Eliana Guimarães Félix

Possui mestrado em Saúde Pública sub-área: Saúde, Trabalho e Ambiente, pela ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública) especialização em Pedagogia Empresarial pela UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Sete Lagoas (1999). Atualmente faz parte do grupo de pesquisadores do CESTEH Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da FIOCRUZ- Fundação Oswaldo Cruz. Já atuou em gestão de Pessoas, e, no decorrer de sua experiência profissional desenvolveu projetos de promoção em Saúde com ênfase em: Preservação do meio-ambiente, Qualidade de Vida e Saúde, Alimentação e Sustentabilidade. Realiza a coordenação de projetos em parceria CESTEH/FIOCRUZ e MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, bem como Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis: elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardem a saúde e o ambiente, e participa do Grupo de Pesquisa Sintheses linha Relações saúde, trabalho e ambiente de docentes. Integrante da coordenação do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Pública

2009 - 2011

Fundação Oswaldo Cruz
Título: Disponíveis no trabalho, disponíveis para a vida?Saúde-doença, trabalho e relações pessoais de Servidores Públicos Federais postos em disponibilidade no Governo Collor?,Ano de Obtenção: 2011
William Waissmann.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Atividades de atenção à saúde humana; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Especialização em Pedagogia Empresarial

2000 - 2001

Newton Paiva
Título: sem monografia

Graduação em Pedagogia

1997 - 1999

Centro Universitário de Sete Lagoas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2005 - 2005

Gestão de Pessoas. (Carga horária: 16h). , Centro de Estudos Unimed, CEU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

FÉLIX, E. G. ; SOUZA, K. R. ; MARQUES, M. B. ; RODRIGUES, A. M. S. . Seminario Olhares sobre a nova organização do Trablho dos docentes Universitários. 2016. (Congresso).

SOUZA, K. R. ; FELIX, E. G. ; FÉLIX, E. G. ; MARQUES, M. B. ; RODRIGUES, A. M. S. ; PINA, A. J. ; MOURA, M. ; ALMEIDA, M. . Seminário Saúde e Trabalho dos Docentes de Ensino Superior: Em questão a atual configuração do trabalho na Universidade Pública.. 2015. (Congresso).

FÉLIX, E. G. ; WAISSMANN, W. ; PINTO, V. R. S. ; ENGELMANN, W. ; ARCURI, A. S. A. ; SILVA, T. E. M. ; VIEGAS, M. F. T. ; OSHIRO, M. L. . OFICINA DE NANOTECNOLOGIA APLICADA AOS ALIMENTOS E OS BIOCOMBUSTIVEIS: RECONHECENDO OS ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE INDICADORES DE RISCO E DE MARCOS REGULATORIOS QUE RESGUARDEM A SAUDE E O AMBIENTE.. 2014. (Outro).

FÉLIX, E. G. . VII Seminário Internacional de Nanotecnologias, Sociedade e Meio Ambiente.. 2010. (Congresso).

FÉLIX, E. G. ; Brasileiro, Marilena . Preservação e bom uso da água. 2004. (Concurso).

FÉLIX, E. G. . Encontro de Secretarias e Atendentes - A dinâmica do trabalho eficaz e eficiente. 2003. (Outro).

FÉLIX, E. G. ; COSTA, S. . Simposio de Cardiologia. 2003. (Outro).

FÉLIX, E. G. . Encontro de Secretárias e atendentes Unimed- Foco na excelência. 2002. (Outro).

FÉLIX, E. G. ; COSTA, S. . Simpósio de Cardiologia. 2002. (Outro).

FÉLIX, E. G. . Encontro de Secretárias e atendentes Unimed - Uma perspectiva de Mercado. 2001. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Saúde, Trabalho e Desenvolvimento - Observação de políticas públicas. 2008. (Outra).

Simpósio Direito e Saúde. 2008. (Simpósio).

CONGRESSO NACIONAL DE RECURSOS HUMANOS. 2007. (Congresso).

Jornada Científica de Regulação em Saúde. 2007. (Seminário).

Promoção e Prevenção em Saúde. 2007. (Outra).

Regulação em Saúde. 2007. (Outra).

SIMPOSIO DAS UNIMEDS DE MINAS GERAIS.CONQUISTA DO SELO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CONCEDIDA PARAEMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSAVEIS. 2005. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: LEILA FOSQUEIRA PALMA

GARCIA, S.D.; SANTOS, M. B. M.;FÉLIX, E. G.. QUALIFICAÇÃO INTERDISCIPLINAR PARA OS PROFISSIONAIS DA SAUDE NO PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE NOTIFICAÇÕES COMPULSÓRIAS RELACIONADAS AO TRABALHADOR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Denise Martins Vinhas

FÉLIX, E. G.; CARVALHO, L. V. B.. Saúde dos Trabalhadores em Biotério. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Fausto Manoel Madeira Neto

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.; OLIVEIRA, R. A.. Analise do Processo de Trabalho e Percepção dos dos Riscos dos Agentes de Combate ás Endemias que atuam na Secretaria Municipal de Saúde do Municipio de Seropédica/RJ. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lícia de Sá Silva

FÉLIX, E. G.; ALMEIDA, H. P.. Uma Mão no Volante e outra no Troco: a Dupla Função do Motorista de ônibus. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Carolina Damas Padilha Zonato

FÉLIX, E. G.; BATISTA, J. M. S.. SUBNOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO: CONHECER PARA IMPLEMENTAR A VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Anderson Barboza de Melo

FÉLIX, E. G.; BATISTA, J. M. S.. PORTARIA NUMERO 1823, de 23 AGOSTO DE 2012, COMO BASE JURIDICA AVALIATIVA AOS CONCEITOS DA NORMA OHSAS18001 EM CONJUNTO Á NBR ISSO 14001 PARA O TRABALHADOR Aluna(o): ANDERSON BARBOZA DE MELO Orientador(a):JANETE MARIA DA SILVA BATISTA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Eliane Cristina de Lima

FÉLIX, E. G.; MARTINS, V.. EDUCAÇÃO CONTINUADA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PARA SERVIDORES DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UMA UNIDADE DE SAÚDE ? ESF NO MUNICÍPIO DE CURITIBA. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Emanoele Tensini de Moura

FÉLIX, E. G.. PROPOSTA DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DAS UNIDADES DE SAÚDE PARA A REALIZAÇÃO DAS NOTIFICAÇÕES DOS ACIDENTES DE TRABALHO DO MUNICIPIO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: EMERSON JOSÉ CAVALHEIRO

LIBER, E.;FÉLIX, E. G.. PLANILHA DE NOTIFICAÇÃO DE ACIDENTES DE TRABALHO LEVES OU MODERADOS DOS MUNICIPIOS DE ABRANGENCIA DA 21 REGIONAL DE SAÚDE DE TELÊMACO BORBA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO Evelin Liber. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Helton dos Santos Ribeiro

FÉLIX, E. G.; BATISTA, J. M. S.; TIBER, E.. ACIDENTES COM MATERIAIS BIOLOGICOS NA EQUIPE DE ENFERMAGEM E SUAS IMPLICAÇÕES NA VIGILANCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR Janete Maria da Silva Batista. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Luciana Kusman

FÉLIX, E. G.; MARTINS, V. R.; LIBER, E.. LEPTOSPIROSE ? DOENÇA OCUPACIONAL. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Sueli Lucio

FÉLIX, E. G.; LIBERK, E.. PERFIL EPIDEMIOLOGICO DO TRABALHO INFANTIL NO MUNICIPIO DE TELÊMACO BORBA ? PR UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO A FICHA DE VIOLENCIA DO SINAN. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Sueli Lucio

FÉLIX, E. G.; LIBER, E.; PERES, E. L.. NOTIFICAÇÃO DE CASOS DE TRABALHO INFANTIL NO MUNICIPIO DE TELÊMACO BORB- PR UTILIZANDO COMO INSTRUMENTO A FICHA DE NOTIFICAÇÃO DE VIOLENCIA INTERPESSOAL/AUTOPROVOCADA DO SINAN.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Anderson Barbosa de melo

FÉLIX, E. G.; BATISTA, J. M. S.; Ramos, EL.. VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR: CORRELAÇÃO ENTRE A POLITICA NACIONAL DE SAUDE DO TRABALHADOR E TRABALHADORA E AS NORMAS INTERNACIONAIS.. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Flávia Felisardo

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.. A SAUDE DOS VIGILANTES: REPERCUSSÃO NA NOTIFICAÇÃO DAS DOENÇAS DO TRABALHO. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Mayrla dos Santos Di Carlantonio

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.RODRIGUES, A. M. S.. A atuação dos Assistentes Sociais na perpectiva da Saúde do Trabalhador. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Angela Armond Fonseca

FÉLIX, E. G.; MASTRANGE, A. P.; MATOS, G. G. O.. Reflexoes sobre Trabalho e Saúde dos Trabalhadores Militares nas Forças Armadas. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Andrea Escovino da Silva Pontes Santos

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.. Reflexões sobre o Assédio Moral na Enfermagem. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Grace Bürger de Oliveira

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.. Um Panorama Sobre o Uso da Psicodinâmica do Trabalho em Pesquisas Desenvolvidas nos Serviços de Saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Marco Antonio

FÉLIX, E. G.; MELO, M. G. M.; FERNANDES, A. L. C.. Estudo de Dermatoses Ocupacionais em Trabalhadores Expostos aos Raios Solares: Revisão Bibliográfica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tania Paim Von Sohsten

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.. Ginástica Laboral: Uma Estratégia de Promoção da Saúde no Serviço Público Brasileiro: Uma Revisão Bibliográfica. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rodolfo José das Neves Pereira

FÉLIX, E. G.; GOMES, L.. Apoio Matricial Como Estratégia de Implantação das Ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária á Saúde no Município do RJ (CAP.5.3): Uma aproximação Promissora. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Monica Toscano

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.; AGOSTINI, M.. Vigilância em Saúde do Trabalhador e Vigilância Sanitária: Aplicabilidade dos Dispositivos Legais na Ação Fiscalizatória. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz.

FÉLIX, E. G.RODRIGUES, A. M. S.MARQUES, M. B.. Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2017. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

FÉLIX, E. G.. II Congresso Luso-Brasileiro de Segurança e Saúde Ocupacional e Ambiental (SSOA 2017). 2017. Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia.

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.RODRIGUES, A. M. S.. Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2016. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.RODRIGUES, A. M. S.. Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2015. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.. Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2014. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.. Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2013. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

FÉLIX, E. G.MARQUES, M. B.. Curso Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana. 2012. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marisa Moura

WAISSMANN, W.; SOUZA, T. M. S.;MOURA, M.. Saúde-doença, Trabalho e Relações Pessoais de Servidores Públicos Federais Postos em Disponibilidade no Governo Collor (1990-1992). 2011. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos

Andreazzi, Maria de Fátima Siliansky;OLIVEIRA, M. H. B.VASCONCELLOS, L. C. F.. Repercussões sobre a saúde dos SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS colocados em DISPONIBILIDADE no GOVERNO COLLOR - Um olhar sobre as suas trajetórias de vida. 2010.

WILLIAM WAISSMANN

Souza TMS; Moura, M;VEGGI, Alessandra Bento; GUILAM, Maria Cristina Rodrigues;WAISSMANN, W.. DISPONÍVEIS NO TRABALHO, DISPONÍVEIS PARA A VIDA? SAÚDE-DOENÇA, TRABALHO E RELAÇÕES PESSOAIS DE SERVIDORES PÚBLICOS POSTOS EM DISPONIBILIDADE NO GOVERNO COLLOR. 2011. Dissertação (Mestrado em SAÚDE PÚBLICA) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Vladimir de Oliveira Kneipp

Considerações sobre o transporte e a potencial exposição ao amianto; Início: 2017; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Thiele Duarte Reis

Relações, Trabalho e Gênero entre docentes Universitárias; ; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliana Guimarães Félix;

Vladimir de Oliveira Kneipp

Considerações sobre os trabalhadores do transporte e a potencial exposição ao amianto; ; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliana Guimarães Félix;

Adriano Amaral Baptista

Acupuntura na Promoção da Saúde dos Trabalhadores no SUS; ; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eliana Guimarães Félix;

Jennifer Árika Santos de Jesus

Saúde do Servidor Público Federal no Brasil à luz da política e legislações; 2016; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saude do Trabalhador e Ecologia Humana) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eliana Guimarães Félix;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

WILLIAM WAISSMANN

Itinerários Diagnósticos e Terapêuticos de Expostos ao Amianto; Início: 2019; Tese (Doutorado em Doutorado) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca; (Orientador);

WILLIAM WAISSMANN

DISPONÍVEIS NO TRABALHO, DISPONÍVEIS PARA A VIDA? SAÚDE-DOENÇA, TRABALHO E RELAÇÕES PESSOAIS DE SERVIDORES PÚBLICOS POSTOS EM DISPONIBILIDADE NO GOVERNO COLLOR; 2011; Dissertação (Mestrado em SAÚDE PÚBLICA) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: William Waissmann;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, KATIA REIS DE ; FERNANDEZ, VERÔNICA SILVA ; TEIXEIRA, LILIANE REIS ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; MENDONÇA, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA ; FELIX, ELIANA GUIMARÃES ; SANTOS, MARIA BLANDINA MARQUES DOS ; RODRIGUES, ANDREA MARIA DOS SANTOS ; MOURA, MARISA ; SIMÕES-BARBOSA, REGINA HELENA ; BARROS, WALCYR DE OLIVEIRA ; ALMEIDA, MARIZA GOMES DE . Cadernetas de saúde e trabalho: diários de professores de universidade pública. CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA , v. 34, p. 01-11, 2018.

  • SOUZA, K. R. ; RODRIGUES, A. M. S. ; FÉLIX, E. G. ; MARQUES, M. B. ; FERNANDES, V. . A nova organização do trabalho na universidade pública: consequências coletivas da precarização na saúde dos docentes. Ciência & Saúde Coletiva , v. 22, p. 3667-3676, 2017.

  • SOUZA, K. R. ; RODRIGUES, A. M. S. ; FÉLIX, E. G. ; FERNANDES, V. . RODRIGUES, A. M. S.; SOUZA, K. R. . A saúde dos docentes frente a nova organização do trabalho na Universidade Pública. 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FÉLIX, E. G. ; MARQUES, M. B. ; MASTRANGE, A. P. ; NETO, R. . Cadernos de Texto. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz, 2017 (Cadernos de textos Relatos de experiencia dos Cerests - Controle Social).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FÉLIX, E. G. ; LAGE, M. D. . Saúde Coletiva. 2005.

FÉLIX, E. G. . ComunicAÇAO. 2000.

NETO, R. ; BORGES, G. ; JESUS, L. F. ; PERES, F. ; FÉLIX, E. G. . Caderno de Relatos de Experiencias em Saúde do Trabalhador - volume II Saude do Trabalhador e Controle Social. 2018. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

FÉLIX, E. G. . II Caderno de Relatos de Experiências em Saúde do Trabalhador e Controle Social. 2017. (Parecerista Cadernos de Relatos de Experiências em Saúde do Trabalhador).

FÉLIX, E. G. . II Congresso Luso-Brasileiro de Segurança e Saúde Ocupacional e Ambiental. 2017. (Parecerista Congresso).

WAISSMANN, W. ; FELIX, E. G. ; FÉLIX, E. G. . O incrível e infinitamente pequeno universo da nanotecnolog - 2014. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de video educativo).

FÉLIX, E. G. ; Brasileiro, Marilena . Onda Azul. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha).

FÉLIX, E. G. . Apreservação dos recursos hídricos sob o prima de uma vidasaudável. 2003 (Simpósio) .

FÉLIX, E. G. . Saúde e Vida - A busca daexcelência de atuação social no âmbito cooperativista. 2001 (Simpósio) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - Atual

    Olhares sobre a nova organização do trabalho docente universitário: desenvolvimento de tecnologias de pesquisa e intervenção em saúde, Descrição: A globalização transformou de modo substancial o trabalho do docente das instituições de educação superior, notadamente aqueles que exercem suas atividades nas Universidades Federais. Como desdobramento desta nova forma de trabalhar que impõe a competição, o individualismo e o produtivismo, entre outras características próprias do capitalismo ocorrem repercussões na saúde dos trabalhadores, especialmente na esfera psicoafetiva e da saúde mental. O professor, como um dos principais protagonistas da instituição, vem sendo penalizado com esse modelo de universidade conectado com a lógica do mercado. Neste estudo, temos como principal objetivo: desenvolver tecnologias pedagógicas de produção de conhecimento e de intervenção sobre a saúde e o trabalho, com ênfase em métodos participativos de pesquisa, contribuindo para a transformação das condições do trabalho docente nas Instituições Federais de Ensino Superior. Da perspectiva do método empreendido, serão realizadas duas etapas, uma de caráter quantitativo, com a realização de um inquérito epidemiológico, e outra de caráter qualitativo, com a efetivação de oficinas em saúde e trabalho, sob o enfoque das investigações participativas e, ainda, a criação de um instrumento de vigilância denominado cadernetas individuais de saúde e trabalho . O campo da saúde do trabalhador nos proporciona um referencial teórico-conceitual diverso e integrador, além de ferramentas metodológicas que possibilitam práticas para lidar com a relação saúde-trabalho, buscando soluções e apoio nos movimentos sociais para garantir produção de conhecimento e intervenção. Uma das premissas teóricas centrais, neste estudo, é a de que as organizações e os movimentos históricos relacionados aos trabalhadores, como os sindicatos, são parceiros e sujeitos no processo de mudança para se promover saúde no trabalho. Convém destacar, nessa linhagem teórico-metodológica, a influência das ideias do Movimento Operário Italiano (MOI), segundo as quais os trabalhadores desempenham um papel central na luta pela saúde no ambiente laboral, a partir de propostas coletivas e participativas, intervindo nas relações de trabalho e de saúde.. Quanto a vertente pedagógica adotada baseia-se no método dialógico da educação popular (FREIRE, 1977) e nos princípios dos estudos participativos (BRANDÃO; STRECK, 2006) que contribuem com a desnaturalização de adoecimentos, sofrimentos e mortes em decorrência da atividade laboral. A luta pela saúde é um movimento, antes de tudo, de resistência diferenciada, dinamizador da participação dos "trabalhadores de base", opondo-se ao cenário de fragilização das organizações de trabalhadores diante da crise no contexto neoliberal. A organização sindical nacional dos docentes universitários (ANDES-SN), será parceira no desenvolvimento deste projeto , é possível observar por meio de fontes documentais que o tema da saúde e das condições de trabalho tem ocupado um espaço cada vez mais central nas preocupações e debates da categoria. No entanto, constata-se que é ainda predominante o tom da saúde ocupacional, sendo necessário um conjunto de ações pautadas no campo da saúde do trabalhador e abordagens teóricas complementares para a efetivação de mudanças. Convém ressaltar que não localizamos estudos que abordem processos de intervenção integrados, entre instituições de pesquisa e organizações de trabalhadores, sobre as condições laborais dos professores das IFES, o que confere um caráter original a este Projeto. Espera-se ao fim produzir tecnologias participativas de registros individuais e coletivos para a vigilância e promoção da saúde nos locais de trabalho, implantar Comissões locais de saúde e trabalho e, ainda, a realização de Inquérito epidemiológico com docentes universitários com alcance em todo o Estado do Rio de Janeiro... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliana Guimarães Félix - Coordenador / Katia REis Souza - Integrante / Andrea Maria Silva Rodrigues - Integrante / Augusto J. Pina - Integrante / Mariza Moura - Integrante / Marisa Almeida - Integrante / Andre Mendonça - Integrante / Veronica Fernandes - Integrante / Regina Simoes - Integrante.

  • 2009 - 2014

    Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis: elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardem a saúde e o ambiente., Descrição: O objetivo geral deste projeto é analisar as potenciais conseqüências sobre a saúde e o ambiente das nanotecnologias aplicadas a alimentos e biocombustíveis (NNAB) no Brasil. Como objetivos específicos, pretende-se: ? Conhecer que NNAB estão disponíveis no Brasil, inclusive as diretamente importadas; ? Revisar que potenciais riscos à saúde humana (diferenciando saúde dos trabalhadores e da população geral) e ao ambiente podem ser gerados pelas NNAB no Brasil; ? Diagnosticar as possibilidades normativas brasileiras sanitárias e ambientais atuais para a regulação de NNAB, tipificando seus limites; ? Revisar os regulamentos e leis dos Estados Unidos da América, Comunidade Européia e Mercosul relacionadas a NNAB, categorizando seus alcances sanitários e ambientais. ? Avaliar a exposição a nanomateriais e nanopartículas de trabalhadores envolvidos com a produção e descarte de NNAB no Brasil. ? Sistematizar e analisar as posições, idéias e conhecimentos de atores envolvidos na pesquisa, produção, controle, consumo e fomento à pesquisa e produção de NNAB no Brasil, no que diz respeito ao momento atual de desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias no país, seus riscos, vantagens, suficiências e deficiências regulatórias e implicações éticas; ? Sistematizar e analisar as posições, idéias e conhecimentos de atores envolvidos na elaboração, análise, crítica, promulgação e deliberação normativas e legais relacionadas à ciência e tecnologia, saúde, ambiente, indústria e comércio, comércio exterior e regulação produtiva, no que diz respeito às suficiências e deficiências regulatórias, normativas, legais e éticas da aplicação de NNAB no Brasil. ? Sistematizar e analisar as posições, idéias e conhecimentos de atores envolvidos na pesquisa, produção, controle, consumo e fomento à pesquisa e produção de NNAB nos EUA e Comunidade Europeia, no que diz respeito ao momento atual de desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias em suas regiões (Capes 936/09). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliana Guimarães Félix - Coordenador / William Waissmann - Integrante / Wilson Engelmann - Integrante / Adriano Premebida - Integrante / Arline Sydneia Abel Arcuri - Integrante / Maria de Fátima Torres Viegas - Integrante / Maria de Lourdes Oshiro - Integrante / Tânia Elias Magno da Silva - Integrante / Valeria Ramos Soares Pinto - Integrante.

  • 2009 - 2014

    Nanotecnologias aplicadas aos alimentos e aos biocombustíveis: elementos essenciais para o desenvolvimento de indicadores de risco e de marcos regulatórios que resguardem a saúde e o ambiente, Descrição: : O objetivo geral deste projeto é analisar as potenciais conseqüências sobre a saúde e o ambiente das nanotecnologias aplicadas a alimentos e biocombustíveis (NNAB) no Brasil. Como objetivos específicos, pretende-se: ? Conhecer que NNAB estão disponíveis no Brasil, inclusive as diretamente importadas; ? Revisar que potenciais riscos à saúde humana (diferenciando saúde dos trabalhadores e da população geral) e ao ambiente podem ser gerados pelas NNAB no Brasil; ? Diagnosticar as possibilidades normativas brasileiras sanitárias e ambientais atuais para a regulação de NNAB, tipificando seus limites; ? Revisar os regulamentos e leis dos Estados Unidos da América, Comunidade Européia e Mercosul relacionadas a NNAB, categorizando seus alcances sanitários e ambientais. ? Avaliar a exposição a nanomateriais e nanopartículas de trabalhadores envolvidos com a produção e descarte de NNAB no Brasil. ? Sistematizar e analisar as posições, idéias e conhecimentos de atores envolvidos na pesquisa, produção, controle, consumo e fomento à pesquisa e produção de NNAB no Brasil, no que diz respeito ao momento atual de desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias no país, seus riscos, vantagens, suficiências e deficiências regulatórias e implicações éticas; ? Sistematizar e analisar as posições, idéias e conhecimentos de atores envolvidos na elaboração, análise, crítica, promulgação e deliberação normativas e legais relacionadas à ciência e tecnologia, saúde, ambiente, indústria e comércio, comércio exterior e regulação produtiva, no que diz respeito às suficiências e deficiências regulatórias, normativas, legais e éticas da aplicação de NNAB no Brasil. ? Sistematizar e analisar as posições, idéias e conhecimentos de atores envolvidos na pesquisa, produção, controle, consumo e fomento à pesquisa e produção de NNAB nos EUA e Comunidade Europeia, no que diz respeito ao momento atual de desenvolvimento e aplicação dessas tecnologias em suas regiões (Capes 936/09).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliana Guimarães Félix - Integrante / William Waissmann - Coordenador / Wilson Engelmann - Integrante / Adriano Premebida - Integrante / Arline Sydneia Abel Arcuri - Integrante / Maria de Fátima Torres Viegas - Integrante / Maria de Lourdes Oshiro - Integrante / Tânia Elias Magno da Silva - Integrante / Valeria Ramos Soares Pinto - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2005

Selo de Responsabilidade Social, Federação das Unimeds de Minas Gerais.

2004

Selo de Responsabilidade Social 2004, Federação das Unimeds de Minas Gerais.

2003

Selo de Responsabilidade Social, Federação das Unimeds de Minas Gerais.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. , Rua Leopoldo Bulhões - de 951/952 ao fim, Bonsucesso, 21041210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982805

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2012 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora Curso Pós-Graduação Lato-Sensu, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2006 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de gestão em saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2007

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Tecnologico de Medicamentos, .,Linhas de pesquisa

  • 1993 - 2006

    Unimed Pedro Leopoldo

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora administrativa, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 12/2001 - 03/2006

      Direção e administração, Unimed Pedro Leopoldo, .,Cargo ou função, Coordenação administrativa envolvendo: Coordenação de projetos sociais, marketing e comunicação.

    • 01/2003 - 12/2004

      Pesquisa e desenvolvimento , Unimed Pedro Leopoldo, .,Linhas de pesquisa