Bianca Landi Visconti Ferreira Gauze Rodrigues

Discente da 91° turma de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atual Coordenadora da Liga Acadêmica de Apoio ao Paciente com Câncer (LAPC) e atual membro da Liga Acadêmica de UTI e Emergências Médicas (LUTEM). Membro da gestão CooperAção do Diretório Acadêmico Dr. Domingos Pimentel de Ûlhoa como Presidente do Comitê Local de Estágios e Vivências (CLEV). Em 2019 foi Coordenadora Local do Comitê Permanente de Direitos Humanos e Paz (SCORP), Diretora Local de Publicação, Pesquisa e Extensão da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Brazil) e Membro da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia (LANNc).

Informações coletadas do Lattes em 17/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2018 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Título: ANÁLISE DO PERFIL DE BIOMARCADORES PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO OU NA EVOLUÇÃO DA HEMORRAGIA PERI-INTRAVENTRICULAR EM RECÉM- NASCIDOS PREMATUROS
Orientador: Luiz Ricardo Goulart Filho
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2017

Colégio Miranda

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2016

Curso de Inglês. (Carga horária: 371h). , Cultura Inglesa - São Paulo, CULTURA INGLESA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PARO, H. B. M. S. ; CATANI, R. R. ; RODRIGUES, B. L. V. F. G. . I Fórum Nacional do NUAVIDAS HCU/UFU: "Feridas (in)visíveis da violência sexual: gente que sofre, rede que movimenta". 2019. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Palestra: Coronavirus, uma nova pandemia? Fatores de risco e Medidas de Bioproteção. 2020. (Outra).

Brazilian International Congress of Medical Students. Prenatal care in the Brazilian Public Health System in Minas Gerais: a critical analysis. 2019. (Congresso).

II Congresso Brasileiro Médico-Estudantil de Habilidades Médicas. Impacto da atividade mineradora na saúde da população local no Brasil: uma revisão sistemática. 2019. (Congresso).

III Fórum Encontro dos Líderes e Acadêmicos de Medicina. 2019. (Outra).

I Seminário Dê Lírios: desafios da Luta Antimanicomial. 2019. (Seminário).

IV Congresso de Escolas Médicas. Implementação de práticas fitoterápicas no Sistema Único de Saúde em Minas Gerais. 2019. (Congresso).

Obesidade: a epidemia do século XXI. 2019. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Ricardo Goulart Filho

Análise do perfil de biomarcadores presentes no desenvolvimento ou na evolução da hemorragia peri-intraventricular em recém- nascidos prematuros; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Ricardo Goulart Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    ANÁLISE DO PERFIL DE BIOMARCADORES PRESENTES NO DESENVOLVIMENTO OU NA EVOLUÇÃO DA HEMORRAGIA PERI-INTRAVENTRICULAR EM RECÉM- NASCIDOS PREMATUROS, Descrição: A hemorragia peri-intraventricular (HPIV) é uma das maiores causas de complicação dentre os recém-nascidos pré-termos, podendo acarretar em sequelas neurológicas ou, em formas mais graves, no óbito. Nesse quadro, há o rompimento de vasos na matriz germinativa, causando um sangramento na área que pode se estender aos ventrículos, refletindo na gravidade da condição. Ultimamente, há estudos acerca da relação entre a presença de citocinas e o desenvolvimento da HPIV, tendo em vista que essas substâncias indicam lesões teciduais e geram respostas inflamatórias. Dessa forma, seria possível analisar a condição do feto e acompanhar o desenvolvimento da doença a partir desses biomarcadores, podendo diminuir o índice de mortalidade e de complicações dentre os bebês prematuros. Por isso, o objetivo do presente estudo é analisar o perfil de biomarcadores encontrado nas amostras biológicas ? sangue do cordão umbilical e sangue periférico ? e comparar com a incidência, evolução e gravidade da HPIV.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bianca Landi Visconti Ferreira Gauze Rodrigues - Integrante / Luiz Ricardo Goulart Filho - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Classificação de 3° melhor trabalho na categoria de Apresentação Oral: "Impacto da atividade mineradora na saúde da população local no Brasil: uma revisão sistemática", II Congresso Brasileiro Médico-Estudantil de Habilidades Médicas - IFMSA Brazil.

2019

Menção Honrosa como 3° melhor trabalho Ê-Poster: "Escorpionismo no Brasil: uma análise longitudinal do problema", IV Congresso de Escolas Médicas - PUC Goiás.

2018

Prêmio Calouro-Destaque, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional