André Luiz de Oliveira Fagundes

Professor na Universidade Federal do Rio Grande-FURG, lotado no Instituto de Educação-IE. É Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM. Faz parte do Grupo de pesquisa KITANDA: Educação e Intercultura (UFSM). Atuou como Professor na Educação Básica (Anos iniciais do Ensino Fundamental) nos Municípios de São Pedro do Sul-RS, Santa Maria-RS e Santa Vitória do Palmar-RS. Seus temas de interesse e estudo investigativo são: processos epistemológicos, estéticos e culturais da formação de professores; teoria crítica, reconhecimento social e a educação; política educacional, resistência e direitos humanos; testemunho e formação; hermenêuticas e dialética negativa. Todas essas temáticas trabalhadas têm sido convertidas em publicações acadêmicas individuais ou em co-autoria.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2013 - 2016

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A Dimensão do Trágico na Formação Docente pela Força Estético-Formativa do Testemunho
Valdo Hermes de Lima Barcelos. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Educação

2011 - 2013

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A ONIPRESENÇA DAS COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO HORIZONTE DA REIFICAÇÃO E DO RECONHECIMENTO,Ano de Obtenção: 2013
Amarildo Luiz Trevisan.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Competências; Formação docente; Reconhecimento; Reificação.

Graduação em Pedagogia

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria
Título: A Formação no Discurso Pedagógico da Modernidade na Perspectiva de Locke, Rousseau e Kant
Orientador: Amarildo Luiz Trevisan
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Filosofia da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TREVISAN, A. L. ; FAGUNDES, A. L. O. . V Colóquio Formação de professores- Novas teorias, novas práticas? Tema: Catástrofe, movimentos sociais e formas de resistência. 2013. (Outro).

TREVISAN, A. L. ; TOMAZETTI, E. M. ; FAGUNDES, A. L. O. . IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências: Singularidade Interatividade e Mundo Comum. 2012. (Outro).

FAGUNDES, A. L. O. ; TREVISAN, A. L. ; TOMAZETTI, E. M. . III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Colóquio regional formação de professionais em educação: catástrofes, formas de resistencias e possibilidades de transformação. 2014. (Outra).

Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - Reunião Científica Regional da ANPED. 2014. (Seminário).

V Seminário Internacional sobre filosofia e educação e I Congresso da sociedade brasileira da filosofia: Racionalidade, amizade e experiência formativa. 2014. (Seminário).

V Colóquio Formação de Professores ? Novas Teorias, Novas Práticas? Tema: Catástrofes, Movimentos Sociais e Formas de Resistência. 2013. (Outra).

As Figuras Éticas e Políticas do Cuidado na Contemporâneidade: O Si Mesmo em Heidegger, Foucault e Agabem. 2012. (Outra).

IV Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias- Novas Práticas?. 2012. (Outra).

IV Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências - Interatividade, Singularidade e Mundo Comum.Intercorrências entre o Primado da Prática e a Fragilidade da Teoria na Formação Docente: Pontuações Adornianas Acerca das Epistemologias da Prática. 2012. (Seminário).

Reconhecimento, Subjetividade e Reconhecimento em Hegel. 2012. (Outra).

I Congresso de educação, Pesquisa e Contemporâneidade. 2011. (Congresso).

III Colóquio Formação de Professores: Novas Teorias, Novas Práticas?. 2011. (Outra).

IV Seminário Internacional Sobre Filosofia e Educação: Racionalidade, Reconhecimento e Experiência Formativa.Acepção Kantiana de Educação em Sobre Pedagogia. 2011. (Seminário).

Seminário de Docência Orientada.Experienciando a Docência no Ensino Superior. 2011. (Seminário).

Seminário PROLICEN 2011: A Educação Básica Pública Regional no Foco das Licenciaturas da UFSM. 2011. (Seminário).

II Colóquio de Formação de Professores. 2010. (Outra).

Segunda Reunión Científica - "Teoria Crítica de la Sociedad, Educación, Democracia y Ciudadanía" Sociedades complejas, Iluminismo pedagógico y pedagogía latinoamericana.Em Busca da Bildung em Tempos de Semiformação: Possibilidades da Crítica Negativa. 2010. (Outra).

VI Ciclo de Estudos Filosofia e Educação: tem jogo nesse campo?.Docência e formação numa esfera de estetização do mundo da vida. 2010. (Outra).

17 Congresso de Leitura do Brasil. O Poder Formativo da Imagens e suas Implicações Pedagógicas. 2009. (Congresso).

24 Jornada Integrada da Universidade Federal de Santa Maria.Formação no Contemporâneo Racionalidade Discursiva e Estetização do Mundo da Vida. 2009. (Outra).

III Seminário Nacional de Filosofia e Educação - Confluências.Formação no contemporâneo e imagens de docência. 2009. (Seminário).

IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII seminário Internacional de Educação Popular:. A formação de professores no contexto de estetização do mundo da vida. 2009. (Congresso).

Oficinas Pedagógicas: Mundo da Vida e Racionalidade Docente: Perspectivas para o Processo Formativo do Professor no Mundo da Vida Estetizado. 2009. (Oficina).

Fórum Mundial de Educação de Santa Maria - Educação: Economia Solidária e Ética Planetária. 2008. (Outra).

Oficinas Pedagógicas : Mundo da Vida e Racionalidade Docente: Perspectivas para o Processo Formativo do Professor no Mundo da Vida Estetizado. 2008. (Oficina).

Seminário Políticas Públicas de Formação de Professores no Brasil.Mundo da Vida e Racionalidade Docente: Perspectivas para o Processo Formativo do Professor no mundo da Vida Estetizado. 2008. (Seminário).

XVII Semana Acadêmica Integrada das Licenciaturas. 2008. (Encontro).

Seminário: O Fracasso Escolar e a Importância dos País na Educação dos Filhos. 2001. (Outra).

Ciclo de Palestras - Refletindo Sobre a Educação. 2000. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Gilberto Kronbauer

Barcelos, Valdo; Dalbosco, Cláudio A.; Mühl, Eldon H.; CUNHA, J. L.;KRONBAUER, L. G.. A Dimensão do Trágico na Formação Docente Pela Força Estético-Formativa do Testemunho. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Jorge Luiz da Cunha

BARCELOS, V.H.L.;CUNHA, J. L. da; DALBOSCO, C. A.; MUHL, E. H.; KRONBAUER, L. G.; BELOCHIO, C. R.; LEAES FILHO, W. V. C.. A dimensão do trágico na Formação Docente pela força Estético-Formativa do Testemunho. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Valdo Hermes de Lima Barcelos

TREVISANBARCELOS, V. H. L.; Geraldo Antonio da Rosa; DALBOSCO, Claudio Almir; Adriana da Rocha; MÜHL, Eldon Henrique. Literatura de Testemunho & Educação : Experiências traumáticas na formação de professores. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Liliana Soares Ferreira

FERREIRA, L. S.TREVISAN, A. L.. A formação do discurso pedagógico da Modernidade na perspectiva de Locke, Rousseau e Kant. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Diurno)) - Universidade Federal de Santa Maria.

Sueli Menezes Pereira

TREVISAN, Amarildo Luis; MACIEL, A. M. R.; CENCI, Ângelo Vitório; PEREIRA, S. M.;PEREIRA, Sueli Menezes. A ONIPRESENÇA DAS COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO DOCENTE: UM ESTUDO NO HORIZONTE DA REIFICAÇÃO E DO RECONHECIMENTO. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Adriana Moreira da Rocha

MACIEL, A. M. R.. A onipresença das competências na formação docente: um estudo no horizonte da reificação e do reconhecimento. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Amarildo Luiz Trevisan

TREVISAN, Amarildo Luiz.; DALBOSCO, Claudio; MÜHL, Eldon Henrique; BARCELLOS, Valdo Hermens; VEIGA, A. M. da R.. Literatura de Testemunho & Educação: Experiências Traumáticas na Formação de Professores. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Valdo Hermes de Lima Barcelos

Literatura de Testemunho & Educação : Experiências traumáticas na formação de professores; 2017; Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Valdo Hermes de Lima Barcelos;

Amarildo Luiz Trevisan

A Onipresença das Competências na Formação Docente: Um Estudo no Horizonte da Reificação e do Reconhecimento; 2013; Dissertação (Mestrado em Edcuação) - Universidade Federal de Santa Maria, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Amarildo Luiz Trevisan;

Amarildo Luiz Trevisan

A Formação no Discurso Pedagógico da Modernidade na Perspectiva de Locke, Rousseau e Kant; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Pedagogia Mag Ser Inic Lic Plena) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Amarildo Luiz Trevisan;

Amarildo Luiz Trevisan

Formação no Contemporâneo Racionalidade Discursiva Estetização do Mundo da Vida; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica Cnpq; Orientador: Amarildo Luiz Trevisan;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TREVISAN, A. L. ; DEVECHI, C. P. V. ; ROSA, G. A. ; FAGUNDES, A. L. O. . A FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NO GIRO DO RECONHECIMENTO DO OUTRO. EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 29, p. 861-887, 2015.

  • FAGUNDES, A. L. O. ; TREVISAN, A. L. . A reificação da formação docente diante da onipresença das competências. REVISTA ESPAÇO PEDAGÓGICO , v. 21, p. 110-131, 2014.

  • TREVISAN, A. L. ; OURIQUE, M ; FAGUNDES, A. L. O. ; Pedroso,Eliana Regina Fritzen . Filosofia da educação e imagens de docência: o professor viajante ou alquimista?. Revista Brasileira de Educação , p. 121-240, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FAGUNDES, A. L. O. . Ministrou a oficina 'A educação e as visões da catástrofes em curso no mundo'. 2014.

FAGUNDES, A. L. O. . Ministrou o ninicurso 'A educação diante do problema de sedução da barbárie'. 2014.

FAGUNDES, A. L. O. . Ministrou o mini-curso 'Escola e educação em um século pós-traumático'. 2013.

FAGUNDES, A. L. O. . Proferiu Palestra na Mesa-Redonda: O potencial Pedagógico da Teoria do Reconhecimento. 2011.

FAGUNDES, A. L. O. . Ministrou a oficina pedagógica 'O pensamento como elemento compreensivo da banalidade do mal'. 2010.

FAGUNDES, A. L. O. . Ministrou o mini-curso O professor na cultura visual: Novas perspectivas pedagógicas. 2009.

FAGUNDES, A. L. O. ; OURIQUE, M ; ROCHA, A. M. . Mediador da mesa' Formação em tempos de barbárie e o sentido da experiência' e 'Catástrofes e crises naperspectiva da psicologiadialética: Resiliência como emergência humanizadora' no V Colóquio Formação de Professores- Novas teorias, novas práticas. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

FAGUNDES, A. L. O. . Escola e educação em um século pós-traumático. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FAGUNDES, A. L. O. . A educação diante do problema de sedução da barbárie. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FAGUNDES, A. L. O. . O Pensamento como Elemento Compreensivo da Banalidade do Mal. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

FAGUNDES, A. L. O. ; PEDROSO, F. E. ; OURIQUE, M ; TREVISAN, A. L. . Formação no Contemporâneo e Imagens de Docência. 2010. (Relatório de pesquisa).

FAGUNDES, A. L. O. . Professor na Cultura Visual: Novas Perspectivas Pedagógicas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FAGUNDES, A. L. O. ; PEDROSO, F. E. ; TREVISAN, A. L. . Formação no Contemporâneo: Racionalidade Discursiva e Estetização do Mundo da vida. 2009. (Relatório de pesquisa).

FAGUNDES, A. L. O. ; TREVISAN, A. L. . Mundo da vida e Racionalidade Docente: Perspectivas para o Processo Formativo do Professor no Mundo da Vida Estetizado. 2008. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Educação Ambiental, Formação de Professores(as), Intercultura e Sustentabilidade ? desdobramentos da Antropofagia Cultural Brasileira na Educação em geral e na Educação Ambiental em particular, Descrição: Este Projeto de Pesquisa em Produtividade/CNPq tem como objetivo dar seguimento a um conjunto de atividades de estudos, de pesquisas, e de intervenções no campo da Educação em geral e da Educação Ambiental em particular, tendo como cenário epistemológico uma perspectiva Intercultural e de Sustentabilidade nas relações. Para tanto, estou propondo estudar e pesquisar os desdobramentos da Antropofagia Cultural Brasileira na Educação em geral e na Educação Ambiental em particular no contexto da educação brasileira contemporânea. Serão pesquisadas as condições de possibilidades dos desdobramentos da reciprocidade antropofágica nos contextos locais/globais da Educação e da Educação Ambiental, tomando como referência epistemológica e filosófica as proposições da Antropofagia Cultural Brasileira. A ênfase será para a criação de espaços de relações sustentáveis e de diálogos críticos e criativos entre atores(as) autônomos e em contextos socioculturais diferentes e/ou distintos. Para o desenvolvimento desta pesquisa serão estudados e analisados alguns desdobramentos das proposições filosóficas e epistemológicas da Antropofagia Cultural Brasileira em disciplinas e áreas temáticas, tais como: Literatura; Artes Plásticas; Filosofia; Cinema; Antropologia; Sociologia; Teatro; Composições Musicais. A partir da identificação destes desdobramentos buscar-se-á estabelecer uma interlocução crítica e criativa com a Educação em geral e com a Educação Ambiental em particular. O objetivo, que orientará esta pesquisa, é (1) a construção de um cenário epistemológico, para a Educação e para a Educação Ambiental, que busque romper com a prática de copiar e/ou imitar fórmulas, modelos e práticas educativas e pedagógicas que não dialoguem com as matrizes culturais formadoras da sociedade brasileira e (2) contribuir com a construção de um cenário epistemológico e prático gerador de uma ideia de Civilização Sustentável a partir dos trópicos. Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação de Professores, Intercultura, Sustentabilidade, Antropofagia Cultural Brasileira.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: André Luiz de Oliveira Fagundes - Integrante / Valdo Hermes de Lima Barcelos - Coordenador / Sandra Maderds - Integrante / Elvio de Carvalho - Integrante / Angelise Fagundes - Integrante / Valmor Scot Junior - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Teoria e Prática da Formação no Reconhecimento do Outro, Descrição: O presente projeto apresenta-se como um desdobramento do projeto de pesquisa intitulado Formação no Contemporâneo: Racionalidade Discursiva e Estetização do Mundo da Vida - financiado pelo CNPq desde 2001, com Bolsa Produtividade em Pesquisa (PQ), com vigência de 01.03.2008 a 28.02.2011 e do projeto de pesquisa denominado Formação no Contemporâneo e Imagens de Docência - com auxílio do Edital Universal CNPq/2008, Faixa A, com tempo de validade de 01.12.2008 a 30.11.2010. Em ambos os projetos existe uma preocupação com os rumos da formação no contexto contemporâneo, dominado por uma inflação de informações de todos os tipos, formas e cores, e as consequências para as imagens produzidas sobre a docência. Ou seja, já existia imanente a estes projetos a ideia de pensar a docência na correlação com a teoria e a prática social mais ampla. O projeto Teoria e Prática da Formação no Reconhecimento do Outro centra o foco de sua atenção sobre a formação de professores no Brasil, repensando o deslocamento da linha de discussão do polo da teoria para o polo da prática, procurando acompanhar a mudança do paradigma que norteou o surgimento da compreensão moderna do conhecimento. A partir das reformas no campo da formação, o antigo dilema teoria e/ou prática, justamente uma preocupação da Filosofia que atravessa toda a história do Ocidente, volta ao centro do debate, tornando-se atualmente um dos principais eixos articuladores da formação de professores. No entanto, a compreensão subjacente à discussão (entre teoria e prática), que serve de base à legislação educacional, deslocou a formação humana de seus aspectos históricos, políticos e sociais, o que interferiu diretamente nas possibilidades de compreensão crítica dos processos em que o indivíduo está inserido. Por isso, o objetivo do projeto atual é debater a possibilidade de uma reformulação do dilema teoria e prática, desenvolvido pela educação brasileira - cristalizado nas normativas sobre a formação de professores -, a parti. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: André Luiz de Oliveira Fagundes - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / Maiane Ourique - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante / Carline Schröder Arend - Integrante / Eliana Fritzen Pedroso - Integrante / Eliane de Oliveira Rodrigues - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2010

    Formação no contemporâneo e imagens da docência, Descrição: O projeto visa pesquisar os estudos que relacionam formação cultural (Bildung) e docência, no sentido do auto-esclarecimento pedagógico, a partir de um levantamento e sistematização da produção dos Grupos de Pesquisa, no Brasil, na área de Filosofia e Educação, para delimitar e entender melhor os modelos ou imagens de docência propostos. O intuito é conhecer e sistematizar melhor esta produção no sentido do auto-esclarecimento pedagógico, procurando assim estabelecer os seus contornos, entender em que direção elas estão caminhando, a fim de que novos estudos não venham a reprisar abordagens, mas que dêem continuidade a discussões tão importantes. O projeto foi aprovado no Edital MCT/CNPq 14/2008 Universal (Faixa A) - com financiamento para captação de material permanente e de consumoar abordagens, mas que dêem continuidade a discussões tão importantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: André Luiz de Oliveira Fagundes - Integrante / Amarildo Luiz Trevisan - Coordenador / Maiane Ourique - Integrante / Cristiane Ludwig - Integrante / Carline Schröder Arend - Integrante / Eliana Fritzen Pedroso - Integrante / Eliane de Oliveira Rodrigues - Integrante / Nádia Fonseca Brertrand Ferreira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande, Instituto de Educação. , AV. Itália,s/n., Carreiros, 96203900 - Rio Grande, RS - Brasil, Telefone: (53) 3293, Ramal: 5116, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Disciplinas Ministradas Políticas Públicas da Educação e Organização do Trabalho Acadêmico

2017 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica "A"- PEG (Curso Especial de Graduação- Formação de Professores para Educação Profissional) Políticas Públicas e Educação Profissional- PEG (Curso Especial de Graduação- Formação de Professores para Educação Profissional) Políticas Públicas e Gestão na Educação Básica (Curso de Licenciatura em Matemática)

2016 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Políticas públicas na educação básica Processos investigativos na educação II

2016 - 2017

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20

Outras informações:
Disciplinas ministradas: Políticas públicas e gestão na educação básica- Curso de Licenciatura em Ciências Sociais Gestão das modalidades educativas - Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia

2009 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da iniciação científica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do Projeto: Formação no contemporâneo e Imagens de Docência. Orientador: Amarildo Luiz Trevisan

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Aluno da Graduação, Enquadramento Funcional: Estudante, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Iniciou a graduação em 2006. Ingressou no grupo de pesquisa GPFORMA em 2008, permanecendo como bolsista da iniciação científica até Agosto de 2010. Atualmente permanece ligado as atividades de pesquisa e extensão do mesmo grupo de pesquisa.

2009 - 2009

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista da iniciação cinentífica PIBIC/CNPq, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do Projeto: Formação no Contemporâneo: Racionalidade Discursiva e Estetização do Mundo da Vida. Orientador: Amarildo Luiz Trevisan

2008 - 2008

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PROLICEN, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Título do Projeto: Mundo da Vida e Racionalidade Docente: Perspectivas para o Processo Formativo do Professor no Mundo da Vida Estetizado. Orientador: Amarildo Luiz Trevisan

Atividades

  • 08/2017

    Ensino, Programa Especial de Graduação-Formação de Professores para Ed Profissional, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas Públicas e Educação Profissional, Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica "A"

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas públicas e gestão na educação básica

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Física, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Políticas públicas e gestão na educação básica

  • 08/2016 - 01/2017

    Ensino, Educação Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos investigativos em educação II

2018 - 2018

Prefeitura Municipal de Santa Maria- Secretaria Municipal de educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2015 - 2015

Prefeitura Municipal de Santa Maria- Secretaria Municipal de educação

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor (Contrato temporário), Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação como Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental ( Turma de 5ª ano, unidocência) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

2020 - 2020

Prefeitura Municipal de Santa Vitória do Palmar

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

2006 - 2008

Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Pedro do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

  • 01/2006 - 01/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Anos iniciais- Turmas de alfabetização