Jéssica Portela de Sousa

Graduanda do nono semestre de Psicologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Foi bolsista do projeto de extensão curso a distância ?Comida de república? entre os anos de (2018-2019). Foi organizadora dos eventos acadêmicos realizados na UNIFESP Baixada Santista: I Encontro de Psicologia Organizacional do Trabalho (EPOT) em (2018) , V Jornada de Psicanálise da UNIFESP (2019) e Webinar de Psicanálise (2020). Atualmente desenvolve pesquisa acadêmica com a interlocução dos temas: Psicologia Escolar, Medicalização e TDAH.

Informações coletadas do Lattes em 04/08/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Psicologia

2017 - Atual

Universidade Federal de São Paulo

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2014

Instituto Técnico de Barueri

Formação complementar

2021 - 2021

Extensão universitária em Curso de Extensão Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espe. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2021 - 2021

?Prevenção ao suicídio. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2021 - 2021

Gestão da Clínica na Atenção Básica. (Carga horária: 60h). , a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: Psicologia Educacional.

Organização de eventos

MELLE, G.M ; CHAVES, G.R ; RIGOTTI, J. C. ; NAZARE, M. F. S. ; REY NET, R. C. ; NETTO, G. C. ; MACHADO, M. ; SOUSA, J. P. . Webinar de Psicanálise. 2020. (Outro).

LIMA, L. C. ; SOUSA, J. P. ; MELLE, G.M ; CHAVES, G.R ; FATINI, L. ; RIGOTTI, J. ; SATO, M. . V Jornada de Psicanálise da UNIFESP/ Baixada Santista. 2019. (Outro).

SILVA, L. S. ; SANTANA, A.C ; MELLE, G.M ; SOUSA, J. P. ; SILVA, L. C. ; OLIVEIRA, I. R. ; CHAVES, C. M. ; OHARA, T. Y. ; PETUCCO, G. T. . I Encontro de Psicologia Organizacional (EPOT). 2018. (Outro).

SOUSA, J. P. ; QUEIROZ, M. F. F. ; SILVA, J. A. ; DIEGUEZ, C. R. A. . Seminário Internacional sobre "Trabalho Portuário e Sindicalismo dos Portos em Tempos de crise. 2018. (Outro).

Participação em eventos

VII Congresso Unifesp:Universidade em luta pela vida. MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: O TDAH NA PERSPECTIVA DE TRABALHADORES DA SAÚDE DA BAIXADA SANTISTA. 2021. (Congresso).

IV JORNADA DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO CAMPUS BAIXADA SANTISTA". 2019. (Outra).

Medicalização da educação e na vida: Enfrentamento e resistência na luta pela existência. 2019. (Seminário).

V Congresso Acadêmico Unifesp. Curso de educação a distância ?Comida de República?: relato de experiência da sexta edição. 2019. (Congresso).

VI Congresso da Unifesp. 2019. (Congresso).

Seminário Internacional sobre ?Trabalho Portuário e Sindicalismo nos Portos em Tempos de Crise?. 2018. (Seminário).

V Semana de Psicologia Unifesp. 2018. (Outra).

III CONGRESSO ACADÊMICO - UNIFESP. 2017. (Congresso).

Comissão julgadora das bancas

Jaqueline Kalmus

KALMUS, J.; NAKAMURA, E.; ALMDEIDA, S. L.. Medicalização de crianças e adolescentes: diagnóstico de TDAH e perspectiva de trabalhadores da saúde da Baixada Santista. 2021 - Universidade Federal de São Paulo.

Eunice Nakamura

NAKAMURA, E.; KALMUS, J.. Medicalização de crianças e adolescentes: Diagnóstico de TDAH e a perspectiva dos trabalhadores da saúde da Baixada Santista. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo.

Foi orientado por

Jaqueline Kalmus

Medicalização de crianças e adolescentes: diagnóstico de TDAH e perspectiva de trabalhadores da saúde da Baixada Santista; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jaqueline Kalmus;

Jaqueline Kalmus

Medicalização de crianças e adolescentes: diagnóstico de TDAH e perspectiva de trabalhadores da saúde de Santos; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Jaqueline Kalmus;

Gabriela Milhassi Vedovato

Curso a Distância "Comida de República"; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Universidade Federal de São Paulo; Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis UNIFESP; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • VEDOVATO, G. M. ; LEONARDI, F. G. ; SOUSA, J. P. . Percepção de estudantes sobre alimentação no contexto do curso a distância Comida de República da Unifesp.. In: Gabriela Milhassi Vedovato; Leonardi, Fabrício Gobetti. (Org.). Comida de República: (des)caminhos e reflexões sobre a alimentação de universitários(as). 1ed.Santos: UNIFESP, 2021, v. 1, p. 66-73.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2020

    Cenas cotidianas de trabalho em contexto de Pandemia: entrevistas clínicas e narrativas compartilhadas em grupo focal com servidores de um Departamento Regional de Saúde, Descrição: O projeto aqui apresentado é uma pesquisa-ação, de cunho clínico-compreensivo, visando a atenção a servidores de um Departamento Regional de Saúde cuja saúde (física e mental) foi afetada pela pandemia de Covid-19. A proposta inclui entrevistas clínicas individuais e grupo focal. As entrevistas clínicas servirão para oferecer uma escuta atenta e compreensiva, conhecer a problemática do ponto de vista dos trabalhadores, extrair temas a serem trabalhados. O grupo focal será para os trabalhadores do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV), e buscará estimular a construção de sentimento de coletividade entre os trabalhadores como estratégia de enfrentamento aos danos ocasionados pela Pandemia de Covid-19; Construir uma narrativa sobre o momento atual como resultado de todos os encontros em grupo. Os participantes serão servidores do DRS que contraíram Covid-19 e se afastaram do trabalho, em um primeiro momento e servidores do DRS que se voluntariem para participar do coletivo de trabalho, em um segundo momento, se houver interesse. A construção de narrativas de cenas marcantes relacionadas ao trabalho pretende viabilizar a união do vivido com o entendido, assim como apontar na fala uma potência de desenvolver algumas ideias, outorgando ao sujeito a produção de um saber que está nele e que ele não sabe que tem. O projeto terá seis etapas, que irão da apresentação do estudo na unidade passando pela realização das entrevistas, grupo focal e narrativas, até a produção de artigo científico. Um acompanhamento psicológico individual dos participantes está previsto para aqueles que assim desejarem ou necessitarem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jéssica Portela de Sousa - Integrante / Laura Camara Lima - Coordenador / Thiago Fernando Oliveira - Integrante / REGINA DIAS DE BARROS - Integrante / MARIA JOSÉ DA SILVA; - Integrante.

  • 2020 - Atual

    MEDICALIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES: DIAGNÓSTICO DE TDAH E A PERSPECTIVA DOS TRABALHADORES DA REDE DE SAÚDE DE SANTOS, Descrição: A presente pesquisa de Iniciação Científica tem por base estudos recentes, do acirramento do processo de medicalização de crianças e adolescentes nas últimas décadas. Uma das facetas mais visíveis desse fenômeno é o crescimento dos diagnósticos de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) de crianças e adolescentes com problemas de escolarização, e o consequente aumento exponencial da prescrição de fármacos para os diagnosticados. Como resultado, medidas foram tomadas para o controle da dispensação do medicamento referência para o tratamento do TDAH, o cloridrato de metilfenidato. Estudos realizados recentemente apontam para o impacto da adição do metilfenidato a listagem (A3) do controle especial de substâncias, principalmente durante a prescrição do medicamento para o tratamento do TDAH. Ademais, um estudo aponta para o início da substituição do metilfenidato por risperidona na cidade de Santos. Considerando que a biologização de questões sociais, tais como falhas na promoção de condições para a aprendizagem escolar e nas políticas pedagógicas, podem deslocar a discussão política para soluções médicas e medicamentosas, a fim de sanar problemas presentes na sociedade desigual que vivemos, a presente pesquisa tem por objetivo entender como os trabalhadores da rede de saúde de Santos percebem o fenômeno da medicalização de crianças e adolescentes, em especial com relação ao diagnóstico de TDAH.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Jéssica Portela de Sousa - Integrante / Jaqueline Kalmus - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Experiência profissional

2020 - 2021

Seção de Vigilância e Referência em Saúde do Trabalhador

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 8

Outras informações:
O SEVREST- Santos é um Centro de Referência Especializados em Saúde do Trabalhador que tem como objetivo atuar na prevenção e enfrentando das dificuldades relatadas pelos trabalhadores com relação aos problemas de saúde coletiva, com nexo causal e/ou epidemiológico "trabalho" tais como: doenças, acidentes e mortes. Como estagiária tenho a possibilidade realizar atendimentos individuais a trabalhadores afastados, além de atuar na participação de grupos terapêuticos já acompanhados pela Psicóloga da instituição, também, promover outros grupos, de acordo com a demanda local. Em relação aos serviços de vigilância realizado pela instituição, tenho a possibilidade de acompanhar as visitas realizadas a empresas ou serviços que apresentem demandas.

2020 - 2020

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: Voluntária, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora da unidade curricular Produção de Documentos, ministrado pelo professor Fernando de Almeida Silveira , na Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

2019 - 2019

Universidade Federal de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 12

Outras informações:
Bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação a Gestão (BIG) do "Comida de República": promoção de saúde e mudanças alimentares, atuação como tutora do curso à distância sob a supervisão da nutricionista Gabriela Milhassi Vedonato. Curso ofertado a todos estudantes do campi da Universidade Federal de São Paulo.