Jonas Costa Saldanha

Graduando em Farmácia-Bioquímica pela FCF-RP-USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo). Graduado em Letras Inglês e Português pela FFLCH-USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). Possui Certificado de Proficiência em língua inglesa TOEFL-iBT (102/120) (2013). Também participou de intercâmbio acadêmico internacional por um semestre na University of Ottawa, Canadá (2013). Realizou pesquisa na área de ensino-aprendizagem de escrita acadêmica e científica em língua inglesa (2012). Realizou monitoria na área de Língua Inglesa no Centro de Línguas da FFLCH USP e também foi monitor do Laboratório de Letramento Acadêmico (comunicação, divulgação e atendimento à graduação da Faculdade de Letras) (2013). Durante os anos de 2010 e 2011 realizou pesquisa na área de Linguística Aplicada - Ensino-aprendizagem de Português como língua estrangeira.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Farmácia e Bioquímica

2014 - Atual

Universidade de São Paulo

Graduação em Letras - Inglês

2009 - 2013

Universidade de São Paulo
Orientador: em University of Ottawa ( Não houve)
com

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2013

Extensão universitária em World Literature in English. (Carga horária: 300h). , University of Ottawa, UOTTAWA, Canadá.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - 18º SIICUSP.Crenças de alunos de Letras sobre ensino-aprendizagem de PortuguêsBeliefs of languages students on learning and teaching Portuguese as a Foreign Language. 2010. (Simpósio).

I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas."Eu creio, você crê, nós cremos: crenças de alunos de Letras sobre ensino de PLE". 2010. (Encontro).

III Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Língua - III CLAFPL.Currículo para o ensino de FLE baseado em gêneros textuais virtuais.. CRENÇAS DE ALUNOS DE LETRAS SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DE PFOL. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marilisa Guimarães Lara

Desenvolvimento desistemas de liberação À base de cristais líquidos para administração tópica do anti-inflamatório cetoprofeno; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Farmacêuticas) - Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP; Orientador: Marilisa Guimarães Lara;

Maria Helena da Nóbrega

Crenças de alunos de Letras sobre ensino e aprendizagem de português língua estrangeira; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP, Universidade de São Paulo; Orientador: Maria Helena da Nóbrega;

Regina Célia Garcia de Andrade

Difusão de Informações sobre Medicamentos pelas Ondas do Rádio: uma proposta de Educação em Saúde; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP)) - Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão; Orientador: Regina Célia Garcia de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SALDANHA, J. C. . "Eu creio, você crê, nós cremos: crenças de alunos de Letras sobre ensino de PLE". In: I Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas, 2010, São Paulo. I ENCONTRO DE ESTUDOS DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS, 2010.

  • SALDANHA, J. C. . Crenças de alunos de Letras sobre ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - 18º SIICUSP, 2010, São Paulo. 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP - 18º SIICUSP, 2010.

  • SALDANHA, J. C. . Crenças de alunos de Letras sobre ensino-aprendizagem de Português Língua Estrangeira. 2010. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - 2011

    Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista de In. Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista

    Outras informações:
    A demanda pelo ensino de português para falantes de outras línguas tem se expandido não somente nos países lusófonos, como também no contexto internacional. Para ir ao encontro dessa procura, faz-se necessário fomentar a criação de mecanismos para promover o ensino dessa modalidade do idioma. Com tal propósito, este estudo investiga as crenças de alunos formandos em Letras de uma universidade pública do estado de São Paulo acerca do ensino-aprendizagem de português língua estrangeira. Pesquisas na temática de crenças são valiosas para os estudos de formação de professores (BASSO, 2006). Isso porque as crenças, positivas ou não, determinam a ação do professor em sala de aula, podendo interferir negativamente no processo de prendizagem (BARCELOS, 2004; MULIK, 2008).

  • 2009 - 2010

    Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo

    Vínculo: Bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 10

  • 2014 - 2015

    Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsita do Progr. Aprender com Cultura e Exte, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Projeto do Progr. Aprender com Cultura e Extensão: Difusão de Informações sobre Medicamentos pelas Ondas do Rádio: uma proposta de Educação em Saúde. Início: 2014. Orientação de outra natureza. Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Cultura e Extensão

  • 2016 - 2016

    Hospital das Clínicas Ribeirão Preto Faculd de Medicina Ribeirão Preto USP

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiário na Unidade de Pesquisas Clínicas Equipe de Coordenação de Pesquisas