Rosa Maria Marini Mariotto

Possui graduação em Curso de Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1987), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná (1998) e é Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2007). Foi professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991 a 2012). Pesquisadora FAPESP e do Laboratório de Psicopatologia Fundamental da UFPR. Autora do livro CUIDAR, EDUCAR E PREVENIR: as funções da creche na subjetivação de bebes, Fapesp/Ed. Escuta Co-organizadora e co-autora dos livros: PSICANÁLISE E AÇÕES DE PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA, Fapesp/Ed. Escuta., DE BEBÊ A SUJEITO: a metodologia irdi nas creches (Fapesp/Escuta) POR UMA (NOVA) PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (IEP/Escuta). Psicanalista, analista membro da Associação Psicanalítica de Curitiba.

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

2003 - 2007

Universidade de São Paulo
Título: Cuidar, educar e prevenir: as funções da creche no desenvolvimento e na subjetivação de bebês
Maria Cristina Machado Kupfer. Palavras-chave: desenvolvimento da criança; educação infantil; Psicanálise; Prevenção.

Mestrado em Psicologia Clínica

1997 - 1998

Universidade Tuiuti do Paraná
Título: Fonoaudiologia e Psicanálise: Do Que é Possível no Impossível da Clínica Terapêutica da Linguagem,Ano de Obtenção: 2001
Orientador: Maria de Souza
Palavras-chave: Psicanálise; constituição subjetiva; clínica transdisciplinar.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicanálise.

Especialização em Educação Pré Escolar

1988 - 1989

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Graduação em Curso de Psicologia

1983 - 1987

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em ABORDAGEM DE ENSINO: RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em CURSO EXCEL BÁSICO. (Carga horária: 8h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

1998 - 1998

Abordaje Interdisciplinario de los problemas del. (Carga horária: 55h). , Instituto Privado de perfeccionamento docente Drª Lydia Coriat, FEPI, Argentina.

1995 - 1995

Extensão universitária em Língua e Sujeito na Aquisição da Linguagem. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

1995 - 1995

Formação em Psicanálise de Crianças. (Carga horária: 15h). , Biblioteca Freudiana de Curitiba, BIBLIOTECA, Brasil.

1986 - 1987

Formação Teórica em Psicanálise. (Carga horária: 140h). , Biblioteca Freudiana de Curitiba, BIBLIOTECA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: psicanálise.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino Superior.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . SEMINÁRIO PREPARATÓRIO PARA O CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AUTISMO. 2011. (Outro).

BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AUTISMO. 2011. (Congresso).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . JORNADA SOBRE AUTISMO E OUTROS RISCOS PSIQUICOS NA PRIMEIRA INFANCIA. 2010. (Outro).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; TEPERMAN, D. ; MELO, M. S. . O TRABALHO COM BEBÊS NA CLÍNICA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2009. (Outro).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . TRIBUTO A FRANÇOISE DOLTO. 2008. (Outro).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Congresso Internacional de Psicanálise e Clínica de Bebês e III Encontro Nacional Sobre Bebês. 2001. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

CAPS COMUNIDADE - CICLO DE PALESTRAS.O LUGAR DA INFÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL. 2017. (Outra).

FAZERES DA PSICANÁLISE NA CLÍNICA.PSICANÁLISE COM CRIANÇAS. 2017. (Outra).

I ENCONTRO PARANAENSE DE PSICOLOGIA NA EDCUAÇÃO.A METODOLOGIA IRDI NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL. 2017. (Encontro).

I ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICANALISE INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA.É SÓ NA SOFRÊNCIA? O PSICANALISTA E A CLÍNICA COM CRIANÇAS HOJE. 2017. (Encontro).

INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE LALANGUE.INFÂNCIA E HIPERMODERNIDADE: RESSONANCIAS CLÍNICAS E SUBJETIVAS. 2017. (Outra).

1ª JORNADA DE ESTUDOS UTOPPIA.O Protocolo IRDI: por uma clínica de promoção e prevenção em saúde mental na criança. 2016. (Outra).

31º Congresso Nacional da Rede Sinodal de Educação. Escola Luterana e os desafios pedagógicos. 2016. (Congresso).

Conversando sobre psicanálise e educação UFPR.O IRDI. 2016. (Outra).

Curso Psicologia e Direitos Humanos.Psicopatologização e Psicomedicalização da Criança. 2016. (Outra).

Fórum Autismo é preciso (RE) Conhecer.Diagnóstico e Intervenção Precoce da Criança Autista. 2016. (Outra).

Psicopatologia da Criança: Diagnóstico e Tratamento em Psicanálise.Diagnóstico e tratamento de crianças em tempos de psicomedicalização. 2016. (Outra).

VII Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental. Os efeitos da metodologia IRDI na formação dos educadores de creche e nas politicas publicas em educação infantil em Curitiba. 2016. (Congresso).

VIII Jornada de Saúde Mental.Diagnóstico e tratamento de crianças na contemporaneidade. 2015. (Outra).

II ENCONTRO INTERNACIONAL E IX ENCONTRO NACIONAL SOBRE O BEBE.METODOLGIA IRDI - PSICANÁLISE, PESQUISA E FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRECHE. 2013. (Encontro).

VII CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. A ESCOLARIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO. 2013. (Congresso).

XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇAO - EDUCERE. FORMAÇÃO EM SERVIÇO DE EDUCADORES DE CRECHE: A METODOLOGIA IRDO. 2013. (Congresso).

20º WORLD CONGRESS IACAPAP. IRDI METHODOLOGY: A PSYCHOANALYTICAL THEORY-BASED INTTERVENTION WITH NURSERY EDUCATORS. 2012. (Congresso).

20º WORLD CONGRESS IACAPAP. INVESTIGATING THE USE OF PSYCHOTROPICS DRUG BY CHILDREN AND THEIR EFFECTS ON PARENTAL SPEECH. 2012. (Congresso).

9ª JORNADA ACADEMICA DE PSICOLOGIA.DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS: DESAFIOS CLINICOS. 2012. (Outra).

REUNIÃO CIENTIFICA SOCIEDADE PARANAENSE DE PEDIATRIA.PERGUNTAS NORTEADORAS EM SAUDE MENTAL PAR O COTIDIANO DO PEDIATRA - DO NASCIMENTO A UM ANO. 2012. (Outra).

CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE AUTISMO.DETECCÇÃO PREVENÇÃO, TRATAMENTO E PESQUISA DE RISCOS PSIQUICOS PRECOCES NA UNIVERSIDADE. 2011. (Seminário).

CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. A ARTE COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO SUBJETIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2011. (Congresso).

CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTORES.A FUNÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL NA PREVENÇÃO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS. 2011. (Seminário).

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL "A EDUCAÇÃO MEDICALIZADA: DISLEXIA, TDAH E OUTROS SUPOSTOS TRANSTORNOS.ANÁLISE DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PROPAI E SEUS EFEITOS NO DISCURSO PARENTAL. 2011. (Seminário).

IV JORNADA DE SAÚDE MENTAL.DETECÇÃO DOS SINAIS DE AUTISMO NA PRIMEIRA INFANCIA. 2011. (Outra).

VI JORNADA DE SAÚDE MENTAL E PSICANALISE.NOSSAS CRIANÇAS, NOSSAS FAMILIAS, NOSSOS SINTOMAS 20 ANOS DEPOIS. 2011. (Outra).

VI JORNADA DE SAÚDE MENTAL E PSICANÁLISE.NOVAS CONFIGURAÇÕES PARA O PAI NA CONTEMPORANEIDADE. 2011. (Outra).

X CONGRESSO NACIONAL DE PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL. APLICAÇÃO DO MASLACH BURNOUT INVENTORY EM FUNCIONÁRIAS DE UMA CRECHE DE CURITIBA. 2011. (Congresso).

JORNADA MULTIDISCIPLINAR EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO.Detecção dos sinais de Autismo na primeira infância. 2010. (Outra).

JORNADA PREPARATÓRIA DO VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL/X ENCONCONTRO NACIONAL DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL O AMOR E SEUS TRANSTORNOS.O AMOR E SEUS TRANSTORNOS. 2010. (Outra).

JORNADA SOBRE AUTISMO E OUTROS RISCOS PSIQUICOS NA PRIMEIRA INFANICA.O QUE COLOCA EM RISCO O PSIQUISMO DA CRIANÇA. 2010. (Outra).

VIII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O BEBÊ E I ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE O BEBE.A PSICOMEDICALIZAÇÃO DA CRIANÇA E SEUS IMPACTOS NO DISCURSO FAMILIAR. 2010. (Encontro).

VII JORNADAS DE DIREITO E PSICANÁLISE DA UFPR.O SENHOR ESTÁ ÀS MOSCAS: QUESTÕES DISCURSIVAS NA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES.. 2010. (Outra).

ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR.CUIDAR, EDUCAR E PREVENIR. 2009. (Outra).

III JORNADA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO.DETECÇÃO DE RISCO PSIQUICO PRECOCE EM CRECHES. 2009. (Outra).

IV CONGRESSO DE PSICOLOGIA DA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. PSICANÁLISE COM BEBÊS. 2009. (Congresso).

IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE. DETECÇÃO DE RISCOS PSÍQUICOS EM BEBÊS DE BERÇÁRIOS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA. 2009. (Congresso).

JORNADA DE PSICOLOGIA DA PUCPR TOLEDO.PSICANALISE COM BEBËS: PREVENÇAO E INTERVENÇÃO. 2009. (Outra).

V ENCONTRO NORDESTINO DE PSICANÁLISE E CLÍNICA DE BEBÊS.O USO DO PROTOCOLO IRDI COMO INSTRUMENTO TERAPEUTICO NO LAÇO MÃE E BEBÊ. 2009. (Encontro).

V ENCONTRO NORDESTINO SOBRE PSICANÁLISE E CLÍNICA COM BEBÊS.DETECÇÃO E CLÍNICA PRECOCE: O RELATO DE UMA EXPERIENCIA. 2009. (Encontro).

III CONGRESSO INTERNACIONAL DE PSICOPATOLOGIA FUNDAMENTAL. DETECÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE RISCOS PSÍQUICOS: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA. 2008. (Congresso).

II JORNADA DE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO.PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE RISCOS PSÍQUICOS PRECOCES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Outra).

II JORNADA DE PSICOLOGIA.BASES PSICANALÍTICAS DA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA. 2008. (Outra).

SEMINÁRIOS INNTRODUTÓRIOS DE PSICANÁLISE.O METODO E A TÉCNICA DA PSICANÁLISE. 2008. (Seminário).

Tributo a Françoise Dolto.O que Françoise Dolto nos Ensinou sobre a Criança. 2008. (Outra).

VII ENCONTRO NACIONAL SOBRE O BEBÊ.CUIDAR, EDUCAR E PREVENIR: AS FUNÇÕES DA CRECHE NO DESENVOLVIMENTO E SUBJETIVAÇÃO DE BEBÊS. 2008. (Encontro).

Colóquio Internacional de Psicanálise: Atualidades das Perversões. 2007. (Outra).

IV JORNADA ACADÊMICA DE PSICOLOGIA.A CLÍNICA COM BEBÊS E SEUS CUIDADORES: EVITAR OU PREVENIR?. 2007. (Outra).

VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. A função do educador de creche no desenvolvimento e na subjetivação de bebês. 2007. (Congresso).

I Jornada de Saúde Mental e I Fórum Interisntitucional de Saúde Mental.A Psicanálise na Contemporaneidade. 2006. (Outra).

Mesa Redonda - Programa Sinais de Alerta do Projeto Família.Indicadores de Risco Psíquico na Infância. 2006. (Outra).

Psicanálise e Criança.Freud 150 anos - A Arte do Inconsciente. 2006. (Outra).

Colloque Clinique des Bébés: Le support de la recherche.Colloque Interuniversitaire. 2005. (Outra).

I Congresso Brasileiro de Psicoterapia. O Ensino de Psicoterapia na PUCPR: (IM)Parcerias possíveis no singular da clínica. 2005. (Congresso).

IV Congresso Norte Nordeste de Psicologia. Aspectos Metodológicos do Uso de Indicadores Clínicos em Pesquisas de Orientação Psicanalítica. 2005. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro de Genética Clínica. O Impacto Psicológico do Rastreamento Positivo do Teste do Pezinho na Relação Mãe-bebê. 2005. (Congresso).

XVII Congresso da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI). O Impacto Psicológico do Rastreamento Positivo da Fibrose Cística no Estabelecimento do Laço Entre Mãe-bebê. 2005. (Congresso).

XXXV Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia.O Ensino de psicoterapia na PUCPR: uma perspectiva de professores reflexivos. 2005. (Outra).

V COLÓQUIO DO LEPSI.O Pai de Avental: o que o pai tem ensinado e o que as crianças têm aprendido. 2004. (Outra).

V Encontro Nacional sobre o Bebê.A Pesquisa Multicêntrica de Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil. 2004. (Encontro).

XII ENDIPE - Conhecimento local e conhecimento universal.Professores Reflexivos e o Ensino da Psicoterapia. 2004. (Encontro).

VI Encontro Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - CONPE. A Noção de Infância e Infantil como Fundamento para a Ação do Psicólogo Educacional. 2003. (Congresso).

I Congresso Brasileiro Psicologia: ciência e profissão. A Constituição Subjetiva e o Desenvolvimento Psicomotor no Contexto da Creche. 2002. (Congresso).

IV Encontro Nacional sobre o Bebê.Aprendendo a Ser Bebê e Ensinando o Aluno. 2002. (Encontro).

Novas Formas Clínicas no Início do Terceiro Milênio. 2002. (Seminário).

Colloque Inter-universitaire.Lien Conjugal Homosexuel: famille ou fraternité?. 2001. (Outra).

Congresso Internacional de Psicanálise e Clínica de Bebês. A Observação de Bebês sob Base Psicanalítica: Um Desafio na Graduação. 2001. (Congresso).

III Jornada Paranaense de Adolescência.Transformações no Ciclo de Vida Familiar na Adolescência. 2001. (Outra).

IX Congresso Basileiro de Fonoaudiologia. De que Alimento se Fala: Aspectos Estruturais e Instrumentais na Assistência à Alimentação de Bebês. 2001. (Congresso).

Seminário Erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalho do adolescente.Erradicação do trabalho infantil e proteção ao trabalho do adolescente. 2000. (Seminário).

Congresso Internacional de Psicanálise e suas Conexões. 1999. (Congresso).

Simpósio Ciência, Representação e Realidade na Psicanálise Contemporânea. 1998. (Simpósio).

Encontro Brasileiro de Direito e Psicanálise. 1994. (Encontro).

IX Congresso Brasileiro de Psiquiatria. 1986. (Congresso).

I Congresso Brasileiro de Adolescência. 1985. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Ana Carolina Linardi Munguia Payés

LAJONQUIERE, LEANDRO de;MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI; PALHARES, O.. DESEJO E CUIDADO NA EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS PEQUENAS EM CRECHES. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Consuelo de Almeida Vasques Fernandes

VALENTE, T. S.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; MINDAL, C. B.. A Relação do Professor com seu Aluno Psicotico em Processo de Inclusão Escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Karin Priscila Gonçalves Franco Pucovski

VALENTE, T. S.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; MINDAL, C. B.. Aspectos da Inclusão Escolar da Criança Autista. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: JOÃO PAULO BRUNELLO MIGUEL

PINHEIRO, N.; D'ESCRAGNOLLE, M.; MALUCELLI, D.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini. A ANGÚSTIA NA UNIDADE CORPO-PSIQUISMO - UM ESTUDO DE SEUS MODELOS NA OBRA DE FREUD. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Angela Cristina da Silva

DARRIBA, V. A.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; GUERRA, A. M. C.. OS FUNDAMENTOS FREUDIANOS E AS APLICAÇÕES DA PSICANÁLISE - CONDIÇÕES, POSSIBILIDADES E IMPLICAÇÕES. 2012. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: SILVIA HELENA DE REZENDE SISTE MAIA

LUSTOZA, ROSANE Z.; BATISTA, CLEIDE V. M.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini. ARTESÃS DO DESEJO: A FUNÇÃO DAS EDUCADORAS DE CRECHE NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DOS BEBÊS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: MONICA FUJIMURA LEITE

MARIOTTO, Rosa Maria Marini; BATISTA, CLEIDE V. M.; LUSTOZA, ROSANE Z.. DE QUE SERVE A PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina.

Aluno: Mariane Louise Bonato

Raskin, S.; RIEDI, CARLOS A;MARIOTTO, Rosa Maria Marini. ESTUDO DO IMPACTO PSICOLÓGICO NAS MÃES CUJOS FILHOS RECEBERAM RESULTADO FALSO POSITIVO NO RASTREAMENTO NEONATAL PARA FIBROSE CISTICA NO ESTADO DO PARANA. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Thiciane Pieczarka

STOLTZ, T.; VALENTE, T. S.; ALMEIDA, S. V.;MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI. O DESENVOLVIMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA:CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE PIAGET. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Cristina Keiko Inafuku de Merletti

KUPFER, M. C. M.;BERNARDINO, L. M. F.MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI; FERRARI, A. G.; SEKKEL, M. C.. FORMAÇÃO POR MEIO DOS IRDI COM PAIS E PROFESSORES: UMA PARCERIA POSSIVEL NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Daniela Bridon dos Santos Reis Brandão

KUPFER, M. C. M.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; PESARO, MARIA EUGENIA;BERNARDINO, L. M. F.; VOLTOLINI, RINALDO. A função educativa no laço professor e bebê a partir do desejo: alcances e limites. 2016. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento) - Insituto de Psicologia - Universidade de São Paulo.

Aluno: Delia Maria Carmen De Césaris

KUPFER, M. C. M.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; FARIA, M. R.; LAJONQUIERE, LEANDRO de;BERNARDINO, L. M. F.. O Uso dos Instrumentos IRDI e AP3 no Acompanhamento da Constituição da Imagem Corporal/Especular de Crianças em Centros de Educação Infantil. 2013. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento) - Insituto de Psicologia - Universidade de São Paulo.

Aluno: REGINA CÉLIA CELEBRONE LOURENÇO

MASSI, G. A. A.; BERBERIAN, A. P.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini. O PAPEL DE UM TRABALHO GRUPAL COM IDOSOS COM A LINGUAGEM. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Distúrbios da Comunicação) - Universidade Tuiuti do Paraná.

Aluno: Ana Carolina Linardi Munguia Payés

LAJONQUIERE, LEANDRO de; KUPFER, M. C. M.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini. O significante cuidado no discurso de educadores em duas creches no município de São Paulo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade de São Paulo.

Aluno: DANIEL KAZAHAYA

KUPFER, M. C. M.;BERNARDINO, L. M. F.MARIOTTO, Rosa Maria Marini. LAÇO SOCIAL E INDICADORES CLÍNICOS: O PAPEL DO SEMELHANTE NO DESENVOLVIMENTO E NA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em PSICOLOGIA ESCOLAR O DO DESENVOLVIMENTO) - Insituto de Psicologia - Universidade de São Paulo.

Aluno: KARIN PRISCILA GONÇALVES PUCOVSKI

VALENTE, T. S.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; MINDAL, C. B.. ASPECTOS DA INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA AUTISTA: O ALUNO-SUJEITO. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Consuelo de Almeida Vasques Fernandes

VALENTE, T. S.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; MINDAL, C. B.. A RELAÇÃO DO PROFESSOR COM SEU ALUNO PSICÓTICO EM PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR: A PALAVRA E O ATO. 2012.

Aluno: Mariane Louise Bonato

Raskin, S.;FAUCZ, F. R.MARIOTTO, Rosa Maria Marini. ESTUDO DO IMPACTO PSICOLÓGICO DOS RESULTADOS FALSO-POSITIVOS NO RASTREAMENTO NEONATAL PARA FIBROSE CÍSTICA. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Ciencias da Saude) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Aluno: Nayanne Costa Freire

FREIRE, N. C.; OLIVEIRA, S.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini; PORTELA, M. V.. PSICANÁLISE E CRIANÇA: AS INFLUÊNCIAS DE FRANÇOISE DOLTO NO DESENHO ANIMADO CAILLOU. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Federal do Paraná.

OLIVEIRA, F. K.;MARIOTTO, Rosa Maria Marini. BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO PUBLICO PARA O CARGO DE PROFESSOR DE ENSINO SUPERIOR NA UEL. 2011. Universidade Estadual de Londrina.

MARIOTTO, Rosa Maria Marini. Curso de Psicologia - Monografias de Conclusão de Curso. 2000. Universidade Tuiuti do Paraná.

MARIOTTO, Rosa Maria Marini. Concurso de Promoção de Carreira Docente. 2000. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

MARIOTTO, Rosa Maria Marini. Monitoria Psicopatologia. 1999. Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Walkiria Helena Grant

GRANT, W. H.; KUPFER, M. C. M.; LAJONQUIÈRE, Leandro de; BERNARDINO, L. M. F.; ALMEIDA, S. F. C.. Cuidar, educar e prevenir: as funcões da creche no desenvolvimento e na subjetivação de bebês.. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de São Paulo.

Leda Mariza Fischer Bernardino

BERNARDINO, L. M. F.; ALMEIDA, S. F. C.;KUPFER, M. C. M.. Cuidar, educar e prevenir: contribuições da psicanálise ao trabalho com bebês em creche. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Ângela Maria Resende Vorcaro

VORCARO, A. M. R.. Fonoaudiologia e Psicanálise: do que é possível no impossível da clínica terapêutica da linguagem. 2001. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Tuiutí do Paraná.

Maria Cristina Machado Kupfer

KUPFER, M. C. M.. Cuidar, educar e prevenir: as funções da creche no desenvolvimento e na subjetivação de bebês. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Maria Cristina Machado Kupfer

KUPFER, M. C. M.; BERNARDINO, L.M.F.;ALMEIDA, S.F.C.. Cuidar, Educar e Prevenir: Contribuições da Psicanálise ao Trabalho com Bebês em Creche. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia da USP.

Leandro de Lajonquière

LAJONQUIÈRE, L.KUPFER, Maria Cristina Machado; BERNARDINO, L. M. F.; ALMEIDA, S. F. C.; GRANT, Walkíria Helena. Cuidar, educar e prevenir: as funções da creche no desenvolvimento e na subjetivação de bebês. 2007. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria Carolina de Paiva Schaedler

FORMAÇÕES DISCURSIVAS, POSIÇÕES SUBJETIVAS: EFEITOS DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR CRIANÇAS NAS RELAÇÕES FAMILIARES; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Charleine Maximiano de Jesus

UM OLHAR PSICANALITICO SOBRE A SIGNIFICAÇÃO DO ABUSO SEXUAL A PARTIR DA TESSITURA DOS LAÇOS AFETIVOS; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Nicole Vieira da Rosa Tontini

A TRANSFERÊNCIA E O ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Eliana Cristina Machiavelli de Santana

NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES E A CRIANÇA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Janaina Vargas Caetano Kistenmacher

UM OLHAR SOBRE A REALIDADE ESCOLAR; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

JULINA FERREIRA

TORNAR-SE MÃE: ENTRISTECIMENTIO E DEPRESSÃO; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Osvaldo Batista de Mello Netto

O NOME-DO-PAI E A ATUALIDADE; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Sonia Terezinha Corrêa Garcia

QUANDO O REAL DA FANTASIA INVADE A CENA; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Simone Moraes Gennari

Uma breve exploração psicanalítica da análise de crianças e o brinquedo virtual; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

GRACE KAMAROSKI

SER PROFESSOR: QUE ESCOLHA É ESTA?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Daniel Rodrigues da Silva

A IMPORTÂNCIA DA INSERÇÃO DA BRINQUEDOTECA NO AMBIENTE HOSPITALAR; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Graciane de Oliveira Schulze

AS CONCEPÇÕES DO BRINCAR SEGUNDO FREUD, MELANIE KLEIN E WINNICOTT; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

CIBELE DENARDI

CONSIDERAÇÕES SOBRE O BRINCAR NA CONTEMPORANEIDADE; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

VIVANE PEDRI

A REPRESENTAÇÃO DE PROFESSORAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA ESCOLA; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

MICHELE FUIZIY

CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O TRATAMENTO DO OUTRO; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

DEBORA THOMAZINE DE GODOY

O DESAMPARO DO EDUCADOR PARA LIDAR COM OS PROBLEMAS DO COTIDIANO NUMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

ISABELA KANITZ

A ÉTICA NA PSICANÁLISE E AS CONDIÇÕES PARA A ENTRADA EM ANÁLISE; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Caroline Moreira

Dois Casos e Uma Questão: qual é o lugar do cuidador na subjetivação da criança?; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Mariana Nogueira Sanches

Cosntituição Subjetiva e Aquisição da Escrita: algumas considerações teórico-clínicas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Josiane de Freitas

Considerações sobre a Transferência; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Maria Renata Taroco

A Dilatação do Imaginário; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Ebenezer Muller

O Antropos Moderno ou O Antro Pós Moderno; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Claudia Leone

Controvérsias sobre o Lugar dos Pais na Clinica Psicanalítica com Crianças; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia Clínica: Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Yoshiko Uchigasaki

O Desmame Precoce e seus Efeitos na Relação Mãe-Bebê; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Adriana Kosdra Rotta

(IM)Parcerias Impossíveis: Direito, Psicanálise e Sujeito; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Cintia de Nigro Moreira da Silva

A Inserção da Brinquedoteca no Campo da Saúde Mental; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Fernanda Scheifer

A Importância do desenho na psicoterapia infantil; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Michele Baptista Nilo

Um Olhar Winnicottiano sobre a Maternagem na Síndrome de Down; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Michelly Wendt Sarmento

Depressão e Câncer de Mama; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Pricilla Buzzachera

A intervenção Hospitalar em crianças e sua relação com a regressão; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Cheila Piaceski

Intervenção Musicoterápica no tratamento de crianças com Síndrome de Down; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Maria José Gomes Barbosa Pipa

Clínica com crianças na atualidade: um estudo de caso; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Valéria de Angelo Ghisi

Anorexia e Bulimia sob uma perspectiva psicanalítica; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Ana Cristina Eccel

Especificidade da clínica psicanalítica com crianças; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Verônica Suzuki Kemmelmeir

Desvelando o segredo na trama da adoção; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Tanielle Pereira

O que deseja a gestante de baixo peso; 2001; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Maria Carolina de Paiva Schaedler

FORMAÇÕES DISCURSIVAS, POSIÇÕES SUBJETIVAS: EFEITOS DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR CRIANÇAS NAS RELAÇÕES FAMILIARES; 2011; Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, FUNDAÇÃO ARAUCARIA; Orientador: Rosa Maria Marini Mariotto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Mayara Figueiredo Nunes

A arte como instrumento de manifestação subjetiva na educação infantil; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Orientador: Mayara Figueiredo Nunes;

Maria Cristina Machado Kupfer

Cuidar, educar e prevenir: as funções da creche no desenvolvimento e na subjetividade de bebês; 2007; 0 f; Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Instituto de Psicologia,; Orientador: Maria Cristina Machado Kupfer;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DA PSICANÁLISE À EDUCAÇÃO A PARTIR DO CONCEITO DE TRANSFERÊNCIA E DISCURSO. EDUCAR EM REVISTA , v. 64, p. 35-48, 2017.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FAMILIARES E SUAS INCIDÊNCIAS NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO ÂMBITO PÚBLICO. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 32, p. 55-63, 2016.

  • KUPFER, M. C. M. ; BERNARDINO, L. M. F. ; PESARO, MARIA EUGENIA ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . METODOLOGIA IRDI NAS CRECHES: EM BUSCA DE UM BOM COMEÇO PARA O DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DE CRIANÇAS DE ZERO A 18 MESES. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 32, p. 81-94, 2016.

  • ROCHA, S. C. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . CLÍNICA PSICANALÍTICA COM CRIANÇAS: REFLEXOES SOBRE SUA ESPECIFICIDADE TÉCNICA E ÉTICA. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 31, p. 45, 2015.

  • KUPFER, MARIA CRISTINA MACHADO ; BERNARDINO, LEDA MARIZA FISCHER ; PESARO, MARIA EUGÊNIA ; MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . Psychological Health Education in Nurseries: Off to a Good Start in the Psychic Development of Children Aged Zero to Eighteen Months. Creative Education , v. 06, p. 2197-2204, 2015.

  • DALSASSO, M. C. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Considerações sobre a clínica psicanalítica com crianças e as estruturas clínicas. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 28, p. 131-152, 2014.

  • WAKAMATSU, M. T. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Elaboração do Luto por meio de histórias infantis em um caso clínico atendido em ambulatorio ligado ao SUS. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 26, p. 149-158, 2013.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; MARIA LUIZA GIZZI . CONSIDERAÇÕES TEORICO-CLINICAS SOBRE A HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 24, p. 105-118, 2012.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; BERNARDINO, L. M. F. . DETECÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE RISCOS PSÍQUICOS PRECOCES: DESFECHO DE UM PROGRAMA ACADEMICO. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso) , v. 30, p. 711-717, 2012.

  • JAQUETTI, R. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . MAU OLHADO: Efeitos constituintes do Laço Mãe-Bebê a partir de uma cena clínica. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 25, p. 97-103, 2012.

  • FERREIRA,Maria Angélica Tosi ; SILVEIRA, Renata Bakker da ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . MÃES QUE AMAM DEMAIS: CONSIDERAÇÕES SOBRE O ÓDIO MATERNO. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 23, p. 75-89, 2011.

  • BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS A PARTIR DE UMA PESQUISA. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 20, p. 131-146, 2010.

  • FUZIY, M. H. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . CONSIDERAÇÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O TRATAMENTO DO OUTRO. Psicologia Argumento (PUCPR. Impresso) , v. v. 28, p. 189-198, 2010.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DO MESTRE AO CAPITAL: NOVOS ARRANJOS DISCURSIVOS NA EDUCAÇÃO. Textura (São Paulo) , v. 7, p. 54-60, 2008.

  • THOMASI, A. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . EM BUSCA DE SI MESMO. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 16, p. 25-30, 2008.

  • OLIVEIRA, C. M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DOIS CASOS E UMA QUESTÃO: QUAL É O LUGAR DO CUIDADOR NA SUBJETIVAÇÃO DA CRIANÇA?. Estilos da Clínica (USP) , v. 13, p. 176-189, 2008.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A fobia na infância e sua relação com a angústia. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. XIV, p. 123-135, 2007.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . "Por que meu pai não agüentou?" Sobre a morte real do pai na clínica com crianças. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. XV, p. 113-126, 2007.

  • LEONE, C. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Controvérsias no tratamento psicanalítico com crianças: qual o lugar dos pais?. Psicologia Argumento , v. 25, p. 135-142, 2007.

  • Bonato, M. ; Raskin, S. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; FAUCZ, F. R. . O Impacto psicológico do diagnóstico positivo do teste do pezinho na relação mãe-bebê. Estudos de Biologia , v. 27, p. 33-37, 2005.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; BENINE, R. . Um bom desencontro: a escrita de uma clínica inscrita na interdisciplinaridade.. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 11, p. 37-48, 2005.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; JAQUETTI, R. . Maternidade contemporânea: novos significantes, velhos desejos. Estilos da Clínica (USP) , São Paulo, v. IX, n.16, p. 50-57, 2004.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; TIMI, M. R. ; BRAGA, L. R. . Um bebê não existe sozinho: considerações sobre a clínica psicanalítica com bebês. Psicologia Argumento , Curitiba, v. 22, n.36, p. 49-56, 2004.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Escriba de um Novo Sujeito: considerações sobre a Vocação Interpretativa da Função Materna. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , Curitiba, v. 8, n.09, p. 99-108, 2004.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; JAQUETTI, R. . Sua Majestade o Bebê: desafio na graduação. Psicologia Argumento , Curitiba, v. 22, n.39, p. 35-38, 2004.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Distúrbios alimentares em bebês: uma interlocução entre a fonoaudiologia e a psicanálise. Distúrbios da Comunicação , São Paulo, v. 14, n.2, p. 263-274, 2003.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Elementos para uma breve reflexão sobre desenvolvimento, subjetividade e corpo em psicanálise. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , Curitiba, v. 7, n.7, p. 225-238, 2003.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Atender, cuidar e prevenir: a creche, a educação e a psicanálise. Estilos da Clínica (USP) , São Paulo, v. VIII, n.15, p. 34-47, 2003.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Lien Conjugal Homosexuel: Famille ou Fratrie. Cahiers de L'Infantile , Paris, v. 2, p. 105-115, 2003.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Laço Conjugal Homossexual: família ou irmandade?. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , Curitiba, v. 6, n.6, p. 91-100, 2002.

  • CHAVES, A. ; AMORIM, D. ; LIMA, R. ; KUSTER, A. M. B. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Alimentação: Material para o Sonho. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 4, p. 127-134, 2000.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Haverá lugar para a Psicanálise no Século XXI?. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , Curitiba, v. III, p. 76-82, 1999.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Clínica com Crianças: Um Breve Comentário. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , v. 3, p. 99-101, 1999.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Violência: Considerações acerca da Pulsão. Associação Psicanalítica de Curitiba em Revista , Curitiba, v. I, p. 75-80, 1997.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Qui-lombo de mulheres. Psicologia Argumento , Curitiba, v. XXII, p. 141-145, 1997.

  • AMORIM, C. ; OLIVEIRA, M. A. C. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Psicologia do Brinquedo. Psicologia Argumento , Curitiba, v. XXI, p. 09-30, 1997.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Do feminista ao feminino: transformações de um discurso. Psicologia Argumento , v. XXI, p. 59-66, 1997.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Terezinha: de Jesus a Mulher - Reflexões acerca da Feminilidade. Revista Amarelinhas Departamento de Psicanálise de Crianças, Curitiba, v. III, p. 63-68, 1996.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Transferência : Eu Sei Lá!. Revista Amarelinhas Departamento de Psicanálise de Crianças, Curitiba, v. II, p. 54-59, 1995.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Amarelas. . . Linhas. Revista Amarelinhas Departamento de Psicanálise de Crianças, Curitiba, v. I, p. 30-32, 1994.

  • KAMERS, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; VOLTOLINI, RINALDO . Por uma (nova) psicopatologia da infância e da adolescência. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2015. v. 01. 320p .

  • KUPFER, M. C. M. (Org.) ; BERNARDINO, L. M. F. (Org.) ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini (Org.) . DE BEBÊ A SUJEITO: A Metodologia IRDI nas creches. 1. ed. São Paulo: Escuta, 2014. v. 01. 304p .

  • KUPFER, M. C. M. (Org.) ; BERNARDINO, L. M. F. (Org.) ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini (Org.) . PSICANÁLISE E AÇÕES DE PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFANCIA. 01. ed. SÃO PAULO: ESCUTA, 2012. v. 01. 292p .

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . CUIDAR, EDUCAR E PREVENIR: AS FUNÇÕES DA CRECHE NA SUBJETIVAÇÃO DE BEBÊS. 1. ed. SÃO PAULO: ESCUTA, 2009. v. 1. 160p .

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O INSTRUMENTO IRDI NO CAMPO DA SAÚDE: aplicações, implicações e reflexões. In: KAMERS, M; MARCON, H.H.; MORETTO, M.L.T.. (Org.). Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de Saúde. 01ed.SÃO PAULO: Escuta, 2016, v. 01, p. 09-399.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Diagnóstico e tratamento de crianças em tempos de psicomedicalização. In: Kamers,M;Mariotto,R.M.M.; Voltolini, R.. (Org.). Por uma (nova) psicopatologia da infância e da adolescência. 1ed.São Paulo: Escuta, 2015, v. 01, p. 288-302.

  • KUPFER, M. C. M. ; BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; TAULOIS, D. . METODOLOGIA IRDI NAS CRECHES: UM ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLIMENTO PSÍQUICO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. In: KUPFER, M.C.M.; SZEJER, M.. (Org.). Luzes sobre a clínica e o desenvolvimento do bebê. 01ed.São Paulo: Instituto Langage, 2015, v. 01, p. 05-440.

  • KUPFER, M. C. M. ; BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Metodologia IRDI: uma intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise. In: Kupfer, M.C.M.; Bernardino, L.M.F; Mariotto, R.M.M. (Org.). DE BEBÊ A SUJEITO: A Metodologia IRDI nas creches. 1ed.São Paulo: Escuta, 2014, v. 01, p. 15-21.

  • KUPFER, M. C. M. ; BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Pesquisa e intervenção com educadores de creche a partir da psicanálise:relato de caso. In: Kupfer, M.C.M.; Bernardino, L.M.F; Mariotto, R.M.M. (Org.). DE BEBÊ A SUJEITO: A Metodologia IRDI nas creches. 1ed.São Paulo: Escuta, 2014, v. 01, p. 283-297.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; SCHAEDLER, M. C. . A INSUSTENTÁVEL PSICOMEDICALIZAÇÃO DA CRIANÇA E SEUS IMPACTOS NO DISCURSO FAMILIAR. In: MARIN, I K ; ARAGAO, R O. (Org.). DO QUE FALA O CORPO DO BEBE. 01ed.SÃO PAULO: ESCUTA, 2013, v. 01, p. 77-89.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; BERNARDINO, L. M. F. . O PROGRAMA DE PREVENÇÃO E ATENDIMENTO INICIAL - PROPAI. In: KUPFER, M.C.M.; BERNARDINO, L.M.F.; MARIOTTO, R.M.M.. (Org.). PSICANÁLISE E AÇÕES DE PREVENÇÃO NA PRIMEIR INFANCIA. 01ed.SÃO PAULO: ESCUTA, 2012, v. 01, p. 15-28.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . COMENTÁRIOS SOBRE AS CRIANÇAS, SUAS FAMILIAS E SEUS SINTOMAS. In: KUPFER; BERNARDINO ; MARIOTTO. (Org.). PSICANÁLISE E AÇÕES DE PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. 01ed.SÃO PAULO: ESCUTA, 2012, v. 01, p. 61-70.

  • SCHAEDLER, M. C. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . FORMAÇÕES DISCURSIVAS, POSIÇÕES SUBJETIVAS: EFEITOS DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR CRIANÇAS NAS RELAÇÕES FAMILIARES. In: KUPFER; BERNARDINO; MARIOTTO. (Org.). PSICANÁLISE E AÇÕES DE PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFANCIA. 01ed.SÃO PAULO: ESCUTA, 2012, v. 01, p. 71-92.

  • KUPFER, M. C. M. ; BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; PESARO, MARIA EUGENIA ; LAJONQUIERE, LEANDRO de ; VOLTOLINI, RINALDO ; MACHADO, A. M. . METODOLOGIA IRDI: UMA AÇÃO DE PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. In: KUPFER;BERNARDINO;MARIOTTO. (Org.). PSICANALISE E AÇÕES DE PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFANCIA. 01ed.SÃO PAULO: ESCUTA, 2012, v. 01, p. 131-145.

  • CHORNE, K. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O ATENDIMENTO CLÍNICO DO LAÇO MÃE-BEBÊ - RELATO DE UM CASO. In: KUPFER;BERNARDINO;MARIOTTO. (Org.). PSICANÁLISE E AÇÕES DE PREVENÇÃO NA PRIMEIRA INFÂNCIA. 01ed.SÃO PAULO: ESCUTA, 2012, v. 01, p. 227-242.

  • COUTINHO, J. N. M. ; HARTMANN, H. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O SENHOR ESTÁ ÀS MOSCAS: QUESTÕES DISCURSIVAS NA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. In: COUTINHO, J.N.M. ; HARTMANN, H.. (Org.). DIREITO E PSICANALISE: INTERSEÇOES E INTERLOCUÇÕES A PARTIR DE O SENHOR DAS MOSCAS DE WILLIAM GOLDING. 01ed.RIO DE JANEIRO: LUMEN JURIS, 2011, v. 01, p. 315-322.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . CUIDAR, EDUCAR E PREVENIR: AS FUNÇÕES DA CRECHE NA SUBJETIVAÇÃO DOS BEBÊS. In: ZORNIG, S.M. A.; ARAGÃO, R. O.. (Org.). NASCIMENTO: ANTES E DEPOIS. CUIDADOS EM REDE. 2ed.CURITIBA: HONORIS CUSA, 2010, v. I, p. 223-235.

  • ADRIANA LUIZA SCHREINER ; MARCO, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DETECÇÃO E CLÍNICA PRECOCE: O RELATO DE UMA EXPERIENCIA. In: BARBOSA, D. C. ; PARLATO-OLIVEIRA, E.. (Org.). PSICANÁLISE E CLÍNICA COM BEBÊS: SINTOMA, TRATAMENTO E INTERDISCIPLINA NA PRIMEIRA INFANCIA. 1ed.SÃO PAULO: INSTITUTO LANGAGE, 2010, v. I, p. 237-254.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; Medeiros, Melania S. . O tempo da Constituição do Sujeito. In: Leda Mariza Fischer Bernardino. (Org.). O Que a Psicanálise pode ensinar sobre a criança, sujeito em constituição. 01ed.São Paulol: Escuta, 2006, v. , p. 09-139.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Psicanálise e Fonoaudiologia: uma proposta de formação interdisciplinar. In: Andréa F. Silveira; Célia A. F. C. Winter; Nancy G. de O. Carneiro. (Org.). Diferentes Olhares sobre Fenômenos Psi: uma contribuição para a formação profissional. 01ed.Cuirtiba: Editora Universitária Champagnat, 2005, v. 01, p. 61-78.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A observação direta de bebês sob base psicanalítica - um desafio na graduação. In: Bernardino, L. M. F. ; Rohenkohl, C. M. F.. (Org.). O bebê e a modernidade: abordagens teórico clínicas. 1ed.São Paulo: Casa do Psicóloga, 2002, v. , p. 245-248.

  • Czelsuniak, A. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . ATE CERTO PONTO O MEDO É NORMAL. JORNAL GAZETA DO POVO, CURITIBA, 26 jul. 2011.

  • Czelsuniak, A. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . INVESTIGAÇÃO PERCORRE AS CRECHES. GAZETA DO POVO, CURITIBA, 02 abr. 2011.

  • SUZANE FRUTUOSO ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PAIS TÓXICOS. REVISTA ISTO É, SAO PAULO, p. 80 - 86, 10 mar. 2010.

  • ALVAREZ, L. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Divã e a Estante. Gazeta do Povo, Curitiba, p. 01 - 01, 20 out. 2007.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Da infância sem fim ao fim da infância. Em Família, Curitiba, p. 28 - 28, 01 out. 2007.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PUCPR oferece tratamento inovador para bebês. Revista Vida Universitária - PUCPR, Curitiba, p. 21 - 21, 01 maio 2007.

  • ROTTA, A. K. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Sujeito do direito ou sujeito do desejo?. Contato - Revista do Conselho Regional de Psicologia 8ª região, Curitiba, p. 20 - 21, 01 ago. 2006.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Entrevista: PALMADAS. Jornal Nota 10 - Jornal de Educação, Curitiba, p. 5 - 5, 01 mar. 2006.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Festa de Natal: celebração ou solidão. O Estado do Paraná, Curitiba, p. 12 - 12, 14 dez. 2004.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . ESCOLA MÃE, ESCOLA PAI. Jornal da Biblioteca Freudiana de Curitiba, Curitiba, 01 ago. 1992.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Brincando de Aprender. Dia a Dia da Criança: Cadernos de Psicanálise de Crianças da BFC.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Dia da Criança. Dia a Dia da Criança: Cadernos dos Departamento de Psicanálise de Crianças da BFC.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Quando o Bebê Começa a Falar; MÃE: Destino ou Desejo; O Controle Esfincteriano; Tio ou Professor?; A Criança e os Sonhos.. Dia da Dia da Criança: Cadernos do Departamento de Psicanálise de Crianças da BFC, Curitiba.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; BERNARDINO, L. M. F. . DETECÇÃO DE RISCOS PSÍQUICOS EM BEBÊS DE BERÇÁRIOS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA. In: IX CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 2009, CURITIBA. Anais do ... Congresso Nacional de Educação. CURITIBA: CHAMPAGNAT, 2009.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A função do educador de creche no desenvolvimento e educação de bebês em creche. In: VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, 2007, Curitiba. Anais do VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. Curitiba: Champagnat, 2007.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Interpretação e Hermenêutica no Surgimento do Sujeito. In: Colóqiuo Franco-brasileiro sobre a clínica com bebês, 2006, Paris. www.scielo.br, 2005.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Pai de Avental: considerações sobre a transmissão do pai e a infância. In: V Colóqiuo do LEPSI IP/FE- USP, 2006, São Paulo. Anais do V LEPSI IP/FE USP - www.scielo.br, 2004.

  • AMORIM, C. ; VICENTE, R. ; SCHMIT, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Professores Reflexivos e o Ensino da Psicoterapia. In: XII ENDIPE - Conhecimento local e conhecimento universal, 2004, Curitiba. Anais do XII ENDIPE, 2004.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Laço Conjugal Homossexual: família ou iramandade. In: Colloque inter-Universitaire: modernité des liens fraternels et conjugaux, fraternité ou communautarisme?, 2001, Paris. Anais do Colóquio inter-universitário paris, 2001.

  • ADRIANA LUIZA SCHREINER ; MARCO, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DETECÇÃO E CLÍNICA PRECOCE O RELATO DE UMA EXPERIENCIA. In: V ENCONTRO NORDESTINO SOBRE PSICANÁLISE E CLÍNICA COM BEBÊS, 2009, SALVADOR. ANAIS DO V ENCONTRO NORDESTINO SOBRE PSICANÁLISE E CLÍNICA COM BEBÊS, 2009. v. 01.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; Raskin, S. ; Bonato, M. . O Impacto Psicológico do Rastreamento Positivo da Fibrose Cística no Estabelecimento do Laço entre Mãe-Bebê. In: XVII Congresso da ABENEPI: O futuro de uma geração, 2005, Curitiba. Anais do XVII ABENEPI: O Futuro de uma Geração, 2005. v. 01. p. 03-76.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil - uma articulação entre desenvolviemento, tempo e estrutura. In: V Encontro Nacional sobre o Bebê, 2004, Belo Horizonte. V Encontro Nacional sobre o Bebê - Anais, 2004.

  • SILVA, M. B. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A noção de Infância e Infantil como Fundamento para a Ação do Psicólogo Educacional. In: VI Encontro Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - CONPE, 2003. Anais do VI CONPE, 2003.

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Aprendendo a ser bebê e ensinando o aluno - a observação de recém-natos como proposta curricular no curso de psicologia. In: IV Encontro Nacional sobre o Bebê, 2002, Brasília. IV Encontro Nacional sobre o Bebê - Anais, 2002.

  • PESARO, MARIA EUGENIA ; MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . ORIENTAÇÃO PARA USO DO ROTEIRO IRDI. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . É SÓ NA SOFRÊNCIA? O PSICANALISTA E A CLÍNICA COM CRIANÇAS HOJE. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . PSICANÁLISE COM CRIANÇAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . O LUGAR DA INFÂNCIA NA SOCIEDADE ATUAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . A METODOLOGIA IRDI NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES E PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, ROSA MARIA MARINI . INFÂNCIA E HIPERMODERNIDADE: RESSONANCIAS CLÍNICAS E SUBJETIVAS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PERGUNTAS NORTEADORAS EM SAUDE MENTAL PARA O PEDIATRA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DIAGNOSTICO E TRATAMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS: DESAFIOS CLINICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KUPFER, M. C. M. ; BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . IRDI METHODOLOGY: A PSYCHOANALYTICAL THEORY-BASED INTERVENTION WITH NURSERY EDUCATORS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUNES, M. ; CONSULIN, E. ; PEREIRA, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . APLICAÇÃO DO MASLACH BURNOUT INVENTORY EM FUNCIONARIAS DE UMA CRECHE DE CURITIBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CONSULIN, E. ; PEREIRA, M. ; NUNES, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A ARTE COMO INSTRUMENTO DE MANIFESTAÇÃO SUBJETIVA NA EDUCAÇAO INFANTIL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NUNES, M. ; CONSULIN, E. ; PEREIRA, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . APLICAÇÃO DO MASLACH BURNOUT EM FUNICONARIAS DE UMA CRECHE DE CURITIBA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DETECÇÃO, PREVENÇÃO, TRATAMENTO E PESQUISA DE RISCOS PSIQUICOS PRECOCES NA UNIVERSIDADE. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SCHAEDLER, M. C. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . OS IMPACTOS DA PSICOMEDICALIZAÇÃO NO DISCURSO PARENTAL. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . CUIDAR EDUCAR E PREVENIR: AS FUNÇÕES DA CRECHE NA SUBJETIVAÇÃO DE BEBÊS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, MÁRCIA ; DOSSENA, ANGELINI L. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; BERNARDINO, L. M. F. . DETECÇÃO DE RISCOS PSÍQUICOS EM BEBÊS DE BERÇARIOS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA ATRAVÉS DO IRDI 18. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVEIRA, Renata Bakker da ; FERREIRA,Maria Angélica Tosi ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . MÃES QUE AMAM DEMAIS: QUESTÕES SOBRE O ÓDIO MATERNO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . COMO AMAM AS CRIANÇAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; SCHAEDLER, M. C. . A PSICOMEDICALIZAÇÃO DA CRIANÇA E SEUS IMPACTOS NO DISCURSO FAMILIAR. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DOSSENA, ANGELINI L. ; BERNARDINO, L. M. F. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DETECÇÃO DE RISCO PSIQUICO ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DO IRDI EM CRECHES DE CURITIBA. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O SENHOR ESTÁ ÀS MOSCAS: QUESTÕES DISCURSIVAS NA CLÍNICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • ADRIANA LUIZA SCHREINER ; MARCO, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DETECÇÃO E CLÍNICA PRECOCE: O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; BERNARDINO, L. M. F. . DETECÇÃO DE RISCOS PSÍQUICOS EM BEBÊS DE BERÇÁRIOS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PSICANÁLISE COM BEBÊS: PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Cuidar, educar e prevenir: as funções da creche no desenvolvimento e subjetivação de bebês. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE RISCOS PSÍQUICOS PRECOCES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . DETECÇÃO, PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE RISCOS PSÍQUICOS: UMA EXPERIENCIA ACADÊMICA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O QUE FRANÇOISE DOLTO NOS ENSINOU SOBRE A CRIANÇA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . BASES PSICANALÍTICAS DA CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Função do Educador de Creche no Desenvolvimento e na Subjetivação de Bebês. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Clínica com Bebês e seus Cuidadores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Psicanálise e Criança. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Psicanálise na Contemporaneidade. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Clinique des bébés: le support de la recherche. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Bonato, M. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini ; Raskin, S. . O Impacto Psicológico do Rastreamento Positivo da Fibrose Cística no Estabelecimento do laço entre Mãe-bebê. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Aspectos Psicossomáticos das Doenças Respiratórias. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A pesquisa multicênctrica de indicadores de risco para o desenvolvimento infantil. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Pai de Avental - Como o Pai tem educado e o que as crianças têm aprendido. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Marilane de Souza ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Uma experiência na instituição escolar: a infãncia em discussão. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Os Desafios Atuais no Trabalho com Bebês. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Transformações no Ciclo de Vida Familiar na Adolescência. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . De que alimento se fala: aspectos estruturais e instrumentais na assistência à alimentação de bebês hospitalizados. 2001. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Laço Conjulgal Homossexual: Família ou Irmandade. 2001. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Aspectos emocionais do trabalho infantil. 2000. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Haverá lugar para a psicanálise no século XXI ?. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Amamentação: uma reflexão psicanalítica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Amamentação: Uma Reflexão Psicanalítica. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Feminino. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Qui-lombo da Mulher. 1997. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Gos, j. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . AUTISMO. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Gomes, Carolina ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . AUTISMO. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

WOLF, C. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . POLÊMICA LEI DA PALMADA. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PSICOLOGIA CLÍNICA: ABORDAGEM PSICANALITICA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . SAUDE MENTAL, PSICOPATOLOGIA E PSICANÁLISE. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PSICOPEDAGOGIA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . PSICANALISE: CLINICA E POLITICAS PUBLICAS DE SAUDE MENTAL. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Educação Infantil e a constituição subjetiva. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Psicopedagogia. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Projeto de Extensão Seminários Introdutórios de Psicanálise. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Psicopedagogia. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Tratamento e Escolarização de Crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Bioética e Saúde Mental. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Curso de Aperfeiçoamento no Atendimento à Família. 2005. .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . IX Curso de Multiplicadores Interdisciplinares de Aleitamento Materno. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Identificação e Abordagem da Gestante de Risco. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . V Curso de Multiplicadores Interdisciplinares de Aleitamento Materno. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . III Curso de Multiplicadores do Aleitamento Materno. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Conversando Sobre Bebês. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Seminários de Psicanálise de Crianças. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Brincar: Desenvolvimento e Aprendizagem. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Seminários Introdutórios sobre Clínica: Módulo Psicanálise de Crianças. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Brinquedo: Pensar e Fazer. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Psicologia do Brinquedo. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

WOLF, c. ; MARIOTTO, Rosa Maria Marini . GLOBO COMUNIDADE: A LEI DA PALMADA. 2010.

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Avaliação e Tratamento em Vias Aéreas Superiores. 2005 (Mesa Redonda) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Aperfeiçoamento no atendimento à família. 2005 (Cursos Ministrados) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Benefícios Psicoafetivos da Amamentação. 2002 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Identificação e Abordagem da Gestante deRisco. 2002 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Os desafios atuais no trabalho com bebês. 2001 (Congresso) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Transformações no Ciclo de Vida Familiar na Adolescência. 2001 (Jornada) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Prática e a Clínica Psicanalíticas. 2001 (Seminário) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . A Clínica com Crianças e a Formação. 2001 (Grupo de Trabalho) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Projeto de Implantação do Trabalho Psicanalítico nos Serviços Hospitalares que atendem a primeira infância. 2001 (Pesquisa) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Aspectos Instrumentais e Estruturais dos Distúrbios Alimentares nos Bebês.. 2001 (Pesquisa) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Congresso Internacional de Psicanálise e Clínica de Bebês e III Encontro Nacional sobre Bebês. 2001 (Congresso) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Aspectos Emocionais no Trabalho Precoce. 2000 (Seminário) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Conversando sobre Bebês. 2000 (Curso de Extensão) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . XI Seminário de Psicologia Aplicada. 2000 (Pesquisa) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Concurso Promoção de Carreira Docente. 2000 (Banca) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Avaliação do Curso de Psicologia da UTP. 2000 (Banca) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Haverá lugar para a psicanálise no século XXI?. 1999 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Amamentação: uma reflexão psicanalítica. 1999 (Seminário) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Psicanálise com Crianças. 1999 (Seminário) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Monitoria de Psicopatologia. 1999 (Banca) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Feminino. 1998 (Mesa Redonda) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Monitoria de Psicopatologia. 1998 (Banca) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Brincar: Abordagem Psicanalítica. 1997 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Do Feminista ao Feminino: Trans-Formações de um Discurso. 1997 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Qui-lombo da Mulher. 1997 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Semana de Psicologia da PUCPR. 1997 (Semana Acadêmica) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Seminários de Psicanálise de Crianças. 1996 (Seminário) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Seminários Introdutórios Sobre Clínica. 1996 (Seminário) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Monitoria para Psicopatologia. 1996 (Banca) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Psicanálise e Educação. 1994 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Brincar e o Significante. 1993 (Palestras Proferidas) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Módulos Introdutórios de Psicanálise de Crianças. 1993 (Cursos Ministrados) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . Brinquedo - Pensar e Fazer. 1993 (Cursos Ministrados) .

MARIOTTO, Rosa Maria Marini . O Brinquedo Como Instrumento. 1991 (Palestras Proferidas) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    TRATAR E EDUCAR EM TEMPOS DE AUTISMO, Descrição: Atualmente, é fácil constatar um aumento brutal da incidência dos diagnósticos de autismo, em decorrência da alteração dos critérios diagnósticos proposta pelo DSM-5, realizada a partir de uma visão organicista e determinista do autismo. A psicanálise propõe uma outra visão desse quadro, e entende que um bebê com sinais de desconexão é uma criança em sofrimento psíquico e em risco de evolução autística, evolução que pode, porém, ser interrompida caso haja uma intervenção a tempo. Desta perspectiva, a prevenção e a intervenção precoces aparecem como respostas possíveis, tanto para combater a fúria diagnóstica como para intervir precocemente logo que surjam os sinais de risco de evolução autística. A Pesquisa Multicêntrica de Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDI) realizada de 2000 a 2008, buscou criar indicadores capazes de dar aos pediatras um instrumento de detecção precoce de risco psíquico para o desenvolvimento infantil. No entanto, ainda são grandes as dificuldades para uma efetiva implementação de uma prática de intervenção precoce com bebês em risco de evolução para as psicopatologias graves da primeira infância, estando entre elas o autismo. Para prosseguir no trabalho de detecção e intervenção precoces, a pesquisa IRDI nas creches foi ao campo educativo para lá localizar os primeiros sinais de risco e ali, no próprio campo educativo, acompanhar a professora e infletir a direção do que poderia ter sido uma evolução rumo àquelas psicopatologias. A metodologia IRDI nas creches já apresentou resultados parciais que apontam na direção de sua validação.. Mas falta agora sua validação por meio de um procedimento sistemático para mostrar que ela pode fazer diminuir a incidência de problemas psíquicos detectáveis a partir de 3 anos de idade. Além disso, há bebês para quem os indicadores não se alteram, ainda que a professora tenha mudado sua posição diante dele: nesses casos, os pais precisam ser "convocados". Pretende-se, então, propor a abordagem dos pais também no campo do educativo, oferecendo uma alternativa à psicanálise com bebês. Pretende-se assim realizar uma pesquisa que se desdobrará em dois eixos simultaneamente. No primeiro eixo, o objetivo é o de validar a metodologia IRDI nas creches, o que poderá confirmar o valor e a importância de se reintroduzir a preocupação com a promoção da saúde mental nas instituições de educação infantil atuais. No segundo eixo, o objetivo é o de investigar a eficácia do de realizar o acompanhamento de pais e bebês em risco de evolução autística no interior do campo educativo, por meio da Educação Terapêutica. Para o primeiro objetivo - a validação da Metodologia IRDI - serão avaliadas 331 crianças de três anos, sendo 188 sorteadas do banco de dados constituído na primeira fase da pesquisa (grupo caso), e 143 crianças selecionadas aleatoriamente no grupo controle (constituído por creches-espelho), por meio da AP3 adaptada às creches. Para o segundo objetivo - a realização do acompanhamento de pais e bebês - serão selecionados 20 bebês com indicadores ausentes não "presentificados", e acompanhados por um ano por dez pesquisadores, por meio da Educação Terapêutica. Espera-se que a metodologia IRDI e o acompanhamento de pais/bebês tenham comprovado seu valor de promover, no campo educativo, a saúde mental e a prevenção de problemas graves da primeira infância... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Coordenador / Maria Cristina Machado Kupfer - Integrante / LEDA MARIZA FISCHER BERNARDINO - Integrante / LEANDRO DE LAJONQUIERE - Integrante / MARIA EUGENIA PESARO - Integrante / Andrea Gabriela Ferrari - Integrante.

  • 2012 - Atual

    PREVENÇÃO PROMOÇÃO E ATUAÇÃO EM SAUDE MENTAL, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leda Mariza Fischer Bernardino em 27/07/2012., Descrição: Implantar um campo de pesquisas na área do desenvolvimento humano, do período da primeiríssima infância até a idade adulta, no sentido da prevenção de distúrbios psíquicos no campo da saúde, de promoção de saúde mental no campo da educação; e de ações de acolhimento e acompanhamento de qualidade nos casos de distúrbios já instalados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Integrante / LEDA MARIZA FISCHER BERNARDINO - Coordenador.

  • 2012 - Atual

    METODOLOGIA IRDI - uma intervencão com educadores de creche a partir da psicanalise, Descrição: Sabe-se que os cuidados dirigidos às crianças na primeira infância podem diminuir significativamente a incidência de transtornos mentais tanto na infância como na idade adulta. Considerando que os profissionais de educação infantil estão ao lado dos familiares nos cuidados e na educação das crianças pequenas, assumindo também uma função formativa, entende-se que esses profissionais precisam estar preparados para acompanhar o desenvolvimento psíquico das crianças sob seus cuidados, de modo a contribuir para a promoção, desde a primeira infância, de saúde mental, concebida a partir da teoria psicanalítica. O presente projeto terá como objetivo avaliar o uso da metodologia IRDI como instrumento de promoção de saúde mental de crianças em instituições de educação infantil. A metodologia IRDI é constituída por: 1) formação teórica sobre a constituição psíquica dirigida aos professores de creches; b) acompanhamento em serviço dos professores; c) aplicação de 31 indicadores clínicos de desenvolvimento infantil para a avaliação e o acompanhamento das crianças de zero a dezoito meses que estão sob os cuidados dos professores formados e acompanhados pela metodologia IRDI. O presente estudo será realizado em duas etapas, sendo que apenas a primeira é objeto desta solicitação de auxílio à pesquisa. Na primeira etapa, serão formados e acompanhados, por um ano, 45 professores e respectivas 315 crianças matriculadas em berçários 1 de creches da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, de Diadema, nas creches da Universidade de São Paulo e de Curitiba, constituindo o grupo caso. Um segundo grupo de 45 professores e respectivos 315 alunos constituirão um grupo controle, sem aplicação da metodologia IRDI. No grupo caso será feita a avaliação de retenção imediata e, após um ano, a avaliação de retenção tardia.Nesta etapa, pretende-se avaliar o valor da metodologia IRDI como instrumento de preparação de professores para o acompanhamento do desenvolvimento psíquico de crianças. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Integrante / Maria Cristina Machado Kupfer - Coordenador / LEDA MARIZA FISCHER BERNARDINO - Integrante / LEANDRO DE LAJONQUIERE - Integrante / RINALDO VOLTOLINI - Integrante / MARIA EUGENIA PESARO - Integrante / Cristina Keiko Inafuku de Merletti - Integrante / Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi - Integrante / Ana Maria Ulhôa Escobar - Integrante.

  • 2011 - 2012

    FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE CRECHE PARA O ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO PSÍQUICO DE CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS DE IDADE, Descrição: Considerando, portanto, que os profissionais de educação infantil estão ao lado dos familiares nos cuidados e na educação das crianças pequenas, assumindo também uma função formativa, entende-se que esses profissionais precisam estar preparados para acompanhar o desenvolvimento psíquico das crianças sob seus cuidados, de modo a contribuir para a promoção, desde a primeira infância, de saúde mental. Na medida em que são poucos os instrumentos utilizados atualmente para esse fim, o presente projeto terá como objetivo avaliar o uso da metodologia IRDI como instrumento de promoção de saúde mental de crianças em instituições de educação infantil.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (7) . , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Integrante / Maria Cristina Machado Kupfer - Coordenador / LEDA MARIZA FISCHER BERNARDINO - Integrante / LEANDRO DE LAJONQUIERE - Integrante / RINALDO VOLTOLINI - Integrante / MARIA EUGENIA PESARO - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2012

    ANÁLISE DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR CRIANÇAS ATENDIDAS PELO PROPAI E SEUS EFEITOS NO DISCURSO PARENTAL, Descrição: A pesquisa visa discutir os efeitos discursivos familiares a partir do uso de psicofármacos por crianças atendidas no Programa de Prevenção e Atendimento Inicial (PROPAI) da PUCPR.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) . , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Coordenador / Maria Carolina Schaedler - Integrante / Gean Antonio de Paula - Integrante., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2014

    ACOMPANHAMENTO E INTERVENÇÃO CLÍNICA DE BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS EM SITUAÇÃO DE RISCO PSÍQUICO, Descrição: Apresenta a proposta de realização de uma pesquisa junto aos pacientes atendidos pelo Programa de Prevenção e Atendimento Inicial da PUCPR com fins de desenvolver e sistematizar ações de detecção precoce e de intervenção clínica com bebês e crianças pequenas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Coordenador / LEDA MARIZA FISCHER BERNARDINO - Integrante.

  • 2009 - 2010

    DETECÇÃO DE RISCOS PSÍQUICOS EM BEBÊS DE BERÇÁRIOS DE CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE CURITIBA, ATRAVÉS DO PROTOCOLO IRDI-18, Descrição: Aplicação do instrumento de detecção precoce de riscos para o desenvolvimento infantil IRDI-18 na população de crianças dos Berçários dos Centros Municipais de Educação Infantil. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Integrante / LEDA MARIZA FISCHER BERNARDINO - Coordenador.

  • 2001 - 2008

    Leitura da constituição e da psicopatologia do laço social por meio de indicadores clínicos:uma abordagem atravessada pela psicanálise, Descrição: Trata-se de Projeto Temático da FAPESP. Dentro do projeto constam duas pesquisas: 1) "Efeitos do tratamento psicanalítico institucional sobre a circulação social de crianças psicóticas" (associada à bolsa de produtividade do CNPq); 2) "Indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil (em convênio com o Ministério da Saúde) As pesquisas busca validar a leitura da constituição e da psicopatologia do laço social por meio de indicadores clínicos, constituídos a partir do referencial teórico da Psicanálise, e recebendo a contribuição dos campos da Psicologia do Desenvolvimento, da Pediatria, da Psiquiatria, da Educação e da Fonoaudiologia. Partindo da importância que assume, para a Psicanálise, a noção de laço social na constituição do sujeito, pretende-se investigar o uso de indicadores clínicos de risco capazes de: 1) detectar já no primeiro ano de vida a interrupção do laço da criança com a figura materna; 2) permitir o acompanhamento do tratamento de crianças e adolescentes nos quais os transtornos advindos da interrupção precoce do laço já tenham sido instalados. Esses dois objetivos serão investigados por meio de dois subprojetos. Justitica-se o uso de indicadores clínicos a partir da premissa de que a instalação da subjetividade pode ser verificada através dos efeitos indiretos que essa instalação determina... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rosa Maria Marini Mariotto - Integrante / Maria Cristina Machado Kupfer - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

PATRONESSE CURSO DE PSICOLOGIA MATUTINO, PUCPR.

2010

PATRONESSE CURSO DE PSICOLOGIA - MATUTINO, PUPR.

2009

PATRONESSE - CURSO DE PSICOLOGIA TURMA 2º SEMESTRE, PUCPR.

2008

PROFESSORA HOMENAGEADA NO CURSO DE PSICOLOGIA - TURMA 2º SEMESTRE, PUCPR.

2006

Patronesse, Curso de Psicologia PUCPR.

2005

Professora Homenageada, Curso de Psicologia PUCPR.

2005

Professora Homenageada, Curso de Psicologia PUCPR - Turma Segundo Semestre.

2001

Paraninfa do Curso de Psicologia, Curso de Psicologia PUCPR - Turma A.

2001

Professora Homenageada, Curso de Psicologia - Turma B.

2000

Professora Homenageada, Curso de Psicologia PUCPR.

1999

Paraninfa do Curso de Psicologia, Curso de Psicologia PUCPR.

1998

Professora Homenageada, Curso de Psicologia PUCPR - Turma B.

1998

Professora Homenageada, Curso de Psicologia PUCPR - Turma A.

1997

Professora Homenageada, Curso de Fonoaudiologia PUCPR.

1996

Professora Homenageada, Curso de Fonoaudiologia PUCPR.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • ASSOCIAÇÃO PSICANALITICA DE CURITIBA. , Rua: GENEROSO BORGES, 316, BATEL, 80440-010 - Curitiba, PR - Brasil, Telefone: (41) 33431312, Fax: (41) 3301621, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: PESQUISA E DESENVOLVIMENTO, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Laboratorio de Psicopatologia

    Outras informações:
    pesquisa e desenvolvimento

    Atividades

    • 03/2012

      Pesquisa e desenvolvimento , DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA, .,Linhas de pesquisa

  • 2011 - 2011

    Fundação Universidade Regional de Blumenau

    Vínculo: PROFESSOR DE ESPECIALIZAÇÃO, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 15

    Outras informações:
    PROFESSOR DA ESPECIALIZAÇÃO EM Psicanálise: clínica e políticas públicas de saúde mental. Disciplinas: Sintoma Analítico: teoria e Clínica Seminário de Orientação Monográfica

  • 2010 - Atual

    Lugar de Vida - Centro de Educação Terapêutica

    Vínculo: Professor vistante, Enquadramento Funcional: professor

    Outras informações:
    Professor convidado para os cursos: A Educação Infantil e a constituição subjetiva

  • 1989 - 1990

    Jardim de Infância Turminha da Mônica e Magali S C Ltda

    Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 0

    Atividades

    • 09/1989 - 06/1990

      Serviços técnicos especializados , Jardim de Infância Turminha da Mônica e Magali S C Ltda, .,Serviço realizado, Psicóloga Escolar.

  • 1991 - 2012

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: PROFESSOR ADJUNTO, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Até a presente data.

    Atividades

    • 01/2009

      Ensino, Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO

    • 02/2008

      Pesquisa e desenvolvimento , Curso de Psicologia, .,Linhas de pesquisa

    • 05/2007

      Ensino, PSICOPEDAGOGIA, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, DESENVOLVIMENTO INFANTIL: DIMENSÃO AFETIVA

    • 08/2006

      Serviços técnicos especializados , Clínica de Psicologia, .,Serviço realizado, Implantação e coordenação do ProPai - Programa de Prevenção e Atendimento Inicial: Clínica de Bebês.

    • 02/2006

      Estágios , Clínica de Psicologia, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado em Psicologia Clínca.

    • 02/2006

      Estágios , Clínica de Psicologia, .,Estágio realizado, Supervisora de Estágio em Psicologia da Educação.

    • 09/2004

      Ensino, Psicologia Clínica: Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Infância e o Infantil e sua relação com o Outro Social, CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA, Estruturas Clínicas

    • 01/2003

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da Revista Psicologia Argumento ISSN 0103-7013.

    • 08/2001

      Ensino, Saúde Mental Psicopatologia e Psicanálise, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA, A Infancia e o Infantil na relação com o Outro Social, Estruturas Clínicas

    • 02/2001

      Ensino, Curso de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Aspectos Evolutivos e Estruturais do Comportamento Humano na Infância, Laboratório de Práticas Clínicas

    • 04/2010 - 04/2010

      Extensão universitária , Curso de Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, JORNADA SOBRE AUTISMO E OUTROS RISCOS PSIQUICOS NA INFANCIA.

    • 01/2009

      Extensão universitária , Curso de Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, O TRABALHO COM BEBÊS NA CLÍNICA E NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

    • 01/2008

      Extensão universitária , Curso de Psicologia, .,Atividade de extensão realizada, TRIBUTO A FRANÇOISE DOLTO: O QUE DOLTO NOS ENSINOU SOBRE BEBÊS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES E PSICOSE.

    • 11/2005 - 12/2005

      Ensino, Bioética, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Saúde Mental

    • 11/2004 - 11/2004

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenadora da Conferência "Diretrizes Nacionais para a Psicoterapia: o futuro do campo clínico em debate" com o prof. dr. Luiz Alberto Hanns.

    • 02/1991 - 12/2000

      Ensino, Curso de Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bases Epistemológicas das teorias de personalidade, Educação do Excepcional, Estágio Supervisionado em Psicologia Escolar, Psicologia da Personalidade, Psicologia da Personalidade III e IV, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Escolar I e II, Psicologia Geral, Psicologia VII e VIII, Psicomotricidade aplicada a Fonoaudiologia, Psicopatologia

    • 09/2000 - 09/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Clínica de Psicologia, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Científica do XI Seminário de Psicologia Aplicada da PUCPR.

    • 01/2000

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação do Curso Conversando sobre bebês.

    • 01/1999

      Ensino, Psicoterapia Enfoque Psicanalítico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Ética

    • 01/1999

      Ensino, Psicoterapia Enfoque Psicanalítico, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, A Transferência na Psicanálise com crianças

    • 05/1997 - 05/1997

      Extensão universitária , Coordenadoria de Extensão, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação da Semana Acadêmica de Psicologia.

  • 2011 - 2012

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor

  • 1987 - 1988

    Banco Bamerindus do Brasil

    Vínculo: Psicóloga, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 0

    Atividades

    • 03/1987 - 11/1988

      Serviços técnicos especializados , Banco Bamerindus do Brasil, .,Serviço realizado, Prestação de Serviços - Psicóloga.

  • 1989 - 1990

    Escola Turminha do Cebolinha Ensino Pré Escolar e 1º Grau

    Vínculo: Psicóloga Escolar, Enquadramento Funcional: Psicóloga Escolar, Carga horária: 0

    Atividades

    • 09/1989 - 06/1990

      Serviços técnicos especializados , Escola Turminha do Cebolinha Ensino Pré Escolar e 1º Grau, .,Serviço realizado, Psicóloga.

  • 1986 - 1991

    Pré Escola Instituto Educacional Nova Geração

    Vínculo: Psicóloga Escolar, Enquadramento Funcional: Psicóloga, Carga horária: 0

    Atividades

    • 08/1986 - 07/1991

      Serviços técnicos especializados , Pré Escola Instituto Educacional Nova Geração, .,Serviço realizado, Psicóloga Escolar.

  • 1993 - 1995

    Universidade Tuiuti do Paraná

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Assistente Nível V, Carga horária: 0

    Atividades

    • 01/1993

      Ensino, Psicologia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Psicologia do desenvolvimento