Gustavo Francisco Curihuinca Garcia

Possui mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS pela Universidade Federal do ABC (2022) e graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário de Brasília (2009). Atualmente é Oficial de Programas - Solidarity Center AFL-CIO. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Política Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Cooperação para o Desenvolvimento, Trabalho Decente, migrações, Desenvolvimento Sustentável, Mercosul e direitos trabalhistas.

Informações coletadas do Lattes em 11/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em RELAÇÕES INTERNACIONAIS

2019 - 2022

Universidade Federal do ABC
Título: A participação Social no Mercosul da sua criação até o final dos governos progressistas: Trajetória de uma agenda incompleta, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Diego Araújo Azzi
Palavras-chave: Mercosul; Integração Regional; Participação social; Sindicalismo; FCES; Órgãos Sociolaborais do Mercosul. Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.

Graduação em Relações Internacionais

2002 - 2009

Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: O surgimento de um Mercosul social e participativo: O projeto Dimensão Sociolaboral do Mercosul
Orientador: Aline Ferreira

Formação complementar

2008 - 2008

Formulación de proyectos sociales mediante el Marco Lógico. (Carga horária: 40h). , Organizacao dos Estados Americanos, OEA, Estados Unidos.

2006 - 2006

Gerência de Projetos. (Carga horária: 16h). , Dinsmore Associates, DA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Política Internacional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Integração Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Organismos internacionais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: migrações.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria do Desenvolvimento Regional.

Organização de eventos

GARCIA, G. F. C. . II Seminário sobre Trabalho Decente. 2015. (Outro).

GARCIA, G. F. C. . Mercosul e as Migrações. 2007. (Outro).

GARCIA, G. F. C. . Taller sobre Resolución de Controversias en el Mercosur. 2006. (Outro).

GARCIA, G. F. C. . Conferencia sobre el Dialogo Social. 2006. (Outro).

GARCIA, G. F. C. . Seminário Tripartite "Qualificação no Brasil e Mercosul: Avanços e Perspectivas". 2005. (Outro).

Participação em eventos

Primer encuentro Internacional en la Participación Sindical en los Procesos Migratorios de de Sudamérica.Estratégias brasileas para la promoción de la libre circulación de trabajadores en el Mercosur. 2010. (Encontro).

Seminário Internacional Estratégias Sindicais para garantir as normasas do Mercosul.Estratégias da CCSCS para o Mercosul. 2010. (Seminário).

Simpósio "Saúde do Trabalhadro e Proteção Social no contexto do Mercosul".A proteção social na agenda sociolaboral do Mercosul. 2008. (Simpósio).

Conferência Magna: As convergências entre o Direito Internacional Humanitário, o Direito Internacional dos Direitos Humanos e o Direito Internacional dos Refugiados e a falácia da Guerra Preventiva. 2004. (Outra).

I Seminário Ítalo Brasileiro de Estudos Jurídicos - Direito Público e Direito Privado: Uma dicotomia superada no Direito Contemporâneo?. 2003. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Diego Araujo Azzi

González, M. C.; RODRIGUES, G.;AZZI, D.. Participação Social no Mercosul: trajetória de uma agenda incompleta (1991-2021). 2022. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC.

Diego Araujo Azzi

RODRIGUES, G.; González, M. C.;AZZI, D.. Participação social no Mercosul: trajetória de uma agenda não realizada. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC.

Foi orientado por

Diego Araujo Azzi

Participação social no Mercosul: trajetória de uma agenda incompleta; 2022; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Relações Internacionais (PRI)) - Universidade Federal do ABC,; Orientador: Diego Araujo Azzi;

Produções bibliográficas

  • GARCIA, G. F. C. . Direitos trabalhistas no Brasil: O fim de um ciclo histórico com a Reforma Trabalhista. Conexão Migrante, São Paulo, p. 31 - 33, 10 ago. 2020.

  • GARCIA, G. F. C. . NOVA LEI TRABALHISTA RETROCEDE EM TERMOS DE DIREITOS. Revista da UGT, p. 29 - 29, 02 out. 2017.

Outras produções

GARCIA, G. F. C. . Programa Nós Vestimos Todas as Cores. 2022. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

GARCIA, G. F. C. . Imigrantes: agravamento das relações de trabalho durante a pandemia de COVID-19. 2020. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

GARCIA, G. F. C. . After the promisses, migrants demand Decent Work now. 2021; Tema: Migrações. (Blog).

GARCIA, G. F. C. . FORMAÇÃO SOBRE VIOLÊNCIA E ASSÉDIO BASEADOS EM GÊNERO NAS AMÉRICAS. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GARCIA, G. F. C. . Programa de Formação de dirigentes sindicais. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GARCIA, G. F. C. . Organizing for Power. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GARCIA, G. F. C. . International unionism and Decent Work. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - Atual

Solidarity Center AFL-CIO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oficial de Programas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Formulação e implementação de programas e atividades relacionadas à promoção de direitos trabalhistas para migrantes no Brazil, monitoramento de programas de proteção de direitos humanos de ativistas sindicais, fortalecimento da ação sindical em setores diversos, novas estratégias de organização para entidades sindicais e promoção do desenvolvimento sustentável para trabalhadores. Apoio ao Diretor de País na preparação de relatórios de projetos em andamento e na elaboração de novas propostas de projetos, assim como compilação de informações atualizadas sobre aspectos políticos e econômicos do Brasil e região para a AFL-CIO e suas organizações filiadas.

2009 - 2019

UNIÃO GERAL DOS TRABALHADORES

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenador técnico do Projeto ?Jornada 2030: 17 objetivos para mudar o mundo?, que visa mobilizar entidades sindicais e lideranças para a implementação da Agenda de Desenvolvimento Sustentável (Agenda2030) da Organização das Nações Unidas no País. o Fortalecimento da atuação do movimento sindical brasileiro e promoção de ações concretas para o atingimento e o monitoramento dos objetivos e das metas pretendidas pelas Nações Unidas através da atuação nacional e nos Estados, juntamente com as entidades filiadas, parceiros e a sociedade. o Atuação no âmbito das negociações coletivas ou através da relação com o Poder Público e outros atores; o Trabalho junto à opinião pública através do engajamento da sociedade e dos meios de comunicação em prol do tema; o Mobilização de trabalhadores, sindicalistas, outras lideranças e movimentos para o alcance dos objetivos da Agenda 2030 e do Trabalho Decente. Coordenador nacional do Projeto Multiplicando o Trabalho Decente ? Vida Decente, realizado em conjunto com parceiros sociais e sindicais da Áustria, Bulgária, Lituânia, Polônia e Romênia. o Planejamento e execução das atividades do Projeto. Atividades de qualificação, lobby, advocacy e conscientização sobre o Trabalho Decente no Brasil e no mundo, a precarização das relações de trabalho nas cadeias produtivas, terceirização e novas formas de trabalho. o Supervisão e gestão financeira do projeto, preparação de relatórios narrativos e financeiros anuais para a Comissão Europeia. o Qualificação em temas relacionados ao Trabalho Decente e Cooperação Internacional para o Desenvolvimento o Criação de redes de trabalho para a promoção do Trabalho Decente o Idealizador do Observatório do Trabalho Decente da União Geral dos Trabalhadores, integrado com líderes sindicais e ativistas sociais ao redor do país para a condução de pesquisas, produção de dados estatísticos, análises e posicionamentos a partir da observação local das condições de vida e trabalho. o Produção

2005 - 2009

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assessor de relações internacionais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestor Administrativo de Projeto / Técnico em Cooperação Internacional / Assessor Núcleo MERCOSUL Funções: Gestão administrativa do Projeto de Cooperação Internacional ?Dimensión Sociolaboral del Mercosur?, de 2005 a 2008; Elaboração de informes e relatórios periódicos sobre o projeto para a Comissão Europeia e acompanhamento da sua auditoria; Técnico em cooperação internacional, responsável pela cooperação internacional na laboral, assim como da elaboração, execução e acompanhamento de projetos bilaterais e multilaterais de cooperação internacional; Acompanhamento e execução das ações, programas e projetos desenvolvidos no âmbito internacional pelas Secretarias do Ministério. Período: 04/2005 ? 06/2009

2004 - 2005

Ministério das Relações Exteriores - DF

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20