Carlos Eduardo Pereira

Possui graduação em Comunicação Social (cinema) pela Universidade Federal Fluminense (1983). Mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Comunicação Social pela UFF, com tese sobre a obra do cineasta Carlos Reichenbach. Atualmente é pesquisador e programador de cinema - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Autor dos livro "A música no cinema silencioso no Brasil" e "A música no cinema sonoro brasileiro da década de 1930: nacionalismo, música popular e identidade cultural".

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em comunicação social

2009 - 2013

Universidade Federal Fluminense
Título: Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach
João Luiz Vieira.

Mestrado em Música

2007 - 2008

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: A música no cinema sonoro brasileiro da década de 1930, nacionalismo, música popular e identidade cultural,Ano de Obtenção: 2008
Regina M Meirelles Santos.

Graduação em Comunicação Social

1979 - 1983

Universidade Federal Fluminense

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Congresso da Federação Internacional de Arquivo de Filmes. 2010. (Congresso).

Cinesul - Festival Ibero-Americano de Cinema e Vídeo.Jurado de Longas documentário. 2009. (Outra).

Congresso Brasileiro de Cinema. Delegado na assembleia do Congresso. 2009. (Congresso).

Congresso da Federação Internacional de Arquivo de Filmes. Delegado representante da Cinemateca do MAM. 2009. (Congresso).

The Cinematecas in search of their new audiences. 2009. (Simpósio).

Cinesul.Júri de seleção. 2008. (Outra).

Congresso Brasileiro de Cinema. Delegado da área de preservação e pesquisa. 2007. (Congresso).

Cinesul.Júri de seleção. 2006. (Outra).

Congresso Brasileiro de Cinema. Delegado da área de preservação e pesquisa. 2003. (Congresso).

Quase como antigamente.Música no cinema mudo - mesa redonda. 2002. (Outra).

Rencontres cinémas d´Amerique Latine de Toulouse.Música no cinema latinoamericano - mesa redonda. 2000. (Outra).

Jovens Pianistas e a atualidade.Apresentação de piano. 1988. (Simpósio).

1º Colóquio Luso-Brasileiro de Semiótica. 1984. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Comunicação Social. 1980. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Denise Pinto Padilha

PEREIRA, C. E.; Ana Maria Bulhões-Carvalho; Leonardo Munk; Domingos Sávio Ferreira de Oliveira. (Des)concertante - a música no teatro. 2019. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Antonio Luzio Coelho

VIEIRA, João LuizCOELHO, Luiz Antonio Luzio; AMÂNCIO, A. C.; NUNEZ, F. R. M.; ABREU, N. C.. Carnavalização e Antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Antonio Carlos Amancio da Silva

VIEIRA, João Luis;AMANCIO, Tunico; NUNEZ, F. R. M.; COELHO, L. A. L.; ABREU, N. C.. Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Nataniel dos Santos Gomes

ABRAO, D.GOMES, Nataniel dos Santos; CARVALHO, L. F. M.;Marlon Leal Rodrigues; MARTINS, G. V.. HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA: POSSIBILIDADES DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DESSES MEIOS EM AUXÍLIO A ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DIFICULDADE EM ORTOGRAFAR. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Nataniel dos Santos Gomes

ABRAO, D.GIACON, E. M. O.GOMES, Nataniel dos Santos; COSTA, N. S. A.. HISTÓRIA EM QUADRINHOS E LITERATURA COMO POSSÍVEIS MECANISMOS DE RESGATE A ALUNOS "MAL OU SEMIALFABETIZADOS" QUE INGRESSAM NO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL / ASPECTOS ORTOGRÁFICOS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Maurício de Bragança

VIEIRA, J. L.;BRAGANÇA, M.; ATEM, Guilherme Nery; MACIEL, K. A.. Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Fabián Rodrigo Magioli Núñez

VIEIRA, João Luiz; SILVA, Antonio Carlos Amancio da; ABREU, N. C.; COELHO, L. A. L.;NÚEZ, Fabián. Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Ilka Franco Ferrari

FERRARI, I. F.; VAZQUEZ, E. A. A.; DIAS, F. W. S.; MAIOR, V. S. S.; NEVES, T. I.. Incels, Herbes e o masculino na hipermodernidade: reflexões orientadas pela psicanálise. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Ilka Franco Ferrari

FERRARI, I. F.; VAZQUEZ, E. A. A.; NEVES, T. I.; MAIOR, V. S. S.. Espectros da virilidade e o masculino na atualidade. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Guilherme Nery Atem

VIEIRA, J. L.; BRAGANÇA, M.; MACIEL, K.;ATEM, G. N.. Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Kátia Augusta Maciel

VIEIRA, J. L.; BRAGANÇA, M.; ATEM, G. N.;MACIEL, K. A.. Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Fernando Medeiros de Carvalho

ABRAO, D.; GOMES, N. S.;CARVALHO, L. F. M.; RODRIGUES, M. L.; MARTINS, G. V.. História em Quadrinhos e Literatura: Possibilidades Didático-Pedagógicas Desses Meios Em Auxílio a Alunos de Sexto Ano do Ensiono Fundamental com Dificuldades em Ortografar. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Carlos Ariel Samudio Pérez

SPALDING, L. E. S.;SAMUDIO PÉREZ, C. A.. Física na terapia: experimento incubadora neonatal. 2010. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM FÍSICA EXPERIMENTAL: ÊNFASE NO L) - Universidade de Passo Fundo.

Carlos Ariel Samudio Pérez

SAMUDIO PÉREZ, C. A.; SPALDING, L. E. S.. Física na terapia: experimento incubadora neonatal. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade de Passo Fundo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Agliberto Alves Cierco

PLANO DE CUSTOS: ABERTURA DE FILIAL DE LOJA DE SAPATOS: SACI CALÇADOS LTDA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Empresarial) - Fundação Getúlio Vargas; Orientador: Agliberto Alves Cierco;

Mauro Machado de Morais

Viabilidade de implementação do E-Commerce para a rede farmaceutica varejista; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Administração com enfase em Sistema de Informação) - Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora; Orientador: Mauro Machado de Morais;

Fábio Afonso Frizzo de Moraes Lima

Guerra Civil Espanhola; ; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Veiga de Almeida; Orientador: Fábio Afonso Frizzo de Moraes Lima;

Regina Maria Meirelles Santos

A Música no Cinema Sonoro Brasileiro na Década de 1930:nacionalismo, músic popular e identidade cultural; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Regina Maria Meirelles Santos;

Ilka Franco Ferrari

Incels, Herbes e o masculino na hipermodernidade: Reflexões orientadas pela psicanálise; 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Ilka Franco Ferrari;

Ilka Franco Ferrari

As parcerias sintomáticas e a masculinidade na contemporaneidade; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Ilka Franco Ferrari;

Aline Alves de Oliveira

Inserção do jovem no mercado de trabalho cearense: balanço dos últimos dez anos (2004 e 2014); 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Aline Alves de Oliveira;

Joao Luiz Vieira

Carnavalização e antropofagia no metacinema de Carlos Reichenbach; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Joao Luiz Vieira;

Joao Luiz Vieira

O cinema de Carlos Reichenbach; 2009; Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Joao Luiz Vieira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • PEREIRA, C. E. . A Comédia de todos nós: contra as existências sorumbáticas e periféricas, o sucesso popular. Filme Cultura , v. 61, p. 23-28, 2013.

  • PEREIRA, C. E. . Norma Bengell: um dossiê fotográfico. REBECA. Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual , v. 4, p. 277-298, 2013.

  • Arnaldo di Pace ; Clovis Molinari Jr. ; Marcia Carvalho ; PEREIRA, C. E. . O Advento do cinema sonoro e a música no cinema brasileiro na década de 1930. Recine: Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo , v. n. 7, p. 34-39, 2010.

  • PEREIRA, C. E. . A Música no cinema sonoro brasileiro da década de 1930: nacionalismo, música popular e identidade cultural. 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2016. v. 1. 148p .

  • PEREIRA, C. E. . Frank Sinatra - A Voz no cinema. 1. ed. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 2015. v. 1. 155p .

  • PEREIRA, C. E. ; Arnaldo di Pace ; AMÂNCIO, Tunico . Argentina-Brasil no cinema: diálogos. 1. ed. Niterói: Eduff, 2014. v. 1. 256p .

  • PEREIRA, C. E. . A música no cinema silencioso no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 2014. v. 1. 128p .

  • Rosana de Freitas (Org.) ; Reynaldo Roels Jr. (Org.) ; PEREIRA, C. E. (Org.) . Reynaldo Roels Jr.; Crítica reunida. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/Funarte, 2010. 498p .

  • PEREIRA, C. E. ; Glória Maria Barbosa ; Maria Luiza Tambellini . Velhos amigos novas homenagens a Cosme Alves Netto. Brasília: Ministério da Cultura/FUNARTE/Secretaria de Cultura e Esporte do Distrito Federal/Polo de Cinema, 1996. v. 1. 88p .

  • Antonio Quinet ; Sérgio Alexandre Camargo ; PEREIRA, C. E. . Maus Hábitos - Transparecer sob as trevas. In: Angélica Coutinho; Breno Lira Gomes. (Org.). El Deseo - O Apaixonante cinema de Pedro Almodovar. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2011, v. , p. 58-60.

  • PEREIRA, C. E. . A Tela Erótica. Tabu, Rio de Janeiro, , v. nº 37, 01 maio 1989.

  • PEREIRA, C. E. . Gilberto Santeiro: Dos que matam e morrem por cinema. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 2016 (Catálogo).

  • PEREIRA, C. E. . A Música no cinema silencioso no Brasil. Rio de Janeiro: Centro Cultural do Banco do Brasil, 2001 (Catálogo).

  • PEREIRA, C. E. . Ingmar Bergman, 50 anos de cinema. Rio de Janeiro: Cinemateca do MAM/Estação Botafogo, 1996 (Catálogo).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

PEREIRA, C. E. . Um outro Lalá. 1993. Outra.

PEREIRA, C. E. . Tô sempre aí. 2009. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Suite Antiga. 2009. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . ABC do Sertão. 2008. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Simpósio Internacional de Midia. 2008. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Brasa Dormida. 2008. Apresentação de Obra (para compositores).

PEREIRA, C. E. . Bola de meia, bola de gude. 2007. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Pescaria. 2006. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Balaio Grande. 2006. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Brasa Dormida. 2006. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Papagaio Sabido. 2005. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . A Vaca amarela. 2004. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Festival du cinéma Bresilien de Paris. 2004. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Marchinha do Grande Galo. 2004. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Meu amigo Miguel. 2003. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . O ovo. 2002. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Metropolis. 2002. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . O Caçador de Diamantes. 2002. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Brasa Dormida. 2002. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Recine. 2002. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Lábios sem beijos. 2002. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Lábios sem beijos. 2001. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Brasa Dormida. 2000. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Expressionismo Alemão. 2000. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Festival de Cinema de Brasília. 2000. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Brasa Dormida. 1999. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Odeon. 1999. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Panorama Rio Arte de Dança Contemporânea. 1999. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Rio de Janeiro do Cinema. 1999. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Ricardo III. 1998. Interpretação.

PEREIRA, C. E. ; Fátima Regina Pereira . Lídice Brasileira. 1998. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Antes de Caligari. 1997. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Popeye, o Marinheiro. 1996. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Metropolis. 1995. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Festival Internacional de curtas-metragens. 1995. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . É Futurismo Menina. 1994. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . CD - Lamartine Babo músicas inéditas e raras. 1993. Arranjo.

PEREIRA, C. E. . Cabaret Butantã. 1992. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . A General. 1991. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Tra-la-lá. 1990. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Moderno. 1987. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . Concerto para oito mãos e um dedinho. 1985. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . A Pereca eletrônica. 1984. Interpretação.

PEREIRA, C. E. . O Cru e o Cozido. 1982. Filme.

PEREIRA, C. E. . Na trilha do bonde. 2009.

PEREIRA, C. E. . Ser Humano. 2009.

PEREIRA, C. E. . Curta Brasil. 2007.

PEREIRA, C. E. . A Água na terra dos Pomeranos. 2006.

PEREIRA, C. E. . Capítulo XV: 13. 2006.

PEREIRA, C. E. . O Aitaré da Praia. 2002.

PEREIRA, C. E. . A Filha do advogado. 2002.

PEREIRA, C. E. . O Caçador de diamantes. 2001.

PEREIRA, C. E. . Conceição - O Filme. 2001.

PEREIRA, C. E. . A Potranca Assombrada. 1999.

PEREIRA, C. E. . Lidador, 75 anos. 1999.

PEREIRA, C. E. . As Troianas. 1998.

PEREIRA, C. E. . Oito valsas brasileiras para duo de fagotes. 1998.

PEREIRA, C. E. . Brasa Dormida. 1995.

PEREIRA, C. E. . O Cru e o cozido. 1982.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Cinemateca. , Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo, 20021140 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 38835631, Fax: (021) 22404899, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2010 - 2010

Universidade Federal Fluminense

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Outras informações:
Professor da disciplina Cinema e Estado do curso Produção Cultural

1988 - Atual

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Vínculo: Outro - Funcionário privado, Enquadramento Funcional: Pesquisador e programador de cinema, Carga horária: 40

1987 - Atual

Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pianista de filmes mudos

1984 - 1987

TV Manchete

Vínculo: Outro - Funcionário privado, Enquadramento Funcional: Assistente de produção, Carga horária: 40