Berenice de Souza Cordeiro

Graduada em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG (1987). Especialista em Engenharia Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz - ENSP/FIOCRUZ (1988). Especialista em Direito Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1994). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (1995). Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - IPPUR/UFRJ (2014). Tem experiência na área de estudos e pesquisas sobre Estado e políticas públicas, com vasta experiência profissional em política e gestão dos serviços de saneamento básico e sua relação com outras políticas públicas correlatas (política urbana, política ambiental, saúde), na perspectiva da construção de uma leitura integrada do território. Atualmente é consultora do Acordo de Cooperação Técnica entre a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), do Ministério da Saúde. Recentemente desenvolveu outras consultorias nesse campo de cooperação técnica com organismos internacionais: entre a Fundação Vale e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); entre a Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades (SNSA/MCidades) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), entre o Programa Nacional de Capacitação das Cidades, do Ministério das Cidades (PNCC/MCidades ) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Integrou a equipe do governo federal brasileiro, no período entre 2003 e 2007, atuando como formuladora de política pública e coordenadora de ações de capacitação na área de saneamento ambiental, particularmente trabalhando as interfaces com outras políticas públicas para quais o saneamento é fator determinante. A partir da sua trajetória como gestora pública de governos municipais (Angra dos Reis/RJ, São Paulo/SP, Betim/MG), trabalhou no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) visando promover o fortalecimento da capacidade de gestão dos municípios, sobretudo nos temas ligados à integração setorial, articulação institucional e participação social, além de ter atuado como técnica pericial em política urbana e ambiental do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) integrando o Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE).Especificamente na área de pesquisa, atuou como pesquisadora e gestora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) durante e elaboração do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), no Laboratório de Estudos e Sustentabilidade Socioambiental e Redes Técnicas (Fluxus), da Unicamp e do Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos (LabHab), da Universidade de São Paulo (USP).

Informações coletadas do Lattes em 01/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Planejamento Urbano e Regional

2008 - Atual

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O saneamento como campo político: uma análise do processo decisório em torno da regulamentação do setor no governo Lula,
Orlando Alves dos Santos Júnior. Palavras-chave: políticas públicas.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Mestrado em Planejamento Urbano e Regional

1991 - 1995

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Gestão democrática da cidade e saneamento: o foco no processo decisório do setor,Ano de Obtenção: 1995
Ana Clara Torres Ribeiro.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: políticas públicas; democracia; movimentos sociais.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Especialização em Direito Social

1994 - 1994

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O saneamento na perspectiva da política pública e do direito
Orientador: Miguel Lanzelloti Baldez

Especialização em Curso Para Engenheiros de Saude Publica

1988 - 1988

Fundação Oswaldo Cruz
Título: O saneamento integrado: um desafio para a gestão dos serviços públicos
Bolsista do(a): Caixa Econômica Federal, CEF, Brasil.

Graduação em Engenharia Mecânica

1981 - 1987

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2001 - 2001

Direito Ambiental Brasileiro para Não Advogados. (Carga horária: 60h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.

2000 - 2000

Perícias e Auditorias de Engenharia Ambiental. (Carga horária: 63h). , Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia, Crea-RJ, Brasil.

1995 - 1995

Gestão Pública e Perspectiva de Gênero. (Carga horária: 80h). , Instituto Brasileiro de Administração Municipal, IBAM, Brasil.

1995 - 1995

Planejamento de Projeto Orientado por Objetivos -. , Serviço Alemão de Cooperação Técnica e Social, SACTES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Áudiência Pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.coordenadora e moderada da audiência pública. 2011. (Encontro).

Capacidades Administrativas dos Municípios Brasileiros em Política Habitacional.relatora da mesa do evento - projeto SNH/MCidades-CEM. 2011. (Oficina).

Plano de gestão integrada de Resíduos Sólidos na Região Metropolitana de Vitória- Ibam.moderadora dos eventos. 2010. (Seminário).

Seminário Regional Plano Nacional de Saneamento Básico-Plansab.moderadora do evento. 2009. (Seminário).

Seminário Regional Plano Nacional de Saneamento Básico-Plansab.Panorama do Saneamento Básico no Brasil. 2009. (Seminário).

29ª Assembléia da ASSEMAE.Os Municípios e a Nova Lei do Saneamento. 2007. (Seminário).

37ª Assembléia Nacional da ASSEMAE. 1) A experiência da Rede Nacional de Capacitação e Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental ? ReCESA; 2) Estudo de Cenários sobre a Reestruturação Institucional e Organizacional do PMSS, visando à continuidade do Programa: metodologia Delphi. 2007. (Congresso).

33a Assembléia Nacional da ASSEMAE. Saneamento: direito social e coletivo ou mercadoria? Reflexões sobre a transformação do setor na ?era FHC?. 2003. (Congresso).

Agenda 21 de Ação das Mulheres por um Planeta Saudável: estratégias das mulheres para a RIO + 10 ? REDEH.Oficina Temática ?Saúde e Segurança Ambiental?. 2002. (Seminário).

2º Congresso Brasileiro do Ministério Público do Meio Ambiente ? 20 anos da Lei de Política Nacional do Meio Ambiente ? Instituto O Direito Por Um Planeta Verde. ?Equilíbrio Ambiental no Espaço Urbano: a análise de um estudo de caso?. 2001. (Congresso).

5º Congresso Internacional de Direito Ambiental - O Futuro do Controle da Poluição e da Implementação Ambiental ? Ministério Público do Meio Ambiente e Instituto Por Um Planeta Verde. ?Políticas Locais e Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2001. (Congresso).

Programa de pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ.?Rios Urbanos no contexto da gestão integrada de recursos hídricos: o Plano Diretor de Betim como elemento de integração urbana?. 2001. (Seminário).

"Participação Popular, Movimentos Populares, Conselhos Populares e Conselhos de Participação Popular (Institucionais)" - UERJ.palestrante sobre o tema geral do evento e relatora. 1997. (Seminário).

22ª Assembléia Nacional da ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Água e Esgoto. Expositora da 1a Feira de Experiências Municipais em Saneamento. 1997. (Congresso).

24ª Assembléia Nacional da ASSEMAE - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Água e Esgoto. dissertação de mestrado: "Gestão Democrática da Cidade e Saneamento: o foco no processo decisório do setor". 1997. (Congresso).

7º Encontro Nacional da ANPUR - Associação Nacional de Planejamento Urbano e Regional. dissertação de mestrado: "Gestão democrática da cidade e processo decisório: o foco no processo decisório do setor". 1997. (Congresso).

Gestão da Cidade e Conselhos Populares", promovido pelo Fórum Popular de Reforma Urbana do Estado do Rio de Janeiro.gestão democrática da cidade e saneamento. 1997. (Seminário).

10ª Conferência Nacional de Saúde, painel:.relatora de mesa complementar e avaliadora do evento. 1996. (Encontro).

Conference on Waste Control and Environmental Management in Large Metropolitan Areas - DEPOLURB'97, ABES/IAWQ."Gestão do Saneamento: tendências e desafios". 1996. (Simpósio).

Treinamento para Candidatas a vereadoras e prefeitas.coordenação geral e moderadora da oficina de trabalho. 1996. (Oficina).

Treinamento para Candidatas a vereadoras e prefeitas "A Participação Igualitária da Mulher nas Instâncias Decisórias nos Municípios Brasileiros", IBAM em parceira com a Universidade do Amazonas e Articulação de Mulheres do Amazonas.coordenação geral e moderadora do evento. 1996. (Oficina).

Seminário Internacional sobre Política de Resíduos Sólidos: propostas para inclusão social e integridade ambiental."Coleta Seletiva: Propostas para uma Política" - Prefeitura Municipal. 1995. (Seminário).

Seminário Nacional de Resíduos Sólidos: alternativas técnicas e ambientais? - Prefeitura Municipal de Assis/SP.?Gestão de Resíduos Sólidos: um olhar sobre a integração setorial e a articulação institucional?. 1995. (Seminário).

Seminário sobre Gestion de Servicios Municipales: experiencias y opciones para mejorar su eficiencia - IULA/Cecadel/INICAM - Ica-Perú.?Gestion de los Servicios Municipales: experiências brasileñas".. 1995. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Descentralização e Privatização dos Serviços de Saneamento Ambiental ? OPAS.coordenação de oficina de trabalho. 1994. (Oficina).

Seminário Internacional sobre Descentralização e Privatização dos Serviços de Saneamento Ambiental ? OPAS.coordenação de oficina de trabalho. 1994. (Oficina).

Seminário Internacional sobre Descentralização e Privatização dos Serviços de Saneamento Ambiental ? OPAS.coordenação de oficina de trabalho. 1994. (Oficina).

Workshop da Consulta Nacional sobre a Gestão do Saneamento e do Meio Ambiente Urbano.coordenação geral do evento. 1994. (Seminário).

Workshop da Consulta Nacional sobre a Gestão do Saneamento e do Meio Ambiente Urbano.coordenação geral do evento. 1994. (Seminário).

Workshop da Consulta Nacional sobre a Gestão do Saneamento e do Meio Ambiente Urbano, IBAM.coordenação geral do evento. 1994. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Carlos Bernardo Vainer

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos;VAINER, C. B.; BRITTO, A na Lúcia NOgueira de Paiva; HELLER, Léo. O Saneamento como campo polítco: uma análise do processo decisório em torno da regulamentação do setor no governo Lula. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Ana Lúcia Nogueira de Paiva Britto

BRITTO, A. L. N. P.SANTOS JUNIOR, O. A.Heller, Léo; RANDOLF, R.; LIMA JUNIOR, P. N.. O Saneamento como campo: Uma análise do processo decisório no governo. 2014. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Léo Heller

HELLER, L.; SANTOS JUNIOR, O.A.. O saneamento como campo: uma análise do processo decisório no governo Lula. 2014. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pedro de Novais Lima Júnior

SANTOS JUNIOR, O. A.; HELLER, L.; BRITTO, A. L. N. P.; RANDOLPH, R.;NOVAIS, P.. O saneamento como campo: uma análise do processo decisório no governo. 2014. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional.

Orlando Alves dos Santos Junior

SANTOS JUNIOR, Orlando Alves dos; HELLER, L.; BRITTO, A. L. N. P.; RANDOLPH, R.; LIMA JUNIOR, P. N.. O Saneamento como Campo: uma análise do processo decisório no Governo. 2014. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ.

Rainer Randolph

SANTOS JUNIOR, O. A.;RANDOLPH, R.; BRITTO, A. L. N. P.; HELLER, L.; LIMA JUNIOR, P. N.. O saneamento como campo: Uma análise do processo decisório no governo. 2014. Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Clara Torres Ribeiro

Gestão Democrática da Cidade e Saneamento: análise de processo decisório do setor; 1995; 0 f; Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional,; Orientador: Ana Clara Torres Ribeiro;

Léo Heller

O saneamento como campo: uma análise do processo decisório no governo Lula; 2014; Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Coorientador: Leo Heller;

Orlando Alves dos Santos Junior

O Saneamento como Campo: uma análise do processo decisório no Governo; 2014; Tese (Doutorado em Planejamento Urbano e Regional) - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ,; Orientador: Orlando Alves dos Santos Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CORDEIRO, B. S. (Org.) ; CORDEIRO, B. S. (Org.) . Coletânea sobre a Lei Nacional de Saneamento Básico. 1. ed. Brasília: Ministério das Cidades, 2009. v. 3. 771p .

  • CORDEIRO, B. S. . Cadernos MCidades: Saneamento Ambiental. 1. ed. Brasília: Ministério das Cidades, 2004. v. V. 104p .

  • CORDEIRO, B. S. ; CORRAL, T. ; SCHUMAER, S. . Poder local, eu também quero! Fortalecendo a participação das mulheres nas políticas locais de desenvolvimento sustentável e Agenda 21. 1. ed. Rio de Janeiro: Redeh-BID, 2000. v. 1. 61p .

  • CORDEIRO, B. S. . Desenvolvimento Institucional. In: Rezende, S.C.. (Org.). Panorama do Saneamento Básico no Brasil. : , 2011, v. VII, p. 453-520.

  • CORDEIRO, B. S. . Capacitação em Saneamento: conteúdos para uma nova agenda. In: CORDEIRO, B. S.. (Org.). Coletânea sobre a Lei Nacional de Saneamento Básico. 1ed.Brasília: Ministério das Cidades, 2009, v. 1, p. 229-239.

  • CORDEIRO, B. S. . Comitês de Bacias: a inscrição do urbano e do socical na gestão dos recursos hídricos. In: ZVEIBIL, V.. (Org.). Gestão Metropolitana: desafios e perspectivas. Rio de Janeiro: IBAM, 1995, v. , p. -.

  • CORDEIRO, B. S. . Capacitação: estratégia política de desenvolvimento. Revista Saneamento para Todos, Brasília, p. 6 - 9, 15 mar. 2006.

  • CORDEIRO, B. S. . Elas fazem a diferença. Boletim Políticas Ambientais do Ibase, Rio de Janeiro, p. 10 - 12, 15 mar. 2001.

  • CORDEIRO, B. S. . Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Pobreza. Balanco Nacional de Políticas Públicas para Mulheres no Brasil: 5 anos após Beijin, Brasília - AMB - Fundação Ford, p. 12 - 18, 15 abr. 2000.

  • CORDEIRO, B. S. . Gestão Democrática da Cidade e Saneamento: o foco no processo decisório do setor. In: VII Encontro Nacional da ANPUR, 1997, Recife. Planejamento Urbano e Regional. Rio de Janeiro: ANPUR, 1997.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1999 - 1999

    Parâmetros para Urbanização de Favelas, Descrição: Pesquisadora responsável pelo paper "Infraestrutura urbana e serviços públicos", elaborado no âmbito da pesquisa realizada pelo Laboratório de Habitação e Assentamentos Humanos da FAU-USP, sob a coordenação das professoras Ermínia Maricato e Laura Machado Bueno, financiada pela Fupam/Finep/Caixa. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Berenice de Souza Cordeiro - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2006 - 2007

    Pesquisa Delphi - Estudo de Cenários para a Reestruturação Institucional e Organizacional do PMSS, visando à continuidade do Programa, Descrição: Pesquisa financiada pelo governo brasileiro e pelo BIRD por intermédio do PNUD.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Berenice de Souza Cordeiro - Coordenador / Ernani Ciríaco de Miranda - Integrante.

  • 1997 - 1997

    Avaliação do Programa de Saneamento Básico para População de Baixa Renda - Prosanear I e Elaboração de Diretrizes para o Prosanear II, Descrição: Responsável pela coordenação da pesquisa desenvolvida pelo IBAM, com financiamento do Banco Mundial (BIRD) e Caixa Econômica Federal (Caixa).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Berenice de Souza Cordeiro - Coordenador / Nídia Ines Albesa de Rabi - Integrante / Eduardo Cesar Leão Marques - Integrante / Zveibil - Integrante.

  • 2006 - 2007

    Pesquisa Delphi - Estudo de Cenários para a Reestruturação Institucional e Organizacional do PMSS, visando à continuidade do Programa, Descrição: Pesquisa financiada pelo governo brasileiro e pelo BIRD por intermédio do PNUD.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Berenice de Souza Cordeiro - Coordenador / Ernani Ciríaco de Miranda - Integrante.

  • 1997 - 1997

    Avaliação do Programa de Saneamento Básico para População de Baixa Renda - Prosanear I e Elaboração de Diretrizes para o Prosanear II, Descrição: Responsável pela coordenação da pesquisa desenvolvida pelo IBAM, com financiamento do Banco Mundial (BIRD) e Caixa Econômica Federal (Caixa).. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Berenice de Souza Cordeiro - Coordenador / Nídia Ines Albesa de Rabi - Integrante / Eduardo Cesar Leão Marques - Integrante / Zveibil - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Centro de Estudos da Metrópole, Área de Transferência. , Rua Morgado de Mateus, 615, Vila Mariana, 04015-902 - Sao Paulo, SP - Brasil, Telefone: (11) 55740399, Ramal: 232, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    Centro de Estudos da Metrópole

    Vínculo: gestora e pesquisadora, Enquadramento Funcional: contrato, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável pela representação institucional da área de Transferência do Centro de Estudos da Metrópole - CEM, instituição vinculada ao Cebrap.

  • 2003 - 2008

    Ministério das Cidades

    Vínculo: consultora do PNUD, Enquadramento Funcional: contrato de consultoria especializada, Carga horária: 40

    Outras informações:
    - Coordenação editorial da Coletânea sobre a Lei Nacional de Saneamento Básico: perspectivas para as políticas e a gestão dos serviços públicos. - Coordenação editorial da Revista n.6 da Série Saneamento para Todos. PMSS: um histórico de realizações a serviço do saneamento brasileiro. - Coordenação editorial da Revista n.2 da Série Saneamento para Todos. Capacitação em Saneamento: experiências e resultados. - Coordenação do projeto de concepção e de estruturação da Rde Nacional de Capacitação e de Extensão Tecnológica em Saneamento Ambiental - ReCESA. MCidades/SNSA - CT-Hidro/Finep - 12 universidades brasileiras. - Coordenação geral do Estudo de Cenários para Reestruturação Institucional e Organizacional do PMSS, visando à continuidade do Programa. Pesquisa Delphi aplicada a um painel de especialistas. - Preparação da Proposta para Prorrogação do Acordo de Empréstimo n. 4292/BR - Governo brasileiro - Pnud - Bird. - Coordenação da Sétima e da Sexta edições do Curso de Regulação Econômica dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. PMSS/SNSA/MCidades - Enap - Cerme/UnB. - Coordenação do componente de planejamento do Acordo de Cooperação Técnica Internacional Brasil-Itália de Capacitação em Saneamento Ambiental. Governo brasileiro e a Escola Hydroaid/Governo italiano.

  • 2011 - 2011

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: contrato por projeto, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Estudos em Sustentabilidade Socioambiental e Redes Técnicas - Fluxus, vinculado à FEC/Unicamp. Coordenação: Emília Rutkowski. Concepção conceitual e metodológica do processo de participação social do Plano Local de Gestão da área central de Campinas e elaboração do projeto do Plano Municipal de Saneamento Básico de Várzea Paulista - SP.

  • 2009 - 2009

    Universidade Federal de Minas Gerais

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: contrato de consultoria

    Outras informações:
    Elaboração do Caderno Temático sobre Desenvolvimento Institucional do Setor de Saneamento Básico no Brasil. Integra o conjunto de Cadernos Temáticos do estudo contratado pelo Ministério das Cidades sobre o Panorama do Saneamento Básico no Brasil. Vol. VII. Disponível para transferência de arquivo em: http://www.cidades.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=302&Itemid=204 - Conteudista do Guia para Qualificação de Gestores Públicos em Saneamento. Consultoria prestada ao Núcelo Regional do Sudeste - Nucase, da ReCESA, coordenado pelo Desa/UFMG.

  • 1999 - 1999

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: contrato de consultoria como pesquisadora, Carga horária: 20

  • 1994 - 2000

    Instituto Brasileiro de Administração Municipal

    Vínculo: técnica e consultora, Enquadramento Funcional: celetista e contrato de consultoria, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuação como Consultora (1998-2000): - Concepção das linhas programáticas da Prefeitura de Parauapebas ? PA com vistas à definição da Agenda Local Municipal. Oficinas de planejamento estratégico realizadas com prefeito, secretários(as) e lideranças comunitárias - Conteudista responsável pelo desenvolvimento do tema ?Orçamento Público e Desenvolvimento Local?, que integra a Cartilha elaborada pelo IBAM, sob patrocínio do Programa Comunidade Ativa do Governo Federal - Instrutora do Curso sobre ?Gestão Integrada de Resíduos Sólidos? que integra o Programa de Gestão Ambiental Compartilhada - Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul ? SEMA/RS, em parceira com o IBAM - Autora do Conteúdo Técnico da Unidade de Estudo I ?Gestão Integrada de Resíduos Sólidos: cenários e conceitos? do Programa de Educação a Distância - EAD em Resíduos Sólidos desenvolvido pela Escola Nacional de Serviços Urbanos ? ENSUR/IBAM, em parceria com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República ? SEDU - Coordenação do Projeto do Fundo Nacional de Meio Ambiente - FNMA de Fomento a Projetos de Ordenamento da Coleta e Disposição Final Adequada de Resíduos Sólidos - Atividade de Capacitação dos Municípios. - Coordenação do Projeto Estratégias de Elaboração e Implementação da Agenda 21 Brasileira, programa PNUD BRA/94/016, sob condução do Ministério do Meio Ambiente/Consórcio Parceria 21 - IBAM/ISER/REDEH. - Consultoria ao Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID/FUMIN, em cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM, no desenvolvimento do Programa de Apoio à Estruturação e Desenvolvimento de Modelos de Micro PPP Municipais (ME- M1054-BR). Especialista responsável pelo paper sobre Diagnóstico e Análise de Risco dos Setores de Saneamento e Habitação Atuação como Técnica Sênior - celetista (1994-1997) - Coordenação do Programa de Capacitação sobre a Gestão do Saneamento para o Sindicato dos Urbanitários do R

  • 2003 - 2003

    Ministerio Público do Estado de Minas Gerais

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: contrato de consultoria, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assessoria técnica e pericial à Promotoria de Justiça das Bacias do rio das Velhas e do rio Paraopeba em matéria de política urbana e ambiental, com ênfase na elaboração de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) na área de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e coordenação técnica de audiências públicas.

  • 2000 - 2002

    Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica Pericial em Meio Ambiente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assistência Técnica aos Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ? MPRJ que atuam na área dos Interesses Difusos, em especial na Proteção ao Meio Ambiente, além das áreas específicas relativas à promoção da Cidadania, da Defesa do Consumidor e do Patrimônio Cultural. Instrução Técnica dos autos de Inquéritos Civis e de Ações Civis Públicas e elaboração de pareceres técnicos relacionados a conflitos socioambientais no espaço urbano.

  • 1994 - 1997

    Faculdade de Humanidades Pedro II

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    O Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Urbana foi realizado, em convênio com a FAHUPE, pelo Núcleo de Estudos Mosaico Urbano - o qual integrávamos na qualidade de fundadora e membro de sua direção. Nível: Especialização. Disciplinas ministradas: Ecologia e Cidade.

  • 1999 - 2000

    REDEH- REDE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: contrato de consultoria, Carga horária: 30

    Outras informações:
    - Coordenação Técnica do Projeto ?Fortalecendo a Participação das Mulheres nas Políticas Locais de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21?, desenvolvido pela Rede de Desenvolvimento Humano ? REDEH, em 06 municípios do Estado do Rio de Janeiro, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento ? BID, Programa de Liderança da Mulher e da Fundação Heinrich Bool ? Stiftung e.v ? julho/99 a julho/2000. - Autora do paper temático sobre Mulheres e Desenvolvimento Sustentável, apresentado durante o Seminário ?Pequim +5?, promovido pela parceria entre a Articulação de Mulheres Brasileiras ? AMB e o Observatório da Cidadania/IBASE - dezembro de 1999

  • 1989 - 1992

    Prefeitura Municipal de Angra dos Reis

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Subsecretária de Planejamento e Meio Ambiente, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Concepção da política pública municipal de saneamento básico e sub coordenação do componente metodológico do Plano Diretor do Município.

  • 1997 - 1998

    Prefeitura Municipal de Betim

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica de Planejamento Urbano, Carga horária: 40

    Outras informações:
    - Coordenação do componente Metodologia e Conteúdo do Programa para Implementação da Agenda 21 Local e da 1ª Conferência Municipal de Meio Ambiente (preparação e realização de pré-conferências regionais e setoriais) - Participação na elaboração do Conteúdo do Programa de Planejamento Regionalizado: concepção metodológica e estruturação do programa.

  • 1992 - 1993

    Prefeitura Municipal de São Paulo

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica Secretaria Habitação, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Assessora Técnica do Grupo Executivo de Urbanização de Favelas, vinculado à Secretaria de Habitação. Avaliação de Projetos e Vistoria de Obras e Urbanização de Favelas - Infraestrutura em Saneamento.

  • 2005 - 2006

    Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessora Técnica da Superintendencia da SLU, Carga horária: 40

    Outras informações:
    - Coordenação do componente metodológico do Plano Diretor Municipal de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte - Preparação de cartas consulta apresentadas junto ao governo federal na área de gestão integrada de resíduos sólidos urbanos.

  • 2011 - 2011

    Prefeitura Municipal de Sete Lagoas

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: contrato de consultoria, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Consultoria ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE do Município de Sete Lagoas - MG na preparação da documentação referente ao projeto do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO (PMSB) visando à assinatura do Termo de Compromisso junto à Caixa Econômica Federal e do contrato de repasse dos recursos do PAC-2, obtidos pelo município junto ao Ministério das Cidades. Elaboração de Termo de Referência, Plano de Trabalho, Planilha de Custos Unitários por Produto, Minuta do Edital para contratação de consultoria técnica especializada e documento com orientações para criação e instituição do Comitê de Coordenação e do Comitê Executivo do PMSB de Sete Lagoas.

  • 2010 - 2011

    Empresa Cobrapi - Gerenciamento, Projetos e Consultoria

    Vínculo: consultora, Enquadramento Funcional: contrato de consultoria, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Conceopção e desenvolvimento do Plano de Saneamento Básico do Município de Linhares - ES. Projeto contratado pela Prefeitura Municipal.

  • 1987 - 1988

    Empresa Biobrás

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheira Indusrial, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Engenheira responsável pela implantação da Estação de Tratamento de Efluentes Industriais e pelo desenvolvimento do projeto para remediação da área utilizada para disposição final de resíduos sólidos industriais.