Marcos Eduardo Gomes Alves
Graduando em odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - FOA/UNESP; Iniciação científica concluída com enfoque em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (CTBMF) no Departamento de Diagnóstico e Cirurgia da FOA/UNESP e bolsista FAPESP (agosto/2020 - agosto/2021); Iniciação científica em andamento na disciplina de Prótese Parcial Fixa no departamento de materiais dentários e prótese da FOA/UNESP e bolsista FAPESP (setembro/2022 - atual); Monitorias concluídas nas disciplinas de anatomia e cirurgia do curso de graduação em odontologia da FOA/UNESP. Treinamento técnico em andamento na disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da FOA/UNESP; Participante da liga de Prótese Parcial Fixa FOA/UNESP.
Informações coletadas do Lattes em 11/05/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Odontologia
2018 - Atual
Formação complementar
2023 - 2023
58° Curso de Verão em Fisiologia FMRP-USP. (Carga horária: 42h). , Universidade de São Paulo - Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, FMRP/USP, Brasil.
2023 - 2023
Hands On de clareamento dental - técnica in office. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2020 - 2020
Jornada de Anatomia Cabeça e Pescoço. (Carga horária: 10h). , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, Brasil.
2018 - 2018
saúde financeira no consultório. (Carga horária: 2h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Prótese parcial fixa.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Odontologia / Subárea: Anatomia.
Organização de eventos
ALVES, M. E. G. . 5 Encontro de Revisão Sistemática e Meta-Análise do Programa de Pós-graduação em Odontologia - FOA. 2022. (Outro).
Participação em eventos
1° Congresso Nacional Interdisciplinar de Saúde Pública. 2022. (Congresso).
5 Encontro de Revisão Sistemática e Meta-Análise do Programa de Pós-graduação em Odontologia - FOA. 2022. (Encontro).
II Conferência de Estomatologia da Zona da Mata Mineira: A Interface Entre a Estomatologia e a Imaginologia Odontológic. 2021. (Outra).
I Congresso Internacional Online de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. 2020. (Congresso).
8° congresso da FOA- UNESP. NAMORO/ FICAR: REPRESENTAÇÃO DOS CALOUROS DE ODONTOLOGIA DA FOA- UNESP 2018. 2018. (Congresso).
9° Simpósio de Saúde.sim saúde. 2018. (Simpósio).
VIII Semana de Ciência e Tecnologia da FOA/UNESP. MEDIDAS EDUCATIVAS EM PROL DA REDUÇÃO DOS TRAUMAS FACIAIS: SEJA UM DIFUSOR DESTA IDEIA. 2018. (Exposição).
Produções bibliográficas
-
ALVES, M. E. G. ; PESQUIERA, A. A. ; MONTEIRO, J. L. G. C. ; MOARES, S. L. D. ; VASCONCELOS, B. C. E. ; BARBIRATO, D. S. ; PELLIZZER, E. P. . Ouvir música reduz a ansiedade e a dor na cirurgia de terceiros molares? Uma revisão sistemática. In: 5 Encontro de Revisão Sistemática e Meta-Análise do Programa de Pós-graduação em Odontologia - FOA, 2022, Araçatuba. Ouvir música reduz a ansiedade e a dor na cirurgia de terceiros molares? Uma revisão sistemática, 2022.
-
ALVES, M. E. G. ; VIERIA, E. H. ; SIQUEIRA, N. B. . Avaliação imunoistoquímica da funcionalização de um xenoenxerto associado ao raloxifeno no reparo ósseo através da sonicação: um estudo experimental em coelhos. 2023. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, M. E. G. ; PESQUIERA, A. A. ; MONTEIRO, J. L. G. C. ; BARBIRATO, D. S. ; MOARES, S. L. D. ; PELLIZZER, E. P. ; VASCONCELOS, B. C. E. . Ouvir música reduz a ansiedade e a dor na cirurgia de terceiros molares? Uma revisão sistemática. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Efeito do estresse hidrotérmico na rugosidade de superfície e adesão de microrganismos de blocos de PMMA para CAD/CAM polidos com selantes de superfície, Descrição: A retenção de bactérias está diretamente associada à rugosidade superficial, sendo assim, é indispensável que o material restaurador seja adequadamente polido para que este preserve suas propriedades de superfície ao longo do tempo de uso. Embora existam várias pesquisas publicadas sobre as propriedades mecânicas dos polímeros de PMMA para CAD/CAM, nenhum estudo avaliou se os selantes de superfície têm efeito de preservar a lisura de superfície e evitar ou limitar adesão de microrganismos desses materiais, quando submetidos ao estresse hidrotérmico. Diante do exposto, o objetivo geral do presente estudo será caracterizar a superfície e analisar as características microbiológicas de blocos de PMMA para CAD/CAM, polidos com borrachas abrasivas associado a diferentes selantes de superfície e ao estresse hidrotérmico (termociclagem). O estudo terá quatro fatores em análise: (1) bloco pré-fabricado de polímero (PMMA) para o sistema CAD/CAM; (2) Tratamentos de superfície (PA: pontas Astropol, SB: selante de superfície Biscover e SP: selante de superfície Palaseal); (3) termociclagem (TC1 - 5.000 ciclos, de 5 e 55oC ; TC2 - 10.000 ciclos, de 5 e 55oC) e (4) tempos de análises em 3 níveis (T0 - após armazenamento em água destilada por 24 horas, após TC1, e TC2). Serão consideradas 3 variáveis respostas: (1) caracterizar a superfície por meio da rugosidade de superfície (Ra); (2) Análise microbiológica de biofilme misto de S. mutans e C. albicans por meio da (2.1) Quantificação das células cultiváveis (CFUs), (2.2) análise 3D do biofilme por microscopia confocal a laser (MC) e (2.3) análise da estrutura dos biofilmes por microscopia eletrônica de varredura (MEV). Os dados quantitativos obtidos em cada análise serão submetidos ao teste de normalidade e posteriormente para o teste estatístico mais apropriado, com nível de significância de 5%. Os dados qualitativos terão como objetivo a visualização da estrutura de biofilme formada, comparando entre os diferentes grupos propostos.(AU). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Marcos Eduardo Gomes Alves - Coordenador / Aldieris Alves Pesquiera - Integrante / kevin Henrique Cruz - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
-
2020 - 2021
Avaliação imunoistoquímica da funcionalização de um xenoenxerto associado ao Raloxifeno no reparo ósseo através da sonicação: um estudo experimental em coelhos, Descrição: A reabilitação oral através da instalação de implantes é possível quando há a presença de estrutura óssea. Ocorre que muitos fatores levam a perdas ósseas. Diversos biomateriais estão disponíveis no mercado para esse fim. Com o intuito de promover um melhor aproveitamento destes biomateriais, bem como induzir a formação óssea ao máximo, tem sido propostas funcionalizações nestes materiais. Dessa forma, o objetivo deste estudo é avaliar uma alteração de superfície, através da homogeneização e funcionalização promovida no Biomaterial Cerabone associado ao Raloxifeno, pelo do método da sonicação química, em aumento de seios maxilares de coelhos, sendo analisados através de imunoistoquímica. Portanto, foi necessário realizar um defeito crítico nos seios maxilares de 20 coelhos machos, bilateralmente, sendo divididos em 4 grupos (5 animais cada): Grupo 1 (Osso autógeno); Grupo 2 (Cerabone); Grupo 3 (Cerabone sonicado); Grupo 4 (Cerabone Raloxifeno). A eutanásia dos animais foi realizada aos 14 e 42 dias sequenciais do pós operatório. Para a imunoistoquímica serão utilizadas as seguintes proteínas: Runx2, VEGF e ALP para 14 dias após a eutanásia e OPG, RankL, osteocalcina e TRAP para os 42 dias. O padrão de distribuição da imunocoloração será analisado qualitativamente por um único observador, previamente calibrado, atribuindo-se os scores 0 (sem marcação), 1 (fraca/difusa), 2 (moderada) e 3 (intensa), a fim de avaliar a expressão das proteínas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Eduardo Gomes Alves - Coordenador / Natália Barbosa de Siqueira - Integrante / Eduardo Hochuli Vieria - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita FilhoVínculo: discente, Enquadramento Funcional: discente, Carga horária: 25
Atividades
-
02/2023
Extensão universitária , Faculdade de Odontologia de Araçatuba.,Atividade de extensão realizada, Treinamento Técnico na disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
-
09/2022
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Odontologia de Araçatuba.,Linhas de pesquisa
-
04/2022 - 12/2022
Extensão universitária , Faculdade de Odontologia de Araçatuba.,Atividade de extensão realizada, Monitoria na disciplina de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial.
-
08/2020 - 08/2021
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Odontologia de Araçatuba.,Linhas de pesquisa
-
04/2019 - 12/2019
Extensão universitária , Faculdade de Odontologia de Araçatuba.,Atividade de extensão realizada, Monitoria na disciplina de Anatomia Cabeça e Pescoço.
Você é Marcos Eduardo Gomes Alves?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Marcos Eduardo Gomes Alves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?