Marcos Eduardo de Araújo Sugizaki

Mestre em Estudos de Tradução pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POSTRAD) da UnB com dissertação intitulada "A Alteridade e a Letra em John Donne: Tradução e Crítica". Bacharel e licenciado em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura pela UnB. Atuou como monitor das disciplinas Literatura Brasileira - Realismo, Latim 1 e Filologia Românica, na UnB. Foi pesquisador bolsista de Iniciação Científica do CNPq, em projeto intitulado Problemas da Poética de Pessoa e Saramago: estudos de Literatura e Cultura em Perspectiva Crítico-Polifônica. Atua como professor particular de língua inglesa e língua portuguesa e revisor de trabalhos acadêmicos. Revisou diversos livros didáticos para a Editora NT.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Estudos de Tradução

2016 - 2018

Universidade de Brasília, UnB
Título: A Alteridade e a Letra em John Donne: Tradução e Crítica,Ano de Obtenção: 2018
Henryk Siewierski.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Letra; Alteridade; John Donne; Tradução de poesia.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literaturas Estrangeiras Modernas. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Graduação em LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVA LITERATURA

2012 - 2015

Universidade de Brasília, UnB
Título: A condição heteronímica em Fernando Pessoa: completude e morte nas estéticas de Alberto Caeiro e Bernardo Soares
Orientador: Augusto Rodrigues da Silva Júnior
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Colégio e Curso Olimpo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Extensão universitária em III Jornada de Pesquisa em Estudos da Tradução. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em III Jornada de Pesquisa em Estudos da Tradução. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

Extensão universitária em A ESTÉTICA LITERÁRIA EM GYÖRGY LUKÁCS. (Carga horária: 20h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Os entretempos de tradução: do texto antigo ao contemporâneo. 2017. (Outra).

Um Território vasto e multiforme: A imprensa para os Estudos da Tradução e o caso The Southern Star/La Estrella del Sur. 2017. (Outra).

V Seminário Internacional da História de Tradução e da Tradução Literária. 2017. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa - SINELLP: Pessoa Convida Pessoas. 2014. (Simpósio).

Colóquio internacional escritores malditos. 2013. (Outra).

Dia do Desassossego: intersecções Saramago & Pessoa. 2013. (Congresso).

I Encontro da Revista Cerrados - Cirandas Literárias. 2013. (Encontro).

II Simpósio Internacional de Estudos de Literaturas de Língua Portuguesa - SINELLP. 2013. (Simpósio).

I Seminário de Literatura e Cultura: Literatura, cultura e oralidade. 2012. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Henryk Siewierski

SIEWIERSKI, H.; HEJMANOWSKI, P.. Sapho to Philaenis, de John Donne: uma experiência de Alteridade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Tradução) - Universidade de Brasília.

Cláudio Roberto Vieira Braga

BRAGA, Claudio. R. V.; SIEWIERSKI, H.; ALMEIDA FILHO, E. A.. A ALTERIDADE E A LETRA EM JOHN DONNE: TRADUÇĀO E CRÍTICA. 2018. Dissertação (Mestrado em Postrad) - Universidade de Brasília.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Augusto Rodrigues da Silva Junior

A condição heteronímica em Fernando Pessoa: completude e morte nas estéticas de Alberto Caeiro e Bernardo Soares; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Augusto Rodrigues da Silva Junior;

Augusto Rodrigues da Silva Junior

Problemas da Poética Polifônica em Fernando Pessoa: a Heteronimia, o Personagem e o Narrador na construção estética do Diabo; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português do Brasil Como Segunda Língua) - Universidade de Brasília, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Augusto Rodrigues da Silva Junior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SUGIZAKI, M. E. A. . Representações do Diabo em Machado de Assis: Um estudo bakhtiniano sobre a prosificação na literatura. In: Dulcinéa Campos; Janaina Antunes; Margarete Góes; Mônica Costa [Orgs.]. (Org.). II  ENCONTRO  DE  ESTUDOS  BAKHTINIANOS.  VIDA,  CULTURA,  ALTERIDADE.  [Encontro  Bakhtiniano com a  Vida e as Esferas Culturais. EEBA/2013 ? Caderno 3]. 1ed.São Carlos: Pedro & João, 2013, v. 3, p. 220-224.

  • SUGIZAKI, M. E. A. . A LETRA E A ORALIDADE: TRADUÇÃO COMENTADA DE POEMA DE JOHN DONNE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SUGIZAKI, M. E. A. . A condição heteronímica em Fernando Pessoa: completude e morte nas estéticas de Alberto Caeiro e Bernardo Soares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SUGIZAKI, M. E. A. . Problemas da Poética Polifônica em Fernando Pessoa: a Heteronimia, o Personagem e o Narrador na construção estética do Diabo (Problemas da Poética Polifônica: estudos de Literatura e Cultura em perspectiva teórico-crítica brasileira). 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SUGIZAKI, M. E. A. . FERNANDO PESSOA E O TEMPO DO DESASSOSSEGO: A HORA DO DIABO E AS HORAS DOS OUTROS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional