Yuri Brunello

Yuri Brunello é professor Adjunto-C, Nível I do DLE-UFC (Universidade Federal do Ceará) e membro permanente da Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará. Tem doutorado obtido na Università La Sapienza de Roma em 2012. No começo de 2015 foi visiting scholar na Stanford University (UEA), enquanto cinco anos antes tinha sido visiting researcher na Concordia University of Montréal (Canadá). Graduado em Letras pela Università di Genova, obteve seu título de Mestre em Cultura e sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), após defender dissertação sobre as relações intertextuais entre a produção de Nelson Rodrigues e a de Luigi Pirandello. Foi aluno regular da University of Notre Dame (EUA) na disciplina Literary criticism. Tem ministrado conferencias em instituições acadêmicas internacionais como a University of Oxford (Reino Unido), a City University of New York (EUA) e a University of Toronto (Canadá). Seus principais interesses na área da pesquisa são a produção estética e teórica de Dante Alighieri, de Ludovico Ariosto, de Machiavelli, Gramsci, Pirandello e Pasolini, assim como a literatura comparada, o teatro e a dramaturgia. Publicou a monografia Nelson Rodrigues pirandelliano (2016). Organizou a edição italiana dos escritos de Gramsci sobre Pirandello (La smorfia più che il sorriso. Roma: Castelvecchi, 2017). É coordenador do Projeto de Pesquisa Manuel Botelho de Oliveira e a nova Grecia, contemplado pela Chamada Universal MCTI/CNPq nº1/2016. É colaborador da revista semanal italiana "Left" e co-editor da revista Entrelaces.

Informações coletadas do Lattes em 21/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Metodologie ricerca sullo spettacolo

2008 - 2012

La Sapienza-Università degli Studi di Roma
Título: .Dalle periferie al centro
Orientador: Silvia Carandini
Bolsista do(a): Governo Italiano, ., Itália.

Mestrado em Cultura e Sociedade

2006 - 2008

Universidade Federal da Bahia
Título: Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: Dialética entre teatro cultura e sociedade,Ano de Obtenção: 2008
Leonardo Vincenzo Boccia.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Artes Cênicas e Cultura.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Graduação em Lettere Moderne

1995 - 2000

Università degli Studi di Genova
Título: L'Intermezzo di rime di Gabriele d'Annunzio
Orientador: Franco Contorbia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Introduction to Literary Criticism. (Carga horária: 45h). , University of Notre Dame, UND, Estados Unidos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BRUNELLO, Y. ; ARAUJO, O. L. ; SILVA, M. R. ; SILVA, E. R. S. ; MOURA, A. J. F. . Colóquio Internacional Elena Ferrante: margens, autorias e outros abismos da ficção. 2018. (Congresso).

SILVA, M. R. ; Brunello, Yuri . Colóquio Escritas de Histórias. 2018. (Congresso).

BRUNELLO, Y. ; GUARDIANI, F. . (Des) Dobras Barrocas. Conexões Transatlanticas entre Artes e Culturas. 2017. (Congresso).

BRUNELLO, Y. . Volver a los 17.Literatura e revolução hoje?. 2017. (Congresso).

BRUNELLO, Y. ; SILVA, R. F. ; CARDOSO, M. I. P. ; SILVA, K. T. ; SIQUEIRA, S. A. M. ; MESQUITA, L. L. ; CHEROBIN, N. . TraduDante. I Colóquio sobre Dante e a sua tradução. 2016. (Congresso).

BRUNELLO, Y. ; LOMBARDI, E. . Encontros com Elena Lombardi. 2016. (Outro).

FREITAS, L. F. ; MAGALHAES, N. M. ; ARAUJO, O. L. ; COSTA, W. C. ; BRUNELLO, Y. . I COLÓQUIO MACHADO DE ASSIS, LITERATURA E TRADUÇÃO. 2015. (Congresso).

L. S. ZANETTE ; BONA, F. D. ; SILVA, R. F. ; BRUNELLO, Y. ; FREITAS, P. G. ; CUNHA, K. M. R. ; SOUZA, Carlos Alberto de ; ROSA, M. J. S. ; PORRU, M. . XVI Congresso da ABPI. 2015. (Congresso).

FREITAS, L. F. ; COSTA, W. C. ; ARAUJO, O. L. ; MAGALHAES, N. M. ; BRUNELLO, Y. . I Coloquio Literatura, Cinema e Tradução. 2014. (Congresso).

MARCI, G. ; SILVA, R. F. ; CAOCCI, D. ; BRUNELLO, Y. . Giornata Camilleri / II Colóquio Internacional de Italianística. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Simposio de estudos barrocos e neobarrocos.Novos mapas, novos mundos. O barroco transiberico de Manuel Botelho de Oliveira. 2018. (Simpósio).

O olhar de gagarin.O Olhar de gagarin. 2017. (Encontro).

500 anos de Orlando Furioso. Ariosto no Brasil. 2016. (Congresso).

Coloquio. Transitos do Teatro.Intersemiose do gênero: Charlotte Cushman tradutora. 2016. (Simpósio).

Encontros Literarrios Moreira Campos.Mussolini proíbe as traduções: bora traduzir!. 2016. (Encontro).

HAROLDO DE CAMPOS: TRADUÇÃO, TRANSCRIAÇÃO.HAROLDO DE CAMPOS: TRADUÇÃO, TRANSCRIAÇÃO. 2016. (Encontro).

Tópicos do realismo na Literatura italiana.Gramsci e um novo conceito de realismo: a mimese no seculo XX. 2016. (Seminário).

TraduDante. I Coloquio sobre Dante e a sua tradução.Comunicação. 2016. (Simpósio).

XIII Encontro interdisciplinar de estudos literarios. Nelson Rodrigues Pirandelliano. 2016. (Congresso).

XXVIII Semana de Estudos Classicos. Botelho, Eco e a nova Grecia. 2016. (Congresso).

I COLÓQUIO MACHADO DE ASSIS, LITERATURA E TRADUÇÃO. Verga, Machado e as 'malformações nacionais'. 2015. (Congresso).

Italian Seminars.Montale's Ossi di seppia between discourse and noise. 2015. (Seminário).

XVI Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano. Uma nova Grecia. A Italia literaria na dedicatoria de Musica do Parnasso. 2015. (Congresso).

Filosofia, Economia Política, Psicanálise e Educação.Estética em Jacques Rancière. 2014. (Seminário).

I COLÓQUIO JORGE LUIS BORGES, LITERATURA E TRADUÇÃO. ?Borges y yo?: qu'est-ce qu'un auteur?. 2014. (Congresso).

I Coloquio Literatura, Cinema e Tradução.Tradução contra tradição: sobre o cinema de Carmelo Bene. 2014. (Seminário).

IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. Deus, Patria e Virgilio: o desafio de d'Annunzio ao classicismo "disciplinar". 2014. (Congresso).

Lançamento da Pós-Graduação em Estudos da Tradução. Traduzir o intraduzível? Duas estratégias. 2014. (Congresso).

VI Encontro de Pós-graduandos em Lingua, Literatura e Cultura Italiana da USP.A tradução da Tradição. 2014. (Encontro).

De Gramsci a Agamben: Literatura, Filosofia e Educação na Itália Contemporânea.Gramsci e a estética italiana do século XX: de Croce a Agamben. 2013. (Seminário).

Giornata Camilleri. Wu Ming e Camiller. Una strana convergenza?. 2013. (Congresso).

Traduções Possíveis: o estado da arte.A 'traducao' pirandelliana. 2013. (Seminário).

XV Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano. Agamben e la prigione del linguaggio. 2013. (Congresso).

Annual Meeting of the American Comparative Literature Association. Six Characters in Search of an Author: The Metatheatre as ?Organic? Crisis. 2012. (Congresso).

Middlebury International. Between Brazilian Identities and Eurocentrism: João Caetano of the Portuguese Scene. 2012. (Congresso).

Modern Language Association. Sei personaggi in cerca d'autore: L'attore-intellettuale come metonimia della 'crisi organica,. 2012. (Congresso).

CHIASMI Harvard-Brown Graduate Student Conference in Italian Studies at Harvard University. Gramsci, Althusser e il teatro italiano: interferenze dei Quaderni in un saggio althusseriano su Strelher. 2011. (Congresso).

Colóquios Transnacionais de Arte do PPGCA-UFF.Seis Personagens em Busca de um Autor: uma leitura materialista. 2011. (Outra).

Momento Italia-Brasil 2011-2012.Pirandello-Rodrigues: apontamentos "intertextuais" para o centenario de Nelson. 2011. (Outra).

XIV Congresso da ABPI-?VIII Incontro Internazionale di Studi Italiani e IIIª Giornata di Italianistica dell? America Latina. Quale lingua e quale Italia? Dalla linguistica alla politica negli scritti di Gramsci sull?italiano postunitario. 2011. (Congresso).

58o. Seminário do GEL.Gilles Deleuze-­Carmelo Bene: uma leitura linguistica gramsciana. 2010. (Seminário).

5o. Coloquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB)- O Atlântico como ponte: A Europa e o espaço lusofono.Da América Latina até a Europa, das periferias até o centro: a arte de João Caetano como estética de independência política e de uma hegemonia cultural revirada. 2010. (Outra).

Colloque International "La mémorie et ses représentations esthétiques en Amérique Latine".Réaction / Révolution : Nelson Rodrigues, Jorge Amado et la dictature militaire brésilienne. 2010. (Outra).

I Colóquio Internacional - NEIITA- Itália do pós-Guerra em diálogo.O nacional- popular de Eduardo de Filippo. 2010. (Outra).

Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares.Gramsci e a Cultura Popular ?Outra?: O Gramscismo do Espetáculo ci Ragiono e Canto de Dario Fo com o Nuovo Canzoniere Italiano. 2010. (Seminário).

Abertura das atividades acadêmicas de 2007 do Programa Multidisplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da UFBA.Gramsci e Start Hall: razoes de um "mal-entendido". 2007. (Encontro).

Antonio Gramsci, un sardo nel "mondo grande e terribile". Il materialismo storico e l'idea di cultura: prospettive gramsciane. 2007. (Congresso).

Influências pirandellianas na obra de Nelson Rodrigues.Influências pirandellianas na obra de Nelson Rodrigues. 2007. (Seminário).

V seminario internacional GRamsci.O MATERIALISMO HISTÓRICO E A IDÉIA DE CULTURA: PERSPECTIVAS GRAMSCIANAS. 2007. (Seminário).

Attività del Comitato di Lucerna dell'Associazione Dante Alighieri.Il teatro di Pirandello oggi. 2005. (Seminário).

Cultura italiana.Il teatro di Pirandello oggi. 2005. (Seminário).

Incontri di cultura italiana.Il teatro di Pirandello oggi. 2005. (Seminário).

Pirandello e i nostri giorni.Il teatro di Pirandello oggi. 2005. (Seminário).

Programma di cultura italiana.Il teatro di Pirandello oggi. 2005. (Seminário).

Il fumetto non va in fumo. Il fumetto e la scena: intersezioni. 2004. (Congresso).

La critica teatrale contemporanea.La critica teatrale contemporanea. 2004. (Seminário).

La scena giocosa: dal cinema per l'infanzia al teatro di Luigi Maio. Maio e la scena giocosa. 2004. (Congresso).

Strategie d'incontro: espressioni di fantasia nel quotidiano. teatro e societa'. 2004. (Congresso).

Genova e il teatro di contraddizione. Carmelo Bene, Genova e il grottesco. 2003. (Congresso).

Fiera Internazionale del Libro di Torino. Ebrei e buddisti. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Alessandra Zelinda Bessa

BRUNELLO, Y.; MULLER, Fernanda S.; COUTINHO, F. M. A.. Ruinas do sertão e dos sertanejos: identidades possíveis em Faca, de Ronaldo Correia de Brito. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Matheus Silva Vieira

CUNHA, R. B.; MILREU, I.;BRUNELLO, Y.. Às margens da tradição: Pierre Menard e o dilema da autonomia do escritor latino-americano. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ellen Cristina Nascimento Lopes

BYLAARDT, C. O.; LEMOS, S. A.;BRUNELLO, Y.. Poesia-Traducao a beira do silencio: Traducao integral da obra poetica de Alejandra Pizarnik. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernângela Diniz da Silva

BRUNELLO, Y.; OLIVEIRA JUNIOR, J. L.; FARIAS, O. M.. O pictorico em O ano de 1993, de Jose Saramago: interdiscursividade com o Surrealismo. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Angelica Maria de Almeida Carvalho Ramos

PELOGGIO, M. A.; ARAUJO, O. L.;BRUNELLO, Y.. Desfiando o bordado narrativo de Autran Dourado: um exercício de leitura do texto literário. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Henrique Antonio Fonseca da Mota Filho

PIRES, R. B.; POMPEU, A. M. C.;BRUNELLO, Y.. A tradução francesa da coleção hipocratica por Emile Littré: um estudo para futuras edições criticas em lingua portuguesa. 2017. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Fernângela Diniz da Silva

OLIVEIRA JUNIOR, J. L.; LEITE, R. L.;BRUNELLO, Y.. A dimensão pictórica na obra O ano de 1993, de José Saramago: um diálogo interdiscursivo com os manifestos surrealistas, de André Breton. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Amanda Jéssica Ferreira Moura

BYLAARDT, C. O.;BRUNELLO, Y.; MOREIRA, D. C. P.. O fora na literatura de Hilda Hilst. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Simone Lopes de Almeida Nunes

BRUNELLO, Y.; SOUZA, Carlos Alberto de; MULLER, Fernanda S.. Seguindo Pinocchio. 2016. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisca Luciana Sousa da Silva

ARAUJO, O. L.; CANDIDO, M. R.;BRUNELLO, Y.. De exílio em exílio - um diálogo entre Eurípides e Clara de Goes na peça Medea em promenade. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Maicon Araújo dos Santos

BYLAARDT, C. O.; LEMOS, S. A.; MOREIRA, D. C. P.; RAMOS, F. R. L.;BRUNELLO, Y.. A narrativa a caminho do narrar, ou do que fal(h)a em Lobo Antunes. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Gesualdo Maffia

WATAGHIN, L.;BRUNELLO, Y.; AMOROSO, M. B.; SANTURBANO, A. P. F.; DIAS, M. S.. Pasolini critico militante: da Passione e ideologia a Empirismo eretico. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Língua e Literatura Italiana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Juliana Hass

BARNI, R.; KLEIN, A. I.; RAMOS, M. C. T.; MAGHERINI, S.;BRUNELLO, Y.. Adaptações de Perelà uomo di fumo: diálogos político-socioculturais entre romance, teatro e radioteatro. 2018. Tese (Doutorado em Letras (Língua e Literatura Italiana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Harlon Homem de Lacerda Sousa

PELOGGIO, M. A.;BRUNELLO, Y.; COUTINHO, E. F.; BERGAMINI JUNIOR, A.; MARTINS, E. S.. As arquitetônicas sertanejas da ficção de João Guimarães Rosa. 2018. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Sarah Maria Borges Carneiro

COUTINHO, F. M. A.;BRUNELLO, Y.; MOREIRA, D. C. P.. Literatura infantojuvenil e direitos animais: diálogos possíveis na obra de Neil Gaiman. 2017.

Aluno: William Franklin Hanes

BRUNELLO, Y.; LAMBERT, J.; GUERINI, A.; COSTA, W. C.; ZILLY, B.; MILTON, J.; HERBELE, V. M.; FLYNN, P.. Memorias do Instituto Oswaldo Cruz. From the Age of the Empire to the Post-Gutemberg World: Lingua Franca and the Culture of Tropical Medicine. 2016. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Nicoletta Cherobin

GUERINI, A.; BAGNO, S.; CHIARINI, A. M.;BRUNELLO, Y.; ZILLY, B.; ZEA, E. S.. (La) Casa Grande e (la) Senzala brasiliana in italiano: analisi paratestuale di Padroni e Schiavi. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Katia Zornetta

GUERINI, A.; ZEA, E. S.;BRUNELLO, Y.; CHIARINI, A. M.; ZILLY, B.; PULIDO, M.. Darcy Ribeiro in Italia: analisi descrittive dei romanzi Maíra e Utopia selvaggia. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rozalir Burigo Coan

GUERINI, A.; LOMBARDI, A.;BRUNELLO, Y.; TORRES, M.; SIMONE, K.; DEGANI, F.. Os paratextos nas (re)traduções de lo cunto de li cunti de Giambattista Basile ao italiano: prefácios e posfácios. 2015. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: João Francisco de Lima Dantas

BRUNELLO, Y.; PEREIRA, M. F; AGUERO, D. A.. Sem a bênção do pai: um estudo sobre a relação pai-filho nos romances O Filho Eterno, de Cristóvão Tezza, Galileia, de Ronaldo Correia de Brito, e Ribamar, de José Castello. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Francisca Liciany Rodrigues de Sousa

BRUNELLO, Y.; BYLAARDT, C. O.; LEMOS, S. A.. A escrita clownesca de Clarice Lispector: contestações do fazer literário. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ângelo Bruno Lucas de Oliveira

BRUNELLO, Y.; LEMOS, S. A.; BYLAARDT, C. O.. Uma flor de escritura e o fascínio de Narciso: a literatura especular em Um Sopro de Vida, de Clarice Lispector. 2016.

Aluno: Sara Silva Oliveira

BRUNELLO, Y.; MULLER, Fernanda S.; SILVA, D. C. F.. A teoria dos polissistemas na obra Le parole perdute di Amelia Lynd. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Gracielly Dias de Moura

PEREIRA, C. L.; OLIVEIRA JUNIOR, J. L.;BRUNELLO, Y.. Tirésias: mito, paixão e cinema. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Carlos Henrique Pinto Araújo

BRUNELLO, Y.; DIAS, M. S.; PEREIRA, M. F. Violência, família e fuga: as três forças de Elena Ferrante. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Taynan Leite da Silva

BRUNELLO, Y.; LEITAO, M. M.; OLIVEIRA JUNIOR, J. L.. Reflexo invertido: a tradução do conto ?Memento Mori? para o cinema. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Alessandra Zelinda Sousa Bessa

BRUNELLO, Y.; LEMOS, S. A.; COUTINHO, F. M. A.. Ruinas do sertão e dos sertanejos: identidades possíveis em Faca, de Ronaldo Correia de Brito. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Paulo Henrique Calixto Moreira

BRUNELLO, Y.; SILVA, R. F.; SILVA, C. A. V.. ALICE NO PAÍS DOS SIGNOS: UMA ABORDAGEM PEIRCEANA ACERCA DA ADAPTAÇÃO DISNEYFICADA DAS PERSONAGENS DE CARROLL. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Elvis Freire da Silva

POMPEU, A. M. C.; SOUSA, F. E. O.;BRUNELLO, Y.. O duplo dionisíaco em Tesmoforiantes de Aristófanes. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Jefferson Cândido Nunes

PIRES, R. B.; SILVA, C. A. V.;BRUNELLO, Y.. A TRANSMUTAÇÃO MONADOLÓGICA DE BJÖRK: TRADUÇÃO INTERSEMIÓTICA DA DOR EM TRÊS DIMENSÕES, A PARTIR DE BLACK LAKE.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Natália Sampaio Alencar Lima

COUTINHO, F. M. A.; COSTA, W. C.; SILVA, C. A. V.;BRUNELLO, Y.. Alice no País das Maravilhas da Literatura para o Cinema: Uma análise da tradução do nonsense literário de Lewis Carroll para o cinematográfico de Tim Burton. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Simone Lopes de Almeida Nunes

SILVA, C. A. V.; ARAUJO, O. L.;BRUNELLO, Y.. SEGUINDO PINOCCHIO: A IMAGEM, O GÊNERO E A FUGA NA OBRA FÍLMICA DE ROBERTO BENIGNI COMO ELEMENTOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DA OBRA LITERÁRIA DE CARLO COLLODI. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Camila Araujo da Silva

FREITAS, L. F.; COSTA, W. C.;BRUNELLO, Y.. A ESCRITA ERÓTICA NA TELA: A TRADUÇÃO DE "ELENA" DE ANAIS NIN, NA ADAPTAÇÃO FÍLMICA DE DELTA OF VENUS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Henrique Antonio Fonseca da Mota Filho

POMPEU, A. M. C.; PIRES, R. B.;BRUNELLO, Y.. A tradução francesa da coleção hipocratica por Emile Littré: um estudo para futuras edições criticas em lingua portuguesa. 2015.

Aluno: Amanda Moura

BRUNELLO, Y.; BYLAARDT, C. O.; OLIVEIRA JUNIOR, J. L.. A instabilidade da escrita na literatura de Hilda Hilst. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Everton Henrique Carneiro da Silva

WATAGHIN, L.; BARNI, R.;BRUNELLO, Y.. Ritmo e distensão: análise da tensão narrativa em Natalia Ginzburg. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras (Língua e Literatura Italiana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Francisca Luciana Sousa da Silva

ARAUJO, O. L.; COUTINHO, F. M. A.;BRUNELLO, Y.. De exílio em exílio: um diálogo entre Eurípides e Clara de Góes. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

BRUNELLO, Y.; COSTA, W. C.; ARAUJO, O. L.. Seleção Professor Visitante Júnior. 2015.

LUZ, E. C. R.;BRUNELLO, Y.; CAMENIETZKI, E. Z.. Banca de Concurso Público para Professor Adjunto - Setor de Estudo Teoria da Literatura. 2014. Universidade Federal do Ceará.

BRUNELLO, Y.. Corso di teatro dellla scuola del Teatro Stabile di Genova. 2002. Provincia di Genova.

BRUNELLO, Y.; PIRES, R. B.; TAVARES, M. G.. Processo Seletivo POET. 2015. Universidade Federal do Ceará.

BRUNELLO, Y.; SOUZA, Carlos Alberto de; CARDOSO, M. L.. Prova de Monitoria do Projeto Tandem em Língua Italiana. 2014.

BRUNELLO, Y.; SILVA, R. F.. Prova de Monitoria do Projeto Tandem em Língua Italiana. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cleise Furtado Mendes

MENDES, C. F.; BOCCIA, L. V.. Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Leonardo Vincenzo Boccia

BOCCIA, L. V.; MENDES, C.F.; MIGUEZ, Paulo.. Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello - Dialétiica entre Teatro Cultura e Sociedade. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo César Miguez de Oliveira

MIGUEZ, Paulo; BOCCIA, L.; MENDES, C. F.. Nélson Rodrigues e Luigi Pirandello: dialética entre teatro, cultura e sociedade. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Paulo César Miguez de Oliveira

BOCCIA, L.;MIGUEZ, Paulo; MENDES, C. F.. Dramaturgias em diálogo: Nelson Rodrigues e Pirandello. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thalyta Nascimento Nunes

Identidade cultural e representação feminina em Clara dos Anjos, de Lima Barreto; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Patrícia Salviano de Oliveira

A obra Conclave, de Roberto Pazzi, na imprensa italiana; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Carlos Henrique Pinto Araújo

A violencia em Elena Ferrante; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará; (Coorientador);

Gracielly Dias de Moura

A narrativa mítica de Tirésias reescrita no cinema, em Tiresia; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Taynan Leite da Silva

Homem e tempo na transmutação do conto Memento Mori para o cinema; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Emilia Rafaelly Soares Silva

Bufo e Spallanzani de Rubens Fonseca; Início: 2018; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Erimar Wanderson da Cunha Cruz

Distopia, desconstrução e intertextualidade em João Ubaldo Ribeiro; Início: 2018; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

João Francisco de Lima Dantas

Sem a benção do pai; Início: 2016; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Jose Juliano Moreira dos Santos

Ut pictura poesis: a forma estética como estratégia de emancipação feminina na literatura da cortesã Veronica Franco; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Rodrigo Câmara Guimarães

Ut pictura poesis: a forma estética como estratégia de emancipação feminina na literatura da cortesã Veronica Franco; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará; (Orientador);

Alessandra Zelinda Sousa Bessa

Ruinas do sertão e dos sertanejos: identidades possíveis em Faca, de Ronaldo Correia de Brito; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Yuri Brunello;

Simone Lopes de Almeida

Seguindo Pinocchio; 2015; Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Yuri Brunello;

Jose Juliano Moreira dos Santos

Levando o barroco brasileiro para a Itália; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Yuri Brunello;

Jose Juliano Moreira dos Santos

Ut pictura poesis: a forma estética como estratégia de emancipação feminina na literatura da cortesã Veronica Franco; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Yuri Brunello;

Rodrigo Câmara Guimarães

Ut pictura poesis: a forma estética como estratégia de emancipação feminina na literatura da cortesã Veronica Franco; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Yuri Brunello;

Ana Letícia Costa de Oliveira

Levando o Barroco Brasileiro para a Itália; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Yuri Brunello;

Ticiana Alves do Nascimento

Levando o Barroco Brasileiro para a Itália; 2017; Iniciação Científica - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Yuri Brunello;

Ana Letícia Costa de Oliveira

Botelho e a nova Grecia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Yuri Brunello;

Ticiana Alves do Nascimento

Botelho e a nova Grecia; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Italiano) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Yuri Brunello;

Neyara Rebeca Barroso Lima

Tandem Italiano: intercambio linguistico e cultural; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará, Proreitoria de Gradução UFC; Orientador: Yuri Brunello;

Jessica Lara Veras

Tandem Italiano: intercambio linguistico e cultural; 2014; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará, Proreitoria de Gradução UFC; Orientador: Yuri Brunello;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Leonardo Vincenzo Boccia

Nelson Rodrigues e Luigi Pirandello - Dialétiica entre Teatro Cultura e Sociedade; 2008; Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Leonardo Vincenzo Boccia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BRUNELLO, Y. . Cesare Garboli. La gioia della partita. La rassegna della letteratura italiana , v. 122, p. 253-255, 2018.

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci vivo: dall'Italia al Brasile, dal Brasile al mondo. MOSAICO , v. XIII, p. 2, 2018.

  • Brunello, Yuri . O Dante Alighieri de Antonio Gramsci: um realismo sem mimese . Acta Scientiarum (UEM) , v. 40, p. 35646, 2018.

  • BRUNELLO, Y. . Dal manierismo al barocco transiberico: la ?Nova Grécia? di Manuel Botelho de Oliveira. ENTRELACES (UFC) , v. 1, p. 24-38, 2018.

  • BRUNELLO, Y. . Dieci domande a Maria Luisa Righi. MOSAICO , v. XIII, p. 8-11, 2018.

  • BRUNELLO, Y. . Fadini. Pasolini con Lacan. La rassegna della letteratura italiana , v. 121, p. 329-331, 2017.

  • BRUNELLO, Y. . Marcello Neri. Esodi del divino. La rassegna della letteratura italiana , v. 121, p. 324-326, 2017.

  • BRUNELLO, Y. . Gadda-Parise. 'Se mi vede Cecchi, sono fritto'. La rassegna della letteratura italiana , v. 121, p. 316-317, 2017.

  • BRUNELLO, Y. ; GOUNALIS, N. . Gramsci on Pirandello: From Theatre Criticism to the Prison Notebooks. Pirandello Studies , v. 37, p. 90-100, 2017.

  • Brunello, Yuri . Ruins past: modernity in Italy. Journal of Modern Italian Studies , v. 22, p. 273-275, 2017.

  • BRUNELLO, Y. ; MULLER, Fernanda S. . Campos, Haroldo de. Traduzione, transcreazione, saggi. Tradu??o e organiza??o de Andrea Lombardi e Gaetano D?Itria. N?poles: O?dipus/Funda??o da Biblioteca Nacional, 2016.. Alea: Estudos Neolatinos (Impresso) , v. 19, p. 455-460, 2017.

  • BRUNELLO, Y. . Montale from ?Objects? to ?Things:? Republishing Ossi di seppia in 1928. ITALICA (NEW YORK, N.Y.) , v. 94, p. 726-736, 2017.

  • BRUNELLO, Y. ; NASCIMENTO, T. A. ; OLIVEIRA, A. L. C. . Tradução: dois sonetos de Musica do Parnasso. Transversal , v. v.3, p. 21-26, 2017.

  • Brunello, Yuri . Italo Svevo and his Legacy for the Third Millennium. Volume II: Contexts and Influences. Journal of Modern Italian Studies , v. 20, p. 768-769, 2016.

  • BRUNELLO, Y. . O sequestro do barroco italiano: Botelho e a tradução oculta de Padre Spada. CADERNOS DE TRADUÇÃO , v. 36, p. 109-123, 2016.

  • Brunello, Yuri . The beautiful country. Tourism and the impossible state of destination Italy. Journal of Modern Italian Studies , v. 21, p. 690-692, 2016.

  • BRUNELLO, Y. . Damiano Frasca, Caroline Lüderssen e Christine Ott (a cura di). Costruzioni e decostruzioni dell?io lirico nella poesia italiana da Soffi ci a Sanguineti.. ITALICA (NEW YORK, N.Y.) , v. 93, p. 847-849, 2016.

  • BRUNELLO, Y. . Omosessualità respressa? Charlotte Cushman e l'americanità in scena. Biblioteca Teatrale , v. 113, p. 13-62, 2016.

  • BRUNELLO, Y. . Alberto Comparini. Iride. L'Alcesti di Montale. Italica (New York, N.Y.) , v. 92, p. 528-531, 2015.

  • BRUNELLO, Y. . Il realismo teatrale nella narrativa italiana del Novecento: Vittorini, Pasolini, Calvino. La rassegna della letteratura italiana , v. 119, p. 572-574, 2015.

  • BRUNELLO, Y. . Política e literatura: Antonio Gramsci e a crítica italiana. Critica Marxista (São Paulo) , v. 41, p. 171-173, 2015.

  • Brunello, Yuri . Sul modernismo italiano. Journal of Modern Italian Studies , v. 19, p. 84-86, 2014.

  • BRUNELLO, Y. . Rossellini e a filosofia da imagem. Revista Virtual En_Fil , v. 2, p. 3, 2014.

  • BRUNELLO, Y. . Narrazioni contese. Journal of Modern Italian Studies , v. 19, p. 492-494, 2014.

  • BRUNELLO, Y. . Il Discorso o Dialogo di Machiavelli: per l?-evento- del materialismo. Revista de Italianística , p. 114, 2014.

  • 2013 BRUNELLO, Y. . La genesi del teatro barocco ?americano? nel Seicento: lo stato, i subalterni e l'apparato privato dell'egemonia. Studi Secenteschi , v. LIV, p. 205-217, 2013.

  • BRUNELLO, Y. . Niccolò Machiavelli, Teatro. L'indice dei libri del mese , v. 11, p. 38, 2013.

  • BRUNELLO, Y. . Nelson Rodrigues versus Jorge Amado: Dona Flor, a arte dialética e o engano identitário. Revista Novos Rumos , v. 50, p. 1-14, 2013.

  • BRUNELLO, Y. . Tra i subalterni di Gramsci e gli attori di Copeau : sul primo Ci ragiono e canto di Dario Fo. Biblioteca Teatrale , v. 104, p. 93-112, 2013.

  • BRUNELLO, Y. ; KELLY, D. . Il Gramsci italo-brasiliano di C.N. Coutinho. SARAPEGBE. Rivista di Cultura e Società del Brasile e Altri Mosaici , v. II, p. 1, 2013.

  • KELLY, D. ; BRUNELLO, Y. . O Gramsci italo-brasileiro de Carlos Nelson Coutinho. SARAPEGBE. Rivista di Cultura e Società del Brasile e Altri Mosaici , v. II, p. 2, 2013.

  • 2012 BRUNELLO, Y. . Pasolini e l'Africa. L'Africa di Pasolini. Panmeridionalismo e rappresentazione dell'Africa postcoloniale. Journal of Modern Italian Studies , v. 17, p. 374-375, 2012.

  • 2011 BRUNELLO, Y. . Critica, autocritica e ideologia. Su Oswald de Andrade lettore di Pirandello. Mosaico Italiano , v. VIII, p. 20-21, 2011.

  • 2011 BRUNELLO, Y. . Il nazionale-popolare di Eduardo De Filippo, ovvero Napoli milionaria! nell'Italia della "svolta". Relit , v. 1, p. 61-73, 2011.

  • 2011 BRUNELLO, Y. . Gilles Deleuze-Carmelo Bene: uma leitura linguística gramsciana. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) , v. 40, p. 1913-1922, 2011.

  • 2011 BRUNELLO, Y. . Joao Caetano in scena a Lisbona: l'identità culturale brasiliana e la sfida all'eurocentrismo. Biblioteca Teatrale , v. 99-100, p. 127-153, 2011.

  • 2010 BRUNELLO, Y. . Nelson Rodrigues, Pirandello e l'incesto. Allegoria , v. 61, p. 107-122, 2010.

  • 2010 BRUNELLO, Y. . Antonio Gramsci a teatro. Critica Marxista (Roma) , v. 5, p. 113-114, 2010.

  • 2009 BRUNELLO, Y. . Questo buio feroce.. Sipario (Milano) , v. 716, p. 15-16, 2009.

  • 2009 BRUNELLO, Y. . I "Quaderni del carcere" finiscono nel cesto della spesa. Sugli echi gramsciani in Fredric Jameson. Il Ponte , v. 12, p. 128-140, 2009.

  • 2009 BRUNELLO, Y. . Pirandello tra rivoluzione teatrale e reazione fascista. Critica Marxista (Roma) , v. 3-4, p. 101-108, 2009.

  • 2008 BRUNELLO, Y. . Nelson Rodrigues versus Jorge Amado. Dona Flor, l'arte dialettica e l'impostura identitaria. Il Ponte , v. 6, p. 127-140, 2008.

  • 2007 BRUNELLO, Y. . Gramsci: un malinteso tra politica e cultura. Il Ponte , v. 1, p. 107-116, 2007.

  • 2007 BRUNELLO, Y. . Identità senza rivoluzione. Stuart Hall interprete di Gramsci. Critica Marxista (Roma) , v. 1, p. 49-56, 2007.

  • 2007 BRUNELLO, Y. . Nelson Rodrigues in dialogo con Luigi Pirandello: A mulher sem pecado , Vestido de noiva , Álbum de família. Biblioteca Teatrale , v. 83-84, p. 69-92, 2007.

  • 2006 BRUNELLO, Y. ; Boccia, L. V. . Gramsci e il teatro. Sipario (Milano) , v. 1, p. 28-29, 2006.

  • 2006 BRUNELLO, Y. . Sergio Romanelli, Lune severe.. Sipario (Milano) , v. 685, p. 42-42, 2006.

  • 2006 BRUNELLO, Y. . Julio Goes, Alberto Soares, Familia Drama Show. Sipario (Milano) , v. 685, p. 42-42, 2006.

  • 2006 BRUNELLO, Y. . Bahia. Il Principe Costante. Sipario (Milano) , v. 679, p. 21-21, 2006.

  • 2005 BRUNELLO, Y. . Imperia. Un teatro per il Dams.. Sipario (Milano) , v. 675, p. 15-15, 2005.

  • 2005 BRUNELLO, Y. ; FALONE, Erika. . Il Signor Rossi (Teatro e impegno civile).. Sipario (Milano) , v. 673, p. 20-21, 2005.

  • 2005 BRUNELLO, Y. . Pierre Corneille, L?illusione comica.. Sipario (Milano) , v. 671, p. 41-42, 2005.

  • 2005 BRUNELLO, Y. . Dario Arkel, la posta del Dottor Korczac.. Sipario (Milano) , v. 669, p. 62-62, 2005.

  • 2005 BRUNELLO, Y. . Legami e legumi, Teatro della Gioventù di Genova. Sipario (Milano) , v. 669, p. 62, 2005.

  • BRUNELLO, Y. . La scène est le monde: Alberto Savinio et son journalisme théâtral. Nouveaux cahiers François Mauriac , v. 13, p. 163-174, 2005.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Igor Stravinskij, Histoire du soldat.. Sipario (Milano) , v. 663, p. 56-57, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Anton Cechov, Ivanov. Sipario (Milano) , v. 666, p. 38-38, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Lou Reed e la poesia.. Sipario (Milano) , v. 664, p. 40-40, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Asti. Vocazione alla drammaturgia. Sipario (Milano) , v. 663, p. 18-19, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Partenze, Teatro Cargo.. Sipario (Milano) , v. 663, p. 58-58, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Torino. Frammenti di avanguardia. Sipario (Milano) , v. 663, p. 20-20, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Imperia. Imparare facendo.. Sipario (Milano) , v. 661, p. 24-25, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Rem & Cap.. Sipario (Milano) , v. 661, p. 13-14, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Molière, La scuola delle mogli.. Sipario (Milano) , v. 658, p. 49-49, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Una scuola a servizio delle arti sceniche.. Sipario (Milano) , v. 655, p. 12-13, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Albert Camus. Caligola. Sipario (Milano) , v. 655-6, p. 34-35, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Sei personaggi in cerca d'autore. Sipario (Milano) , v. 655-6, p. 34-35, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Asti. La tragedia della solitudine. Sipario (Milano) , v. 661-2, p. 6-9, 2004.

  • 2004 BRUNELLO, Y. . Torino. Frammenti d'avanguardia. Sipario (Milano) , v. 663, p. 20-20, 2004.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Karen Blixen. La storia immortale. Sipario (Milano) , v. 645, p. 32-33, 2003.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Genova.. Nel nome di Govi. Sipario (Milano) , v. 647-8, p. 31-34, 2003.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Donatella Orecchia. Il critico e l'attore. Sipario (Milano) , v. 649-50, p. 58-59, 2003.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Maalouf/Spanu/Volterrani. Sipario (Milano) , v. 649-50, p. 45-46, 2003.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Una dichiarazione d'amore. Sipario (Milano) , v. 649-50, p. 47-48, 2003.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Edoardo Scarpetta, Mettiteve e fa' l'ammore cu'mme. Sipario (Milano) , v. 649-50, p. 47, 2003.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Tecnologia e spettacolo. Sipario (Milano) , v. 649-50, p. 14, 2003.

  • 2003 BRUNELLO, Y. . Cervantes. Don Chisciotte. Sipario (Milano) , v. 643-4, p. 81, 2003.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Carmelo Bene tra espressione e contemplazione. Appunti su un teatro della presenza e della crisi. L'Asino di B. , v. 1, p. 42-82, 2002.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Ambiente e cultura. Sipario (Milano) , v. 635-6, p. 30-31, 2002.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Il caso Carioti. Sipario (Milano) , v. 639, p. 75, 2002.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Asti, amore all'arsenico. Sipario (Milano) , v. 639, p. 20, 2002.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Attori e scena nel teatro italiano di fine Ottocento. Sipario (Milano) , v. 641, p. 94, 2002.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Appartenenze culturali. Sipario (Milano) , v. 641, p. 48-50, 2002.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Tra mito e sogno. Sipario (Milano) , v. 641, p. 56-58, 2002.

  • 2002 BRUNELLO, Y. . Drammaturgia per l'Europa. Sipario (Milano) , v. 642, p. 57, 2002.

  • BRUNELLO, Y. ; GUARDIANI, F. (Org.) . Entrelaces. Dossie (Des)dobras barrocas: Conexões Transatlânticas entre Artes e Culturas. 12. ed. Fortaleza: PPGLeatrs/UFC, 2018. v. 1. 312p .

  • BRUNELLO, Y. . Mosaico italiano. Gramsci vivo: dall'Italia al Brasile, dal Brasile al mondo. 169. ed. Rio de Janeiro: Editora comunità, 2018. 31p .

  • BRUNELLO, Y. . Antonio Gramsci. La smorfia più che il sorriso. Scritti su Pirandello. 1. ed. Roma: Castelvecchi, 2017. 139p .

  • BRUNELLO, Y. . Nelson Rodrigues pirandelliano: uma transcriação intercultural. 1. ed. Fortaleza: Substânsia, 2016. v. 1. 140p .

  • SILVA, R. F. (Org.) ; BRUNELLO, Y. (Org.) ; MARCI, G. (Org.) . Novas perspectivas nos estudos de italianística. Nuove prospettive negli studi di Italianistica. 1. ed. Fortaleza: Substânsia, 2015.

  • BRUNELLO, Y. . Scrivere per il teatro. Genova: Ecig, 2001. v. 1.

  • BRUNELLO, Y. ; Trovato, R (Org.) . Minima theatralia. Genova: De Ferrari, 2000. v. 1.

  • BRUNELLO, Y. . Modernismo e pós-modernismo: apontamentos acerca de duas diferentes Salomé. In: Silvana De Gaspari; Sergio Romanelli. (Org.). A Itália do século XIX: um olhar interdisciplinar. 1ed.São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2018, v. , p. 95-103.

  • BRUNELLO, Y. . Por uma ciência do teatro: Louis Althusser crítico de Strehler. In: Cleise Mendes; Raimundo Matos de Leão. (Org.). Dramaturgias: construções, paralelos e desvios. 1ed.Salvador: Edufba, 2018, v. 1, p. 225-233.

  • BRUNELLO, Y. . Ariosto in Brasile: su due traduzioni del primo canto dell?Orlando furioso. In: Fernanda Suely Muller. (Org.). Orlando furioso 500 anos. 1ed.Belo Horizinte: Substânsia, 2018, v. , p. 45-50.

  • BRUNELLO, Y. . Arte. In: Guido Liguori, Pasquale Voza. (Org.). Dicionário gramsciano. 1ed.São Paulo: Boitempo, 2017, v. 1, p. 49-51.

  • BRUNELLO, Y. . Drama. In: Guido Liguori, Pasquale Voza. (Org.). Dicionário gramsciano. 1ed.São Paulo: Boitempo, 2017, v. 1, p. 220-220.

  • BRUNELLO, Y. . Goethe. In: Guido Liguori, Pasquale Voza. (Org.). Dicionário gramsciano. 1ed.São Paulo: Boitempo, 2017, v. 1, p. 341-341.

  • Brunello, Yuri . Ibsen. In: Guido Liguori, Pasquale Voza. (Org.). Dicionário gramsciano. 1ed.São Paulo: Boitempo, 2017, v. 1, p. 393-393.

  • BRUNELLO, Y. . Teatro. In: Guido Liguori, Pasquale Voza. (Org.). Dicionário gramsciano. 1ed.São Paulo: Boitempo, 2017, v. 1, p. 765-767.

  • BRUNELLO, Y. . Da Pirandello a Gramsci: 'sprovincializzando' la cultura italiana. In: Yuri Brunello. (Org.). Antonio Gramsci. La smorfia più che il sorriso. Scritti su Pirandello. 1ed.Roma: Castelvecchi, 2017, v. , p. 7-32.

  • BRUNELLO, Y. . Pirandello. In: Guido Liguori, Pasquale Voza. (Org.). Dicionário gramsciano. 1ed.São Paulo: Boitempo, 2017, v. 1, p. 624-626.

  • BRUNELLO, Y. . Tradurre un metodo. Critica, teatro e storicismo oltreconfine. In: Paola Bertolone, Annamaria Corea, Donatella Gavrilovich. (Org.). Trame di meraviglia. Studi in onore di Silvia Carandini. 1ed.Roma: UniversItalia, 2016, v. 1, p. 81-90.

  • BRUNELLO, Y. . Wu Ming e Camilleri. Una strana convergenza?. In: Marci, Giuseppe; Brunello, Yuri; Ferreira, Rafael. (Org.). Novas perspectivas nos estudos de italianística. Nuove prospettive negli studi di Italianistica. 1ed.Fortaleza: Substânsia, 2015, v. 1, p. 1-.

  • BRUNELLO, Y. . Wu Ming e Camilleri. Uma estranha convergência?. In: Marci, Giuseppe; Brunello, Yuri; Ferreira, Rafael. (Org.). Novas perspectivas nos estudos de italianística. Nuove prospettive negli studi di Italianistica. 1ed.Fortaleza: Substânsia, 2015, v. 1, p. 10-.

  • BRUNELLO, Y. . Emma Gramatica: l'attrice poetessa fuori del mercato. In: Angelo d'Orsi. (Org.). Il nostro Gramsci. Roma: Viella, 2011, v. , p. 317-322.

  • BRUNELLO, Y. . Dramma (verbete). In: : Liguori, Guido; Voza, Pasquale. (Org.). Dizionario gramsciano 1926-1937. Roma: Carocci, 2009, v. , p. 245-246.

  • BRUNELLO, Y. . Goethe (verbete). In: Liguori, Guido; Voza, Pasquale.. (Org.). Dizionario gramsciano 1926-1937. Roma: Carocci, 2009, v. , p. 364-364.

  • BRUNELLO, Y. . Ibsen. In: Liguori, Guido; Voza, Pasquale.. (Org.). Dizionario gramsciano 1926-1937.. Roma: Carocci, 2009, v. , p. 395-395.

  • BRUNELLO, Y. . Pirandello (verbete). In: Liguori, Guido; Voza, Pasquale.. (Org.). Dizionario gramsciano 1926-1937. 1ed.Roma: Carocci, 2009, v. , p. 639-641.

  • BRUNELLO, Y. . Teatro (verbete). In: Liguori, Guido; Voza, Pasquale. (Org.). Dizionario gramsciano 1926-1937. 1ed.Roma: Carocci, 2009, v. , p. 842-844.

  • BRUNELLO, Y. . Arte (verbete). In: Liguori, Guido; Voza, Pasquale. (Org.). Dizionario gramsciano 1926-1937. 1ed.Roma: Carocci, 2009, v. , p. 49-51.

  • BRUNELLO, Y. . Verbete: hegemonia. In: Maria Cândida Ferreira de Almeida. (Org.). Mais definições em trânsito. Salvador: Programa de Pós-graduação Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, 2007, v. , p. -.

  • BRUNELLO, Y. . Hegemonia. In: ALMEIDA, Maria Candida Ferreira de. (Org.). Mais definições em trânsito. Salvador: UFBA, 2007, v. , p. -.

  • BRUNELLO, Y. . Il teatro come match e lo sport come spettacolo. In: R. Grozio; G. Arazzi. (Org.). Sport, cultura e formazione. Genova: DPS, 2004, v. 1, p. 78-85.

  • BRUNELLO, Y. . Salvini-Otello, ovvero la perversione della forma. In: Roberto Trovato. (Org.). La rappresentazione di Otello nella ricostruzione di Tuckerman Mason. Genova: Erga, 2003, v. 1, p. 138-150.

  • BRUNELLO, Y. . Literatura contra o facismo. Jornal O Povo, 29 out. 2018.

  • BRUNELLO, Y. . A literatura no turbilhão. Jornal O Povo, Fortaleza, p. 37 - 37, 27 maio 2018.

  • BRUNELLO, Y. . Bicentenário. A atualidade do pensamento de Karl Marx. Jornal O Povo, p. 3, 07 maio 2018.

  • BRUNELLO, Y. . Leggere l'Amica geniale a Brasilia in chiave politica. LEFT, p. 50 - 52, 13 abr. 2018.

  • BRUNELLO, Y. . Literatura. A obra de Elena Ferrante. Jornal O Povo, p. 26 - 26, 12 nov. 2017.

  • BRUNELLO, Y. . O encontro da literatura com a revolução. Jornal O Povo, Fortaleza, p. 22, 07 nov. 2017.

  • BRUNELLO, Y. . Rock and Roll, Rio travolta dai Rolling Stones. L'Unità, Roma, p. 17 - 17, 20 fev. 2006.

  • BRUNELLO, Y. . Rolling Stones gratis per le favelas di Rio. L'Unità, Roma, p. 19 - 19, 08 fev. 2006.

  • BRUNELLO, Y. . Il carnevale dei desideri. Avvenimenti, Roma, p. 32 - 36, 03 fev. 2006.

  • BRUNELLO, Y. . La sinistra erede di Gramsci nel mirino del presidente. Left.

  • BRUNELLO, Y. . Da América Latina até a Europa, das periferias até o centro: a arte de João Caetano como estética de independência política e de uma hegemonia cultural revirada. In: 5° Coloquio do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), 2010, Rio de Janeiro. O Atlântico como ponte: A Europa e o espaço lusofono, 2010.

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci e a cultura popular ?outra?: o gramscismo do espetáculo Ci ragiono e canto di Dario Fo com o Nuovo Canzoniere Italiano. In: Seminário Internacional ?Gramsci e os Movimentos Populares?, 2010, Niteroi. Seminário Internacional ?Gramsci e os Movimentos Populares?, 2010.

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci e l'idea di cultura, ovvero ?criticare la propria concezione del mondo significa innalzarla?. In: Antonio Gramsci, un sardo nel, 2007, Cagliari-Ghilarza-Ales. III Convegno della International Gramsci Society. Roma: Internacional Gramsci Society, 2007.

  • BRUNELLO, Y. . Post Modern ga hidari wo mirutoki - Stuart Hall no Gramsci dokkai. In: Gramsci botsugo 70 shyunenkinen symposium: ima naze gramsci ka, 2007, Tokio. Gramsci botsugo 70 shyunenkinen symposium: ima naze gramsci ka, 2007. p. 146-152.

  • BRUNELLO, Y. . Eduardo: il grande attore senza scettro. In: XX Convegno Internazionale Ennio Flaiano. Il teatro italiano nel mondo, 2003, Pescara. Il teatro italiano nel mondo. Pescara: Ediars, 2003. v. 1. p. 31-50.

  • BRUNELLO, Y. . Gilles Deleuze-­Carmelo Bene: uma leitura linguistica gramsciana. In: 58o. Seminário do GEL, 2010, Sao Carlos. Programação do 58o. Seminario do Gel, 2010.

  • BRUNELLO, Y. . Agamben e la prigione del linguaggio. In: XV Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano, 2013, Vitoria. XV Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano, 2013.

  • BRUNELLO, Y. . Quale lingua e quale Italia? Dalla linguistica alla politica negli scritti di Gramsci sull'italiano postunitario. In: 150 anos de Itália unida: língua, literatura e identidade., 2013, Brasilia. 150 anos de Itália unida: língua, literatura e identidade., 2011.

  • BRUNELLO, Y. . O nacional- popular de Eduardo de Filippo. In: I Colóquio Internacional - NEIITA- Itália do pós-Guerra em diálogo, 2010, Florianopolis. Caderno de Resumos, 2010. p. 48-49.

  • BRUNELLO, Y. . Qual língua? E qual Itália? Da linguística a política nos escritos de Gramsci sobre o italiano pós-unificação. Revista Novos Rumos , 2014.

  • BRUNELLO, Y. . Novos mapas, novos mundos. O barroco transiberico de Manuel Botelho de Oliveira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci Reader of Dante. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Dante and Gramsci, Inferno X. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . A Gramscian Actress Against Capital: Emma Gramatica. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci lettore di Pirandello. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Elena Ferrante e suas políticas da escrita2018. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Do maneirismo ao barocco transiberico: a Nova Grécia di Manuel Botelho de Oliveira. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Pirandello em Nelson Rodrigues. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Pirandello em Gramsci. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Atuar entre gênero e nação: o caso de Charlotte Cushman. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . O estranho caso de Manuel Botelho de Oliveria. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Intersemiose do gênero: Charlotte Cushman tradutora. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BRUNELLO, Y. . Uma 'Vida Nova' politica. O Dante dos italianos no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Ariosto(s) no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Botelho, Eco e a nova Grecia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Nelson Rodrigues pirandelliano. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Mussolini proíbe as traduções: bora traduzir!. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . HAROLDO DE CAMPOS: TRADUÇÃO, TRANSCRIAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci e um novo conceito de realismo: a mimese no seculo XX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUNELLO, Y. . Uma transciriação intercultural. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Verga, Machado e as 'malformações nacionais'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Montale's Ossi di seppia between discourse and noise. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Uma nova Grecia. A Italia literaria na dedicatoria de Musica do Parnasso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Tradução Literaria. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Modernismo e pós-modernismo: A Salomé segundo Bene e segundo Russel. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Traduzir o intraduzível? Duas estratégias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Tradução contra tradição: sobre o cinema de Carmelo Bene. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Éstetica em Jacques Rancière. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . ?Borges y yo?: qu'est-ce qu'un auteur?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Deus, Patria e Virgilio: o desafio de d'Annunzio ao classicismo 'disciplinar'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . A tradução da tradição. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . A 'traducao' pirandelliana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Wu Ming e Camilleri. Una strana convergenza?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci e a estética italiana do século XX: de Croce a Agamben. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Agamben e la prigione del linguaggio. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNELLO, Y. . Sei personaggi in cerca d'autore: L'attore-intellettuale come metonimia della 'crisi organica,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Six Characters in Search of an Author: The Metatheatre as ?Organic? Crisis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNELLO, Y. . Between Brazilian Identities and Eurocentrism: João Caetano of the Portuguese Scene. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Il Dante di Machiavelli: lingua, potere, ideologia,. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Seis personagens em busca de um autor: uma leitura materialista. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci, Althusser e il teatro italiano: interferenze dei Quaderni in un saggio althusseriano su Strelher. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNELLO, Y. . Pirandello-Rodrigues: apontamentos "intertextuais" para o centenario de Nelson. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Nelson Rodrigues e Pirandello. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUNELLO, Y. . Quale lingua e quale Italia? Dalla linguistica alla politica negli scritti di Gramsci sull'italiano postunitario. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNELLO, Y. . O nacional- popular de Eduardo de Filippo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Gilles Deleuze-­Carmelo Bene: uma leitura linguistica gramsciana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Da América Latina até a Europa, das periferias até o centro: a arte de João Caetano como estética de independência política e de uma hegemonia cultural revirada. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci e a Cultura Popular ?Outra?: O Gramscismo do Espetáculo ci Ragiono e Canto de Dario Fo com o Nuovo Canzoniere Italiano. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . Réaction / Révolution : Nelson Rodrigues, Jorge Amado et la dictature militaire brésilienne. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNELLO, Y. . Gramsci e l'idea di cultura, ovvero ?criticare la propria concezione del mondo significa innalzarla?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BRUNELLO, Y. . La scène est le monde: Alberto Savinio et son journalisme théâtral. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNELLO, Y. . Eduardo: il grande attore senza scettro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BRUNELLO, Y. . Prefacio. A Itália do seculo XIX. São Paulo, 2018. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PIRANDELLO, L. ; DEGANI, F. ; BRUNELLO, Y. . Pirandello: novelas por dois séculos. São Paulo, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • BRUNELLO, Y. . Pósfacio. Fortaleza, 2017. (Prefácio, Pósfacio/Posfácio)>.

  • BRUNELLO, Y. ; MULLER, Fernanda S. . Análise de discurso e materialismos: historicidade e conceito. Campinas: Pontes, 2017. (Tradução/Outra).

  • BRUNELLO, Y. . Introduzione a La metafisica di un fauno. Roma, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.

  • BRUNELLO, Y. . Global English ed educazione. Insegnamenti gramsciani, 2010. (Tradução/Artigo).

  • BRUNELLO, Y. . L?osceno in scena. Nelson Rodrigues e il nuovo teatro brasiliano. Roma: Biblioteca Teatrale, 2007. (Tradução/Artigo).

  • BRUNELLO, Y. . Formazione del teatro in Brasile. Roma: Biblioteca Teatrale, 2007. (Tradução/Artigo).

  • BRUNELLO, Y. ; ROSCILLI, A. . Arte drammatica in cordel. Roma: Bulzoni, 2007. (Tradução/Artigo).

  • BRUNELLO, Y. . Ponti dell?immaginario: il caso Gianecchini nella telenovela. Roma: Bulzoni, 2007. (Tradução/Artigo).

  • BRUNELLO, Y. . Natale em casa Cupiello de Eduardo De Filippo, 2006. (Tradução/Outra).

  • Famiglia Gambarutti ; BRUNELLO, Y. . Giuseppe Musso, ovvero il gran diavolo sulle montagne. Bergamo: Junior, 2003 (Livro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BRUNELLO, Y. . PARECER AD-HOC PARA PROJETO PIBIC. 2018.

BRUNELLO, Y. . Parecer ad hoc Revista Italica/ Journal of American Association Teacher of Italian. 2018.

BRUNELLO, Y. . Parecer ad hoc Revista Interfaces/Centro de Letras e Artes da UFRJ. 2018.

BRUNELLO, Y. . PARECER AD-HOC PARA PROJETO PIBIC. 2017.

BRUNELLO, Y. . PARECER AD-HOC PARA PROJETO PIBIC. 2016.

BRUNELLO, Y. ; MELLO, T. T. ; SOUSA, F. E. O. . Somatismos em fraseologia: Análise Comparativa entre o Alemão e o Português. 2014.

CASTRO, H. S. B. ; BRUNELLO, Y. ; SILVA, C. A. V. . Introdução ao grego da septuaginta. 2014.

BRUNELLO, Y. ; MELLO, T. T. ; ARARIPE, L. F. A. . Reelaborando atividades: Tendências e direções - Parte I. 2014.

TREZ, J. G. ; BRUNELLO, Y. . Dalí sob análises. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTANA, J. ; BRUNELLO, Y. . Um Dante cosmopolita e moderno. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

SANTANA, J. ; BRUNELLO, Y. . Uma conversa sobre o Pai da Divina Commedia. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PINTO, P. A. H. S. ; BRUNELLO, Y. ; STERVINOU, A. A. M. . Dois Europeus Ensinando no Ceará. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Sobre a Europa. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Slavoj Zizek. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Fora da Literatura. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Robert Pogue Harrison. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Olivier Morel. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Manuele Gragnolati. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Hans Ulrich Gumbrecht. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Nicola Gardini. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Literatura de Fora ? Alain Finkielkraut. 2015. (Blog).

BRUNELLO, Y. . Relatório Pibic 2017/2018. 2018. (Relatório de pesquisa).

BRUNELLO, Y. . Tradução texto literário para teatro e cinema. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUNELLO, Y. . O século do 'grande ator'. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUNELLO, Y. . A tradução do texto literario para o teatro e para o cinema. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

BRUNELLO, Y. . Parecerista da revista Krypton. 2015. (Parecer).

BRUNELLO, Y. . Parecerista do Journal of Modern Italian Studies. 2014. (Parecer).

BRUNELLO, Y. ; BALTHAZAR, L. L. ; LUNATI, M. ; CUNHA, K. M. R. ; L. S. ZANETTE . Corso di formazione/ aggiornamento per gli insegnanti di italiano del CCI. 2011. .

BRUNELLO, Y. . Chorar e cantar. 2006 (Texto critíco e artístico).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2018

    LEVANDO O BARROCO BRASILEIRO PARA A ITÁLIA: A PRIMEIRA VERSÃO ITALIANA DE, Descrição: A partir deste projeto foi fundado o Grupo de Pesquisa A "Nova Grécia", que pretende analisar e desenvolver uma exegese da produção poética do barroco brasileiro, especificando as relações intertextuais e interdiscursivas existentes com a tradição literária do barroco italiano. O nosso ponto de observação será a Itália moderna, definida por Manuel Botelho de Oliveira como a "nova Grécia", cânone dominante da modernidade cultural europeia.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Yuri Brunello - Coordenador / José Leite de Oliveira Junior - Integrante / Ticiana Alves de Nascimento - Integrante / Ana Letícia Costa de Oliveira - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Para além da identidade cultural: formas literárias e processos de, Descrição: O projeto de pesquisa Para além da identidade cultural: formas literárias e processos de des-identificação visa analisar as estratégias que na literatura ocidental moderna levam os escritos de autores como Dante Alighieri (na Idade Media), Ludovico Ariosto (no Renascimento), Miguel de Cervantes, William Shakespeare (no período Maneirista) ou Giovan Battista Marino, Francisco Quevedo e Gregório de Mattos (durante o Barroco) a escapar dos dispositivos identitários impostos pelas culturas hegemônicas. Na literatura contemporânea a negação das condições de possibilidade do Discurso do Poder é levada a cabo por textos de autores como David Foster Wallace, Roberto Bolaño, Elena Ferrante, Orhan Pamuk, Wu Ming e Wladimr Kaminer. O objetivo do trabalho é estudar por meio de quais subversões textuais, através de quais rupturas a literatura pode questionar a ordem epistemológica que organiza discursivamente uma civilização. A fundamentação crítico-teórica do presente projeto inclui filósofos como Hans Ulrich Gumbrecht, Christine Buci-Glucksmann, René Girard, Manuele Gragnolati, Olivier Morel, Robert Pogue Harrison, Quentin Meillassoux, Slavoj Zizek, Gilles Deleuze, Jacqueline Rose e outros.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Yuri Brunello - Coordenador / Fernanda - Integrante / José Leite de Oliveira Junior - Integrante / Jadirlete lopes cabral - Integrante.

  • 2014 - Atual

    MANUEL BOTELHO DE OLIVEIRA E A ?NOVA GRECIA?: A APROPRIAÇÃO ?BRASILEIRA? DA ITÁLIA DA MODERNIDADE, Descrição: Neste trabalho, que conseguiu uma bolsa remunerada PIBIC-FUNCAP e uma bolsa PIBIC-UFC não remunerada e ganhou o auxilio do Cnpq/MCTI através da Chamada universal nº1/2016, pretendemos analisar e desenvolver uma exegese da produção poética de Manuel Botelho de Oliveira, especificando as relações intertextuais e interdiscursivas existentes com a tradição poética do Barroco italiano, que constitui 2 um elemento ponte entre a tradição literária portuguesa e a ? ainda toda potencial ? ?tradição? brasileira que Botelho propõe-se a estabelecer através da própria poesia. Na introdução da Musica do Parnasso, o poeta brasileiro define a Itália como a pátria da lírica moderna. Se para Botelho a Espanha (transitoriamente) e Portugal (de modo permanente) constituem os espaços privilegiados da arte da contemporaneidade, a Itália modernista e barroca se configura como a pátria da literatura moderna. A nossa investigação crítica, preliminarmente, articular-se-á através dos níveis intertextual e interdiscursivo, segundo a visão bakhtiniana do interdialogismo, difundida por Julia Kristeva. Do ponto de vista da intertextualidade, de fato, a nossa pesquisa traçará o perfil da presença explícita, seja de Tasso que de Marino, nas composições de Botelho. Isolaremos as particulares alusões por parte de Botelho ? na forma de léxico, sintaxe, métrica ou de precisas soluções retóricas ? aos dois poetas italianos, e ainda mais amplamente à arte poética italiana do Renascentismo e do Barroco. No âmbito interdiscursivo, partindo do conceito foucaultiano de ?discurso? e daquele lacaniano de ?ordem simbólica?, mostraremos em quais termos, com quais modalidades e com quais estratégias Botelho de Oliveira, o primeiro poeta brasileiro a publicar uma coletânea lírica impressa (Musica do Parnasso é publicado pelo editor português Miguel Menescal), relaciona-se com os sistemas culturais e econômicos (daí a utilidade do conceito marxista de modo de produção), as instituições ideológicas e com a episteme hegemônica na Europa continental da sua época. O nosso ponto de observação será a Itália, definida por Botelho como a ?nova Grécia?, cânone dominante da modernidade cultural europeia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Yuri Brunello - Coordenador / Carlos Alberto de Souza - Integrante / Ticiana Alves de Nascimento - Integrante / Ana Letícia Costa de Oliveira - Integrante / Francesco Guardiani - Integrante / Josenir Alcantâra de Oliveira - Integrante / Roberto Arruda de Oliveira - Integrante / Erimar Wanderson da Cunha Cruz - Integrante / Márcio Henrique Vieira Amaro - Integrante / Jose Juliano Moreira dos santos - Integrante.

  • 2009 - 2013

    Programma di una unita' di Ricerca, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2010

Bolsa "Doctoral Student Research Award", Canadian Department of Foreign Affairs and International Trade.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto-C, Nível I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Na gradução ministrou as seguintes disciplinas: Semestre 2014.1 HC0127 LITERATURA EM LINGUA ITALIANA III (64 h), HC0120 - ITALIANO VI: LINGUA E CULTURA (64 h), HC0116 - ITALIANO III: LINGUA E CULTURA (64 h), HC0117 - FONETICA E FONOLOGIA DA LINGUA ITALIANA (64 h) Semestre 2014.2 HC0130 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA IV (64 h), HC0120 - ITALIANO VI: LINGUA E CULTURA (64 h), HC0118 - ITALIANO IV: LINGUA E CULTURA (64 h), HC0117 - FONETICA E FONOLOGIA DA LINGUA ITALIANA (64 h) Semestre 2015.1 HC0130 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA IV (64 h), HC0127 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA III (64 h), HC0123 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA II (64 h), HC0121 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA I (64 h), HC0115 - ITALIANO II: LINGUA E CULTURA (64 h) Semestre 2015.2 HC0121 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA I (64 h), HC0115 - ITALIANO II: LINGUA E CULTURA (64 h), HC0117 - FONETICA E FONOLOGIA DA LINGUA ITALIANA (64 h), Semestre 2016.1 HC0116 - ITALIANO III: LINGUA E CULTURA (64 h), HC0126 - ITALIANO VIII: LINGUA E CULTURA (64 h), HC0116 - ITALIANO III: LINGUA E CULTURA (64 h) Semestre 2017.2 HC0138 - TRADUCAO DO ITALIANO II (64 h) - Turma 01A, HC0123 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA II (64 h), HC0117 - FONETICA E FONOLOGIA DA LINGUA ITALIANA (64 h) Semestre 2017.1 HC0130 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA IV (64 h), HC0121 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA I (64 h) Semestre 2017.2 HC0121 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA I (64 h), HC0117 - FONETICA E FONOLOGIA DA LINGUA ITALIANA (64 h) Semestre 2018.1 HC0130 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA IV (64 h), HC0123 - LITERATURA EM LINGUA ITALIANA II (64 h) A nível de pós-gradução ministrou HGP8277 - PESQUISA ORIENTADA I (32 h), HGP0147 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I (64 h), HGP7711 - SEMINARIO DE LITERATURA COMPARADA II (16 h), HGP8200 - TOPICOS ESPECIAIS DE LITERATURA COMPARADA I (64 h), HGP9023 - ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I (64 h) , HGP9003 - CRÍTICA LITERÁRIA E TRADUÇÃO (64 h), HGP9016 - TEXTO, CONTEXTO E TRADUÇÃO (64 h)

  • 2013 - 2013

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto de Italiano, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ensino, Italiano; Nível: Graduação. Disciplinas ministradas: HC0117 FONETICA E FONOLOGIA DA LINGUA ITALIANA; HC0116 ITALIANO III: LINGUA E CULTURA; HC0115 ITALIANO II: LINGUA E CULTURA; HC0003 LINGUA ITALIANA PARA FINS ESPECIFICOS I; HC0128 OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LINGUA ITALIANA

  • 2012 - 2013

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor temporario de Italiano, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Ensino, Italiano; Nível: HH03 Casa de Cultura Italiana. Disciplinas ministradas: HHI103 ITALIANO III-A; HHI103 ITALIANO III-B; HHI105 ITALIANO V-C; HHI107 ITALIANO VII-A; HHI107 ITALIANO VII-B

  • 2014 - 2014

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Yuri Brunello ministrou, junto aos professores da USP Lucia Wataghin (DLM/ FFLCH) e Murilo Marcondes Moura (DLCV/ FFLCH), uma disciplina do programa de Pós-graduação em Italiano da USP. A disciplina teve o seguinte còdigo e nome: FLM5534 - ?Literatura Tradutora e Literatura Traduzida. Ungaretti e Montale tradutores de Poesia? (4 créditos)

  • 2015 - 2015

    Stanford University

    Vínculo: Visiting Scholar, Enquadramento Funcional: Visiting Scholar

  • 2011 - 2011

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor substituto de Lingua italiana, Carga horária: 40

  • 2010 - 2011

    Concordia University

    Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador

  • 2007 - 2007

    Universidade Federal da Bahia

    Vínculo: Estágio Docente, Enquadramento Funcional: Professor

  • 2003 - 2005

    Università degli Studi di Genova

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: cultore della materia

  • 2004 - 2005

    Centro di Formazione Professionale Luciano Trucco

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de italiano, história, teatro

  • 2009 - 2013

    Universita Degli Studi di Napoli L'orientale

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador