Marcos Leandro Mondardo

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2006), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2009) e doutorado (2012) e pós-doutorado (2020) em Geografia pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é professor Adjunto do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Geografia Política, Geografia Agrária e Geografia da América Latina, atuando e pesquisando principalmente com os seguintes conceitos e/ou temas: território e territorialidade; fronteira e migração; regionalização e globalização; povos indígenas e comunidades tradicionais, com livros, capítulos e artigos publicados nessas áreas. Integra o Núcleo de Pesquisa sobre Território e Fronteira (NUTEF/UFGD).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia

2010 - 2012

Universidade Federal Fluminense
Título: Conflitos territoriais entre Guaranis-Kaiowás, paraguaios e ?gaúchos?: a produção de novas territorialidades no Mato Grosso do Sul
Rogério Haesbaert da Costa. Palavras-chave: fronteira; conflitos territoriais; territorialidade Guarani-Kaiowá; multi/transterritorialidade; Mato Grosso do Sul.Grande área: Ciências Humanas

Mestrado em Geografia

2007 - 2009

Universidade Federal da Grande Dourados
Título: Os períodos das migrações: territórios e identidades em Francisco Beltrão/PR,Ano de Obtenção: 2009
Jones Dari Goettert.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Migrações; espaço-tempo; território-rede; identidade; Francisco Beltrão/PR.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Licenciatura em Geografia

2006 - 2006

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: Relatório de Estágio Supervisionado em Geografia
Orientador: Yara Rodrigues de la Iglesia

Graduação em Geografia

2002 - 2005

Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Título: As migrações e as transformações territoriais na Comunidade Barra do Rio Tuna - Francisco Beltrão/PR.
Orientador: Alexandre Domingues Ribas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Extensão universitária em 1968: Debate e Reflexão. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2008 - 2008

Movimentos sociais e reforma agrária. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2008 - 2008

Movimentos sociais e resistência camponesa. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Geografia e Filosofia. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em A Filosofia no Cinema. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, Brasil.

2006 - 2006

Manchas urbanas: identificação de suas extensões. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2006 - 2006

A Formação de Bons Leitores e Escritores. (Carga horária: 4h). , Editora Ftd Filial Curitiba, FTD, Brasil.

2005 - 2005

Métodos e Técnicas computacionais.... (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2005 - 2005

Prática de Ensino e Formação do Professor. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2004 - 2004

Espaço Urbano: Dinâmica Interna e Organização. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2004 - 2004

ARC VIEW Aplicado ao Planjamento Urbano. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2003 - 2003

Redes de Comércio no Sul do Brasil .... (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2003 - 2003

Estatuto da Cidade. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

2002 - 2002

Globalização e Ensino de Geografia. (Carga horária: 8h). , Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Cultural.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MONDARDO, M. L. . XXI ENSUL - V EREGEO. 2013. (Congresso).

MONDARDO, M. L. . I Simpósio Regional de Geografia do Cerrado - SIREGEO. 2010. (Congresso).

MONDARDO, M. L. . I Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura. 2007. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Café Geográfico - PET-NUREG/UFF.Territorialidade Guarani Kaiowá. 2019. (Encontro).

Grupo Retis/UFRJ.Territorialidades de insegurança e estratégias biopolíticas dos povos Guarani e Kaiowá na fronteira do Brasil com o Paraguai. 2019. (Outra).

VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços.Fronteiras em múltiplas escalas. 2019. (Seminário).

III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. Fronteira, conflitos e Estado de exceção. 2018. (Congresso).

XIX Encontro Nacional de Geógrafos.A luta pelo território tradicional Guarani e Kaiowá. 2018. (Encontro).

Seminário Internacional "Lecturas de Frontera".Zonas pioneiras do Brasil: a multiplicidade de leituras de fronteira em Capítulos de Geografia Tropical e do Brasil. 2015. (Seminário).

1 Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do território (1 CONGEO). As relações fronteiriças entre Brasil e Colômbia. 2014. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Da defesa da vida à luta pelo território tradicional: as geometrias de poder envolvendo o conflito entre fazendeiros e Guaranis-Kaiowás na fronteira do Brasil com o Paraguai. 2014. (Congresso).

VII Seminário de Oficinas de Relações Internacionais: território e fronteira. 2014. (Seminário).

V Seminário Internacional América Platina.Concepções de território indígena: notas para reflexão. 2014. (Seminário).

29 de maio, dia do geógrafo!.A figura do Geógrafo nos tempos atuais: experiências e reflexões. 2013. (Encontro).

III Simpósio Nacional de Geografia Política.No território do agronegócio à luta pelo retorno ao tekoha: o conflito territorial envolvendo Guaranis-Kaiowás e fazendeiros no Mato Grosso do Sul. 2013. (Simpósio).

II Seminário Internacional dos espaços de fronteira: diferenças e interconexões.Fronteiras de des-constrole e territórios de exceção no Mato Grosso do Sul. 2013. (Seminário).

XXI ENSUL - V EREGEO.Da estratégia de contenção territorial à produção de multi/transterritorialidades de trânsito na fronteira entre Brasil e Paraguai. 2013. (Encontro).

I Seminário Internacional: Estado, Território e Desenvolvimento."A Bahia não se divide?": conflitos de territorialidades, discursos e identidades em torno da criação do Estado do Rio São Francisco. 2012. (Seminário).

XVII Encontro Nacional de Geógrafos - ENG.O confronto de territórios no Mato Grosso do Sul: da territorialidade compulsória a multi/transterritorialiadde de resistência. 2012. (Encontro).

II Simpósio Nacional de Geografia Política, território e poder e I Simpósio Nacional de Geografia Política e territórios transfronteiriços.Das territoriaildades em confronto à produção/reinvenção de novas territorialidades: a emergência de transterritorialidades em Dourados/MS. 2011. (Simpósio).

IX Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia.Um território de fronteiras: indígenas, paraguaios e "gaúchos" em Dourados/MS. 2011. (Encontro).

XII Semana Acadêmica de Geografia.O processo migratório dos cearenses e a formação do bairro vila dos funcionários em Barreiras/Bahia. 2011. (Outra).

XVI Encontro Nacional da ANPUR.Gentes em "tramas" estranhas: migrantes, indígenas e estrangeiros em jogos de identidade. 2011. (Encontro).

II Seminário Nacional do Laboratório de Estudos sobre Espaço e Cultura.O "lugar do futuro": a mobilidade gaúcha e catarinense e a (re)ivenção do Sudoeste paranaense - 1940 à 1970. 2010. (Seminário).

I Simpósio Regional de Geografia do Cerrado - SIREGEO.Mobilidade humana e identidades em trânsito: questões contemporâneas. 2010. (Simpósio).

XVI Encontro Nacional de Geógrafos.Nova agricultura, novo território: mobilidade sulista e desterritorialização no Oeste Baiano. 2010. (Encontro).

XVII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Migração sulista e identidades em trânsito: a produção de multi e transterritorialidades em Dourados-MS. 2010. (Encontro).

XX Encontro Nacional de Geografia Agrária - ENGA.Da territorialização do capital agroindustrial no campo à cidade do agronegócio: metamorfoses espaciais em Barreiras. 2010. (Encontro).

II Seminário Regional sobre território, fronteira e cultura.Globalização e transterritorialidade: deslocamentos, hidridismos e identidades culturais "flutuantes". 2009. (Seminário).

IV SEET Seminário Estadual de Estudos Territoriais e II SNMT Seminário Nacional sobre Múltiplas Territorialidades.A construção de territórios-rede na migração pelas redes de relações sociais. 2009. (Seminário).

III Encontro Sul Brasileiro de Geografia ?XIII Encontro de Geografia da Unioeste ? VII Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná.Territorios e paisagens de resistência na cidade: as marcas da pichação e do grafite. 2008. (Encontro).

II Seminário Internacional da América Platina.Identidades territoriais: da consciência espacial aos recursos simbólicos. 2008. (Seminário).

I Seminário Regional de pesquisa de programas de pós-graduação em Geografia (Centro-Oeste e Triagulo Mineiro).A mobilidade gaúcha e catarinense para o Paraná: das redes de relações sociais a transterritorialidade. 2008. (Seminário).

XIII Encontro de Estudantes de Geografia.A formação territórial do Sudoeste do Paraná; e, Territórios de Resistência: marcas da pichação e do grafite na cidade. 2008. (Encontro).

XV Encontro Nacional de Geógrafos.As fronteiras na migração: território e identidade no Sudoeste paranaense. 2008. (Encontro).

XVI Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.A cidade geografada: cartografias e territórios da pichação. 2008. (Encontro).

1 Seminário Regional sobre Território, Fronteira e Cultura.Mobilidade e o controle territorial do(s) corpo(s). 2007. (Seminário).

III Encontro Regional de Geografia.Das Migrações aos usos do território: caboclos, gaúchos e catarinenses no Sudoeste do Paraná. 2007. (Encontro).

III SEET - Seminário Estadual de Estudos Territoriais.Urbanização e Desenvolvimento Territorial: considerações sobre o processo no Sudoeste do Paraná. 2007. (Seminário).

III Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IV Simpósio Nacional de Geografia Agrária."Marcas" no Território: Considerações em torno das migrações e do trabalho na (re)produção do Sudoeste do Paraná. 2007. (Simpósio).

I Seminário de Estudos sobre as transformações rurais em Mato Grosso do Sul: Dilemas e Perspectivas. 2007. (Seminário).

VII Encontro Nacional da ANPEGE.Migrações e Periodizações: os usos do território no Sudoeste do Paraná. 2007. (Encontro).

VI Semana de História: História, Memória e Produção Intelectual.Migração, reterritorialização e identidade territorial no Sudoeste do Paraná. 2007. (Seminário).

XV Encontro Sul-Mato-Grossense de Geógrafos.Migrações e (trans)formação do território. 2007. (Encontro).

XXVII Encontro de GeoHistória Regional.Toporamas na migração gaúcha para o Paraná e o Mato Grosso: repetições e indiossincrasias. 2007. (Encontro).

3 Seminário de Educação Especial - Aspectos históricos e pressupostos de aprendizagem e desenvolvimento da Pessoa com deficiencia na Abordagem Vigotskiana. 2006. (Seminário).

5 Congresso Internacional de Educação de Francisco Beltrão - PR - "Educação Escolar e Cidadania: Conhecimento, Aprendizagem e Disciplina".. 2006. (Congresso).

I Seminário Estadual de Estudos de Conjuntura.A Dinâmica Migratória na Formação Territorial do Sudoeste Paranaense. 2006. (Seminário).

IX EESP - Encontro de Economia do Sudoeste do Paraná. 2006. (Encontro).

V Fórum do Ensino Superior do Sudoeste do Paraná. A Corrida em Busca do Ensino Superior. 2006. (Congresso).

V Fórum do Ensino Superior do Sudoeste do Paraná: "Perspectivas do desenvolvimento regional: desafios para o ensino superior". 2006. (Congresso).

VI SEU - SEMINÁRIO DE EXTENSÃO DA UNIOESTE. 2006. (Seminário).

XI ENGEO - Encontro de Geografia da UNIOESTE-FBE e V ENGESOP - Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná..Fluxos Migratório no Sudoeste do Paraná: Imigração, Colonização e Emigração; e, Elaborando um Modelo Digital do Terreno (MDT): Uma Proposta prática Para a Representação de uma Bacia Hidrográfica. 2006. (Encontro).

X Semana de Pedagogia.A Utilização do Computador e da Internet no Ensino da Geografia. 2006. (Encontro).

II Seminário de Pesquisa e Extensão e III Colóquio de Iniciação Científica do Centro de Ciências Humanas da Unioeste - Campus de Francisco Beltrão.. 2005. (Seminário).

II Seminário Estadual de Estudos Territoriais - Interpretações do desenvolvimento territorial.. 2005. (Seminário).

X ENGEO - Encontro de Geografia da UNIOESTE-FBE, e IV ENGESOP - Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná.As Migrações e as transformações territoriais: uma breve análise na Comunidade Barra do Rio Tuna - Francisco Beltrão/PR. 2005. (Encontro).

1 Ciclo de debates do HISTEDOPR: a construção da universidade brasileira e a atual reforma universitária.. 2004. (Outra).

I Seminário de Pesquisa e Extensão e II Colóquio de Iniciação Científica do Centro de Ciências Humanas da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão.. 2004. (Seminário).

IX ENGEO - Encontro de Geografia da UNIOESTE e III - Encontro de Geografia do Sudoeste do Paraná. 2004. (Encontro).

Trabalho de campo; visita ao Parque das Araucárias na cidade de Guarapuava - Paraná. 2004. (Outra).

Trabalho de Campo na Cidade de Francisco Beltrão - Urbanização e Segregação. 2004. (Seminário).

Trabalho de Campo nas cidades de Moretes, Curitiba e Florianópolis..O Litoral paranaense e catarinense. 2004. (Outra).

VIII Encontro de Geografia da UNIOESTE - ENGEO: Geopolítica e o Brasil no Contexto Internacional. 2003. (Encontro).

Trabalho de Campo realizado na Comunidade de Seção Jacaré - Francisco Beltrão/Paraná.Os mananciais da Comunidade de Seção Jacaré. 2002. (Outra).

VII ENGEO e I ENGESOP - Geografia na Contemporaneidade.. 2002. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Vanucia Gnoatto

MONDARDO, Marcos L.; TEDESCO, J. C.; NEUMANN, R. M.. Migrações, trajetórias, retornos: imigrantes brasileiros no Paraguai (1970-2018). 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Giovani Monteiro Chaves

MONDARDO, Marcos L.; STALIANO, P.; GUIMARAES, L. A. M.. Qualidade de vida no trabalho: um estudo com psicólogos (as) que atuam na fronteira entre Ponta Porã-BR e Pedro Juan Caballero-PY. 2020. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Sarah Pedrollo Machado

MONDARDO, M. L.; STALIANO, P.; NICHNIG, C. R.. Violência doméstica: análise de documentos em uma delegacia de atendimento à mulher. 2020. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Giovan Pereira Santana

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; BALLER, L.. "De lá pra cá": trajetórias e lugares de nordestinas/os em Nova Andradina (MS). 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Letícia da Costa Nunes

MONDARDO, M. L.; STALIANO, P.; LONGO, C. S.. O consultório na rua da fronteira: formação e atuação dos Psicólogos no trabalho extramuros com a população em situação de rua. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Renan Carnaúba de Oliveira

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.; PEREIRA, E. O.. Linguagem Pictória e ensino de Geografia: possibilidades a partir das obras de arte do Museu de arte contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO). 2019. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Laio Guimarães Freitas

MONDARDO, MARCOS; NUNES, F. G.; GIRARDI, G.. Lugar, movimento e conhecimento: cartografias de Dourados (MS) por estudantes do ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Alan Luiz Jara

MONDARDO, M. L.; LEITE, E. F.; BALLER, L.. Paraguaios, paraguaias e descendentes: memórias e trajetórias de vida entre Paraguai e Mato Grosso do Sul. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Wagner Souza Goulart

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.; GIRARDI, G.. Experimentos geográficos em Educação: cartografia de um vídeo-mapa com fronteiras. 2017. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ailson Barbosa de Oliveira

MONDARDO, M. L.; CALIXTO, M. J. M. S.; LEITE, E. F.. Território urbano e identidade: os paraguaios de/em Dourados-MS. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ana Gláucia Seccatto

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.; CAZETTA, V.. Imagens da fronteira nas mídias eletrônicas: olhares a partir de fotografias sobre a fronteira Brasil-Paraguai. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Danilo Santos de Jesus

MONDARDO, M. L.; COSTA, E. A.;GOETTERT, Jones Dari. Migrantes Bolivianos em São Paulo: um território "entre-lugar" de pertencimentos velhos e novos. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Maria Aparecida Brito Oliveira

MONDARDO, M. L.; FONSECA, A. A. M.; COELHO NETO, A. S.. Do Sertão São Francisco ao Oeste da Bahia: uma análise da trajetória de políticas do Estado no processo de formação territorial (1889-2014). 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: João Evaldo Ghizoni Dieterich

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; PEREIRA, L. M.. A identidade Kinikinau como Máquina de Guerra para a ocupação e manutenção territorial no Mato Grosso do Sul. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: ANDRESSA CRISTINA LUCHETTI LAPERE

MONDARDO, M. L.; JOHNSON, G. A.; SOUZA, E. B. C.. Políticas públicas ambientais: uma perspectiva comparada na fronteira Sul-matogrossense Brasil-Paraguai. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Sandoval dos Santos Amparo

MONDARDO, M. L.; OLIVEIRA, M. P.; MARTINS, F. E. S.; HOLZER, W.; LIMA, E. L.. Da ordem cósmica à desordem territorial: a geograficidade ameríndia no chão de Abya Yala ou América Latina. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marlene Flauzina Oliveira

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; PEIXINHO, D. M.; RAMOS, A. D.; MOTA, J. G. B.. Festa de Nossa Senhora de Abadia em Jataí/GO: uma experiência de interpretação geográfica. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Karoline Batista Gonçalves

MONDARDO, M. L.; MORETTI, E. C.; GUIMARAES, V. M. B.; RIBEIRO, M. A. S.; SILVA, E. G. A.. Pantanal transfronteiriço (Bolívia-Brasil-Paraguai) e as áreas protegidas: da produção de territórios as iniciativas de conservação. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Magno Silvestri

MONDARDO, Marcos L.HAESBAERT, R.; LIMA, I. G.; BINSZTOK, J.; GUERRA, E. F.. Conflitos territoriais e a r-existência do povo a?uw-xavante: luta pela terra e pelo território no leste mato-grossense. 2019. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: kelli carvalho melo

MONDARDO, MARCOSGOETTERT, Jones Dari; MOTA, J. G. B.; GOMIDE, M. L. C.; LANDA, B. S.. Gente de Verd@ade: entre coisas de índio e coisas de não índio novas geografias Paiter Suruí. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ilsyane do Rocio Kmitta

MONDARDO, M. L.; LEITE, E. F.; WILCOX, R. W.; COLLING, A. M.; TEDESCHI, L. A.. Descortinando os Pantanais: a construção de um paraíso às avessas entre o limite das águas e dos homens. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Crisliane Aparecida Pereira dos Santos

MONDARDO, M. L.; SANO, E. E.; MIZIARA, F.; FERREIRA, N. C.; CARVALHO JUNIOR, O. A.. Dinâmica da Paisagem e a fragilidade natural e antrópica da fronteira agrícola no Oeste da Bahia: uma análise de riscos na Bacia do Rio Preto. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Goiás.

Aluno: Larissa Cristina Brandão Cardoso

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.;GOETTERT, Jones Dari. Imaginações espaciais de crianças Guarani e Kaiowá: reflexões a partir da reserva indígena de Dourados. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: ALEX DIAS DE JESUS

MONDARDO, MARCOSGOETTERT, Jones Dari; NUNES, F. G.; BRUMES, K. R.. Redes da migração haitiana no Mato Grosso do Sul. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Marlene Flauzina Oliveira

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; PEIXINHO, D. M.; ARGUELLO, C. G. C.. Festa de Nossa Senhora da Abadia em Jataí/GO: uma experiência de interpretação geográfica. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

MONDARDO, MARCOS; SOUZA, A. de. O.; SANTOS, D.; MENEGAT, A. S.. Análise do processo de desenvolvimento sobre a abordagem territorial: o PTC na Grande Dourados. 2017.

Aluno: kelli carvalho melo

MONDARDO, M. L.; GOETTERT, J.; GOMIDE, M. L. C.; MOTA, J. G. B.. Territórios de multiplicidade Paiter Suruí: do facão ao GPS. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Bianchi Agostini Gobbo

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.;GOETTERT, Jones Dari; MORETTI, E. C.. Dos sons do espaço à cartografia sonora da cidade de Dourados: por um devir não surdo da Geografia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: VICTOR FERRI MAURO

MONDARDO, M. L.; OLIVEIRA, J. E.; LEITE, E. F.; CAVALCANTE, T. L. V.. História do povo Krahô-Kanela: Emergência étnica, reelaboração da cultura e processos de territorialização. 2014.

Aluno: Giovani Monteiro Chaves

MONDARDO, M. L.; STALIANO, P.; GUIMARAES, L. A. M.. Qualidade de vida e fronteira: um estudo com os profissionais da Psicologia. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Dalila Tavares Garcia

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; ANDRE, A. L.. Mulheres em movimento: mobilidades, estratégias e sobrevivências na fronteira entre Foz do Iguaçu - BR, Ciudad Del Este - PY e Puerto Iguazú - AR. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Sarah Pedrollo Machado

MONDARDO, M. L.; STALIANO, P.; NICHNIG, C. R.. Violência doméstica: análise de documentos em uma delegacia de atendimento à mulher. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Gesliane Sara Vieira Chaves

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; LEITE, E. F.. Umbanda Umolocô: etnogeografias de territórios religiosos. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Giovan Pereira Santana

MONDARDO, M. L.; BALLER, L.;GOETTERT, Jones Dari. De lá pra cá: trajetórias e lugares de nordestinas/os em Nova Andradina (MS). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Camila Manoel Pereira

LEANDRO MONDARDO, MARCOS; GOETTERT, J.; SOUZA, A. de. O.. O comércio fronteiriço entre Foz do Iguaçu - PR e Ciudad Del Este - PY: uma análise a partir da perspectiva de consumo dos moradores locais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Letícia da Costa Nunes

MONDARDO, M. L.; STALIANO, P.; LONGO, C. S.. A atuação dos psicólogos do consultório na rua no território de fronteira Ponta Porã - BR e Pedro Juan Caballero - PY. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Marcus Vinícius Costa

MONDARDO, M. L.; ABREU, S.; SOUZA, K. R.. Ensino de geografia nas escolas municipais de Campo Grande-MS e a dicotomia Geografia e Geografia Regional: uma abordagem sobre a política pública e a prática. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Mileny de Lima Santos

MONDARDO, M. L.; VIEIRA, A. B.; GOETTERT, J.. Feira de Dourados: território e identidade. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Laio Guimarães de Freitas

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.; GIRARDI, G.. Outras cartografias de Dourados (MS): representações de jovens do Ensino Médio sobre os espaços da cidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Alan Luiz Jara

MONDARDO, M. L.; LEITE, E. F.; BALLER, L.. Paraguaios e descendentes em Mato Grosso do Sul: memórias e trajetórias de descendentes em Mato Grosso do Sul. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Luana Maria Gutierres Barbosa

MONDARDO, M. L.; GOETTERT, J.; NUNES, F. G.. Imigrantes árabes: análise sobre sua participação política, econômica e cultural na fronteira de Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR). 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Bárbara Regina Ferrari

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.; SANTOS, D.. Os discursos do livro didático: as concepções da ciência geográfica e as perspectivas dos professores aposentados e ativos de Dourados/MS. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Rúbia Duarte Parene

MONDARDO, M. L.; SOUZA, A. de. O.;GOETTERT, Jones Dari. A dinâmica territorial da cidade de Dourados/MS: o Programa Minha Casa, Minha Vida e a interferência na lógica da especulação imobiliária. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Bruna Cardoso

MONDARDO, M. L.; JOHNSON, G. A.;GOETTERT, Jones Dari. Um geografar indígena na ABYA YALA: pelos Guaranies de Macharetì. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Marina Candido Marcos

MONDARDO, M. L.; GOETTERT, J.; NUNES, F. G.. Índios urbanos: geografias Terena na cidade de Campo Grande/MS. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: João Evaldo Ghizoni Dieterich

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; PEREIRA, L. M.. A identidade Kinikinau como máquina de guerra para a ocupação e manutenção territorial no Mato Grosso do Sul. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Djeovani Roos

MONDARDO, M. L.; FERRAZ, C. B. O.; VIEIRA, A. B.. A lingagem vídeo(geo)gráfica: as intervenções poéticas da imagem na Geografia. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ana Gláucia Seccatto

MONDARDO, M. L.; NUNES, F. G.; VIEIRA, A. B.. Imagens da fronteira nas mídias eletrônicas: olhares a partir de fotografias sobre a fronteira. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Danilo Santos de Jesus

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; NUNES, F. G.. O Mato Grosso do Sul para os imigrantes bolivianos em São Paulo: um território de passagem como "entre-lugar" entre pertencimentos velhos e novos. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Ailson Barbosa de Oliveira

MONDARDO, M. L.; CALIXTO, M. J. M. S.; LEITE, E. F.. Território urbano e identidade: os paraguaios de/em Dourados-MS. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Márcio Marques Rosa

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; NUNES, F. G.. Características e desafios do ensino de Geografia em área de fronteira: reflexões a partir da realidade de Coronel Sapucaia. 2013.

Aluno: ANDRESSA CRISTINA LUCHETTI LAPERE

MONDARDO, M. L.; SOUZA, A. de. O.; JOHNSON, G. A.. Políticas públicas ambientais: uma pespectiva comparada na fronteira sul-matogrossense. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Anderson Arilson de Freitas

MONDARDO, M. L.; LANGER, P. P.; MOTA, L. T.. História(s) e memória(s) de trabalhos coletivos "puxirão" no Oeste do estado do Paraná (1930-1960). 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Thiago Albano de Souza Pimenta

MONDARDO, M. L.; FERRAZ, C. B. O.; MORETTI, E. C.. Imagem e linguagem Geográfica: a questão ambiental no cinema hollywoodiano contemporâneo. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Danilo Cleiton Lopes

MONDARDO, Marcos L.; SATHLER, C. N.; TURDERA, G. B.. Uma cartografia inicial do (des)cobrimento da saúde dos povos. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Abi - Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Laís Rondis Nunes de Abreu

MONDARDO, M. L.; ABREU, S.; NUNES, F. G.. A Geografia da escola: espaços de poder. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: André Francisco dos Santos Rotela

MONDARDO, MARCOS; ABREU, S.;GOETTERT, Jones Dari. O sentido da docência para o iniciante à docência: PIBID/UFGD subprojeto de geografia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Diego Corrêa da Silva

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; IBANHEZ, J. C. N.. Por um espaço das ignorânças: Geografia e Literatura em leitura de o Livro das Ignoranças, de Manuel de Barros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Devanira Martins Gonçalves

MONDARDO, M. L.GOETTERT, Jones Dari; KARAS, T. S.. Moradia Estudantil da UFGD: uma leitura geográfica introdutória. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: Crislaine Souza Almeida

MONDARDO, M. L.; ABREU, S.; LADEIA, E. S.. O Ensino da Geografia na educação do campo: teorias e práticas, a experiência da Escola Estadual Dom Bosco - Distrito de Indápolis - Dourados/MS. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Aluno: MARIA APARECIDA DE QUEIROZ PEREIRA

MONDARDO, Marcos L.; LAVORATTI, J. T.; OLIVEIRA, A. D. S.. Política e social: duas vontades paralelas à criação do Estado do Rio São Francisco. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal do Oeste da Bahia.

Aluno: Emerson Bomfim de Magalhães

LAVORATTI, J. T.;MONDARDO, M. L.; SANTOS, P. S.. Assentamento Rural Barreiras I: um estudo de caso no município de Riachão das Neves (BA). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Debora Maria de Santana Rodrigues

BRANDÃO, P. R. B.;MONDARDO, M. L.; RIGONATO, V. D.. A cidade de Barreiras: uma análise geográfico-histórica (1985 a 2011). 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jussara Ferreira Leal

RIGONATO, V. D.;MONDARDO, M. L.; LAVORATTI, J. T.. Impactos Ambientais da Produção de Algodão nas Áreas de Cerrado no Município de São Desidério-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Adriana Almeida de Oliveira

BRANDÃO, P. R. B.;MONDARDO, M. L.; LAVORATTI, J. T.. Desigualdades sociespaciais nas cidades do agronegócio: um estudo de caso em Luís Eduardo Magalhães-BA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Paloma Nunes Rocha

BRANDÃO, P. R. B.;MONDARDO, M. L.; LAVORATTI, J. T.. A produção do espaço urbano como resultado da modernização da agricultura em Barreiras-BA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luis Fernando Manfré Isquerdo

Silva, M. P.; BETONI, V. L.;MONDARDO, M. L.. A bacia leiteira e sua influência para o município de Glória de Dourados. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Creusa Gonçalvez Barroso Pereira

Silva, M. P.; BETONI, V. L.;MONDARDO, M. L.. Glória de Dourados: histórico de um município em decadência. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: JOÃO PAULO CHANFRIN

BETONI, V. L.; Silva, M. P.;MONDARDO, M. L.. A imigração Japonesa no espaço geográfico do município de Glória de Dourados-MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Cloves de Souza Portugal

BERNARDELLI, M. L. F. H.; FIGUEIREDO, L. A.;MONDARDO, M. L.. O processo de luta e conquista da terra no assentamento Nova Esperança-Jateí/MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Adriana Aparecida Pereira

BETONI, V. L.; Silva, M. P.;MONDARDO, M. L.. A crise da cafeicultura no município de Glória de Dourados e a geada de 1975. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Ronaldo Lira Silva

BERNARDELLI, M. L. F. H.;MONDARDO, M. L.; LOMBA, R. M.. A questão ideológica da moradia: uma análise feita no conjunto habitacional Che-Roga-Mi em Deodápolis-MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Michelly dos Santos Camargo

BERNARDELLI, M. L. F. H.; MATUCHIMA, M. K.;MONDARDO, M. L.. O tráfego de veículos no perímetro urbano de Glória de Dourados-MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Taisa Wolf Monteiro

MATUCHIMA, M. K.;MONDARDO, M. L.; LOMBA, R. M.. Ruralidade no município de Angélica-MS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: ELAINE CRISTINA GRECCO

BETONI, V. L.; MATUCHIMA, M. K.;MONDARDO, M. L.. O declínio populacional no município de Glória de Dourados no decorrer das últimas décadas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

MONDARDO, Marcos L.; ROMA, C. M.; MOTA, A. A.;GOETTERT, Jones Dari. Comissão Examinadoras do Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto UFGD/2. 2016. Universidade Federal da Grande Dourados.

ABREU, S.; SILVA, M. C. T.; MOTA, J. G. B.;MONDARDO, M. L.. Processo Simplificado para Professor Substituto. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

SOUZA, A. de. O.; MORETTI, E. C.;MONDARDO, M. L.. Comissão Julgadora do Processo Seletivo para Contratação de Professor Visitante para o Programa de Pós-Graduação em Geografia. 2015. Universidade Federal da Grande Dourados.

MONDARDO, M. L.; BRANDÃO, P. R. B.; CASTILHO, C. J. M.. Banca Examinadora do concurso público para Professor Assistente da matéria de Geografia Humana: Geografia do Brasil/Geografia Regional. 2013. Universidade Federal do Oeste da Bahia.

MONDARDO, M. L.; PERLI, F.; ZILIANI, J. C.. Banca Examinadora do concurso público para Professor Substituto da área de Ensino de História. 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.

Queiroz, K. C. A. de L.; NOVAES, Ì. F. de; CAVALCANTE, E. L. D.;MONDARDO, M. L.. Composição de Banca Examinadora para seleção de Professor Substituto. 2010. Universidade Federal da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

ROGERIO HAESBAERT DA COSTA

Barbosa, J.; POVOA, H.; Alentejano, P.; Dari, J.;HAESBAERT, R.. Conflitos territoriais entre guaranis-kaiowá, paraguaios e "gaúchos": a produção de novas territorialidades. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

ROGERIO HAESBAERT DA COSTA

HAESBAERT, R.; Barbosa, J.; Silva, C. A.. Conflitos entre guaranis-kaiowá, paraguaios e "gaúchos": a produção de novas territorialidades no Mato Grosso do Sul. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Jones Dari Goettert

GOETTERT, J. D.; GOES, E. M.;SOUZA, Adauto Oliveira. Os períodos das migrações: territórios e identidades em Francisco Beltrão/PR. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados.

Jones Dari Goettert

HAESBAERT, R.; BARBOSA, J.L.; PÓVOA NETO, H.;GOETTERT, J. D.; ALENTEJANO, P.R.R.. Conflitos territoriais entre Guaranis-Kaiowás, paraguaios e "gaúchos": a produção de novas territorialidades no Mato Grosso do Sul. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Paulo Roberto Raposo Alentejano

COSTA, R. H.; BARBOSA, J. L.; GOETTERT, J. D.; POVOA NETO, H.;ALENTEJANO, Paulo Roberto Raposo. Conflitos territoriais entre Guaranis-Kaiowá, paraguaios e "gaúchos": a produção de novas territorialidades no Mato Grosso do Sul. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Hélion Póvoa Neto

HAESBAERT, R.;PÓVOA NETO, Helion; BARBOSA, J. L.; DARI, Jones; ALENTEJANO, Paulo. Conflitos territoriais entre guaranis-kaiowá, paraguaios e. 2012. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense.

Luiz Carlos Flavio

FLÁVIO, Luiz Carlos. As migrações e as transformações territoriais na comunidade Barra do Rio Tuna - F. Beltrão-PR.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Jonas Ariel Cantaluppi de Souza

Cultura, patrimônio e identidade na fronteira entre Pedro Juan Caballero Paraguai e Ponta Porã ? Brasil: evidências da emergência do novo brasiguaio a partir das práticas culturais transfronteiriças; Início: 2020; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Gesliane Sara Vieira Chaves

Outro calçadão de uma mesma Copacabana - a celebração da Virgem: um diálogo entre a fronteira de Corumbá/BR e Puerto Quijarro/BO; Início: 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Paulo Baltazar

A geografia cultural dos Terena da Terra indígena Taunay/Ipegue ? Aquidauana/MS; Início: 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Roberto Chaparro Lopes

Território, territorialidade e cartografia social; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Ana Alice Cavalcanti Serejo

Conflitos pela terra na fronteira do Brasil com o Paraguai; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; (Orientador);

Mirella Lacerda Teixeira de Souza

Migração e gênero: análise da mobilidade de mulheres nordestinas de Satuba/AL para Dourados/MS; 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Gesliane Sara Vieira Chaves

Territórios religiosos: etnogeografia da Casa Omolocô- Dourados MS; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Camila Manoel Pereira

O comércio fronteiriço entre Foz do Iguaçu - BR e Ciudad del Este - PY: uma análise a partir da perspectiva de consumo dos moradores locais; 2019; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Luana Maria Gutierres Barbosa

Imigrantes árabes na fronteira de Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR): relações comerciais, de gênero e práticas religiosas; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Jonas Ariel Cantaluppi de Souza

No soy de aqui, ni de allí; yo soy!: Identidade territorial na fronteira entre Pedro Juan Caballero - Paraguai e Ponta Porã- Brasil; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Bárbara Regina Ferrari

Os discursos dos professores aposentados e ativos sobre o livro didático de Geografia: função, critérios de escolha e avaliação; 2017; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Alice Claudina de Souza

Igreja do bairro: do espaço profano à territorialidade religiosa da paróquia Santo André; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Laiza Rios

Representação do espaço: paisagem, arte e cultura negra do Haiti; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Thamires Trindade Montoro

A educação ambiental nas escolas públicas em Itaporã-MS como meio de formação de sujeitos críticos; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Juraci Gomes

Uma análise do fluxo de passageiros do transporte de ônibus intermunicipal da linha 49 entre as cidades de Caarapó e Dourados (MS); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Crodoaldo Spessoto Prado

Segregação socioespacial no município de Itaporã: o caso dos bairros Cristo Rei e Vila União; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Gesliane Sara Vieira Chaves

Práticas umbandistas: a terretorialidade dos centros de umbanda na cidade de Dourados-MS; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Hávila Borges de Oliveira

A questão da segurança na fronteira entre Tabatinga (Brasil) e Letícia (Colômbia); 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Nivaldo Andrey Martins Guedes

A construção da fronteira entre Brasil e Paraguai: o caso de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero no período de 1889 a 1953; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Rúbia Duarte Parene

Políticas Públicas habitacionais na cidade de Dourados: análise do programa Minha Casa, Minha Vida (PAC 2); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Eduardo José da Silva

A valorização da produção de alimentos orgânicos: experiências em Dourados (MS); 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Iann Dellano da Silva Santos

A geografia dos transportes de Barreiras-BA: o acesso à rede de transporte coletivo urbano; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia / ICADS; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Maria Alice de Souza Bezerra

O processo de des-territorialização dos índios Tuxá da Reserva Morrinhos do município de Ibotirama-BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Edson Bezerra de Moura

A migração sulista e a produção do território de Barreiras-BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Iracema Souza de Oliveira

A mineração de chumbo e a produção do território de Boquira-BA: impactos socioeconômicos e exploração do trabalho; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Roberto Chaparro Lopes

Tanotopolítica, cartografias sociais e território; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Ana Alice Cavalcanti Serejo

Fronteira, conflitos e insegurança; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Psicologia) - Universidade Federal da Grande Dourados; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Rúbia Duarte Parene

O programa minha casa, minha vida em Dourados: ações e contradições; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Saionara Santiago dos Santos de Jesus

Mobilidade sulista e modernização da agricultura no Oeste Baiano; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia / ICADS (Programa Permanecer); Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

MARIA APARECIDA DE QUEIROZ PEREIRA

Divergentes discursos pela criação do Estado do Rio São Francisco - Oeste da Bahia; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Universidade Federal da Bahia / ICADS (Programa Permanecer); Orientador: Marcos Leandro Mondardo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alexandre Domingues Ribas

As migrações e as transformações territoriais na comunidade Barra do Rio Tuna, Francisco Beltrão-PR; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Orientador: Alexandre Domingues Ribas;

ROGERIO HAESBAERT DA COSTA

Conflitos territoriais entre guaranis-kaiowá, paraguaios e "gaúchos": a produção de novas territorialidades; 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Geografia) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Rogerio Haesbaert da Costa;

Jones Dari Goettert

Os períodos das migrações: territórios e identidades em Francisco Beltrão/PR; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Jones Dari Goettert;

Jones Dari Goettert

Os períodos do território: migração, trabalho e modernidade no município de Francisco Beltrão - PR; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Grande Dourados,; Orientador: Jones Dari Goettert;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MONDARDO, M. L. . Antropofagia e transculturação: perspectivas decoloniais na formação cultural latino-americana. BOCC. Biblioteca Online de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-14, 2020.

  • MONDARDO, MARCOS . O movimento Guarani e Kaiowá pela reapropriação social da natureza e as retomadas de tekoha. REVISTA NERA (UNESP) , v. 23, p. 133-150, 2020.

  • MONDARDO, Marcos L. . El retorno de los muros y las fronteras de lo común: los límites de la indiferencia y la desigualdad socio-espacial en la globalización neoliberal. REVISTA CARIBEA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 1, p. 1-19, 2020.

  • MONDARDO, MARCOS ; STALIANO, PAMELA . Saúde na Fronteira Brasileira: Políticas Públicas e Acesso a Serviços / Health on the Brazilian Border: Public Policies and Access to Services. ESPAÇO ABERTO, PPGG - UFRJ , v. 10, p. 99-116, 2020.

  • MONDARDO, M. L. ; AZEVEDO, J. R. N. . MATOPIBA: do domínio da terra e abuso da água aos territórios de resistências das populações tradicionais. REVISTA NERA (UNESP) , v. 22, p. 296-320, 2019.

  • MONDARDO, MARCOS ; SEREJO, ANA ALICE CAVALCANTI ; STALIANO, PAMELA . Conflitos na luta pela terra e território em áreas de agronegócio: das violências, negligências e precariedades às manifestações e conquistas dos Guarani e Kaiowá. Geosul , v. 34, p. 573-598, 2019.

  • MONDARDO, M. L. . Territórios de povos e comunidades tradicionais: estado de exceção, governo bio/necropolítico e retomadas de tekoha. Horizontes , v. 37, p. 1-25, 2019.

  • STALIANO, PAMELA ; MONDARDO, MARCOS LEANDRO ; LOPES, ROBERTO CHAPARRO . Onde e Como se Suicidam os Guarani e Kaiowá em Mato Grosso do Sul: Confinamento, Jejuvy e Tekoha. PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO (ONLINE) , v. 39, p. 9-21, 2019.

  • MONDARDO, M. L. . O governo bio/necropolítico do agronegócio e os impactos dos agrotóxicos sobre os territórios de vida Guarani e Kaiowá. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política , v. 1, p. 155-187, 2019.

  • MONDARDO, M. L. ; BALLER, L. . A luta pela terra na fronteira do Paraguai com o Brasil ao longo século XX e início do XXI: migrações, conflitos, brasiguaios e carperos. Estudios Paraguayos , v. XXVII, p. 37-67, 2019.

  • MONDARDO, M. L. ; BARBOSA, L. M. G. . A reterritorialização dos imigrantes árabes na fronteira de Pedro Juan Caballero (PY) e Ponta Porã (BR): entre o Oriente e o Ocidente. REVISTA CARIBEA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 7, p. 1-13, 2018.

  • MONDARDO, M. L. . Fronteira, conflitos e Estado de exceção. REVISTA BRASILEIRA DE GEOGRAFIA , v. 63, p. 64-84, 2018.

  • MONDARDO, MARCOS . Insecurity Territorialities and Biopolitical Strategies of the Guarani and Kaiowá Indigenous Folk on Brazil?s Borderland Strip with ParaguayTerritorialités d?insécurité et stratégies biopolitiques des peuples Guarani et Kaiowá à la frontière entre le Brésil et le Paraguay. L'ESPACE POLITIQUE , v. 31, p. 1-20, 2017.

  • MONDARDO, M. L. ; SOUZA, J. A. C. . O processo de transformação da Linha de Fronteira de Ponta Porã ? Brasil e Pedro Juan Caballero ? Paraguai: da ocupação à modernização. REVISTA LATINOAMERICANA DE ESTUDIANTES DE GEOGRAFÍA , v. 5, p. 2-15, 2017.

  • VIERA CHAVES, GESLIANE SARA ; LEANDRO MONDARDO, MARCOS . Práticas Umbandistas: revelando as territorialidades dos centros de umbanda na cidade de Dourados-MS. Ravista Geonorte , v. 8, p. 191-208, 2017.

  • MONDARDO, Marcos L. . O território como ferramenta analítica no ensino de Geografia: dos dispositivos de controle à produção de multi/transterritorialidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia , v. 5, p. 122-139, 2015.

  • MONDARDO, M. L. ; PARENE, R. D. ; FERRARI, B. R. . O uso de documentários no ensino de Geografia: a experiência na Escola Estadual Vilmar Vieira de Matos - Dourados/MS. Entre Lugar , v. 6, p. 88-111, 2015.

  • MONDARDO, M. L. . A geometria de poder do conflito territorial entre fazendeiros e Guaranis-Kaiowás na fronteira do Brasil com o Paraguai. Acta Geográfica (UFRR) , v. 2014, p. 185-202, 2014.

  • MONDARDO, M. L. . No território do agronegócio à luta pelo retorno ao tekoha: o conflito territorial envolvendo Guaranis-Kaiowás e fazendeiros no Mato Grosso do Sul. Revista GeoNorte , v. 7, p. 767-781, 2013.

  • COSTA, D. H. ; MONDARDO, M. L. . A modernização da agricultura no Oeste Baiano: migração sulista e novas territorialidades. Revista GeoNorte , v. 7, p. 1347-1361, 2013.

  • PINA, N. V. M. ; MONDARDO, M. L. . Duas faces, uma região: da pujança do agronegócio à pobreza e precariedade das populações locais do Oeste Baiano. Revista GeoNorte , v. 7, p. 1522-1533, 2013.

  • BARROS, V. P. ; MONDARDO, M. L. . Conceitos de espaço: uma transposição teórica e didática dos conceitos da Física de espaço absoluto e relativo à Geografia do espaço geográfico. Sinergia (IFSP. Online) , v. 14, p. 105-113, 2013.

  • MONDARDO, M. L. . O direito ao território tradicional Guarani-Kaiowá em Mato Grosso do Sul: in-segurança, biopolítica e Estado de Exceção. Boletim DATALUTA , v. 2013, p. 1-17, 2013.

  • MONDARDO, M. L. . Ser paraguaio no Mato Grosso do Sul: da migração à construção de uma identidade transfronteiriça. Revista Faz Ciência , v. 15, p. 69-91-91, 2013.

  • MONDARDO, M. L. . Territórios precários: desequilíbrios entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no oeste da Bahia. Acta Geográfica (UFRR) , p. 85-101, 2013.

  • MONDARDO, M. L. . Sujeitos em trânsito identitário na América Latina: da territorialidade moderna-ocidental ao devir de territorialidades pós-coloniais. Contribuciones a las Ciencias Sociales , v. 7, p. 1-12, 2012.

  • MONDARDO, M. L. . Mesclando fronteiras no Mato Grosso do Sul: considerações preliminares sobre o devir da multi/transterritorialidade 'gaucha'. Revista Ensaios de Geografia , v. 1, p. 7-30, 2012.

  • MONDARDO, M. L. . A dinâmica migratória do Paraná: o caso da região Sudoeste ao longo do século XX. Revista Brasileira de Estudos de População (Impresso) , v. 28, p. 103-131, 2011.

  • MONDARDO, M. L. . "Contrageografias da Globalização": ?Fronteiras Internas?, Identidades em Trânsito e Experiência ?Fora do Lugar?. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-10, 2010.

  • MONDARDO, M. L. . Por um pedaço de chão: a diáspora gaúcha e catarinense para o Paraná e a construção do território-rede. Travessia (São Paulo) , v. XVIII, p. 101-114, 2010.

  • MONDARDO, M. L. . LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. (Resenha). Boletim Goiano de Geografia , v. 30, p. 193-198, 2010.

  • MONDARDO, M. L. . Da migração sulista ao novo arranjo territorial no Oeste Baiano: "territorialização" do capital no campo e paradoxos na configuração da cidade do agronegócio. Campo - Território , v. 5, p. 259-287, 2010.

  • MONDARDO, M. L. . A diáspora gaúcha e catarinense para o Paraná e a representação do ?lugar do futuro?: a (re)invenção da Região Sudoeste entre 1940-1970. Mneme (Caicó. Online) , v. 11, p. 203-217, 2010.

  • MONDARDO, M. L. . A ?territorialização? do agronegócio globalizado em Barreiras - BA: migração sulista, reestruturação produtiva e contradições sócio-territoriais. Revista NERA (UNESP) , v. 13, p. 112-130, 2010.

  • HAESBAERT, R. ; MONDARDO, M. L. . Transterritorialidade e antropofagia: territorialidades de trânsito numa perspectiva brasileiro-latino-americana. GEOgraphia (UFF) , v. 12, p. 19-50, 2010.

  • MONDARDO, M. L. . Da fronteira a ?fronteriça?: observações do eu e do outro na (di)visão entre Brasil e Paraguai. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação , v. 2009, p. 1-23, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . O corpo enquanto ?primeiro? território de dominação: o biopoder e a sociedade de controle. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação , v. 2009, p. 1-11, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . Globalização e Sociedade dos Indivíduos: Redes Sociais, Interdependência e Auto-controle. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-20, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . Meandros na produção do espaço urbano: mobilidade, acessibilidade e exclusão social. Boletim Goiano de Geografia , v. 29, p. 57-72, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . Raízes na Migração: Des-Re-Territorialização e Redes Sociais. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação , v. 1, p. 1-7, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . Identidades territoriais e Globalização: a relação entre espaço, política e cultura no processo de des-re-territorialização. Geo UERJ (2007) , v. 2, p. 111-137, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . GOETTERT, Jones Dari. O espaço e o vento: olhares da migração gaúcha para Mato Grosso de quem partiu e de quem ficou (Resenha). Caminhos de Geografia (UFU) , v. 10, p. 265-270, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . Migrações e (trans)formação do território: considerações a partir de uma comunidade rural. Revista GeoPantanal , v. 1, p. 49-62, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . Mobilidade sulista do capital e da força de trabalho para o Mato Grosso do Sul: modernização agroindustrial, descompassos e contradições sócio-territoriais. Terra Livre , v. 1, p. 173-187, 2009.

  • GOETTERT, J. ; MONDARDO, M. L. . O "Brasil Migrante": gentes, lugares e transterritorialidades. GEOgraphia (UFF) , v. 11, p. 101-136, 2009.

  • MONDARDO, M. L. . Faces e contra-faces da relação campo-cidade no município de Francisco Beltrão/PR. Campo.Território , v. 3, p. 114-137, 2008.

  • MONDARDO, M. L. . As redes e a relação campo-cidade no município de Francisco Beltrão - Paraná. Revista Discente Expressões Geográficas , v. 4, p. 23-47, 2008.

  • MONDARDO, M. L. ; BACKES, Thaine Regina . A dinâmica migratória na (trans)formação territorial do Sudoeste paranaense. Ciências Sociais em Perspectiva , v. 07, p. 47-60, 2008.

  • MONDARDO, M. L. . Migrações e a relação campo-cidade no município de Francisco Beltrão - Paraná. Espaço Plural (Unioeste) , v. 18, p. 41-50, 2008.

  • MONDARDO, M. L. . O território e suas dimensões política, cultural e econômica: uma análise integradora-híbrida das práticas de territorialização. Para Onde!? (UFRGS) , v. 3, p. 46-60, 2008.

  • MONDARDO, M. L. . O território e suas dimensões política, cultural e econômica: um exercício análitico no Sudoeste do Paraná. Caminhos da Geografia (UFU. Online) , v. 9, p. 42-52, 2008.

  • MONDARDO, M. L. ; GOETTERT, Jones Dari . Territórios simbólicos e de resistência na cidade: grafias da pichação e do grafite. Terr@ plural (UEPG. Online) , v. 2, p. 293-308, 2008.

  • MONDARDO, M. L. . Identidades na fronteira (trans)territorial entre Brasil e Paraguai: olhares das relações de contato e de contraste. Tempos Históricos (EDUNIOESTE) , v. 12, p. 1-30, 2008.

  • MONDARDO, M. L. ; SAQUET, M. A. . A construção de territórios na migração por meio de redes de relações sociais. Revista NERA (UNESP) , v. 11, p. 118-123, 2008.

  • MONDARDO, M. L. . Os caboclos no Sudoeste do Paraná: de uma ?sociedade autárquica? a um grupo social excluído. Revista Eletrônica História em Reflexão (UFGD) , v. 2, p. 1-21, 2008.

  • MONDARDO, M. L. ; BACKES, Thaine Regina . As migrações e as transformações territoriais no Sudoeste do Paraná. Faz Ciência , v. 9, p. 35-58, 2007.

  • MONDARDO, M. L. . Uma proposta prática para a representação de uma bacia hidrográfica através de um modelo digital do terreno (MDT). Caminhos da Geografia (UFU. Online) , v. 8, p. 03-12, 2007.

  • MONDARDO, M. L. . Uma Caracterização Geral do Processo de Urbanização do Sudoeste do Paraná - Brasil. Scripta Nova (Barcelona) , v. XI, p. 1-25, 2007.

  • MONDARDO, M. L. ; GOETTERT, Jones Dari . Frente de expansão e frente pioneira no Brasil: espaços e tempos da migração, do conflito e da alteridade. Okara : Geografia em Debate (UFPB) , v. 1, p. 38-61, 2007.

  • MONDARDO, M. L. . Estudos migratórios na modernidade e na pós-modernidade: do econômico ao cultural?. Terra Livre , v. 2, p. 51-74, 2007.

  • MONDARDO, M. L. . Fluxos Migratórios: a colonização do Sudoeste do Paraná - 1878 a 1970. Ágora (UNISC) , v. 12, p. 133-142, 2006.

  • MONDARDO, M. L. . A relação campo-cidade no município de Francisco Beltrão - Paraná - Brasil. Agrária (São Paulo) , v. 5, p. 65-86, 2006.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MONDARDO, M. L. . Parecer de livro para a Editora da Universidade Federal da Grande Dourados. 2013.

MONDARDO, M. L. . Parecer artigo Revista Caminhos de Geografia. 2010.

MONDARDO, M. L. . Parecer artigos Revista Caminhos de Geografia. 2009.

MONDARDO, M. L. . Parecer artigo Revista Caminhos de Geografia. 2008.

MONDARDO, M. L. . Parecer artigos Revista Caminhos de Geografia. 2007.

MONDARDO, MARCOS . Revista Entre-Lugar. 2017. (Editoração/Periódico).

MONDARDO, MARCOS . Revista Entre-Lugar. 2016. (Editoração/Periódico).

MONDARDO, MARCOS . Revista Entre-Lugar. 2015. (Editoração/Periódico).

MONDARDO, MARCOS . Revista Entre-Lugar. 2014. (Editoração/Periódico).

MONDARDO, MARCOS . Revista Entre-Lugar. 2013. (Editoração/Periódico).

MONDARDO, M. L. ; GOETTERT, J. ; MOTA, J. G. B. . Do choque de territorialidades à produção de transterritorialidades: encontros/desencontros identitários entre latifundiários e indígenas no Mato Grosso do Sul. 2010. .

MONDARDO, M. L. . Sujeitos em movimento: migração, contextos, teorias e fontes. 2009. .

MONDARDO, M. L. ; BACKES, Thaine Regina ; AZEVEDO, J. R. N. . "Tabuleiro do Xadrez": O jogo da Relação Capital X Trabalho: Uma discussão a partir da expansão do agronegócio e das migrações na atividade sulcroalcooleira. 2007. .

MONDARDO, M. L. . Caboclos, Migrações e transformações territoriais na Região Sudoeste do Paraná. 2005 (Projeto de Pesquisa Individual) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Fronteiras e territórios: conceitos e práticas em áreas de insegurança, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar as territorialidades de insegurança no espaço sul-matogrossense, especialmente a multiplicidade de fronteiras e territórios no conflito territorial que envolve povos indígenas e fazendeiros área de fronteira do Brasil com Paraguai. O enfoque priorizado será em torno de concepções e práticas de luta pela terra e território. O objetivo é problematizar as lógicas territoriais envolvidas no conflito entre fazendeiros (notadamente ?gaúchos?) e dos povos Guarani e Kaiowá, e analisar as novas/velhas formas de apropriação da terra, a luta pelos direitos humanos e os discursos e práticas em torno da ?in-segurança?, exceção e ?controle? sociais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador / Pamela Staliano - Integrante / Ana Alice Cavalcanti Serejo - Integrante / Roberto Chaparro Lopes - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Fronteiras e territórios de des-controle e de exceção, Descrição: Este projeto de pesquisa tem por objetivo analisar os processos de des-territorialização no espaço sul-matogrossense, especialmente, na área de fronteira do Brasil com Paraguai. O enfoque priorizado será em torno de recentes reflexões e discursos sobre a ?sociedade de controle? numa linguagem deleuze-foucaultiana, ou de ?Estado de exceção? como denomina Giorgio Agamben, e o consequente papel das fronteiras e dos territórios nessa dinâmica, especialmente no sentido da crescente multi/transterritorialidade que acompanha a dinâmica que envolve, hoje, no Mato Grosso do Sul, a luta pela terra e território. O objetivo é problematizar as lógicas territoriais envolvidas no conflito entre fazendeiros (notadamente ?gaúchos?) e Guaranis-Kaiowás, e analisar as novas/velhas formas de apropriação da terra, a luta pelos direitos humanos e os discursos e práticas em torno da ?in-segurança?, exceção e ?controle? sociais. Focalizaremos dois grupos sociais mais específicos em suas ações de base territorial: numa primeira fase, fazendeiros (?gaúchos? em sua maioria), especialmente aqueles mais diretamente ligados ao mundo do agronegócio, das grandes corporações transnacionais/globais e de entidades (federações e sindicatos, por exemplo), em suas estratégias hegemônicas de controle dos territórios e imposição de fronteiras de exceção no Mato Grosso do Sul; numa segunda fase, Guaranis-Kaiowás (principalmente, aqueles envolvidos na luta pela terra), em suas práticas muitas vezes alter-nativas de luta, resistência e reprodução multi/transterritorial em estratégicas de trânsito transfronteiriço entre Brasil e Paraguai.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador / Jones Dari Goettert - Integrante / Valney Dias Rigonato - Integrante / Adauto de Oliveira Souza - Integrante / Isis do Mar Marques Martins - Integrante / José Antonio Lobo dos Santos - Integrante / Angelo Franco do Nascimento Ribeiro - Integrante.

  • 2011 - 2014

    Mobilidade sulista e disputas territorial-identitárias pela criação do Estado do Rio são Francisco, Descrição: O projeto tem como objetivo analisar um das questões fundamentais que envolvem atualmente o Oeste Baiano: a criação do estado do Rio São Francisco. A tentativa de emancipação política-administrativa mobiliza grupos a favor ou contra a emancipação, provocando, no Oeste da Bahia, em partidos políticos, na mídia, nas escolas e universidades, em grupos de migrantes como os ?gaúchos?, e na comunidade em geral, intensas discussões. Por isso, esse projeto de pesquisa trata das mutações geográficas recentes no Oeste Baiano, a partir de 1980, com a mobilidade sulista, onde foram criadas e territorializadas redes de uma modernização agrícola de conexões globais, vinculadas principalmente ao complexo agroindustrial da soja e difundidas por migrantes ?gaúchos? classe média e alta que conjugam tentativas de controle político e econômico, criando um redesenhar de territórios que não apenas corroboram para essa nova dinâmica territorial, mas que envolvem também a tentativa de legitimar o domínio econômico com a criação de novas unidades político-administrativas, como pelas tentativas crescentes da criação do estado do Rio São Francisco.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2010 - 2013

    Migração e desterritorialização no Nordeste brasileiro, Descrição: O projeto visa analisar os atuais processos de migração à luz da produção do território - processos de des-re-territorialização, multi e transterritorialidade em suas múltiplas dimensões espaciais. Especificamente, buscamos compreender as migrações "gaúcha" e "nordestina" para o estado da Bahia, focalizando o Oeste Bahiano e o município de Barreiras através da problemática da expansão da fronteira agrícola.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade da pobreza e da exclusão social na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade da pobreza e da exclusão social na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Territórios precários: crescimento econômico e desenvolvimento social no Oeste da Bahia, Descrição: O objetivo desse projeto é analisar a relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social no Oeste da Bahia, especialmente, a partir do cruzamento e análise dos dados e informações da produção da agricultura moderna com os indicadores de desenvolvimento social. Para atingir esse objetivo, propomos desmembrá-lo em outros dois, que são: 1) analisar e levantar dados e informações referentes ao crescimento econômico da região, especialmente, dos municípios de Barreiras, São Desidério e Luís Eduardo Magalhães a partir da produção agrícola; 2) analisar e levantar dados e informações sobre os indicadores de desenvolvimento social da região, notadamente, desses três principais municípios. Por fim, pretende-se desenvolver uma análise geográfica na identificação da produção de territórios de precariedade ? da pobreza e da exclusão social ? na relação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social por meio da acentuada desigualdade social que a cada dia mais cresce e assola a região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Marcos Leandro Mondardo - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

1 Lugar no Concurso para Professor Assistente na Universidade Federal da Bahia - Campus de Barreiras, UFBA.

2009

2 Lugar na Seleção de Doutorado em Geografia da Universidade Federal Fluminense -, UFF.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Grande Dourados, Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas. , Rodovia Dourados/Ithaum, Km 12, UFGD - Unidade II, 79825060 - Dourados, MS - Brasil - Caixa-postal: 322, Telefone: (67) 34113904, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Regional, Geografia Política, Geografia da População e Geografia Cultural.

2007 - 2007

Universidade Federal da Grande Dourados

Vínculo: Bolsista de Mestrado CAPES, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 07/2018

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Planejamento e Regionalização

  • 07/2018

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia e Relações Internacionais

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Relações Internacionais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Econômica e Desenvolvimento Regional

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Território e Territorialização

  • 07/2017 - 02/2018

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia I, Estágio Supervisionado em Geografia III, Estágio Supervisionado em Geografia V

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia II, Estágio Supervisionado em Geografia IV

  • 03/2017 - 06/2017

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais de Geografia

  • 07/2016 - 03/2017

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia IV, Estágio Supervisionado em Geografia III

  • 10/2016 - 12/2016

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Multiplicidade territorial e fronteiras

  • 02/2016 - 06/2016

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia I, Estágio Supervisionado em Geografia II, Estágio Supervisionado em Geografia IV

  • 07/2015 - 12/2015

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia III, Estágio Supervisionado em Geografia V, Geografia da População

  • 03/2015 - 06/2015

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia I, Estágio Supervisionado em Geografia II, Estágio Supervisionado em Geografia IV, Geografia da População

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais III: Multiplicidade Territorial e Fronteiras

  • 07/2014 - 12/2014

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Estágio Supervisionado em Geografia

  • 03/2014 - 06/2014

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia I, Estágio Supervisionado em Geografia II, Estágio Supervisionado em Geografia IV

  • 07/2013 - 12/2013

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Estágio Supervisionado em Geografia III, Estágio Supervisionado em Geografia V

  • 03/2013 - 06/2013

    Ensino, Abi - Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado em Geografia I, Estágio Supervisionado em Geografia II, Estágio Supervisionado em Geografia IV

  • 06/2007 - 12/2007

    Estágios , Reitoria, Faculdade de Ciências Humanas.,Estágio realizado, Disciplina Ministrada: Políticas Públicas e Território.

2009 - 2013

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Atua no Ensino de Geografia da População, Território e territorialização e Geografia do Brasil

Atividades

  • 03/2012 - 08/2012

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia do Brasil I, Geografia da População, Território e territorialização

  • 09/2011 - 01/2012

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Região e regionalização, Geografia Política

  • 04/2011 - 08/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Geografia do Brasil I, Território e territorialização

  • 09/2010 - 02/2011

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Política, Região e regionalização

  • 03/2010 - 08/2010

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População, Geografia do Brasil I, Território e territorialização

2009 - 2009

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Vínculo: Professor convocado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 24

Outras informações:
Atua no Campus da UEMS de Glória de Dourados, no curso de graduação em Geografia, ministrando as seguintes disciplinas: Geografia Humana I (Geografia da População); Tópicos Especiais sobre o Mato Grosso do Sul; Geografia Ambiental; Geografia Geral e do Brasil II; AMTCGE II (Métodos e técnicas de pesquisa em Geografia);

2006 - 2006

Colégio Nossa Senhora da Glória

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 25

Atividades

  • 08/2006 - 12/2006

    Estágios , Colégio Nossa Senhora da Glória, .,Estágio realizado, Ministradas aulas de Geografia para 7ª e 6ª séries.