MARIA DE FÁTIMA MACEDO LANDIM

Graduada em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2005), Especialista em Educação Ambiental pela Universidade de Pernambuco - UPE (2009), Mestre em Geografia pela UFPI (2013). Professora de Geografia - Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, desde 2007. Atualmente trabalhando com Ensino Médio Integral. Pesquisadora, atuando nas linhas de pesquisa: Rural, Urbano, Semiárido, Desenvolvimento Regional. Membro do Núcleo de Estudo e Pesquisa Rural e Regional - NUPERRE, vinculado ao CNPq/UESPI desde 2011.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Geografia

2011 - 2013

Universidade Federal do Piauí
Título: O agronegócio e a transformação do espaço rural de Petrolina: Núcleo de Moradores 7,Ano de Obtenção: 2013
Dra. Maria Tereza de Alencar.Palavras-chave: Agronegócio. Semiárido. Rural. Urbano..

Especialização em Educação Ambiental

2008 - 2009

Universidade de Pernambuco
Título: Gestão Ambiental do Lixo em Juazeiro - BA e sua Consonância com a Legislação Ambiental
Orientador: Ms. Rosemary de Carvalho Moura

Graduação em Geografia

2000 - 2005

Universidade Federal do Piauí

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

As ciências humanas e os novos paradigmas: fragmentação e configurações.. (Carga horária: 4h). , Gerência Regional do Sertão do Médio do São Francisco, GRE, Brasil.

2017 - 2017

Segundo Ciclo de Mesas Redondas. Segundas Humanas. Formação Continuada. (Carga horária: 16h). , Gerência Regional do Sertão do Médio do São Francisco, GRE, Brasil.

2016 - 2016

Primeiro Ciclo de Mesas Redondas. Segundas Humanas. Formação Continuada. (Carga horária: 16h). , Gerência Regional do Sertão do Médio do São Francisco, GRE, Brasil.

2014 - 2015

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. (Carga horária: 200h). , Ministério da Educação e Cultura/ Universidade Federal de Pernambuco, MEC/UFPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

LANDIM, M. F. M. ; CASTRO, G. ; FERNANDES, L. . Comissão organizadora da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: A água em evidência. 2018. (Outro).

LANDIM, M. F. M. ; SILVA, E. M. ; CASTRO, G. . Comissão organizadora da Exposição Cultural: A cidade e o rio. 2017. (Exposição).

LANDIM, M. F. M. ; SILVA, E. M. ; CASTRO, G. ; FERNANDES, L. . Comissão organizadora da Feira Cultural: Terra, casa de todos, do lixo ao lúdico. 2016. .

LANDIM, M. F. M. ; SILVA, E. M. ; FERNANDES, L. ; CASTRO, G. . Comissão organizadora da Mostra Interdisciplinar: O conhecimento a serviço da vida. 2015. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III EGVSF- Encontro de Geografia do Vale do São Francisco.O sertão e o semiárido nas representações territoriais em Petrolina e Juazeiro. 2018. (Encontro).

IV Seminário de Iniciação à Docência e Formação de Professores- SEMINID UPE 2017.O sertão e suas interdisciplinaridades no Pibid na perspectiva da Geografia. 2017. (Seminário).

Semana Universitária FACAPE & UPE.A construção da identidade cultural no espaço sertanejo. 2016. (Outra).

Semana unversitária FACAPE & UPE.A contribuição do PIBID no ensino interdisciplinar de geografia na desmistificação do sertão. 2016. (Outra).

II Seminário de Iniciação à Docência e Formação de Professor - SEMINID UPE..A importância da interdisciplinaridade na compreensão do sertão / O trabalho de campo na Geografia como categoria didática interdisciplinar: experiência pibid. 2015. (Seminário).

I Simpósio Juventudes e Educação: Desafios contemporãneos.O impacto das novas tecnologias da comunicação e informação (NTCI) nas escolas contemporâneas. 2015. (Simpósio).

II Colóquio de Geografia Agrária do Cariri Cearense: Transformações recentes no campo brasileiro e os processos de resistências.Petrolina do ócio no agro ao agro no ócio: o rural e o urbano em contexto. 2014. (Simpósio).

III Seminário Regional Norte e Nordeste de Pós-Graduação em Geografia (UFPB).O agronegócio e a produção do espaço geográfico no semiárido: Petrolina (PE), na ambiência da ambivalência rural/urbano. 2012. (Seminário).

IV Semana de Geografia e III Seminário Discente de Métodos e Técnicas em Geografia (UFPI).O agronegócio no semiárido nordestino: Petrolina, o rural e o urbano em questão. 2012. (Seminário).

XI Simpósio de Produção Científica - Universidade Estadual do Piauí (UESPI).Geografia e Mudança de Paradígma: desenvolvimento em Petrolina-PE. 2011. (Simpósio).

Escola: espaço privilegiado de construção de conhecimento e de cultura. Gerência Regional de Educação do sertão do Médio São Francisco.. 2009. (Seminário).

III Seminário de Educação ambiental - O papel da Educação Ambiental na construção de uma sociedade sustentável. 2009. (Seminário).

Feira de Ciências do Vale São Francisco - Educação e Desenvolvimento Sustentável: por uma rede de políticas de integração regional..Terra: O futuro em nossas mãos. 2008. (Outra).

I COREDUC - Congresso Regional de Educação - No caminho com educadores: tecendo vozes, saberes e história na educação de um novo Pernambuco.. 2007. (Congresso).

I Encontro de Educação Ambiental do Vale do São Francisco, Universidade de Pernambuco, UPE.. 2007. (Encontro).

I CONED-FFPP, Congresso em Educação Faculdade Formação Professores Pernambuco, FFPP - A educação em foco: compartilhando vozes, integrando saberes.. 2006. (Congresso).

XI Seminário de Educação. Educação Escolar: as múltiplas dimensões da aprendizagem. Fundação Walter Alencar, PI. 2005. (Seminário).. 2005. (Seminário).

IX Seminário de Educação. Fundação Walter Alencar.. 2004. (Seminário).

Reunião Regional da SBPC. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Desenvolvimento Sustentável: É possível? - UFPI. 2004. (Outra).

Reunião Regional da SBPC. Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Educação Ambiental contextualizada no semi-árido. UFPI. 2004. (Outra).

X Seminário de Educação. O espetáculo do aprender - Fundação Walter Alencar.. 2004. (Seminário).

XXI EREGENE. Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste. Geografia como Instrumento de Desenvolvimento Regional. 2004. (Encontro).

XXI EREGENE. Encontro Regional dos Estudantes de Geografia do Nordeste. Gestão Ambiental e o Agronegócio no Nordeste. 2004. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

LANDIM, M. F. M.. IV Semana da Geografia e III Seminário de Métodos e Técnicas em Geografia. Participação em comissão de avaliação dos trabalhos científicos na modalidade apresentação em painel.. 2012. Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francineyde Alves da Silva

SILVA, F. A.. Gestão ambiental do lixo em Juazeiro-BA e sua Consonância com a legislação. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade de Pernambuco.

Antônio Cardoso Façanha

ALENCAR, M. T.;FAÇANHA, A. C.; BAPTISTA, E. M. C.; GOMES, M. L.. A transformação do espaço rural de Petrolina (PE) e o agronegócio: Núcleo de Moradores - 7 em questão. 2013. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.

Antônio Cardoso Façanha

ALENCAR, M. T.;FAÇANHA, A. C.; BAPTISTA, E. M. C.. O agronegócio e a transformação do espaço rural de Petrolina (PE): Núcleo de Moradores - 7, um estudo de caso. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.

Elisabeth Mary de Carvalho Baptista

ALENCAR, M. T.;BAPTISTA, E. M. C.; FACANHA, A. C.; GOMES, M. L.. A transformação do espaço rural de Petrolina (PE) e o agronegócio: Núcleo de Moradores - 7 em questão. 2013. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.

Elisabeth Mary de Carvalho Baptista

ALENCAR, M. T.; FACANHA, A. C.;BAPTISTA, E. M. C.. O Agronegócio e a transformação do espaço rural de Petrolina (PE): Núcleo de Moradores - 7, um estudo de caso. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.

Maria Luzineide Gomes

GOMES, Maria Luzineide; ALENCAR, M. T.;BAPTISTA, E. M. C.; FACANHA, A. C.. A Transformação do espaço rural de Petrolina (PE) e o agronegócio: Núcleo de moradores-7 em questão.. 2013. Dissertação (Mestrado em GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.

Maria Luzineide Gomes

GOMES, Maria Luzineide; ALENCAR, M. T.; FACANHA, A. C.;BAPTISTA, E. M. C.. A TRANSFORMAÇÃO DO ESPAÇO RURAL DE PETROLINA (PE) E O AGRONEGÓCIO: NUCLEO DE MORADORES -7 EM QUESTÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

BARRETO, Nizelda S

; Matrizes Africanas no Brasil; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Geral) - Faculdades Montenegro; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

SILVA, Alan; Silva, Rhaylson

; Água e sertão: formas de convivência; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Básica) - Escola Estadual Moysés Barbosa; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

MENEZES, Mª Clara; SILVA, Evelly C

; O uso da biotecnologia na agricultura; 2018; Orientação de outra natureza; (Educação Básica) - Escola Estadual Moysés Barbosa; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

BARBOSA, A

H; ; MACÊDO, E; ; SANTOS, E; ; O sertão e sua reinterpretação socioespacial; Supervisão projeto; 2017; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

MACÊDO, Ericleide

; Pátria amada sertão; Supervisão projeto; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Geografia) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

SAIMON, D

; COELHO, D; ; SANTOS, E; ; SILVA, G; M; ; O sertão e suas relações identitárias; Supervisão projeto; 2016; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Geografia) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

SANTOS, K

P; S; SANTOS, M; ; SOUZA, W; B; R; B; ; Sertão: o de dentro e o de fora; Supervisão projeto; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Geografia) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

RODRIGUES, D

C; ; SILVA, P; T; ; SILVA, L; W; E; ; SILVA, G; M; O sertão nosso de cada dia; Supervisão projeto; 2015; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Geografia) - Universidade de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maria de Fátima Macêdo Landim;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rosimary de Carvalho Gomes Moura

Gestão Ambiental do Lixo em Juazeiro-BA e sua Consonância com a Legislação Ambiental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Ambiental) - Universidade de Pernambuco; Orientador: Rosimary de Carvalho Gomes Moura;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LANDIM, M. F. M. ; OLIVEIRA, M. F. S. . Teresina em sua geografia e poesia.ISSN 2317-3491. Revista Equador , v. 5, p. 421-436, 2016.

  • LANDIM, M. F. M. ; ALENCAR, M. T. . Urbanização e agronegócio: Petrolina, a cidade está em cena. ISSN 2317-3491. Revista Equador , v. 1, p. 79-93, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LANDIM, M. F. M. . Coordenação equipe interdisciplinar de professores/orientadores dos Trabalhos de Conclusão do Ensino fundamental - TCF. 2018.

LANDIM, M. F. M. . Coordenação dos projetos apresentados na Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente: A água em evidência. 2018.

LANDIM, M. F. M. . Coordenação dos trabalhos apresentados na Exposição Cultural: A cidade e o rio. 2017.

LANDIM, M. F. M. . Atuação como docente formador na Área de Ciências Humanas. 40 hs. 2017. .

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Escola de Referência em Ensino Médio Professora Evanira de Souza Dias. , Loteamento Rio Claro, São Gonçalo, 56330095 - Petrolina, PE - Brasil, Telefone: (87) 38666598

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2018

Universidade de Pernambuco

Vínculo: Bolsista - CAPES, Enquadramento Funcional: Supervisão PIBID - Subprojeto Geografia, Carga horária: 12

2007 - Atual

Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

2015 - 2018

Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisora PIBID - Subprojeto Geografia

Atividades

  • 01/2011

    Direção e administração, Escola Moysés Barbosa, .,Cargo ou função, Coordenadora Pro Tempore do Programa Mais Educação.

  • 04/2008 - 09/2008

    Direção e administração, Escola Núcleo de Moradores - 7, .,Cargo ou função, Gestora Adjunta.

2004 - 2004

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 60

Outras informações:
Monitoria, não remunerada, da disciplina Métodos e Tècnicas de Pesquisa em Geografia.