Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz

Possui graduação em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Universidade Federal de Pernambuco (1998); mestrado em Letras - Teoria da Literatura - pela Universidade Federal de Pernambuco (2002); doutorado em Letras - Teoria da Literatura - pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Professor Adjunto de Teoria da Literatura, no Departamento de Letras Vernáculas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema da Universidade Federal de Sergipe.

Informações coletadas do Lattes em 22/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2003 - 2007

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O ESPIAR DA CORUJA: UMA LEITURA DAS COISAS, DOS SERES E DAS IDÉIAS NO ROMANCE SÃO BERNARDO DE GRACILIANO RAMOS
ALFREDO CORDIVIOLA. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Letras

1999 - 2002

Universidade Federal de Pernambuco
Título: FULGORES FUGIDIOS: O PAPEL DO LEITOR NA INTERPRETAÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO,Ano de Obtenção: 2002
ALFREDO CORDIVIOLA.

Graduação em comunicação social - jornalismo

1994 - 1998

Universidade Federal de Pernambuco
Título: O JORNALISMO NO CINEMA AMERICANO
Orientador: PAULO CARNEIRO DA CUNHA FILHO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2014 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade do Algarve, UALG, Portugal. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria do Cinema.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Filosofia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

QUEIROZ, C. E. J. ; COSTA, W. J. . Estudos Literários-Visuais. 2018. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV- Os Decameron (s) de Boccaccio e Pasolini: Da novela Literária pré-moderna ao cinema autoral moderno. 2018. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV ? "O Iluminado: Stanley Kubrick interpreta Stephen King". 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias ?Visuais no DLEV: Fahrenheit 451: Uma análise da adaptação de François Truffaut para o cinema, a partir da construção do espaço distópico. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . I Seminário Interdisciplinar de Cinema. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV: Deslocamentos culturais podem contar uma história de amor? - A possibilidade de releitura da obra Romeu e Julieta no filme. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais do DLEV: "Apocalypse Now": Uma Abordagem da Livre Adaptação Apocalíptica da Novela Coração das Trevas, de Joseph Conrad. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias ? Visuais no DLEV ? "O(s) Processo(s)", de Franz Kafka e Orson Welles: uma análise do Imaginário Jurídico-Estético no romance e no filme homônimo. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias ?Visuais no DLEV: " O Amor nos Tempos do Cólera": o Realismo Fantástico na obra de Gabriel García Márquez.. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - Fantasmagorias da Narrativa Perdida: Henry James entre Fluxos e Imagens do filme "Os Inocentes". 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - "Frantz Ozon, o homem que eu matei: de Maurice Rostand a Ersnt Lubitsch". 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIA-VISUAIS NO DLEV - Entre a liberdade e o destino: itinerários da narrativa trágica em Abril Despedaçado. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIAS-VISUAIS - "Dolores, Lo ou Lolita: Tensionamentos entre as obras de Vladimir Nabokov e Adrian Lyne. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIAS-VISUAIS NO DLEV - "O Segredo de Brokeback Mountain: de Annie Proulx a Ang Lee". 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIAS-VISUAIS NO DLEV: "The Postman Always Rings Twice: o Cinema Noir dialoga com o Romance Noir". 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIAS-VISUAIS NO DLEV - "Medeia e a Literatura no Cinema Pasoliniano". 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . IV SEMAC - SEXTAS LITERÁRIAS VISUAIS NO DLEV: "Da Literatura ao Cinema: a concepção cinematográfica da peça 'A Falecida', de Nelson Rodrigues". 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIAS-VISUAIS NO DLEV: CULTURAS EM DIÁLOGO IFIGÊNIA x A FILHA DE JEFTÉ. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIAS-VISUAIS NO DLEV - Negociação e Dramaturgia em ?Doze Homens e uma Sentença?. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV ? A Hora da Estrela: o ?Acontecimento? na narrativa da novela, de Clarice Lispector e em sua adaptação homônima para o cinema.. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . CIRCUITO PENEDO DE CINEMA. 2017. (Festival).

QUEIROZ, C. E. J. . 10 FESTIVAL DO CINEMA BRASILEIRO. 2017. (Festival).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS LITERÁRIAS-VISUAIS NO DLEV - "Os Mitos de Don Juan e Dom Quixote no filme Don Juan Demarco. 2017. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . IV COLÓQUIO FILOSOFIA E LITERATURA. 2017. (Congresso).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - "A Noite da Iguana". 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - " O Mercador de Veneza: o Fetiche da Lei encarnada no real".. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias - Visuais no DLEV: ?O Nome da Rosa e a Poética de Aristóteles?.. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - "Da Princesa de Clèves à Bela Junie: a literatura do século XVII no cinema do século XXI".. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - Formação e sátira em ?Orgulho e Preconceito?.. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - Blow-Up: A (Ampliação/Interpretação) do Conto "As Babas do Diabo?, de Júlio Cortázar, pelo diretor Michelangelo Antonioni. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - A miséria e a esperança da infância em ?Oliver Twist?. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV - O amor e o gótico em ? Drácula de Bram Stoker?. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV ? Cultura e intolerância em ? Alexandria?: A história de Hipátia. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV ? ?Excalibur?, a poderosa espada do rei Artur, símbolo da justiça, da ética e da verdadeira arte de governar para o bem comum. 2016. (Outro).

QUEIROZ, C. E. J. . Sextas Literárias-Visuais no DLEV": "A pele que habito", de Almodóvar. 2016. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I COLÓQUIO INTERARTES E COMUNICAÇÃO. ESTUDOS LITERÁRIOS-VISUAIS: ABORDAGENS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR. 2018. (Congresso).

IV CONALI - CONGRESSO NACIONAL DE LITERATURA. OS "SÃO BERNARDO(S)", DE GRACILIANO RAMOS E LEON HIRSZMAN. 2018. (Congresso).

XVI SEMANA ACADÊMICA DE LETRAS.GRACILIANO RAMOS E O MODERNISMO: CONSENSOS E DISSENSOS. 2018. (Encontro).

CIRCUITO PENEDO DE CINEMA.CINEMA E CRÍTICA. 2017. (Simpósio).

CIRCUITO PENEDO DE CINEMA.PANORAMA DO CINEMA BRASILEIRO. 2017. (Simpósio).

CIRCUITO PENEDO DE CINEMA.7 ENCONTRO DE CINEMA ALAGOANO. 2017. (Encontro).

III SEMANA DE FILOSOFIA DA LINGUAGEM.A Noção de Imagem-Tempo na Filosofia do Cinema de Gilles Deleuze.. 2017. (Encontro).

IV COLÓQUIO FILOSOFIA E LITERATURA. UMA INVESTIGAÇÃO DOS CONCEITOS DO IMAGINÁRIO E DO SIMBÓLICO NO TOCANTE AO PROCESSO DE RECEPÇÃO LITERÁRIA. 2017. (Congresso).

Trinta Anos do Lançamento da obra "A Hora da Estrela", de Clarice Lispector.Posturas e Imposturas: a Adaptação Homônima para o Cinema, d'A Hora da Estrela.. 2017. (Simpósio).

II JORNADA LÓGICA E LINGUAGEM.Prolegômenos Interpretativos ao Pensamento de Jacques Derrida.. 2016. (Encontro).

VII SEMINÁRIO NACIONAL LITERATURA E CULTURA - SENALIC.A HORA E A VEZ, em "A Hora e a vez de Augusto Matraga".. 2016. (Seminário).

6th International Conference Cinema - Art, Technology, communication. Uma análise da estrutura narrative do filme O Som ao Redor, do diretor Kleber Mendonça Filho, sob o Viés de seus Registros Híbridos.. 2015. (Congresso).

III Colóquio Filosofia e Literatura.Folias na fazenda: Uma narrativa fenomenológica. 2013. (Outra).

XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA. 2013. (Congresso).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE JORNALISMO CULTURAL. 2011. (Congresso).

III SEMINÁRIO NACIONAL LITERATURA E CULTURA."Shining": Uma Leitura Cruzada entre o Romance de Stephen King e o Filme Homônimo de Stanley Kubrick. 2011. (Seminário).

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL NEOS. LUGARES E FIGURAS DO DESLOCAMENTO: MIGRAÇÕES E IDENTIDADES.PARTICIPANTE DA COMISSÃO CIENTÍFICA. 2011. (Seminário).

IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL NEOS. LUGARES E FIGURAS DO DESLOCAMENTO: MIGRAÇÕES E IDENTIDADES." O DECORRER DO ESPAÇO" NO CINEMA DE WIM WENDERS. 2011. (Seminário).

14 SOCINE. 2010. (Encontro).

II Colóquio Filosofia e Literatura: Fronteiras.A Memória como Fundamento Crítico da Leitura do Texto Literário. 2010. (Seminário).

VI ENECULT - encontro de estudos multidisciplinares em cultura.O Caso da Rua da Palma: Exemplo de Perda da Identidade Cultural. 2010. (Encontro).

I Colóquio de Estudos Críticos da Literatura.Uma Aproximação Intersemiótica entre o Romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, e o Filme Homônimo, de Leon Hirszman. 2009. (Seminário).

I Seminário de História do Ensino das Línguas.História do Ensino das Línguas. 2009. (Seminário).

SEMINÁRIO NACIONAL LITERATURA E CULTURA.Os São Bernardo(s) de Graciliano Ramos e Leon Hirszman: uma análise intersemiótica a partir da problemática do tempo. 2009. (Seminário).

TEORIAS DO CINEMA. 2008. (Outra).

O DIALOGISMO EM BAKHTIN. 2005. (Seminário).

A LINGUAGEM DO CINEMA. 1997. (Oficina).

OFICINA DE FOTOGRAFIA E ILUMINAÇÃO. 1997. (Oficina).

ROTEIRO PARA TV E CINEMA. 1993. (Outra).

LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA. 1989. (Outra).

HISTÓRIA DO TEATRO. 1987. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: João Roberto Marques Cordeiro

CHAGAS, A. E. G.;QUEIROZ, C. E. J.; CALVANI, C. E. B.. ASPECTOS DO CRISTIANISMO NO TEXTO DRAMÁTICO HAMLET, DE WILLIAM SHAKESPEARE. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Isaac Dourado Aragão

SANTOS, J. M. G.;QUEIROZ, C. E. J.; SANTOS, E. F.. O ÊXTASE COMO ELEMENTO NARRATIVO NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS DE HILTON LACERDA: UMA ANÁLISE DO FILME TATUAGEM. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Amanda Lemos Gonçalves dos Santos

SOUZA, C. C. M.;QUEIROZ, C. E. J.; SILVA, G. P.. BRECHT E A EXPERIÊNCIA DO CINEMA: TEXTO E MONTAGEM. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Ivanildo Araujo Nunes

QUEIROZ, C. E. J.; SOUZA, C. C. M.; BEZERRA, C. C.. A MEMÓRIA COMO VIOLADORA DO TEMPO NA OBRA FÍLMICA: SÃO BERNARDO. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: José Antonio Santos de Oliveira

QUEIROZ, C. E. J.; BEZERRA, C. C.; SANTOS, J. M. G.. A Poesia nos Salvará: uma análise teológico-existencial da obra "Miserere" de Adélia Prado. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Tarcizio Reis de Jesus

QUEIROZ, C. E. J.; Garcia Costa, Maria Leonia; LIMA, G. O. S.. O USO DO CINEMA COMO RECURSO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aluno: Geórgia Priscila Alves

FERREIRA, E. M. A.; NINO, M. C. S.;QUEIROZ, C. E. J.; RODRIGUES, H. F.. O RETRATO DO RECIFE DE CLARICE LISPECTOR. 2017. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Augusto de Medeiros Lira

QUEIROZ, C. E. J.. Poética da Errância ou Geografia? - Paul Bowles e as Palavras Sem Margens de uma Ficcionalidade Expatriada. 2011. Dissertação (Mestrado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: João Augusto de Medeiros Lira

QUEIROZ, C. E. J.; NINO, M. C. S.; MARQUES, R. R.; MELO NETO, M. M.. POÉTICA DO GRITO E GEOGRAFIA DA VERTIGEM: Contradiscurso e Performatização na Dramaturgia de João Denys Araújo Leite.. 2017. Tese (Doutorado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Amanda Lemos Gonçalves dos Santos

QUEIROZ, C. E. J.; SOUZA, C. C. M.; DUMAS, A. G.. A EXPERIÊNCIA E A DIMENSÃO DO PENSAMENTO BRECHTIANO NO CINEMA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Isaac Dourado Aragão

SANTOS, J. M. G.;QUEIROZ, C. E. J.; SILVA, R. I.. TATUAGEM: ÊXTASE E REVELAÇÃO. O PROCESSO DE AUTOCONHECIMENTO NAS PERSONAGENS DE HILTON LACERDA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: IVANILDO DE ARAÚJO NUNES

QUEIROZ, C. E. J.; SANTOS, J. M. G.; BEZERRA, C. C.. A MEMÓRIA COMO VIOLADORA DP TEMPO NA OBRA FÍLMICA "SÃO BERNARDO". 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Luciana dos Santos Bomfim

SANTOS, J. M. G.;QUEIROZ, C. E. J.; BEZERRA, C. C.; CALVANI, C. E. B.. ÊXTASES DO "EU" EM UM MUNDO DILACERADO: UMA ANÁLISE ESTÉTICO-RELIGIOSA DA POESIA ANJOSIANA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Tarcizio Reis de Jesus

Garcia Costa, Maria Leonia;QUEIROZ, C. E. J.; BEZERRA, A. P.; LIMA, G. O. S.. O USO DO CINEMA COMO RECURSO MULTIMODAL NO ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Ramon Diego Câmara Rocha

BEZERRA, C. C.;QUEIROZ, C. E. J.; SANTOS, W. J. B.. CHÃO DE MENINOS: O ESPAÇO LITERÁRIO NA NARRATIVA MEMORIALISTA DE ZÉLIA GATTAI. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: João Roberto Marques Cordeiro

QUEIROZ, C. E. J.; CHAGAS, A. E. G.; SILVA, R. J. V.. A INFLUÊNCIA DO CRISTIANISMO NO TEXTO DRAMÁTICO HAMLET, DE WILLIAM SHAKESPEARE. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: José Rafael Santana Valadão

FAVERO, A. H.; RAMOS, J.; SANTOS, J. F.;QUEIROZ, C. E. J.. O EXPRESSIONISMO EM ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: José Antonio Santos de Oliveira

SANTOS, J. M. G.; BEZERRA, C. C.;QUEIROZ, C. E. J.. A poesia nos salvará: uma análise teológico-existencial da obra "Miserere" de Adélia Prado. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ramon Ferreira Santana

BEZERRA, C. C.; SANTOS, J. F.;QUEIROZ, C. E. J.. MÍSTICA E LITERATURA: uma análise da obra "Um sopro de vida - Pulsações", de Clarice Lispector. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Tatiana Cíntia da Silva

QUEIROZ, C. E. J.. A Canção na fronteira do sertão e do mundo medievo em Elomar Figueira Mello. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Juliana Freitas Calado Lira

FAVERO, A. H.; RIBEIRO, M. A. S.;QUEIROZ, C. E. J.. Um Romance de engenho e arte: estudo crítico de O Coronel e o Lobisomem, de José Cândido de Carvalho. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: NINALCIRA LEMOS SAMPAIO

DE ARAÚJO SÁ, Fernando;QUEIROZ, C. E. J.; CARDOSO, A. M. L.. O Chão da Memória: História e Literatura em "A Sétima Vez", de Alina Paim.. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Hudson Oliveira Fontes Aragão

QUEIROZ, C. E. J.. O grande mentecapto, de Fernando Sabino. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Literatura) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Marciana Alves dos Santos

QUEIROZ, C. E. J.. A expressão artística do pensamento do pós-segunda guerra na obra o Rinoceronte, de Eugéne Ionesco.. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Literatura) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Poliana Marques Cordeiro Costa

QUEIROZ, C. E. J.. À espera de GODOT: Uma leitura interpretativa de Beckett à luz do pensamento Heideggeriano. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Filosofia e Literatura) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ísis Carolina Garcia Bispo

QUEIROZ, C. E. J.; BARI, V. A.; SANTANA, G. S.. PARÂMETROS PARA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO FÍLMICA: PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DESCRITIVA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Ísis Carolina Garcia Bispo

QUEIROZ, C. E. J.; BARI, V. A.; SANTANA, G. S.. PARÂMETROS PARA RECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO FÌLMICA::PROPOSTA DE REPRESENTAÇÃO DESCRITIVA E TEMÁTOCA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em BIBLIOTECONOMIA E DOCUMENTAÇÃO) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Aluno: Naíla Cardoso dos Santos

GOMES, A. A. F.;QUEIROZ, C. E. J.; LIMA, T. H. A.. Anti-heróis no cinema de Tarantino: uma análise de Vincent Vega e Aldo Raine. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação com Habilitação em Audiovisual) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

QUEIROZ, C. E. J.; SANTOS, J. F.; ANDRADE, A. M.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto da Matéria de Ensino Literaturas da Língua Portuguesa e Metodologia. 2017. UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

SANTOS, J. F.;QUEIROZ, C. E. J.; ANDRADE, A. M.. CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA PROFESSOR SUBSTITUTO DE LITERATURA PORTUGUESA. 2017. UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

SANTOS, J. F.;QUEIROZ, C. E. J.; BRUNO, A. R.. Processo Seletivo Simplificado para professor substituto de Teoria da Literatura. 2014. Universidade Federal de Sergipe.

BRUNO, A. R.;QUEIROZ, C. E. J.; BARBOSA, C. L. M.. Concurso Público de provas e títulos para professor efetivo de Literaturas de língua portuguesa. 2014. Universidade Federal de Sergipe.

QUEIROZ, C. E. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto de Literatura Brasileira. 2012. Universidade Federal de Sergipe.

QUEIROZ, C. E. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto de Literatura Portuguesa. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

QUEIROZ, C. E. J.. Concurso Público de Provas e Títulos para Professor Substituto de Literatura Brasileira. 2011. Universidade Federal de Sergipe.

QUEIROZ, C. E. J.. Concurso Público para Professor Assistente do Departamento de Comunicação Social - curso Cinema - para a área de Roteiro da Universidade Federal de Pernambuco. 2009. Universidade Federal de Pernambuco.

QUEIROZ, C. E. J.; SILVA, R. J. V.; BONFIM, L. A. S.; SANTOS, J. M. G.. Membro Titular na Comissão de Seleção do Edital PPGCINE/POSGRAP/UFS Nº01/2017. 2017. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE)/ UFS.

QUEIROZ, C. E. J.. Membro do Júri do Circuito Penedo de Cinema 2017. 2017. 10º Festival do Cinema Brasileiro.

QUEIROZ, C. E. J.. Membro da Comissão Acadêmica do 7º Encontro de Cinema Alagoano.. 2017. 10º Festival do Cinema Brasileiro.

QUEIROZ, C. E. J.; VENANCIO JUNIOR, R.; BONFIM, L. A.. EDITAL PPGCINE/POGRAP/UFS 01/2017 - SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO INTERDISCIPLINAR DE CINEMA DA UFS. 2017. UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marli Vila Nova de Moraes Hazin

CORDIVIOLA, A. A.; NINO, M. C. S.;HAZIN, M. V. N. M.; CUNHA FILHO, P. C.; SILVA, E. D. G.. O espiar da coruja: uma leitura das coisas, dos seres e das idéias no romance São Bernardo de Graciliano Ramos. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Carneiro da Cunha Filho

CUNHA FILHO, P. C.; CORDIVIOLA, Alfredo; NINO, Maria Do Carmo de Siqueira; DUARTE, Eduardo; HAZIN, M. V. N. M.. O espiar da corjua: uma leitura das coisas, dos seres e das idéias no romance São Bernardo de Graciliano Ramos. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Paulo Carneiro da Cunha Filho

CUNHA FILHO, P. C.. O Jornalismo do Cinema - Vídeo. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco.

Anco Márcio Tenório Vieira

VIEIRA, Anco Márcio Tenório; CORDIVIOLA, Alfredo; NINO, Maria do Carmo. O espiar da Coruja: uma leitura das coisas, dos seres e das idéias no romance São Bernardo de Graciliano Ramos. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria do Carmo de Siqueira Nino

NINO, M. C. S.; CORDIVIOLA, A.; CUNHA, P.. O espiar da coruja ? uma leitura das coisas, dos seres, das idéias e do romance S. Bernardo de Graciliano Ramos. 2007. Tese (Doutorado em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Maria do Carmo de Siqueira Nino

CORDIVIOLA, A.; MARCIO, A.;NINO, M. C. S.. O espiar da coruja ? uma leitura das coisas, dos seres, das idéias e do romance S. Bernardo de Graciliano Ramos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Pos-Grduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Eduardo Duarte Gomes da Silva

SILVA, E. D. G.; CUNHA, Paulo; NINO, M. C.. O Espiar da Coruja: uma leitura das coisas, dos seres e das ideias no romance Sao Bernardo, de Graciliano Ramos. 2007. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Lourival Holanda

HOLANDA, L.. Fulgores Fugidios: o Papel da Imaginação na Recepção-Interpretação do Texto Literário. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós- Graduação em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ruan Paulo Matos Rodrigues

Cinema; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE)) - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; (Orientador);

Paloma da Silva Santos

O Cinema Experimental Brasileiro: uma análise de Hélio Oiticica e Arthur Omar; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE; (Orientador);

Ariani dos Santos Fontes

UMA ANÁLISE INTERSEMIÓTICA DE OBRAS LITERÁRIAS E CINEMATOGRÁFICAS DO GÊNERO NOIR; ; Início: 2018 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; (Orientador);

Caline Dos Santos Cavalcante

Uma Análise Intersemiótica das Estruturas Narrativas de Obras do Gênero Melodrama; ; Início: 2018 - FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; (Orientador);

Amanda Lemos Gonçalves dos Santos

A EXPERIÊNCIA E A DIMENSÃO DO PENSAMENTO BRECHTIANO NO CINEMA; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Coorientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

IVANILDO DE ARAÚJO NUNES

A MEMÓRIA COMO VIOLADORA DO TEMPO, NA OBRA FÍLMICA SÃO BERNARDO; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Interdisciplinar em Cinema) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

José Rafael Santana Valadão

O EXPRESSIONISMO EM ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

José Rafael Santana Valadão

Angústia, de Graciliano Ramos: entrelace entre o clássico e o moderno; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe,; Coorientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Alberto Roiphe Bruno

2018; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,; Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

PRISCILA SANTOS CRUZ DE MELO CHAVES

RESSIGNIFICAÇÃO DO GÊNERO AUTO NA OBRA O AUTO DA COMPADECIDA, DE ARIANO SUASSUNA; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras-Português/Espanhol) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

GRAZIELE MOTA SANTOS

Considerações sobre a problemática da noção de autoria na obra foucaultiana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Fábio Wesley Santos Paixão

Análise dos elementos da narrativa no romance e filme homônimos São Bernardo; de Graciliano Ramos e Leon Hirszman; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

ERICA VASCONCELOS DE MENEZES

Don Juanismo e suas características em "El Burlador de Sevilla" e "Don Juan de Marco"; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em LETRAS ESPANHOL) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Williany Bezerra de Souza

A FUNÇÃO DA MEMÓRIA NA ESTRUTURA TEMPORAL NO ROMANCE E FILME SÃO BERNARDO; ; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Fernanda Lucia Senna Nascimento

UMA ANÁLISE DA TEMÁTICA DO TEMPO NO ROMANCE E NO FILME SÃO BERNARDO; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português/Inglês) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

FERNANDA LUCIA S NASCIMENTO

A RELAÇÃO INTERSEMIÓTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO; ; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

JOSIENE DOS SANTOS FERREIRA

Uma investigação acerca da temática do tempo nas estruturas narrativas do romance e do filme São Bernardo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

PATRÍCIA DE SOUZA FRAGA

UMa investigação acerca da temática do tempo nas estruturas narrativas do romance e do filme São Bernardo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Alexandre de Melo Andrade

TUTORIA DE PERÍODO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO; 2018; Orientação de outra natureza - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Isabela Ferreira De Jesus

Uma abordagem da Literatura Ocidental através das adaptações de suas obras para o Cinema; 2017; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

IVANILDO DE ARAÚJO NUNES

Uma abordagem da literatura ocidental através de suas adaptações parao cinema; 2017; Orientação de outra natureza; (MESTRADO INTERDISCIPLINAR EM CINEMA) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Izabela do Nascimento Araújo

Monitoria; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras Português/Inglês) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE, Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Valesca Mirelly dos Santos

ANÁLISE CRÍTICA DOS JORNAIS IMPRESSOS; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras-Português/Espanhol) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Valesca Mirelly dos Santos

ANÁLISE CRÍTICA DOS JORNAIS IMPRESSOS; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras-Português/Espanhol) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Izabela do Nascimento Araújo

Monitoria; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras Português/Inglês) - UNIVERSIDADE FEDRAL DE SERGIPE, Universidade Federal de Sergipe; Orientador: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Carneiro da Cunha Filho

Uma investigação acerca da temática do tempo nas estruturas narrativas do romance e do filme São Bernardo; 2008; Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Paulo Carneiro da Cunha Filho;

Paulo Carneiro da Cunha Filho

O Jornalismo do Cinema - Vídeo; 1998; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Paulo Carneiro da Cunha Filho;

Alfredo Adolfo Cordiviola

O espiar da coruja; Uma leitura das coisas, dos seres e das idéias no romance São Bernardo, de Graciliano Ramos; 2007; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alfredo Adolfo Cordiviola;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2018 QUEIROZ, C. E. J. ; BARBOSA, C. L. M. . As Memórias Traumáticas em 'As Meninas': uma reflexão sobre a relevância do medo para a construção do feminino.. Travessias Interativas , v. 16, p. 573-585, 2018.

  • QUEIROZ, C. E. J. ; LOUREIRO, C. . Uma análise da construção identitária feminina no lar burguês de meados do século XX, a partir do conto ?O Espartilho?, de Lygia Fagundes Telles. A PALO SECO: ESCRITOS DE FILOSOFIA E LITERATURA , v. 10, p. 23-31, 2018.

  • 2017 JAPIASSÚ DE QUEIROZ, CARLOS EDUARDO ; CARNEIRO DA CUNHA NÓBREGA, MARIA DE LOURDES . Registros híbridos: uma análise da estrutura dos filmes -O som ao redor- e -Recife frio-, do diretor Kleber Mendonça Filho. Revista Tempos e Espaços em Educação , v. 10, p. 77-88, 2017.

  • 2017 QUEIROZ, C. E. J. . Prolegômenos Interpretativos ao Pensamento de Jacques Derrida. PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA , v. 24, p. 04-14, 2017.

  • 2017 QUEIROZ, C. E. J. ; BARBOSA, C. L. M. . A TRADUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DE DOM CASMURRO. Interdisciplinar , v. 28, p. 39-53, 2017.

  • 2017 QUEIROZ, C. E. J. ; BARBOSA, C. L. M. . A Hora e a Vez, no Conto 'A Hora e a Vez de Augusto Matraga', de Guimarães Rosa. Travessias Interativas , v. 13, p. 01, 2017.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

QUEIROZ, C. E. J. . Revista 'A Palo Seco', número 11. 2018. (Parecer).

QUEIROZ, C. E. J. . 10º Festival do Cinema Brasileiro. 2017. (Membro do Júri Oficial).

QUEIROZ, C. E. J. . IV Colóquio Filosofia e Literatura: Poética. 2017. (Parecer).

QUEIROZ, C. E. J. . I Seminário Interdisciplinar de Cinema. 2017. (Membro de Comitê Técnico-Científico).

QUEIROZ, C. E. J. . Revista 'A Palo Seco', número 9. 2017. (Parecer).

QUEIROZ, C. E. J. . Revista 'Travessias Interativas', volume 14. 2017. (Parecer).

QUEIROZ, C. E. J. . 7º Encontro de Cinema Alagoano. 2017. (Integrante da Comissão Acadêmica).

QUEIROZ, C. E. J. . Revista 'A Palo Seco' número 8. 2016. (Parecer).

QUEIROZ, C. E. J. . Revista 'A Palo Seco', número 8. 2016. (Parecer).

QUEIROZ, C. E. J. . SEXTAS-LITERÁRIAS VISUAIS: uma abordagem da Literatura ocidental através das obras adaptadas para o Cinema. 2016. (RELATÓRIO DE PROJETO DE EXTENSÃO).

QUEIROZ, C. E. J. . ESTÁGIO PÓS-DOUTORAL JUNIOR. 2015. (Relatório de pesquisa).

QUEIROZ, C. E. J. . O JORNALISMO NO CINEMA AMERICANO. 1998. Vídeo.

QUEIROZ, C. E. J. . EMPÉDOCLES OU A CONDIÇÃO DO HOMEM. 1997. Vídeo.

QUEIROZ, C. E. J. . DEFENESTRAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SOLTEIRO. 1989. Vídeo.

QUEIROZ, C. E. J. . O JORNALISMO NO CINEMA AMERICANO. 1998 (ROTEIRO).

QUEIROZ, C. E. J. . CINE ROYAL. 1992 (ROTEIRO).

QUEIROZ, C. E. J. . DEFENESTRAÇÃO DA CONDIÇÃO DE SOLTEIRO. 1989 (ROTEIRO).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    UMA ANÁLISE INTERSEMIÓTICA DAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DE OBRAS DOS GÊNEROS NOIR E MELODRAMA., Descrição: Esse projeto pretende realizar um estudo comparativo entre a linguagem literária e a cinematográfica nas estruturas narrativas de obras pertencentes aos gêneros noir e melodrama. A fim de exemplificar essas construções narrativas, usaram-se os romances, Indenização em Dobro e A História de Mildred Pierce, do escritor americano James M. Cain, e suas adaptações homônimas para o cinema, o primeiro pelo diretor Billy Wilder e o segundo pelo húngaro Michael Curtiz. Além de mais outros dois romances Uma Tragédia Americana, do escritor Theodore Dreiser e Thieves Like Us, de Edward Anderson, assim também como suas adaptações cinematográficas, Um Lugar ao Sol, do diretor George Stevens e Amarga Esperança, de Nicholas Ray. Para atingir esse fim, nos deteremos em uma das modalidades de tradução, a ?intersemiótica?, ensejando a problemática das diferentes interpretações que cada diretor pode conceber em seu projeto adaptativo. As obras foram produzidas em um período conturbado, em meio ou após as duas guerras mundiais e a Grande Depressão de 1929. Portanto, a investigação de seu contexto histórico se mostra relevante para a compreensão de uma possível influência que esses acontecimentos puderam exercer na formação ou reelaboração dos gêneros em questão. A importância da pesquisa pode ser amparada na relevância que o estudo de obras pertencentes ao noir e ao melodrama possui no campo da narratologia. Neste âmbito, esse projeto tenciona realizar uma análise comparativa entre a linguagem literária e a cinematográfica nas obras Indenização em Dobro e A História de Mildred Pierce, do escritor americano James M. Cain, e suas adaptações homônimas para o cinema, o primeiro pelo diretor Billy Wilder e o segundo pelo húngaro Michael Curtiz. Além de mais outros dois romances Uma Tragédia Americana, do escritor Theodore Dreiser e Thieves Like Us, de Edward Anderson, assim como também suas adaptações cinematográficas, Um Lugar ao Sol, do diretor George Stevens e Amarga Esperança, de Nicholas Ray. Todavia, pensamos ser necessário para depuração do nosso objeto, um recorte temático. A escolha recairá em um elemento de fundamental importância para a interpretação dos romances e de suas adaptações, a tradução intersemiótica. Tratamento este que, na passagem para o cinema, fará com que o gênero Noir, agora sob os ditames do signo imagético, assuma uma função estética que definirá um conjunto de filmes produzidos em Hollywood com a qualificação de ?Filme Noir?. Da mesma forma, também buscaremos compreender a relação intrínseca das dessas obras com o gênero Melodrama, na medida em que, mesmo sendo considerados como romances imbuídos de uma crítica social da sociedade norte americana, trazem em sua estrutura dramática elementos que podem ser considerados inerentes ao melodrama. Elementos esses que assumem uma maior intensidade justamente nos seus projetos de adaptação para o Cinema. Há controvérsias a respeito do Filme Noir, se este seria um movimento , ciclo ou tendência cinematográfica. No tocante ao seu tempo de vigência a crítica também não é unânime, havendo especialistas que o identificam exclusivamente com a década de 1940, outros com a de 1940 e 1950 , e há aqueles que classificam as produções das décadas seguintes, as quais possuem características semelhantes, como Neo-Noir, alguns desses exemplos são Chinatown (1974), de Roman Polanski, e Corpos Ardentes (1981), de Lawrence Kasdan. Em seu período clássico, que compreende 1941 a 1958, os filmes noir não eram bem quistos pela crítica americana, que os rechaçava por seu clima sombrio e pessimista, além de seus personagens fatalistas. A denominação ?film noir? foi dada pela crítica francesa dos anos 50 ao conjunto de filmes de suspense, com temática criminal, ambientação urbana e anti-heróis. Produzidos por estúdios menores de Hollywood, a partir dos anos 40, eram taxados de filmes ?B?, por serem de prod. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO., Descrição: Quando do lançamento do filme São Bernardo, em 1973, dois projetos modernos se entrecruzaram; ou, dada à forma final tomada pela peça cinematográfica, seria mais preciso dizer, imbricaram-se. Quanto ao primeiro, correspondia à obra literária do escritor alagoano Graciliano Ramos; quanto ao segundo, à obra fílmica do diretor paulista Leon Hirszman; e ao encontro dos dois, quando da adaptação homônima para o cinema do romance São Bernardo. É como se Hirszman, um dos autores do denominado Cinema Novo Brasileiro, vislumbrasse no romance de G. Ramos uma solução de continuidade à opção estético/ideológica que fundou o movimento cinemanovista. Neste âmbito, esse projeto pretende realizar uma análise comparativa do romance e do filme acima referidos. No entanto, pensamos ser necessário para depuração do nosso objeto, um recorte temático. A escolha recairá num elemento de fundamental importância para a interpretação do romance, a saber, o uso e a concepção do Tempo enquanto construção de sentido para a história e a estrutura narrativa. Tratamento este que, na passagem para o cinema, fará com que o ?fenômeno do tempo?, agora sob os ditames do signo imagético, assuma uma função estética que definirá o filme de Hirszman com a qualificação, temida e amada, de Cinema de Vanguarda. Pretende-se, com este projeto, analisar as propriedades de transposição intersemiótica que caracterizaram o projeto adaptativo do romance São Bernardo para o cinema, considerando-se, dada a fidelidade que tomou em relação à obra, sua pertinência e originalidade em adequar para uma linguagem estética diversa uma obra literária inserida no cânone do campo da Literatura Brasileira. E, neste sentido, atentando-se para as diferenças entre as especificidades das duas linguagens artísticas, tentar construir novos conceitos e avaliações no tocante aos processos adaptativos de obras literárias para o cinema.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2015 - Atual

    TÍTULO :OS SÃO BERNARDO(S), DE GRACILIANO RAMOS E LEON HIRSZMAN: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO RESUMO: O projeto tem como objetivo uma análise comparativa entre o, Descrição: TÍTULO :OS SÃO BERNARDO(S), DE GRACILIANO RAMOS E LEON HIRSZMAN: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO RESUMO: O projeto tem como objetivo uma análise comparativa entre o romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, e sua adaptação homônima para o cinema, realizada pelo diretor Leon Hirszman, em 1972, elegendo como recorte investigativo um estudo acerca da configuração do tempo na estrutura narrativa das duas obras. Neste âmbito teórico, o projeto visará contemplar primeiramente a análise da estrutura temporal do romance, e, a partir do seu resultado, abordar a adaptação para o cinema no sentido de se verificar a concepção intersemiótica adotada pelo diretor-roteirista. Palavras-Chave: Teoria da Literatura; Teoria do Cinema; Narratologia; Intersemiose. OBJETIVO GERAL: Investigar a problemática acerca do Tempo, tematizando-a como elemento fundamental na estrutura narrativa do romance São Bernardo, de Graciliano Ramos, bem como na adaptação homônima para o cinema realizada pelo diretor brasileiro Leon Hirszman. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Realizar a análise comparativa do uso do tempo na estratégia narrativa do romance e do filme São Bernardo. - Estudar a questão do tempo abordando algumas das principais teorias filosóficas a respeito, as quais, enquanto base teórica, darão amparo à dimensão principal da pesquisa; - Teorizar a respeito do filme São Bernardo, a partir da importantíssima noção de Imagem-Tempo, concebida pelo filósofo francês Gilles Deleuze.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Uma investigação acerca da temática do tempo nas estruturas narrativas do romance e do filme São Bernardo, Descrição: PIBIC- Projeto de iniciação científica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador / Josiene dos Santos Ferreira - Integrante / Patrícia de Souza Fraga - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA DO TEMPO NAS ESTRUTURAS NARRATIVAS DO ROMANCE E DO FILME SÃO BERNARDO, Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos Eduardo Japiassu de Queiroz - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional