Artur Rafael Agostinho Theodoro

Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), Bacharel em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2009) e Psicólogo pela Universidade de São Paulo (2010), Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2015).

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2012 - 2015

Universidade de São Paulo
Título: Elaboração do passado e indústria cultural: possibilidades de esclarecimento a respeito dos bombardeios às cidades de Hiroshima e Nagasaki.,Ano de Obtenção: 2015
Pedro Fernando da Silva.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Hiroshima; Nagasaki; Bomba atômica; Teoria Crítica da Sociedade; Elaboração do passado; Indústria cultural. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Psicologia

2006 - 2010

Universidade de São Paulo

Graduação em Direito

1995 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Sintoma e Laço Social Contemporâneo. (Carga horária: 15h). , Instituto de Psicologia da Univerisdade de São Paulo, IPUSP, Brasil.

2008 - 2008

Introdução à análise de dados com o uso do SPSS II. (Carga horária: 15h). , Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, PSE, Brasil.

2007 - 2007

Introdução à análise de dados com o uso do SPSS I. (Carga horária: 15h). , Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo, PSE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Hiroshima e Nagasaki em São Paulo: testemunho, inscrição e memória das catástrofes.Exposição itinerante sobre o bombardeio atômico das cidades de Hiroshima e Nagasaki. 2012. (Outra).

18° Simpósio Internacional de Iniciação Científica.O memorial, a memória e a inscrição subjetiva das catástrofes: um estudo do Parque Memorial da Paz de Hiroshima.. 2010. (Simpósio).

17º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.O slogan publicitário e os cuidados com o corpo: um levantamento a partir do início da década de 1910 aos dias atuais na cidade de São Paulo.. 2009. (Simpósio).

16º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Satisfação de necessidades psicológicas e aspirações de vida entre adolescentes brasileiros a partir da Teoria da Auto-Determinação. 2008. (Simpósio).

V CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PSICOLOGIA. PERFIL DO ESTUDANTE DE PSICOLOGIA: A OPÇÃO PELO CURSO DE PSICOLOGIA COMO RE-OPÇÃO PROFISSIONAL. 2007. (Congresso).

IV Seminário Nacional de Psicologia e Políticas Públicas. 2007. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Pedro Fernando da Silva

SILVA, P. F.; Gonçalves Junior, G.; Galeão-Silva, L. G.. Elaboração do passado e indústria cultural: possibilidades de esclarecimento a respeito dos bombardeios às cidades de Hiroshima e Nagasaki. 2015. Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Pedro Fernando da Silva

SILVA, P. F.; Gonçalves Junior, G.; CARONE, I.. Elaboração do passado e indústria cultural: possibilidades de esclarecimento a respeito dos bombardeios das cidades de Hiroshima e Nagasaki. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Pedro Fernando da Silva

Elaboração do passado e indústria cultural: possibilidades de esclarecimento a respeito dos bombardeios às cidades de Hiroshima e Nagasaki; 2015; Dissertação (Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Pedro Fernando da Silva;

Nelson da Silva Junior

; O slogan publicitário e os cuidados com o corpo: um levantamento a partir do início da década de 1910 aos dias atuais na cidade de São Paulo; ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade de São Paulo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Nelson da Silva Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • THEODORO, A. R. ; SILVA JUNIOR, N. . O slogan publicitário e os cuidados com o corpo: um levantamento a partir da década de 1910 até os dias atuais na cidade de São Paulo.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GALAFASSI, C. ; MOREIRA, L. E. V. ; THEODORO, A. R. ; OTTA, E. . Satisfação de necessidades psicológicas básicas e aspirações de vida entre adolescentes brasileiros a partir da Teoria da Auto-Determinação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • THEODORO, A. R. ; OTTA, E. . Perfil do estudante de Psicologia: a opção pelo curso de Psicologia como re-opção profissional. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

HIRANO, S. ; THEODORO, A. R. . Contra novos ataques, é preciso discutir bomba atômica no Japão em 1945, dizem especialistas. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MORITA, T. ; NAKAGAWA, C. I. ; THEODORO, A. R. . Uma exposição de fotos relembra os horrores dos bombardeios atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NAKAGAWA, C. I. ; THEODORO, A. R. . Órfãos de Hiroshima. 2015. (Editoração/Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2015

    Elaboração do passado e indústria cultural: possibilidades de esclarecimento a respeito dos bombardeios às cidades de Hiroshima e Nagasaki., Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o potencial de esclarecimento de dois conjuntos de materiais. O primeiro consiste em uma exposição a respeito do ataque nuclear às cidades de Hiroshima e Nagasaki. Essa exposição é composta por 30 painéis contendo desenhos, fotografias, textos e gráficos. O segundo conjunto de materiais consiste em matérias jornalísticas recentemente publicadas pela mídia impressa a respeito da bomba atômica. Tais matérias, por sua vez, utilizam-se de textos, fotografias e gráficos. A partir de contribuição de autores vinculados à Teoria Crítica da Sociedade, em especial Theodor W. Adorno, Max Horkheimer e Herbert Marcuse, os materiais são analisados levando-se em conta as noções de elaboração do passado, racionalidade técnica e indústria cultural. Embora recorram à utilização de elementos semelhantes, procura-se demonstrar que os dois conjuntos de materiais acabam por diferir entre si quanto aos seus limites ou, em outras palavras, quanto ao seu potencial de esclarecimento. Isto porque a influência que recebem da indústria cultural, materializada pela presença de elementos característicos desta última no material analisado, nos parece diversa, preponderando em relação às produções da mídia impressa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Artur Rafael Agostinho Theodoro - Integrante / Pedro Fernando da Silva - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade, Descrição: A violência escolar está presente na discriminação aos alunos em situação de inclusão e no bullying; as minorias nos dois casos são envolvidas. Em um dos casos, os que estavam fora da escola podem continuar a ser discriminados, no outro, há o desejo de discriminar os que estão dentro. O objetivo geral deste projeto é verificar a violência escolar no bullying e em outras formas de discriminação dos alunos em situação de inclusão; especificamente será verificado se há relação entre os praticantes e as vítimas dessas formas de violência e: desempenho escolar, autoritarismo e autonomia frente à autoridade. Serão aplicadas a Escala F e outras cinco escalas a ser construídas e testadas: Identificação do bullying, Identificação das Hierarquias Escolares; Autonomia frente à autoridade escolar; Atitudes frente aos alunos em situação de inclusão, em aproximadamente 240 alunos do nono ano do ensino fundamental de oito escolas públicas. Para a obtenção de dados qualitativos, serão entrevistados, por sala, quatro alunos com escores altos na escala de identificação do bullying ? dois como provocadores e dois como vítimas - e três professores ? um de Língua Portuguesa, um de Artes e um de Educação Física.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Artur Rafael Agostinho Theodoro - Integrante / José Leon Crochík - Coordenador / Cintia Copit Freller - Integrante / Pedro Fernando da Silva - Integrante / Marisa Feffermann - Integrante / Ricardo Casco - Integrante / Lenara Spedo - Integrante / Alex Sandro Correa - Integrante / Gabriel Saito - Integrante.

  • 2008 - 2009

    O slogan publicitário e os cuidados com o corpo: um levantamento a partir do início da década de 1910 aos dias atuais na cidade de São Paulo., Descrição: Esta pesquisa teve como objeto de estudo os slogans publicitários. Podemos defini-lo como um elemento discursivo de uma publicidade composto por palavras e que se distingui do mero nome da marca. O slogan também não se confunde com a imagem do objeto ou outros elementos sensoriais eventualmente presentes nas peças publicitárias, a exemplo da trilha sonora, do desenho das letras etc. O objetivo deste estudo foi realizar um levantamento dos slogans publicitários, restringindo-o às produções cujo tema estivesse relacionado aos cuidados com o corpo. Os dados desta pesquisa foram coletados em quatro publicações impressas, cuja produção publicitária é representativa de sua época. São elas a Revista A Cigarra, a Revista da Semana, a Revista O Cruzeiro e a Revista Veja. A partir de um trabalho de catalogação dos slogans coletados, elaboramos categorias que abarcaram um dado conjunto de slogans. Os slogans analisados ensejaram a elaboração de cinco categorias: atributos das mercadorias, sentimentos e sensações, status social, corpo e modernidade. Além dessas categorias, constatamos a existência de anúncios que não fizeram uso de slogans publicitários ou que, recorrendo a argumentos de autoridade, puderam empregar esse tipo de argumento através da utilização de slogans ou mesmo sem a eles recorrer. Levando em conta os anúncios que empregaram slogans publicitários, dois elementos devem ser destacados. O primeiro diz respeito à exaltação dos ?atributos das mercadorias? comercializadas, o que remete aos produtos concorrentes em meio a uma estratégia de venda fundamentada na supremacia de um produto anunciado em relação a outros. Já o segundo elemento diz respeito ao emprego dos argumentos de autoridade como estratégia publicitária. Como dissemos, tal estratégia pode ou não se servir dos slogans publicitários. Em ambos os casos julgamos ser possível verificar o recurso à identificação como estratégia de promoção de mercadorias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Artur Rafael Agostinho Theodoro - Integrante / Nelson da Silva Júnior - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2009

    Estudo comparativo internacional das marcas corporais auto-infligidas à luz dos laços sociais contemporâneos. Funções das tatuagens e escarificações na economia psíquica dos jovens adultos: gênese, relação com o corpo, solução subjetiva., Descrição: Esta pesquisa, desenvolvida em cooperação internacional com o Laboratoire de Psychopathologie et clinique psychanalytique da Université Rennes II e financiada pelo programa CAPES/COFECUB (Processo nº 609/08), aborda o fenômeno das marcas corporais com (a) a relação com os laços sociais, por outro, (b) suas funções na economia psíquica subjetiva. A metodologia transcultural na análise dos dados obtidos (dois grupos de jovens de 18 a 30 anos, na França e no Brasil) permitirá, além disso, o isolamento de eventuais estruturas comuns e/ou particulares às duas culturas nas práticas de tatuagem e escarificação, de modo a oferecer informações de utitlidade no âmbito das políticas públicas e de prevenção de ambos contextos culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Artur Rafael Agostinho Theodoro - Integrante / Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira - Integrante / Nelson da Silva Júnior - Coordenador / Rubens Marcelo Volich - Integrante / Sergio Marinho Carvalho - Integrante / Gláucia Faria da Silva - Integrante / Marcela Rezende Géa - Integrante / Elisa Vieira - Integrante / Maria Helena Fernandes - Integrante / Maíra Mamud Godoi Mourão - Integrante.

  • 2007 - 2008

    Motivação do estudante de psicologia: a perspectiva de egressos de outros cursos de graduação, Descrição: Segundo estatísticas da Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), é expressiva a média de alunos dentre os convocados para a primeira matrícula no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP) que já freqüentaram outro curso superior, tendo abandonado ou concluído tal curso, vindo a buscar uma nova graduação. A obtenção de dados sobre alunos egressos e não egressos de outros cursos que atualmente freqüentam o referido curso de graduação buscou contribuir para o aprofundamento da compreensão das causas da evasão, fornecendo subsídios para possíveis intervenções. Adotamos como referencial teórico a Teoria da Auto-Determinação, de Ryan e Deci (2000). Foram aplicados questionários em 147 alunos do curso de graduação do IPUSP (42 homens e 105 mulheres; 36 egressos e 111 não egressos). Realizou-se a análise fatorial dos dados, empregando-se posteriormente o teste estatístico General Linerar Model. A condição de egresso não interferiu de modo significativo em relação em relação à motivação global dos participantes. Entretanto, outros fatores apresentaram influência significativa em relação à motivação global dos participantes e podem ser considerados preditores em relação a esta, em especial a amotivação. De forma complementar, é necessário investigar os fatores sociais e ambientais que promovem, em oposição àqueles que prejudicam, estados motivacionais adequados. Isso se afirma na medida em que tais fatores podem ser catalisadores não apenas de estados de motivação intrínseca, mas também de estados de amotivação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Artur Rafael Agostinho Theodoro - Integrante / Emma Otta - Coordenador., Financiador(es): Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo - Bolsa.

  • 2007 - 2007

    O que os jovens de diferentes classes sociais esperam para suas vidas?, Descrição: Este trabalho buscou identificar as diferenças relacionadas à satisfação das necessidades psicológicas básicas e às aspirações de jovens de diferentes classes sociais. A partir da Teoria da Auto-Determinação, de Ryan e Deci, foram verificadas a satisfação das necessidades de autonomia, competência e vinculação e a qualidade das aspirações ? intrínseca ou extrínseca. Foram usados questionários desenvolvidos pelos referidos autores, os quais foram traduzidos, adaptados e aplicados em 115 alunos que cursavam o terceiro ano do ensino médio. Para obter dois grupos pertencentes a classes sociais distintas, os dados foram coletados em duas escolas: particular e pública. Participaram da pesquisa 27 mulheres de cada escola, 30 homens da escola particular e 31 da escola pública. Verificou-se que os jovens de escola particular possuem renda familiar maior do que os jovens da escola pública. Não houve diferenças significativas entre os dois grupos quanto à satisfação de necessidades básicas e à qualidade das aspirações. As mulheres revelaram escores significativamente mais elevados que os homens quanto à aspiração intrínseca. Houve diferença significativa entre o número de alunos que não pretendiam prestar vestibular para faculdades públicas nas duas classes sociais. Entretanto, as classes sociais não se mostraram fatores determinantes em relação à satisfação de necessidades básicas e à qualidade das aspirações.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Artur Rafael Agostinho Theodoro - Integrante / Emma Otta - Coordenador / Camila Galafassi - Integrante / Anne Kerstin de Werk Würzler - Integrante / Adriano Roberto Pimentel - Integrante / Luiz Eduardo de Vasconcelos Moreira - Integrante / Isabella Bertelli - Integrante.

  • 2006 - 2006

    A atuação do psicólogo da rede pública de ensino frente à demanda escolar: concepções, práticas e inovações., Descrição: A área de Psicologia Escolar e Educacional tem desenvolvido importante discussão em relação à formação/atuação do psicólogo no campo educacional. Diferentes teorias têm produzido diferentes práticas e muitas críticas têm surgido aos modelos propostos. O objetivo geral deste projeto é o de identificar e analisar concepções e práticas desenvolvidas pelos psicólogos da rede pública frente às queixas escolares, oriundas do sistema educacional, visando compreender em que medida apresentam elementos inovadores e pertinentes às discussões recentes na área de Psicologia Escolar e Educacional em busca de um ensino de qualidade para todos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Artur Rafael Agostinho Theodoro - Integrante / Tatiana Platzer do Amaral - Integrante / Anabela Almeida Costa e Santos - Integrante / Ana Karina Amorim Checchia - Integrante / Carlos Samejima - Integrante / Iracema Neno Cecílio Tada - Integrante / Silvia Maria Cintra da Silva - Integrante / Roseli Caldas - Integrante / Zaira Leal - Integrante / Jane Cotrim - Integrante / Marcelo Domingues Roman - Integrante / Lygia de Sousa Viégas - Integrante / Aline Morais Mizutani - Integrante / Aline de Araujo Leite Santos - Integrante / Marilene Proença Rebello de Souza - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2007 - 2008

Universidade de São Paulo

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista

Atividades

  • 03/2009 - 03/2010

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Psicologia, .,Cargo ou função, Representante Discente na Congregação.

2007 - 2008

Centro Acadêmico Iara Iavelberg

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador