Juliana Schietti de Almeida

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina (2002), e mestrado (2005) e doutorado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Orienta no corpo permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Ciências Florestais do INPA. Tem experiência em Ecologia vegetal de comunidades e ecossistemas e Ecologia funcional de plantas. Suas pesquisas tratam da estrutura, diversidade e dinâmica de florestas, de características funcionais de plantas e suas relações com gradientes ambientais.

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia (Ecologia)

2009 - 2013

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Interações entre floresta, chuva e solo em áreas com lençol freático superficial na Amazônia Central
Orientador: em University of Arizona ( Scott Saleska)
com William Ernest Magnusson. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Estrutura da Floresta; Lidar; Lençol freático; Biomassa; Composição florística; Propiedades do solo. Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de comunidades.

Mestrado em Biologia (Ecologia)

2003 - 2005

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
Título: Influência da disponibilidade de luz sobre a dinâmica do mercúrio em pequenos tributários do sistema fluvial do rio Jaú, Amazônia Central.,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Bruce Rider Forsberg
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: mercúrio; abertura de dossel; radiação solar; rio continuo.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas

1997 - 2002

Universidade Estadual de Londrina
Título: Avaliação da qualidade do sedimento do ribeirão Cambé (Londrina, PR) por meio de parâmetros funcionais de curimbas (Prochilodus lineatus)
Orientador: Claudia B R Martinez - coorientador: Marta M. Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014

Pós-Doutorado. , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas, Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Ecologia Funcional. , Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Ecossistemas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Anatomia da Madeira. (Carga horária: 30h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2013 - 2013

INTERNATIONAL FUNCTIONAL TRAITS COURSE. (Carga horária: 48h). , Universidad del Rosario, UROSARIO, Colômbia.

2011 - 2011

oficina RAINFOR (Gordon and Betty Moore Foundation. , Rede Amazônica de Inventários Florestais, RAINFOR, Grã-Bretanha.

2008 - 2008

Curso de campo de identificação botânica. (Carga horária: 60h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2008 - 2008

BRAHMS no gerenciamento de dados botânicos. (Carga horária: 24h). , Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA, Brasil.

2008 - 2008

Amazon Forest Ecology and Biogeochemistry. (Carga horária: 120h). , Universidade do Arizona e USP, UOFA/ USP, Estados Unidos.

2006 - 2006

Ecologia da Floresta Amazônica - EFA. (Carga horária: 240h). , INPA/ UNICAMP/ PDBFF/ OTS, INPA/ UNICAMP/ P, Brasil.

2004 - 2004

Modelagem Ambiental Projeto Geoma. (Carga horária: 55h). , Inpa Impa, INPA/IMPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Florestas Tropicais.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia funcional de plantas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de Comunidades e Ecossistemas.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia Histórica.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: SIG aplicado à modelagem ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Amazônia em perspectiva: Ciência Integrada para um futuro sustentável. Estrutura da floresta, densidade da madeira e biomassa de árvores de dossel na Amazonia brasileira e O uso do SRTM para associação com padrões de diversidade. 2008. (Congresso).

XIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.Avaliação do uso de dados SRTM para estudos ecológicos na Amazônia central. 2007. (Simpósio).

VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. VIII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. 2004. (Congresso).

XV Encontro Brasileiro de Ictiologia.XV Encontro Brasileiro de Ictiologia. 2003. (Encontro).

VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA E V REUNIÃO DA SETAC LATINO-AMERICANA. VII CONGRESSO BRASILEIRO DE ECOTOXICOLOGIA E V REUNIÃO DA SETAC LATINO-AMERICANA. 2002. (Congresso).

XVI REUNIÃO ANUAL DE FEDERAÇÃO DE SOCIEDADE DE BILOGIA EXPERIMENTAL (FESBE). XVI REUNIÃO ANUAL DE FEDERAÇÃO DE SOCIEDADE DE BILOGIA EXPERIMENTAL (FESBE). 2001. (Congresso).

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. 2000. (Congresso).

I ENCONTRO PARANAENSE DE MICROBIOLOGIA.I ENCONTRO PARANAENSE DE MICROBIOLOGIA. 2000. (Encontro).

I SEMANA DA BIOLOGIA.I SEMANA DA BIOLOGIA. 2000. (Encontro).

IX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA.IX ENCONTRO ANUAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. 2000. (Encontro).

VI ENCONTRO DE ECOTOXICOLOGIA E 3ª REUNIÃO DA SETAC LATINOAMERICANA.VI ENCONTRO DE ECOTOXICOLOGIA E 3ª REUNIÃO DA SETAC LATINOAMERICANA. 2000. (Encontro).

VI ENCONTRO DE ECOTOXICOLOGIA E 3ª REUNIÃO DA SETAC LATINOAMERICANA.VI ENCONTRO DE ECOTOXICOLOGIA E 3ª REUNIÃO DA SETAC LATINOAMERICANA. 2000. (Encontro).

WORKSHOP ANÁLISE INTEGRADA DO PROJETO: ASPECTOS DA FAUNA E FLORA DA BACIA DO RIO TIBAGI. 2000. (Oficina).

XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. XXIII CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOLOGIA. 2000. (Congresso).

AQUÁTICOS DA AMÉRICA DO SUL e 2 CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINOAMERICANA DE ESPECIALISTAS EM MAMÍFEROS AQUÁTICOS. VII REUNIÃO DE TRABALHHO DE ESPECIALISTAS EM MAMÍFEROS AQUÁTICOS DA AMÉRICA DO SUL e 2 CONGRESSO DA SOCIEDADE LATINOAMERICANA DE ESPECIALISTAS EM MAMÍFEROS AQUÁTICOS. 1998. (Congresso).

XXI REUNIÃO DE GENÉTICA DE MICRORGANISMOS. 1997. (Encontro).

XXI SEMANA DA BIOLOGIA. 1997. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Pilar Louisy Maia Braga

Schietti, Juliana; COHN-HAFT, M. E.; FERREIRA, M.. Conectando biogeografia histórica e assembleias locais de aves de subosque na Amazônia: áreas de endemismo, diversidade de espécies e proporcionalidade de guildas. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Carolina Ramírez Méndes

Schietti, Juliana; Nelson, B.W.; Wagner, F.. Influência do El Nio 2015-2016 no incremento diamétrico das árvores da Amazônia central. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Edher Checa Cordoba

Schietti, Juliana; Rodrigues, J.V.; Pacheco, Maria Gracimar. Efeito da resistência à cavitação na mortalidade de árvores da Amazônia central. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Victor Lery Caetano Andrade

Schietti, Juliana; GRIBEL, ROGERIO; ANTUNES, A. P.. ?RECONSTRUÇÃO DE PADRÕES DE ESTABELECIMENTO E CRESCIMENTO DE UMA POPULAÇÃO DE BERTHOLLETIA EXCELSA (LECYTHIDACEAE) NUM PANO NA AMAZÔNIA CENTRAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Jailane Brandao Correa

Schietti, Juliana; Lopes, Aline; Souza, C. R.. Variação do estoque de carbono na biomassa lenhosa ao longo de um gradiente hidro-edáfico em florestas de igapó no Parque Nacional do Jaú, Amazônia Central. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Paulo Ricardo Piovesan

Schietti, Juliana; Hopkins, M.J.G.; Quisen, R. C.. Lianas da Amazônia Central: relação entre abundância local, propagação vegetativa e aspectos filogenéticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Juliano Franco De Moraes

Schietti, Juliana; Lima, Helena P.; Oliveira, J.C.. Ecologia histórica de florestas na bacia do rio Içana, alto Rio Negro, Amazonas: um legado Baniwa nas paisagens. 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Nancy Lorena Maniguaje Rincón

SCHONGART, J.; Rodrigues, J.V.;Schietti, Juliana. Relação da área foliar com a área do xilema ativo em árvores juvenis de seis espécies dominantes na Amazônia Central. 2016. Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Liane Lima

Schietti, Juliana; BAROLOTO, C.; SCHONGART, J.. Atributos funcionais da flora arbórea e arbustiva de campina e campinarana na Amazônia Central. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Rodrigo Vicente da Silva

Schietti, Juliana; VICENTINI, A.; WITTMANN, F.. Estrutura e estratégias funcionais de uma assembléia de samambaias terrestres ao longo de um gradiente hidroedáfico na Amazônia Central. 2015. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Natalia de Castro

Schietti, Juliana; Hopkins, M.J.G.; Scudeller, V.. Relação entre a tolerância de espécies arbóreas e sua distribuição em ecossistemas neotropicais. 2014. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Izabela Fonseca Aleixo

Nelson, B.W.; CHAMBERS, J.; SCHONGART, J.;Schietti, Juliana; CAMARGO, J. L.. Padrões fenológicos e mortalidade de árvores de terra firme na Amazônia Central. 2019. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Pamela Moser

Schietti, J.; Bustamante, M.M.C.; Pinto, J.R.R.. Dinâmica e características funcionais de comunidades arbóreas no Sudoeste da Amazônia: avaliando os impactos de uma grande hidrelétrica. 2018. Tese (Doutorado em Ecologia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Boris Eduardo Villa Zegarra

Schietti, J.; QUESADA, C. A.; VICENTINI, A.. Biomassa florestal e equações alométricas para estimar carbono em uma floresta de campinarana na Reserva de desenvolvimento sustentável Uatumã, Amazônia Central. 2017. Tese (Doutorado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Elsa Reneé Huamán Mendoza

BROWN, I. F.; HIGUCHI, Niro; SCHONGART, J.;Schietti, Juliana; Camargo, J.L.C.. MORTALIDADE DE ÁVORES E EMISSÃO DE CARBONO EM FLORESTAS TROPICAIS ASSOCIADA À SECA EXTREMA EM 2010 NA AMZÔNIA SUL OCIDENTAL. 2017. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Erick Manuel Oblitas Mendoza

Schietti, Juliana; Ferraz, JBS; Leal Filho, N.; SCHÖNGART, JOCHEN. Variação temporal e espacial na produtividade de raízes finas em uma floresta da Amazônia central. 2016. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Marcus Vinicius Athaydes Liesenfeld

Rita Mesquita;Schietti, Juliana; NASCIMENTO, H. E. M.; Nelson, B.W.; PAUSAS, J. G.. Efeitos do fogo de superfície experimental na ecologia de palmeiras (Arecaceae) em uma floresta no oeste da Amazônia. 2014. Tese (Doutorado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Maquelle Neves Garcia

Schietti, J.. Mecanismos hidráulicos associados ao ganho de carbono, ocupação de nichos e abundância de espécies tropicais. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Hellen Fernanda Viana Cunha

Schietti, J.. Efeito da fertilização na produtividade, respiração e eficiência no uso do carbono em uma floresta madura na Amazônia Central. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Carla Lang

Schietti, J.. Os efeitos de micro-organismos endófitos foliares sobre a performance das plantas de uma floresta amazônica. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Nathan Borges Gonçalves

Schietti, Juliana; Graça, P.M.A.; Martins, Giordane. Padrões sazonais da fenologia foliar de dossel em florestas de terra-firme na Amazônia central. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Edher Checa Cordoba

Schietti, Juliana; VICENTINI, A.; Pacheco, Maria Gracimar. Efeitos da sensibilidade a cavitação no crescimento e maortalidade de árvores da Amazônia Central. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Amanda Longhi Cordeiro

Valverde, Oscar;Schietti, Juliana; FUSCHLUGER, L.. Dinâmica de raízes finas em resposta à adição de fósforo em uma floresta de terra firme na Amazônia Central. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Olivia Beatriz Moraes Dias De Aguiar

Schietti, Juliana; Pereira, Henrique; Bruno, Ana Carla. Agrobiodiversidade e etnopedologia: um estudo sobre a distribuição de espécies florestais e o uso do solo na reocupação de um território tradicional no alto Xingu. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Lucas de Farias Cordeiro Siqueira Alencar

Schietti, Juliana; Landeiro, V.; Nelson, B.W.. Dinâmica dos padrões de desmatamento na Amazônia e implicações para o estado de conservação das paisagens. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Victor Lery Caetano Andrade

Schietti, Juliana; Sheppard, Glenn H.; Santos, G. M.. Análise de anéis de crescimento: investigação de pegadas humanas em árvores de Bertholletia excelsa no interflúvio dos rios Purus-Madeira-Solimões. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Alexandre Tadeu Brunello

Ferraz, JBS; Villani, FT;Schietti, J.. Disponibilidade e eficiência no uso de nutrientes em solos sob diferentes usos na região de Santarém e Belterra, Amazônia Oriental. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Liane Lima

Schietti, Juliana. Atributos funcionais da flora arbórea e arbustiva de campina e campinarana na Amazônia Central ao longo de gradientes hidro-edáficos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Biológicas (Botânica)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Rodrigo Vicente da Silva

Schietti, Juliana; WITTMANN, F.; VICENTINI, A.. Como a composição funcional de uma assembléia de samambaias terrestres é afetada ao longo de um gradiente hídrico. 2014.

Aluno: José Guedes Fernandes Neto

Schietti, J.; NASCIMENTO, H. E. M.; VICENTINI, A.. DINÂMICA DE CARACTERÍSTICAS FUNCIONAIS AO LONGO DA SUCESSÃO SECUNDÁRIA NA AMAZÔNIA CENTRA. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Aluno: Lucas Gabriel do Amaral Pereira

Schietti, J.; Souza, J; Menin, M. Composição das Assembleias de Morcegos (Mammalia: Chiroptera) em Função da Distância Vertical e Horizontal do Riacho em uma Floresta de Terra Firme na Amazônia Central. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Diversidade Biológica) - Universidade Federal do Amazonas.

Castro Lopes, R. B.; Soares, C.B.S.;Schietti, J.. Magistério Superior - Edital 93/2017 - "Conservação da Natureza". 2018. Universidade Federal do Amazonas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Cesar Meletti

MARTINEZ, C. B. R.; SOUZA, M. M.;MELETTI, P. C.. Avaliação da qualidade do sedimento do ribeirão Cambé (Londrina, PR) por meio de parâmetros funcionais de curimbas (Prochilodus lineatus). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina.

Wilson de Figueiredo Jardim

JARDIM, W. F.. Influência de processos fotomediados na dinâmica de mercúrio em pequenos tributários do sistema fluvial do médio e baixo Rio Negro, AM.. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Olaf Malm

MALM, O.. Influência da disponibilidade de luz na dinâmica do mercúrio em pequenos tributários do sistema fluvial do Rio Jaú, Amazônia Central.. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

José Julio de Toledo

Fearnside, P. M.; Baraloto, C.; Piedade, M. T. F.; Higuchi, N.;Toledo, J. J.. Interações entre floresta, chuva e solo em áreas de lençol freático superficial na Amazônia Central. 2013. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Marta Marques de Souza

SOUZA, M. M.MARTINEZ, Claudia Bueno dos Reis; MELETTI, Paulo César. Avaliação da qualidade do sedimento do Ribeirão Cambé (Londrina, PR) por meio de parâmetros funcionais de Curimbas (Prochilodus lineatus). 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina.

Philip Martin Fearnside

FEARNSIDE, PHILIP M.. Interações entre floresta, chuva e solo em áreas de lençol freático superficial na Amazônia Central.. 2013. Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Michelle Robin Carneiro de Rezende

O BALANÇO ENTRE A EMISSÃO DE ISOPRENO/MONOTERPENOS E ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS EM ESPÉCIES ARBÓREAS DE FLORESTAS TROPICAIS; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mirza Lago Bezerra

Efeito da disponibilidade de recursos na variabilidade intraespecífica do cipó Banisteriopsis caapi; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rubana Palhares Alves

BIOGEOGRAFIA, DOMESTICAÇÃO E ETNOBOTÂNICA DE PIQUIÁ (CARYOCAR VILLOSUM, CARYOCARACEAE); Início: 2017; Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; (Orientador);

Thaiane Rodrigues de Sousa

Interações ambientais e efeito de secas severas na dinâmica da floresta ao longo do interflúvio Purus-Madeira; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Elisangela Xavier da Rocha

Dinâmica temporal da composição florística e funcional da assembleia de lianas em uma floresta de terra-firme na Amazônia Central; Início: 2015; Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Alessandra Peixoto Ferreira

Importância do tamanho e densidade de vasos do xilema para a mortalidade e abundância de lianas; Início: 2018 - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Cibelly Honorato

Variações intraespecíficas na anatomia foliar de lianas; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Sara Deambrozi Coelho

ESTUDO DA RELACAO ENTRE OS TAMANHOS POPULACIONAIS DAS ESPECIES ARBOREAS NA AMAZONIA E SEUS USOS PELOS HUMANOS; 2018; Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Viniciu Mutti Bertin

Dinâmica demográfica de árvores, lianas, palmeiras e arbustos na Amazônia central; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Marcelle São Pedro Abdiel de Souza

O papel da limitação por nutrientes no acúmulo de biomassa em florestas secundárias na Amazonia Central; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Felipe Marciniak Ferreira

O efeito da fragmentação no crescimento sazonal de doze espécies árbóreas; 2017; Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Luiza Helena Menezes Cosme

Importância da arquitetura hidráulica e atributos do xilema para entender padrões de distribuição de árvores ao longo de um gradiente hídrico na Amazônia Central; 2016; Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Hermísia Coelho Pedrosa

Existem evidências de domesticação de (Pourouma cecropiifolia) na Amazônia Ocidental?; 2015; Dissertação (Mestrado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Nancy Lorena Maniguje Rincon

RELAÇÃO DA AREA FOLIAR E A AREA DO XILEMA COM O CRESCIMENTO EM PLANTAS DE SUB-BOSQUE NA RESERVA FLORESTAL ADOLPHO DUCKE, AMAZÔNIA CENTRAL; 2014; Dissertação (Mestrado em Clima e Ambiente) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Coorientador: Juliana Schietti de Almeida;

Diogo Martins Rosa

PADRÕES DE FENOLOGIA DE ÁREA FOLIAR EM FLORESTAS ESPECTRALMENTE DISTINTASNA AMAZÔNIA CENTRAL, ESTIMADOS COM LIDAR PORTÁTIL TERRESTRE; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia,; Coorientador: Juliana Schietti de Almeida;

DANILO ROBERTI ALVES DE ALMEIDA

DINAMICA DOS INCENDIOS EM FLORESTAS DE IGAPO E TERRA FIRME A PARTIR DE ATRIBUTOS ESTRUTURAIS, ESTIMADOS COM DADOS LIDAR; 2013; Dissertação (Mestrado em Ciências de Florestas Tropicais) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Juliana Schietti de Almeida;

DANILO ROBERTI ALVES DE ALMEIDA

Monitoramento de programas de restauração de paisagens florestais por meio de sensoriamento remoto LiDAR; 2015; Tese (Doutorado em Recursos Florestais) - Universidade de São Paulo, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Juliana Schietti de Almeida;

Gisele Biem Mori

Estrutura funcional das comunidades arbóreas de florestas alagáveis na Amazônia: comparação entre duas tipologias contrastantes; 2015; Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Juliana Schietti de Almeida;

Luan Moço Arnaud Soares

Variações interespecíficas da anatomia estomática das folhas de árvores de ambientes contrastantes na Amazônia central; 2015; Iniciação Científica - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Ivanery Garcia Ferreira

Levantamento de traços funcionais de plantas ao longo de gradientes ambientais na Amazônia Central; 2016; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Luiza Helena Menezes Cosme

Relação entre traços funcionais e propriedades ecossistêmicas; 2016; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Dorival Cruz da Silva

Monitoramento Hidrológico ao longo da BR-319; 2012; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Angelica Cristina Gouveia Nunes

Banco de dados eletrônico da estrutura da vegetação ao longo da BR-319; 2012; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

KELLY SARMENTO

Variação espacial da densidade da madeira e das taxas de crescimento de árvores de dossel no interflúvio Purus-Madeira; 2011; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Rafael Stern

Padrões de crescimento de árvores ao longo da BR-319 como base científica para conservação das florestas de entorno da rodovia; 2010; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Paola Bleicker

Variação espacial da densidade da madeira e das taxas de crescimento de árvores de dossel no interflúvio Purus-Madeira; 2010; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Juliana Schietti de Almeida;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Cláudia Bueno dos Reis Martinez

Avaliação da qualidade do sedimento do ribeirão Cambé (Londrina, PR) por meio de parâmetros funcionais de curimbas (Prochilodus lineatus); ; 2001; 63 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Londrina; Orientador: Cláudia Bueno dos Reis Martinez;

William Ernest Magnusson

INTERAÇÃO ENTRE CLIMA, VEGETAÇÃO E ÁGUA DO SOLO NO INTERFLÚVIO PURUS-MADEIRA; 2013; Tese (Doutorado em Biologia (Ecologia)) - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: William Ernest Magnusson;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • ROCHA, E.X. ; Schietti, J. ; GEROLAMO, C.S. ; BURNHAM, R.J. ; NOGUEIRA, Anselmo . Higher rates of liana regeneration after canopy fall drives species abundance patterns in central Amazonia. JOURNAL OF ECOLOGY , v. x, p. z-z, 2020.

  • OLIVEIRA, RAFAEL S. ; COSTA, F. R. C. ; VAN BAALEN, EMMA ; DE JONGE, ARJEN ; BITTENCOURT, PAULO R. ; ALMANZA, YANINA ; BARROS, FERNANDA DE V. ; CORDOBA, EDHER C. ; FAGUNDES, MARINA V. ; GARCIA, SABRINA ; GUIMARAES, ZILZAT.M. ; HERTEL, MARIANA ; Schietti, J. ; RODRIGUES-SOUZA, JEFFERSON ; POORTER, LOURENS . Embolism resistance drives the distribution of Amazonian rainforest tree species along hydro-topographic gradients. NEW PHYTOLOGIST , v. 221, p. 1457-1465, 2019.

  • ALMEIDA, DANILO ROBERTI ALVES DE ; STARK, SCOTT C. ; SHAO, GANG ; Schietti, Juliana ; Nelson, Bruce Walker ; SILVA, CARLOS ALBERTO ; GORGENS, ERIC BASTOS ; VALBUENA, RUBEN ; PAPA, DANIEL DE ALMEIDA ; BRANCALION, PEDRO HENRIQUE SANTIN . Optimizing the Remote Detection of Tropical Rainforest Structure with Airborne Lidar: Leaf Area Profile Sensitivity to Pulse Density and Spatial Sampling. Remote Sensing , v. 11, p. 92, 2019.

  • FRAPPART, F. ; PAPA, F. ; GÜNTNER, A. ; TOMASELLA, J. ; PFEFFER, J. ; RAMILLIEN, G. ; EMILIO, T. ; Schietti, J. ; SEOANE, L. ; DA SILVA CARVALHO, J. ; MEDEIROS MOREIRA, D. ; BONNET, M.-P. ; SEYLER, F. . The spatio-temporal variability of groundwater storage in the Amazon River Basin. ADVANCES IN WATER RESOURCES , v. 124, p. 41-52, 2019.

  • ALMEIDA, D. R. A. ; STARK, S.C. ; CHAZDON, R. ; NELSON, B.W. ; CESAR, R.G. ; MELI, P. ; GORGENS, E.B. ; DUARTE, M.M. ; VALBUENA, R. ; MORENO, V.S. ; MENDES, A.F. ; AMAZONAS, N. ; GONÇALVES, N.B. ; SILVA, C.A. ; Schietti, J. ; BRANCALION, P.H.S. . The effectiveness of lidar remote sensing for monitoring forest cover attributes and landscape restoration. FOREST ECOLOGY AND MANAGEMENT , v. 438, p. 34-43, 2019.

  • MORI, GISELE BIEM ; Schietti, Juliana ; POORTER, LOURENS ; PIEDADE, MARIA TERESA FERNANDEZ . Trait divergence and habitat specialization in tropical floodplain forests trees. PLoS One , v. 14, p. e0212232, 2019.

  • ALMEIDA, D. R. A. ; STARK, S. C. ; Schietti, J. ; CAMARGO, J. L. C. ; AMAZONAS, N. T. ; GORGENS, E. B. ; M ROSA, D. ; SMITH, M. N. ; VALBUENA, R. ; SALESKA, S. ; ANDRADE, A. ; MESQUITA, R. ; LAURANCE, S. G ; LAURANCE, W. F. ; LOVEJOY, T. E ; BROADBENT, E. N. ; SHIMABUKURO, Y. E. ; PARKER, G. G. ; LEFSKY, M. ; SILVA, C. A. ; BRANCALION, P. H. S . Persistent effects of fragmentation on tropical rainforest canopy structure after 20 years of isolation. ECOLOGICAL APPLICATIONS , v. 1, p. e01952, 2019.

  • GOMES, VITOR H. F. IJFF, STÉPHANIE D. RAES, NIELS AMARAL, IÊDA LEÃO SALOMÃO, RAFAEL P. DE SOUZA COELHO, LUIZ DE ALMEIDA MATOS, FRANCISCA DIONÍZIA CASTILHO, Carolina V. DE ANDRADE LIMA FILHO, DIOGENES LÓPEZ, DAIRON CÁRDENAS GUEVARA, JUAN ERNESTO MAGNUSSON, W. E. PHILLIPS, OLIVER L. WITTMANN, FLORIAN DE JESUS VEIGA CARIM, MARCELO MARTINS, MARIA PIRES IRUME, MARIANA VICTÓRIA SABATIER, DANIEL MOLINO, JEAN-FRANÇOIS BÁNKI, OLAF S. DA SILVA GUIMARÃES, JOSÉ RENAN PITMAN, NIGEL C. A. PIEDADE, Maria Teresa Fernandez MENDOZA, ABEL MONTEAGUDO LUIZE, BRUNO GARCIA , et al. VENTICINQUE, EDUARDO MARTINS DE LEÃO NOVO, EVLYN MÁRCIA MORAES VARGAS, PERCY NÚEZ SILVA, THIAGO SANNA FREIRE MANZATTO, ANGELO GILBERTO TERBORGH, JOHN REIS, NEIDIANE FARIAS COSTA MONTERO, JUAN CARLOS CASULA, KATIA REGINA MARIMON, BEATRIZ S. MARIMON, BEN-HUR CORONADO, EURIDICE N. HONORIO FELDPAUSCH, TED R. DUQUE, ALVARO ZARTMAN, CHARLES EUGENE ARBOLEDA, NICOLÁS CASTAO KILLEEN, TIMOTHY J. MOSTACEDO, BONIFACIO VASQUEZ, RODOLFO SCHÖNGART, JOCHEN ASSIS, RAFAEL L. MEDEIROS, MARCELO BRILHANTE SIMON, MARCELO FRAGOMENI ANDRADE, ANA LAURANCE, WILLIAM F. CAMARGO, JOSÉ LUÍS DEMARCHI, LAYON O. LAURANCE, SUSAN G. W. DE SOUSA FARIAS, EMANUELLE NASCIMENTO, HENRIQUE EDUARDO MENDONÇA REVILLA, JUAN DAVID CARDENAS QUARESMA, ADRIANO COSTA, FLAVIA R. C. VIEIRA, IMA CÉLIA GUIMARÃES CINTRA, BRUNO BARÇANTE LADVOCAT CASTELLANOS, HERNÁN BRIENEN, ROEL STEVENSON, PABLO R. FEITOSA, YURI DUIVENVOORDEN, JOOST F. AYMARD C., GERARDO A. MOGOLLÓN, HUGO F. TARGHETTA, NATALIA COMISKEY, JAMES A. VICENTINI, ALBERTO LOPES, ALINE DAMASCO, GABRIEL DÁVILA, NÁLLARETT GARCÍA-VILLACORTA, ROOSEVELT LEVIS, CAROLINA Schietti, J. SOUZA, PRISCILA Emilio, Thaise ALONSO, ALFONSO NEILL, DAVID DALLMEIER, FRANCISCO FERREIRA, LEANDRO VALLE ARAUJO-MURAKAMI, ALEJANDRO PRAIA, DANIEL DO AMARAL, DÁRIO DANTAS CARVALHO, FERNANDA ANTUNES DE SOUZA, FERNANDA COELHO FEELEY, KENNETH ARROYO, LUZMILA PANSONATO, MARCELO PETRATTI GRIBEL, ROGERIO VILLA, BORIS LICONA, JUAN CARLOS FINE, PAUL V. A. CERÓN, CARLOS BARALOTO, CHRIS JIMENEZ, ELIANA M. STROPP, JULIANA ENGEL, JULIEN SILVEIRA, MARCOS MORA, MARIA CRISTINA PEUELA PETRONELLI, PASCAL MAAS, PAUL THOMAS-CAESAR, RAQUEL HENKEL, TERRY W. DALY, DOUG PAREDES, MARCOS RÍOS BAKER, TIM R. FUENTES, ALFREDO Peres, Carlos A. CHAVE, JEROME PENA, JOSE LUIS MARCELO DEXTER, KYLE G. SILMAN, MILES R. JRGENSEN, PETER MLLER PENNINGTON, TOBY DI FIORE, ANTHONY VALVERDE, FERNANDO CORNEJO PHILLIPS, JUAN FERNANDO RIVAS-TORRES, GONZALO VON HILDEBRAND, PATRICIO VAN ANDEL, TINDE R. RUSCHEL, ADEMIR R. PRIETO, ADRIANA RUDAS, AGUSTÍN HOFFMAN, BRUCE VELA, CÉSAR I. A. BARBOSA, EDELCILIO MARQUES ZENT, EGLEÉ L. GONZALES, GEORGE PEPE GALLARDO DOZA, HILDA PAULETTE DÁVILA DE ANDRADE MIRANDA, IRES PAULA GUILLAUMET, JEAN-LOUIS PINTO, LINDER FELIPE MOZOMBITE DE MATOS BONATES, LUIZ CARLOS SILVA, NATALINO GÓMEZ, RICARDO ZÁRATE ZENT, STANFORD GONZALES, THERANY VOS, VINCENT A. MALHI, YADVINDER OLIVEIRA, ALEXANDRE A. CANO, ANGELA ALBUQUERQUE, BIANCA WEISS VRIESENDORP, CORINE CORREA, DIEGO FELIPE TORRE, EMILIO VILANOVA VAN DER HEIJDEN, GEERTJE RAMIREZ-ANGULO, HIRMA RAMOS, JOSÉ FERREIRA YOUNG, KENNETH R. ROCHA, MAIRA NASCIMENTO, MARCELO TRINDADE MEDINA, MARIA NATALIA UMAA TIRADO, MILTON WANG, OPHELIA SIERRA, RODRIGO TORRES-LEZAMA, ARMANDO MENDOZA, CASIMIRO FERREIRA, CID BAIDER, CLÁUDIA VILLARROEL, DANIEL BALSLEV, HENRIK MESONES, ITALO GIRALDO, LIGIA ESTELA URREGO CASAS, LUISA FERNANDA REATEGUI, MANUEL AUGUSTO AHUITE LINARES-PALOMINO, REYNALDO ZAGT, RODERICK CÁRDENAS, SASHA FARFAN-RIOS, WILLIAM SAMPAIO, ADEILZA FELIPE PAULETTO, DANIELA SANDOVAL, ELVIS H. VALDERRAMA AREVALO, FREDDY RAMIREZ HUAMANTUPA-CHUQUIMACO, ISAU GARCIA-CABRERA, KARINA HERNANDEZ, LIONEL GAMARRA, LUIS VALENZUELA ALEXIADES, MIGUEL N. PANSINI, SUSAMAR CUENCA, WALTER PALACIOS MILLIKEN, WILLIAM RICARDO, JOANA LOPEZ-GONZALEZ, GABRIELA POS, EDWIN TER STEEGE, HANS ; Species Distribution Modelling: Contrasting presence-only models with plot abundance data. Scientific Reports , v. 8, p. 1-12, 2018.

  • DE ABREU, FERNANDO HENRIQUE TEÓFILO ; Schietti, Juliana ; Anciães, Marina . Spatial and environmental correlates of intraspecific morphological variation in three species of passerine birds from the Purus-Madeira interfluvium, Central Amazonia. EVOLUTIONARY ECOLOGY , v. x, p. 1, 2018.

  • PEDROSA, HERMÍSIA C. ; CLEMENT, C. R. ; Schietti, J. . The Domestication of the Amazon Tree Grape (Pourouma cecropiifolia) Under an Ecological Lens. Frontiers in Plant Science , v. 9, p. 203, 2018.

  • POORTER, LOURENS ; Castilho, Carolina V. ; Schietti, J. ; OLIVEIRA, RAFAEL S. ; COSTA, F. R. C. . Can traits predict individual growth performance? A test in a hyperdiverse tropical forest. NEW PHYTOLOGIST , v. online, p. online, 2018.

  • LEVIS, C. COSTA, F. R. C. BONGERS, F. PEA-CLAROS, M. CLEMENT, C. R. JUNQUEIRA, A. B. NEVES, E. G. TAMANAHA, E. K. FIGUEIREDO, F. O. G. SALOMÃO, R. P. CASTILHO, C. V. MAGNUSSON, W. E. PHILLIPS, O. L. GUEVARA, J. E. SABATIER, D. MOLINO, J.-F. LÓPEZ, D. CÁRDENAS MENDOZA, A. M. PITMAN, N. C. A. DUQUE, A. VARGAS, P. NÚEZ ZARTMAN, C. E. VASQUEZ, R. ANDRADE, A. CAMARGO, J. L. , et al. FELDPAUSCH, T. R. LAURANCE, S. G. W. LAURANCE, W. F. KILLEEN, T. J. NASCIMENTO, H. E. MENDONÇA MONTERO, J. C. MOSTACEDO, B. AMARAL, I. L. GUIMARÃES VIEIRA, I. C. BRIENEN, R. CASTELLANOS, H. TERBORGH, J. CARIM, M. DE JESUS VEIGA GUIMARÃES, J. R. DA SILVA COELHO, L. DE SOUZA MATOS, F. D. DE ALMEIDA WITTMANN, F. MOGOLLÓN, H. F. DAMASCO, G. DÁVILA, N. GARCÍA-VILLACORTA, R. CORONADO, E. N. H. EMILIO, T. FILHO, D. DE ANDRADE LIMA Schietti, J. SOUZA, P. TARGHETTA, N. COMISKEY, J. A. MARIMON, B. S. MARIMON, B.-H. NEILL, D. ALONSO, A. ARROYO, L. CARVALHO, F. A. DE SOUZA, F. C. DALLMEIER, F. PANSONATO, M. P. DUIVENVOORDEN, J. F. FINE, P. V. A. STEVENSON, P. R. ARAUJO-MURAKAMI, A. AYMARD C., G. A. BARALOTO, C. DO AMARAL, D. D. ENGEL, J. HENKEL, T. W. MAAS, P. PETRONELLI, P. REVILLA, J. D. CARDENAS STROPP, J. DALY, D. GRIBEL, R. PAREDES, M. RÍOS SILVEIRA, M. THOMAS-CAESAR, R. BAKER, T. R. DA SILVA, N. F. FERREIRA, L. V. PERES, C. A. SILMAN, M. R. CERÓN, C. VALVERDE, F. C. DI FIORE, A. JIMENEZ, E. M. MORA, M. C. PEUELA TOLEDO, M. BARBOSA, E. M. BONATES, L. C. DE MATOS ARBOLEDA, N. C. FARIAS, E. DE SOUSA FUENTES, A. GUILLAUMET, J.-L. JRGENSEN, P. MLLER MALHI, Y. DE ANDRADE MIRANDA, I. P. PHILLIPS, J. F. PRIETO, A. RUDAS, A. RUSCHEL, A. R. SILVA, N. VON HILDEBRAND, P. VOS, V. A. ZENT, E. L. ZENT, S. CINTRA, B. B. L. NASCIMENTO, M. T. OLIVEIRA, A. A. RAMIREZ-ANGULO, H. RAMOS, J. F. RIVAS, G. SCHÖNGART, J. SIERRA, R. TIRADO, M. VAN DER HEIJDEN, G. TORRE, E. V. WANG, O. YOUNG, K. R. BAIDER, C. CANO, A. FARFAN-RIOS, W. FERREIRA, C. HOFFMAN, B. MENDOZA, C. MESONES, I. TORRES-LEZAMA, A. MEDINA, M. N. U. VAN ANDEL, T. R. VILLARROEL, D. ZAGT, R. ALEXIADES, M. N. BALSLEV, H. GARCIA-CABRERA, K. GONZALES, T. HERNANDEZ, L. HUAMANTUPA-CHUQUIMACO, I. MANZATTO, A. G. MILLIKEN, W. CUENCA, W. P. PANSINI, S. PAULETTO, D. AREVALO, F. R. REIS, N. F. COSTA SAMPAIO, A. F. GIRALDO, L. E. URREGO SANDOVAL, E. H. VALDERRAMA GAMARRA, L. VALENZUELA VELA, C. I. A. TER STEEGE, H. ; Persistent effects of pre-Columbian plant domestication on Amazonian forest composition. Science (New York, N.Y.) , v. 355, p. 925-931, 2017.

  • COSME, LUIZA H. M. ; Schietti, J. ; COSTA, F. R. C. ; OLIVEIRA, RAFAEL S. . The importance of hydraulic architecture to the distribution patterns of trees in a central Amazonian forest. NEW PHYTOLOGIST , v. online, p. 1-13, 2017.

  • PERES, CARLOS A. ; Emilio, Thaise ; Schietti, Juliana ; DESMOULIÈRE, SYLVAIN J. M. ; LEVI, TAAL . Dispersal limitation induces long-term biomass collapse in overhunted Amazonian forests. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America , v. 113, p. 892-897, 2016.

  • Schietti, J. ; MARTINS, DEMÉTRIUS ; Emilio, Thaise ; SOUZA, PRISCILA F. ; LEVIS, CAROLINA ; BACCARO, FABRICIO B. ; PINTO, JOSÉ LUIZ PURRI DA VEIGA ; MOULATLET, GABRIEL M. ; STARK, SCOTT C. ; SARMENTO, KELLY ; DE ARAÚJO, R. NAZARÉ O. ; COSTA, F. R. C. ; SCHÖNGART, JOCHEN ; QUESADA, CARLOS A. ; SALESKA, SCOTT R. ; TOMASELLA, JAVIER ; MAGNUSSON, WILLIAM E. . Forest structure along a 600 km transect of natural disturbances and seasonality gradients in central-southern Amazonia. Journal of Ecology (Print) , v. online, p. 1, 2016.

  • ALMEIDA, DANILO ROBERTI ALVES DE ; Nelson, Bruce Walker ; Schietti, Juliana ; GORGENS, ERIC BASTOS ; RESENDE, ANGÉLICA FARIA ; STARK, SCOTT C. ; VALBUENA, RUBÉN . Contrasting fire damage and fire susceptibility between seasonally flooded forest and upland forest in the Central Amazon using portable profiling LiDAR. Remote Sensing of Environment , v. 184, p. 153-160, 2016.

  • MOULATLET, G. M. ; RENNÓ, C. D. ; COSTA, F. R. C. ; EMILIO, T. ; Schietti, J. . Mapping hydrological environments in central Amazonia: ground validation and surface model based on SRTM DEM data corrected for deforestation. Earth System Science Data , v. 7, p. 29-34, 2015.

  • STARK, SCOTT C. ; ENQUIST, BRIAN J. ; SALESKA, SCOTT R. ; LEITOLD, VERONIKA ; Schietti, Juliana ; LONGO, MARCOS ; ALVES, LUCIANA F. ; CAMARGO, PLINIO B. ; OLIVEIRA, RAIMUNDO C. . Linking canopy leaf area and light environments with tree size distributions to explain Amazon forest demography. Ecology Letters (Print) , v. 18, p. n/a-n/a, 2015.

  • FAUSET, SOPHIE JOHNSON, MICHELLE O. GLOOR, MANUEL BAKER, TIMOTHY R. MONTEAGUDO M., ABEL BRIENEN, ROEL J.W. FELDPAUSCH, TED R. LOPEZ-GONZALEZ, GABRIELA MALHI, YADVINDER TER STEEGE, HANS PITMAN, NIGEL C.A. BARALOTO, CHRISTOPHER ENGEL, JULIEN PÉTRONELLI, PASCAL ANDRADE, ANA CAMARGO, JOSÉ LUÍS C. LAURANCE, SUSAN G.W. LAURANCE, WILLIAM F. CHAVE, JERÔME ALLIE, ELODIE VARGAS, PERCY NÚEZ TERBORGH, JOHN W. RUOKOLAINEN, KALLE SILVEIRA, MARCOS AYMARD C., GERARDO A. , et al. ARROYO, LUZMILA BONAL, DAMIEN RAMIREZ-ANGULO, HIRMA ARAUJO-MURAKAMI, ALEJANDRO NEILL, DAVID HÉRAULT, BRUNO DOURDAIN, AURÉLIE TORRES-LEZAMA, ARMANDO MARIMON, BEATRIZ S. SALOMÃO, RAFAEL P. COMISKEY, JAMES A. RÉJOU-MÉCHAIN, MAXIME TOLEDO, MARISOL LICONA, JUAN CARLOS ALARCÓN, ALFREDO PRIETO, ADRIANA RUDAS, AGUSTÍN VAN DER MEER, PETER J. KILLEEN, TIMOTHY J. MARIMON JUNIOR, BEN-HUR POORTER, LOURENS BOOT, RENE G.A. STERGIOS, BASIL TORRE, EMILIO VILANOVA COSTA, F. R. C. LEVIS, CAROLINA Schietti, J. SOUZA, PRISCILA GROOT, NIKÉE ARETS, ERIC MOSCOSO, VICTOR CHAMA CASTRO, WENDESON CORONADO, EURIDICE N. HONORIO PEA-CLAROS, MARIELOS STAHL, CLEMENT BARROSO, JORCELY TALBOT, JOEY VIEIRA, IMA CÉLIA GUIMARÃES VAN DER HEIJDEN, GEERTJE THOMAS, RAQUEL VOS, VINCENT A. ALMEIDA, EVERTON C. DAVILA, ESTEBAN ÁLVAREZ ARAGÃO, LUIZ E.O.C. ERWIN, TERRY L. MORANDI, PAULO S. DE OLIVEIRA, EDMAR ALMEIDA VALADÃO, MARCO B.X. ZAGT, RODERICK J. VAN DER HOUT, PETER LOAYZA, PATRICIA ALVAREZ PIPOLY, JOHN J. WANG, OPHELIA ALEXIADES, MIGUEL CERÓN, CARLOS E. HUAMANTUPA-CHUQUIMACO, ISAU DI FIORE, ANTHONY PEACOCK, JULIE CAMACHO, NADIR C. PALLQUI UMETSU, RICARDO K. DE CAMARGO, PLÍNIO BARBOSA BURNHAM, ROBYN J. HERRERA, RAFAEL QUESADA, CARLOS A. STROPP, JULIANA VIEIRA, SIMONE A. STEININGER, MARC RODRÍGUEZ, CARLOS REYNEL RESTREPO, ZORAYDA MUELBERT, ADRIANE ESQUIVEL LEWIS, SIMON L. PICKAVANCE, GEORGIA C. PHILLIPS, OLIVER L. ; Hyperdominance in Amazonian forest carbon cycling. Nature Communications , v. 6, p. 6857, 2015.

  • Poorter, L. VAN DER SANDE, M. T. THOMPSON, J. ARETS, E. J. M. M. ALARCÓN, A. ÁLVAREZ-SÁNCHEZ, J. ASCARRUNZ, N. BALVANERA, P. BARAJAS-GUZMÁN, G. BOIT, A. BONGERS, F. CARVALHO, F. A. CASANOVES, F. CORNEJO-TENORIO, G. COSTA, F. R. C. DE CASTILHO, C. V. DUIVENVOORDEN, J. F. DUTRIEUX, L. P. ENQUIST, B. J. FERNÁNDEZ-MÉNDEZ, F. FINEGAN, B. GORMLEY, L. H. L. HEALEY, J. R. HOOSBEEK, M. R. IBARRA-MANRÍQUEZ, G. , et al. JUNQUEIRA, A. B. LEVIS, C. LICONA, J. C. LISBOA, L. S. MAGNUSSON, W. E. MARTÍNEZ-RAMOS, M. MARTÍNEZ-YRIZAR, A. MARTORANO, L. G. MASKELL, L. C. MAZZEI, L. MEAVE, J. A. MORA, F. MUOZ, R. NYTCH, C. PANSONATO, M. P. PARR, T. W. PAZ, H. PÉREZ-GARCÍA, E. A. RENTERÍA, L. Y. RODRÍGUEZ-VELAZQUEZ, J. ROZENDAAL, D. M. A. RUSCHEL, A. R. SAKSCHEWSKI, B. SALGADO-NEGRET, B. Schietti, J. SIMÕES, M. SINCLAIR, F. L. SOUZA, P. F. SOUZA, F. C. STROPP, J. TER STEEGE, H. SWENSON, N. G. THONICKE, K. TOLEDO, M. URIARTE, M. VAN DER HOUT, P. WALKER, P. ZAMORA, N. PEA-CLAROS, M. ; Diversity enhances carbon storage in tropical forests. Global Ecology and Biogeography (Print) , v. 24, p. n/a-n/a, 2015.

  • HUNTER, MARIA O. ; KELLER, Michael ; MORTON, DOUGLAS ; COOK, BRUCE ; LEFSKY, MICHAEL ; DUCEY, MARK ; SALESKA, SCOTT ; OLIVEIRA JUNIOR, R. C. ; Schietti, J. . Structural Dynamics of Tropical Moist Forest Gaps. Plos One , v. 10, p. e0132144, 2015.

  • TER STEEGE, H. PITMAN, N. C. A. KILLEEN, T. J. LAURANCE, W. F. PERES, C. A. GUEVARA, J. E. SALOMAO, R. P. CASTILHO, C. V. AMARAL, I. L. DE ALMEIDA MATOS, F. D. DE SOUZA COELHO, L. MAGNUSSON, W. E. PHILLIPS, O. L. DE ANDRADE LIMA FILHO, D. DE JESUS VEIGA CARIM, M. IRUME, M. V. MARTINS, M. P. MOLINO, J.-F. SABATIER, D. WITTMANN, F. LOPEZ, D. C. DA SILVA GUIMARAES, J. R. MENDOZA, A. M. VARGAS, P. N. MANZATTO, A. G. , et al. REIS, N. F. C. TERBORGH, J. CASULA, K. R. MONTERO, J. C. FELDPAUSCH, T. R. HONORIO CORONADO, E. N. MONTOYA, A. J. D. ZARTMAN, C. E. MOSTACEDO, B. VASQUEZ, R. ASSIS, R. L. MEDEIROS, M. B. SIMON, M. F. ANDRADE, A. CAMARGO, J. L. LAURANCE, S. G. W. NASCIMENTO, H. E. M. MARIMON, B. S. MARIMON, B.-H. COSTA, F. TARGHETTA, N. VIEIRA, I. C. G. BRIENEN, R. CASTELLANOS, H. DUIVENVOORDEN, J. F. MOGOLLON, H. F. PIEDADE, M. T. F. AYMARD C., G. A. COMISKEY, J. A. DAMASCO, G. DAVILA, N. GARCIA-VILLACORTA, R. DIAZ, P. R. S. VINCENTINI, A. EMILIO, T. LEVIS, C. Schietti, J. SOUZA, P. ALONSO, A. DALLMEIER, F. FERREIRA, L. V. NEILL, D. ARAUJO-MURAKAMI, A. ARROYO, L. CARVALHO, F. A. SOUZA, F. C. AMARAL, D. D. D. GRIBEL, R. LUIZE, B. G. PANSONATO, M. P. VENTICINQUE, E. FINE, P. TOLEDO, M. BARALOTO, C. CERON, C. ENGEL, J. HENKEL, T. W. JIMENEZ, E. M. MAAS, P. MORA, M. C. P. PETRONELLI, P. REVILLA, J. D. C. SILVEIRA, M. STROPP, J. THOMAS-CAESAR, R. BAKER, T. R. DALY, D. PAREDES, M. R. DA SILVA, N. F. FUENTES, A. JORGENSEN, P. M. SCHONGART, J. SILMAN, M. R. ARBOLEDA, N. C. CINTRA, B. B. L. VALVERDE, F. C. DI FIORE, A. PHILLIPS, J. F. VAN ANDEL, T. R. VON HILDEBRAND, P. BARBOSA, E. M. DE MATOS BONATES, L. C. DE CASTRO, D. DE SOUSA FARIAS, E. GONZALES, T. GUILLAUMET, J.-L. HOFFMAN, B. MALHI, Y. DE ANDRADE MIRANDA, I. P. PRIETO, A. RUDAS, A. RUSCHELL, A. R. SILVA, N. VELA, C. I. A. VOS, V. A. ZENT, E. L. ZENT, S. CANO, A. NASCIMENTO, M. T. OLIVEIRA, A. A. RAMIREZ-ANGULO, H. RAMOS, J. F. SIERRA, R. TIRADO, M. MEDINA, M. N. U. VAN DER HEIJDEN, G. TORRE, E. V. VRIESENDORP, C. WANG, O. YOUNG, K. R. BAIDER, C. BALSLEV, H. DE CASTRO, N. FARFAN-RIOS, W. FERREIRA, C. MENDOZA, C. MESONES, I. TORRES-LEZAMA, A. GIRALDO, L. E. U. VILLARROEL, D. ZAGT, R. ALEXIADES, M. N. GARCIA-CABRERA, K. HERNANDEZ, L. HUAMANTUPA-CHUQUIMACO, I. MILLIKEN, W. CUENCA, W. P. PANSINI, S. PAULETTO, D. AREVALO, F. R. SAMPAIO, A. F. VALDERRAMA SANDOVAL, E. H. GAMARRA, L. V. ; Estimating the global conservation status of more than 15,000 Amazonian tree species. Science Advances , v. 1, p. e1500936-e1500936, 2015.

  • MARTINS, DEMÉTRIUS L. ; Schietti, Juliana ; FELDPAUSCH, TED R. ; LUIZÃO, FLÁVIO J. ; PHILLIPS, OLIVER L. ; ANDRADE, ANA ; CASTILHO, CAROLINA V. ; LAURANCE, SUSAN G. ; OLIVEIRA, ÁTILA ; AMARAL, IEDA L. ; TOLEDO, JOSÉ J. ; LUGLI, LAYNARA F. ; PURRI VEIGA PINTO, JOSÉ LUIZ ; MENDOZA, ERICK M. OBLITAS ; QUESADA, CARLOS A. . Soil-induced impacts on forest structure drive coarse woody debris stocks across central Amazonia. Plant Ecology & Diversity (Print) , v. 7, p. 1-13, 2014.

  • MITCHARD, EDWARD T. A. FELDPAUSCH, TED R. BRIENEN, ROEL J. W. LOPEZ-GONZALEZ, GABRIELA Monteagudo, Abel Baker, Timothy R. LEWIS, SIMON L. LLOYD, JON QUESADA, CARLOS A. GLOOR, MANUEL Ter Steege, Hans MEIR, PATRICK ALVAREZ, ESTEBAN ARAUJO-MURAKAMI, ALEJANDRO ARAGÃO, LUIZ E. O. C. ARROYO, LUZMILA AYMARD, GERARDO BANKI, OLAF BONAL, DAMIEN BROWN, SANDRA BROWN, FOSTER I. CERÓN, CARLOS E. CHAMA MOSCOSO, VICTOR CHAVE, JEROME COMISKEY, JAMES A. , et al. CORNEJO, FERNANDO CORRALES MEDINA, MASSIEL DA COSTA, LOLA COSTA, FLAVIA R. C. DI FIORE, ANTHONY DOMINGUES, TOMAS F. ERWIN, TERRY L. FREDERICKSON, TODD HIGUCHI, N. HONORIO CORONADO, EURIDICE N. Killeen, Tim J. Laurance, William F. LEVIS, CAROLINA MAGNUSSON, WILLIAM E. MARIMON, BEATRIZ S. MARIMON JUNIOR, BEN HUR MENDOZA POLO, IRINA MISHRA, PIYUSH NASCIMENTO, MARCELO T. NEILL, DAVID NÚEZ VARGAS, MARIO P. PALACIOS, WALTER A. PARADA, ALEXANDER PARDO MOLINA, GUIDO PEA-CLAROS, MARIELOS PITMAN, NIGEL PERES, CARLOS A. POORTER, LOURENS Prieto, Adriana RAMIREZ-ANGULO, HIRMA RESTREPO CORREA, ZORAYDA ROOPSIND, ANAND ROUCOUX, KATHERINE H. RUDAS, AGUSTIN Salomão, Rafael P. Schietti, J. SILVEIRA, MARCOS DE SOUZA, PRISCILA F. STEININGER, MARC K. STROPP, JULIANA TERBORGH, JOHN THOMAS, RAQUEL TOLEDO, MARISOL TORRES-LEZAMA, ARMANDO VAN ANDEL, TINDE R. VAN DER HEIJDEN, GEERTJE M. F. VIEIRA, IMA C. G. VIEIRA, SIMONE VILANOVA-TORRE, EMILIO VOS, VINCENT A. WANG, OPHELIA ZARTMAN, CHARLES E. Malhi, Yadvinder PHILLIPS, OLIVER L. ; Markedly divergent estimates of Amazon forest carbon density from ground plots and satellites. Global Ecology and Biogeography (Print) , v. 1, p. n/a-n/a, 2014.

  • MOULATLET, GABRIEL M. ; COSTA, F. R. C. ; RENNÓ, CAMILO D. ; Emilio, Thaise ; Schietti, J. . Local Hydrological Conditions Explain Floristic Composition in Lowland Amazonian Forests. Biotropica (Lawrence, KS) , v. online, p. n/a-n/a, 2014.

  • EMILIO, THAISE QUESADA, CARLOS A. Costa, Flávia R.C. MAGNUSSON, W. E. Schietti, J. FELDPAUSCH, TED R. BRIENEN, ROEL J.W. BAKER, TIMOTHY R. CHAVE, JEROME ÁLVAREZ, ESTEBÁN ARAÚJO, ALEJANDRO BÁNKI, OLAF CASTILHO, Carolina V. HONORIO C., EURÍDICE N. KILLEEN, TIMOTHY J. MALHI, YADVINDER OBLITAS MENDOZA, ERICK M. MONTEAGUDO, ABEL NEILL, DAVID ALEXANDER PARADA, GERMAINE PEA-CRUZ, ANTONIO RAMIREZ-ANGULO, HIRMA SCHWARZ, MICHAEL SILVEIRA, MARCOS TER STEEGE, HANS , et al. TERBORGH, JOHN W. THOMAS, RAQUEL TORRES-LEZAMA, ARMANDO VILANOVA, EMILIO PHILLIPS, OLIVER L. ; Soil physical conditions limit palm and tree basal area in Amazonian forests. Plant Ecology & Diversity (Print) , v. 7, p. 215-229, 2014.

  • BACCARO, FABRICIO B. ; ROCHA, IVANEIDE F. ; DEL AGUILA, BARBARA E. G. ; Schietti, J. ; EMILIO, THAISE ; PINTO, JOSÉ LUIZ PURRI DA VEIGA ; LIMA, A. P. ; Lima, Albertina P. ; Magnusson, William E. . Changes in Ground-dwelling Ant Functional Diversity are Correlated with Water-Table Level in an Amazonian Terra Firme Forest. Biotropica (Lawrence, KS) , v. 45, p. n/a-n/a, 2013.

  • TER STEEGE, H. PITMAN, N. C. A. SABATIER, D. BARALOTO, C. SALOMAO, R. P. GUEVARA, J. E. PHILLIPS, O. L. CASTILHO, C. V. MAGNUSSON, W. E. MOLINO, J.-F. MONTEAGUDO, A. NUNEZ VARGAS, P. MONTERO, J. C. FELDPAUSCH, T. R. CORONADO, E. N. H. KILLEEN, T. J. MOSTACEDO, B. VASQUEZ, R. ASSIS, R. L. TERBORGH, J. WITTMANN, F. ANDRADE, A. LAURANCE, W. F. LAURANCE, S. G. W. MARIMON, B. S. , et al. MARIMON, B.-H. GUIMARAES VIEIRA, I. C. AMARAL, I. L. BRIENEN, R. CASTELLANOS, H. CARDENAS LOPEZ, D. DUIVENVOORDEN, J. F. MOGOLLON, H. F. MATOS, F. D. D. A. DAVILA, N. GARCIA-VILLACORTA, R. STEVENSON DIAZ, P. R. COSTA, F. EMILIO, T. LEVIS, C. Schietti, J. SOUZA, P. ALONSO, A. DALLMEIER, F. MONTOYA, A. J. D. FERNANDEZ PIEDADE, M. T. ARAUJO-MURAKAMI, A. ARROYO, L. GRIBEL, R. FINE, P. V. A. PERES, C. A. TOLEDO, M. AYMARD C., G. A. BAKER, T. R. CERON, C. ENGEL, J. HENKEL, T. W. MAAS, P. PETRONELLI, P. STROPP, J. ZARTMAN, C. E. DALY, D. NEILL, D. SILVEIRA, M. PAREDES, M. R. CHAVE, J. LIMA FILHO, D. D. A. JORGENSEN, P. M. FUENTES, A. SCHONGART, J. CORNEJO VALVERDE, F. DI FIORE, A. JIMENEZ, E. M. PENUELA MORA, M. C. PHILLIPS, J. F. RIVAS, G. VAN ANDEL, T. R. VON HILDEBRAND, P. HOFFMAN, B. ZENT, E. L. MALHI, Y. PRIETO, A. RUDAS, A. RUSCHELL, A. R. SILVA, N. VOS, V. ZENT, S. OLIVEIRA, A. A. SCHUTZ, A. C. GONZALES, T. TRINDADE NASCIMENTO, M. RAMIREZ-ANGULO, H. SIERRA, R. TIRADO, M. UMANA MEDINA, M. N. VAN DER HEIJDEN, G. VELA, C. I. A. VILANOVA TORRE, E. VRIESENDORP, C. WANG, O. YOUNG, K. R. BAIDER, C. BALSLEV, H. FERREIRA, C. MESONES, I. TORRES-LEZAMA, A. URREGO GIRALDO, L. E. ZAGT, R. ALEXIADES, M. N. HERNANDEZ, L. HUAMANTUPA-CHUQUIMACO, I. MILLIKEN, W. PALACIOS CUENCA, W. PAULETTO, D. VALDERRAMA SANDOVAL, E. VALENZUELA GAMARRA, L. DEXTER, K. G. FEELEY, K. LOPEZ-GONZALEZ, G. SILMAN, M. R. ; Hyperdominance in the Amazonian Tree Flora. Science (New York, N.Y.) , v. 342, p. 1243092-1243092, 2013.

  • CINTRA, B. B. L. ; Schietti, J. ; EMILLIO, T. ; MARTINS, D. ; MOULATLET, G. ; SOUZA, P. ; LEVIS, C. ; QUESADA, C. A. ; SCHÖNGART, J. . Soil physical restrictions and hydrology regulate stand age and wood biomass turnover rates of Purus-Madeira interfluvial wetlands in Amazonia. Biogeosciences , v. 10, p. 7759-7774, 2013.

  • Schietti, Juliana ; Emilio, Thaise ; RENNÓ, CAMILO D. ; DRUCKER, DEBORA P. ; COSTA, FLÁVIA R.C. ; NOGUEIRA, ANSELMO ; BACCARO, FABRICIO B. ; FIGUEIREDO, FERNANDO ; CASTILHO, CAROLINA V. ; KINUPP, VALDELY ; GUILLAUMET, JEAN-LOUIS ; GARCIA, ANA RAQUEL M. ; Lima, Albertina P. ; Magnusson, William E. . Vertical distance from drainage drives floristic composition changes in an Amazonian rainforest. Plant Ecology & Diversity (Print) , v. 7, p. 1-13, 2013.

  • LEVIS, CAROLINA ; SOUZA, PRISCILA FIGUEIRA DE ; Schietti, Juliana ; Emilio, Thaise ; PINTO, JOSÉ LUIZ PURRI DA VEIGA ; CLEMENT, CHARLES R. ; COSTA, FLAVIA R. C. . Historical Human Footprint on Modern Tree Species Composition in the Purus-Madeira Interfluve, Central Amazonia. Plos One , v. 7, p. e48559, 2012.

  • STARK, SCOTT C. ; LEITOLD, VERONIKA ; WU, JIN L. ; HUNTER, MARIA O. ; DE CASTILHO, CAROLINA V. ; Costa, Flávia R. C. ; MCMAHON, SEAN M. ; PARKER, GEOFFREY G. ; SHIMABUKURO, MÔNICA TAKAKO ; LEFSKY, MICHAEL A. ; KELLER, MICHAEL ; ALVES, LUCIANA F. ; Schietti, Juliana ; SHIMABUKURO, YOSIO EDEMIR ; BRANDÃO, DIEGO O. ; WOODCOCK, TARA K. ; HIGUCHI, NIRO ; DE CAMARGO, PLINIO B. ; DE OLIVEIRA, RAIMUNDO C. ; SALESKA, SCOTT R. . Amazon forest carbon dynamics predicted by profiles of canopy leaf area and light environment. Ecology Letters (Print) , v. 15, p. 1406-1414, 2012.

  • PEZZINI, FLÁVIA ALVES DE MELO, PABLO HENDRIGO SILVA DE OLIVEIRA, DAYANE MAYELY XAVIER DE AMORIM, RAINER GOUVÊA DE FIGUEIREDO, FERNANDO OLIVEIRA PIGNATARI DRUCKER, DEBORA DE OLIVEIRA RODRIGUES, FLÁVIO ROGÉRIO ZUQUIM, GABRIELA Emilio, Thaise CAPELLOTTO COSTA, FLÁVIA REGINA MAGNUSSON, WILLIAM ERNEST FELIPE SAMPAIO, ADEILZA PIMENTEL LIMA, ALBERTINA DE MESQUITA GARCIA, ANA RAQUEL GILBERTO MANZATTO, ANGELO NOGUEIRA, ANSELMO DA COSTA, CÂNDIDA PEREIRA DE ARAÚJO BARBOSA, CARLOS EDUARDO BERNARDES, CAROLINA VOLKMER DE CASTILHO, CAROLINA DA CUNHA, CATIA NUNES DE FREITAS, CINTIA GOMES DE OLIVEIRA CAVALCANTE, CLAYMIR OLIVEIRA BRANDÃO, DIEGO DE JESUS RODRIGUES, DOMINGOS , et al. DA PAIXÃO RODRIGUES DOS SANTOS, ELIANA CELESTINO BEGGIATO BACCARO, FABRICIO YOKO ISHIDA, FRANÇOISE ANTUNES CARVALHO, FERNANDA MASSAINE MOULATLET, GABRIEL GUILLAUMET, JEAN-LOUIS BERNARD VEIGA PINTO, JOSÉ LUIZ PURRI Schietti, Juliana DO VALE, JULIO DANIEL BELGER, LAUREN MARTINS VERDADE, LUCIANO PETRATTI PANSONATO, MARCELO TRINDADE NASCIMENTO, MARCELO VILELA DOS SANTOS, MÁRCIA CLÉIA SOUZA DA CUNHA, MARIANA ARRUDA, RAFAEL IMBROZIO BARBOSA, REINALDO LAERTE ROMERO, RICARDO PANSINI, SUSAMAR PENA PIMENTEL, TANIA ; The Brazilian Program for Biodiversity Research (PPBio) Information System. Biodiversity & Ecology , v. 4, p. 265-274, 2012.

  • Trancoso, Ralph ; FILHO, ARNALDO CARNEIRO ; TOMASELLA, JAVIER ; Schietti, J. ; FORSBERG, Bruce Rider ; MILLER, ROBERT PRITCHARD . Deforestation and conservation in major watersheds of the Brazilian Amazon. Environmental Conservation , p. 1, 2010.

  • Emilio, Thaise ; Nelson, Bruce Walker ; Schietti, J. ; SCHIETTI, JULIANA ; Desmoulière, Sylvain J.-M. ; Espírito Santo, Helder M. V. ; Costa, Flávia R. C. . Assessing the relationship between forest types and canopy tree beta diversity in Amazonia. Ecography (Copenhagen) , v. 33, p. 738-747, 2010.

  • Schietti, J. ; MELETTI, P ; MARTINEZ, C . Acute effects of sediments taken from an urban stream on physiological and biochemical parameters of the neotropical fish. Comparative Biochemistry and Physiology. C. Toxicology & Pharmacology , v. 140, p. 356-363, 2005.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Schietti, J. . Paisagem da área proposta para criação do Parque Estadual Tabocais do Pauini. 2007.

Saleska, R.S. ; CAMARGO, P. B. ; Oliveira Junior, R.C. ; Stark, S.C. ; Schietti, J. . PIRE - Amazon Forest Ecology and Biogeochemistry. 2009. .

Schietti, J. ; Trancoso, Ralph . Introdução ao Sistema de Informações Geográficas e Sensoriamento Remoto (para o IBAMA). 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Camargo, J.L.C. ; Machado, G. ; Schietti, J. ; Junqueira, A. . Ecologia da Floresta Amazônica. 2007. .

Kolb, S. ; Schietti, J. ; Mortati, A. . Brazilian Ecosystems: the protection and management of biodiversity. 2007. .

Kolb, S. ; Schietti, J. ; Mortati, A. . Brazilian Ecosystems: the protection and management of biodiversity. 2006. .

Kolb, S. ; Schietti, J. ; Mortati, A. . Brazilian Ecosystems: the protection and management of biodiversity. 2005. .

Kolb, S. ; Schietti, J. ; Mortati, A. . Brazilian Ecosystems: the protection and management of biodiversity. 2004. .

Kolb, S. ; Schietti, J. ; Mortati, A. . Brazilian Ecosystems: the protection and management of biodiversity. 2003. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    The other side of tropical forest drought: Do shallow water table regions of Amazonia act as large-scale hydrologic refugia from drought?, Descrição: The vegetation that covers the Earth has many important functions. One of the biggest impacts of vegetation is trapping and storing carbon dioxide from the atmosphere. The vast Amazon rainforest makes a significant contribution to this carbon storage function. However, the Amazon forest is being threatened by recent changes to climate, which are making droughts stronger and more frequent. A big question is whether the Amazon will be resilient to these droughts, or whether they will slow forest growth and kill trees, which would release carbon. A significant challenge is the lack of information about a large portion of the Amazon forest?about 30%?with shallow water tables, where trees live in an environment of excess water. In these water-logged forests, tree growth is slow because soil conditions are poor for tree roots. Here, drought could actually be beneficial to trees by reducing this water-logging. On the other hand, these forests have roots that grow close to the soil?s surface and require wet conditions. In this case, strong droughts that last a long time dry the upper soil and could reduce growth more, killing more trees than in forests with well-drained soils. This project will answer questions about the role of belowground water sources as an important control on response of tropical forest to drought. Data will be made available to the broader research community. This project will also help train students in how to measure forests, and provide information about tropical forests to the public. This project will measure forest canopy response to drought at sites in the Brazilian Amazon. The approach is to unify field ecology with remote observation of ecosystems from canopy towers and satellites. Canopy towers constructed in this project?representing the first of their kind in water-logged soils of the interior Amazon?provide detailed information about tree growth. The capacity of the forest canopy for photosynthesis will be measured through leaf demography and phenology. This new knowledge will be combined with networks of existing canopy towers in deep water table depth sites, satellite images spanning the Amazon, data on tree growth and death from a network of forest surveys, and detailed measurements of soil water and other environmental factors. This project will build an accurate new understanding of the factors that impact forest carbon cycling, while contrasting water-logged with well-drained soil responses. A data-based model of ecosystem structure and function will offer a quantitative accounting of the contribution of these water-logged forests in the Amazon to climate change responses. These results have the potential to transform our current perspective on drought effects over tropical forests, from widely detrimental to a more nuanced mosaic of endangered and benefited areas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / Bruce Walker Nelson - Integrante / Scott C. Stark - Coordenador / Scott R. Saleska - Integrante / Flávia Regina Capellotto Costa - Integrante., Financiador(es): The National Science Foundation - Auxílio financeiro.

  • 2020 - Atual

    Estratégias ecológicas em árvores e lianas: avaliando características dentro e entre espécies para entender o uso de água em plantas da Amazônia Central, Descrição: A resiliência da floresta Amazônica frente a mudanças globais está ligada a diferentes estratégias ecológicas das plantas que estruturam as florestas. Compromissos de investimentos (trade-offs) em características do sistema hidráulico das plantas podem maximizar sua eficiência ou segurança no transporte de água, fazendo plantas com estratégias mais aquisitivas (que otimizam crescimento e são mais vulneráveis à seca) ou conservativas (que otimizam sobrevivência e são mais resistentes à seca). O trade-off entre eficiência e segurança hidráulica é conhecido para vasos de condução de água na madeira de árvores. Porém, ainda não sabemos se há uma coordenação em torno de uma única estratégia, eficiente ou segura, quando olhamos para características da madeira e das folhas. As evidência na literatura são contrastantes e focadas apenas em árvores. Lianas, que são competidoras de árvores em florestas tropicais, são mais eficientes no transporte de água porque têm vasos de maior calibre mas parecem não apresentar o mesmo trade-off de eficiência e segurança hidráulica na madeira. Nesse projeto, investigaremos a existência de uma coordenação, entre características ligadas ao transporte de água em folhas e madeira, em torno de um único eixo de estratégias para maximizar eficiência ou segurança hidráulica. Mais especificamente, (i) avaliaremos se há correlações negativas dentro dos tecidos folha e madeira (evidenciando trade-offs) e se há correlações positivas entre características das folhas e madeira, evidenciando coordenação em torno de eficiência ou segurança (e.g. espécies com vasos maiores no xilema teriam também folhas com estômatos maiores); e (ii) faremos essas avaliações de forma comparativa entre árvores e lianas. Além disso, em espécies de árvores que são dominantes na Amazônia central e com ampla distribuição geográfica, avaliaremos se (iii) há uma relação da variação intra-específica de características da madeira ligadas ao sistema hidráulico com variações no gradiente hidroedáfico em que as espécies ocorrem. Esperamos que em espécies de árvores, nas quais há necessidade de investimento em estrutura de suporte, os trade-offs entre eficiência e segurança sejam mais fortes e que haja uma coordenação única entre características das folhas e madeira em torno de um sistema de transporte de água mais eficiente ou seguro. Em lianas, devido ao hábito lianescente e ausência de necessidade de investimentos em um caule principal de suporte, esperamos que os trade-offs de investimento sejam mais relaxados e portanto, a coordenação entre folhas e madeira seria mais fraca que a encontrada em árvores. Espécies dominantes com ampla distribuição geográfica devem ajustar suas características de acordo com as condições hídricas e edáficas locais, no sentido de sistemas hidráulicos mais eficientes onde há mais água disponível e sistemas mais seguros onde há regime de déficit hídrico. Esses resultados podem contribuir para predições mais realistas e acuradas de mudanças no funcionamento da floresta amazônica frente a intensificação do regime hidrológico que estamos vivendo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Coordenador / Baccaro, Fabricio - Integrante / Elisangela Rocha - Integrante / Laura Martins - Integrante.

  • 2019 - Atual

    Cascading consequences of hunting and fishing for ecosystem services in Amazonian forest, Descrição: The proposed project aims to investigate the degree to which (over)harvest of large-bodied terrestrial and aquatic frugivores is an anthropogenic driver of carbon stock change in structurally undisturbed Amazonian forests, and elucidate the implications of defaunation to carbon stocks in otherwise undisturbed tropical forests. We will also quantify the effect of an existing community-based fishing management arrangement in the Jurua River and establish a similar experimental system for hunting activities. Conforming to the call for proposals, this project will therefore integrate multiple pressures (hunting and fishing) into the single perspective of Amazon forest ecosystem services provisioning, map and quantify the cumulative effects of these pressures at different scales, assess measures for reducing ecological strain and provide information relevant for both local communities and the public administration. The project addresses what is arguably the most critical issues at the interface between food security, biodiversity conservation and natural resource management in Amazonia, and global climate issues. In addition, the project clearly addresses Norway?s commitment to sustainable development and reduced deforestation in the Amazon.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Coordenador / Torbjrn Haugaasen - Integrante / Carlos Peres - Integrante / Oliver Philips - Integrante / Izeni Farias - Integrante / Joseph Hawes - Integrante / Priscila Lopes - Integrante / Brendan Fisher - Integrante / Erik N. Gomez-Baggethun - Integrante., Financiador(es): Research Council of Norway - Auxílio financeiro.

  • 2019 - Atual

    - SYNERGIZE - Synthesising Ecological Responses to Degradation in Amazonian Environments, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Coordenador / Flávia Regina Capellotto Costa - Integrante / Joice Nunes Ferreira - Integrante / Jos Barlow - Integrante / Erika Berenguer - Integrante.

  • 2018 - Atual

    Amazônia domesticada: relações entre pessoas, plantas e paisagens, Descrição: A Amazônia, assim como outras florestas tropicais do mundo, é um antroma: um bioma formado a partir das interações entre as pessoas e seus ecossistemas. Os povos pré-colombianos domesticaram a paisagem, tornando os solos mais férteis, transformando o relevo (e.g., valas, geoglifos, canais, poços, terraços), alterando a riqueza e abundância de espécies vegetais e domesticando populações de plantas. Em algumas regiões da Amazônia, como no Sudoeste e no Leste, as evidências das transformações são mais pronunciadas, enquanto em outras, como no Centro, no Sul e nas áreas de interflúvios, as mudanças são mais sutis ou o cenário conhecido simplesmente reflete a ausência de estudos. Assim, a escala e a intensidade da domesticação da Amazônia ainda são alvo de debate. Nesta proposta, o nosso objetivo é analisar a domesticação de paisagens, a distribuição e a domesticação de plantas alimentícias, especialmente da mandioca (Manihot esculenta), do piquiá (Caryocar villosum), e do camu-camu (Myrciaria dubia), considerando aspectos etnobotânicos, históricos, arqueológicos, ecológicos e genéticos. Estas espécies foram escolhidas por terem características biológicas distintas e poderem servir como modelos para outros estudos de domesticação. A mandioca é o principal cultivo domesticado da Amazônia e apresenta diversas variedades, sendo que muitas delas vêm sendo abandonadas em regiões como no médio Solimões. O piquiá é uma árvore frondosa com ampla distribuição na bacia Amazônica ocorrendo em algumas regiões de forma agregada, podendo esta ser resultante de uma domesticação incipiente pré-colombiana. O camu-camu é um arbusto com uma fruta rica em vitamina C, com forte interesse comercial e que está começando a ser domesticado. Vamos estudar a domesticação de populações destas plantas dentro do escopo da etnobotânica, relatando os usos, manejos e características das plantas selecionadas para o cultivo, e empregando abordagens específicas para cada espécie. Os estudos da paisagem vão abranger o Centro (médio Solimões) e o Sudoeste (rio Roosevelt) da Amazônia, regiões onde os estudos apontam que a influência humana na transformação da paisagem foi pouco expressiva. Na região do médio Solimões novos sítios arqueológicos vêm sendo mapeados, havendo a necessidade de estudar os vestígios destes sítios e verificar a relação destes com as plantas que atualmente compõem a paisagem. Na região do rio Roosevelt, as mudanças de hábitos alimentares dos povos indígenas alertam o consumo, processamento e propagação de plantas comestíveis, o que pode reduzir a diversidade de espécies tradicionalmente cultivadas e colocar em risco a segurança e soberania alimentar destes povos. Na região do médio Solimões pretendemos também avaliar as mudanças nas comunidades vegetais considerando diferentes tempos de abandono do manejo das áreas; analisar os vestígios arqueológicos vegetais para comparar as plantas usadas no passado e no presente; e avaliar a influência de eventos extremos (e.g., secas e cheias de maior intensidade) nas práticas agrícolas e resiliência socioecológica de comunidades. Na região do rio Roosevelt, vamos dar enfoque ao estudo das plantas alimentícias, sendo avaliadas as práticas alimentares, segurança e soberania alimentar de povos indígenas. Pretendemos preencher lacunas do conhecimento sobre a ecologia histórica da Amazônia, publicar pelo menos dez artigos em revistas de alto impacto, e assim contribuir para o debate sobre o processo de domesticação da Amazônia. Além disso, o nosso estudo contribuirá com a gestão dos recursos vegetais nas áreas protegidas estudadas, com a documentação e a valorização do conhecimento dos povos tradicionais da Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / Charles Roland Clement - Coordenador / Doriane Picanço Rodrigues - Integrante / Rubana Palhares Alves - Integrante / Angela May Steward - Integrante / Ariel de Andrade Molina - Integrante / Eduardo Kazuo Tamanaha - Integrante / Juan Carlos Aguirre Neira - Integrante / Julia Vieira da Cunha Ávila - Integrante / Mariana Franco Cassino - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Relação entre traços funcionais e propriedades ecossistêmicas: a importância de variações intraespecíficas na densidade da madeira e altura de árvores dominantes em gradientes ambientais na Amazônia central, Descrição: Nos ultimos anos, diversos estudos tem indicado alteracoes no balanco de carbono da floresta amazonica que podem estar relacionados com mudancas globais. Para entender os mecanismos promotores dessas alteracoes e necessario ligar o comportamento de individuos frente a variacoes ambientais com respostas no nivel do ecossistema. O estudo de tracos funcionais proporciona essa abordagem, mas a extensao continental da floresta amazonica e a enorme riqueza de especies dificultam a realizacao de estudos representativos. No entanto, um estudo recente estimou que cerca de 1% das especies de arvores da Amazonia abrigam metade dos caules de toda a floresta da bacia, sugerindo que os ciclos biogeoquimicos da maior floresta do globo sao determinados por poucas especies que dominam a floresta. Neste contexto, investigaremos se variacoes em tracos funcionais de especies dominantes ao longo de gradientes ambientais podem prever variacoes no nivel do ecossistema. Para isso, serao selecionadas especies que contribuem com 50 a 80% da area basal de florestas previamente inventariadas em cerca de 90 parcelas permanentes distribuidas em um transeccao de cerca de 700 km na Amazonia central (cobrindo gradientes hidricos e edaficos entre Manaus a Humaita no Estado do Amazonas). Serao medidos tracos funcionais relacionados com acumulo de carbono e condutividade hidraulica em arvores: a densidade da madeira e a altura maxima de arvores adultas. A variacao intraespecifica desses tracos funcionais ao longo de gradientes hidro-edaficos (profundidade do lencol freatico, textura e fertilidade do solo e precipitacao) sera avaliada e posteriormente relacionada com estimativas de altura do dossel, area basal e estoques de biomassa arborea acima do solo. Os resultados deste projeto indicarao se as especies de arvores dominantes e os tracos funcionais avaliados podem ser usados como marcadores de propriedades ecossistemicas ligadas ao ciclo do carbono. Esses resultados podem simplificar o entendimento dos ciclos biogeoquimicos na Amazonia, direcionando estudos futuros para selecao de especies e tracos funcionais representativos de propriedades ecossistemicas relevantes para o entendimento das mudancas globais. Tambem, conhecimento destas relacoes e importante para avaliar a precisao de modelos de estimativa de estoques de carbono.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Coordenador / William E Magnusson - Integrante / Carolina V. de Castilho - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Linking dynamics and plant functional traits to identify the main drivers of forest changes in Central Amazonia, Descrição: Global change is widely recognized as one of the biggest environmental threats at present. Its impacts on tropical forests are potentially large, but are still not well documented and are poorly understood. Potential drivers of short or long-term changes in forest structure and composition can be drought, elevated levels of disturbances, CO2 fertilization, higher temperatures, N fertilization or pure random drift, and which of these drivers is acting is still unclear. The aim of this proposal is to 1) evaluate to what extent forests are changing, 2) infer which environmental factor drives forest change, 3) unravel the underlying mechanisms, and 4) identify which species might be most sensitive to change... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / Thaise Emilio - Integrante / Bruce Walker Nelson - Integrante / Flávia Regina Capellotto Costa - Coordenador / CASTILHO, CAROLINA V. - Integrante / Jochen Schöngart - Integrante / Lourens Poorter - Integrante.

  • 2014 - 2017

    Como as florestas da Amazônia Central respondem às variações climáticas? Efeitos sobre dinâmica florestal e sinergia com a fragmentação florestal, Descrição: Este projeto se propõe a combinar 34 anos de monitoramento de vegetação de floresta de terra firme, em áreas fragmentadas e em florestas contínuas, 14 anos de monitoramento em vegetação secundária, e cerca de 20 anos de monitoramento climático a partir de torres aparelhadas com equipamento meteorológico, na expectativa de gerar modelos mais refinados que contemplem a dinâmica florestal, e que permitam conhecer os impactos de variações climáticas sobre a floresta amazônica... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / José Luis Campana Camargo - Integrante / Scott C. Stark - Integrante / Ana Andrade - Integrante / Rita Mesquita - Coordenador / Alberto Vicentini - Integrante / Robyn Burnham - Integrante.

  • 2014 - Atual

    PP-FOR: towards jointly monitoring Amazon ecosystems and biodiversity by PPBio and RAINFOR, Descrição: Our aim is to lay the foundation for greater integration of the two most extensive on-the-ground forest monitoring programmes in Amazonia. One is UK-led (RAINFOR), the other is Brazil-led (PPBio). Both focus on intact, natural ecosystems, and aim to develop whole-system knowledge to inform responsible management of the forest environment for multiple benefits. To do this together, we will: 1. Share field techniques and train researchers, students, and rural community participants in the key field protocols for forest carbon measurement, population dynamics, and biodiversity assessment 2. Recensus 30 PPBio plots in a huge spatial gap in the ecologically and biogeochemically least known region of Amazonia, where carbon balance, tree growth, tree mortality, and biodiversity dynamics remain unmonitored. 3. Train researchers, students, and rural community participants how to process, share, and analyse inventory plot data collected, using international protocols.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / William E Magnusson - Integrante / PHILLIPS, OLIVER L. - Integrante / LOPEZ-GONZALEZ, GABRIELA - Integrante / Flávia Regina Capellotto Costa - Coordenador.

  • 2010 - Atual

    Impactos Antrópicos no Ecossistema de Floresta Tropical - PELD Site Manaus, Descrição: Durante a primeira fase do PELD foi possível entender de forma razoavelmente abrangente os impactos de ações antrópicas diretas (fragmentação florestal e extração seletiva de madeira) sobre alguns componentes das florestas amazônicas de terra-firme, e determinar os padrões de distribuição de populações, comunidades e processos ecossistêmicos em função da variação ambiental no espaço. Entretanto, alguns aspectos ainda não estudados serão cruciais para entender o futuro da floresta tropical frente a mudanças locais e globais. Embora os efeitos de longo prazo destas perturbações locais tenham sido bem entendidos para componentes críticos do ecossistema (biomassa arbórea, dinâmica florestal, liteira), os efeitos de longo prazo das perturbações locais sobre vários componentes da biodiversidade ainda não foram estudados. Além disso, espera-se uma sinergia entre efeitos de mudanças climáticas e as perturbações antrópicas locais, o que demanda que os estudos tenham longa duração, para que se possa entender como modificações climáticas vão afetar florestas já fragilizadas por perturbações prévias. Um outro aspecto que demanda mais esforços é a interação entre a dinâmica temporal e a variação ambiental no espaço, já que os estudos realizados até o momento tem indicado que a dinâmica não é igual em todas as partes da paisagem. Por fim, para entender efeitos de mudanças climáticas, são necessários estudos acoplados de hidrologia e da dinâmica dos componentes bióticos, em especial, a vegetação. Desta forma, as questões centrais para a segunda fase do PELD sítio 1 serão: 1)Quais os efeitos de longo prazo das perturbações locais sobre vários componentes da biodiversidade? 2)Quais as sinergias entre efeitos de mudanças climáticas e as perturbações antrópicas locais sobre populações, comunidades e processos ecossistêmicos? 3)Quais são as interações entre a dinâmica temporal de populações, comunidades e processos ecossistêmicos e a variação ambiental no espaço? 4)Quais as relaçõe.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / William E Magnusson - Integrante / Bruce Walker Nelson - Integrante / Carolina V. de Castilho - Integrante / Fabricio Beggiato Baccaro - Integrante / Marina Anciães - Integrante / Flávio Luizão - Integrante / Flávia Regina Capellotto Costa - Coordenador / Jansen Alfredo Sampaio Zuanon - Integrante / Carlos Alberto Quesada - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Relações estruturantes entre hidrologia e vegetação no interfluvio Purus-Madeira, Descrição: Esta proposta se baseia no desenvolvimento de estudos detalhados que permitam entender a relação estruturante entre clima e vegetação. Mais especificamente estamos interessados em saber de que forma a composição florística, estrutura e funcionamento da vegetação estão relacionados com variações climáticas mediadas pela hidrologia do solo e se estas relações estruturantes podem ser usadas para definir as diferenças fisionômicas entre tipos vegetacionais na região do interflúvio Purus-Madeira. O projeto aqui proposto apresenta uma abordagem que integra estudos em hidrologia e ecologia na Amazônia. No campo da hidrologia destacam-se a caracterização, desenvolvimento e validação de modelos de disponibilidade água no solo e flutuações do lençol freático para a Região do Purus Madeira. No campo da ecologia, o estabelecimento de relações funcionais entre parâmetros estruturais e florísticos da vegetação e hidrologia permitirá prever estrutura e composição florística em áreas ainda desconhecidas a partir de parâmetros hidrológicos facilmente mensuráveis e a prever a resposta das comunidades vegetais a mudanças nas condições hidrológicas originais. O conhecimento sobre determinantes da estruturação de comunidades vegetais, da distribuição espacial e auto-ecologia das espécies que ocorrem no interflúvio Purus-Madeira obtidos pelo projeto também serão muito valiosos para o planejamento da conservação, uso e manejo de áreas e espécies vegetais. Somado a isso, o transecto Purus-Madeira oferece um grau de variação climática e de vegetação que permite testar hipóteses sobre os condicionantes hidrológicos de cada padrão de vegetação, e entender grau de resiliência da vegetação diante de extremos climáticos. Esta informação é essencial na calibração de modelos de vegetação dinâmica, que são utilizados em estudos tais como o de mudanças climáticas. Sendo assim, o conhecimento gerado será importante para reduzir a incerteza quanto ao possível impacto sobre a Amazônia de cenários fut. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Coordenador / Thaise Emilio - Integrante / José Júlio de Toledo - Integrante / TOMASELLA, JAVIER - Integrante / Demétrius Lira Martins - Integrante / Jochen Schöngart - Integrante / Flávia Regina Capellotto Costa - Integrante / Carlos Alberto Quesada - Integrante / Camilo Daleles Rennó - Integrante / CINTRA, BRUNO BARÇANTE LADVOCAT - Integrante / Daniel Andrés - Integrante / Laura de Simone Borma - Integrante.

  • 2001 - 2003

    Biomarcadores de contaminação aquátical na bacia do rio Tibagi, Descrição: Avaliação das respostas fisilógicas e bioquímicas de espécies de peixes nativas a contaminação aquática da Bacia do rio Tibagi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / Elissandra U Winkaler - Integrante / Indianara F Barcarolli - Integrante / Cláudia B R Martinez - Coordenador / Marta Marques de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2001 - 2002

    Biomarcadores da Toxicidade do sedimento do ribeirão Cambé, Descrição: Avaliação da toxicidade de amostras de sedimento coletados no ribeirão Cambé sobre peixes da espécie Prochilodus Lineatus, por meio de biomarcadores fisiológicos e bioquímicos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Juliana Schietti de Almeida - Integrante / Henrique C Galindo - Integrante / Elissandra U Winkaler - Integrante / Indianara F Barcarolli - Integrante / Cláudia B R Martinez - Coordenador / Bruno A Galindo - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2018

Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2018-2023), Academia Brasileira de Ciências.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Amazonas, ICB - Instituto de Ciências Biológicas. , Avenida Rodrigo Otávio, Coroado I, 69067005 - Manaus, AM - Brasil, Telefone: (92) 33051181, Ramal: 2380

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2019 - Atual

    EMBRAPA

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - Atual

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do corpo permanente PPG-CFT

  • 2014 - Atual

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora do Corpo Permanente PPG - Ecologia

  • 2014 - 2019

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Posdoc PNPD/CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisador Posdoc PNPD/CAPES associada ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia

  • 2009 - 2013

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq - Estudante de doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2008

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista DTI (CNPq/INPA) - Pesquisa, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Bolsista de Pesquisa no Laboratório de Sistemas de Informações Geográficas (SIGLab) do INPA de 2005 a 2008.

  • 2003 - 2005

    Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq - Estudante de mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2017

      Ensino, Ciências de Florestas Tropicais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Ecologia Florestal (CFT-105) - 2017 - Semestre 2 (45h), Ecologia Florestal (CFT-105) - 2018- Semestre 2 (45h), Seminario de área II (SEM II) - 2017- Semestre1 (15h), Seminario de área II (SEM II) - 2018- Semestre1 (15h), Seminario de área III (SEM III) - 2017- Semestre 1 (15h), Seminario de área III (SEM III) - 2018- Semestre 1 (15h)

    • 01/2014

      Ensino, Biologia (Ecologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Características Funcionais de Plantas (TopEsp), Semestre 2. Anos: 2015 (10h), 2016 (10h), 2017 (10h) e 2018 (20h)., Ecologia de Comunidades (ECO-62), Semestre 1. Anos: 2014 (40h), 2015 (12h), 2016 (12h), 2017 (15h) e 2018 (16h)., Ecologia de Ecossistemas (ECO-62), Semestre 1. Anos: 2015 (10h), 2016 (10h), 2017 (10h) e 2018 (20h)., LiDAR para estudos ecológicos (ECO-TopEsp), 2014- Semestre 1 (45h), Ecologia de Campo (ECO-79), 2014- Semestre 1 (12 horas)

    • 01/2008

      Ensino, Ciências de Florestas Tropicais, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sensoriamento remoto (CFT-111), 2008-Semestre 2 (60h), Sensoriamento remoto (CFT-111), 2009-Semestre 2 (60h)

    • 01/2007

      Ensino, Biologia (Ecologia), Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Sensorimento Remoto e SIG em Ecologia (ECO-72), Anos: 2007 - Sem. 2 (30h), 2008 - Sem.2 (30h)

  • 2008 - 2008

    Antioch University - System

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado

    Outras informações:
    Responsável por ministrar palestras e organizar parte do curso "Braziliam Ecosystems" do Convênio Antioch University/UFPR

  • 2007 - 2007

    Antioch University - System

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor convidado

    Outras informações:
    Responsável por ministrar palestras e organizar parte do curso "Braziliam Ecosystems" do Convênio Antioch University/UFPR

  • 2006 - 2006

    Antioch University - System

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Responsável por ministrar palestras e organizar parte do curso "Braziliam Ecosystems" do Convênio Antioch University/UFPR

  • 2005 - 2005

    Antioch University - System

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Responsável por ministrar palestras e organizar parte do curso "Braziliam Ecosystems" do Convênio Antioch University/UFPR

  • 2004 - 2004

    Antioch University - System

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado

    Outras informações:
    Responsável por ministrar palestras e organizar parte do curso "Braziliam Ecosystems" do Convênio Antioch University/UFPR

  • 2003 - 2003

    Antioch University - System

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor convidado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável por ministrar palestras e organizar parte do curso "Braziliam Ecosystems" do Convênio Antioch University/UFPR

    Atividades

    • 10/2008 - 10/2008

      Ensino, Brazilian Ecosystems, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de campo de ecologia e conservação da floresta amazônica

    • 10/2007 - 10/2007

      Ensino, Brazilian Ecosystems, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de campo de ecologia e conservação da floresta amazônica

    • 10/2006 - 10/2006

      Ensino, Brazilian Ecosystems, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, curso de campo em Ecologia e conservação da floresta Amazônica

    • 10/2005 - 10/2005

      Ensino, Brazilian Ecosystems, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de campo em Ecologia e conservação da floresta Amazônica

    • 10/2004 - 10/2004

      Ensino, Brazilian Ecosystems, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, curso de campo em Ecologia e conservação da floresta Amazônica

    • 10/2003 - 10/2003

      Ensino, Brazilian Ecosystems, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Curso de campo em Ecologia e conservação da floresta Amazônica

  • 2001 - 2003

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Bolsista CNPq - Apoio técnico a pesquisa 1A, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Projeto: "Biomarcadores da Contaminação Aquática na Bacia do Rio Tibagi"

  • 2000 - 2000

    Universidade Estadual de Londrina

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: estágio voluntário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio Voluntário no laboratório de Fisiologia Animal Comparada, com enfoque em respostas fisiológicas e bioquímicas de peixes a contaminação ambiental.

    Atividades

    • 09/2001 - 02/2003

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Ciências Biológicas, Centro de Ciências Biológicas.,Atividade realizada, Bolsista do CNPq - Apoio técnico a pesquisa (AT).

    • 02/2000 - 12/2000

      Estágios , Centro de Ciências Biológicas, Departamento de Ciências Fisiológicas.,Estágio realizado, Avaliação da toxicidade do sedimento de três localidades do rio Tibagi para Prochilodus lineatus e análises fisiológicas de amostras de sangue dos animais testados; realização de testes in situ com Prochilodus lineatus e análises fisiológicas de amostras.

  • 1999 - 1999

    Coalisão Internacional da Vida Silvestre

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: Estágio voluntário, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 07/1999 - 07/1999

      Estágios , Projeto Golfinho Sotalia e Baleia Franca, .,Estágio realizado, Observação e foto-identificação de cetáceos.

  • 2019 - Atual

    Universidade Federal do Amazonas

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 03/2020

      Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB059 - Prática de Ensino em Ciências II

    • 03/2020

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB077 - Estágio Curricular I

    • 08/2019

      Ensino, Ciências Biológicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, IBB251 - Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, IBB085 - Prática Curricular em Ecologia e Bioestatística