Juliana Silva dos Santos

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autismo e Inclusão (GEPAI). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Pelotas. Estuda sobre Autismo e Inclusão.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2018 - 2020

Universidade Federal de Pelotas
Título: Contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo,Ano de Obtenção: 2020
Síglia Pimentel Hoher Camargo.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: AUTISMO; PRÉ-ESCOLA; INCLUSÃO; ABA.

Especialização em andamento em Atendimento Educacional Individualizado

2019 - Atual

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOM ALBERTO LTDA

Graduação em Pedagogia

2013 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Ensino Médio (2º grau)

2010 - 2012

Instituto Estadual de Educação Assis Brasil

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Abordagens pedagógicas sobre as habilidades sociais no TEA. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2019 - 2019

A Integração Sensorial no cotidiano de indivíduos com TEA.. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2019 - 2019

História Contemporânea da Ed. Esp. e a Sala de AEE com foco em surdez. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2018 - 2018

Práticas Inclusivas com Alunos Autistas no AEE. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2018 - 2018

Autismo e adequação curricular. (Carga horária: 20h). , Associação Mantenedora Pandorga, PANDORGA, Brasil.

2017 - 2017

O lúdico como facilitador na transição entre a EI e o EF da criança com TEA. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

2016 - 2016

Autismo e dificuldades de aprendizagem: ampliando os recursos pedagógicos. (Carga horária: 4h). , Centro Integrado de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, CIFAP, Brasil.

2013 - 2014

Artesã e professora: aproximando artesanato, arte e docência em oficinas. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Colóquio Internacional de Educação Especial e Educação Inclusiva. 2019. (Congresso).

Congresso Luso Brasileiro TEA e Educação Inclusiva. 2019. (Congresso).

4ª Semana Integrada. 2018. (Congresso).

Fórum Temático: Interpretando Normativas para a prática da Educação Inclusiva. 2018. (Encontro).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & III JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS HUMANOS. 2018. (Congresso).

Pré Congresso Luso-Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva. 2018. (Encontro).

XXIV Jornada Pedagógica do Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense. 2018. (Seminário).

1 Congresso Luso Brasileiro sobre TEA e Educação Inclusiva. 2017. (Congresso).

III Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista. 2016. (Seminário).

Seminário de Educação Inclusiva. 2016. (Seminário).

XXV Congresso de Iniciação Científica. Alunos com Transtorno do Espectro do Autismo e Educação Física escolar. 2016. (Congresso).

A formação de professores para uma educação inclusiva. 2015. (Encontro).

X seminário de Educação Especial e I Seminário Latino Americano de Ee Educação Especial. 2015. (Seminário).

XXI Jornada Pedagógica de Curso Normal do Colégio Municipal Pelotense. 2015. (Seminário).

3 Ciclo de Documentários e Debates do PET Diversidade e Tolerância da UFPLE. 2013. (Seminário).

DIA DA NORMALISTA.A IMPORTÂNCIA DO CURSO NORMAL NA TRAJETÓRIA DOCENTE. 2013. (Encontro).

XVII Jornada Pedagógica no Curso Normal do Colégio Municipal Pelotensense. 2011. (Seminário).

14ª Semana da Educação-Curso Normal- IEEAB. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo Peixoto de Albuquerque

ALBUQUERQUE, P.P.MACHADO, C.L.B.; MITTMANN, S.; QUADROS, M. C.. Língua Inglesa e periferia: o descompasso no discurso dos jovens. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo Peixoto de Albuquerque

ALBUQUERQUE, P.P.; QUADROS, M. C.; SIMOES, L. J.;MACHADO, C.L.B.. Na fala dos adolescentes: onde está a língua inglesa?. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcos Villela Pereira

ALCOFORADO, J. L. M.;PEREIRA, MARCOS VILLELAFARE, M. L.; SANTOS, S. V.. Entre idas e vindas: uma diversidade de sentidos para a escola de EJA. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Marcos Villela Pereira

PEREIRA, MARCOS VILLELAFARE, M. L.; SANTOS, S. V.; CARRANO, P.; ALCOFORADO, J. L. M.. Entre Idas e Vindas: uma diversidade de sentidos para a escola de EJA. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Luciana Paim Pieniz

PIENIZ, L. P.MARETH, T.; TRETER, J.. .EVIDENCIAÇÃO DOS GASTOS DE NATUREZA AMBIENTAL - UM ESTUDO DE CASO EM UMA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade de Cruz Alta.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eleonice Pacheco Raubach

Autismo na Educação Infantil: percepções e experiências no estágio docente; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Juliana dos Santos Martins;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Peixoto de Albuquerque

A definir; Início: 2012; Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Márcia Alves da Silva

Bolsista de Graduação / Monitoria UFPel; 2014; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade Federal de Pelotas, Ministério da Educação e Cultura; Orientador: Márcia Alves da Silva;

Marcos Villela Pereira

Entre idas e vindas: uma diversidade de sentidos para a escola de EJA; 2018; Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Villela Pereira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, C. R. ; MARTINS, J.S. ; Camargo, S. P. H. . ANÁLISE DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM AUTISMO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Revista Interdisciplinar de Gestão, Tecnologia e Saúde , v. 2, p. 65-83, 2020.

  • Leão, Andreia Texeira ; MARTINS, J.S. ; Camargo, S. P. H. . REVISÃO DE ESTUDOS SOBRE A CO-REGULAÇÃO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA. REVISTA GEPESVIDA , v. 5, p. 93-103, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Educação Física Escolar e Inclusão de alunos com TEA, Descrição: Atualmente, cada vez mais alunos com autismo estão sendo incluídos na escola de ensino regular comum. Diante desse processo, a literatura nacional aponta a importância da Educação Física enquanto disciplina obrigatória no ensino desses alunos. Sendo assim, este estudo objetiva analisar a inclusão de alunos com autismo nas aulas de Educação Física. Com os resultados obtidos, espera-se identificar se há uma inclusão efetiva de alunos com TEA nas aulas de Educação Física no ensino comum, de modo que se compreenda a forma como esse processo ocorre e quando isso não acontece, as razões que impedem que os alunos sejam incluídos nas aulas. Considerando as dificuldades encontradas pelos professores e o contexto da inclusão escolar, serão pensadas práticas e intervenções que auxiliem o trabalho dos professores, e propiciem o progresso desses alunos nas aulas de Educação Física.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana dos Santos Martins - Integrante / Siglia Höher Pimentel Camargo - Coordenador / Calleb Rangel de Oliveira - Integrante / Gabrielle Lenz da Silva - Integrante / Renata Crespo Oliveira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Intervenção mediada por pares para promover a comunicação e interação de estudantes com autismo na escola inclusiva, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Juliana dos Santos Martins - Integrante / Siglia Höher Pimentel Camargo - Coordenador / Calleb Rangel de Oliveira - Integrante / Gabrielle Lenz da Silva - Integrante / Renata Crespo Oliveira - Integrante.

  • 2015 - Atual

    Análise de uma ação de formação continuada focada na necessidade de professores de crianças com autismo no ensino comum de Pelotas, Descrição: Considerando o papel do professor para a efetiva inclusão das diferenças, dados de pesquisas demonstram que as demandas das políticas de educação inclusiva adotadas no país tem progressivamente exigido respostas da comunidade acadêmica, sobretudo no que diz respeito a formação de professores. Em um estudo prévio a esta proposta (Camargo et al., 2015), investigando as principais dificuldades e desafios dos professores da rede municipal de Pelotas no processo de escolarização de crianças com autismo, a falta de formação continuada foi apontada como uma das principais barreiras para a inclusão destas crianças no ensino comum. Nesse sentido, promover ações de formação continuada específicas focando nas dificuldades e dúvidas dos professores em relação ao TEA e como lidar com os desafios impostos por ele pode ser útil tanto para sanar as carências de informação sobre o transtorno quanto proporcionar formação continuada de maneira objetiva e sucinta, mas que atenda as reais necessidades de aprendizagem de práticas efetivas e facilite a participação dos professores. A partir dos dados obtidos no projeto anterior é possível elaborar uma ação de formação continuada na qual os professores obtenham informações que venham aos encontro das necessidades apontadas. Nesse sentido, torna-se importante investigar se uma ação de formação continuada de curta duração, mas focada na necessidade apontada pelos professores mostra-se útil e efetiva para minimizar dificuldades e proporcionar o repensar das práticas pedagógicas de modo que estas venham ao encontro das necessidades dos alunos com TEA, possibilitando assim a efetiva inclusão destas crianças.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Juliana dos Santos Martins - Integrante / Siglia Höher Pimentel Camargo - Coordenador / Calleb Rangel de Oliveira - Integrante / Gabrielle Lenz da Silva - Integrante / Renata Crespo Oliveira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2017

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Orientação da professora Dr. Siglia Pimentel Höher Camargo.

2014 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: bolsista de monitoria, Carga horária: 20

Outras informações:
Orientação da professora Dr. Márcia Alves.

2013 - 2015

Escola de Educação Infantil Os Pituchinhu's

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

2011 - 2012

Escola de Educação Infantil Os Pituchinhu's

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Educação Infantil

2012 - 2012

ESCOLA MARIO QUINTANA

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Educação Infantil

2020 - Atual

Prefeitura Municipal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil

2018 - 2020

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.