João Victor De Oliveira Novaes

Graduado em Ciência da Computação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros ( IFNMG - Campus MONTES CLAROS ). Tem interesse nas áreas de Banco de Dados, Processamento Digital de Imagens, Algoritmos de Otimização e Mineração de Dados e em Desenvolvimento Multiplataforma. Possui interesse particular nas áreas de Consultas por Similaridade, Diversificação de Resultados, Métodos de Acesso Métricos e Realimentação de Relevância.

Informações coletadas do Lattes em 26/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Ciências da Computação e Matemática Computacional

2019 - Atual

Universidade de São Paulo
Título: Aumentando a eficiência de buscas por similaridade com diversidade,Orientador: Caetano Traina Junior
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2009

Escola Estadual Professor Josefino Baarbosa

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2017 - 2017

Testes Não Paramétricos Para Comparação No Projeto de Experimentos .... (Carga horária: 5h). , Instituto Politécnico - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, IPRJ, Brasil.

2017 - 2017

Banco de dados MySQL. (Carga horária: 1h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2014 - 2014

Introdução a linguagem Lua. (Carga horária: 20h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2014 - 2014

Embarcando com menos de 10 dólares. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, IFNMG, Brasil.

2013 - 2013

Montagem e Manutenção de Micro Computadores. (Carga horária: 70h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

2013 - 2013

Curso Básico de Lógica de Programação. (Carga horária: 48h). , Learncafe Ensino, LEARNCAFE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

ANTUNES, J. C. G. ; NOVAES, J. V. O. . Ao infinito e além - um encontro com a NASA. 2017. (Outro).

SILVA, R. A. C. ; SILVEIRA, M. S. C. ; SANTOS, L. F. D. ; NOVAES, J. V. O. . VII Maratona Mineira de Programação. 2016. (Outro).

NOVAES, J. V. O. . XIX Maratona de Programação South America Brazil. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXI Encontro Nacional de Modelagem Computacional e IX Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais. 2018. (Encontro).

XX Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VIII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais. 2017. (Encontro).

IX Simpósio de Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Januária,. 2016. (Simpósio).

XIX Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais. 2016. (Encontro).

XIX Encontro Nacional de Modelagem Computacional e VII Encontro de Ciência e Tecnologia de Materiais. 2016. (Encontro).

ARDUINO DAY 2015. 2015. (Encontro).

Curso de inverno 2015- Introdução às tecnologias espaciais. 2015. (Seminário).

III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2015. (Outra).

XI Conferência Latino-Americana de Software Livre- LATINOWARE. 2014. (Congresso).

XI Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional. 2014. (Congresso).

II Seminário Mineiro de Inovação - Seminove. 2013. (Seminário).

Maratona de Programação.Maratona de Programação - First Phase. 2013. (Outra).

VII Simpósio de Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Januária,. 2013. (Simpósio).

VII Simpósio de Informática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais - Campus Januária,.Maratona de Programação. 2013. (Outra).

X Conferência Latino-Americana de Software Livre- LATINOWARE. 2013. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Laércio Ives Santos

Santos, L. F. D;SANTOS, LAÉRCIO IVES; SOUZA, C. Z.. EXPLORANDO DIVERSIFICAÇÃO DE RESULTADOS EM REALIMENTAÇÃO DE RELEVÂNCIA. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Lúcio Fernandes Dutra Santos

EXPLORANDO DIVERSIFICAÇÃO DE RESULTADOS EM REALIMENTAÇÃO DE RELEVÂNCIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Fernandes Dutra Santos;

Lúcio Fernandes Dutra Santos

Explorando Diversidade em Realimentação de Relevância em Base de dados de Imagens; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Lúcio Fernandes Dutra Santos;

Marcos Aurélio Duarte Carvalho

Contador de passagem de insetos; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Ciência da Computação) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais; Orientador: Marcos Aurélio Duarte Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NOVAES, JOÃO VICTOR DE OLIVEIRA ; BENEDITO, CAIO CÉSAR DA SILVA ; SANTOS, LÚCIO FERNANDES DUTRA . AVALIANDO DIFERENTES IMPLEMENTAÇÕES DO DESCRITOR DE COR DOMINANTE. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão (ISSN: 2525-4782) , v. 4, p. 1, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NOVAES, J. V. O. . Desenvolvendo seu próprio Arduino. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NOVAES, J. V. O. ; SANTOS, B. P. ; ANTUNES, J. C. G. . Desvendando o Microcomputador. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Explorando Diversidade em Realimentação de Relevância em Base de dados de Imagens, Descrição: Volumes de dados armazenados em grandes bases de dados aumentam em ritmo sempre crescente, pressionado o desempenho e a flexibilidade dos Sistemas de Gerenciamento de Bases de Dados (SGBDs). A produção de dados e imagens em centros médicos em redes sociais são exemplos de aplicações que desafiam tanto a eficiência quanto a eficácia dos SGBDs. O aumento da complexidade cria a necessidade de novas formas de consulta --- representar apenas números e pequenas cadeias de caracteres já não mais é suficiente. Consultas por Similaridade vêm se mostrando a maneira por excelência de comparar dados complexos, mas até recentemente, elas não estavam disponíveis nos SGBDs. E agora, com o início de sua disponibilidade, está se tornado claro que apenas os operadores de busca por similaridade fundamentais não são suficientes, especialmente para lidar com grandes volumes de dados. Um dos motivos disso é que o processo de representação do conteúdo visual das imagens de forma automática possui baixo valor semântico quando comparado com a percepção humana, reduzindo a aplicabilidade e aceitação de tais sistemas, criando o problema de lacuna semântica. Outro motivo é que o conceito de ``similaridade'' usualmente utilizado ainda considera seu significado para tratar poucos dados, reduzindo a expressividade dos operadores de buscas em grandes volumes de dados. Uma abordagem para reduzir a lacuna semântica é a realimentação de relevância, que consiste em solicitar ao usuário que forneça opiniões sobre a relevância dos resultados com intuito de calibrar o sistema para a real intenção da consulta. Para lidar com o problema de expressividade, vários pesquisadores vêm considerando a inclusão de diversidade no conceito de similaridade. Contudo, poucos trabalhos relacionam os dois problemas diretamente nas soluções apresentadas. Assim, este projeto tem por objetivo explorar como o conceito de diversidade pode ser combinado com as técnicas de realimentação de relevância em sistemas de recuperação de imagens por conteúdo para aumentar a precisão e qualidade das respostas retornadas aos usuários.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Victor De Oliveira Novaes - Integrante / Lúcio Fernandes Dutra Santos - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Análise Comparativa de Metodologias para Obtenção de Nuvens de Pontos em Reconstrução 3D por Luz Estruturada, Descrição: O OBJETIVO DESTE PROJETO É ANALISAR METODOLOGIAS PARA OBTENÇÃO DE NUVENS DE PONTOS QUE DESCREVAM A GEOMETRIA DE UMA CENA TRIDIMENSIONAL EM UM DISPOSITIVO DE MAPEAMENTO TRIDIMENSIONAL POR LUZ ESTRUTURADA (LASER). PARA ISTO, SERÁ UTILIZADO UM DISPOSITIVO PARA OBTENÇÃO CONTROLADA DE IMAGENS DE UMA CENA SUJEITA À PROJEÇÃO DE UM FEIXE DE LASER. A CENA SERÁ ROTACIONADA EM 360 SOBRE SEU EIXO VERTICAL E, DURANTE ESTE PROCESSO, SERÃO OBTIDAS IMAGENS DO FEIXE DE LASER PROJETADO SOBRE ELA. POSTERIORMENTE, SERÁ REALIZADA UMA ANÁLISE DAS IMAGENS CAPTURADAS PARA OBTENÇÃO DE UM CONJUNTO DE PONTOS QUE SERÁ UTILIZADO PARA DESCREVER A FORMA TRIDIMENSIONAL DA CENA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: João Victor De Oliveira Novaes - Integrante / Wagner Ferreira de Barros - Coordenador / Paulo Márcio Almeida Mendes Rocha - Integrante.

  • 2015 - 2015

    Projeto e Desenvolvimento de um Dispositivo Não-Invasivo para Aquisição da Estrutura Tridimensional de Objetos de Pequeno Porte, Descrição: NESTE PROJETO, É PROPOSTO O DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA CAPAZ DE OBTER MODELOS COMPUTACIONAIS TRIDIMENSIONAIS DE OBJETOS DE PEQUENO PORTE PRESENTES NO MUNDO REAL. DENTRE SUAS DIVERSAS APLICAÇÕES CITAM-SE TAREFAS REFERENTES À PRESERVAÇÃO DE PATRIMÔNIOS, MODELAGEM DE OBJETOS PARA USO EM APLICATIVOS DE REALIDADE AUMENTADA, PARA A INDÚSTRIA DE ENTRETENIMENTO EM GERAL, COMO POR EXEMPLO, NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS ELETRÔNICOS, PROPAGANDAS E FILMES E CRIAÇÃO DE MODELOS PARA SISTEMAS CAD, COM APLICAÇÃO NA MODELAGEM DE PEÇAS. A METODOLOGIA PROPOSTA TORNARÁ POSSÍVEL RECUPERAR A FORMA TRIDIMENSIONAL DE OBJETOS DE PEQUENO PORTE ENQUANTO ESTES SÃO CONTROLADAMENTE ROTACIONADOS FRENTE A UM SISTEMA NÃO INVASIVO DE CAPTURA DE FORMA. TAL SISTEMA, COMPOSTO POR UM CONJUNTO CÂMERA-LASER, DEVERÁ SER CAPAZ DE TRABALHAR JUNTAMENTE COM O SISTEMA DE CONTROLE DE ROTAÇÃO DO OBJETO DE FORMA AUTOMÁTICA, SEM INTERVENÇÃO HUMANA, COM ÊNFASE NA PRECISÃO DO MODELO E NO BAIXO CUSTO DE IMPLEMENTAÇÃO.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: João Victor De Oliveira Novaes - Integrante / Breno Peixoto dos Santos - Integrante / Wagner Ferreira de Barros - Coordenador / PEDRO ABREU MAIA - Integrante.

  • 2014 - 2014

    Contador de passagem de insetos, Descrição: O projeto desenvolveu um dispositivo capaz de contar insetos de tamanho milimétricos para uma fábrica de insetos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: João Victor De Oliveira Novaes - Integrante / Endi Daniel Coelho Silva - Integrante / Marcos Aurélio Duarte Carvalho - Coordenador / Alberto da Silva - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Best Paper Award - Demo Session (SBBD 2019), Brazilian Computer Society (SBC) Special Interest Group on Databases..

2016

Terceiro lugar na área de exatas, V SIC., Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Campus Montes Claros.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional