Alexander Patez Galvão

Economista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993), mestre em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutor em Ciência da Informação, pelo convênio IBICT - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Entre 1989 e 2004 esteve associado, como pesquisador, do Laboratório Território e Comunicação da UFRJ, desenvolvendo pesquisas na área de desenvolvimento local e economia da comunicação e do conhecimento. Ministrou aulas na UERJ, UNESA, FGV-Rio e ESPM-RJ, para cursos de graduação e pós-graduação, especialmente em disciplinas relacionadas à Economia do Audiovisual. Em 2004 atuou no processo de consulta pública da ANCINAV na Secretaria do Audiovisual - MinC e no ano seguinte trabalhou na Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL (2005), na Superintendência de Comunicação de Massa, onde fez a análise econômica da fusão entre as operadoras de televisão por assinatura SKY e DirecTV. Entre 2009 e 2012 foi professor adjunto 20h na Universidade Federal Fluminense, ligado ao Depto de Cinema e Vídeo. Desde 2006 é servidor concursado, especialista em regulação na Agência Nacional de Cinema - ANCINE, tendo ocupado durante vários anos, cargo de assessor da presidência ou de Superintendente de Análise de Mercado. Dentre os trabalhos na ANCINE destaca-se o suporte técnico para a tramitação e aprovação do projeto de lei que resultou na Lei de TV Paga (Lei 12.485/2012) e a implantação da política de cotas de conteúdos brasileiros na Televisão por assinatura. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da Cultura, dos Meios de Comunicação e Economia do Audiovisual, com atuação principalmente nos seguintes temas: economia da indústria audiovisual, economia da televisão no Brasil, cadeia produtiva do audiovisual, regulação econômica do audiovisual, regulação econômica da mídia, televisão por assinatura, desenvolvimento local.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Informação

1999 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: O Cinema Brasileiro da Retomada: a auto-sustentabilidade é possível?
Liz Rejane Issberner Legey. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Produtos e serviços informacionais; Economia da Indústria Cinematográfica e Audiovisua; Cadeia produtiva da indústria audiovisual; Políticas Públicas de Apoio à Produção Cinematográ; Lei do Audiovisual, Leis de Incentivo à Cultura; Regulação do setor Audiovisual no Brasil. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial / Especialidade: Economia da Indústria Audiovisual. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Política da Comunicação / Especialidade: Economia das Mídias. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Política Econômica e Administração Pública em Geral.

Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia

1994 - 1998

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Da Convergência Tecnológica à Convergência Empresarial - o Audiovisual como espaço de acumulação na era da digitalização,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: José Ricardo Tauile
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Economia da indústria audiovisual; Convergência Tecnológica; Digitalização das mídias; Novas Mídias; Cadeia produtiva da indústria audiovisual; Regulação econômica das mídias e das telecomunicaç. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Política da Comunicação / Especialidade: Economia das Mídias. Setores de atividade: Outras Atividades de Assessoria e Consultoria Às Empresas; Produtos e Serviços Recreativos, Culturais, Artísticos e Desportivos; Política Econômica e Administração Pública em Geral.

Graduação em Ciências Econômicas

1989 - 1993

Universidade Federal do Espírito Santo
Título: Reestruturação Produtiva e Novas Formas de Gestão do Trabalho: os Círculos de Controle de Qualidade (CCQs) na Região da Grande Vitória
Orientador: José Antonio Buffon

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2006 - 2006

Regulação da atividade Cinematográfica e Audiovisu. (Carga horária: 240h). , Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE/UNB, Brasil.

2005 - 2005

Regulação em Serviços Públicos de Telecomunicações. (Carga horária: 320h). , Centro de Seleção e de Promoção de Eventos, CESPE/UNB, Brasil.

2004 - 2004

Ética e Educação:o Ensino Como Construtor de Indiv. , Escola Superior de Propaganda e Marketing Rj, ESPM/RJ, Brasil.

2004 - 2004

Didática do Ensino Superior. , Escola Superior de Propaganda e Marketing Rj, ESPM/RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Francês

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia Industrial/Especialidade: Economia da Indústria Audiovisual.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Cultura.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Economia Política da Comunicação.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Cultura/Especialidade: Economia do Cinema e da Televisão.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação / Subárea: Economia da Informação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

GALVÃO, Alexander Patez . A Mobilização Produtiva dos Territórios: Trabalho, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. 2000. (Congresso).

GALVÃO, Alexander Patez ; LABTEC . O papel dos Parques Tecnológicos no modelo dos distritos industriais do nordeste italiano: lições para o Brasil. 1999. (Outro).

GALVÃO, Alexander Patez ; LABTEC . Seminário Internacional: O Modelo Italiano dos Distritos Industriais e as Condições de sua Transferibilidade no Rio de Janeiro. 1998. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Fórum de Mídia Livre,.Políticas públicas de comunicação (GT 2). 2009. (Outra).

2o Seminário Políticas Culturais.Economia da Cultura e Práticas Regionais. 2007. (Seminário).

Seminário TV Digital.Conteúdo. 2003. (Seminário).

Transformações no Mundo do Trabalho e Serviço Social.Crise Salaria e Mensuração do tempo de trabalho sob a revolução informacional. 2000. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: João Luiz de Figueiredo Silva

COCCO, GiuseppeGALVÃO, Alexander Patez; MONIE, F.; EGLER, Cláudio. Gravando No Rio! A Indústria do Cinema e a Metrópole do Rio de Janeiro. 2009. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

SARITA ALBAGLI

LEGEY, L.;ALBAGLI, S.; GOMEZ, M. N. G.; COCCO, G. M.; BENTES, I.. O cinema brasileiro da "retomada": a auto-sustentabilidade é possível?. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

SARITA ALBAGLI

LEGEY, L.;ALBAGLI, S.. Entre o territorio e as redes planetarias: a produçao dos conteúdos informacionais na nova economia. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Maria Nélida González de Gómez

GONZALEZ de GOMEZ, M. N.. O cinema brasileiro da "demanda": a auto-sustentabilidade é possível?. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.

Giuseppe Mario Cocco

GALVÃO, Alexander Patez;COCCO, G. M.. Da Convergência Tecnológica à convergência empresarial. 1998. Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Giuseppe Mario Cocco

COCCO, G. M.. O Cinema Brasileiro da Retomada: uma investigação sobre o financiamento da produção a partir de 1995. 2003. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Eduarda Paz e Souza

Direitos Autorais no Cinema e Audiovisual; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexander Patez Galvão;

Renata Spitz

Regulação e fomento para o audiovisual na Argentina, Canadá, Coréia do Sul, Espanha e Índia; 2011; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexander Patez Galvão;

Louise Moraes

Planejando a realização de um filme; 2009; Orientação de outra natureza; (Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Alexander Patez Galvão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jose Ricardo Tauile

Da Convergência Tecnológica à Convergência Empresarial: O audiovisual como espaço de acumulação na era digital; 1998; Dissertação (Mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Jose Ricardo Tauile;

Liz Rejane Issberner

O cinema brasileiro da "retomada": a auto-sustentabilidade é possível?; 2003; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Liz Rejane Issberner;

Liz Rejane Issberner

O CINEMA BRASILEIRO DA "RETOMADA": A AUTO-SUSTENTABILIDADE É POSSÍVEL?; 2003; Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro,; Orientador: Liz Rejane Issberner;

José Antonio Bof Buffon

Reestruturação produtiva e novas formas de organização do trabalho: círculos de controle de qualidade no Estado do Espírito Santo; 1993; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo; Orientador: José Antonio Bof Buffon;

Antonia de Lourdes Colbari

Reestruturação produtiva e CCQs - Círculos de Controle de Qualidade; 1993; Iniciação Científica; (Graduando em Economia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Antonia de Lourdes Colbari;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GALVÃO, Alexander Patez . A Produção Independente e o Novo Marco Regulatório para o Audiovisual no Brasil. Sinopse - Revista de Cinema , v. 10, p. 1-8, 2004.

  • GALVÃO, Alexander Patez . A Informação como Commodity: Mensurando o Setor de Informações em uma nova Economia. Ciência da Informação , Brasília, v. 28, n.1, p. 67-71, 1999.

  • GALVÃO, Alexander Patez . Círculos de Controle de Qualidade em empresas da Grande Vitória. Cadernos de Pesquisa (UFES) , Vitória, n.3, p. 23-30, 1994.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; COCCO, Giuseppe (Org.) ; SILVA, Gerardo (Org.) . Capitalismo Cognitivo. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; COCCO, Giuseppe (Org.) ; URANI, André (Org.) . Empresários e Empregos nos Novos Territórios Produtivos: o caso da Terceira Itália. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

  • GALVÃO, Alex Patez . A cadeia de valor ramificada do setor audiovisual. In: COUTINHO, Angélica; SANTOS, Rafael. (Org.). Públicas e Regulação do Audiovisual. 0ed.Curitiba: CRV, 2012, v. , p. 27-.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; RANGEL, Manoel . A Produção de Conteúdo Digital: a TV digital e a economia do audiovisual no Brasil. In: Instituto Euvaldo Lodi. (Org.). TV digital: Qualidade e Interatividade. Brasília: IEL/NC, 2007, v. , p. -.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; COCCO, Giuseppe ; SILVA, Gerardo . Introdução: Conhecimento, Inovação e Redes de Redes. In: GALVÃO, Alexander; SILVA, Gerardo; COCCO, Giuseppe. (Org.). Capitalismo Cognitivo: trabalho, redes e inovação. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2003, v. , p. 7-12.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; PAIVA, Cecília . Trabalho e Desenvolvimento Local: a experiência da Secretaria Municipal de Trabalho da Cidade do Rio de Janeiro. In: Giuseppe Cocco. (Org.). A Cidade Estratégica: nova retórica e velhas práticas no planejamento do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, v. , p. -.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; COCCO, Giuseppe . Sobre a tropicalização do Desenvolvimento Local: algumas reflexões a respeito do modelo italiano. In: Caio Márcio Silveira; Liliane da Costa Reis. (Org.). Desenvolvimento Local: dinâmicas e estratégias. Rio de Janeiro: RITS - Rede de Informações para o Terceiro Setor, 2001, v. , p. 69-84.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; SILVA, Mirela Carvalho Pereira da ; COCCO, Giuseppe . Desenvolvimento Local e Espaço Público na Terceira Itália: questões para a realidade brasileira. In: Alexander Patez Galvão; Giuseppe Cocco; André Urani. (Org.). Empresários e Empregos nos Novos Territórios Produtivos: o caso da Terceira Itália. : , 1999, v. , p. -.

  • PATEZ, Alex . O PL 29 e as políticas públicas para o audiovisual. Teletime, São Paulo, 02 fev. 2010.

  • PATEZ, Alex . É preciso estar presente na TV. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 15 set. 2009.

  • GALVÃO, Alexander Patez . As prioridades da TV digital. Tela Viva, São Paulo, 01 mar. 2005.

  • GALVÃO, Alexander Patez . INDÚSTRIA AUDIOVISUAL: A via-crúcis da produção independente. Observatório da Imprensa, http://observatorio.ultimosegu, 10 jun. 2004.

  • GALVÃO, Alexander Patez . Os Conteúdos no Contexto da Sociedade da Informação no Brasil: considerações sobre o Livro Verde Brasileiro. In: VIII Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste, 2001, Vitória - ES. Anais do VIII Simpósio de Pesquisa em Comunicação da Região Sudeste., 2001.

  • GALVÃO, Alexander Patez ; COCCO, Giuseppe . Desenvolvimento local e espaço público: questões para a realidade brasileira. In: Seminário Internacional sobre Gestão da Inovação Tecnológica no Nordeste - 1999, 1999. Anais do INOVA/99, 1999.

  • COLBARI, Antonia de Lourdes ; GALVÃO, Alexander Patez . Reestruturação Produtiva e Novas Formas de Gestão do Trabalho. In: 45ª Reunião Anual da SBPC, 1993, Recife. Anais da 45ª Reunião Anual da SBPC, 1993., 1993.

  • GALVÃO, Alex Patez . Regulação de conteúdos: Quais serão as regras?. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATEZ, Alex . ?Estado e Regulação dos Meios de Comunicação no Cenário Convergente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PATEZ, Alex . Pluralidade e diversidade no mercado brasileiro de mídia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alex Patez . Implicações e limites do viés cinematográfico da política audiovisual brasileira no cenário da convergência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alex Patez . Digitalização, convergência e mercado audiovisual no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GALVÃO, Alex Patez . As Formas de Incentivo à Produção de Conteúdos para TV. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Convergência das Comunicações: a perspectiva do PL 29/07 e seus apensados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alex Patez . A atividade de produção de conteúdos audiovisuais e a televisão por assinatura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alex Patez . A importância da atividade de programação para a indústria audiovisual brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Implicações e limites do viés cinematográfico da política audiovisual brasileira no cenário da convergência. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GALVÃO, Alex Patez . Digitalização, convergência e mercado audiovisual no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GALVÃO, Alex Patez . O Desafio do Audiovisual no Mundo Convergente. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Regulação do Audiovisual no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . A cadeia produtiva bifurcada: uma metodologia para a análise econômica da indústria audiovisual. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alex Patez . Perspectivas para a indústria e o mercado audiovisual brasileiro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . A Produção Independente e a TV aberta brasileira. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Territórios Produtivos e Redes Técnicas e Institucionais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alex Patez . O espaço para a produção audiovisual brasileira independente de TV. 2004. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Mercado Audiovisual e Produção Independente no Brasil. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Televisão Digital no Brasil: perspectivas para a produção audiovisual independente brasileira. 2003. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GALVÃO, Alexander Patez . A Experiência da Terceira Itália. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Experiências de aglomerações produtivas: o caso da Terceira Itália. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Produção Independente na Televisão Aberta Brasileira: apontamentos para discussão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . A Indústria Audiovisual em Tempo de Mudanças. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Os elementos "universais" da dinâmica produtiva dos Distritos Industriais. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Conhecimento, Comunicação e Territórios no Seminário Internacional. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . O que são e como se formaram os distritos industriais da Terceira Itália. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Os Conteúdos no Contexto da Sociedade da Informação no Brasil: considerações sobre o Livro Verde. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GALVÃO, Alexander Patez . Entre os territórios e as redes planetárias: a produção dos conteúdos informacionais na nova economia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GALVÃO, Alexander Patez ; COLBARI, Antonia de Lourdes . Reestruturação Produtiva e CCQs - Circulos de Controle de Qualidade. 1993. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GALVÃO, Alex Patez . Assessoria Técnica à Comissão Interministerial instituída pelo Decreto Presidencial de 21 de julho de 2010. 2010.

GALVÃO, Alex Patez . Assessoria técnica à Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados. 2009.

GALVÃO, Alex Patez . Coordenador do 3o GT (Eixo 1, Produção de Conteúdo) na 1a Conferência Nacional de Comunicação, representando o Ministério da Cultura. 2009.

GALVÃO, Alexander Patez . O Desenvolvimento Local e a Dimensão Social da Inovação. 2001.

GALVÃO, Alexander Patez ; Barbosa, Bia ; Carregosa Cesar, Luiz Alberto . Programa Ver TV. 2007. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GALVÃO, Alexander Patez . Introdução a Economia das Atividades Audiovisuais. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, Alexander Patez . Microeconomia do Cinema. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, Alexander Patez . A Cadeia Produtiva do Audiovisual. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, Alexander Patez . Os desafios da Replicabilidade (ou transferibilidade) do modelo italiano. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, Alexander Patez . Estudo e análise de casos de "arranjos produtivos brasileiros". 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVÃO, Alexander Patez . Inovação tecnológica e Inovação Social no Contexto Local. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 1998 - 2003

    Projeto "Comunicação, Espaço e Novas Formas de Trabalho", encomendado pela Finep, Descrição: "Comunicação, Espaço e Novas Formas de Trabalho - A emergência da economia pós-fordista: problemáticas locais, regionais e globais". Projeto interinstitucional (LABTeC/CFCH, NEPCOM/ECO, IPPUR) financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), cujo objetivo é a articulação e o aprofundamento das problemáticas teóricas ligadas aos paradigmas comunicacionais do pós-fordismo e a identificação das características de sua concretização já realizada ou, enquanto tendência, anunciada no Brasil. Pesquisa executada entre julho de 1998 a abril de 2003.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Alexander Patez Galvão - Integrante / Giuseppe Mario Cocco - Coordenador / Carlos Alberto Messeder Pereira - Integrante / Rainer Randolph - Integrante / Micael Hershmann - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 8

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Agência Nacional de Cinema. , Rua Graça Aranha, 35, 10º andar, Centro, 20030002 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 30376330, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2009 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Departamento de Cinema e Vídeo Disciplinas de Proudução em Cinema e Audiovisual e Planejamento em Realização Cinematográfica

    Atividades

    • 03/2012

      Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Política e Legislação do Cinema e do Audiovisual, Planejamento em Realização Cinematográfica

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Política e Legislação do Cinema e do Audiovisual, Planejamento em Realização Cinematográfica

    • 03/2011 - 07/2011

      Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Política e Legislação do Cinema e do Audiovisual, Planejamento em Realização Cinematográfica

    • 08/2010 - 12/2010

      Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ética Política e Legislação do Cinema e do Audiovisual, Planejamento em Realização Cinematográfica

    • 03/2010 - 07/2010

      Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção em Cinema e Audiovisual, Planejamento em Realização Cinematográfica

    • 08/2009 - 12/2009

      Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção em Cinema e Audiovisual , Planejamento em Realização Cinematográfica

  • 2005 - Atual

    Agência Nacional de Cinema

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado e Comissionado, Carga horária: 40

  • 2005 - 2006

    Agência Nacional de Cinema

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 40

  • 2004 - 2004

    Agência Nacional de Cinema

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Comissionado, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Responsável pelo desenvolvimento do Comitê de Gestão da Informação.

  • 2005 - 2005

    Agência Nacional de Telecomunicações

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Concursado, Carga horária: 40

  • 2004 - 2005

    Secretaria do Audiovisual - Ministério da Cultura

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cedido pela ANCINE, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Cedido pela ANCINE à Secretaria do Audiovisual, do Ministério da Cultura, para prestar apoio técnico nos trabalhos de elaboração do Projeto de Lei da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (ANCINAV).

  • 2004 - 2004

    Escola Superior de Propaganda e Marketing RJ

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 06/2004 - 06/2005

      Ensino, Formação Executiva Em Cinema e Tv, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação, Cultura e Dinâmicas da Nova Economia, Economia da Indústria Audiovisual

    • 05/2004 - 05/2005

      Ensino, Formação Executiva na Indústria da Música, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação, Cultura e Dinâmicas da Nova Economia

    • 05/2004 - 12/2004

      Ensino, Formação Executiva na Indústria do Livro, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Comunicação, Cultura e Dinâmicas da Nova Economia

    • 02/2004 - 07/2004

      Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Economia

    • 02/2004 - 07/2004

      Ensino, Comunicação Social - Propaganda e Marketing, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Sociais e Econômicos Brasileiros

  • 2003 - 2004

    Fundação Getúlio Vargas

    Vínculo: Professor de Pós-graduação, Enquadramento Funcional: Outro

    Atividades

    • 01/2003 - 03/2004

      Ensino, Film Television Business Form. Exec. Cinema TV, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Economia da Indústria Audiovisual

  • 1998 - 2004

    Laboratório Território e Comunicação

    Vínculo: Pesquisador Associado, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 0

    Atividades

    • 05/1998

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Laboratório Território e Comunicação, .,Cargo ou função, Pesquisador Associado.

  • 2004 - 2004

    Universidade Estácio de Sá

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 7

    Outras informações:
    Disciplina Ministrada: Projeto de Cinema II

    Atividades

    • 03/2004 - 12/2004

      Ensino, Cinema, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Produção II - Cinema e Mercado, TCC - Cinema e Mercado

  • 1997 - 1998

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professor Contratado

    Atividades

    • 03/1998 - 09/1998

      Ensino, Ciências Econômicas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Pensamento Econômico

    • 03/1998 - 09/1998

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política I

    • 08/1997 - 12/1997

      Ensino, Ciências Sociais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Economia Política II

  • 1997 - 1997

    Universidade Carioca

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

    Atividades

    • 03/1997 - 07/1997

      Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Economia

    • 03/1997 - 07/1997

      Ensino, Desenho Industrial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução a Economia

  • 1991 - 1992

    Prefeitura Municipal de Vitória

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 20

    Atividades

    • 08/1991 - 07/1992

      Estágios , Secretaria Municipal do Trabalho, .,Estágio realizado, Acompanhamento e gestão da política salarial da PMV.

  • 1992 - 1994

    Universidade Federal do Espírito Santo

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC-CNPq/UFES Orientador: Antônia de Lourdes Colbari - DCS/CCHN

    Atividades

    • 08/1992 - 07/1994

      Outras atividades técnico-científicas , Centro de Estudos Gerais, Centro de Estudos Gerais.,Atividade realizada, Bolsista Iniciação Científ. PIBIC-CNPq/UFES.