Andressa Melo Silva

Psicóloga formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Interessada na área clínica, reabilitação e estimulação de idosos e psicologia hospitalar nos estudos de humanização, espiritualidade e cuidados paliativos. Atuando no Serviço de Psicologia Aplicada, no Serviço de Geriatria Prof. Mário Sayeg - CIPI(Cuidado Integral à Pessoa) na Policlínica Piquet Carneiro e no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2014 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Clínica gestáltica e a arte da modelagem em biscuit: uma experiência sensível e criativa
Orientador: Profª Dra Laura Cristina de Toledo Quadros

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Cuidando de Pessoas Idosas. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Psicologia Social Comunitária. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, A. M. . 4º Seminário da dor crônica. 2018. (Outro).

SILVA, A. M. . 8º Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro de Cuidados Paliativos do HUGG. 2019. (Encontro).

Introdução aos Materiais de Arte para Práticas Terapêuticas - módulo: Escultura. 2019. (Outra).

II Encontro de Combate e Prevenção ao Suicídio. 2018. (Encontro).

I Simpósio sobre Rotinas Hospitalares e Ambulatoriais na Atenção ao Idosos. 2018. (Simpósio).

Ciclo de Palestra de Doenças Degenerativas e Workshop: Exercícios para manter capacidade funcional e prevenir quedas programação da Semana do Idoso. 2016. (Oficina).

Curso de grafologia - identificando temperamentos na escrita. 2016. (Outra).

VI Seminário Internacional Direitos Humanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoju."'Eles não sabem o que se passa aqui dentro': problematizando o campo e o fazer da pesquisa com adolescentes em conflito com a lei". 2016. (Seminário).

VI Seminário Internacional Direitos HUmanos, Violência e Pobreza: a situação de crianças e adolescentes na América Latina hoju. 2016. (Seminário).

XII Encontro Clio-Psyché, Saberes Psi: outros Saberes, outras histórias.Do menor ao adolescente: o fazer da pesquisa com adolescentes em conflito com a lei. 2016. (Encontro).

9 Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2015. (Outra).

Ciclo de Palestras do Programa UERJ pela Vida. 2015. (Outra).

Circuito Cultural Colônia, organizado pelo Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. 2015. (Outra).

8 Mostra Regional de Práticas em Psicologia. 2014. (Seminário).

Estudo Dirigido para Produções de Textos Acadêmicos. 2014. (Oficina).

Final School: A escola do amanhã começou ontem - Uma análise profunda e predições sobre como a escola da era da informação substituirá o sistema vigente. 2014. (Outra).

III Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas e IX Seminário Regional de Psicologia e Direitos Humanos. 2014. (Seminário).

Passeio Cultural ao Centro Histórico da Cidade do Rio de Janeiro. 2014. (Outra).

Seminário em Defesa da Vida Humana - Multiplicadores em Defesa da Via. 2014. (Seminário).

Simpósio Multidisciplinar contra a violência sexual. 2014. (Simpósio).

XI Encontro Clio-Psyché, Discursos e Práticas na História da Psicologia. 2014. (Encontro).

XI Encontro Clio-Psyché, Discursos e Práticas na História da Psicologia. 2014. (Encontro).

X Semana de Psicologia da UERJ. 2014. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Juliana Rangel Sabatini

QUADROS, L. C. T.;Rangel Sabatini, Juliana; ESCH, C. F.. Clínica gestáltica e a arte de modelagem em biscuit: uma exoeriência sensível e criativa. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roberto Alves Lourenço

Capacitação e Treinamento de Estagiários em Neuropsicologia e Pesquisa; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Roberto Alves Lourenço;

José Augusto Evangelho Hernandez

PERSONALIDADE, ÁREA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO E AMOR EM UNIVERSITÁRIOS; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: José Augusto Evangelho Hernandez;

Thiago Benedito Livramento Melicio

?Eles não sabem o que se passa aqui dentro?: problematizando o campo e o fazer da pesquisa com adolescentes em conflito com a lei; ; Início: 2016; Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Laura Cristina de Toledo Quadros

Clínica gestáltica e a arte da modelagem em biscuit: uma experiência sensível e criativa; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Laura Cristina de Toledo Quadros;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - 2016

    Sistema Socioeducativo e Psicologia: Problematizações, reflexões e articulações possíveis, Descrição: A pesquisa constitui-se como um desdobramento da linha de pesquisa Subjetividades e Alteridade no Contexto Urbano Contemporâneo. Visa criar um espaço de troca com as adolescentes em conflito com a lei que estão em período de julgamento ou cumprindo medida socioeducativa na unidade de internação feminina do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro, com interesse em problematizar os modos de subjetivação contemporâneos, a partir de temáticas, experiências e interesses que forem levantados durante as atividades. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) . , Integrantes: Andressa Melo Silva - Integrante / Thiago Benedito Livramento Melicio - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - 2017

Departamento Geral de Ações Socioeducativas

Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Estagiária em Psicologia Social, no projeto de pesquisa junto a Instituição Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE). A pesquisa "Subjetivação e a Problematização dos modos de vida junto às adolescentes do DEGASE feminino no Rio de Janeiro" constitui-se como um desdobramento da linha de pesquisa Subjetividades e Alteridade no Contexto Urbano Contemporâneo. Visa criar um espaço de troca com as adolescentes em conflito com a lei que estão em período de julgamento ou cumprindo medida sócio-educativa na unidade de internação feminina do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Estado do Rio de Janeiro, com interesse em problematizar os modos de subjetivação contemporâneos, a partir de temáticas, experiências e interesses que forem levantados durante as atividades.

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Estágiária na área clínica no Serviço de Psicologia Aplicada Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (SPA/UERJ). Realizando triagem de novos pacientes e acompanhamento psicoterapêutico na abordagem gestáltica.

2016 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Estágio Obrigatório, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 6

Outras informações:
Estagiária no projeto PET Gradua SUS. A proposta do projeto é atuar como ponto de fomento e organização das ações de integração ensino-serviço-comunidade no território de modo a articular suas ações com a de outros projetos que contribuem para fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando-a do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a implantação do PETSaúde/GraduaSUS, em conjunto com o gestor regional, pretende-se: qualificar a educação permanente para profissionais da rede de saúde e educação, em temas de promoção da saúde, prevenção de agravos, ciclos de vida e rede; implementar o apoio matricial, a segunda opinião e a integração do cuidado compartilhado nas demais unidades assistenciais da rede de atenção; assim como estruturar seminários e Oficinas visando à Construção da Rede Escola.

2018 - 2019

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Apoio qualificado às atividades desempenhadas pela APNH (Área de Política Nacional de Humanização) visando a manutenção e implementação de projetos e atividades relativos aos dispositivos da Política Nacional de Humanização, em especial, nas suas principais frentes de trabalho, na elaboração e execução de oficinas de PNH, aos diversos projetos relacionados ao recolhimento dos usuários, ambiência, direitos dos pacientes e familiares. Além de atuação direta no Comitê de Reconforto Espiritual e Religioso (CRER) e grupos de estudos sobre cuidados paliativos.