Maria Beatriz Mendonça

BYA BRAGA (nome artístico). Artista cênica. Professora Associada, pesquisadora em Teatro - Atuação (Interpretação) e Improvisação performativas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1993. Professora no Curso de Graduação em Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, linha de pesquisa Artes da cena. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO-RJ com estágio doutoral no Instituto de Teatro, Barcelona/ES e pesquisa prática na Escola MOVEO/Barcelona-ES de Mímica Corporal Dramática. Visiting Scholar e pós-doutora na New York University, Performance Studies Department (2018). Líder do Grupo de pesquisa LAPA-Laboratório de Pesquisa em Atuação/UFMG/CNPq. Diretora da Escola de Belas Artes da UFMG (2013-2017). Integrou comitê científico e editorial da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, participando de sua diretoria (gestão 2013-2014) e coordenando o GT Territórios e Fronteiras (2008-2012). Autora e organizadora de publicações na área, entre elas os livros: "Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania" (Ed. UFMG, 2013), "Bufão e suas artes: artesania, disfunção e soberania" (Paco editorial, 2017) e "Múltiplos olhares sobre processos descoloniais nas Artes Cênicas" (Paco editorial, 2018). Membro de conselho editorial na área. Criadora de atividades artísticas performativas. Atuou em "It takes two to tangle", work in progress com bases no teatro físico e apresentado no Dixon Place em Nova York, 2018. Foto: Alexandre Brum Correa.

Informações coletadas do Lattes em 04/03/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Cênicas (Conceito CAPES 5)

2006 - 2010

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Étienne Decroux e a artesania de ator
Orientador: em Universidad Castilla La Mancha e Institut del Teatre ( José Antônio Sanchez e Mercé Saumell)
com Ricardo Kosovski. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Étienne Decroux; Mímica Corporal Dramática; Interpretação cênica; Improvisação cênica; Arte de ator; Teorias teatrais de produção. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Interpretação Teatral. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos.

Mestrado em Estudos Literários (Conceito CAPES 7)

1999 - 2001

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Texto como utopia de cena: A Morta em decomposição,Ano de Obtenção: 2001
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova.Palavras-chave: Texto teatral; Oswald de Andrade; A morta; Semiologia teatral; Estudos Culturais e Teatro; Dramaturgização. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira / Especialidade: Semiologia do Teatro. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro / Especialidade: Dramaturgia de ator. Setores de atividade: Artes, cultura, esporte e recreação; Educação; Outros.

Especialização em Teatro

1991 - 1993

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Teatros experimentais em Belo Horizonte
Orientador: Antônio Lauro de Oliveira Góes

Graduação em Terapia Ocupacional

1985 - 1990

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Saúde mental e processos artísticos como recursos terapêuticos
Orientador: Carmem Teresa Costa

Curso técnico/profissionalizante em Curso Técnico de Formação de Atores

1985 - 1987

Teatro Universitário da UFMG

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Pesquisa prática em Mímica Corporal Dramática-Desdobramentos performativos. (Carga horária: 100h). , Theatre L'Ange Fou, TLF, Estados Unidos.

2018 - 2018

Pesquisa prática em Mímica Corporal Dramática-Desdobramentos performativos. (Carga horária: 50h). , Pomona College, PC, Estados Unidos.

2012 - 2012

C. Chaplin por Jean Douchet (FR). (Carga horária: 6h). , Fundação Clóvis Salgado-Cinema, FCS, Brasil.

2012 - 2012

C. Chaplin por Jonathan Rosenbaum (EUA). (Carga horária: 9h). , Fundação Clóvis Salgado-Cinema, FCS, Brasil.

2012 - 2012

Jornada Gilbert Simondon-NEPC. (Carga horária: 20h). , Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo, NEPC-FAFICH-UFMG, Brasil.

2012 - 2012

Nietzsche e os Gregos - Filosofia e Letras. (Carga horária: 20h). , Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, FAFICH, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Mímica Corporal Dramática com Corinne Soum (Thêátr. (Carga horária: 38h). , Festival de Inverno da UFMG, 43O. FI, Brasil.

2011 - 2011

Improvisação no Jogo Cênico. (Carga horária: 6h). , Uma Companhia de teatro, UMA, Brasil.

2011 - 2011

Biologia do Conhecer: Como Fazemos O Que Fazemos ?. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2011 - 2011

Fórum: Teatros da radicalidade. (Carga horária: 9h). , Encontro Mundial de Artes Cênicas, ECUM, Brasil.

2010 - 2010

Ciclo de conferências sobre C. Stanislavski. (Carga horária: 18h). , Encontro Mundial de Artes Cênicas, ECUM, Brasil.

2010 - 2010

Iniciação ao Movimento Cênico. (Carga horária: 25h). , Encontro Mundial de Artes Cênicas, ECUM, Brasil.

2009 - 2009

Mímica Corporal Dramática e Composição Cênica. (Carga horária: 160h). , Escuela MOVEO de Mímica Corporal Dramática, MOVEO, Espanha.

2009 - 2009

Mímica Corporal e composição por Thomas Leabhart. (Carga horária: 30h). , Hippocampe Association pour la recherche en Mime Corporel, HIPPOCAMPE, França.

2009 - 2009

Si yo fuera: Práctica de observación. (Carga horária: 32h). , Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, MNCARS, Espanha.

2008 - 2008

Mímica Corporal Dramática. (Carga horária: 60h). , Cia. Amok de teatro, AMOK, Brasil.

2008 - 2008

O poético, o sagrado e o erótico em G. Bataille. (Carga horária: 45h). , Instituto de Estudos da Complexidade, IEC, Brasil.

2008 - 2008

Grotowski e a organicidade. (Carga horária: 30h). , Casa Laboratório Teatro, CL, Brasil.

2008 - 2008

A arte, a neurociência e o cotidiano. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2007 - 2007

Dança-Teatro com Denise Namura. (Carga horária: 12h). , Cia do Feijão (SP), FEIJÃO, Brasil.

2007 - 2007

O corpo como fronteira. (Carga horária: 30h). , Grupo Lume Unicamp Campinas, LUME, Brasil.

2007 - 2007

Máscaras: Commedia dell'Arte e Balinesas. (Carga horária: 60h). , Carrera Gomlevsky produções artísticas, CG, Brasil.

2007 - 2007

Mímica Corporal Dramática. (Carga horária: 120h). , Cia. Amok de teatro, AMOK, Brasil.

2007 - 2007

Dramaturgias de la fragmentacion. (Carga horária: 1h). , Instituto Cervantes, IC, Brasil.

2006 - 2006

Regras do Jogo, com Sotigui Kouyate. (Carga horária: 20h). , Anjos do Picadeiro, ANJOS, Brasil.

2006 - 2006

Colectivo Anatomic?, de Barcelona-ES. (Carga horária: 20h). , Festival Riocenacontemporânea, RIOCENA, Brasil.

2006 - 2006

Butoh por Tadashi Endo. (Carga horária: 25h). , Grupo Lume Unicamp Campinas, LUME, Brasil.

2006 - 2006

Mímica Corporal Dramática por Ana Teixeira. (Carga horária: 450h). , Cia. Amok de teatro, AMOK, Brasil.

2006 - 2006

Capoeira para atores. (Carga horária: 60h). , Abada Capoeira, ABADA, Brasil.

2006 - 2006

Mímica e Teatro Físico por Luis Louis. (Carga horária: 30h). , Fevereirofestival de Campinas, FEVERESTIVAL, Brasil.

2006 - 2006

O teatro europeu no século XX. (Carga horária: 40h). , Fundação Casa de Rui Barbosa, FCRB, Brasil.

2006 - 2006

Mímica Corporal Dramática por Paulo Trajano. (Carga horária: 20h). , Casa de Artes de Laranjeiras, CAL, Brasil.

2005 - 2005

Artaud, Decroux e Grotowski por Marco de Marinis. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2005 - 2005

Atuação com Matteo Belli. (Carga horária: 30h). , Festival Ponte entre Culturas (Brasil-Itália), PONTE, Brasil.

2005 - 2005

Disciplina Nível Doutorado/Pós Lit.. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2005 - 2005

Teatro físico. (Carga horária: 6h). , Estúdio Dudude Herrmann-Benvinda Cia. de Dança, DH, Brasil.

2002 - 2003

Técnica de canto lírico. (Carga horária: 98h). , Curso livre ministrado por Neide Ziviane (MG), NEIDE ZIVIANE, Brasil.

2002 - 2002

Mitologias do corpo-Butoh com Adega Olmos (SP). (Carga horária: 30h). , Galpão Cine Horto, CINE HORTO, Brasil.

2002 - 2002

O jogo do Bufão. (Carga horária: 16h). , Grupo Teatro de Anônimo, ANÔNIMO, Brasil.

2002 - 2002

Impro por estruturas com Massoud Saidpour. (Carga horária: 30h). , Encontro Mundial de Artes Cênicas, ECUM, Brasil.

2000 - 2000

Mímica Corporal Dramática por Ana Teixeira. (Carga horária: 40h). , Encontro Mundial de Artes Cênicas, ECUM, Brasil.

1999 - 1999

Extensão universitária em A máscara da Commedia dell´Arte com Tiche Viana. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1999 - 1999

Dança-teatro por Josef Nadj (FR). (Carga horária: 30h). , Escola de Dança Primeiro Ato, 1º ATO, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Teatro físico: corpo, espaço e objeto (Lecoq). (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1998 - 1998

Extensão universitária em Civilizações antigas: Grécia. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1998 - 1998

Máscara neutra com M. Thaís e M. Helena Lopes. (Carga horária: 40h). , Grupo Galpão de teatro, GALPÃO, Brasil.

1998 - 1998

Máscara neutra com François Lecoq. (Carga horária: 20h). , Grupo Galpão de teatro, GALPÃO, Brasil.

1998 - 1998

Introdução ao teatro japonês. (Carga horária: 12h). , Fundação Clóvis Salgado-CEFAR, CEFAR, Brasil.

1998 - 1998

Atualização teatro do Oprimido com A. Boal. (Carga horária: 20h). , TUSP-USP, TUSP, Brasil.

1998 - 1998

Técnica de Clown com Paoli Quito (SP). (Carga horária: 20h). , Grupo Teatro Andante, ANDANTE, Brasil.

1998 - 1998

Os corpos da voz por Jorge Lopes Palácio. (Carga horária: 32h). , Festival Internacional de teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, FIT-BH, Brasil.

1996 - 1996

Extensão universitária em Voz em movimento com Madalena Bernardes (SP). (Carga horária: 30h). , Teatro Universitário da Ufmg, TU-UFMG, Brasil.

1996 - 1996

Interpretação-Crianças na rua principal. (Carga horária: 40h). , Festival Internacional de teatro Palco e Rua de Belo Horizonte, FIT-BH, Brasil.

1995 - 1995

Extensão universitária em Máscaras Balinesas, por Stephane Brodt. (Carga horária: 30h). , Teatro Universitário da Ufmg, TU-UFMG, Brasil.

1992 - 1992

O teatro através da história-módulos I e II. (Carga horária: 40h). , Centro Cultural Banco do Brasil, CCBB, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Vanguardas artísticas: dadaísmo e expressionismo. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1990 - 1990

Extensão universitária em Teatro Shakespeareano. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Mímica com Denise Namura. (Carga horária: 42h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Técnicas circenses. (Carga horária: 60h). , Teatro Universitário da Ufmg, TU-UFMG, Brasil.

1989 - 1989

Extensão universitária em Máscara Neutra com Maria Helena Lopes. (Carga horária: 42h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Bem.

Catalão

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Interpretação/Atuação performativas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisa prática em atuação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Improvisação performativa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção cênica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MENDONÇA, M. Beatriz ; LOPES, M. S. . Mascaramento expandido, produção de conhecimento e emancipação humana. 2018. (Outro).

LOPES, M. S. ; MENDONÇA, M. Beatriz . II Colóquio Internacional Mascaramento na Cena Expandida. 2018. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . I Colóquio Mascaramento na Cena Expandida. 2016. (Outro).

ALVARENGA, A. ; MENDONÇA, M. Beatriz ; TADEU, E. . VIII Congresso da ABRACE-Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas. 2014. (Congresso).

ALVARENGA, A. ; TERRA, A. ; MENDONÇA, M. Beatriz ; TADEU, E. . VII Reunião Científica da ABRACE. 2013. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz ; ARANTES, L. H. . Movimento e Memória: diálogos cênicos e culturais na latino-americanidade. 2012. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz ; BEIGUI, A. . VII Congresso da ABRACE-TEMPOS DE MEMÓRIA: Vestígios, Ressonâncias e Mutações. 2012. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . 43o. Festival de Inverno da UFMG-Área de Artes Cênicas. 2011. (Festival).

MENDONÇA, M. Beatriz . VI Reunião Científica da ABRACE. 2011. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . VI Congresso da ABRACE. 2010. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Encontro Mundial de Artes Cênicas-Encontro Paralelo. 2008. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . V Congresso da ABRACE. 2008. (Congresso).

MENDONÇA, M. Beatriz . IV Reunião Científica da ABRACE. 2007. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Encontro Mundial de Artes Cênicas-Encontro Paralelo. 2006. (Outro).

Bones, M ; MENDONÇA, M. Beatriz . Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte. 2004. (Festival).

MENDONÇA, M. Beatriz ; Bones, M . Projeto Théatre Bouffes du Nord-Peter Brook e o Centro Internacional de Criação Teatral. 2004. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Encontro Mundial de Artes Cênicas - Encontro Paralelo. 2002. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Encontro Mundial de Artes Cênicas-Encontro Paralelo. 2000. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Mesa redonda: Criação e pesquisa no teatro contemporâneo brasileiro. 2000. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Criação e pesquisa no teatro contemporâneo brasileiro. 2000. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . A Formação em Artes Cênicas na Universidade Brasileira. 1998. (Festival).

MENDONÇA, M. Beatriz . XXIX Festival de Inverno da UFMG. 1997. (Festival).

MENDONÇA, M. Beatriz . Ariano Suassuna no Teatro Universitário da UFMG. 1997. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Semana Internacional Bertolt Brecht. 1996. (Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . 28o. Festival de Inverno da UFMG-Área de Teatro. 1996. (Festival).

MENDONÇA, M. Beatriz . José Celso Martinez Correia no Teatro Universitário-UFMG. 1995. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

56th International Congress of Americanists (ICA). Mascaramento corporal e diversidade em saberes. 2018. (Congresso).

13th Women?s Worlds Congress & Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. Gestão Universitária com bases no feminismo e nas práticas artísticas performativas. 2017. (Congresso).

13º Congresso Internacional de Estética-Os fins da arte (aceito). Teatro acéfalo: atuação informe como experiência possível para a soberania da arte. 2017. (Congresso).

30º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.Conferências de análises de cinco espetáculos do 30º FITUB. 2017. (Outra).

CéU-Cena Universitária Nacional de Brasília/Análise de espetáculos.Conferencista de análise de três espetáculos no I CéU-Cena Universitária Nacional de Brasília. 2017. (Outra).

Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau-29º.Análise de cinco espetáculos nacionais e internacionais. 2016. (Outra).

IX Jornada Latino Americana de Estudos Teatrais-O ensino de teatro hoje.O ensino do teatro hoje. 2016. (Outra).

Círculo de Estudos Diálogos sobre o Riso.Treinamento de ator. 2015. (Outra).

II ENCUENTRO LATINOAMERICANO corpo y corporalidades en las culturas.A artesania de ator como proposta de relação entre corpo e cultura material: em busca de uma atuação cênica alternativa. 2015. (Encontro).

VIII Congresso da ABRACE. 2014. (Congresso).

Colóquio Internacional: Tendências contemporâneas da comunicação científica: desafios e perspectivas. 2013. (Outra).

Colóquio Movimentos interdisciplinares: corpo, gesto e cognição.Experiências com a Mímica Corporal Dramática para um laboratório de pesquisa prática de atuação. 2013. (Outra).

Colóquio Pensar a Cena Conteporânea.O fazer da pesquisa cênica na ação e sua divulgação a partir de propostas de Étienne Decroux.. 2013. (Outra).

Conference Drama and Philosophy.Étienne Decroux e Georges Bataille: diálogos possíveis sobre a arte soberana. 2013. (Seminário).

II Simpósio Internacional Reflexões Cênicas Contemporâneas.Presença e organicidade: a vida da atuação por meio da Mímica Corporal Dramática. 2013. (Seminário).

XXIII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa. 2013. (Encontro).

54 Congresso Internacional de Americanistas. A cena dos seres imaginários: experiência de atuação bufônica. 2012. (Congresso).

Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte-FIT BH. 2012. (Outra).

II Reunião Científica do GT territórios e fronteiras da ABRACE.Treinamento de ator. 2012. (Outra).

Impulstanz 12- Vienna International Dance Festival. 2012. (Outra).

Jornada Simondon-NEPC/FAFICH/UFMG. 2012. (Outra).

Journal of arts. O conceito da pesquisa na pesquisa em artes.As Pererecas-como se tornar uma besta (apresentação cênica). 2012. (Simpósio).

Tradição e Ruptura: Nietzsche e os Gregos-GruNie/FAFICH/UFMG. 2012. (Seminário).

VII Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Artigo de artista cênico como ?não-artigo?: buscando atos transdisciplinares na pesquisa cênica.. 2012. (Congresso).

V Sem. Sat. p/ Editores Plenos-ABEC e XX Curso de Editoração Científica e. 2012. (Seminário).

I Seminário Internacional Corpo Cênico: Linguagens e Pedagogias.Decupagem e decomposição na busca de um corpo cênico insólito: alguns aspectos da pesquisa prática de Étienne Decroux. 2011. (Seminário).

VI Reunião Científica da ABRACE.Entrelugares da atuação cênica: experiências sobre convívio, devoração e improviso na busca de composição em des-atos. 2011. (Outra).

VI Congresso da ABRACE. Improvisação performativa e a arte de Étienne Decroux. 2010. (Congresso).

Silent voices forbidden lives - censorship and performance. Resistência do ator, insistência no existir: experiências cênicas não convencionais no treinamento do ator brasileiro. 2009. (Congresso).

XII Colóquio do PPGAC.Étienne Decroux e a artesania de ator. 2009. (Outra).

Celebração Laban. Decroux e Laban: diálogos possíveis sobre o esforço. 2008. (Congresso).

Ensino do teatro.Ensino do teatro e os modos contemporâneos da atuação. 2008. (Encontro).

Festival de Teatro do Acre-FESTAC.As aulas e os ensaios: modos de ensinar e fazer teatro.. 2008. (Outra).

Fórum do ECUM-6a. edição. 2008. (Encontro).

I Reunião Científica do GT Territórios e Fronteiras da Cena.Artes cênicas e espaços alternativos de criação. 2008. (Outra).

V Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas. Procura da pesquisa soberana de ator. 2008. (Congresso).

Congresso Internacional de Teatro Iberoamericano e Argentino. Um ator para os tempos de guerra - provocações de E. Decroux para a atuação contemporânea. 2007. (Congresso).

III Colóquio Internacional: O Corpo e suas Traduções. 2007. (Outra).

A arte e a educação dos jovens.A arte como ponte: teatro e a transformação de mentalidades. 2006. (Outra).

IV Congresso da ABRACE. Formar-se em teatro: ato intenso. 2006. (Congresso).

Teatro de rua: linguagens e espacialidades.Atuação e o teatro de rua. 2006. (Encontro).

Reflexões sobre a cena teatral contemporânea na Itália e na América Latina: a arte do ator.Atuação intercultural. 2005. (Seminário).

III Seminário de Produção Cultural.III Seminário de Produção Cultural. 2004. (Seminário).

XIII Semana de Iniciação Científica da Graduação.Projetos de Iniciação Científica - Orientação das exposições orais. 2004. (Outra).

11o. Simpósio Internacional da Sociedade Bertolt Brecht.Nossa pequena Mahagonny. 2003. (Simpósio).

III Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Pesquisa artística no GRUPA-UFMG. 2003. (Congresso).

Encontro Científico da ABRACE. 2002. (Encontro).

Encontro Mundial de Artes Cênicas.Improvisação a partir de estruturas (Massoud Saidpour). 2002. (Oficina).

Encontro Mundial de Artes Cênicas-ECUM. 2002. (Encontro).

IV Encontro Nacional de Estudantes de Terapia Ocupacional.Imaginação e ação poética. 2002. (Encontro).

Colóquio Internacional Kátharsis.Corpo escritor. 2001. (Outra).

II Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas. Texto como utopia de cena: o ensino e pesquisa no GRUPA. 2001. (Congresso).

Encontro científico da ABRACE.Encontro Científico da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas. 2000. (Encontro).

Encontro Mundial de Artes Cênicas-ECUM. 2000. (Oficina).

Encontro Mundial de Artes Cênicas-ECUM. 2000. (Encontro).

Festival de Inverno da UFMG.Mímica Corporal Dramática (Stephane Brodt e Ana Teixeira). 1999. (Oficina).

I Reunão da ABRACE.I Reunião da ABRACE - Associação Brasileira de Artes Cênicas. 1999. (Encontro).

Mudança de Cena. 1999. (Seminário).

I Encontro mundial de artes Cênicas.I Encontro mundial de Artes Cênicas. 1998. (Encontro).

IV Festival Internacional de Teatro "Palco e Rua".Oficina em Corpos da Voz, Voz do Corpo. 1998. (Oficina).

XXX Festival de Inverno da UFMG.Oficina em Teatro Físico: Corpo-espaço-objeto. 1998. (Oficina).

XXX Festival de Inverno da UFMG.Oficina em Vídeo - Som da Imagem (Éder Santos). 1998. (Oficina).

Seminário Internacional: educação intercultural e movimentos sociais.Teatro e interculturalidade. 1997. (Seminário).

Congresso Arte e Ciência. 1995. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Luana Pfeifer Raiter

MENDONÇA, M. Beatriz; Carreira, A. L. A. N.. Ação que causa: práticas performáticas participativas. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Matheus Gomes da Costa

MENDONÇA, M. Beatriz; LIMA, T. M.; SOARES, A. L. M.; CINELLI, M. L. S. V.. A experiência do coro na (Trans)formação do ator: exercícios para a vida de um organismo. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro UNIRIO) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Henrique Manoel Silva de Oliveira

MENDONÇA, M. Beatriz; MALETTA, E.; PERETTA, E. S.. Lavoura Arcaica_um processo de criação ritualístico teatral no cinema. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Miriam Medeiros Strack

MENDONÇA, M. Beatriz; PEREIRA, A. C. C.; ANDRADE, G.. Experiência de fluxo em dança de salão improvisada. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ester França Monteiro de Barros

MENDONÇA, M. Beatriz; ALVARENGA, A.; NUNES, S. M.. Processos de "conexão" na experiência do coletivo MOVASSE. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Nathalie Soler

MENDONÇA, M. Beatriz. A rua que passa pela escola leva a escola para a rua: material pedagógico para criação de cenas de intervenção urbana. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Daniela Rocha de Oliveira

MENDONÇA, M. Beatriz; ROCHA, F.. Teatro Instrumental para Percussão Solo: experiências a partir de algumas estratégias de Antonin Artaud e Jerzy Grotowski,. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Andreia Duarte de Figueiredo

MENDONÇA, M. Beatriz; MENCARELLI, F. A.; MARTINS, L. M.. O instante na cena do índio: processo criativo e interculturalidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Talitha de Castro Mendonça Mesquita

MENDONÇA, M. Beatriz; ALVARENGA, A.; WEBER, S.. O entrelugar da cena: um olhar expressivo sobre a Cia. de Dança. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raphaela da Silva Ramos Fernandes

MENDONÇA, M. Beatriz; FERRACINI, R.; HILDEBRANDO, A. B.. Poesia e cena em Regurgitofagia, de Michel Melamed: o desejo que borra.. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elise Tuma Vieira dos Santos

HILDEBRANDO, A. B.;MENDONÇA, M. Beatriz; SILVA, M. R.. História oral e autobiografia no teatro documentário. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lara Tatiane de Matos

MENDONÇA, M. Beatriz; Carreira, A. L. A. N.. A atriz do grupo. Uma experiência no Odin Teatret. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Fernanda Helena Guedes Reis Teixeira dos Santos

MENDONÇA, M. Beatriz; Kraiser, M.. Expressão nas performances com mediação tecnológica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Leandro Ferraz

BOLOGNESI, M. F.;MENDONÇA, M. Beatriz; MACEDO NETO, A. T.; KLINGER, K. S. A.; ARAUJO, N. V. G.. O ridículo entre o sagrado e o profano: a comicidade e o riso nos festejos religiosos da Boa Vista do Padre João. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Andrea Caruso Saturnino

MENDONÇA, M. Beatriz; FERNANDES, S.; PELBART, P. P.; ROLNIK, S.; COSTA, F. S.. Ligeiro deslocamento do real. Experiência, dispositivo e utopia na cena contemporânea. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Escola de Comunicação e Artes- USP.

Aluno: Gerson Praxedes Silva

MOSTACO, E.;MENDONÇA, M. Beatriz; MORETTI, M. F. S.; COLLACO, V. R. M.; MIRANDA, M. B.. Porque a antiga musa ainda canta? Estudo narrativo, documental e reflexivo sobre três encenações brasileiras da obra Os Lusíadas, de L. de Cmões.. 2013. Tese (Doutorado em Teatro) - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Aluno: Raquel Scotti Hirson

MENDONÇA, M. Beatriz; Sperber, F. Suzi. Alphonsos de Guimaraens: reconstruções da memória e recriações do corpo. 2012. Tese (Doutorado em ARTES DA CENA) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Lisandro Marcos Pires Belotto

MENDONÇA, M. Beatriz; SILVA, M. I. S. E.; MASSA, C.. O real na cena contemporânea: análise de procedimentos criativos em Rimini Protokoll e Jan Fabre/Troubleyn. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: João Dantas Filho

MENDONÇA, M. Beatriz; HILDEBRANDO, A. B.; GONCALVES, L. O. C.. O contexto pós moderno/conemporâneo em As Velhas, de Lourdes Ramalho. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lourival Reis Junior

MENDONÇA, M. Beatriz; HILL, M.. O teatro ritual: o corpo vazio como veículo do trabalho do ator. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Byanca Evelyn Morais

MENDONÇA, M. Beatriz; MALETTA, E.; HILDEBRANDO, A. B.. As contribuições do Laboratório Teatral em um espetáculo de teatro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: DINALVA ANDRADE MARTINS

MENDONÇA, M. Beatriz; MARCONDES, M.; FIGUEIREDO, R. C.. Pantomima: uma contribuição para o ensino de teatro com surdos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Paulo Henrique de Oliveira

MENDONÇA, M. Beatriz; ALVARENGA, A.; BAETA, P.. Dança Teatro: uma experiência. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Maria Tereza Gandra

MENDONÇA, M. Beatriz. Uma experiência de atuação a partir da Mímica Corporal Dramática. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Raissa Guimarães

MENDONÇA, M. Beatriz. O grotesco e a caricatura da bestialidade humana: uma experiência de atuação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rosa Maria Oliveira

MENDONÇA, M. Beatriz; ROCHA, M.. As rosas falam-estudos de mímises corpórea. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Ricardo Sabino

MENDONÇA, M. Beatriz. A fisicalização no processo da formação inicial de atores. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. DANÇA/CORPO E PERFORMANCE. 2013. Universidade Federal de Uberlândia.

MENDONÇA, M. Beatriz; Garcez, Rodrigo; Rauen, G. Margarida. Concurso para Professor efetivo (Assistente) na área de Interpretação teatral. 2011. Universidade Federal de Santa Catarina.

MENDONÇA, M. Beatriz. Concurso para Professor efetivo (Assistente) para o Curso de Dança da UFMG. 2010. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro da banca avaliadora-Vestibular de Teatro. 2006. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Concurso para professor efetivo (Assistente) na Universidade Federal do Acre. 2005. Universidade Federal do Acre.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro da banca avaliadora-Vestibular de Artes Cênicas. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Concurso para Professor efetivo (Assistente) para Curso de Artes Cênicas-Área Preparação Corporal e Direção Cênica. 2004. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Concurso para Professor efetivo (Assistente) para o Curso de Teatro-Área de Expressão Vocal. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro da banca avaliadora-Vestibular de Artes Cênicas. 2003. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Professor Assistente para o Curso de Teatro-Área de Interpretação Teatral. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro da banca avaliadora-Vestibular de Artes Cênicas. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Concurso para Professor efetivo (Assistente) na área de Interpretação para o Curso de Artes Cênicas da UFMG. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Concurso para Professor efetivo na área de Interpretação para o Curso de Teatro da UFMG. 2002. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro da banca avaliadora-Vestibular de Artes Cênicas. 2001. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro da banca avaliadora-Vestibular de Artes Cênicas. 2000. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro da banca avaliadora- Vestibular Artes Cênicas. 1999. Universidade Federal de Minas Gerais.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro titular de banca para professor efetivo na área de técnica vocal. 1998. Teatro Universitário da Ufmg.

MENDONÇA, M. Beatriz. Membro titular de banca para professor substituto na área de teoria teatral (história do teatro e literatura dramática). 1998. Teatro Universitário da Ufmg.

MENDONÇA, M. Beatriz. Juri teatral-19º Festival de Teatro Universitário de Blumenau-FURB. 2005. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

MENDONÇA, M. Beatriz. Juri teatral-15º Festival de Teatro Universitário de Blumenau-FURB. 2001. Fundação Universidade Regional de Blumenau.

MENDONÇA, M. Beatriz. Banca examinadora do Exame de seleção ao Curso de Formação de Atores-TU/UFMG. 1998. Teatro Universitário da Ufmg.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ricardo Kosovski

Mario Bolognesi; BERNARDES, A.; KOSOVSKI, Lidia; KEISERMAN, Nara;KOSOVSKI, R.. Étienne Decroux e a Artesania do Ator. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado Em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Ricardo Kosovski

KOSOVSKI, R.; KOSOVSKI, Lidia; Mario Bolognesi. Ettiène Decroux para atores decompositores. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado Em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Lídia Kosovski

KOSOVSKI, R.;KOSOVSKI, L.; KEISERMAN, N.; BOLOGNESI, M.; BERNARDES, A.. Etienne Decroux e a artesania do autor.. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduacão em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo de Assis Duarte

DUARTE, E. A.; MENDONÇA, M. B.. Texto como utopia na cena: A morta em decomposição. 2001. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Júlia Dias Lino Moreira

Um olhar sobre a performance de Maurício Tizumba: Teatro Negro e Presença Performativa nos espetáculos Besouro Cordão de Ouro e Oratório ? A saga de Dom Quixote e Sancho Pança; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Matheus Silva

Corpo desembestado: relações entre arte, vida e loucura ? O processo de criação artística de AdivinhaaDiva no Obscena agrupamento; Início: 2017; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Patricia Mara de Miranda Pinheiro

Uma atriz-xamã na cena ritual amazônica do santo daime: teatro da floresta, performatividade e pajelanças; Início: 2016; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Gabriela Serpa Chiari

Corporeidade e o Arco íris do desejo de Augusto Boal; Início: 2016; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Edson Fernando Santos da Silva

O diretor como parteiro da obra cênica: Sistematizações metodológicas aplicadas nos processos criativos do Grupo de Investigação do Treinamento Psicofísico do Atuante ? GITA; Início: 2016; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Adriana Maria Cruz dos Santos

O risco do jogo no teatro com bonecos: a cena bonequeira em linhas de re-territorializações; Início: 2016; Tese (Doutorado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais; (Orientador);

Ester França Monteiro de Barros

Processos de "conexão" na experiência do coletivo MOVASSE; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Henrique Manoel Silva de Oliveira

Lavoura Arcaica_um processo de criação ritualístico teatral no cinema; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Miriam Medeiros Strack

Experiência de fluxo em dança de salão improvisada; 2017; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Luciana do Espírito Santo Brandão

As artes visuais na criação de uma metodologia de treinamento para o teatro; 2016; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Talitha de Castro Mendonça Mesquita

O entrelugar da cena: um olhar expressivo sobre a Cia; de Dança da FCS-MG; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Andreia Duarte de Figueiredo

O instante na cena do índio: processo criativo e interculturalidade; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Raphaela da Silva Ramos Fernandes

Poesia e cena em Regurgitofagia, de Michel Melamed: o desejo que borra; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Lourival Reis Junior

O teatro ritual: o corpo vazio como veículo do trabalho do ator; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Byanca Evelyn Morais

As contribuições do Laboratório Teatral em um espetáculo de teatro; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Ana Carolina Monteiro Costa

Performatividade e cena urbana; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

DINALVA ANDRADE MARTINS

Pantomima: uma contribuição para o ensino de teatro com surdos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Raissa Guimarães

O grotesco e a caricatura da bestialidade humana: uma experiência de atuação; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Maria Tereza Gandra

Uma experiência de atuação a partir da Mímica Corporal Dramática; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Ricardo Sabino

A fisicalização no processo da formação inicial de atores; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Rosa Maria Oliveira

As rosas falam-estudos de mímises corpórea; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Geraldo Lucio Alves

Teatro como jogo corporal entre outros e entrelugares; Grupos internacionais de Teatro físico (Laboratório de atuação-Fase II); 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Lourival Reis Junior

Atuação e improvisação performativas: nominações e experiência a partir de A; Artaud; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Byanca Evelyn Morais

Teatro como jogo corporal: Laboratório, improvisação, artesanato; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Ana Carolina Monteiro da Costa

Improvisação performativa: cena urbana; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Ana Carolina Monteiro Costa

Improvisação performativa no espaço urbano: uma experiência de ocupação artística no campus da UFMG; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

DINALVA ANDRADE MARTINS

Estudos para elaboração de verbetes para um glossário de teatro físico; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Marina Braga Campos

Laboratório de pesquisa em atuação - Capoeira e atuação cênica; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Lucas Fabrício Silva Araújo

Entrelugares da interpretação: diabolismo e máscara da Commedia dell'Arte; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Itaú; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Lélia Cristina Rolim

Entrelugares da interpretação: teatro de objeto; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Maria Tereza Gandra

Teatro físico e mímica corporal dramática; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Emanuelle Pessoa

Teatro físico: jogo com bastões e pontos de vista; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Michelle Sabrina Silva

Laboratório de atuação: estudos de Teatro Físico por meio da atuação com máscaras da Commedia dell?Arte; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Itaú; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Raissa Guimarães

Teatro físico e máscaras: o corpo grotesco na atuação; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Paulo Henrique de Oliveira

Laboratório de pesquisa em atuação - O corpo do artista cênico em trânsito; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Diego Poça dos Santos

Laboratório de pesquisa em atuação - Por uma sensibilização auditiva para o ator; ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Maria Tereza Gandra

?Entrelugares da interpretação cênica: o ato criativo e de percepção na arte de ator por meio da improvisação não verbal (Jogos com bastões e Mímica Corporal Dramática)?; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Leonardo Lessa de Mendonça

Dramaturgia de ator no GRUPA; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação em Artes Cênicas (Teatro)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Juliana Coelho

A contribuição da improvisação teatral na socialização de crianças do Centro de Integração Martinho (CIM)-Bairro Serra; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Curso de Graduação em Artes Cênicas (Teatro)) - Universidade Federal de Minas Gerais, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Lélia Rolim

À sombra do Anjo: teatro desagradável em cinco atos/Ação física e dança; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Maria Luiza Mattar

À sombra do Anjo: teatro desagradável em cinco atos/Ação física e Mímica Corporal Dramática; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Mayara Folco

À sombra do Anjo: teatro desagradável em cinco atos/Ação física; 2010; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Andréa Piol Sá

Atuação e tradições da cultura popular; 2004; Orientação de outra natureza; (Curso de Artes Cênicas) - Departamento de Fotografia Teatro e Cinema, Pró-Reitoria de Graduação da UFMG; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Daniel Carvalho Faria

Treinamento de ator e jogo de bastões; 2004; Orientação de outra natureza; (Curso de Artes Cênicas) - Departamento de Fotografia Teatro e Cinema, Pró-Reitoria de Graduação da UFMG; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Simone Aparecida Leite

O ator e a máscara neutra; 2004; Orientação de outra natureza; (Curso de Artes Cênicas) - Departamento de Fotografia Teatro e Cinema, Pró-Reitoria de Graduação da UFMG; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Carolina Martinez

Performance e a cena contemporânea; 1998; Orientação de outra natureza; (Curso de Graduação em Artes Cênicas (Teatro)) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Maria Beatriz Braga Mendonça;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ricardo Kosovski

Étienne Decroux e a Artesania do Ator; 2010; Tese (Doutorado em Doutorado Em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Kosovski;

Ricardo Kosovski

Etienne Decroux : Aprendizagem e Teatro; 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Doutorado Em Teatro) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Ricardo Kosovski;

VERA LUCIA DE CARVALHO CASA NOVA

A Morta: O Teatro de Oswald de Andrade; 2001; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Vera Lucia de Carvalho Casa Nova;

Tito Marques Palmeiro

Criando resistências: uma passagem pelas filosofia de Deleuze e a arte de Bacon; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte e Filosofia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Orientador: Tito Marques Palmeiro;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2017 BRAGA, Bya ; BAUMGARTEL, S. ; SANTOS, G. M. . Sobre o rigor da pesquisa em artes cênicas na universidade brasileira. OUVIROUVER (ONLINE) , v. 13, p. 178-187-187, 2017.

  • 2017 BRAGA, Bya ; PINHEIRO, PATRÍCIA MIRANDA . Atos Poéticos Performativos no Chão de Tupinambá. CONCEIÇÃO/CONCEPTION REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DA CENA , v. 6, p. 54-72, 2017.

  • 2016 BRAGA, Bya . Refazer o corpo e libertar-se do espetáculo: sugestões de Gordon Craig e Étienne D ecroux para composições em Des - atos. REVISTA VIS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE , v. v. 15, p. 30-49, 2016.

  • 2015 BRAGA, Bya . Uma inovação performativa: a bofetada real de uma obra de arte. Cartografias.mitsp_02 2015 Revista de Artes Cênicas , v. 2, p. 100-107, 2015.

  • 2015 BRAGA, Bya . A proposta criativa de Étienne Decroux e a passagem de fronteiras: a interculturalidade como procedimento artístico. Conceição/Conception Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena , v. 4, p. 55-67, 2015.

  • 2013 FERNANDES, R. S. R. ; BRAGA, Bya . Para celebrar a burrice do ouriço: a poesia que se deseja cena. Expressão (Santa Maria) , v. 17, p. 65-78, 2013.

  • 2012 BRAGA, Bya . ?À sombra do Anjo: teatro desagradável em cinco atos?, uma experiência de teatro performativo por meio da ocupação da ?Casa azul?.. Caderno de Encenação , v. 12, p. 35, 2012.

  • 2012 BRAGA, Bya ; Rolim, Lélia ; Horta, Diogo ; Loyola, Fabiana ; Mattar, Maria Luiza ; Folco, Mayara . À sombra do Anjo: teatro desagradável em cinco atos, um roteiro performativo a doze mãos.. Caderno de Encenação , v. 12, p. 17, 2012.

  • 2012 BRAGA, Bya . Decomposições do dramático por meio da Mímica Corporal Dramática. Ilinx , v. 1, p. 31-39, 2012.

  • 2012 BRAGA, Bya . Ser artista-ator-humano na relação com a o objeto técnico: possíveis diálogos entre É. Decroux e G. Simondon. Urdimento (UDESC) , v. 1, p. 23-33, 2012.

  • 2011 BRAGA, Bya . Pode a ciência do teatro desejar?. Moringa (João Pessoa) , v. 2, p. 13-26, 2011.

  • 2011 BRAGA, Bya . Decupagem e decomposição na criação de um corpo cênico insólito: alguns aspectos da pesquisa prática de Étienne Decroux. O Percevejo Online , v. 3, p. 65-73, 2011.

  • 2009 MENDONÇA, M. Beatriz . Decroux e a explosão do corpo: notas sobre uma educação poética do ator. Projeto Mímicas , v. 1, p. 47-50, 2009.

  • 2008 MENDONÇA, M. Beatriz . Nas asas dos ventos teatrais na UFMG. Caderno de Encenação , v. 1, p. 8-28, 2008.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRAGA, Bya . Primeira pessoa do plural. 2015.

BRAGA, Bya . Grupo Teatral Ilustríssimos Senhores. 2012.

MENDONÇA, M. Beatriz . As sombras de Lear. 2007.

PINHEIRO, P. C. ; Neves, J. ; MENDONÇA, M. Beatriz . Besouro Cordão de Ouro. 2006.

MENDONÇA, M. Beatriz ; Reis, C. S. . Hoje tem baile!. 2005.

MENDONÇA, M. Beatriz ; MAIA, R. C. P. ; MARTINS, L. . Nossa pequena Mahagonny. 2003.

BRAGA, Bya . Laboratório de atuação: modos de existência. 2012.

BRAGA, Bya . Improvisação e movimento. 2011.

MENDONÇA, M. Beatriz ; MAGNO, N. ; WISCHANSKY, L. ; Melo, B. P. . Experimentações de Mímica corporal dramática em grupo. 2007.

MENDONÇA, M. Beatriz . Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação/GRUPA. 2004.

MENDONÇA . Comissão de artes cênicas da Fundação Biblioteca Nacional. 2007.

BRAGA, Bya ; CORREA, A. B. . Festival acreano de teatro. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BRAGA, Bya . Comentário crítico e análise de 23 espetáculos cênicos.. 2013. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

BRAGA, Bya . Corpo-máscara: inovações e transformações na arte da cena expandida. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, Bya . Treinamento do ator: ênfase na pesquisa em artes cênicas. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, Bya ; CORREA, A. B. . Teatro físico, mímica corporal dramática e o fazer contemporâneo do ator. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, Bya . Me segura que eu vou dar um troço: jogos cênicos para professores. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

BRAGA, Bya . Atuação cênica contemporânea: corpo e emoção. 2012. .

BRAGA, Bya . Atuação cênica contemporânea: treinamento para atuação performativa. 2012. .

BRAGA, Bya ; ARAUJO, L. F. S. . Teatro físico e máscaras: Arlequim e os traços de uma origem diabólica.. 2012. (Relatório de pesquisa).

BRAGA, Bya ; SILVA, M. S. . ESTUDOS DE TEATRO FÍSICO POR MEIO DA ATUAÇÃO COM MÁSCARAS DA COMMÉDIA DELL?ARTE, FOCANDO AS MÁSCARAS ZANNI E ARLEQUIM. 2012. (Relatório de pesquisa).

MENDONÇA, M. Beatriz . Étienne Decroux para atores "malditos". 2008. (Relatório de pesquisa).

MENDONÇA, M. Beatriz . Atuação contemporânea (criação de ações poéticas e direção cênica). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDONÇA, M. Beatriz . Atuação e espaços alternativos. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

PINHEIRO, P. C. ; Neves, J. ; MENDONÇA, M. Beatriz . Besouro Cordão de Ouro. 2007. (Manutenção de obra artística/Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . As sombras de Lear. 2007. (Manutenção de obra artística/Outro).

MENDONÇA, M. Beatriz . Ação poética na cidade. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDONÇA, M. Beatriz . Formação política: Cultura, democracia e cidadania. 2005. (Conferência).

MENDONÇA, M. Beatriz . Ação teatral: consciência e criação. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDONÇA, M. Beatriz . Pré-ação e ação poética. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDONÇA, M. Beatriz . Pré ação e ação poética. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDONÇA, M. Beatriz . Atuação poética (Ações físicas). 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDONÇA, M. Beatriz . Fragmentos da Obra de Lúcio Cardoso. 1998. (Leitura Dramática).

MENDONÇA, M. Beatriz . O texto na prática teatral. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MENDONÇA, M. Beatriz . Turandot-peça conferência na Semana Internacional Bertolt Brecht. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MENDONÇA, M. Beatriz . Técnicas de dramatização (I Seminário sobre práticas pedagógicas). 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRAGA, Bya ; CORREA, A. B. . The dreams of an umbrella. 2018. Teatral.

BRAGA, Bya ; CORREA, A. B. . It takes two to tangle (Edital Dixon Place). 2018. Teatral.

BRAGA, Bya . Meu nome é Maria - Maria Madalena ou a salvação. 2017. Performática.

BRAGA, Bya . Os fiapos do umbigo. 2016. Teatral.

BRAGA, Bya . Os fiapos do umbigo. 2016. Teatral.

BRAGA, Bya . Massacre: o jogo. 2013. Teatral.

GUIMARAES, R. ; GUSTAVSON, A. ; BEZERRA, A. P. ; BRAGA, Bya . As Pererecas-como se tornar uma besta. 2012. Teatral.

GUIMARAES, R. ; GUSTAVSON, A. ; BEZERRA, A. P. ; BRAGA, Bya . As Pererecas-como se tornar uma besta. 2012. Teatral.

BRAGA, Bya . Luiza. 2011. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz . Convescote do Abílio. 2010. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz . À sombra do Anjo: teatro desagradável em cinco atos. 2010. Teatral.

Neves, J. ; BRAGA, Bya . Besouro Cordão de Ouro. 2010. Teatral.

LEVY, S. ; DECRIAUD, O. ; BRAGA, Bya . El juego de la peste. 2009. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz . As sombras de Lear. 2007. Teatral.

PINHEIRO, P. C. ; Neves, J. ; MENDONÇA, M. Beatriz . Besouro Cordão de Ouro. 2006. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz ; Reis, C. S. . Hoje tem baile. 2005. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz ; MAIA, R. C. P. ; ARAUJO, R. ; COELHO, J. ; LESSA, L. ; MARTINS, L. . Nossa pequena Mahagonny. 2003. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz . Escola de Quixotes. 2003. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz . Os Cupins. 2002. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz . No país da gramática. 2001. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz ; GALPAO, G. . A rua da Amargura-Grupo Galpão. 1994. Teatral.

MENDONÇA, M. Beatriz . CD A rua da Amargura. 1995. Interpretação.

BRAGA, Bya . Si yo fuera el conflicto. 2009.

MENDONÇA ; Reis, C. S. . Performance: elogio à vida. 2005.

MENDONÇA, M. Beatriz . Teatro e movimento social. 2002 (Palestra) .

MENDONÇA, M. Beatriz . Dança e movimento social. 2001 (Coordenação de mesa redonda) .

MENDONÇA, M. Beatriz . A imagem de Beatriz em Dante e Oswald de Andrade. 2000 (Palestra) .

MENDONÇA, M. Beatriz . Leitura e escritura teatral. 2000 (Palestra) .

MENDONÇA, M. Beatriz . Pesquisa e criação na cena contemporânea. 2000 (Coordenação de Mesa redonda) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Atuação performativa e corporeidade: cartografia das experiências de Étienne Decroux nos Estados Unidos da América e ressonâncias nas práticas de seus discípulos norte-americanos (Thomas Leabhart, Corinne Soum e Steven Wasson-EUA), Descrição: Atenção: Projeto relacionado às atividades de pós-doutoramento realizadas por mim na New York University, NYU (Universidade de Nova York), nos Estados Unidos, no Performance Studies Department, sob supervisão do Prof. André T. Lepecki. Resumo do projeto: Investigação de experiências de Étienne Decroux e sua arte Mímica Corporal nos Estados Unidos da América, na cidade de Nova York, entre os anos de 1957 e 1961, e ressonâncias nas práticas nos trabalhos artísticos e pedagógicos de agentes formadores norte-americanos (EUA): Thomas Leabhart (Califórnia-EUA), Corinne Soum e Steven Wasson (Wiscounsin-EUA), bem como Leonard Pitt (Califórnia-EUA). Esta proposta, no campo da Interpretação teatral (performativa) buscou atualizar e avançar pesquisas sobre Étienne Decroux e a sua arte Mímica Corporal, desdobrando conteúdos investigados em minha tese de doutorado, interagindo com questões relacionadas à atuação performativa e corporeidade contemporâneas. O projeto inseriu, especialmente, o estudo do aspecto pedagógico das reperformances de peças mímicas do repertório de É. Decroux, incluindo continuidade de elaboração de um glossário de seu léxico performativo, com apoio em notações técnicas artísticas realizadas. As ressonâncias estudadas são problematizadas à luz da interculturalidade, da performatividade, junto da ideia de re-enactement e proto-performance. Trata-se, com isso, de extrapolar pesquisas sobre a arte de Decroux, criando-se resultados diferentes para recepção além do âmbito universitário, desdobrando o que investiguei em meu doutorado sobre este artista. Em minha tese, afirmo a importância do trabalho pedagógico performativo de Decroux não se restringir ao seu aspecto de treino físico para atores, mas compreendê-lo em sua afirmação ética sobre a presença do performer, bem como em seus processos criativos pautados na inovação e no caráter expandido de sua artesania performativa. Sinalizo, também, o grande potencial da arte Mímica Corporal para a criação de mentalidades e práticas performativas hoje, em criação e pedagogias, considerando sua proposta de mimeses atípica e insólita para o ator/performer. Este projeto contou com a supervisão geral do Prof. André T. Lepecki, da Universidade de Nova York (New York University-NYU).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador / Alexandre Correa - Integrante., Número de produções C, T & A: 2

  • 2018 - Atual

    Laboratório de pesquisa em atuação (LAPA): Teatro físico, mascaramento e a interpretação teatral performativa, Descrição: Resumo: A pesquisa visa estabelecer relações entre noções e práticas de atuação e improvisação físicas, oriundas da Mímica Corporal (É. Decroux) e do mascaramento expandido, e ideias filosóficas modernas e contemporâneas a respeito de soberania, política crítica da imagem, alteridade, artesania e diversidade dos saberes. Objetivos são estudar e discutir a tradição da interpretação teatral física, com ou sem mascaramentos, compreendendo as imagens atorais em sua alteridade e contemporaneidade artística, bem como o movimento expressivo do ator/performer na atualidade, as práticas laboratoriais performativas da tradição e experiências hoje, estudos de gênero neste contexto, e procedimentos de atuação e improvisação performativas a partir de re-enactements. Assim, a arte viva do atuador, por meio de expressões imagéticas corporais específicas e críticas, é o elemento analítico central da investigação que visa, ainda, evitar a redução da atuação à mera visualidade e em um sentido de representação, percebendo-a, também, em sua circulação social e múltipla de saberes. Esta investigação conta com pesquisa de repertórios específicos da Mímica Corporal, em conteúdos também transmitidos diretamente por Thomas Leabhart (EUA), Leonard Pitt (EUA), Corinne Soum (França) e Steven Wasson. Realiza, ainda produções artísticas como resultados parciais surgidos nos laboratórios de pesquisa criativa. A pesquisa se realiza no âmbito do grupo de pesquisa LAPA-Laboratório de pesquisa em atuação/CNPq e conta com a colaboração de artista convidado (Atorale/Porto Alegre-RS), produtor cultural convidado (Abaçaí Cultura e Arte/SP-SP); professores-artistas (UFRN, UFRS, UFPA, UNIRio), orientandos de doutorado e mestrado. Atenção: para a efetivação deste projeto, com o cumprimento na íntegra do plano de atividades, faz-se imprescindível o apoio financeiro a ele. Ações neste sentido vem sendo buscadas desde 2018 junto a agências de fomento á pesquisa, à UFMG e externos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (5) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador / Alexandre Correa - Integrante / MATHEUS SILVA - Integrante / GABRIELA SERPA CHIARI - Integrante / ADRIANA MARIA CRUZ DOS SANTOS - Integrante / EDSON FERNANDO SANTOS DA SILVA - Integrante / PATRICIA MARA DE MIRANDA PINHEIRO - Integrante / Sirley Terezinha Alaniz - Integrante / Melissa dos Santos Lopes - Integrante / Toninho Macedo - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 5

  • 2015 - 2017

    Laboratório de atuação (fase II): teatro como jogo entre outros e entrelugares. Em busca de um glossário interdisciplinar., Descrição: Projeto vinculado a Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq, o "LAPA- Laboratório de Pesquisa em Atuação", com participação de orientandos de graduação e pós-graduação (mestrado acadêmico). Este projeto pretende ações de inovação no seu desenvolvimento. Visa finalizar a parte teórica das investigações iniciadas na Fase I para a realização de um glossário interdisciplinar com foco no teatro físico, bem como dar continuidade à investigação de processos de criação com ênfase na performatividade, corporeidade, interartes e transdisciplinaridade. Ressalta-se a investigação feita a respeito da transdisciplinaridade, iniciada em 2014, que dá sua continuidade com estudos sobre teatro e alteridade, o trabalho artístico sobre si mesmo, relacionados às questões da artesania de ator/performer. Dois orientandos de IC concluirão suas pesquisas no primeiro semestre de 2015 (um em fevereiro e outro em julho), colaborando para o desenvolvimento do projeto como um todo. Pesquisas de Mestrado iniciadas em 2013, sob nossa orientação, e que também serão concluídas no primeiro semestre de 2015, guardam relações conceituais com o projeto de pesquisa em questão.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador / Ana Carolina Monteiro Costa - Integrante / Lourival Reis Junior - Integrante / Ester França Monteiro de Barros - Integrante / PINHEIRO, PATRÍCIA MIRANDA - Integrante., Número de orientações: 3

  • 2013 - 2014

    Laboratório de atuação (fase I), Descrição: Projeto vinculado ao Grupo de Pesquisa Laboratório de Atuação (LAPA) que conta com orientandos de Iniciação Científica e orientandas de Mestrado. O projeto investiga a atuação cênica contemporânea em procedimentos de pesquisa prática cênica, partindo de referenciais laboratoriais da cena ocidental e também integrando práticas que valorizem o jogo do ator/bailarino/performer, com uso de técnicas e mascaramentos corporais, bem como em práticas interdisciplinares. O projeto dá início a produção bibliográfica de um glossário relacionado às temáticas da pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador / Raphaela da Silva Ramos Fernandes - Integrante / Dinalva Andrade Martins - Integrante / Talitha de Castro Mendonça Mesquita - Integrante / Marina Braga Campos - Integrante / Paulo Henrique de Oliveira - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Entrelugares da interpretação cênica (fase II): o ato criativo e de percepção na arte de ator por meio da improvisação não verbal (Jogos com bastões e Mímica Corporal Dramática), Descrição: Este projeto foca no estudo de aspectos da arte de ator que não puderam ser ainda contemplados de modo específico em atividades anteriores de pesquisa. Ele se apropria de resultados obtidos nestas ações, dialoga mais especialmente com temas oriundos da pesquisa de Doutorado em Artes Cênicas por nós (2006-2010), e aponta questões novas e específicas pertinentes ao incentivo da iniciação científica de estudantes de graduação em Teatro. Esta proposta de investigação teve sua elaboração e execução iniciada, voluntariamente, por nós em 2010, com registro de projeto no Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da EBA-UFMG. Trata-se aqui, portanto, de investigar o ato criativo e de percepção na arte de ator/bailarino/performer em perspectiva alternativa aos cânones ocidentais das artes da cena e ir ao encontro das pesquisas contemporâneas de ator denominadas também de ?performativas? e ?pós-dramáticas?, por meio de jogos teatrais psico físicos com bastões e a técnica de ator Mímica Corporal Dramática (Étienne Decroux).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador / Paulo Henrique de Oliveira - Integrante / Emanuelle Pessoa - Integrante / Maria Tereza Gandra - Integrante / Diego Poça dos Santos - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Laboratório de atuação (fase I), Descrição: O projeto tem como meta a iniciação da instalação de uma prática de pesquisa de teatro físico por meio do estudo da atuação com máscaras da Commedia dell'Arte, enfatizando aspectos de gênero e noção de diabolismo inspirada no arquétipo do Trickster.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador / Lucas Fabrício Silva Araújo - Integrante / Michelle Sabrina Silva - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2010 - 2011

    Entrelugares da interpretação cênica (fase I): estudos de modos de composição e potencialidades de transmissão., Descrição: Atividade de pesquisa vinculada às atividades docentes de prática de criação artística e ensino de interpretação desenvolvidas no Curso de Teatro da UFMG. Estudos e análise de procedimentos de composição de ator por meio de metodologias específicas; estudos de potencialidades de sua transmissão. Projeto cadastrado no Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador.

  • 2006 - 2010

    Étienne Decroux e a artesania de ator, Descrição: Projeto de pesquisa associado ao doutoramento em Artes Cênicas pela UNIRIO-RJ. O resultado do projeto é a tese de doutorado defendida em 2010.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador., Financiador(es): Pró-Reitoria de Pós-Graduação/PICDT/CAPES - Bolsa.

  • 2000 - 2004

    Grupo de Pesquisa-Prática em Atuação/GRUPA-UFMG, Descrição: O GRUPA foi criado em 2000, em uma inicativa inédita na UFMG, como um grupo de pesquisa-prática de atuação para investigar práticas contemporâneas de ator, estudos de interpretação e improvisação cênicas, composições teatrais. Os participantes estudantes eram orientandos em projetos de iniciação cientifica e iniciação à docência, com apoio da FAPEMIG, CNPQ, Pró-Reitorias de Pesquisa e de Graduação e Fundação Municipal de Cultura de BH. com a participação de estudantes de graduação do Curso de Artes Cênicas da UFMG para suporte na sua pesquisa-prática cênica de iniciação. Trata-se de uma ação pioneira na instituição. Este grupo de pesquisa-prática realizou investigações artísticas com ênfase nos estudos do teatro de grupo, de técnicas de atuação (ênfase no treinamento físico-teatro e movimento, e na dramaturgia de ator), e de criação de cenas para rua e espaços alternativos. O GRUPA desenvolveu trabalhos de treinamento pré-expressivo de ator, composição de ação física e criação de cenas/espetáculos. Os participantes estudantes desenvolveram pesquisa de atuação em atividades de grupo por tempo limitado, enquanto permaneceram na graduação. Os resultados obtidos incluiram três espetáculos, registros textuais entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Curso de Teatro da UFMG - Outra / Diretoria de Ação Cultural da UFMG - Outra / Escola de Belas Artes - Outra / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa / Fundação Universitária Mendes Pimentel - Auxílio financeiro / Pró-Reitoria de Graduação - Bolsa / Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

  • 1999 - 2001

    Texto como utopia de cena- A Morta em decomposição, Descrição: Investigação para dissertação de mestrado em Estudos Literários/Faculdade de Letras da UFMG (literatura brasileira e outros sistemas semióticos-semiologia teatral). Orientadora: Prof. Dra. Vera Casa Nova. Resultados obtidos: Dissertação e o espetáculo de rua "No país da gramática" (apresentado em Belo Horizonte-MG). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador.

  • 1992 - 1993

    Psicodramaturgia e teatro comunitário, Descrição: Atividade de pesquisa-prática realizada no Instituto de Psiquiatria/Teatro Qorpo Santo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com orientação do prof. Raffaele G.G. Infante, Phd.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Beatriz Braga Mendonça - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2003

Troféu Melhor Atriz Festival de Cinema, Festival de Cinema de Varginha-MG.

2000

Destaque Cultural, Prefeitura Municipal de São Lourenço.

1996

Prêmio Sharp Melhor Espetáculo Grupo Galpão, Sharp.

1995

Prêmio Shell Melhor Espetáculo Grupo Galpão, Shell.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Belas Artes, Departamento de Fotografia, Cinema e Teatro. , Av. Antônio Carlos, 6627-Campus Pampulha, Pampulha, 31270-901 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 34995297, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2018 - Atual

    New York University-Department of Performance Studies

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2013 - 2017

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora da Escola de Belas Artes, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Diretora da Unidade Acadêmica Escola de Belas Artes da UFMG, com mandato de 4 anos, entre 2013 e 2017. A Escola de Belas Artes possui dois programas de Pós-Graduação e seis cursos de graduação. Possui também um órgão complementar.

  • 1999 - Atual

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Membro de comissões institucionais para a elaboração e assessoria de projetos para a criação da graduação em Teatro na UFMG. Professora Adjunta concursada para área de Interpretação e Improvisação teatral, com progressão para professora associada prevista para julho de 2018. Disciplinas ministradas na Graduação em Teatro desde 1999: -Oficina Básica de Improvisação (Obrigatória, CHT=120h). (Conteúdo referenciado em É. Decroux, J. Lecoq, Augusto Boal, Viola Spolin, Keith Johnstone, entre outros) -Oficina de Improvisação I (Obrigatória, CHT=90h) (Conteúdo referenciado em É. Decroux, V. Meyerhold, J. Lecoq, Commedia dell'Arte, Augusto Boal) -Interpretação I (Obrigatória, CHT=120h) (Conteúdo referenciado nos processos teatrais/composição de ação física a partir de C. Stanislavski, M. Checov e A. Vassiliev) -Interpretação III (Obrigatória, CHT=120h) (Conteúdo referenciado nos processos teatrais/composição de ação física a partir de É. Decroux, A. Artaud, E. Barba) -Laboratório Teatral: Montagem (Obrigatória, CHT=180h) (Conteúdo relacionado ao Teatro e Atuação performativos) -Prática de Criação Cênica A (Obrigatória, CHT=150h) (Conteúdo relacionado ao Teatro e Atuação performativos) -Oficina de Atuação (Bufões e máscaras da Commedia dell'Arte) (Optativa, CHT=60h) -Festival Internacional de Teatro de BH-Repercussões e Reflexões (CHT=15h) (Conteúdo relacionado à processos curatoriais e de produção deste Festival) -Teorias do teatro de movimento (Século XX) (Optativa, CHT=30h) -Laboratório de atuação: modos de existência (Optativa, CHT=30h) (Conteúdos relacionados à pesquisa prática artística performativa e treinamentos de ator/performer) Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes, desde 2011, na linha de pesquisa "Artes da cena". Disciolinas ministradas neste Programa: -Pesquisa prática para a artesania da atuação -Processos Interdisciplinares nas Artes da Cena (disciplina obrigatória da linha de pesquisa "Artes da cena"

    Atividades

    • 09/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão de Obras e Patrimônio do Conselho Universitário da UFMG.

    • 02/2013

      Direção e administração, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Diretora da Escola de Belas Artes.

    • 08/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola de Belas Artes, .,Linhas de pesquisa

    • 03/1998

      Ensino, Teatro, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Criação Cênica A (Obrigatória) (2010), Improvisação I (Obrigatória) (2010), Interpretação I (Obrigatória), Interpretação III (Obrigatória), Laboratório Teatral: montagem (Obrigatória), Oficina Básica de Improvisação (Obrigatória), Oficina de Atuação-Bufões e Máscaras (Optativa), Prática de Ensino (Obrigatória)

    • 03/2005 - 12/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG, .,Cargo ou função, Representante titular da Escola de Belas Artes da UFMG na Câmara de Pesquisa (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão-CEPE).

    • 03/2005 - 10/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Governo Federal - Ministério da Cultura, .,Cargo ou função, Representante de Minas Gerais na área de pesquisa teatral na Câmara Setorial de Teatro- Ministério da Cultura.

    • 09/1999 - 04/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Belas Artes, .,Cargo ou função, Coordenadora da área de teatro na Comissão Permanente do Vestibular (COPEVE); Membro efetivo da COPEVE e integrante da equipe de elaboração de provas do vestibular da área..

    • 10/2003 - 10/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte-Fundação Municipal de Cultura, .,Cargo ou função, Coordenadora Adjunta e Curadora do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte-Palco&Rua (FIT-BH). Coordenação e curadoria do projeto pedagógico apresentado pelo grupo teatral de Peter Brook. Neste festival a curadoria incluiu pela primeira v.

    • 03/1996 - 03/1998

      Extensão universitária , Teatro Universitário, .,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão denominado: Tetralização infantil. Realizado em parceria com a instituição Martinho Lutero, comunidade Aglomerado da Serra ("Favela do Cafezal") e com a Escola Estadal Ulisses Guimarães..

    • 07/1995 - 08/1997

      Direção e administração, Teatro Universitário, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

  • 1993 - 1998

    Teatro Universitário da UFMG

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da Carreira de Magistério de 2o. G, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora na área de Interpretação e improvisação teatral. No período foram ministradas aulas nesta área, bem como dirigidos três espetáculos com estudantes formandos e não formandos, a saber: "A tempestade", de Aimé Cesaire (1993), "Comédia", de S. Beckett (1994), "O rei da vela", de Oswald de Andrade (1995). Para este último foi realizado um projeto de oficina e palestras com o diretor José Celso Martinez Correa, no Teatro Universitário. Foi também criado e desenvolvido o projeto de extensão denominado "Teatralização infantil".

    Atividades

    • 09/1993 - 09/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Interpretação II; Interpretação III; Interpretação IV; Prática de Montagem Teatral

    • 07/1996 - 07/1998

      Extensão universitária , Teatro Universitário da UFMG, .,Atividade de extensão realizada, Projetos de Extensão: Teatro e Cidadania e Teatralização Infantil.

    • 07/1995 - 08/1997

      Direção e administração, Teatro Universitário da UFMG, .,Cargo ou função, Diretora Administrativa.

    • 07/1997 - 07/1997

      Extensão universitária , Teatro Universitário da UFMG, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação da área de teatro do Festival de Inverno da UFMG.

    • 08/1996 - 06/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Teatro Universitário da UFMG, .,Cargo ou função, Presidência e Membro efetivo da Comissão de Elaboração do Projeto de Criação do Curso Superior de Artes Cênicas da UFMG.

    • 03/1994 - 06/1997

      Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Cursos de extensão na área de atuação teatral.

    • 03/1995 - 03/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Teatro Universitário da UFMG, .,Cargo ou função, Comissão Permanente de Pessoal Docente (Membro efetivo).

    • 07/1996 - 07/1996

      Extensão universitária , Teatro Universitário da UFMG, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação da área de teatro do Festival de Inverno da UFMG.

  • 1992 - 1993

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Pesquisadora-prática e atriz, Enquadramento Funcional: Colaboradora, Carga horária: 12