. . Exposição Fotográfica Transpondo Olhares. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARRIJO, G. G. ; TEIXEIRA, F. B. . Dal Brasile a Sesto sulle orme dei trans. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARRIJO, G. G. . Abordagem Teórica e Técnica da Fotografia Digital como Recurso para a Realização Fotoetnográfica. 2013. .

CARRIJO, G. G. . Direção de Fotografia. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARRIJO, G. G. ; LADEIRA, F. . Fotos de Reportagem. 2013. (Publicação de Fotografias na Revista Brasileira de Saúde da Família).

CARRIJO, G. G. . Foto da Capa. 2012. (Fotografia da Capa da Revista Estudos Feministas, n.20 v. 2).

CARRIJO, G. G. . Realidade e ficção: a construção da imagem no documentário. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARRIJO, G. G. . Fotografia no Cinema Digital. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

CARRIJO, G. G. ; BONESSO, Márcio . Editoração e Arte Gráfica de encarte de CD de Música Giro de Folias. 2008. (Editoração e Arte Gráfica de encarte de CD de Música).

CARRIJO, G. G. . Entre-Imagens: palavra, fotografia e história. 2004. .

CARRIJO, G. G. . Imagem e silêncio: percepção estética e sensibilidade. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARRIJO, G. G. . Desvelando Imagens: fotografia e conhecimento histórico. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARRIJO, G. G. . Oficina de produção e leitura de imagens fotográficas. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARRIJO, G. G. . Acervos fotográficos: preservação e pesquisa. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARRIJO, G. G. . A fotografia como fonte para a História. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARRIJO, G. G. . Estética e política em Êxodos de Sebastião Salgado. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CARRIJO, G. G. . Transpondo Olhares. 2013. Fotografia.

CARRIJO, G. G. ; TEIXEIRA, F. B. . Transpondo Olhares. 2013. Vídeo.

CARRIJO, G. G. ; Moreira, Jair . Saccharum. 2013. Filme.

CARRIJO, G. G. ; OLIVEIRA, J. B. L. ; CRUZ JUNIOR, P. C. L. ; DANILEICZ, V. M. . Seminário Internacional Fazendo Genero 10 - Transpondo Olhares. 2013. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . Paiságens Aéreas. 2013. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . Ficções do Sensível. 2011. Fotografia.

Moreira, Jair ; CARRIJO, G. G. . Matizes. 2009. Vídeo.

CARRIJO, G. G. ; OUTROS, e . Arqueologia do Urbano: A vida nas cidades.. 2008. Fotografia.

CARRIJO, G. G. ; WALTUIR JUNIOR, ; Brasileiro, Jeremias. . Jeremias, brasileiro e Brasileiro. 2008. Vídeo.

CARRIJO, G. G. ; OUTROS, e . Linguagens Contemporâneas. 2008. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . Aventura dos Sentidos: fotografia contemporanea. 2008. Fotografia.

CARRIJO, G. G. ; Guimes Rodrigues Filho . Dr. Mestre João Pequeno de Pastinha. 2007. Vídeo.

CARRIJO, G. G. ; WALTUIR JUNIOR, . Sobradinho. 2007. Vídeo.

CARRIJO, G. G. . Senhores da Memória. 2006. Vídeo.

CARRIJO, G. G. ; FRANÇA, Claudia . Entalhe de cabeça: vista frontal.. 2006. Vídeo.

CARRIJO, G. G. ; OUTROS, e . Isso pega, Isso não Pega. 2006. Vídeo.

CARRIJO, G. G. . Travessias. 2006. Fotografia.

CARRIJO, G. G. ; PIMENTA JR, W. A. ; MAGALHÃES, I. H. ; LOPES, G. . Da Água ao Concreto. 2004. Vídeo.

CARRIJO, G. G. . Manifestações Culturais em Uberlândia. 2004. Fotografia.

CARRIJO, G. G. ; WALTUIR JUNIOR, . Arremedo. 2004. Vídeo.

CARRIJO, G. G. . Cartão postal: Confecção de Cesto Tapirapé. 2002. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . Cartão Postal: Pintura Corporal Tapirapé. 2002. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . TAPIRAPÉ - V Mostra de Cultura Índígena. 1992. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . O Vale do Rio Jequitinhanha. 1992. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . O Cotidiano da Cidade. 1992. Fotografia.

CARRIJO, G. G. . VI Mostra de Teatro do Triângulo Mineiro. 1992 (Teatro).

CARRIJO, G. G. . Aqui é o vento. 2012 (Publicação de fotografia) .

CARRIJO, G. G. . Aprovação no processo seletivo para professor substituto na área de Ciências Sociais. 2002 (Aprovação em concurso público) .

CARRIJO, G. G. . Concurso Público. 1998 (Aprovação em concurso público) .

CARRIJO, G. G. ; ALEM, J. M. . A nova Ruralidade Brasileira. 1993 (Trabalho de Campo) .

CARRIJO, G. G. . Pojeto Pró-memória UFU. 1992 (Pesquisador-auxiliar) .

CARRIJO, G. G. ; MEIRELLES, L. M. . V Mostra de Cultura Indígena. 1992 (Documentação Fotográfica) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2017

    Histórias entrecruzadas: narrativas d(n)o movimento nacional de Travestis, Descrição: A pesquisa tem como objetivo (re)visitar a trajetória de vida de Keila Simpson e registrá-la num documentário articulando a história pessoal e sua interconexão com a história do movimento de travestis no Brasil. Esta proposta se insere na linha de pesquisa ?Diversidade sexual e construção de si?- do Grupo de Pesquisa: ?Sexualidades, Cuidado e Políticas Públicas? (CNPQ) sendo supervisionada Prof. Dr. Emerson Rasera. A pesquisa permitirá compreender como se movem os projetos identitários dos sujeitos das ações, quais seus desafios em relação ao enfrentamento cotidiano da homofobia, e como se configuraram as pautas de reivindicações dessas pessoas que historicamente estão se (re)construindo (n)o movimento social.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Gilson Goulart Carrijo - Coordenador / Flavia B Teixeira - Integrante / Emerson Raseira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

  • 2014 - 2015

    PESQUISA DIAGNÓSTICA DO FENÔMENO DO TRÁFICO DE PESSOAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS, Descrição: Este projeto realizou levantamento de dados que possam subsidiar a implementação de políticas públicas de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Minas Gerais. A pesquisa documental realizada nos jornais Folha de São Paulo e Estado de Minas (coleta e análise dos dados) com recorte compreendido entre os anos de 2004 a 2014 e análise de processos e inquéritos policiais no âmbito da justiça e estadual e federal; o trabalho de campo foi realizado no Comitê Interinstitucional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Minas Gerais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Gilson Goulart Carrijo - Integrante / Flavia B Teixeira - Coordenador / Adriana Piscitelli - Integrante / Marcia Anita Sprandel - Integrante / Adriano Puntel Gosuen - Integrante / Cristina Apparecida dos Santos Crovato - Integrante / Arthur Henrique Silva Santana - Integrante / Gabriela Araújo de Sousa - Integrante., Financiador(es): Ministério da Justiça - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

Concurso Calendário, Secretaria Municipal de Cultura de Uberlândia.

2003

Concurso de Fotografia "Manifestações Culturais em Uberlândia", Museu Universitário de Arte - Muna/UFU.

1989

1º e 4º lugares no Concurso Fotográfico: 150 Anos de Fotografia, Secretaria de Cultura, Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador de Projeto de Extensão, Carga horária: 4

  • 2002 - Atual

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 4

  • 2002 - 2004

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

  • 1998 - 2000

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 12/2002 - 12/2004

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia para o curso de Enfermagem, Sociologia para o curso de Decoração, Antropologia da Arte para o curso de Artes Plásticas, Introdução às Idéias Sociais para o curso de Economia, Antropologia para o curso de Psicologia

    • 09/1998 - 12/2000

      Ensino, Sociologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Política Brasileira, Sociologia da Educação, Sociologia da Psicologia

  • 2004 - 2009

    Centro Universitário do Triângulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 12

    Atividades

    • 03/2007 - 09/2009

      Ensino, Produção Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A convergência da fotografia: sistema óptico e digital, A fotografia na Criação do Filme, Fotografia e Iluminação, Projeto Integrador - Produção Audiovisual IV

    • 02/2005 - 09/2009

      Ensino, Desing de Moda, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Foto e Vídeo

    • 02/2005 - 09/2009

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estética e Cultura de Massa, Foto e Vídeo, Fotografia na Propaganda, Fotojornalismo

    • 02/2004 - 12/2007

      Ensino, Cinema e TV, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A convergência na fotografia: sistema óptico e digital, Fotografia e Iluminação, Fotografia na criação do filme

  • 1993 - 1993

    Faculdades Integradas do Triângulo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6

    Atividades

    • 02/1993 - 07/1993

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fotojornalismo I, Fotojornalismo II

  • 2002 - 2004

    Fundação Carmelitana Mário Palmério

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

    Atividades

    • 08/2002 - 03/2004

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia, Sociologia

  • 1995 - 1996

    Centro de Ensino Superior de Barra do Garças

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 30

    Atividades

    • 04/1995 - 02/1996

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos, Metodologia de Investigação na História