Marcos Araujo Mortoni Silva

Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) desde 2006. Especialista em Orçamento Público pelo Instituto Serzedello Corrêa - ISC/TCU (2007-2008). Mestre de Administração da UFRN, na linha de Gestão e Políticas Públicas (2016).

Informações coletadas do Lattes em 02/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Administração

2014 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A indução de capacidade estatal pela União junto aos governos estaduais do Brasil. O perfil do marco normativo federal de segurança pública,Ano de Obtenção: 2016
Hironobu Sano.Palavras-chave: Indução de capacidades estatais; Capacidades relacionais; Top-down; Bottom-up; Governança; Políticas públicas intergovernamentais. Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Ciência Política. Setores de atividade: Administração pública, defesa e seguridade social.

Especialização em Orçamento Público

2007 - 2008

Instituto Serzedello Corrêa - Tribunal de Contas da União
Título: A Utilização do SIAFI nas atividades de fiscalização do Tribunal de Contas da União
Orientador: Carlos Alberto Sampaio de Freitas

Graduação em Administração

2000 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: A Utilização de Hedge Cambial como Estratégia de Proteção pelo Entes da Cadeia Produtiva da Carcinicultura do Rio Grande do Norte
Orientador: Gabriel Martins de Araujo Filho

Curso técnico/profissionalizante em Eletrotécnica

1989 - 1992

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: AUDITORIA GOVERNAMENTAL.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração Pública/Especialidade: ORÇAMENTO PÚBLICO.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Políticas Públicas.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Governança no setor público.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Organizações Públicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Dinah dos Santos Tinôco

Sano Hironobu; UBEDA, C. L.;TINÔCO, Dinah dos Santos. A Indução de Capacidade Estatal pela União Junto aos Governos Estaduais do Brasil:O caso da política de segurança pública. 2016. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Hironobu Sano

SANO, H.; TINÔCO, D. S.; UBEDA, C. L.. A INDUÇÃO DE CAPACIDADE ESTATAL PELA UNIÃO JUNTO AOS GOVERNOS ESTADUAIS DO BRASIL: O PERFIL DO MARCO NORMATIVO FEDERAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Hironobu Sano

SANO, H.; ARAÚJO, M. A. D.; BRANDAO, P. M.. A ATUAÇÃO INDUTORA DO GOVERNO FEDERAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES ESTATAIS: AS REALIDADES DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE, EDUCAÇÃO E SEGURANÇA PÚBLICA. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO

SANO, H.; ARAUJO, M. A. D.;BRANDÃO, Pamela de Medeiros. A atuacao indutora do governo federal para o desenvolvimento de capacidades estatais: As realidades das politicas publicas de saude, educacao e seguranca publica,. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Maria Arlete Duarte de Araujo

SANO, H.;ARAUJO, M. A. D.; BRANDAO, P.. A atuação indutora do governo federal para o desenvolvimento de capacidades estatais de governos estaduais e municipais do Brasil. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Hironobu Sano

A INDUÇÃO DE CAPACIDADE ESTATAL PELA UNIÃO JUNTO AOS GOVERNOS ESTADUAIS DO BRASIL: O PERFIL DO MARCO NORMATIVO FEDERAL DE SEGURANÇA PÚBLICA; 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte,; Orientador: Hironobu Sano;

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Tribunal de Contas da União, Tribunal de Contas da União. , Avenida Rui Barbosa, 909, Tirol, 59015290 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 30922500, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - Atual

    Tribunal de Contas da União

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auditor Federal de Controle Externo, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/2016

      Direção e administração, Tribunal de Contas da União, .,Cargo ou função, Assessor da Secretaria de Controle Externo do TCU no Rio Grande do Norte (Secex/RN).

    • 06/2015 - 10/2015

      Serviços técnicos especializados , Tribunal de Contas da União, .,Serviço realizado, Auditoria nos controles internos dos processos de análise de concessão e manutenção da licença de pescador artesanal pelo Ministério da Pesca, relacionadas à concessão de seguro-defeso..

    • 05/2014 - 10/2014

      Serviços técnicos especializados , Tribunal de Contas da União, .,Serviço realizado, Coordenação da Auditoria de Governança nas Secretarias de Turismo do Governo do RN, e das Prefeituras Natal e de Tibau do Sul, com aplicação de avaliação desenvolvida pela equipe de auditoria, a partir do Marco de Governança para a Adm. Pública do TCU..

    • 01/2013 - 03/2014

      Direção e administração, Tribunal de Contas da União, .,Cargo ou função, Diretor da 1ª Diretoria Técnica da 1ª DT.

    • 07/2011 - 01/2013

      Direção e administração, Tribunal de Contas da União, .,Cargo ou função, Assessor da Secretaria de Controle Externo do TCU no Rio Grande do Norte (Secex/RN).

    • 02/2011 - 07/2011

      Direção e administração, Tribunal de Contas da União, .,Cargo ou função, Diretor da Unidade de Fiscalização dos Grandes Projetos de Defesa Nacional, com a supervisão da auditoria de transferência de tecnologia do Prosub e do Projeto HX-Br e do Levantamento dos processos estratégicos do Exército Brasileiro..

    • 02/2010 - 12/2010

      Direção e administração, Tribunal de Contas da União, .,Cargo ou função, Coordenação do GT-Submarinos para a fiscalização do Prosub. Compreendeu a supervisão das auditorias na: a) estrutura de gestão do Prosub (05 a 09/2010); b) na obra do estaleiro (09 a 12/2010); e c) estrutura orçamentário-financeira (10 a 12/2010).

    • 07/2009 - 12/2009

      Direção e administração, Tribunal de Contas da União, .,Cargo ou função, Coordenação do Projeto de Levantamento do Programa de Desenvolvimento de Submarinos da Marinha do Brasil (Prosub) para subsidiar o processo decisório de atuação de controle externo por parte do TCU junto ao programa governamental..

    • 07/2008 - 12/2008

      Serviços técnicos especializados , Tribunal de Contas da União, .,Serviço realizado, Auditoria Operacional no Programa de Reaparelhamento da Marinha (PRM) para verificação da operacionalidade do programa e de sua execução, à luz das atribuições legais e dos objetivos estratégicos da Marinha do Brasil..

    • 10/2007 - 12/2007

      Serviços técnicos especializados , Tribunal de Contas da União, .,Serviço realizado, Coordenação de Inspeção no projeto da nova sede do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

    • 05/2007 - 07/2007

      Serviços técnicos especializados , Tribunal de Contas da União, .,Serviço realizado, Coordenação de Auditoria na ampliação do Aeroporto Santos Dumont.

    • 11/2006 - 12/2006

      Serviços técnicos especializados , Tribunal de Contas da União, .,Serviço realizado, Levantamento no Sistema de Controle de Tráfego Aéreo - Fiscalização realizada pelo TCU em função da crise conhecida como "Apagão Aéreo" em 2006, com o objetivo de identificar os problemas estruturantes para subsidiar a realização de trabalhos posteriores..

  • 2004 - 2006

    Controladoria-Geral da União

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Finanças e Controle, Carga horária: 40