Raquel Barros Veronesi

Possui graduação em Letras/Língua Inglesa pela Universidade Estadual do Ceará / Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) na cidade de Quixadá, turma 2011.1 e Mestrado em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFC), da Universidade Federal de Ceará (2015). Atua principalmente nos seguintes temas: literatura, gênero, etnicidade, tradução, cinema e língua inglesa.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2013 - 2015

Universidade Federal do Ceará
Título: A reescritura das personagens womanistas de The Color Purple para o cinema,Ano de Obtenção: 2015
Carlos Augusto Viana da Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Letras/Língua Inglesa

2006 - 2011

Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central
Título: O Púrpura e a Lavanda: womanism em A Cor Púrpura de Alice Walker
Orientador: Francisco Carlos Carvalho da Silva

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2014

Extensão universitária em Discutindo Gênero através de Cinema e Literatura. (Carga horária: 64h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Francês Instrumental. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2012

Adaptação e tradução literárias. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Programa de Monitoria Acadêmica. (Carga horária: 432h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2009 - 2009

CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA. (Carga horária: 40h). , Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, FECLESC, Brasil.

2009 - 2009

Feminismo, Pós-Colonialismo e Cinema. (Carga horária: 4h). , Universidade Potiguar, UnP, Brasil.

2002 - 2005

Extensão universitária em Curso Básico de Língua Inglesa. (Carga horária: 480h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Francês

Compreende PoucoLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Letras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Educação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

VERONESI, R. B. ; VASCONCELOS, VANIA M. F. . I Jornada de Gênero da FECLESC. 2015. (Outro).

VERONESI, R. B. ; VASCONCELOS, A. F. ; NUNES, F. R. . XI Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários - Literaturas Latinas entre o Antigo e o Moderno. 2014. (Outro).

VERONESI, R. B. . XV Seminário Nacional & VI Seminário Internacional Mulher e Literatura. 2013. (Outro).

VERONESI, R. B. . X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários e I Simpósio de Literatura Cearense. 2013. (Outro).

VASCONCELOS, VANIA M. F. ; VERONESI, R. B. . Curso de Extensão Conhecendo Rachel de Queiroz. 2009. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Encontro Nacional de Cultura e Tradução e III Encontro de Tradutores: a tradução de obras francesas no Barsil.Da literatura para o cinema: a tradução de Celie, personagem "womanista" de The Color Purple. 2014. (Encontro).

XI Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários - Literaturas Latinas entre o Antigo e o Moderno.A tradução de The Color Purple no cinema: relações entre o "womanismo" de Walker e a ética familiar spielberguiana. 2014. (Encontro).

I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia.Memória, imaginação e fantasia na linguagem de Janie: uma leitura da poética de Seus olhos viam Deus. 2013. (Encontro).

X Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários e I Simpósio de Literatura Cearense.Do romance ao filme: a reescritura das personagens Celie e Shug de The Color Purple. 2013. (Encontro).

XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores. A tradução das personagens ?womanistas? de The color purple para o cinema. 2013. (Congresso).

XV Seminário Nacional e VI Seminário Internacional Mulher e Literatura.O womanismo de Sofia em A Cor Púrpura: um exemplo de não submissão ao homem. 2013. (Seminário).

IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários. 2012. (Encontro).

VIII Semana de Humanidades UFC/UECE.O Estupro em A Cor Púrpura, de Alice Walker. 2011. (Encontro).

XIV Seminário Nacional & V Seminário Internacional Mulher e Literatura.Womanism em A Cor Púrpura de Alice Walker: o feminismo negro norte-americano. 2011. (Seminário).

Conferência Internacional sobre os Sete Saberes.Ensinar a condição humana: transpondo as barreiras da invisibilidade feminina na educação. 2010. (Outra).

I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e VII Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros.A voz e as vozes de Celie em A Cor Púrpura: uma questão de linguagem e de identidade. 2010. (Outra).

III FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia.Sociedade de Calsses: Trabalho, Educação e Exclusão Feminina. 2010. (Outra).

VIII Semana de Letras da FECLESC.Womanism em A Cor Purpura de Alice Walker. 2010. (Outra).

XV Semana Universitária.Estudantes Japoneses: dificuldades na pronúncia da língua inglesa. 2010. (Outra).

I Semana Acadêmica da FECLESC.Etnicidade e gênero em A Cor Púrpura, de Alice Walker. 2009. (Outra).

VII Semana de Letras da FECLESC. 2009. (Outra).

XIII Seminário Nacional e IV Seminário Internacional Mulher e Literatura. 2009. (Seminário).

VI Semana de Letras da FECLESC. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ana Maria Cesar Pompeu

SILVA,C.A.V.;POMPEU, A. M. C.; VASCONCELOS, V. M. F.. A reescritura das personagens womanistas de The Color Purple para o cinema. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Carlos Augusto Viana da Silva

SILVA, C. A. V.; VASCONCELOS, V. M. F.; POMPEU, A. M. C.. A reescritura das personagens "womanistas" de The Color Purple para o cinema. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Carlos Augusto Viana da Silva

SILVA, C. A. V.; AGUERO, D. A.; BATISTA, E. R.. A reescritura das personagens "womanistas" de The Color Purple para o cinema. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Vânia Maria Ferreira Vasconcelos

SILVA, Carlos Augusto Viana da; POMPEU, A. M. C.;VASCONCELOS, VANIA M. F.. A reescritura das personagens 'womanistas' de The Color Purple para o cinema. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Dolores Aronovich Aguero

SILVA, C. A. V.;ARONOVICH, D.; BATISTA, E. R.. A reescritura das personagens womanistas de The Color Purple para o cinema. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Carlos Augusto Viana da Silva

A reescritura das personagens "womanistas" de The Color Purple para o cinema; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Ceará, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Augusto Viana da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • VERONESI, R. B. . A Reescritura de The Color Purple no cinema: uma análise das personagens Celie e Shug. Revista Belas Infiéis , v. 4, p. 169-180, 2015.

  • VERONESI, R. B. ; SILVA, C. A. V. . Seus Olhos Viam Deus, de Zora Neale Hurston, e a construção identitária da personagem Janie. Travessias Interativas , v. 10, p. 1-15, 2015.

  • VERONESI, R. B. . O Púrpura e a Lavanda: womanism em A Cor Púrpura de Alice Walker. Revista África e Africanidades , v. IV, p. 1-50, 2011.

  • VERONESI, R. B. . Memória, Imaginação e Fantasia na linguagem de Janie: uma leitura da poética de Seus Olhos Viam Deus. In: I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia, 2015, Fortaleza. Anais Eletrônicos do I Encontro Nacional de Estética, Literatura e Filosofia - ENELF, 2013. v. I. p. 239-247.

  • VERONESI, R. B. . Da literatura para o cinema: a tradução de Celie, personagem 'womanista' de The Color Purple. In: III Encontro Nacional de Cultura e Tradução e III Encontro de Tradutores: a tradução de obras francesas no Brasil, 2014, João Pessoa. Anais do III ENCULT e do III Encontro de Tradutores - A Tradução de Obras Francesas no Brasil, 2014. v. 3. p. 480-492.

  • VERONESI, R. B. . O Bildungsroman Feminino em A Cor Púrpura: a (trans)formação de identidades. In: III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012, Mossoró. Anais da III Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Espanhol e I Jornada em Ensino, Língua e Literatura de Inglês, 2012.

  • VERONESI, R. B. . O Estupro em A Cor Púrpura, de Alice Walker. In: VIII Semana de Humanidades UFC/UECE, 2011, Fortaleza. Semana de Humanidades- UFC_UECE: 1º Encontro de pesquisa e pós-graduação em humanidades, 2011.

  • VERONESI, R. B. . Ensinar a condição humana: transpondo as barreiras da invisibilidade feminina na educação. In: Conferência Internacional sobre os Sete Saberes necessários à educação do presnte, 2010, Fortaleza. ANAIS DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE OS SETE SABERES, 2010.

  • VERONESI, R. B. . Sociedade de Classes: trabalho, educação e exclusão feminina. In: III Fórum Internacional de Pedagogia - Sessão Brasil, 2010, Quixadá. Anais do III FIPED - FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA: homenagem a Cego Aderaldo: a formação docente no contexto contemporâneo., 2010. v. Unico.

  • VERONESI, R. B. . A voz e as vozes de Celie em A Cor Púrpura: uma questão de linguagem e de identidade. In: I Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e VII Semana de Estudos Linguísticos e Literários de Pau dos Ferros, 2010, Pau dos Ferros. ANAIS DO I COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E DA VII SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE PAU DOS FERROS, 2010.

  • VERONESI, R. B. . A tradução das personagens 'womanistas' de The Color Purple para o cinema. In: XI Congresso Internacional da ABRAPT e V Congresso Internacional de Tradutores, 2013, Florianópolis. Estudos da tradução e diálogo interdisciplinar: caderno de resumos: XI Congresso Internacional da Abrapt e V Congresso Internacional de Tradutores, 2013. p. 528.

  • VERONESI, R. B. . As Escrevivências de Celie e de Precious: uma análise dos romances The color purple e Push. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . A tradução de The Color Purple no cinema: relações entre o 'womanismo' de Walker e a ética familiar spielberguiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . Da literatura para o cinema: a tradução de Celie, personagem 'womanista' de The Color Purple. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . Do romance ao filme: a reescritura das personagens Celie e Shug de The Color Purple. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . Memória, imaginação e fantasia na linguagem de Janie: uma leitura da poética de Seus olhos viam Deus. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . O womanismo de Sofia em A Cor Púrpura: um exemplo de não submissão ao homem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . A tradução das personagens womanistas de The color purple para o cinema. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . O púrpura e a lavanda: womanism em A Cor Púrpura de Alice Walker (Apresentação de Monografia). 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • VERONESI, R. B. . O Estupro em A Cor Púrpura, de Alice Walker. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . A literatura de Rachel de Queiroz: um olhar de gênero em homenagem a mulher quixadaense. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERONESI, R. B. . A voz e as vozes de Celie em A Cor Púrpura: uma questão de linguagem e de identidade. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . Estudantes Japoneses: dificuldades na pronúncia da língua inglesa. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . Sociedade de Calsses: Trabalho, Educação e Exclusão Feminina. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . Womanism em A Cor Púrpura, de Alice Walker. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. ; VASCONCELOS, VANIA M. F. . O Quinze e a transposição cinematográfica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VERONESI, R. B. . Etnicidade e gênero em A Cor Púrpura, de Alice Walker. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • VERONESI, R. B. . Etnicidade e gênero em A Cor Púrpura, de Alice Walker. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

VERONESI, R. B. . The Color Purple no cinema: o 'womanismo' de Walker através do olhar de Spielberg. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

VERONESI, R. B. . A personagem Nettie de The Color Purple: do 'womanismo' de Walker à ética familiar de Spielberg. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

First Certificate of English, University of Cambridge - ESOL Examinations.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional