Ana Carolina Grabowski

Formação no Curso Técnico em Agropecuária pela Casa Familiar Rural de Bituruna - PR Possui graduação em BACHAREL EM AGRONOMIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL/ CAMPOS ERECHIM (2018). Atuação como engenheira agrônoma na Cooperativa BioNatur - Candiota - RS (2019). Atuou como militante sendo coordenadora do Setor de Produção da Escola Nacional Florestan Fernandes promovendo praticas agroecológica. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente no seguinte tema: Assentamento; agrobiodiversidade; Agroecologia; agricultura familiar; Comunidades Indígenas coma produção de alimentos saudáveis. Intercâmbios: França, Itália e Portugal troca de experiências de Casas Familiares Rurais; Venezuela: Trabalho voluntario junto a Brigada MST, produção de sementes e insumos com objetivo de ajudar na soberania alimentar.

Informações coletadas do Lattes em 16/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em BACHAREL EM AGRONOMIA

2014 - 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL/ CAMPOS ERECHIM
Título: ANALISE DA AGROBIODIVERSIDADE DE SEMENTES CRIOULAS NO PROJETO DE ASSENTAMENTO NOVA ESTRELA - RS
Orientador: Patricia Martins
Bolsista do(a): .

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária

2011 - 2013

Casa Familiar Rural de Bituruna PR

Formação complementar

2013 - 2013

TRABALHADOR NA BOVINOCULTURA DE LEITE - MANEJO DE GADO DE LEITE -CTP. (Carga horária: 50h). , Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - AR/PR, SENAR-PR, Brasil.

2013 - 2013

QUALIFICAÇÃO EM PISCICULTURA: MANEJO E CRIAÇÃO DE PEIXES. (Carga horária: 20h). , INSTITUTO DE ENSINO PESQUISA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, IEPS, Brasil.

2012 - 2013

Agente de Desenvolvimento Social Rural. (Carga horária: 104h). , Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, SEAB, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Extensão Capacitação Técnica em Regularização Ambiental. (Carga horária: 24h). , Universidade Estadual de Ponta Grossa, UEPG, Brasil.

2010 - 2012

PACOTE OFFICE. (Carga horária: 192h). , REDE NISSEY CURSOS, ON BYTE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.

Participação em eventos

ciclo de debates. 2022. (Seminário).

ciclo de debates. 2022. (Seminário).

ciclo de debates. 2022. (Seminário).

ciclo de debates. 2022. (Seminário).

ciclo de debates. 2022. (Seminário).

ciclo de debates. 2022. (Seminário).

ciclo de debates. 2022. (Seminário).

Ciclo de Debates. 2022. (Seminário).

Ato de Lançamento de 100 anos de Paulo Freire. 2021. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • GRABOWSKI, Ana, Carolina . GUARDIÕES DA SOCIOBIODIVERSIDADE: SEMENTES CRIOULAS, FRUTAS NATIVAS E AGROFLORESTAS. In: Análise da Agrobiodiversidade e Diversidade de Sementes Crioulas no Projeto de Assentamento Nova Estrela - RS, 2019, CAPÃO DO LEÃO. Guardiões da sociobiodiversidade: sementes crioulas, agroflorestas e frutas nativas ( (2019 : Capão do Leão, RS)Seminário Agrobiodiversidade e Segurança Alimentar (7. : 2019 : Capão do Leão, RS)Feira de Sementes Crioulas na Alimentação (2. : 2019 : Capão, 2019. p. 140-144.

  • GRABOWSKI, Ana, Carolina . Cooperativismo e produção Agroecológica no MST. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

  • GRABOWSKI, A. C. ; GRABOWSKI, Ana, Carolina . ODS a política de fome zero e a agricultura sustentável. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2016 - 2017

Instituto Educar

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: ciranda infantil, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
contribuição na ciranda infantil da escola

2019 - 2020

Cooperativa Bionatur Sementes Agroecológicas

Vínculo: Assistência Técnica ATER, Enquadramento Funcional: Agrônoma, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
ATER- Assistência Técnica junto a cooperativa e seus agricultores associados assentados da reforma agrária.Orientação técnica a campo, grupos de certificação orgânica;Orientação em agroindústria de processamento vegetal desde processos de industrialização a produção das culturas industrializadas, ajudando como técnicas agroecológicas, para produção de alimentos saudáveis.

2020 - 2023

Escola Nacional Florestan Fernandes

Vínculo: Coordenadora Setor de Produção, Enquadramento Funcional: AGRONOMA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação do Setor de Produção da Escola Nacional Florestan Fernandes atribuindo tarefas como a promoção das praticas agroecológicas dentro dos espaços de hortas, horto medicinal, frutíferas e Agrofloresta de produção de alimentos saudáveis para o restaurante da escola, acompanhamento dos tempos trabalhos propagando e transferindo conhecimentos e praticas agroecológicas para os educandos vinculados aos cursos oferecidos pela ENFF, auxiliando tecnicamente em no Centro Agroecológico Paulo Kageyama localizado no Município de Jarinu espaço coordenado pela Direção Nacional do MST, destinado a produção de alimentos saudáveis e bio-insumos .

2023 - 2023

BRIGADA INTERNACIONALISTA

Vínculo: TRABALHO VOLUNTARIO Agrônoma, Enquadramento Funcional: Assistência técnica produção de sementes-, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Acompanhamento dos camponeses no Estado de Mérida Venezuela, para produção de sementes agroecológicas e produção de alimentos saudável;Buscar a Soberania Alimentar através da produção de suas próprias sementes, se tornando mais independentes na produção diversa de alimentos;Formação através de oficinas de produção de caldas, substrato, semeadura, bi fertilizante e estudos teóricos sobre a saúde do solo, agroecologia, agro ecossistemas, cooperativismo, trabalho e fetichismo da mercadoria!Visita e parceria com PROINPA , Produtores Integrados dos Paramos, uma experiência de um grupo de agricultores que resgatam a 24 anos sementes de batatas as protegem e replicam se expandindo em pelo menos 8 estados da Venezuela, produzindo, protegendo e melhorando as cultivares para ser produzidas em diferentes pisos de altitudes, aumentando assim a capacidade de produção de alimento dos agricultores.

2023 - Atual

Fundação Luterana de Diaconia

Vínculo: Assistente de projetos, Enquadramento Funcional: assistência de projeto Agrônoma, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Execução de projeto junto as comunidades Indígenas região Oeste de Paraná;