Eliana Alda de Freitas calado

Possui graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (2002), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e doutorado em História pela Universidade de Brasília (2012). No Programa de Pós-Graduação em Geografia na Universidade Federal da Paraíba, desenvolveu estágio de pós-doutorado no campo de estudos urbanos (2015). No mesmo Programa, desenvolveu um segundo estágio pós-doutoral, desta vez no campo da Educação e da Geografia Histórica (2019). Atualmente, é Professora do Departamento de Fundamentação da Educação da UFPB. Tem experiência na área de História, Educação e Geografia Histórica, com ênfase em História Cultural, dedicando-se principalmente às seguintes temáticas na atualidade: memória, educação, cotidiano, sujeito e identidade.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História

2007 - 2012

Universidade de Brasília, UnB
Título: Autobiografias de Simone de Beauvoir: sujeito, identidade, alteridade
Orientador: Profa. Dra. Tereza Cristina Kirschner
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Autobiografia; Simone de Beauvoir; Identidade; Sujeito; Alteridade.

Mestrado em Letras

2003 - 2005

Universidade Federal da Paraíba
Título: Bruxas nos contos de fadas: uma análise de Branca de Neve, João e Maria e Rapunzel dos Irmãos Grimm,Ano de Obtenção: 2005
Orientador: Prof. Dra. Beliza Áurea de Arruda Mello
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Contos de fadas clássicos; bruxa; Irmãos Grimm.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Cultura.

Graduação em História

1998 - 2002

Universidade Federal da Paraíba
Título: Bruxas e Contos de Fadas: mito e representações
Orientador: Prof. Dr. Raimundo Barroso Cordeiro Jr.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2018 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Histórica.

2012 - 2015

Pós-Doutorado. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas, Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Oral.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2009 - 2009

Formação de tutores: orientação pedagógica em ead. (Carga horária: 180h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2001 - 2002

PIBIC Recepção do Movimento dos Annales no Brasil. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

2000 - 2001

PROLICEN Política da UFPB para cursos de formação. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

1999 - 2000

Monitoria da disciplina Intr ao Estudo da História. , Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Cultura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Grupo de Estudos Simone de Beauvoir - CE - UFPB.A atualidade de Simone de Beauvoir - 30 anos. 2016. (Encontro).

ANPUH - XXVII Simpósio Nacional de História.CONHECIMENTO HISTÓRICO E TEMPO PRESENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO EM CARUARU ? PE (REUNI: 2007 ? 2012). 2013. (Simpósio).

II Seminário de Estudos Medievais da Paraína.Imagens do feminino medieval: História, Cinema, Literatura.. 2012. (Seminário).

V Semana de Humanidades; Interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural.Simone de Beauvoir: o papel das origens da construção da identidade autobiográfica. 2010. (Outra).

Colloque International de Paris - Centenaire de la naissance de Simone de Beauvoir.La construction del?identité dans Les mémoires d?une jeune fille rangée. 2008. (Outra).

IV Encontro da ANPUH/DF - A Escrita da História: os desafios da multidisciplinaridade.Autobiografia, memória e história: as identidades em Simone de Beauvoir. 2007. (Encontro).

Congresso Internacional sobre Pesquisa (Auto)biográfica. A narrativa autobiográfica de Simone de Beauvoir: construção de si e do mundo. 2006. (Congresso).

II Encontro Cultura, Modernidade & Cultura.Simone de Beauvoir por Simone de Beauvoir: considerações sobre a história de si. 2006. (Encontro).

VII CCHLA ? Conhecimento em Debate.OS IRMÃOS GRIMM E OS CONTOS DE FADAS: A ARTE DA NARRAÇÃO. 2005. (Encontro).

I Semana de Humanidades.CONTOS DE FADAS: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA. 2004. (Encontro).

IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA.MEMÓRIA E PRODUÇÃO CULTURAL: OS CONTOS DE FADAS DOS GRIMM. 2004. (Encontro).

XII Encontro de Iniciação Científica da UFPB.HISTÓRIA E LITERATURA: OS CONTOS DE FADAS DOS GRIMM. 2004. (Encontro).

XIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário: espaços imaginários e transculturalidade ? congresso internacional. IMAGINÁRIO E TRANSDISCIPLINARIDADE: A SACRALIZAÇÃO DA BRUXA NOS CORDÉIS. 2004. (Congresso).

X Seminário Nacional e I Internacional Mulher e Literatura.A REPRESENTAÇÃO DAS BRUXAS NOS CONTOS DE FADAS. 2003. (Seminário).

XXII Simpósio Nacional de História.BRUXAS E CONTOS DE FADAS: MITO E REPRESENTAÇÕES. 2003. (Simpósio).

Encontro Internacional Fazendo Gênero V.BRUXAS E CONTOS DE FADAS: MITO E REPRESENTAÇÕES. 2002. (Encontro).

II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA.AS BRUXAS DOS CONTOS DE FADAS. 2002. (Encontro).

VI CCHLA ? Conhecimento em Debate.A FORMAÇÃO DO MITO DA BRUXA MODERNA. 2002. (Encontro).

X Encontro de Iniciação Científica da UFPB.A RECEPÇÃO DO MOVIMENTO DOS ANNALES NO BRASIL: A REVISTA DE HISTÓRIA DA USP E A HISTORIOGRAFIA BRASILEIRA. 2002. (Encontro).

X Encontro Estadual de Professores de História.A RECEPÇÃO DO MOVIMENTO DOS ANNALES NO BRASIL: AS PUBLICAÇÕES DE AUTORES FRANCESES NA REVISTA DE HISTÓRIA DA USP. 2002. (Encontro).

I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA.O ENSINO TEMÁTICO DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO CONTO DE FADAS ?BRANCA DE NEVE?. 2001. (Encontro).

IX Encontro de Iniciação Científica da UFPB.A REVISTA DE HISTÓRIA DA USP E A HISTORIOGRAFIA FRANCESA. 2001. (Encontro).

V CCHLA ? Conhecimento em Debate.A PARTICIPAÇAO DO CCHLA NO PROLICEN: SEU COMPROMISSO COM A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. 2000. (Encontro).

III Encontro Internacional de Estudos Medievais.BRUXAS OU SÁBIAS LIBERTÁRIAS? DIFERENTES OLHARES. 1999. (Encontro).

IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB ? VI Encontro de Iniciação à Docência.HISTÓRIA ? TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO PARA O ENSINO. 1999. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Chrislayne Fernandes Santos

MAIA, D. S.; CONCEICAO, A. L.;CALADO, Eliana.. A cidade na ponta dos trilhos: as marcas da ferrovia Timbó-Propriá em Aracaju (SE). 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Paula Dieb Martins

CALADO, Eliana.; MAIA, D. S.; MENDONCA, E. M. S.; MOURA FILHA, M. B. B. L. E.. PAISAGEM EM MOVIMENTO: As transformações na Avenida Presidente Epitácio Pessoa de 1980 a 2001. 2014. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Verônica de Azevedo Gomes

GALVAO, J. C.; DINIZ, L. S.;CALADO, Eliana.. Dinâmica socioespacial urbana de Cuité - PB resultante da implantação do campus de Saúde e Educação da UFCG. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Raquel Soares de de Farias

SILVA, A. B.; MORAIS, I. R. D.;CALADO, Eliana.. A centralidade de Mamanguape (PB) e sua relação com as cidades pequenas do Litoral Norte paraibano. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rebeca Maria Aguiar do Nascimento

MAIA, D. S.; FRIDMAN, F.;CALADO, Eliana.. AS TRANSFORMAÇÕES NA CIDADE DA PARAHYBA: as apropriações e comercializações do espaço e a segregação socioespacial no Subúrbio Jaguaribe. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Luciana de Queiroz

LUCIO, A. C. M.; GUALBERTO, A. C. F.; BEZERRA, A. G. R.; MOREIRA, E. R. B.;CALADO, Eliana.. A AÇÃO EM NARRATIVAS DE FLUXO DE CONSCIÊNCIA DE CAIO FERNANDO ABREU. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: JOSÉ ARIMATÉIA DA SILVA ARAÚJO

MAIA, D. S.; CARDOSO, C. A. A.; GALVAO, J. C.; BRAGA, A. B.;CALADO, Eliana.. IMAGENS SEDUTORAS DA CIDADE: uma arqueologia das marcas imagéticas na produção do espaço em Campina Grande - PB. 2019. Tese (Doutorado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Chrislayne Fernandes Santos

MAIA, D. S.; CONCEICAO, A. L.;CALADO, Eliana.. A cidade na ponta dos trilhos: as marcas da Ferrovia Timbó-Propriá em Aracaju (SE). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Rebeca Maria Aguiar do Nascimento

MAIA, D. S.; CARLOS, A. F. A.;CALADO, Eliana.. As transformações na morfologia e na vida urbana da Cidade da Parahyba a partir da instituição da Lei de Terras (1850). 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Wizes Lorena de Oliveira Silva

CALADO, Eliana.; ALMEIDA, M. M.; BARBOSA, M. C.. ÍNDIO: CONCEITO E TERRITÓRIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Ana Glória da Silva Ferreira

CALADO, Eliana.; ALMEIDA, M. M.; BARBOSA, M. C.. RESPEITO À DIVERSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO BÁSICO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade de Pernambuco.

Aluno: Thiago Alves Lacerda

CALADO, Eliana.; SILVA, A. F.; LUCENA, W. G.. ?As dificuldades no deslocamento pendular entre as cidades de Cabedelo-PB e João Pessoa-PB?. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Jonieliton de Azevedo Marques

CALADO, Eliana.; NASCIMENTO, R. A.; CHAGAS, W. F.. A CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO BAIRRO DE JAGUARIBE, EM JOÃO PESSOA- PB: Uma Análise a partir da perspectiva da Geografia Histórica (1910-1930). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Maria Karolyne Gracilene da Silva Xavier

SILVA, A. B.;CALADO, Eliana.; FARIAS, R. S.. Aposentadorias rurais: uma economia sem produção relevante nas pequenas cidades do Seridó ocidental da Paraíba. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Simone Pereira de Maria

S D M;CALADO, Eliana.; ARAUJO, T. V.. Doutrinas científicas raciais e mestiçagem no Brasil: século XIX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos.

Aluno: Leoric Fernandes Teotônio

RODRIGUES, R. R.; CASTRO, M. I. P.;CALADO, Eliana.. Das moralidades às amoralidades: o desejo europeu de moralizar e adestrar as sensibilidades brasílicas coloniais. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos.

Aluno: Amanda Milene Garcia de Farias

CASTRO, M. I. P.; RODRIGUES, R. R.;CALADO, Eliana.. "O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão": o arraial de Canudos nas narrativas de Euclides da Cunha (1893 - 1897). 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos.

Aluno: Danilo de Oliveira Silva

S D M;CALADO, Eliana.; ARAUJO, T. V.. O livro didático de história: uma reflexão sobre suas práticas. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos.

Aluno: Maria Célia Alves de Oliveira

RODRIGUES, R. R.;CALADO, Eliana.; CASTRO, M. I. P.. Do útero emana dor e redenção: os discuros médicos científicos e a construção do corpo feminino no final do século XIX e início do XX. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos.

Aluno: Maria Ivanúbia Lopes da Costa

MACHADO, M.L.;CALADO, Eliana.; RODRIGUES, R. R.. As representações da história: uma análise historiográfica do pensamento dos historiadores Edward Carr e Keith Jenkins. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Tereza Cristina Kirschner

KIRSCHNER, T. C.; MADEIRA, A.. Autobiografias de Simone de Beauvoir: sujeito, alteridade, identidade.. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

ARIANE NORMA DE MENEZES SA

SÁ, A. N. M.. Bruxas e contos de fadas: processos de construção do imaginário conteporâneo.. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena Em História) - Universidade Federal da Paraíba.

Beliza Áurea de Arruda Mello

MELLO, B. A. A.; SILVEIRA, Maria Claurênia da; CIACCHI, Andrea. A Bruxa nos Contos de Fada: Branca de Neve, João e Maria e Rapunzel. 2004. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Maria Claurênia Abreu de Andrade Silveira

SILVEIRA, M. Claurênia A. A.; Ciacchi, Andrea; Mello, Beliza Áurea de Arruda. A bruxa nos contos de fadas: Branca de Neve, João e Maria e Rapunzel dos Irmãos Grimm. 2005. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba.

Daniel Barbosa Andrade de Faria

Tereza Kirschner;FARIA, Daniel. Autobiografias de Simone de Beuavoir: sujeito, identidade, alteridade.. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Daniel Barbosa Andrade de Faria

Tereza Kirschner; Madeira, Angélica;FARIA, Daniel. Simone de Beauvoir: A construção história do sujeito pela autobiografia. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

Raimundo Barroso Cordeiro Junior

KIRSCHNER, Tereza Cristina;CORDEIRO JR., R. B.; BOTELHO, Cléria; PEREIRA, Germana Pereira; LOPES, André Leme. Autobiografias de Simone de Beauvoir: sujeito, identidade, alteridade. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Raimundo Barroso Cordeiro Junior

CORDEIRO JR., R. B.; SILVEIRA, Rosa Maria Godoy. Bruxas e Contos de Fadas: mito e representações. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal da Paraíba.

Germana Henriques Pereira de Sousa

Kirschner, T.C.; BARROSO, R.; BOTELHO, C.; FARIA, D. B. A.;SOUSA, G. H. P.. Autobiografias de Simone de Beauvoir: sujeito, identidade, alteridade. 2012. Tese (Doutorado em História) - Universidade de Brasília.

Andrea Ciacchi

MELLO, Beliza Aurea de Arruda;CIACCHI, A.; SILVEIRA, Maria Claurênia Abreu de Andrade. A bruxa nos contos de fada: Branca de Neve, João e Maria e Rapunzel dos Irmãos Grimm. 2004. Outra participação, Universidade Federal da Paraíba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Michele Kely Moraes Santos

A EXPANSÃO DA VERTICALIZAÇÃO NO BAIRRO DE CASA CAIADA, OLINDA/PE (1990 A 2015); 2016; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Sharlene da Silva Bernardino

A feira livre e as representações culturais: uma análise no município de Nova Cruz - RN; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Jéssica Camêlo de Lima

A ?NOVA FEIRA DA PRATA?: DILEMAS E PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE REQUALIFICAÇÃO DA FEIRA DA PRATA, CAMPINA GRANDE-PB; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Marina da Silva Teixeira

O processo de degradação e revitalização dos espaços públicos: os usos e apropriações das praças no Centro Histórico de João Pessoa; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Wilma Guedes de Lucena

HABITAÇÃO E SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL: O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA NA CIDADE DE PATOS - PB; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba,; Coorientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Priscila Aline Alves Diniz

DINÂMICA SOCIOESPACIAL DA FEIRA DE OITIZEIRO EM JOÃO PESSOA - PB; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Estéfanny Dhesirée Paredes Pereira

Análise espacial do Sistema de Ônibus Urbanos mediante uma plataforma sigweb: estudo de caso do bairro de Tambaú, João Pessoa - PB; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Flávio José Silva da Costa

PROCESSOS E REPRODUÇÃO DO ESPAÇO DO ALTIPLANO CABO BRANCO MOTIVADOS PELA VERTICALIZAÇÃO; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Jonieliton de Azevedo Marques

UMA ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO BAIRRO DE JAGUARIBE, SOB UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA: 1910-1930; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Nara Olinta Paiva Ferreira

A representação da mulher negra na Revista Raça Brasil; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Débora Lins Epaminondas

Conhecimento histórico em debate: uma análise comparativa entre a perspectiva de Ciro Flamarion Santana Cardoso e Durval Muniz de Albuquerque Júnior; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Maria Neíse Soares de Oliveira

Lei 10639/03: considerações teóricas e dificuldades na prática escolar; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Klebson Augusto Fernandes Filgueiras

O rock brasileiro nas décadas de 1970 - 1980: a contribuição de Renato Russo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Faculdades Integradas de Patos; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Fernanda Dias

Monitoria da disciplina Introdução aos Estudos Históricos; 2006; Orientação de outra natureza; (História) - Faculdades Integradas de Patos, Fundação Francisco Mascarenhas; Orientador: Eliana Alda de Freitas Calado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Raimundo Barroso Cordeiro Junior

Bruxas e Contos de Fadas: mito e represetnações; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Raimundo Barroso Cordeiro Junior;

Doralice Satyro Maia

GRANDES INFRAESTRUTURAS URBANAS: O ENSINO SUPERIOR E AS NOVAS DINÂMICAS NA CIDADE DE CARUARU - PE; 2015; Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Doralice Sátyro Maia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CALADO, Eliana. . LITERATURA COMO PROJETO EXISTENCIAL: A TRAJETÓRIA DE ESCRITORA DE SIMONE DE BEAUVOIR EM SUA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA. Graphos (João Pessoa) , v. 13, p. 01, 2011.

  • CALADO, Eliana. . DA HISTÓRIA OU DA LITERATURA? O LIMBO DAS AUTOBIOGRAFIAS. Saeculum (UFPB) , v. 20, p. 01-204, 2009.

  • CALADO, Eliana. . A representação da bruxa nos cordéis: um estudo do imaginário nordestino. Revista Científica Integr@ção , v. I, p. 09-253, 2006.

  • CALADO, Eliana. . A estrutura textual do romance contemporâneo: uma análise de As Pessoas dos Livros, de Fernanda Young. Graphos (João Pessoa) , João Pessoa, v. 6, p. 5-254, 2004.

  • CALADO, Eliana. . Autobiografias de Simone de Beauvoir; sujeito, identidade, alteridade. 1. ed. Saarbrücken: Omniscriptum/ Novas Edições Acadêmicas, 2015. 256p .

  • CALADO, Eliana. . O encantamento da bruxa; o mal nos contos de fadas. 1. ed. João Pessoa: Idéia, 2005. v. 1. 122p .

  • CALADO, Eliana. . La Caruaru de Nelson Barbalho : nouvelles symboliques de l?urbain au XXe siècle. In: Rita Olivieri-Godet. (Org.). Cartographies littéraires du Brésil actuel Espaces, acteurs et mouvements sociaux. 1ed.Bruxelas, Berna, Berlim: Peter Lang, 2016, v. 14, p. 1-580.

  • CALADO, Eliana. . La construction de l´identité dans "Mémoires d´une jeune fille rangée". In: Julia Kristeva; Pascale Fautrier; Pierre-Louis Fort; Anne Strasser. (Org.). (Re) découvrir l´euvre de Simone de Beauvoir; du "deuxième sexe" à "la cérémonie des adieux". Paris: Le Bord de l´eau, 2008, v. , p. 11-474.

  • CALADO, Eliana. . As bruxas nos contos de fadas: estereótipo. Jornal Correio da Paraíba, João Pessoa, p. F5, 30 out. 2005.

  • CALADO, Eliana. . CONHECIMENTO HISTÓRICO E TEMPO PRESENTE: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DE INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO EM CARUARU ? PE (REUNI: 2007 ? 2012). In: ANPUH - XXVII Simpósio Nacional de História, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. v. XXVII. p. 01.

  • CALADO, Eliana. . HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE E PERSPECTIVA GEOGRÁFICA: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA DE EXPANSÃO E REESTRUTURAÇÃO DE INSTIT. In: X ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. - Geografias, Políticas Públicas e Dinâmica Territorial, 2013, Campinas - SP. Anais do X ENANPEGE - Encontro Nacional da Associação Nacional dos Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. - Geografias, Políticas Públicas e Dinâmica Territorial, 2013.

  • CALADO, Eliana. . Simone de Beauvoir: o papel das origens na construção da escrita autobiográfica. In: V Semana de Humanidades; Interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural, 2010, Guarabira. V Semana de Humanidades; interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural - Anais, 2010.

  • CALADO, Eliana. . Cultura do individualismo e narrativa autobiográfica: a memória identitária de Simone de Beauvoir. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóquio Internacional de História, 2008.

  • CALADO, Eliana. . Minha vida é uma história? Reflexões sobre narrativa do eu e saber histórico. In: XIII Encontro Estadual da ANPUH - PB - História e historiografia: entre o nacional e o regional, 2008, Guarabira. XIII Encontro Estadual da ANPUH - PB - História e historiografia: entre o nacional e o regional, 2008.

  • CALADO, Eliana. . A eternidade na lembrança: manifestações autobiográficas de Simone de Beauvoir. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008, Goiânia. Anais do IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008.

  • CALADO, Eliana. . A narrativa autobiográfica de Simone de Beauvoir: construção de si e do mundo. In: A narrativa autobiográfica de Simone de Beauvoir: construção de si e do mundo, 2006, Salvador. Anais II CIPA, 2006.

  • CALADO, Eliana. . A representação das bruxas nos contos de fadas. In: X Seminário Nacional e I Internacional Mulher e Literatura, 2004, João Pessoa. Anais do X Seminário Nacional e I Internacional Mulher e Literatura, 2004.

  • CALADO, Eliana. . Simone de Beauvoir: o papel das origens na construção da escrita autobiográfica. In: V Semana de Humanidades; Interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural, 2010, Guarabira. V Semana de Humanidades; interface dos saberes, formação docente e diversidade cultural, 2010.

  • CALADO, Eliana. . Cultura do individualismo e narrativa autobiográfica: a memória identitária de Simone de Beauvoir. In: I Colóquio Internacional de História, 2008, Campina Grande. I Colóquio Internacional de História; sociedade, natureza e cultura. Caderno de resumos.. Campina Grande: EDUFCG, 2008. p. 4-170.

  • CALADO, Eliana. . Minha vida é uma história? Reflexões sobre narrativa do eu e saber histórico. In: XIII Encontro Estadual da ANPUH - PB - História e historiografia: entre o nacional e o regional, 2008, Guarabira. XIII Encontro Estadual da ANPUH - PB - História e historiografia: entre o nacional e o regional. Programação e caderno de resumos.. Campina Grande: EDUFCG, 2008.

  • CALADO, Eliana. . A eternidade na lembrança: manifestações autobiográficas de Simone de Beauvoir. In: IV Simpósio Nacional de História Cultural, 2008, Goiânia. do IV Simpósio Nacional de História Cultural. Goiânia: Editora da UCG, 2008.

  • CALADO, Eliana. . Autobiografia, Memória e história; as identidades em Simone de Beauvoir. In: IV Encontro da ANPUH/DF - A Escrita da História: os desafios da multidisciplinaridade, 2007, Brasília. IV Encontro da ANPUH/DF - A escrita da história: os desafios da multidisciplinaridade. Brasília: UnB, 2007. v. 1.

  • CALADO, Eliana. . A narrativa autobiográfica de Simone de Beauvoir: construção de si e do mundo. In: A narrativa autobiográfica de Simone de Beauvoir: construção de si e do mundo, 2006, Salvador. Anais II CIPA. Salvador: EDUNEB, 2006. p. 13-571.

  • CALADO, Eliana. . Simone de Beauvoir por Simone de Beauvoir: considerações sobre a história de si. In: II Encontro Cultura, Modernidade & Cultura, 2006, Recife. Caderno de Resumos, 2006.

  • CALADO, Eliana. . Os Irmãos Grimm e os contos de fadas: a arte da narração. In: VII CCHLA Conhecimento em Debate, 2005, João Pessoa. Caderno de resumos VII CCHLA Conhecimento em Debate. João Pessoa: Universitária, 2005.

  • CALADO, Eliana. . Imaginário e transdisciplinaridade: a sacralização da bruxa nos cordéis. In: Espaços imaginários e transculturalidade. XIII Ciclo de Estudos sobre o Imaginário, 2004, Recife. Espaços imaginários e transculturalidade, 2004.

  • CALADO, Eliana. . Memória e produção cultural: os contos de fadas dos Grimm. In: Sociedade do conhecimento e cidadania. IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA, 2004, Caruaru. Sociedade do conhecimento e cidadania. Anais do IV Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA. Caruaru: FAFICA, 2004.

  • CALADO, Eliana. . História e literatura: os contos de fadas dos Grimm. In: XII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2004, João Pessoa. XII Encontro de Iniciação Científica da UFPB, 2004.

  • CALADO, Eliana. . O Ensino temático de história através do conto de fadas ?Branca de Neve?. In: Ciências humanas ? velhos e novos desafios: quais paradigmas? I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA, 2001, Caruaru. Ciências humanas ? velhos e novos desafios: quais paradigmas? I Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAFICA. João Pessoa: Idéia, 2001.

  • CALADO, Eliana. . LITERATURA COMO PROJETO EXISTENCIAL: A TRAJETÓRIA DE ESCRITORA DE SIMONE DE BEAUVOIR EM SUA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA. Graphos (João Pessoa) , 2012.

  • CALADO, Eliana. . Cultura do individualismo e narrativa autoiográfica: a memória identitária de Simone de Beauvoir. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CALADO, Eliana. . Minha vida é uma história? Reflexões sobre narrativa do eu e saber histórico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Ferrovia e Centralidade nas Cidades Bocas de Sertão do Semi-Árido Brasileiro: Geografia Histórica Urbana, Dinâmica Socioespacial e Patrimônio, Descrição: As cidades eleitas para esta pesquisa estão localizadas em diferentes unidades federativas: Mossoró, Rio Grande do Norte; Campina Grande, Paraíba; Caruaru, Pernambuco; Feira de Santana, Bahia; e Montes Claros, Minas Gerais. Todas estas cidades foram ?bocas de sertão? e se tornaram ?pontas de trilho? ou cidades na beira da linha com seus pátios ferroviários. As mesmas foram escolhidas por sua representatividade nos respectivos territórios e pela centralidade que se revela desde o início do século XX. Centralidade e dinâmica econômica destacadas mas não com a mesma intensidade. As consonâncias e as dissonâncias da repercussão da ferrovia nestas cidades farão parte da análise aqui proposta. Acrescenta-se que a memória das cidades brasileiras é pouco elucidada e quando se trata de cidades interioranas que não são capitais e nem sempre estão inseridas nos circuitos internacionais mais amplos do turismo, pouco se conhece sobre a sua história, o seu patrimônio. Os espaços ferroviários que ainda se encontram cravados nas malhas urbanas podem ser testemunhos da atividade humana e da história da operação e da técnica ferroviária no Brasil. Um dos intuitos da pesquisa é fazer o registro destes espaços para então afirmar ou não, o seu significado histórico, cultural e arquitetônico. Dentre os principais propósitos da pesquisa destacam-se: i) compreender as alterações, as marcas e as implicações provocadas pelas ferrovias nas cidades localizadas no denominado ?interior? do Brasil, destacadamente nos centros destas cidades; ii) analisar a produção espacial dos conjuntos ferroviários que ainda se encontram encravados na estrutura urbana dessas cidades e iii) identificar seus atributos valorativos capazes de contribuir para o seu reconhecimento - pela sociedade e pelos órgãos de preservação - enquanto patrimônio cultural. Acrescenta-se que se as cidades foram eleitas pela representatividade regional e territorial, as ferrovias também podem revelar particularidades e singularidades da história ferroviária brasileira. O interesse é dar destaque a uma história, ou melhor a uma geografia histórica ainda não elaborada, pelo menos no seu conjunto. É também fazer conhecer as implicações que o objeto símbolo da modernidade ? O trem, a ferrovia, a estação ferroviária, o pátio ferroviário ? provoca nas cidades do interior do território brasileiro, localizadas em uma região marcada pelos longos períodos de estiagem. Assim, tem-se o moderno em uma contradição latente com o arcaico: a fome, a miséria, a seca. Será que a ferrovia ao chegar nestas cidades dirimiu tais ?mazelas? que tanto fundamentaram os apelos por este incremento?.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Eliana Alda de Freitas Calado - Integrante / Doralice Sátyro Maia - Coordenador / carlos augusto amorim cardoso - Integrante / Maria Encarnação Sposito - Integrante / josias de castro galvão - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Transcidadania e direito fundamental à saúde, Descrição: De acordo com a Organização Pan Americana de Saúde, os elementos que compõem o direito à saúde são a disponibilidade, a acessibilidade, a aceitabilidade e a qualidade. Pesquisas nacionais e internacionais, oficiais e produzidas pela sociedade civil organizada revelam dados inquietantes acerca da qualidade de vida das pessoas trans no Brasil. O Sistema Único de Saúde fundamentado nos princípios trazidos na lei orgânica (n. 8.080/1990), com destaque os princípios da universalidade de acesso e da igualdade de prestação de serviços, é antes de tudo uma conquista cidadã. Deste modo, a concretização do direito à saúde dos transgêneros deve ser entendida como a efetivação dos princípios fundamentais do SUS. A desconsideração da identidade de gênero no acesso à saúde implica em violação às diretrizes e aos compromissos internacionais pautados pelos direitos humanos. Sendo assim, a fim de analisar as ações do SUS voltadas às pessoas trans, tanto em serviços gerais, como em serviços especificamente voltados à questão de gênero, esta pesquisa move-se pela seguinte pergunta principal: com base nos critérios de disponibilidade, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade, como a população transgênera em Alagoas percebe a concretização do seu direito à saúde por meio dos serviços prestados pelo SUS? A pesquisa apresenta abordagem qualitativa, de concepção construtivista, estratégia fenomenológica e método de entrevistas semiestruturadas, a fim de criar uma agenda para mudanças ou reformas visando à promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas trans.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Alda de Freitas Calado - Integrante / luanna mirella de souza Barbosa - Integrante / jesana batista pereira - Integrante / ana lídia soares cota - Integrante / Vivianny Kelly Galvão - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    MEMÓRIAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO: Identidade, História Oral e Narrativas Autobiográficas, Descrição: Este projeto está inserido no trabalho da Comissão Executiva do Memorial da UPE, coordenada pela Profª Drª Magdalena Maria Almeida, coordenadora de Cultura, na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UPE. O Memorial tem como objetivo constituir um acervo patrimonial ? material e imaterial ? da instituição, inventariado, em suporte digitalizado e/ou físico. A presente pesquisa coaduna o projeto do Memorial, já em andamento, na medida em que procura reunir e analisar as memórias narradas de partícipes da instituição, procurando investigar e compreender processos de construção de identidade laboral, institucional e pessoal. Tem como meta principal investigar narrativas autobiográficas construídas a partir de depoimentos orais realizados por membros da Universidade de Pernambuco, que construíram/constroem a instituição. A elaboração das narrativas autobiográficas, entendidas como meio de construção identitária, tem por objetivo promover a reflexão sobre certas inquietações do hoje. o próprio sujeito que narra, que realiza este registro a partir de um princípio de sinceridade. Quando se narra e se compartilha uma história sobre si próprio, está implícita a crença na importância da socialização de determinada experiência individual. Sem acreditar nesta relevância, não haveria razão para se cosntruir este tipo de narrativa: é preciso querer expressar, registrar, informar sobre seus gostos, seus projetos, seu cotidiano, seus valores para consentir em oferecer um depoimento. E é isso o mais importante: compreender o que, por que e como o relato de uma vida, ou de partes de uma vida, tem de significativo para o conhecimento das relações humanas, mais especificamente para o processo educativo e para dimensionamento do alcance de uma instituição de ensino. Pensar, portanto, a memória de uma instituição consiste em destacar aspectos constituintes da sua forma e conteúdo, observando, inclusive, o contraditório. A UPE é um órgão público de caráter formativo, que tem na educação a fonte para gerar conhecimento, produzir serviços e formar pessoas. É, justamente, destas pessoas, de suas criações e de suas interrelações que se quer tratar. Busca-se mapear e compreender os diferentes tipos de contribuição que, cada um, conforme seu trabalho, pôde e pode ofertar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eliana Alda de Freitas Calado - Coordenador / Magdalena Maria de Almeida - Integrante / Maria Lana Monteiro de Lacerda - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Grandes Infraestruturas Urbanas, Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: reconfigurando as relações entre as cidades médias, as cidades pequenas e o campo, Descrição: A presente proposta de pesquisa visa estudar de que modo, com que intensidade e qualidade, a implantação de infraestrutura urbana, associada ao Programa Minha Casa Minha Vida, e a instalação de instituições de ensino superior em cidades médias e pequenas que exercem centralidade interurbana, têm tido peso importante na redefinição das relações entre estes núcleos urbanos e o campo. Esta análise deverá contemplar as dimensões econômicas e sociais que as mudanças em curso representam em termos de desenvolvimento regional, bem como oferecerá elementos para se avaliar, de um lado, desigualdades no que se refere a oportunidades e, de outro, diferenças no tocante às distintas formações socioespaciais em que se inserem as cidades estudadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) . , Integrantes: Eliana Alda de Freitas Calado - Integrante / Doralice Sátyro Maia - Coordenador / carlos augusto amorim cardoso - Integrante / Maria Encarnação Sposito - Integrante / Eliseu Saverio Sposito - Integrante / josias de castro galvão - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Parcelar, Higienizar e Embelezar: as transformações na morfologia e na dinâmica urbana na segunda metade do século XIX e princípios do século XX, Descrição: O projeto está inserido na linha de pesquisa Cidade e Campo: espaço e trabalho do Programa de Pós-Graduação em Geografia/UFPB e na linha de Pesquisa Projeto e Memória do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e ainda associado à pesquisa A rua e a cidade: geografia histórica, morfologia urbana e cotidiano (CNPq/PQ), bem como do projeto em fase de finalização ?Ordem, Higiene e Embelezamento: a rua e a cidade no século XIX e princípios do século XX (Edital Humanas ? CNPq-2010). A presente proposta pretende dar continuidade ao estudo da rua enquanto elemento basilar da cidade e expressão da vida urbana, contudo priorizará a análise sobre as repercussões da institucionalização da propriedade privada da terra, a incorporação dos preceitos higienistas e modernizadores para as alterações na morfologia e nas determinações sobre a vida urbana. Como campo empírico de investigação, elegeu-se para essa etapa da pesquisa, as ruas da Cidade da Parahyba, em especial aquelas que marcaram a forma, a paisagem urbana e a vida na cidade que se denominou histórica. Entretanto, diante a grande riqueza de material já coletado e ainda por encontrar e recolher, a investigação terá como recorte temporal a segunda metade do século XIX e princípios do século XX. Assim, serão investigadas as primeiras escrituras cartoriais que legitimam a propriedade privada nas ruas identificadas anteriormente, bem como serão analisadas as implementações urbanísticas concebidas a partir dos ideais higienistas e que tiveram como principais preceitos: higienizar, ordenar e embelezar. Tal intenção justifica-se pelo desejo em contribuir com a reflexão da geografia urbana, particularmente a geografia histórica urbana, sobre morfologia urbana, pela necessidade em se aprofundar a geografia histórica da cidade e ainda por aspirar compreender mais profundamente as influências das determinações e dos ideais predominantes no século XIX e princípios do século XX: a institucionalização da propriedade privada. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliana Alda de Freitas Calado - Integrante / Doralice Sátyro Maia - Coordenador / 2. Nome: Maria Berthilde de Barros Lima de Moura Filha - Integrante / Nirvana Lígia Albino Rafael de Sá - Integrante / Maria Helena de Andrade Azevedo - Integrante / Rebeca Aguiar do Nascimento - Integrante / Felipe Roque Vicente - Integrante / Maria Simone Morais Soares - Integrante / Paula Dieb - Integrante / Loester Figueirôa de França Filho - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2007

    A produção teórico-histórica no Brasil: José Carlos Reis e Ciro Flamarion Cardoso, Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo divulgar, discutir e comparar o pensamento de dois dos mais produtivos historiadores brasileiros na contemporaneidade: José Carlos Reis e Ciro Flamarion Cardoso, no que concerne à área teórico-histórica. Considerando a teoria da história como um campo de discussões sobre a natureza e as condições de possibilidade do conhecimento histórico, é dentro desse âmbito, portanto, que se busca compreender a fundamentação lógica e os condicionamentos histórico-científicos das noções, conceitos e explicações oferecidas pelos profissionais da história, no esforço coletivo de legitimação do conhecimento histórico. As reflexões teóricas por um longo tempo foram produzidas por historiadores estrangeiros, notadamente europeus, mas é importante destacar a valiosa contribuição de estudiosos brasileiros ao assunto, entre os quais encontram-se José Carlos Reis, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, e Ciro Flamarion Cardoso, professor da Universidade Federal Fluminense, ambos com vasta produção sobre esta temática. Através da reflexão e debate das obras teóricas de Reis e de Cardoso, pretende-se que os alunos envolvidos tenham tanto a possibilidade de conhecer e de se aprofundar nas questões relacionadas à teoria da história - que se revela de fundamental importância para seu exercício profissional - como também a de entrar em contato com a obra de dois autores brasileiros, desconstruindo certo eurocentrismo, que algumas vezes ainda persiste nos debates histórico-historiográficos da atualidade.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Eliana Alda de Freitas Calado - Coordenador / Itamar Benedito Araujo Cabral - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade de Pernambuco, Campus Mata Norte. , Rua Amaro Maltez, 201, Centro, 55800000 - Nazaré da Mata, PE - Brasil, Telefone: (81) 36334604, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Centro Universitário Tiradentes

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2018 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora do Departamento de Fundamentação da Educação

  • 2017 - 2017

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2012 - 2015

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora PNPD, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professora do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Pesquisa de Pos-Doutorado PNPD-CAPES no Programa de Pós-Graduação em Geografia. Pesquisa Grandes Infraestruturas Urbanas, Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: as relações entre as cidades medias, as cidades pequenas e o campo (Pro-Integração/Capes)

    Atividades

    • 02/2019

      Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia da Educação

    • 11/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático I

    • 11/2018

      Ensino, Letras - Letras Clássicas (Grego e Latim), Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Históricos da Educação

    • 11/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático II

    • 07/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Programa de Pós-Graduação em Geografia.,Linhas de pesquisa

    • 11/2018 - 12/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

    • 09/2018 - 12/2018

      Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação

    • 07/2018 - 11/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Educação II

    • 07/2018 - 11/2018

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos Sócio-Históricos da Educação

    • 07/2018 - 11/2018

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático II

    • 03/2018 - 06/2018

      Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese

    • 07/2017 - 09/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação I

    • 07/2017 - 09/2017

      Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa

    • 07/2017 - 09/2017

      Ensino, Educação do Campo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Educação

    • 04/2014 - 04/2015

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Brasil

    • 03/2013 - 12/2014

      Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A produção do conhecimento sobre a cidade e o urbano: fontes e interpretações, Cidade e o Urbano: História, Morfologia e Cotidiano

    • 11/2012 - 09/2014

      Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Urbana

    • 09/2012 - 12/2013

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Exatas e da Natureza - Campus I, Programa de Pós-Graduação em Geografia.,Cargo ou função, Comissão da Seleção de Mestrado 2013.

  • 2005 - 2012

    Faculdades Integradas de Patos

    Vínculo: horista, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 12

    Atividades

    • 01/2006

      Pesquisa e desenvolvimento , Assessoria de Pesquisa e Extensão, .,Linhas de pesquisa

    • 10/2005

      Ensino, Geopolítica e História, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, História e pesquisa histórica, Realidade regional e políticas públicas: o Nordeste na atual conjuntura brasileira

    • 09/2005 - 07/2012

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Contemporânea II, História da Paraíba, Introdução ao estudo da história, Prática de Ensino IV, Teoria da História

  • 2009 - 2010

    Universidade Aberta do Brasil

    Vínculo: Tutora à distância, Enquadramento Funcional: Tutora à distância, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Tutora à distância do Curso Gênero e Diversidade na Escola, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil/ UAB, UFPB Virtual e NIPAM.

  • 2002 - 2003

    Interactivo Colegio e Curso

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de História

    Atividades

    • 02/2002 - 05/2003

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História

  • 2015 - 2017

    Universidade de Pernambuco

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta do Curso de História, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Professora da área de Teoria e Metodologia da História

    Atividades

    • 10/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus Mata Norte, .,Cargo ou função, Núcleo Docente Estruturante.

    • 08/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Comissão Executiva Memorial UPE.

    • 03/2017 - 07/2017

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História, Metodologia Científica I

    • 08/2016 - 02/2017

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado II, Fundamentos Filosóficos da Educação, Teoria da História II

    • 03/2016 - 07/2016

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Filosofia da História, Metodologia Científica I, Metodologia Científica II

    • 08/2015 - 12/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História II, História da América II

    • 05/2015 - 07/2015

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Metodologia Científica I