Victor Lacerda da Cunha

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2014), e graduando do curso de Arquitetura e Urbanismo (noturno), pela UFMG. Atualmente é professor do Colégio Santo Agostinho, no Município de Belo Horizonte, e do P'ré-Vestibular CoopVest, nas cidades de Conselheiro Lafaiete e Congonhas. A especialidade acadêmica se refere, principalmente, quanto aos estudos da compreensão do patrimônio cultural a partir das perspectivas geográfica e urbanística, propondo novas organizações socioespaciais para as cidades históricas, sobretudo de Minas Gerais.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Tratamento da Informação Espacial

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A Religião Como Influencia na Geografia e na Arquitetura,Ano de Obtenção: 2014
Altino Barbosa Caldeira.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Paisagismo. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional.

Graduação em andamento em Arquitetura e Urbanismo

2009 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História do Urbanismo.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XII SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOGRAFIA: URBANA CIÊNCIA E UTOPIA: POR UMA GEOGRAFIA DO POSSÍVEL..OS CONFLITOS URBANOS COMO CHAVE DE LEITURA DA CIDADE: A EXPERIÊNCIA DE BELO HORIZONTE (MG). 2011. (Simpósio).

Mostra de Pesquisa em Geografia - PUC-Minas. Produção do espaço e questão da terra. Distrito de Mestre Caetano Sabará . 2010. (Seminário).

I MOSTRA DE INTERVENÇÕES URBANÍSTICAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE: TRANSFORMAÇÕES RECENTES NA REGIÃO NORTE. 2009. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Altamiro Sérgio Mol Bessa

BESSA, A. S. M.; CALDEIRA, A. B.; DINIZ, A. M. A.. Refuncionalização do patrimônio cultural e a mercantilização urbana a partir das atividades turísticas. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-GraduaçÃo em Geografia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Altino Barbosa Caldeira

CALDEIRA, A. B.; BESSA, A. S. M.; DINIZ, A. M. A.. A refuncionalização do patrimônio cultural e a mercantilização urbana a partir das atividades turísticas: um estudo de caso sobre o centro histórico de Ouro Preto/MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Geografia/Tratamentod) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Alexandre Magno Alves Diniz

DINIZ, A. M. A.; BESSA, A. S. M.; CALDEIRA, Altino Barbosa. Refuncionalização do Patrimônio Cultural e a Mercantilização Urbana a partir das Atividades Turísticas: um estudo de caso sobre o Centro Histórico de Ouro Preto - MG. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia - Tratamento da Inf Espacial) - PUCMinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Altamiro Sérgio Mol Bessa

Pesquisa Observatório de Conflitos Urbanos de Belo Horizonte; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Altamiro Sergio Mol Bessa;

Altino Barbosa Caldeira

A refuncionalização do patrimônio cultural e a mercantilização urbana a partir das atividades turísticas: um estudo de caso sobre o centro histórico de Ouro Preto/MG; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em Geografia/Tratamentod) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Altino Barbosa Caldeira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CUNHA, V. L. ; SILVA, L. L. S. ; DABUL, G. . A oposição de forças topofílicas e topocídicas em ambientes urbanos: o caso de Boa Vista (RR). In: XI Seminário Cláudio Peres: de Práticas de Ensino e geografia aplicadas, 2013, Belo Horizonte. XI Seminário Cláudio Peres: de Práticas de Ensino e geografia aplicadas, 2013.

  • CUNHA, V. L. ; Lucia Maria Capanema Álvares ; Altamiro Sérgio Mol Bessa . OS CONFLITOS URBANOS COMO CHAVE DE LEITURA DA CIDADE: A EXPERIÊNCIA DE BELO HORIZONTE (MG). In: Simpósio Nacional de Geografia Urbana, 2011, Belo Horizonte. XII SIMPURB, 2011.

  • SILVA, L. L. S. ; DABUL, G. ; CUNHA, V. L. . A oposição de forças topofílicas e topocídias em ambientes urbanos: o caso de Boa Vista (RR). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CUNHA, V. L. ; Lucia Maria Capanema Álvares ; Altamiro Sérgio Mol Bessa . OS CONFLITOS URBANOS COMO CHAVE DE LEITURA DA CIDADE: A EXPERIÊNCIA DE BELO HORIZONTE (MG).. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2011

    Observatório de Conflitos Urbanos de Belo Horizonte, Descrição: O "Observatório dos Conflitos Urbanos de Belo Horizonte" tem como objetivo registrar, sistematizar, classificar e prover informações sobre lutas urbanas, movimentos sociais e as múltiplas e diversas manifestações da conflitualidade da cidade, através de uma base de dados geo-referenciada a ser disponibilizada on line. Pretende enfim mapear os conflitos urbanos confrontos expressos por manifestações públicas coletivas que têm a cidade como espaço e objeto de suas reivindicações no município, analisar sua distribuição e relações com os espaços livres urbanos, e analisar comparativamente o caso de Belo Horizonte em relação aos problemas das cidades participantes do projeto segundo os momentos em que os conflitos se apresentam, que formas tomam e que representações têm. Está inserido no projeto de pesquisa Sistemas de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública Contemporânea: estudos de caso em metrópoles-cidades e novas territorialidades urbanas brasileiras , na medida em que o subsidiará nas questões pertinentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . , Integrantes: Victor Lacerda da Cunha - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Colégio Santo Agostinho - BH

Vínculo: Professor de Geografia, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia

2010 - 2012

Universidade Federal de Minas Gerais

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2012 - Atual

Instituto Coração de Jesus

Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 9

2012 - 2013

Colégio M2

Vínculo: Contartado, Enquadramento Funcional: Professor de Geografia, Carga horária: 12

2011 - 2012

ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR PETER LUND

Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professor