Sandra Harumi Shiokawa De Simone

Possui graduação pela Universidade de Sorocaba (1993), especialização em Língua Inglesa pela UNESP/REDEFOR (2011), aperfeiçoamento em Língua Inglesa e especialização em Língua Portuguesa pela PUC-SP (2012). Tem experiência como professora de Português e Inglês na Rede Pública, professora e Orientadora Pedagógica na rede Yázigi Internexus e professora no Sistema Etapa de Ensino. Concluiu o mestrado em Linguística Aplicada na PUC-SP, no ano de 2014, sob orientação da professora Doutora Maximina Maria Freire, foi PEB II efetiva em Português e Inglês na Rede Pública do Estado de SP e atualmente é professora no IFSP - São João da Boa Vista.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem

2012 - 2014

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Textos em língua inglesa como sementes de uma experiência vivida por alunos de Ensino Médio em uma escola pública estadual,Ano de Obtenção: 2014
Maximina Maria Freire.Palavras-chave: Abordagem Hermenêutico-fenomenológica; complexidade; leitura; língua inglesa; Ensino médio.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em andamento em Design instrucional

2017 - Atual

Centro Universitário Senac

Especialização em Design instrucional

2017 - 2018

Centro Universitário Senac
Título: Design Instrucional de curso de pronúncia para professores
Orientador: Maycon Anderson Pires de Novais

Especialização em Língua Portuguesa

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Os cadernos de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação e o desenvolvimento da leitura
Orientador: Lílian Ghiuro Passarelli

Especialização em Letras - Área de concentração em Lingüística e Língua Portuguesa

2010 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Os textos autênticos e o desenvolvimento de habilidades de leitura
Orientador: Regiani Aparecida Santos Zacarias
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

Aperfeiçoamento em Teachers´ Links

2010 - 2012

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: (Projeto de Pesquisa) OS TEXTOS AUTÊNTICOS NA INTERNET E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LEITURA. Ano de finalização: 2012
Orientador: Solange Gervai
Bolsista do(a): Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE-SP, Brasil.

Graduação

1991 - 1993

Universidade de Sorocaba

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Extensão universitária em Design instrucional. (Carga horária: 60h). , Portal Educação de Campo Grande, PE, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Produção de conteúdo para cursos EAD. (Carga horária: 50h). , Centro Universitário Senac, SENAC/SP, Brasil.

1996 - 1996

Mainstream Advanced Course. (Carga horária: 100h). , Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, SBCI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SIMONE, S. H. S. ; CRUZ, K. A. ; SOUZA, F. O. ; NEVES, E. B. ; OLIVEIRA, A. C. . Dia das Línguas Europeias. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Congresso Internacional de Educação. De textos a sementes para experiências de leitura. 2016. (Congresso).

I Congresso Internacional de Educação. Leitura, escrita e internet: um convívio possível. 2016. (Congresso).

I Seminário de Educação: Caminhos para a Qualidade.Leitura, escrita e internet: um convívio possível. 2015. (Seminário).

III Encontro da Abordagem Hermenêutico Fenomenológica.As sementes da Língua Inglesa e o cultivo da leitura. 2012. (Encontro).

JEALAV. 2012. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Eugenia Witzler D'esposito

D'ESPOSITO, M. E. W.; SOARES, M. F.; FREIRE, M. M.. Textos em língua inglesa como sementes de uma experiência vivida por alunos de ensino médio em uma escola pública estadual. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maria Eugenia Witzler D'esposito

D'ESPOSITO, M. E. W.; FREIRE, M. M.; LOPES, L. R.. As sementes da língua inglesa e o cultivo da leitura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Lucas Rodrigues Lopes

D'ESPOSITO, M. E. W.; FREIRE, M. M.;LOPES, L. R.. As sementes da língua inglesa e o cultivo da leitura. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; SOARES, M. F.; D'ESPOSITO, M.E.W.. Textos em língua inglesa como sementes de uma experiência vivida por alunos de Ensino Médio de uma escola pública estadual. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Maximina Maria Freire

FREIRE, M. M.; D'ESPOSITO, M.E.W.; LOPES, L.R.. As sementes da língua inglesa e o cultivo da leitura (título provisório). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MARIA FACHIN SOARES

SOARES, M. F.; Maximina Freire; Desposito, M. E. W.. Textos em Língua Inglesa como sementes de uma experiência vivida por alunos de Ensino Médio em uma Escola Pública Estadual. 2014. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Regiani Aparecida Santos Zacarias

Os textos autênticos e o desenvolvimento de habilidades de leitura; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Língua Inglesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho; Orientador: Regiani Aparecida Santos Zacarias;

Lilian Maria Ghiuro Passarelli

Os Cadernos de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação e o Desenvolvimento da Leitura; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Orientador: Lílian Maria Ghiuro Passarelli;

Maximina Maria Freire

Textos em língua inglesa como sementes de uma experiência vivida por alunos de Ensino Médio em uma escola pública estadual; 2014; Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo; Orientador: Maximina Maria Freire;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SIMONE, S. H. S. . Palestra Vidas Secas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIMONE, S. H. S. . Blog e Whats App como ferramentas de produção textual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SIMONE, S. H. S. . Leitura, escrita e internet: um convívio possível. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMONE, S. H. S. . De textos a sementes para experiências de leitura. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SIMONE, S. H. S. . Uso das TICs em sala de aula para EM. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SIMONE, S. H. S. . Piadas? Não, histórias de professor.. 2016; Tema: Cotidiano dos professores da rede pública estadual. (Blog).

SIMONE, S. H. S. . Dogs, stars of my life. 2016; Tema: Cotidiano de animais de estimação. (Blog).

SIMONE, S. H. S. . Cães- estrelas da minha vida. 2016; Tema: Cotidiano dos animais de estimação. (Blog).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    As sementes da Língua Inglesa e o cultivo da leitura, Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo descrever e interpretar a experiência leitura de textos em inglês por alunos do Ensino Médio por meio da abordagem hermenêutico-fenomenológica (Freire, 2006, 2007, 2011) com o intuito de apontar caminhos para o melhor desenvolvimento da leitura, sem perder de vista as finalidades para o Ensino Médio que constam na Lei de Diretrizes e Bases (1996): A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos; A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores; O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico; A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina. Na busca desses caminhos, formulamos a seguinte pergunta de pesquisa: O que está envolvido na experiência leitura de textos em inglês por alunos do Ensino Médio? A pesquisa partirá da leitura de textos em inglês retirados de fontes diversas por alunos do Ensino Médio e após cada leitura, os alunos descreverão sua experiência respondendo às seguintes questões: 1) Descreva a experiência de ter lido um texto de livro didático/ revista especializada/ revista norte-americana: 2) O que você aprendeu com o texto? 3) Que estratégias você usou para entender o texto? Os textos dos alunos passarão pelo processo de textualização (van Manen, 1990) e pelo processo de refinamento e ressignificação (Freire, 2006, 2007, 2011). Este projeto está ligado ao Projeto Abordagem Hermenêutico-fenomenológica em pesquisa na área da Linguística Aplicada, coordenado por Maximina M. Freire.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (35) . , Integrantes: Sandra Harumi Shiokawa De Simone - Coordenador / Maximina Maria Freire - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. , Rodovia Tancredo Neves, km 13, Piaí, 18150000 - Ibiúna, SP - Brasil, Telefone: (15) 32947139

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional