Leonardo Planel Lugarinho

Possui graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública - FIOCRUZ, Violência e Saúde. Foco em planejamento estratégico voltado para a gestão de saúde pública, criando uma maior sinergia entre diferentes áreas canalizando para um resultado comum, resultando num avanço de metas cumpridas ano a ano. Aumento da resolubilidade de problemas e conflitos entre os diferentes atores, utilizando uma metodologia "partner first" em colegiados, grupos condutores e reuniões, aumentando a área de influência da equipe num curto espaço de tempo. Eficiência em moderar decisões complexas com orçamentos reduzidos, usando linhas de pensamento laterais e inovadoras.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Pública

2013 - 2015

Fundação Oswaldo Cruz
Título: VIOLÊNCIA FAMILIAR EM ADOLESCENTES E ESTRESSE: Um estudo sobre fatores endócrinos em escolares em um município do estado do Rio de Janeiro,Ano de Obtenção: 2015
Joviana Quintes Avanci.Coorientador: Liana Wernersbach Pinto. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: violência; cortisol; adolescente.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Especialização em ? Especialização em Alimentos, Resíduos e Vetores

2003 - 2004

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Saúde em um centro comunitário de ajuda em Nova Iguaçu
Orientador: Não teve

Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos

2012 - 2012

Fundação Getúlio Vargas
Título: SEM MONOGRAFIA. Ano de finalização: 2012
Orientador: SEM ORIENTADOR

Aperfeiçoamento em Acesso à informação e evidência para subsidiar dec

2011 - 2011

Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude
Título: Não houve. Ano de finalização: 2011

Graduação em Ciências Biológicas: Microbiologia e Imunologia

1998 - 2003

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise Microbiológica de Alimentos Minimamente Processados
Orientador: Armando Sabaa Srur

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Planejamento, Execução e Controle de Políticas de Saúde. (Carga horária: 40h). , Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, TCE/RJ, Brasil.

2016 - 2016

Indicadores em Saúde: Abordagem Sistêmica para a Gestão Pública. (Carga horária: 8h). , Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, TCE/RJ, Brasil.

2016 - 2016

Planejamento em Saúde no SUS. (Carga horária: 32h). , Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, TCE/RJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Japonês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: Política e Planejamento Governamentais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Armando Ubirajara Oliveira Sabaa Srur

SABAA-SRUR, A. U. O.. Análise microbiológica de vegetais minimamente processados. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Microbiologia e Imunologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Raquel de Vasconcellos Carvalhães de Oliveira

Oliveira, R V CASSIS, Simone Gonçalves deAVANCI, Joviana Quintes; PINTO, L. W.. Violência Familiar e Estresse: Um estudo sobre cortisol em adolescentes escolares em um munícipio do estado do Rio de Janeiro. 2015.

Raquel de Vasconcellos Carvalhães de Oliveira

OLIVEIRA, R. V. C.ASSIS, Simone Gonçalves deAVANCI, Joviana Quintes. Violência familiar em adolescentes e estresse: um estudo sobre faores endócrinos em escolares em um município do estado do Rio de Janeiro. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

VERA LUCIA VALENTE MESQUITA

MESQUITA, V. L. V.; PEDROSA, C.. BANCA EXAMINADORA DO PLANO DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA INTITULADO "ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE VEGETAIS MINIMAMENTE PROCESSADOS", DEFENDIDA PELO ALUNO LEONARDO PLANEL LUGARINHO, EM 13/07/2001, NO INSTITUTO DE MICROBIOLOGIA PROF. PAULO DE GÓES/UFRJ. 2001 - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Simone Gonçalves de Assis

Oliveira, R.V.C.;ASSIS, S. G.AVANCI, Joviana QuintesPinto, L.W.. Violência familiar e estresse: um estudo sobre cortisol em adolescentes escolares em um município do estado do Rio de Janeiro. 2015. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Liana Wernersbach Pinto

Violência familiar e estresse: um estudo sobre cortisol em adolescentes escolares em um município do estado do Rio de Janeiro; 2015; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública,; Coorientador: Liana Wernersbach Pinto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LUGARINHO, LEONARDO PLANEL ; AVANCI, JOVIANA QUINTES ; PINTO, LIANA WERNERSBACH . Perspectivas dos estudos sobre violência na adolescência e cortisol: revisão bibliográfica sistemática. Ciência & Saúde Coletiva , v. 22, p. 1321-1332, 2017.

  • Carolina Lazzarotto-Silva ; LUGARINHO, L. P. ; Mara Demier ; Maria Giseli Leite Ferreira ; Beatriz Pessanha Gonçalves ; Cristina Tavares ; Nelson Cardoso Mesquita ; Mônica Martins Almeida . Como um serviço universitário isolado potencializou a organização de uma linha de cuidados na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. In: 12º Congresso Internacional da Rede Unida, 2016. Suplemento Revista Saúde em Redes, 2016. v. 2.

  • MARGALHO, G. S. L. C. ; LUGARINHO, L. P. . Repolho (Brassica olearacea )cv. Branca Picado Minimamente Processado: Análise Física, Quimica Fisico-Quimica e Micobiologgica. In: XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002, Rio de Janeiro. XXIV Jornada de Iniciação Científica da UFRJ, 2002. v. 1. p. 345-345.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LUGARINHO, L. P. . O FUTURO HOJE Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis Primeiros Passos para o Desenvolvimento Nacional. 2010.

LUGARINHO, L. P. . Kotatsu Online. 2005; Tema: Mangás. (Site).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2014 - 2015

    Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Consultor Ad-Hoc de EAD, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Consultor para realizar monitoria de EAD no curso "Políticas Públicas Intersetoriais e Determinação Social da Saúde" para representantes escolhidos pelos países da UNASUL. O curso possuiu duas fases - A primeira foi online e a segunda foi presencial, no Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (ISAGS - UNASUL), RIo de Janeiro. Fui o único consultor ad-hoc do curso, todos os outros tutores tinham acesso estritamente online. Utilização do software livre Moodle e PHPBB para gerenciar os usuários do curso, suas informações (como inscrições, e-mail, login e uso da plataforma). Realização de relatórios sobre os usuários, como horas logadas, tarefas cumpridas, avaliação das tarefas e conversas pessoais com os usuários da plataforma para auxiliar a realização do curso. Auxiliar os alunos na realização das tarefas, utilizado os conhecimentos em gestão de saúde pública. Resultados encontrados que o curso foi realizado sem intercorrências.

  • 2010 - 2011

    Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Revisor de texto, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Revisor-chefe do livro "O Futuro Hoje - Estratégia Brasileirinhas e Brasileirinhos Saudáveis - Primeiros passos para o desenvolvimento nacional". (Ministério da Saúde - 2010) Revisão ortográfica e de conteúdo realizado em todos os capítulos.

  • 2008 - 2011

    Silicone e Instrumental Médico

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Colaborador da equipe do Gerência Comercial, setor de pesquisa clínica. Responsável por elaborar relatórios, revisões bibliográficas e meta análises de material elaborado pelo setor de pesquisa clínica, para auxiliar o trabalho da gerência regulatória, de marketing e de labelling. Responsável por revisões científicas e de compra de artigos científicos pela biblioteca da SILIMED Elaboração de material de leitura para o setor de marketing, fazendo coaching sobre os próprios produtos e concorrentes para os colaboradores representantes de vendas.

  • 2015 - 2019

    SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: DAI - I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Líder da equipe de planejamento do Gabinete da Subsecretaria de Atenção â Saúde (SAS). Responsável pela elaboração, execução e monitoramento das principais ações desempenhadas pelo Gabinete, como o Chamamento Público, para prestação de serviços de UTI neonatal e pediátrico, e projetos com parcerias com instituições estaduais, como a Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Planejamento em conjunto com as outras superintendências e coordenações ligadas diretamente à SAS, utilizando métodos de discussão em conjunto, "partner-first", para garantir resolutibilidade e gestão de conflitos, com parcerias com outras instâncias, como o Conselho Estadual de Saúde, COSEMS, Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e Ministério Público do Rio de Janeiro. Elaboração dos documentos de planejamento do SUS, como o Plano Estadual de Saúde, o Plano Plurianual de Saúde e os Relatórios Anuais de Gestão, em conjunto com o Planejamento Orçamentário, aumentando a eficiência das ações propostas, em situações de corte de orçamento.. Participação em instâncias colegiadas de pactuação, sendo representante do gabinete da SAS, como o Comitê Intergestor Bipartite (CIB) e Grupos Condutores Estaduais. Principais resultados alcançados: Aumento da taxa de cumprimento de metas ano-a-ano, Aumento da sinergia entre diferentes equipes ou linhas de pensamento e manutenção das atividades desempenhadas pelo gabinete da SAS, mesmo com orçamento reduzido.