Guilherme Ferreira Borges

Graduando em Medicina na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Foi bolsista do programa do ministério da saúde PET-Saúde/GRADUASUS com o projeto "Avaliação geriátrica ampla". Atuou como membro fundador da Liga de Saúde e Espiritualidade . Participou dos projetos de extensão médicos da alégria, Let's go e foi plantonista, professor e coordenador pedagógico do Curso Pré-Vestibular Desafio. Foi representante dessa última instituição na Gestão do Centro Acadêmico Pirajá da Silva (CAPS) no ano de 2017. Em 2018 foi presidente da Liga do Câncer de Botucatu e em 2019 foi diretor científico e membro fundador da Liga de Endocrinologia de Botucatu. Foi monitor das disciplinas de Semiologia em Clínica Médica II e Semiologia em Ginecologia e Obstetrícia. É bolsista PIBIC de iniciação científica.

Informações coletadas do Lattes em 19/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colegio Dinamico

Formação complementar

2019 -

Extensão universitária em Monitoria de Semiologia em Ginecologia e Obstetrícia. (Carga horária: 408h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2019 -

Extensão universitária em Monitoria de Semiologia em Ginecologia e Obstetrícia. (Carga horária: 408h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2019 - 2019

7° Curso Básico de Oncologia. (Carga horária: 40h). , Fundação Amaral Carvalho, FAMC, Brasil.

2018 - 2018

Capacitação em Anatomia seccional. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2016 - 2018

Extensão universitária em PET-Saúde/GraduaSUS. , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Organização de eventos

BORGES, G. F. ; AMAT, H. R. A. . Noite de Hemato-Oncologia. 2019. (Outro).

BORGES, G. F. ; AMAT, H. R. A. . Noite de iniciação à liga do câncer. 2019. (Outro).

BORGES, G. F. ; AMAT, H. R. A. . Noções básicas de avaliação do paciente oncológico. 2019. (Outro).

BORGES, G. F. . I Noite da Saúde da Mulher. 2018. (Outro).

BORGES, G. F. . XI Congresso de Oncologia de Botucatu. 2018. (Congresso).

BORGES, G. F. . Noite de Ingresso das Ligas Acadêmicas. 2018. (Outro).

Participação em eventos

16 Congresso Paulista de Saúde Pública - 2 Congresso Regional do Núcleo Botucatu e 3ª Mostra da Atenção Básica de Botucatu. 2019. (Congresso).

Intersections: Avanços na Oncologia de Precisão. 2019. (Congresso).

XII Congresso de Doenças Cerebrovasculares - AVC 2019. 2019. (Congresso).

XIV Jornada de Pediatria. 2019. (Congresso).

XIV Jornada de Pediatria. 2019. (Congresso).

28 de junho - Dia da Conscientização: POMPE. 2018. (Simpósio).

I Encontro Paulista Interligas de Endocrinologia (EPINE). 2018. (Congresso).

II Curso de Introdução à Metodologia Científica. 2018. (Congresso).

II Jornada Acadêmica de Medicina. 2018. (Seminário).

Simpósio Cuidando da Mulher: Violência e Direito Reprodutivo. 2018. (Simpósio).

VI Interonco. 2018. (Encontro).

XXVII Congresso Médico Acadêmico de Botucatu. 2018. (Congresso).

Noite de Ingresso das Ligas de Geriatria, de Saúde e Espiritualidade e de Anestesiologia. 2017. (Outra).

1° Simpósio de Acidentes por Animais Peçonhentos. 2016. (Simpósio).

II Congresso Acadêmico das Ligas de Pediatria. 2016. (Congresso).

III Congresso Acadêmico de Neurociências (CAN). 2016. (Congresso).

Noite de Ingresso CLEV. 2016. (Outra).

Noite de Ingresso Cursinho Desafio e Projeto Let'S Go. 2016. (Outra).

Noite de Ingresso da Liga de Dermatologia,Liga do Rim e Liga de Clínica Médica. 2016. (Outra).

Noite de Ingresso das Ligas de Saúde Mental (LISM),Liga de Pediatria. 2016. (Outra).

Noite de Ingresso dos Médicos da Alegria e Bibliotecas sobre Rodas. 2016. (Outra).

Noite de Saúde e Espiritualidade. 2016. (Outra).

Foi orientado por

Eliana Goldfarb Cyrino

Diagnóstico Situacional Participativo do Centro de Saúde Escola de Botucatu; 2021; Orientação de outra natureza; (Graduação em medicina) - Faculdade de Medicina de Botucatu, Pro Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Eliana Goldfarb Cyrino;

Eliana Goldfarb Cyrino

Cuidando de quem cuida: o cuidador e a atenção à saúde do paciente com Parkinson; 2019; Orientação de outra natureza; (Graduação em medicina) - Faculdade de Medicina de Botucatu, Pro Reitoria de Extensão Universitária; Orientador: Eliana Goldfarb Cyrino;

Rodrigo Bazan

Efeito da órtese tornozelo-pé na mobilidade funcional e equilíbrio dinâmico de pacientes após acidente vascular cerebral: ensaio clínico controlado randomizado; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Pró-Reitoria de Pesquisa; Orientador: Rodrigo Bazan;

José de Anchieta de Castro e Horta Júnior

Atividade de formação complementar: Aprofundamento de estudos em Anatomia Seccional Aplicada à Imagenologia; 2018; Orientação de outra natureza; (Medicina) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: José de Anchieta de Castro e Horta Júnior;

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Efeito da estimulação elétrica transcraniana por corrente direta na negligência espacial unilateral após Acidente Vascular Cerebral, Descrição: A negligência espacial unilateral (NEU) é uma síndrome do sistema nervoso central cuja principal etiologia é o acidente vascular cerebral do hemisfério direito, principalmente do lobo parietal. Alterações nessa região cerebral justificam a expressão clínica da doença, definida pela irresponsividade do indivíduo a qualquer estimulo tátil ou visual em um dos lados do corpo ou espaço, que não possa ser atribuído a déficit sensorial ou motor primário. Trata-se de uma síndrome, potencialmente incapacitante, associada ao pior prognóstico e Iongos períodos de internação resultando em dificuldade para o paciente reportar, responder, orientar ou interpretar qualquer estímulo recebido do lado comprometido, sendo causa também de longos períodos em clínicas de reabilitação, alto risco para quedas e para o uso de cadeira de rodas gerando incapacidade e perda de autonomia.Neste contexto, desde a década de 70, diversas formas de tratamento e técnicas de reabilitação são propostas e testadas com a expectativa de auxiliar na reabilitação e recuperação funcional do paciente, dentre elas a estimulação cerebral não invasiva. Tais técnicas baseiam-se na neuromodulação da excitabilidade cortical e incluem a estimulação magnética transcraniana e a estimulação elétrica transcraniana por corrente direta (EETCD). O Projeto se constituí num estudo clínico aleatorizado, duplo-cego, para se avaliar o papel da estimulação elétrica transcraniana em pacientes portadores de negligência espacial unilateral após acidente vascular cerebral. O objetivo é Avaliar a eficácia e segurança da estimulação elétrica transcraniana por corrente direta na síndrome de negligência espacial unilateral após acidente vascular cerebral do hemisfério direito e comparar a efetividade de cada modalidade de estimulação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Ferreira Borges - Integrante / Taís Regina da Silva - Integrante / Rodrigo Bazan - Coordenador.

  • 2019 - Atual

    Efeito da órtese tornozelo-pé na mobilidade funcional e equilíbrio dinâmico de pacientes após acidente vascular cerebral: ensaio clínico controlado randomizado, Descrição: Trata-se de ensaio clínico controlado randomizado aberto unicêntrico, com dois grupos paralelos, que recrutará 50 pacientes com diagnóstico de AVC até um ano, que tenham indicação do uso de ambos os tipos de órteses, com Rankim prévio menor ou igual a 3, que recebam a órtese AFO através do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, São Paulo- Brasil. Após a avaliação específica pelo fisioterapeuta o paciente receberá um dos tipos de AFO, conforme a randomização. Após 30 dias o paciente será reavaliado. Os desfechos primários serão o equilíbrio e a mobilidade avaliados pelo Teste Time Up Go e pela Escala de Mobilidade e Equilíbrio de Tinetti. Os desfechos secundários serão a qualidade de vida e os níveis de ansiedade e depressão avaliados com as escalas European (5D) Quality of Life Scale (Euroqol) e Hospital Anxiety Depression Scale (HADS).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Ferreira Borges - Integrante / Rodrigo Bazan - Coordenador / Gabriela Vieira de Paula - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Vínculo: , Enquadramento Funcional: