Carlos Francisco Sampaio Bonafé

Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Proteínas, atuando principalmente nos seguintes temas: termodinâmica da interação proteína-proteína e de agregados virais, cooperatividade, alosterismo, cinética enzimática, desnaturação de proteínas e alta pressão em sistemas biológicos, incluindo inativação de bactérias e vírus por pressão. Pós doutoramento no Instituto Helmholtz para Doenças Infecciosas, em Braunschweig, Alemanha (08/2009 a 08/2010). Nessa oportunidade trabalhou com "spot synthesis", que é a síntese de peptídeos em papel, e com síntese de peptídeos em fase resina.

Informações coletadas do Lattes em 23/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia)

1988 - 1993

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Efeito de alta pressão hidrostática em proteínas oligoméricas de alto peso molecular
Jerson Lima da Silva. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: alta pressão; deriva conformacional; Hemoglobina; hemocianina.Grande área: Ciências Biológicas

Mestrado em Biologia Funcional e Molecular

1986 - 1988

Universidade Estadual de Campinas
Título: Estudos bioquímicos e físicos da hemoglobina extracelular de Glossoscolex paulistus (Oligochaeta),Ano de Obtenção: 1988
Orientador: Nilce Correa Meirelles
Palavras-chave: Hemoglobina; Eritrocruorina.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Medicina

1980 - 1985

Universidade Estadual de Campinas

Curso técnico/profissionalizante em Química

1976 - 1978

Colégio Técnico Industrial Conselheiro Antonio Prado

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

1999

Livre-docência. , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil. , Título: Efeito de alta pressão hidrostática em sistemas biológicos, Ano de obtenção: 1999., Palavras-chave: alta pressão; hemocianina; Hemoglobina; vírus do mosaico do tabaco; TMV; inativação viral por pressão. , Grande área: Ciências Biológicas

2009 - 2010

Pós-Doutorado. , Helmholtz Centre for Infection Research, HZI, Alemanha. , Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

1990 - 1993

Pós-Doutorado. , University of Illinois - System, UILLINOIS, Estados Unidos. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Biológicas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Química de Macromoléculas/Especialidade: Proteínas.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biofísica / Subárea: Biofísica Molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Cleide Mara Rosa da Silva

Bonafe, C.F.S.. Renaturação das proteínas não estruturais 1 (NS1) dos vírus da zika e da dengue utilizando altas pressões. 2017. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Nuclear) - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Aluno: Joelma Mauricio Vieira

BONAFE, C. F. S.. Inativação de Parvovírus Suíno (PVS) por alta pressão hidrostática e produção de anticorpos visando o desenvolvimento de vacinas. 2011. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ricardo D urães de Carvalho

BONAFE, C. F. S.. Efeito da alta pressão hidrostática em Aeromonas hydrophila AH 191 crescida em leite e em meio de cultura. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thiago Vargas Seraphin

BONAFE, C. F. S.. Estudos bioquímicos e biofísicos de proteínas de choque-térmico da família HSP40 de cana-de-açúcar e de levedura. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Almir Samuel Zanca

BONAFE, C. F. S.. Identificação de microRNAs em Cana-de-Açúcar. 2009 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Daniel Jiro Kota

BONAFE, C. F. S.. Purificação e caracterização de uma citotoxina produzida por amostras de Enterobacter cloacae isoladas de pacientes com infecção hospitalar. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Julio Cesar da Silva

BONAFE, C. F. S.. Estudo estrutural de mudanças conformacionais de macromoléculas em uma solução usando espalhamento de raios-X. 2007. Dissertação (Mestrado em Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Douglas Ricardo Norberto

BONAFE, C. F. S.. Efeito da temperatura e alta pressão hidrostática na termodinâmica da dissociação da hemoglobina extracelular. 2007. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cíntia Cristina Garcia Moreira

BONAFE, C. F. S.. Estudo comparativo do desempenho de fios de sutura de categute com e sem manchas visando a redução de perdas no processo. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Roberta Regina Ruela de Sousa

BONAFE, C. F. S.; NOVELLO, J. C.; GRANGEIRO, P. A.. Purificação e regulação por óxido-redução da proteína tirosina fosfatase de membranas de linfócitos humanos. 2005. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Luis Rocha Santos

BONAFE, C. F. S.SILVA, J. L.; PESSINE, F. B. T.. Efeito de prótons na dissociação do TMV. 2004. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Ailton Conceição Bispo

BONAFE, C. F. S.. Modelo estequiométrico da cooperatividade. 2002. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cláudia Cristina Gregorini

BONAFE, C. F. S.. Isolamento parcial de frações protéicas plasmáticas de ratos com tumor de Walker 256 associadas às alteração da fragilidade osmótica de hemácias. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudia Bandeira Kobarg

BONAFE, C. F. S.. Caracterização do gene BZO2H1 de Arabidopsis thaliana que codifica um fator de transição do tipo bZIP homólogo ao fator O2 do milho. Análise comparativa de sua especificidade de ligação ao DNA. 2001. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cristiano Luis Pinto de Oliveira

BONAFE, C. F. S.. Simulação do espalhamento de raios X por macromoléculas em solução através da construção de modelos tridimensionais de baixa resolução. 2001 - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rubens tomio Honda

BONAFE, C. F. S.. Estudo funcional e estrutural da hemoglobina I do matrinxã (Brycon cephalus, Pisces). 2001. Dissertação (Mestrado em Biofísica Molecular) - Universidade de São Paulo, Rio Preto.

Aluno: Alessandra Archilha Vido

BONAFE, C. F. S.. Estudo do Componente Hemolítico da Anemia do Câncer: Efeito do Estresse Osmótico e Metabólico nos Eritrócitos de Ratos Portadores de Tumor de Walker 256. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Euripedes de Almeida Ribeiro Júnior

BONAFE, C. F. S.. Identificação da Enzima óxido Nítrico Sintase em Vegetais. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia)) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Rosiani Carla Baron Telles

BONAFE, C. F. S.. Estudo termodinâmico da dissociação de vírus do mosaico do tabaco (TMV) por pressão e baixa temperatura. 1998. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claúdia Maria Ribeiro Vital

BONAFE, C. F. S.. Dissociação de vírus do mosaico do tabaco por alta pressão hidrostática. 1996. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Pedro Caetano de Sousa Jr

BONAFE, C. F. S.. Estudo Comparativo entre a Estabilidade Estrutural das Cepas Selvagem e Mutantes do Bacteriófago P22. 1996. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marisa Carvalho Suarez

BONAFE, C. F. S.. Efeito da Alta Pressão e Baixas Temperaturas em Tropomiosina e Troponina C. 1995. Dissertação (Mestrado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Yuri de Abreu Mendonça

BONAFE, C. F. S.. Clonagem e caracterização de uma Hsp90 de Citrus sinensis potencialmente envolvida no processo infectivo do fitopatógeno Xanthomonas citri. 2011. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Douglas Ricardo Norberto

BONAFE, C. F. S.. Aspectos termodinâmicos e bases moleculares na interação de proteínas monoméricas com agentes desnaturantes e alta pressão hidrostática. 2011. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: José Luís da Rocha Santos

BONAFE, C. F. S.. Efeito de alta pressão hidrostática e agentes desnaturantes na estabilidade do vírus do mosaico do tabaco (TMV). 2008. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Willian Fernando Zambuzzi

BONAFE, C. F. S.. Mecanismos de transdução de sinal disparados durante a diferenciação de pré-osteoblastos em osteoblastos e osteócitos. 2008. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciana de Campos Leite

BONAFE, C. F. S.. Expressão e caracterização da proteína tirosina fosfatase de soja e análise do perfil kinônico de raízes em germinação. 2008. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Gustavo Fraga Landini

BONAFE, C. F. S.. Propriedades dissociativas da hemoglobina de Tupinambis merianae (teiu) e determinação da estrutura primária parcial das cadeias globínicas. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Olivia Tiroli Cepeda

BONAFE, C. F. S.. Caracterização da relação entre estabilidade, estrutura e função de duas SHSPS de cana-de-açúcar e da HSP40 da subfamília A humana, chaperones envolvidos com o reconhecimento e apresentação de proteínas parcialmente enoveladas. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Cristina Borges da Silva

BONAFE, C. F. S.. Estudo da estabilidade da proteína de fusão do Vírus Influenza A Humano e do domínio WW da proteína FBP11. 2007. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Karla Cristiana de Souza Queiroz

BONAFE, C. F. S.. Definição de alvos moleculares em diferenciação, morte e resistência de células tumorais. 2007. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carolina Alvares da Cunha de Azeredo Braga

BONAFE, C. F. S.. Aspectos da estabilidade e montagem da proteína portal do bacteriófago P22: Caracterização de intermediários de enovelamento e o efeito da força iônica. 2006. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: José Ailton Conceição Bispo

J A C BispoBONAFE, C. F. S.. Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas em fase líquida. 2006. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patricia Ribeiro de Moura

BONAFE, C. F. S.; PERTINHEZ, T. A.; GUIMARAES, B. G.. Interação da onco-proteína HBx do vírus da hepatite B com P53 e RNA. 2005. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Euripedes de Almeida Ribeiro Júnior

BONAFE, C. F. S.. Estudo do envolvimento das hélices N- e C- terminais na estabilidade e na via de enovelamento de mioglobina. 2004. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Waleska Dias Schwarcz

BONAFE, C. F. S.. Estudo da estabilidade e dinâmica viral durante o processo de montagem do flock house virus. 2004. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Luzia Valentina Modolo

BONAFE, C. F. S.. Produção de óxido nítrico pela óxido nítrico sintase, nitrato redutase e uma atividade mitocondrial redutora de nitrito na resposta de defesa de arabidopsis thaliana à pseudomonas syringae. 2004. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thelma Maria Araújo Silva

BONAFE, C. F. S.. Relação entre o efeito citotóxico de biocompostos sobre linfócitos T e a atividade de fosfatases. 2003. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonardo dos Reis Silveira

BONAFE, C. F. S.. Determinação de espécies reativas de oxigênio e óxido nítrico através de sondas fluorescentes in vitro utilizando culturas de células musculares isolados e sua aplicação in vitro com a a técnica de microdiálise. 2003. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Cláudia Galvão Freire

BONAFE, C. F. S.. Papel de fosfatases na viabilidade de célula da leucemia mielóide humana tratada com diterpeno lactona. 2002. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Márcio Henrique Lacerda Arndt

BONAFE, C. F. S.. Hemoglobina e mioglobina de Biomphalaria glabrata. 2002. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Claudio Roberto Nóbrega Amorim

BONAFE, C. F. S.. Estudo da biologia da fímbria F42 produzida por Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC). 2002. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Maria Helena Nasser Brumano

BONAFE, C. F. S.. Um estudo do desdobramento da beta-tripsina bovina em pH ácido. 2002 - Universidade Federal de Viçosa.

Aluno: Leide Passos Cavalcanti

BONAFE, C. F. S.. Estudo estrutural de membranas modelo utilizando radiação síncroton. 2001. Tese (Doutorado em Física) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciene Pinto Gaspar

BONAFE, C. F. S.. Estudo do Estado Fusogênico, dos Mecanismos de Inativação e da Desmontagem de Nucleocapsídeos de Vírus Envelopados. 2000. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Terezinha Aparecida Martins Gomes de Castro

BONAFE, C. F. S.. Caracterização Sorológica, Morfológica, Física e Bioquímica de Isolados Brasileiros de Pneumovírus Aviário (PVA). 1999. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leila Pontes da Silva

BONAFE, C. F. S.. Efeito da Altas Pressões sobre as Proteínas Virais do Rotavírus e do Bacteriófago P-22 ? Aplicações Biotecnológicas. 1999. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Carmem Veríssima Ferreira

BONAFE, C. F. S.. Caracterização cinética e físico química de fosfatases ácidas purificadas de sementes de soja. 1999. Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Natália Florêncio Martins

BONAFE, C. F. S.. Purificação, caracterização e determinação da estabilidade termodinâmica de tripsinogênio e forma ativas de tripsina. 1999. Tese (Doutorado em Bioquímica e Imunologia) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Elzira Elizabeth Saviani

BONAFE, C. F. S.. Estudo de proteínas mitocondriais envolvidas em processos de transdução de energia em plantas. 1998. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Reinaldo Aparecido Bariccatti

BONAFE, C. F. S.. Estudos sobre a estabilidade e estrutura do DNA através da fotofísica de corantes intercalados. 1998. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Silvya Stuchi Maria

BONAFE, C. F. S.. Estudo citoquímico, imunocitoquímico e de análise de imagem de células fibroblásticas em proliferação e apoptose na ausência e presença de colágeno tipo I hiperpolimerizado. 1998. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Julio Cesar Padovan

BONAFE, C. F. S.. Determinação da Estrutura Primária da Cadeia B() da Hemoglobina do Réptil Semi-Aquático Brasileito, Liophis miliaris. 1996. Tese (Doutorado em Química Biológica) - Escola Paulista de Medicina.

Aluno: Karla Cristina de Souza Queiroz

BONAFE, C. F. S.. Efeito anti-proliferativo e anti-metastático de riboflavina irradiada em tumores sólidos. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Carolina Santos de Souza

BONAFE, C. F. S.. Ação de riboflavina como mediador na morte de células leucêmicas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Olívia Tiroli

BONAFE, C. F. S.. Caracterização da relação entre estabilidade, estrutura e função de duas sHsps de cana de açúcar e da Hsp40 da subfamília humana, chaperones envolvidos com o reconhecimento de proteínas parcialmente enoveladas. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlos Henrique Zanini Martins

BONAFE, C. F. S.. Atividade tóxica e detergente de Koelreuteria paniculata (Laxm.) e seus extratos no desenvolvimento de Anticarsia gemmatalis (Huebner) (Lepidoptera: Noctuidae)?. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cláudio Martin Johnsson

BONAFE, C. F. S.; NOVELLO, J. C.; GRANGEIRO, P. A.. Efeito de cobre em fosfatase ácida de Selenastrum capricornutum. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Patricia Ribeiro de Moura

BONAFE, C. F. S.. Interação da onco-proteína HBx do vírus da hepatite B com P53 e RNA. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luzia Valentina Modolo

BONAFE, C. F. S.; SALGADO, I.; BRAGA, M. R.; FERREIRA, C. V.; MACHADO, M. A.. Produção de óxido nítrico pela óxido nítrico sintase, nitrato redutase e uma atividade mitocondrial redutora de nitrito na resposta de defesa de arabidopsis thaliana à pseudomonas syringae. 2004. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Leonardo dos Reis Silveira

BONAFE, C. F. S.. Determinação de espécies reativas de oxigênio e óxido nítrico através de sondas fluorescentes in vitro utilizando culturas de células musculares isolados e sua aplicação in vitro com a a técnica de microdiálise. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Ana Cláudia Galvão Freire

BONAFE, C. F. S.. Papel de fosfatases na viabilidade de célula da leucemia mielóide humana tratada com diterpeno lactona. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Thelma Maria Araújo Silva

BONAFE, C. F. S.. Relação entre o efeito citotóxico de biocompostos sobre linfócitos T e a atividade de fosfatases. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Claudio Roberto Nóbrega Amorim

BONAFE, C. F. S.. Estudo da biologia estrutural e funcional da fímbria F42 produzida por Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC) isolada de leitões com diarréia no Brasil. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Terezinha Aparecida Martins Gomes de Castro

BONAFE, C. F. S.. Caracterização Sorológica, Morfológica, Física e Bioquímica de Isolados Brasileiros de Pneumovírus Aviário (PVA). 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas.

BONAFE, C. F. S.; AOYAMA, H.; CARVALHO, C. R. O.; LEITE, J. I. A.; TABOGA, S. R.. 2. Concurso para obtenção de título de Livre Docente na área de Saúde, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.. 2020. Universidade Estadual de Campinas.

Bonafe, C.F.S.; AOYAMA, H.; CARVALHO, C. R. O.; LEITE, J. I. A.; TABOGA, S. R.. 2. Concurso para obtenção de título de Livre Docente na área de Saúde, Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas.. 2020. Universidade Estadual de Campinas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco Benedito Teixeira Pessine

PESSINE, F. B. T.. Efeito da pressão hidrostática em proteínas oligoméricas de alto peso molecular: hemoglobina e hemocianina. 1993. Tese (Doutorado em Bioquímica) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ancelmo Rabelo de Souza

Tratamento com alta pressão hidrostática combinado com diferentes condições de temperatura e pH na inativação do Mycobacterium abscessus; Início: 2011; Dissertação (Mestrado profissional em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Marriam Yamin

Efeito de alta pressão hidrostática associado a desinfetantes na intativação de diferentes bactérias: Mycobacterium smegmatis, Pseudomonas aeruginosa and Klebsiella pneumoniae; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Joelma Mauricio Vieira

Inativação de Parvovírus Suíno (PVS) por alta pressão hidrostática e produção de anticorpos visando o desenvolvimento de vacinas; 2011; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Ricardo D urães de Carvalho

Efeito da alta pressão hidrostática em Aeromonas hydrophila AH 191 crescida em leite e em meio de cultura; 2010; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Douglas Ricardo Norberto

Efeito da temperatura e alta pressão hidrostática na termodinâmica da dissociação da hemoglobina extracelular; 2007; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

José Luís da Rocha Santos

Efeito de prótons na dissociação do TMV; 2004; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

José Ailton Conceição Bispo

Modelo Estequiométrico de Cooperatividade; 2002; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Rosiani Carla Baron Telles

Dissociação e Denaturação de Vírus Os Mosaico do Tabaco Por Alta Pressão Em Combinação Com Baixa Temperatura e Presença de Uréia; 1998; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Claúdia Maria Ribeiro Vital

Dissociação de Vírus do Mosaico do Tabaco Por Alta Pressão Hidrostática; 1996; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Douglas Ricardo Norberto

Aspectos termodinâmicos e bases moleculares na interação de proteínas monoméricas com agentes desnaturantes e alta pressão hidrostática; 2011; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

José Luis Rocha Santos

Efeito de alta pressão hidrostática e agentes desnaturantes na estabilidade do vírus do mosaico do tabaco (TMV); 2008; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Gustavo Fraga Landini

Propriedades dissociativas da hemoglobina de Tupinambis merianae (teiu) e determinação da estrutura primária parcial das cadeias globínicas; 2007; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

José Ailton Conceição Bispo

Desenvolvimento e aplicação de um novo tratamento termodinâmico para sistemas em fase líquida; 2006; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Lourdes Maria Araújo Quaresma de Camargo

Inativação do pneumovírus aviário por pressão hidrostática; 2002; Tese (Doutorado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas,; Coorientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Valdiney Alves Pimenta

Automatização de titulação potenciométrica de hemoglobinas; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Ieso Dutra Jr

Efeito de alta pressão em vírus do mosaico do tabaco (TMV) em diferentes concentrações e em presença de uréia; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Giovani Aparecido Mendes de Godoi

; Efeito de alta pressão e uréia em hemoglobina extracelular de anelídeo; ; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Rafael Avila de Espíndola

Automatização de titulação potenciométrica de hemoglobinas; 2001; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Computação) - Universidade Estadual de Campinas; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Carlos Fernando Ramos Lavagnoli

Efeito de alta pressão em hemocianina a baixa temperatura e presença de uréia; ; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Adriano José de Azevedo

; Dissociação de capsídeo proteico do vírus do mosaico do tabaco induzida por alta pressão hidrostática; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Daniel Roberto Coradi de Freitas

; Dissociação de capsídeo proteico do vírus do mosaico do tabaco induzida por alta pressão hidrostática; ; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Carla Vaccari Vilalba

Dissociação de hemocianina de Ampullaria canaliculata (Gastropoda) induzida por alta pressão hidrostática; ; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual de Campinas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Sergio San Juan Dertkigil

; Dissociação de hemocianina de aracnídeo induzida por alta pressão hidrostática; ; 1995; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Francisco Sampaio Bonafe;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Nilce Correa Meirelles

Estudos bioquímicos e físicos de hemoglobina extracellular de Glossoscolex paulistus (Oligochaeta); ; 1988; 0 f; Dissertação (Mestrado em Biologia Funcional e Molecular) - Universidade Estadual de Campinas,; Orientador: Nilce Correa Meirelles;

Iris Concepcion Linares de Torriani

Erithrocruorina de G; Paulistus - Estrutura e Função; 1988; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Estrutural) - Universidade Estadual de Campinas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Coorientador: Iris Concepcion Linares de Torriani;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Cardoso, N.B.S ; Esteves, M.B. ; Bonafe, C.F.S. ; Paulillo, L.C.M.S. ; J A C Bispo . Thermodynamic and kinetic modeling of the protection of mammalian cells against ethanol-induced damage by extracts of Jatropha curcas (Euphorbiaceae). Engineering Reports , v. 1, p. 1-17, 2020.

  • DE SOUZA, ANCELMO RABELO ; YAMIN, MARRIAM ; GAVA, DANIELLE ; ZANELLA, JANICE REIS CIACCI ; GATTI, MARIA SÍLVIA VICCARI ; BONAFE, CARLOS FRANCISCO SAMPAIO ; DE LIMA NETO, DANIEL FERREIRA . Porcine parvovirus VP1/VP2 on a time series epitope mapping: exploring the effects of high hydrostatic pressure on the immune recognition of antigens. Virology Journal , v. 16, p. 1-11, 2019.

  • BONAFE, CARLOS FRANCISCO SAMPAIO ; BISPO, JOSE AILTON CONCEIÇÃO ; DE JESUS, MARCELO BISPO . The polygonal model: A simple representation of biomolecules as a tool for teaching metabolism. BIOCHEMISTRY AND MOLECULAR BIOLOGY EDUCATION , v. 46, p. 66-75, 2018.

  • YAMIN, MARRIAM ; SOUZA, ANCELMO R. ; CASTELUCCI, BIANCA G. ; MATTOSO, JULIANA G. ; BONAFE, CARLOS FRANCISCO SAMPAIO . Synergism between high hydrostatic pressure and glutaraldehyde for the inactivation of Staphylococcus aureus at moderate temperature. APPLIED MICROBIOLOGY AND BIOTECHNOLOGY , v. XX, p. YYY-ZZZ, 2018.

  • AMORIM, THAÍSE SOUZA ; LOPES, SOLIMAR DE BRITO ; BISPO, JOSE AILTON CONCEIÇÃO ; BONAFE, CARLOS FRANCISCO SAMPAIO ; DE CARVALHO, GIOVANI BRANDÃO MAFRA ; MARTÍNEZ, ERNESTO ACOSTA . Influence of acerola pulp concentration on mead production by Saccharomyces cerevisiae AWRI 796. LWT-FOOD SCIENCE AND TECHNOLOGY , v. 97, p. 561-569, 2018.

  • BERNEDO-NAVARRO ET AL., ROBERT ALVIN . INACTIVATION OF SHIGA-TOXIN PRODUCING Escherichia coli (STEC) O157:H7 IN MILK BY COMBINED TREATMENT WITH HIGH HYDROSTATIC PRESSURE AND AQUEOUS POMEGRANATE EXTRACT. JOURNAL OF MICROBIOLOGY, BIOTECHNOLOGY AND FOOD SCIENCES , v. 6, p. 636-640, 2016.

  • J A C Bispo ; Bonafe, C.F.S. . A comparison of drying kinetics based on the degree of hydration and moisture ratio. Lebensmittel-Wissenschaft + Technologie / Food Science + Technology , v. 60, p. 192-198, 2015.

  • RICARDO DE CASTRO LEITE JÚNIOR, BRUNO ; LIMA TRIBST, ALLINE ARTIGIANI ; SAMPAIO BONAFE, CARLOS FRANCISCO ; CRISTIANINI, MARCELO . Determination of the influence of high pressure processing on calf rennet using response surface methodology: effects on milk coagulation. Lebensmittel-Wissenschaft + Technologie / Food Science + Technology , v. 65, p. 10-17, 2015.

  • BISPO, JOSE A. C. ; Bonafe, Carlos F. S. ; XAVIER, DAIANE S. ; BRANDÃO, TAÍS S. O. ; SILVA, CRISTINA M. R. ; OLIVEIRA, MARIA G. A. . Optimizing Drying Processes Using a Structural Transition Model and Entropy Change Maximization. Drying Technology , v. 32, p. 910-918, 2014.

  • BISPO, JOSE A. C. ; Bonafe, Carlos F. S. ; SILVA, MARÍLIA L. C. ; ANDRADE, IVO H. P. ; CARVALHO, GIOVANI B. M. . Applying structural transition theory to describe enzyme kinetics in heterogeneous systems. Journal of Mathematical Chemistry , v. 52, p. 1497?1513, 2014.

  • FERREIRA DE LIMA NETO, DANIEL ; BONAFE, CARLOS FRANCISCO SAMPAIO ; ARNS, CLARICE WEIS . Influence of High Hydrostatic Pressure on Epitope Mapping of Tobacco Mosaic Virus Coat Protein. Viral Immunology , v. 27, p. 60-74, 2014.

  • BISPO, J. A. C. ; Bonafe, C.F.S. ; KOBLITZ, M. G. B. ; SILVA, C. G. S. ; SOUZA, A. R. . Substrate and enzyme concentration dependence of the Henri-Michaelis-Menten model probed by numerical simulation. Journal of Mathematical Chemistry , v. 51, p. 144-152, 2013.

  • LIMA NETO, D. F. ; ARNS, C. W. ; Starch-Machado, D.R. ; Spilki, F.R. ; Goncalves, J.M. ; Bonafe, C.F.S. . Epitope Mapping of Tobacco Mosaic Virus Capsid Protein: Prediction and Experimental Data from Spot Synthesis. Molecular Biology , v. 2, p. 1, 2013.

  • J A C Bispo ; RODRIGUES, C. M. ; Bonafe, C.F.S. ; ASSIS, D. J. . Modeling Drying Isotherms Using a Structure Transition Model. Drying Technology , v. 31, p. 1008-1019, 2013.

  • SOUZA, A. R. ; DEMONTE, A. L. S. S. M. C. ; COSTA, K. A. ; FARIA, M. A. C. ; DURAES-CARVALHO, R. ; Lancellotti, M ; Bonafe, C.F.S. . Potentiation of high hydrostatic pressure inactivation of Mycobacterium by combination with physical and chemical conditions. Applied Microbiology and Biotechnology , v. 97, p. 7417-7425, 2013.

  • Norberto, Douglas Ricardo ; Vieira, J.M. ; ANCELMO, ; BISPO, J. A. C. ; Bonafe, C.F.S. . Pressure- and Urea-Induced Denaturation of Bovine Serum Albumin: Considerations about Protein Heterogeneity. Open Journal of Biophysics , v. 02, p. 4-14, 2012.

  • DURÃES-CARVALHO, RICARDO ; MARTINS, LUCIANO M. ; YANO, TOMOMASA ; Bonafe, Carlos F. S. ; BISPO, JOSE A. C. ; SOUZA, ANCELMO R. ; SPROGIS, ADRIANE C. S. . Effect of High Hydrostatic Pressure on Aeromonas hydrophila AH 191 Growth in Milk. Journal of Food Science , v. 77, p. 417-424, 2012.

  • BISPO, JOSE A. C. ; BONAFE, C. F. S. ; JOKES, I ; MARTINEZ, E. ; CARVALHO, G. ; NORBERTO, D. R. . Entropy and Volume Change of Dissociation in Tobacco Mosaic Virus Probed by High Pressure. The Journal of Physical Chemistry. B (1997 : Online) , v. 116, p. 14817-14828, 2012.

  • Malavasi, N.V. ; Foguel, D. ; Bonafe, C.F.S. ; Braga, C.A.C.A. ; Chura-Chambi, R.M. ; Vieira, J.M. ; Morganti, L. . Protein refolding at high pressure: Optimization using eGFP as a model. Process Biochemistry (1991) , v. 46, p. 512-518, 2011.

  • J A C Bispo ; BONAFE, C. F. S. ; SOUZA, V. B. ; ALMEIDA E SILVA, J. B. ; CARVALHO, G. B. M. . Extending the Kinetic Solution of the Classic Michaelis-Menten Model of Enzyme Action. Journal of Mathematical Chemistry , v. 49, p. 1976-1995, 2011.

  • Tegge, Werner ; BONAFE, C. F. S. ; Teichmann, Aileen ; Erck, Christian . Synthesis of Peptides from ?- and ?-Tubulin Containing Glutamic Acid Side-Chain Linked Oligo-Glu with Defined Length. International Journal of Peptides , v. 2010, p. 1-4, 2010.

  • SANTOS, J. L. R. ; APARICIO, R. ; JOEKES, I. ; SILVA, J. L. ; BISPO, J. A. C. ; BONAFE, C. F. S. . Different Urea Stoichiometries Betweeen the Dissociation and Denaturation of Tobacco Mosaic Virus as Probed by Hydrostatic Pressure. Biophysical Chemistry , v. 134, p. 214-224, 2008.

  • BISPO, J. A. C. ; SANTOS, J. L. R. ; LANDINI, G. F. ; Goncalves, J.M. ; BONAFE, C. F. S. . pH dependence of the dissociation of multimeric hemoglobin probed by high hydrostatic pressure. Biophysical Chemistry , v. 125, p. 341-349, 2007.

  • J A C Bispo ; LANDINI, G. F. ; NORBERTO, D. R. ; BONAFE, C. F. S. . Tendency for Oxidation of Annelid Hemoglobin at Alkaline pH and Dissociated States Probed by Redox Titration.. Comparative Biochemistry and Physiology. B, Biochemistry & Molecular Biology , v. in, n.press, 2005.

  • Santos, J.L.R. ; BISPO, J. A. C. ; LANDINI, G. F. ; BONAFE, C. F. S. . Proton dependence of tobacco mosaic virus dissociation by pressure. Biophysical Chemistry (Print) , Amsterdam, Holanda, v. 111, p. 53-61, 2004.

  • GOMES, A. M. O. ; PINHEIRO, A. S. ; BONAFE, C. F. S. ; SILVA, J. L. . Pressure-induced fusogenic conformation of vesicular stomatitis virus glycoprotein. Biochemistry, Estados Unidos, v. 42, p. 5540-5546, 2003.

  • BONAFE, C. F. S. ; VOSS, E. W. ; GLASER, M. ; SILVA, J. L. ; WEBER, G. . Virus inactivation by anilinonaphtalene sulfonate compounds and comparison with other ligands. Biochemical and Biophysical Research Communications , USA, v. 275, p. 955-961, 2000.

  • BONAFE, C. F. S. ; MATSUKUMA, A. Y. ; MATSUURA, M. S. A. . ATP-induce tetramerization and cooperativity in hemoglobin of lower vertebrates. The Journal of Biological Chemistry , Estados Unidos, v. 274, n.3, p. 1196-1198, 1999.

  • BONAFE, C. F. S. ; VITAL, C. M. R. ; TELLES, R. C. B. ; GONÇALVES, M. C. ; MATSUURA, M. S. A. ; PESSINE, F. B. T. ; FREITAS, D. R. C. ; VEGA, J. . Tobacco mosaic virus disassembly by high pressure in combination with urea and low temperature. Biochemistry (Easton) , Estados Unidos, v. 37, p. 11097-11105, 1998.

  • BONAFE, C. F. S. ; ARAUJO, J. R. V. ; SILVA, J. L. . Intermediate states of assembly in the dissociation of gastropod hemocyanin by hydrostatic pressure. Biochemistry (Easton) , Estados Unidos, v. 33, p. 2651-2660, 1994.

  • BONAFE, C. F. S. ; VILLAS-BOAS, M. S. ; SUAREZ, M. C. ; SILVA, J. L. . Reassembly of a large multisubunit protein promoted by nonproteic factors. Effect of calcium and glycerol on the reassociation of extracellular hemoglobin.. The Journal of Biological Chemistry , Estados Unidos, v. 266, p. 13210-13216, 1991.

  • SILVA, J. L. ; VILLAS-BOAS, M. S. ; BONAFE, C. F. S. ; MEIRELLES, N. C. . Anomalous pressure dissociation of large protein aggregates. Lack of concentration dependence and irreversibility at extreme degrees of dissociation of extracellular hemoglobin.. The Journal of Biological Chemistry , Estados Unidos, v. 262, p. 15863-15868, 1989.

  • COSTA, M. C. P. ; BONAFE, C. F. S. ; MEIRELLES, N. C. ; GALEMBECK, F. . Sedimentation coefficient and minimum molecular weight of extracelular hemoglobin of Glossoscolex paulistus (Oligochaeta). Brazilian Journal of Medical and Biological Research , Brasil, v. 21, p. 115-118, 1988.

  • BONAFE, C. F. S. . Pressure-induced fusogenic conformation of VSV G protein. Biophysical Journal , v. 78, n.1, p. 162A-162A, 2000.

  • BONAFE, C. F. S. . Absence of an allosteric effect of reduced nicotinamide adenine-dinucleotide. BRAZILIAN JOURNAL OF MEDICAL AND BIOLOGICAL RESEARCH, Brasil, v. 16, n.5-6, p. 401-401, 1983.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2011

    Potencial vacinal de vírus inativados por alta pressão hidrostática e mapeamento de epítopos de interesse biotecnológico, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento e obtenção de preparações virais inativadas, com potencial vacinal para o parvovírus suíno, vírus de interesse para a suinocultura brasileira. Para a inativação viral será utilizada alta pressão hidrostática em combinação com outros agentes. Inicialmente a eficiência da inativação será determinada em estudos in vitro e posteriormente in vivo, determinando a sua imunogenicidade. Será feita a identificação dos epítopos de interesse biotecnológico pela técnica de "spot synthesis", que consiste em arranjos planejados de peptídeos relacionados às proteínas alvo. Visando avaliar a eficácia das preparações obtidas, serão imunizados suínos SPF (livres de patógenos específicos) com os vírus espécie-específicos inativados, e esses animais serão posteriormente desafiados com amostras não inativadas. Os resultados serão comparados utilizando-se vacina disponível no mercado. O projeto poderá gerar patentes das preparações inativadas. O vírus do mosaico do tabaco será investigado como modelo de antigenicidade, pois sua obtenção e estudo são bastante acessíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Francisco Sampaio Bonafe - Coordenador.

  • 2009 - 2011

    Potencial vacinal de vírus inativados por alta pressão hidrostática e mapeamento de epítopos de interesse biotecnológico, Descrição: O projeto visa o desenvolvimento e obtenção de preparações virais inativadas, com potencial vacinal para o parvovírus suíno, vírus de interesse para a suinocultura brasileira. Para a inativação viral será utilizada alta pressão hidrostática em combinação com outros agentes. Inicialmente a eficiência da inativação será determinada em estudos in vitro e posteriormente in vivo, determinando a sua imunogenicidade. Será feita a identificação dos epítopos de interesse biotecnológico pela técnica de "spot synthesis", que consiste em arranjos planejados de peptídeos relacionados às proteínas alvo. Visando avaliar a eficácia das preparações obtidas, serão imunizados suínos SPF (livres de patógenos específicos) com os vírus espécie-específicos inativados, e esses animais serão posteriormente desafiados com amostras não inativadas. Os resultados serão comparados utilizando-se vacina disponível no mercado. O projeto poderá gerar patentes das preparações inativadas. O vírus do mosaico do tabaco será investigado como modelo de antigenicidade, pois sua obtenção e estudo são bastante acessíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Francisco Sampaio Bonafe - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2009 - Atual

    INCT em Interações Planta-Praga, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Francisco Sampaio Bonafe - Integrante / Elizabeth Pacheco Batista Fontes - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia, Departamento de Bioquímica. , Lab. Termodinâmica de Proteínas, Depto. de Bioquímica, IB, UNICAMP., Barão Geraldo, 13083-970 - Campinas, SP - Brasil - Caixa-postal: 6109, Telefone: (19) 37886135, Fax: (19) 37886129

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

1999 - Atual

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Livre Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1993 - 1999

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente Doutor, Carga horária: 40

1988 - 1993

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

1980 - 1983

Universidade Estadual de Campinas

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: estagiário de iniciação científica, Carga horária: 8

Outras informações:
bolsista FAPESP 1981 a 1983

Atividades

  • 10/2002

    Direção e administração, Instituto de Biologia, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

  • 03/1996

    Ensino, Biologia Funcional e Molecular, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos para Bioquímica, Seminários para Bioquímica

  • 02/1993

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Biologia, Departamento de Bioquímica.,Linhas de pesquisa

  • 04/1988

    Ensino, Medicina, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Bioquímica para Medicina

  • 07/1996 - 07/1999

    Direção e administração, Instituto de Biologia, Departamento de Bioquímica.,Cargo ou função, Coordenador da Sub-Comissão de Pós Graduação.

  • 07/1980 - 07/1985

    Estágios , Instituto de Biologia, Departamento de Bioquímica.,Estágio realizado, iniciação científica.